• Nenhum resultado encontrado

ACTA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE CASTRO VERDE, REALIZADA NO DIA 30 DE JANEIRO DE 2008.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ACTA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE CASTRO VERDE, REALIZADA NO DIA 30 DE JANEIRO DE 2008."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Município de Castro Verde

ACTA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE

CASTRO VERDE, REALIZADA NO DIA 30 DE JANEIRO DE 2008.

Nº. 3/2008

Aos trinta dias do mês de Janeiro do ano de dois mil e oito, no Edifício dos Paços do Concelho, compareceram os Senhores Fernando Sousa Caeiros, na sua qualidade de Presidente da Câmara Municipal de Castro Verde, na sua qualidade de Presidente da Câmara Municipal de Castro Verde, Francisco José Caldeira Duarte, João Alberto Lança Fragoso e Paulo Jorge Maria do Nascimento, na qualidade de Vereadores, a fim de se efectuar a reunião ordinária da mesma Autarquia.

Faltou a esta reunião o Senhor Vereador António João Fernandes Colaço.

1. - ABERTURA:

Achando-se presente o número legal para se constituir em reunião, foi a mesma declarada aberta pelo Senhor Presidente da Câmara, pelas 15,30 horas.

2. - PERÍODO ANTES DA ORDEM DO DIA:

Na sequência da justificação apresentada, por motivos de natureza pessoal, foi relevada a falta dada pelo Senhor Vereador João Alberto Fragoso à reunião anterior.

3. - APROVAÇÃO DA ACTA DA REUNIÃO ANTERIOR:

Atendendo a que foi distribuída, previamente, a todos os Srs. Vereadores, cópia da acta da reunião anterior, foi dispensada a sua leitura, pelo que o Senhor Presidente colocou-a à consideração e, não havendo qualquer proposta de alteração ao seu conteúdo, deliberou a Câmara, por maioria, aprová-la, com a abstenção do Senhor Vereador João Alberto Fragoso, por não ter estado presente na mesma sessão.

4. - INFORMAÇÕES E EXPEDIENTE: 4.1. - Informações:

Prestou o Senhor Presidente da Câmara informação da sua deslocação ao Pais de Gales nos dias 3 a 8 de Fevereiro próximo, no âmbito do projecto Green Mines coordenado pela ADRAL.

(2)

Mais informou que no âmbito das suas competências, atendendo à degradação de algumas viaturas e à necessidade de outras, autorizou as seguintes aquisições:

• Viatura ligeira de dois lugares, marca Opel Combo, matricula 33-44-VQ, de 2003, para substituição de viatura idêntica marca Renault Expresso, matricula 64-30-EN, de 1994.

• Viatura ligeira de caixa aberta, de 5 lugares (3.500 kg), marca Mitsubichi, matricula 02-54-FF, de 1995, para apoio aos serviços de manutenção de espaços verdes.

• Viatura ligeira, marca Renault Laguna, matricula 95-FC-54, de 2008, para afectar ao serviço dos eleitos locais, em substituição de Volkswagen Passat, matricula 60-48-HV, de 1996.

• Viatura ligeira, marca Fiat Doblo, matricula 75-82-ZG, de 2004, destinada ao serviços de refeições escolares.

• Viatura ligeira marca Peugeot Partener, matricula 64-63-VE, de 2003, para substituição de idêntica, matricula 26-33-HT, de 1996.

• Viatura ligeira de caixa aberta, marca Mazda, matricula 42-28-VT, destinada aos serviços urbanos.

• Viatura ligeira, marca Volkswagen Caddy, matricula 56-77-TO, de 2002, destinada ao Gabinete de Desporto.

4.2. - Expediente:

Tomou a Câmara conhecimento do seguinte expediente: e. mail do Governo Civil do Distrito de Beja, enviando a Proposta de Reforma do Mapa Judiciário; oficio do Instituto Português da Juventude dando conhecimento dos membros representantes da sua Direcção Regional do Alentejo no Conselho Municipal de Educação de Castro Verde; ofício da Câmara Municipal do Seixal dando conhecimento da moção que aprovou manifestando o seu desacordo com o Projecto de Lei - Eleitoral dos Órgãos das Autarquias Locais; e, e- -mail da Unidade de Prevenção Rodoviária dando conhecimento da sinistralidade registada neste concelho no período 1 de Janeiro a 30 de Novembro de 2006 e de 1 de Janeiro a 30 de Novembro de 2007.

