• Nenhum resultado encontrado

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DE SAÚDE CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DE SAÚDE CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DE SAÚDE

CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA

PROGRAMA

DE

APRIMORAMENTO

PROFISSIONAL

EM

MEDICINA

VETERINÁRIA

(PAP-MV)

APRIMORAMENTO PROFISSIONAL EM PATOLOGIA CLÍNICA

INSCRIÇÃO

PARA

O

PROCESSO

SELETIVO

2016

INGRESSO

2017

1.DISPOSIÇÕESGERAIS 1.1.DO PROGRAMA

O Programa de Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária (PAP-MV), da Universidade Tuiuti do Paraná é modalidade de ensino de Pós-graduação Lato Sensu, destinada a Médicos Veterinários, caracterizada por um programa intensivo de treinamento em serviço. É desenvolvida no período de um ou dois anos (R1 e R2) e tem como principal objetivo capacitar o Médico Veterinário a executar com segurança e habilidade as atividades de rotina específicas de sua área de atuação, aperfeiçoando-o para o exercício da profissão. Priorizam-se as atividades práticas sob orientação de profissionais altamente qualificados.

1.2.DAS ATIVIDADES DOS RESIDENTES

O PAP-MV é baseado na seguinte programação geral:

 Assistência à comunidade nas suas diferentes formas: ambulatorial, clínica, hospitalar e plantões entre outras;

 Auxílio em aulas práticas e/ou teóricas da área específica sob orientação do preceptor ou docente responsável pela aula;

 Estudo dirigido, teórico e/ou prático sobre assuntos pertinentes e correlacionados à área específica;  Desenvolvimento de atividades práticas na área de seu interesse em locais que excepcionalmente

possam contribuir para sua boa formação profissional;

 Apresentação e discussão de casos clínicos, referatas e seminários;

 Atualização bibliográfica de assuntos pertinentes e/ou relacionados à área específica;

 Colaboração eventual em trabalhos de experimentação e pesquisa da disciplina, do Curso ou da Faculdade, sob orientação do preceptor ou do docente responsável pelo trabalho, desde que com anuência do preceptor;

 Outras atividades de interesse específico da área ou de interesse geral em Medicina Veterinária. A duração do PAP-MV é de, no mínimo, 1.760h para R1 e o mesmo para R2, dos quais 80 a 90% se destinam ao treinamento profissional em serviço supervisionado, incluindo plantões. Os outros 10 a 20% destinam-se à execução de seminários, discussões clínicas e apresentações de relatos de casos clínicos,

(2)

descritos na forma de artigos técnico-científicos, em um regime mínimo de 40 horas e máximo de 60 horas semanais.

1.3.DA OFERTA DO PAP-MV– ÁREA DE PATOLOGIA CLÍNICA

A oferta do PAP-MV dispõe de uma vaga:

* 01 (uma) vaga para R1 na área de Patologia Clínica Veterinária (duração 2 anos)

1.4.LOCAL DE DESENVOLVIMENTO DO PAP-MV:

- Clínica Escola de Medicina Veterinária (CEMV-UTP), localizada no Campus Sydnei Lima Santos (Barigui), município de Curitiba – Paraná;

1.5DA SELEÇÃO

A seleção será realizada em duas (2) fases distintas:

a) primeira fase, que consistirá de prova objetiva específica, múltipla escolha, de caráter eliminatório; b) segunda fase, que consistirá de entrevista e defesa do curriculum lattes documentado.

