• Nenhum resultado encontrado

INTERESSADO/MANTENEDORA. Aprovação do Curso de Especialização em Metodologia do Ensino da Lingua Portuguesa, fora da sede. CÂMARA OU COMISSÃO CESu

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INTERESSADO/MANTENEDORA. Aprovação do Curso de Especialização em Metodologia do Ensino da Lingua Portuguesa, fora da sede. CÂMARA OU COMISSÃO CESu"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

INTERESSADO/MANTENEDORA UF

MISSÃO SALESIANA DE MATO GROSSO DO SUL MS

ASSUNTO

Aprovação do Curso de Especialização em Metodologia do Ensino da Lingua Portuguesa, fora da sede.

RELATOR: SR. CONS.

Yugo Okida

PARECER N 602-93 CÂMARA OU COMISSÃO

CESu

APROVADO EM 06/10/93

PROCESSO 1*23001.

001603-93-13

I-RELATÓRIO

A Missão Salesiana de Mato Grosso, com sede em Campo Grande, MS, por seu Diretor Geral, solicita a este Colegiado au torização para ministrar curso de especialização, organizado de acordo com a Resolução CFE-12/83, na área de Metodologia do En-sino da Língua Portuguesa, fora de sua sede,, na cidade de Dourados.

A Missão Salesiana de Mato Grosso é mantenedora das Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso, que ministram, entre outros, o curso de Letras reconhecido desde 1968, conforme Decre to Federal nº 68.850, de 18.12.68.

Dispoõe a Resolução CFE-12/83, que regulamenta a maté ria, o seguinte:

"Art. 1º - Os cursos de especialização e aperfeiçoa-mento, que se destinem à qualificação de docentes para o magisté rio superior do Sistema Federal de Ensino, deverão observar, pa-ra que tenham validade, o disposto nesta Resolução.

Art. 2º - Os cursos, a que alude o artigo antecedente, serão abertos à matrícula de graduados em nível superior e

(2)

ministrem, na mesma área de estudos, curso de pós-graduação credenciado, ou de graduação reconhecido, pelo menos, há cinco anos.

§ 2º - Em qualquer hipótese, os cursos fora de sede somen te serão admitidos mediante expressa e prévia autorização do Conselho Federal de Educação."

A instituição proponente atende às exigências da Resolu-ção citada, a não ser no que concerne à autorizaResolu-ção para realizar o cujr so de especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa fora de sua sede, razão deste parecer.

0 curso deverá ser realizado na cidade de Dourados, e, neste sentido, foi firmado um convênio de cooperação mútua entre as Fa-culdades Unidas Católicas de Mato Grosso e as FaFa-culdades Integradas de Dourados para "execução de programas de pesquisa e ensino de pós-gradua-ção nas áreas que sejam de interesse comum."

Caberá à direção das Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso a responsabilidade pedagógica do curso de especialização ora proposto. Tal obrigação será executada através da coordenação e supervi são do funcionamento do curso em sua carga horária, na estrutura curricu_ lar e dos professores apresentados. Ficará sob a responsabilidade da di-reção da mantenedora das Faculdades Integradas de Dourados a infraestru-tura necessária para a realização do curso, bem como o encargo da adminis_ tração financeira do projeto.

É apresentada como justificativa para o oferecimento do curso, a necessidade imperiosa da capacitação de recursos humanos em Lín-gua Portuguesa para atuarem nas instituições de ensino superior localiza-das no interior do Estado, tendo em vista a dificuldade de locomoção aos grandes centros urbanos para receberem formação acadêmica especializada.

Os objetivos gerais do curso ora proposto são acentuar a qualificação do docente, com vistas ao trabalho produtivo, desenvolvendo o ensino como forma de educação, transmitindo experiências e estimulan-do a revisão do conhecimento pela pesquisa e também, proporcionar ao

(3)

processo de aperfeiçoamento contínuo, para o exercício eficaz do magisté rio.

0 curso em tela terá uma duração de 400 horas aula, distri-buídas pelas disciplinas: Iniciação à Ciência e à Pesquisa; Comunicação e Linguagem; Didática; Leitura e Produção Textual; Gramática de Texto e Morfossintaxe do Português.

As disciplinas relacionadas acima serão ministradas por 6 professores, todos portadores do título de mestre. 0 resumo da qualifi-cação acadêmica de cada indiqualifi-cação constitui o Anexo I deste parecer.

Constam do processo,e se apresentam de forma adequada, a descrição do processo de avaliação, o calendário do curso e o ementário das disciplinas com as respectivas bibliografias básicas. Integram, ain da o processo, cópia do Convênio celebrado entre as partes interessadas e o Termo Aditivo ao convênio de cooperação mútua para execução de pro-gramas de pesquisa e pós-graduação.

II - VOTO DO RELATOR

0 Relator vota favoravelmente à autorização para realiza-ção do curso de especializarealiza-ção, fora de sede, em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, a ser ministrado pelas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso, instaladas na cidade de Campo Grande, junto às Faculdades Integradas de Dourados, instaladas na cidade de Dourados, ambas as instí-tuições localizadas no mesmo Estado do Mato Grosso do Sul.