5. - OBRAS MUNICIPAIS:

5.1. - Concurso público para adjudicação da empreitada de Fornecimento e Monta- gem de equipamentos para Aproveitamento do Furo CP1, Estação de Trata- mento de Água e Instalação de Pressurização em Beringelinho e Santa Bárbara de Padrões:

Foi presente a acta do Relatório das Operações de Análise das propostas admitidas ao concurso público em referência, no qual a respectiva Comissão apresenta como projecto de decisão final sobre a adjudicação da mesma empreitada à empresa HIDROMECANELÉCTRICA, pela quantia de 285.208,23 €, por esta ser a melhor classificada.

Apreciado o assunto, deliberou a Câmara, por unanimidade, ratificar o despacho proferido pelo Senhor Vereador Francisco Duarte, que dada a urgência da obra, concordou com o projecto de decisão final e determinou a realização da audiência prévia dos concorrentes, conforme determina o artigo 10º. do Decreto Lei n.º. 59/99, de 2 de Março.

(3)

5.2. - Concurso público para execução da Empreitada de Construção do “Museu da Ruralidade de Castro Verde – Núcleo de Entradas:

Apreciou a Câmara e aprovou, por unanimidade, o projecto de execução, o programa de concurso e o caderno de encargos para efeitos de execução da empreitada de construção do “Museu da Ruralidade de Castro Verde – Núcleo de Entradas, através de concurso público, cuja estimativa orçamental é de 276.533,54 €.

6. - OBRAS PARTICULARES / OUTROS ASSUNTOS: 6.1. – Projecto de Arquitectura:

Foi presente o projecto de arquitectura apresentado por Sónia Maria de Matos Silvestre, referente à construção de uma habitação na Rua da Liberdade n.º. 89, em Santa Bárbara de Padrões, após demolição do prédio existente, conforme processo de obras n.º. 97/07.

Apreciado o mesmo projecto deliberou a Câmara, por unanimidade, aprová-lo condicionado conforme parecer emitido pelo Gabinete de Gestão Urbanística.

6.2. - Deliberação final sobre processo de obras:

Foram presentes, para efeitos de deliberação final, os projectos das especialidades referentes à construção de uma garagem e arrumos na Rua da Misericórdia n.º. 21, em Casével, a que se refere o processo de obras n.º. 80/07.

Apreciados os referidos projectos, deliberou a Câmara, por unanimidade, aprová-los, de harmonia com os pareceres emitidos pelos Gabinete de Gestão Urbanística, e emitir a respectiva licença de obras.

6.3. - Pedido de alteração à divisão de edifício em propriedade horizontal:

Foi presente o pedido de alteração à divisão do prédio em propriedade horizontal requerido pela Empresa Império do Lar - Compra e Venda de Imóveis Ldª, sito na Rua de São Sebastião, em Castro Verde, o qual vem acompanhado da seguinte informação prestada pelo Gabinete de Gestão Urbanística:

“No seguimento da informação n.º. 4 de 06.07.06, do presente processo, pretende agora o requerente a divisão e a constituição do edifício em propriedade horizontal de acordo com as alterações efectuadas e aprovadas ao projecto inicial.

No presente projecto de divisão do edifício, agora em análise, são constituídas 12 fracções (2 por piso) identificadas pelas letras A a M, todas destinadas a habitação e de tipologia t3. São ainda constituídos dois espaços comuns (N e O) de uso privativo às fracções A e B situadas no r/c.

Da análise ao processo, verifica-se em projecto, que as fracções constituídas são autónomas, isoladas e independentes entre si e com saída própria para as áreas comuns do

(4)

edifício e via pública, cumprindo assim o disposto nos artigo 1414º. e seguintes do Código Civil, pelo que em nossa opinião não existe inconveniente à alteração da divisão do edifício em propriedade horizontal.”