2.DASINSCRIÇÕES

As inscrições deverão ser realizadas a partir das 8:00 horas do dia 30 de janeiro de 2017 até as 18:00 horas do dia 10 de fevereiro de 2017, na Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão – PROPPE, situada no campus Sydnei Lima Santos (Barigui), Rua Sydnei Antônio Rangel Santos, 238. Bairro Santo Inácio, Curitiba-PR. CEP 82.010-330. Telefone: (41) 3331-7643. E-mail: especializacao@utp.br

Documentos necessários:

 Comprovante de pagamento da inscrição  Ficha de Inscrição preenchida

 01 foto 3x4 recente (colorida)  RG e CPF (fotocópias)

 Curriculum lattes documentado (http://lattes.cnpq.br/)  Histórico Escolar de Graduação (fotocópia)

 Comprovante de endereço atualizado

 Diploma de Graduação (fotocópia autenticada)

 Declaração de conclusão da graduação, quando não estiver de posse do diploma (fotocópia autenticada).

 Carteira do Conselho Regional de Medicina Veterinário (CRMV) – em caso de candidato já registrado - (fotocópia)

(3)

Obs1: Curriculum lattes documentado deve conter o histórico escolar do Curso de Medicina Veterinária e outras informações de interesse do candidato, conforme plataforma lattes (http://lattes.cnpq.br/). Não serão aceitos os currículos que não estiverem no padrão estipulado neste edital. Todas as informações contidas no currículo somente serão consideradas como válidas se documentadas, caso contrário não serão aceitas na avaliação do currículo.

Obs2: O candidato que não entregar TODA documentação correta ou fora das normas exigidas em edital está automaticamente desclassificado para realização do processo seletivo.

2.1.DAS CONSIDERAÇÕES

A Comissão organizadora do concurso para o PAP-MV - área de Patologia Clínica, não se responsabiliza por solicitação de inscrição via Internet não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento de linhas ou outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.

As informações prestadas no ato da inscrição são de única e exclusiva responsabilidade do candidato. O candidato assume total responsabilidade pelas informações prestadas no formulário de inscrição e pelas consequências de eventuais erros ou omissões no preenchimento de qualquer de seus campos.

A inexatidão ou irregularidade das informações prestadas ou dos documentos apresentados importará na eliminação do candidato, em qualquer fase do processo seletivo, sem prejuízo das medidas de ordem administrativa, cível ou penal cabíveis.

Poderão inscrever-se no processo seletivo, candidatos que estejam cursando o último ano do Curso de Medicina Veterinária ou que tenham concluído o Curso de Medicina Veterinária, em instituição reconhecida pelo MEC, e que estejam com o seu diploma registrado no CRMV-PR, desde que não ultrapassem três anos de formados.

Após o preenchimento do formulário de inscrição, o candidato deverá imprimir o boleto bancário e pagá-lo, preferencialmente, nas agências do Banco Itaú, até o final do expediente bancário do dia 10 de fevereiro de 2017.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 100,00 (cem reais) para concorrer ao preenchimento da vaga ofertada para o Programa de Aperfeiçoamento Profissional Médico-Veterinária.

O candidato deve tomar conhecimento de todas as informações prestadas neste Edital e os demais regulamentos serão de inteira responsabilidade do candidato, dispondo a Comissão responsável pelo concurso o direito de excluir do processo seletivo aquele que não preencher o formulário de forma completa, correta e legível ou que fornecer dados comprovadamente inverídicos. Também poderá ser excluído o candidato que não atender a qualquer dos requisitos necessários para o preenchimento da vaga ofertada neste edital.

Não serão aceitas inscrições condicionadas e/ou extemporâneas, ou que sejam efetuadas pelo Correio ou similar.

A inscrição somente será confirmada após a identificação eletrônica do pagamento do boleto bancário da taxa de inscrição.

A inscrição do candidato implica na aceitação irrestrita das condições do Concurso tais como se acham estabelecidas no presente Edital e demais instruções constantes no site www.posutp.br e outras que o

(4)

edital estabeleça que sejam divulgadas na Secretaria Acadêmica do Curso de Medicina Veterinária participante do processo seletivo, não podendo de elas alegar desconhecimento.

A inscrição em desacordo com este Edital será anulada em qualquer fase do processo seletivo e implicará na exclusão do nome do candidato da relação dos aprovados e a perda dos direitos decorrentes, mesmo que já tenha ocorrido a homologação do resultado final, sem restituição da taxa de inscrição.