III - CONCLUSÃO DA CÂMARA

A Câmara de Ensino\Superior acompanha o voto do Relator Sala das Sessões, em\5 de outubro de 1993

(4)

Resumo do Currículo do Corpo Docente

I — ANA MARIA PINTO PIRES DE OLIVEIRA .

Disciplina: Didática

Qualificação: Licenciada em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria /RS, 1968. Pós-Graduação "Lato Sensu" em Língua Portuguesa pela Fundação Educacional Severino Sombra/Campo /RJ, 1982 e em Metodologia do Ensino Superior pela UNESP/ Presidente Prudente /SP, 1981. Mestre em Lingüística e Lingua Portuguesa pela UNESP /Araraquara/SP, 1988_ Professora da UFMS Centro de Ciências Humanas e Sociais - Departamento de ' Letras / Campo Grande/MS,1977.

3 — GLAUCIA MUNIZ PROENÇA LARA

-Disciplina: Morfossintaxe do Português

Qualificação: Licenciada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais/Belo Horizonte/MG, 1982. Pós-Graduação-"Lato Sensu" em Língua Portuguesa-Redação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/1937. Mestre em Língua Portuguesa pela Universidade Federai de M i n a s Gerais/Belo Horizonte/1993- Professora de UFMS -- Centro de Ciências Humanas e Sociais - Departamento de Letras/Campo Grande/1986.

3 — SONIA MARIA ALVAREZ RIO S

Disciplina: Comunicação e Linguagem

Qualificação: Licenciada em Letras e Pedagogia pela Universidade de Mogi das Cruzes/SP. Pós-Graduação "Lato Sensu" em Lingüística e Lingua Inglesa pela Universidade de Mogi das Cruzes/SP, 1973. Mestre em Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas - Português pela Pontifícia Católica de São Paulo P.U.C/SP, 1993.

(5)

JARBAS VARGAS NASCIMENTO

Disciplina: Gramática de Texto

Qualificação: Licenciado em Filosofia e Letras (Português/Francês) pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras "Nossa Senhora Medianeira"/1973. Pós-Graduação "Lato Sensu" em Literatura Portuguesa /USP/SP, 1977; Leitura e Redação em Língua Materna /PUC/SP, 1988; Schleiermacher e as transformações filosófico-teologicas contemporânea / Instituto metodista de Ensino Superior /São Paulo/SP, 1989. Mestre em Ciências Humanas Língua Portuguesa pela PUC - São Paulo/SP, 1990. Doutorado: i n í c i o em março de 1991 na USP/SP. Professor de Língua Portuguesa e Lingua e Literatura Latina na Universidade "Braz Cubas" - Mogi das Cruzes /SP e Professor de Pós-Graduação-"tato Sensu"-Comunicação em Língua Portuguesa-Faculdade do Clube Náutico Mogiano - Mogi das Cruzes /SP_

S — ANAMARIA CARNEIRO

Disciplina: Iniciação à Ciência e à Pesquisa

Qualificação: Graduada em Enfermagem e Obstetrícia Habilitação: Enfermagem Médico-Cirurgica - Escola de Enfermagem Ana-Nerí UERJ/Rio de Janeiro/RJ, .1.977 _ Especialização em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Assistência de Enfermagem Escola de Enfermagem Ana-Nerí UFRJ/Rio de Janeiro/RJ 1979_ Mestre em Enfermagem: Área de Concentração - Médico Cirúrgica - Rio de Janeiro/RJ, 1932. Professora da UnB de 1932 a 1989(inclusive dessa disciplina) :;

Professora das Faculdades Integradas de Dourados desde março de 1993..

(6)

6. — ELIANA VIANA BRITO

Disciplina: Leitura e Produção Textual

Qualificação: Licenciado em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Braz Cubas /1979.. Pós-Graduação "Lato-sensu" em Lingüística Aplicada ao Ensino de Português /UMC/SP, 1984; Mestre em Lingua Portuguesa pela PUC - São Paulo/SP, 1991... Cursando doutorado em Lingüística Aplicada na PUC/SP. Professora da Faculdade do Clube Naútico Mogiano do Curso de Pós Graduação desde 1992/ Mogi das Cruzes /SP.

Referências

Documentos relacionados

Preenchimento, por parte dos professores, do quadro com os índices de aproveitamento (conforme disponibilizado a seguir). Tabulação dos dados obtidos a partir do

Além desta verificação, via SIAPE, o servidor assina Termo de Responsabilidade e Compromisso (anexo do formulário de requerimento) constando que não é custeado

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Realizar esse trabalho possibilita desencadear um processo de reflexão na ação (formação continuada), durante a qual o professor vivencia um novo jeito de

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

Este questionário tem o objetivo de conhecer sua opinião sobre o processo de codificação no preenchimento do RP1. Nossa intenção é conhecer a sua visão sobre as dificuldades e

Muito embora, no que diz respeito à visão global da evasão do sistema de ensino superior, o reingresso dos evadidos do BACH em graduações, dentro e fora da

more specifically, a narrow commitment to rapid economic development in- clines cohesive-capitalist states to focus on a few critical tasks and to work closely with producer groups.