Apreciado o pedido a Câmara, em face do parecer do Gabinete de Gestão Urbanística, deliberou, por unanimidade, autorizar a alteração à divisão do imóvel em causa, segundo o regime de propriedade horizontal, ficando o mesmo assim constituído com as seguintes fracções autónomas, com áreas brutas definidas de acordo com o RGE, do seguinte modo:

Fracção A:

Rés-do-chão direito, destinado a habitação, com entrada pela Rua de São sebastião, composta por 3 quartos, 1 cozinha, 1 despensa, 1 sala, 2 casas de banho, hall de entrada e corredor.

Área bruta da fracção: 145,55 m2.

Permilagem correspondente da fracção: 77,85 %.

Fracção B:

Rés-do-chão esquerdo, destinado a habitação, com entrada pela Rua de São sebastião, composta por 3 quartos, 1 cozinha, 1 despensa, 1 sala, 2 casas de banho, hall de entrada e corredor.

Área bruta da fracção: 166,02 m2.

Permilagem correspondente da fracção: 88,80 %.

Fracção C:

1º. andar direito, destinado a habitação, com entrada pela Rua de São sebastião, composta por 3 quartos, 1 cozinha, 1 despensa, 1 sala, 2 casas de banho, hall de entrada e corredor. Área bruta da fracção: 145,55 m2.

Permilagem correspondente da fracção: 77,85 %.

Fracção D:

1º. andar esquerdo, destinado a habitação, com entrada pela Rua de São sebastião, composta por 3 quartos, 1 cozinha, 1 despensa, 1 sala, 2 casas de banho, hall de entrada e corredor.

Área bruta da fracção: 166,02 m2.

Permilagem correspondente da fracção: 88,80 %.

Fracção E:

2º. andar direito, destinado a habitação, com entrada pela Rua de São sebastião, composta por 3 quartos, 1 cozinha, 1 despensa, 1 sala, 2 casas de banho, hall de entrada e corredor. Área bruta da fracção: 145,55 m2.

Permilagem correspondente da fracção: 77,85 %.

Fracção F:

2º. andar esquerdo, destinado a habitação, com entrada pela Rua de São sebastião, composta por 3 quartos, 1 cozinha, 1 despensa, 1 sala, 2 casas de banho, hall de entrada e corredor.

Área bruta da fracção: 166,02 m2.

Permilagem correspondente da fracção: 88,80 %.

(5)

3º. andar direito, destinado a habitação, com entrada pela Rua de São sebastião, composta por 3 quartos, 1 cozinha, 1 despensa, 1 sala, 2 casas de banho, hall de entrada e corredor. Área bruta da fracção: 145,55 m2.

Permilagem correspondente da fracção: 77,85 %. Fracção H:

3º. andar esquerdo, destinado a habitação, com entrada pela Rua de São sebastião, composta por 3 quartos, 1 cozinha, 1 despensa, 1 sala, 2 casas de banho, hall de entrada e corredor.

Área bruta da fracção: 166,02 m2.

Permilagem correspondente da fracção: 88,80 %.

Fracção I:

4º. andar direito, destinado a habitação, com entrada pela Rua de São sebastião, composta por 3 quartos, 1 cozinha, 1 despensa, 1 sala, 2 casas de banho, hall de entrada e corredor. Área bruta da fracção: 145,55 m2.

Permilagem correspondente da fracção: 77,85 %.

Fracção J:

4º. andar esquerdo, destinado a habitação, com entrada pela Rua de São sebastião, composta por 3 quartos, 1 cozinha, 1 despensa, 1 sala, 2 casas de banho, hall de entrada e corredor.

Área bruta da fracção: 166,02 m2.

Permilagem correspondente da fracção: 88,80 %.

Fracção L:

5º. andar direito, destinado a habitação, com entrada pela Rua de São sebastião, composta por 3 quartos, 1 cozinha, 1 despensa, 1 sala, 2 casas de banho, hall de entrada e corredor. Área bruta da fracção: 145,55 m2.

Permilagem correspondente da fracção: 77,85 %.