Uma vez efetivada a inscrição, com o respectivo depósito, o valor correspondente não será devolvido sob hipótese alguma.

3.DADATAELOCALDASPROVAS

Todas as provas serão realizadas no campus Sydnei Lima Santos, situado à Rua Sydnei Antônio Rangel Santos, 238 – Bairro Santo Inácio – Curitiba/PR.

3.1.PRIMEIRA FASE

A primeira fase será realizada no dia 13 de fevereiro de 2017, com início às 15:00 horas, com duração de três horas, incluindo o tempo de marcação do cartão-resposta, observando-se o disposto nos itens 4 e 5 deste edital. Ver ensalamento no local.

3.2.SEGUNDA FASE

A segunda fase (entrevista e defesa de curriculum lattes documentado) para todos os candidatos aprovados na primeira fase do concurso, será realizada no dia 15 de fevereiro de 2017 com início às 13:30 horas, observando-se o disposto nos itens 4 e 6 deste edital. Ver ensalamento no local.

4.DASNORMASPARAAREALIZAÇÃODASPROVASEMTODASASSUASFASES

Para ingresso na sala de provas, o candidato deverá apresentar o formulário de inscrição e o comprovante do recolhimento da taxa de inscrição, juntamente com o original do documento oficial de identidade.

São documentos oficiais de identidade: Carteiras e/ou Cédulas de Identidade expedidas pelas Secretarias de Segurança, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pelo Ministério das Relações Exteriores, Cédulas de Identidade fornecidas por Ordens ou Conselhos de Classe que por lei federal valem como documento de identidade, como por exemplo, as do CRMV, CREA, OAB, CRC etc., Carteira de Trabalho e Previdência Social, bem como a Carteira Nacional de Habilitação (com fotografia), na forma da Lei n.º 9.053/97.

Os documentos para ingresso na sala de prova devem estar em perfeitas condições e devem permitir, com clareza, a identificação do candidato.

Nas salas de provas, os candidatos poderão manter em seu poder relógios e aparelhos eletrônicos (bip, telefone celular, calculadora, agenda eletrônica, MP3, MP4, etc.), porém devem desligá-los e guardá-los sob sua responsabilidade em local inacessível. O candidato que não cumprir esta orientação será eliminado da seleção.

(5)

Durante a prova também não será permitido que o candidato use óculos de sol, bonés, gorros, chapéus ou similares, os quais deverão ser guardados durante a realização da prova, bem como utilizar-se de qualquer material de consulta, sob pena de eliminação do processo seletivo.

Serão eliminados também os candidatos que, durante a aplicação da prova, não considerarem integralmente as instruções descritas no caderno de prova; comunicarem-se com outros candidatos; efetuarem empréstimos; usarem de meios ilícitos ou praticarem atos contra as normas ou a disciplina; utilizarem livros, anotações, impressos ou outros materiais não permitidos, que não realizarem qualquer das fases do processo seletivo (provas, entrevista ou defesa curricular). Não serão aceitas quaisquer alegações de caso fortuito ou estado de necessidade como escusas para a ausência.

Para realização da prova e preenchimento do cartão-resposta, o candidato deverá utilizar somente caneta esferográfica de tinta da cor preta ou azul.

O caderno de prova e o cartão-resposta deverão ser entregues no final da prova, sob pena de eliminação do candidato do processo seletivo.

É de inteira e exclusiva responsabilidade do candidato a fiel observância das regras processuais de ordem técnica envolvidas na seleção para o PAP-MV – área de Patologia Clínica, inclusive no que concerne a correta marcação do cartão-resposta.

5.DAPRIMEIRAFASE:PROVADEMÚLTIPLAESCOLHA

Os candidatos realizarão prova objetiva, com caráter eliminatório, que avaliará os conhecimentos gerais, de acordo com o PAP-MV – área de Patologia Clínica. Para essa prova será atribuída nota de zero (0) a dez (10) pontos.

O candidato ao PAP-MV – área de Patologia Clínica, realizará uma prova específica de múltipla escolha, que conterá quarenta (40) questões, abrangendo conteúdo específico, de acordo com o programa disposto no item 11 deste edital.

Serão classificados e convocados para a segunda fase do processo seletivo, os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 5,0 (cinco inteiros).

6.DASEGUNDAFASE:ENTREVISTA/DEFESADECURRÍCULO

A segunda fase da seleção constará de uma entrevista e defesa do curriculum lattes documentado. A nota da defesa de currículo e a nota da entrevista terão cada uma, validade de zero (0) a dez (10) pontos.

Para a entrevista serão avaliados os seguintes conceitos: Postura e apresentação pessoal; Capacidade de comunicação; Motivação e objetivos para realização do programa de aprimoramento; Capacidade para o trabalho em grupo; Senso ético; Discernimento sobre as problematizações impostas pelo programa.

Para a defesa do curriculum lattes documentado, a avaliação atenderá aos seguintes critérios: Estágios na área pretendida (0,0 – 1,0 ponto); Estágios em área correlata (0,0 – 0,5 ponto); Experiência profissional na área pretendida (0,0 – 0,5 ponto); Monitoria (0,0 – 0,5 ponto); Cursos na áreas de interesse (0,0 – 1,0 ponto); Participação em Centros ou Diretórios Acadêmicos (0,0 – 0,5 ponto); Coordenação de eventos acadêmicos (0,0 – 1,0 ponto); Palestras proferidas (0,0 – 0,5 ponto); Iniciação Científica (0,0 – 1,0 ponto); Artigos publicados em periódicos ou anais (0,0 – 1,0 ponto); Participação em eventos da área (0,0 –

(6)

1,5 ponto); Participação em eventos de áreas correlatas (0,0 – 0,5 ponto); Conhecimento em língua estrangeira moderna (0,0 – 0,5 ponto).

As defesas de currículo e entrevistas serão realizadas por uma banca examinadora, constituída por três professores, previamente escolhidos pela Comissão de Seleção do Concurso de Aprimoramento Médico-Veterinária da UTP.

O candidato classificado para a 2ª fase do processo seletivo que não comparecer estará automaticamente eliminado.

7.DACLASSIFICAÇÃONASRESPECTIVASFASES

Os candidatos que não forem eliminados, segundo os critérios previstos no item 4 deste edital, serão classificados em ordem decrescente das notas obtidas em cada uma das fases.

Serão eliminados da primeira fase do processo seletivo os candidatos que tiverem nota inferior a 5,0 (cinco) pontos, portanto os outros candidatos serão classificados e convocados para a segunda fase.

No caso de haver empate entre candidatos na classificação por nota do último candidato a ser convocado para a segunda fase do Processo Seletivo, todos esses candidatos serão convocados para a entrevista e defesa do curriculum lattes documentado.

A lista dos candidatos aprovados na primeira fase estará disponível em edital, no campus Sydnei Lima Santos (Barigui), na secretaria do curso de Medicina Veterinária e na secretaria da Clínica Escola de Medicina Veterinária – campus Barigui, no dia 14 de fevereiro de 2017, após as 15:00 horas.

Não será concedida revisão de prova, segunda chamada, vista ou recontagem de notas, devido às características desta seleção.

Os candidatos não classificados na primeira fase podem ter acesso à nota por meio de solicitação individual e, por escrito, à Comissão do Concurso, realizada diretamente na secretaria acadêmica do Curso de Medicina Veterinária, a partir da divulgação do resultado final do processo seletivo do PAP-MV – área de Patologia Clínica.