Fracção M:

5º. andar esquerdo, destinado a habitação, com entrada pela Rua de São sebastião, composta por 3 quartos, 1 cozinha, 1 despensa, 1 sala, 2 casas de banho, hall de entrada e corredor.

Área bruta da fracção: 166,02 m2.

Permilagem correspondente da fracção: 88,80 %.

Espaço comum de utilização privativa à fracção A: Espaço “N”

Logradouro ao nível do r/c com a área de 113,80 m2.

Espaço comum de utilização privativa à fracção B: Espaço “O”

Logradouro ao nível do r/c com a área de 154,30 m2.

Diversos

Área coberta do prédio é de 308,40 m2 Área descoberta de 268,10 m2.

(6)

7. - PATRIMÓNIO:

7.1. - Rescisão de contrato de concessão de exploração de lugar no Mercado Municipal:

Foi presente uma carta de Maria Assunção Mestre Serrana, concessionária de um lugar de venda de fruta no Mercado Municipal, na qual informa que a partir do próximo dia 1 de Fevereiro não pretende utilizar aquele lugar.

A Câmara deliberou, por unanimidade, aceitar a rescisão do contrato de concessão da referida exploração.

7.2. - Cedência do Cine - Teatro Municipal:

Apreciou a Câmara e deferiu por unanimidade a cedência do Cine - Teatro Municipal, sem encargos, no próximo dia 23 de Fevereiro, solicitada pela Igreja Cristã Maná para a realização de uma “cruzada com todas as Igrejas da Regional de Sines.”

7.3. - Cedência de espaço a família de etnia cigana para realização de casamento: Apreciou a Câmara o pedido de autorização requerido por José Pipa para utilização de um espaço em terra batida, situado em frente do Estádio Municipal de Castro Verde, nos dias 22 de Fevereiro a 1 de Março, para a realização de um casamento.

A Câmara deliberou, por unanimidade, deferir o solicitado, apenas para o período de 24 a 27 de Março, condicionado nos termos fixados em deliberação de 21/11/07, para uma situação idêntica, ou seja:

1. Observância das disposições da Lei do Ruído; 2. Limpeza do espaço após utilização; e,

3. A um depósito caução no montante de 1.000 € para ocorrer ao eventual incumprimento do atrás referido e para o eventual ressarcimento de encargos por danos em infraestruturas públicas, sem prejuízo de que na eventualidade de danos e/ou prejuízos de montante superior à caução ter o interessado de ser responsabilizado pelos mesmos.

A caução em causa será devolvida após a verificação do cumprimento das obrigações referidas em 1.e 2.

7.4. - Rectificação à listagem de entidades colaborantes e n.º. de km a que se refere a proposta aprovada em reunião da Câmara Municipal, realizada no dia 21 de Novembro de 2007:

Apreciou a Câmara, e aprovou por unanimidade, proposta apresentada pelo Senhor Vereador António João Fernandes Colaço, referente a cedência de transporte a título gracioso efectuada a entidades colaborantes ao abrigo do artigo 26º. do Regulamento de Utilização e Cedência de Viaturas e Máquinas Municipais, conforme respectiva listagem apensa à mesma proposta.

(7)

Contudo, na transcrição dessa listagem na acta da reunião, foi, por lapso, inserida uma outra que não a que de facto foi aprovada.

Assim, na sequência da proposta ora apresentada pelo mesmo Vereador, deliberou a Câmara, por unanimidade, a respectiva rectificação inserindo na presente acta a listagem das entidades e nº. de Kms que foi efectivamente aprovada em reunião realizada no dia 21 de Novembro de 2007, e que a seguir se transcreve:

Entidade kms

Câmara Municipal de Aljustrel 1256

Câmara Municipal de Mértola 877

Câmara Municipal da Vidigueira 646

Arquivo Distrital de Beja 442

Centro de Paralisia Cerebral de Beja 456

Junta de Freguesia da Conceição 202

Núcleo Sportinguista de Castro Verde 404

Liga para a Protecção da Natureza 520

Cofre Social dos Trabalhadores da Câmara Municipal 2653 Conservatório Regional do Baixo Alentejo 328