8.DADIVULGAÇÃODORESULTADODAPRIMEIRAFASEERESULTADOFINAL

A Comissão Organizadora do Concurso divulgará o resultado da primeira fase, o resultado da entrevista e defesa curricular, seguindo o seguinte cronograma:

a) Resultado dos aprovados na primeira fase – dia 14/02/2017 após às 15:00 horas. b) Resultado final – dia 17/02/2017 após às 15:00 horas.

9.DACLASSIFICAÇÃOFINAL

A nota final de cada candidato representará o somatório da pontuação em todas as fases do processo seletivo e será calculada da seguinte forma proporcional:

A= nota da prova (objetiva) = 40% (quarenta por cento) B= nota da entrevista = 40% (quarenta por cento) C= nota da defesa de currículo = 20% (vinte por cento) Nota Final = [4(A)+4(B)+2(C)] / 10

(7)

Será considerado aprovado o candidato melhor classificado até o número de vaga ofertada. Em caso de empate, terá preferência o candidato que obtiver, na seguinte ordem:

a) maior nota na prova objetiva (A); b) maior nota na entrevista (B);

c) maior nota na defesa de currículo (C). Persistindo o empate, terá preferência: a. o candidato com mais idade;

b. o candidato com maior prole; c. o candidato casado.

A lista final do candidato aprovado será divulgada a partir das 15:00 horas do dia 17 de fevereiro de 2017, por edital fixado somente na SECRETARIA DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DA UTP E NA SECRETARIA DA CLÍNICA ESCOLA DE MEDICINA VETERINÁRIA – CAMPUS BARIGUI.

Serão considerados suplentes os candidatos melhores colocados e que não conseguiram nota suficiente para aprovação e preenchimento da vaga ofertada.

Na ocorrência da desistência ou impedimento de candidato melhor classificado, serão convocados suplentes para preenchimento das vagas, na ordem de classificação.

Não havendo candidato aprovado ou suplentes a serem convocados, as vagas poderão ficar sem preenchimento, ou um novo concurso poderá ser marcado, dependendo da conveniência administrativa da Clínica Escola de Medicina Veterinária, em conjunto com a Universidade Tuiuti do Paraná.

10.DAMATRÍCULA

O candidato aprovado será convocado, em observância rigorosa à ordem de classificação, e a matrícula será realizada na Clínica Escola de Medicina Veterinária (Campus Barigui).

O período em que as matrículas deverão ser realizadas será de 20 a 23 de fevereiro de 2017.

Por ocasião da matrícula, o candidato deverá apresentar à COREMEVE, os seguintes documentos (originais e cópias autenticadas):

a) 1 foto 3x4 colorida;

b) 1 cópia autenticada da cédula de identidade;

c) 1 cópia autenticada do CPF (atualizado junto à Receita Federal); d) 1 fotocópia da inscrição e/ou número do CRMV do Paraná; e) número do PIS/PASEP;

f) certificado de conclusão do curso de Medicina Veterinária e/ou declaração de conclusão até dia 31/01/2017. A formalização da matrícula se dará mediante:

a) assinatura do contrato de matrícula de acordo com a duração do Programa de Aprimoramento;

b) assinatura do termo de compromisso do aprimorando com o programa e a regulamentação da respectiva Instituição;

(8)

O candidato aprovado no Processo Seletivo, que for convocado para o Serviço Militar obrigatório por um ano, deverá comparecer e apresentar, no dia da matrícula, documento comprobatório da convocação, para ter assegurado a sua vaga no PAP-MV – área de Patologia Clínica, no ano seguinte.

O candidato que não comparecer dentro do prazo marcado para efetivar a matrícula será considerado DESISTENTE, perdendo o direito à vaga.

O candidato que, após a matrícula, desistir da vaga, será substituído pelo suplente, até o prazo máximo de 60 dias.

A convocação do candidato classificado como suplente, para preenchimento de vagas decorrentes de desistência ou impedimento de candidato melhor classificado, obedecerá a lista na forma indicada no item 11.

A convocação será feita por meio de telefonema, e-mail ou telegrama registrado e enviado para o endereço constante no Formulário de Inscrição. O suplente convocado terá prazo máximo de 24 (vinte quatro) horas, contadas a partir do momento do telefonema e/ou emissão do telegrama registrado, para efetivamente fazer sua matrícula. Caso não o faça dentro do prazo estabelecido, será considerado como desistência da vaga e novo suplente será convocado, seguindo-se a ordem de classificação e tendo o mesmo prazo equivalente ao anterior para efetivar sua matrícula.

Concluídos todos os requisitos para regularização da matrícula, o aprimorando será informado das demais formalidades e escalas relativas ao PAP-MV.

Os casos omissos deste Edital serão resolvidos pela Comissão do presente processo seletivo. Comissão da Residência Médico-Veterinária (COREMEVE)

Local: Clínica Escola de Medicina Veterinária – UTP

Prof. Msc. Milton Mikio Morishin Filho (Coordenador) – milton.morishin@utp.br Profª. Msc. Fabiana Monti (Vice Coordenadora) - fabiana-monti@hotmail.com Prof. Dr. Welington Hartmann – welington.hartmann@utp.br

Profª. Msc. Ana Laura Damico - anadamico@gmail.com

Prof. Msc. Carlos Henrique do Amaral – carlosamaralvet@gmail.com Prof. Esp. Diogo da Motta Ferreira – diogo734@gmail.com

A Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) reserva-se ao direito de proceder às alterações necessárias em benefício do Curso.

(9)

11.

PROGRAMA

DA

PROVA

ESCRITA

SELEÇÃO

2016

INGRESSO

2017

ÁREA

DE

PATOLOGIA

CLÍNICA

VETERINÁRIA

1 - Parasitologia Veterinária; 2 - Imunologia Veterinária;

3 - Realização e interpretação de exames laboratoriais das espécies domésticas; 4 - Avaliação Laboratorial do rim;

5 - Avaliação laboratorial do fígado;

6 - Avaliação laboratorial do pâncreas (exócrino e endócrino); 7 - Equilíbrio mineral; Síndromes paraneoplásicas;

8 - Avaliação de líquidos fisiológicos (líquor e líquido sinovial) e derrames cavitários; 9 - A importância dos exames laboratoriais na elaboração do diagnóstico;

10 - Fatores que influenciam os resultados dos exames hematológicos;

11 - Anticoagulantes utilizados na colheita de sangue para exames hematológicos; 12 - Preparação e coloração do esfregaço sanguíneo;

13 - Morfologia, função e formação dos diferentes tipos de leucócitos; 14 - Alterações dos tipos leucocitários em resposta aos processos mórbidos; 15 - Morfologia, função e formação dos eritrócitos;

16 - Alterações morfológicas e funcionais dos eritrócitos em resposta aos processos mórbidos; 17 - Coagulograma; Hemogasometria, Urinálise (realização e interpretação de resultados).

Referências

Documentos relacionados

Mas algo permaneceu igual: nossa amizade com a Educação Pública Municipal. Sabemos que para enfrentar os desafios de 2021, precisamos de muita inspiração e aprendizado.

Contudo, Samuelson e Zeckhauser (1988) afirmam que o viés do status quo não está ligado apenas a cenários de ganhos e perdas, pois em algumas das questões aplicadas em seus

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

2.9 Componentes Dependentes: São o cônjuge/companheiro(a), filhos, pais, irmãos, e os demais assim considerados pela legislação do Imposto de Renda e/ou da

( ) Trata-se de um programa do Ministério da Educação que concede bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior, para alunos que frequen-

2 Utilize os botões apontadores  para seleccionar o item pretendido e, em seguida, prima o botão SELECT para visualizar a caixa de diálogo de ajuste.. Utilize os

Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo discutir em que medida esse modelo político pode ser qualificado como conservador através do estabelecimento de pontos

Este trabalho de Conclusão de Curso, apresentado ao Curso de Medicina Veterinária da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, da Universidade Tuiuti do Paraná,