8. - EDUCAÇÃO, CULTURA E ACÇÃO SOCIAL:

8.1.- Reapreciação de candidaturas no âmbito do Programa de Conforto Habitacional para Idosos (PCHI):

Na sequência da informação/proposta formalizada pelo Gabinete de Educação e Acção Social, seguindo as novas orientações do Instituto da Segurança Social, reapreciou a Câmara e aprovou, por unanimidade, as seguintes candidaturas ao Programa de Conforto Habitacional para Idosos (PCHI), conforme explicitado no registo do Núcleo Executivo, em reunião de 10 de Janeiro de 2008 e Informação Social datada de 16 do mesmo mês.

• de Margarida Henriques, enquadrando-a como situação de excepção.

• inclusão na grelha de proposta para deferimento a candidatura de Alfredo Raposo. 9. - SUBSIDIOS E COMPARTICIPAÇÕES:

9.1. - Comparticipação mensal do Município na Associação de Municípios do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral:

Foi presente o oficio n.º. 130, de 18 de Janeiro corrente, da Associação de Municípios do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral – AMBAAL, em que dá conhecimento da proposta de comparticipação dos Municípios seus associados durante o ano de 2008, cabendo a esta Autarquia um encargo mensal de 2.199,70 €.

A Câmara deliberou, por unanimidade, homologar o montante da comparticipação mensal que lhe é atribuída.

9.2. - Comparticipação mensal do Município na Associação de Municípios do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral:

(8)

Foi presente um fax, da Associação de Municípios Alentejanos para a Gestão do Ambiente –AMALGA, em que dá conhecimento da comparticipação mensal dos Municípios seus associados durante o ano de 2008, cabendo a cada Autarquia um encargo de 500,00 €.

A Câmara deliberou, por unanimidade, homologar o montante da comparticipação mensal que lhe é atribuída.

10. - OUTROS ASSUNTOS DE INTERESSE:

10.1. - Concessão de autorizações para venda ambulante:

Apreciou a Câmara e deferiu, por unanimidade, os pedidos de concessão de autorizações para venda ambulante requeridos por Bruno Miguel Guerreiro dos Santos, residente em Almodôvar, por José Castanheira Morgado, residente em Aljustrel, e por António Tomé Martins, residente em Mértola, para a venda de géneros alimentícios, de frutas, e de chouriços, paios e afins, respectivamente.

10.2. - Concessão de autorizações para venda em feiras e mercados:

Apreciou a Câmara e deferiu, por unanimidade, os pedidos de concessão de autorizações para venda em feiras e mercados requeridos por Paula Alexandre Salvador Gaspar, Desidério Amaro Carrega e Habibur Rahman, para a venda de plantas e flores, frutas, e quinquilharias, respectivamente.

10.3. - Renovação de autorizações para o exercício da actividade de feirante:

Foram presentes os seguintes pedidos de renovação de autorizações para o exercício de actividade em feiras e mercados, para efeitos de ratificação dos despachos de deferimento proferidos sobre os mesmos, tendo a Câmara, deliberado, por unanimidade, ratificar os despachos em causa.

Nome Actividade Nº. do cartão

Maria Luísa Rodrigues Árvores de fruto 320

Maria do Carmo Alves Roupas 49

Fernanda Felicidade Mendes Noronha Farturas 643

Iria da Conceição Gonçalves B. Gonçalves Roupas e diversos 781

Júlia Augusta Rosa Potra Produtos alimentares 53

11. - APROVAÇÃO EM MINUTA:

Desta reunião se lavrou minuta, a qual foi aprovada, por unanimidade pela Câmara, para que produza efeitos imediatos.

12. - ENCERRAMENTO:

Não havendo mais nada a tratar, foi encerrada a reunião pelas 17,40 horas, da qual se lavrou a presente acta que vai ser assinada por todos os membros presentes, assim como pelo Chefe de Secção, Fernando Colaço Sebastião, nos termos do nº. 2 do artigo 92º. da Lei nº. 169/99, de 18 de Setembro, republicada com as alterações introduzidas pela Lei nº.5-A/2002, de 11 de Janeiro.

Referências

Documentos relacionados

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e