• Nenhum resultado encontrado

05 Queimaduras em cozinhas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "05 Queimaduras em cozinhas"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

05 Queimaduras em cozinhas

As queimaduras mais comuns são as provocadas por líquidos e a maioria das vítimas são as crianças.

O álcool líquido está envolvido em grande parte dos acidentes que provocam queimaduras. Em 2002, a venda desse tipo de álcool, muito inflamável, foi proibida. Os acidentes diminuíram em 60%, mas os

fabricantes conseguiram uma liminar e o produto voltou ao mercado. O número de vítimas de queimaduras subiu novamente.

O tratamento de queimaduras envolve uma equipe multiprofissio-nal especializada na área, pois é necessário um tratamento qualificado tanto na fase aguda como principalmente no período de recupe-ração e reabilitação. Os cuidados devem ser especiais com crianças queimadas.

Temos que observar se a criança está respirando bem, notar se os batimentos cardíacos estão normais, se a criança está desidratada ou não e a quantidade de pele queimada. É importante aguardar o socorro

especializado e não agir imprudentemente para evitar problemas maiores, se possível levar o paciente para o hospital mais próximo. "Infelizmente para a pessoa queimada o primeiro atendimento na maioria das vezes, é feito no próprio local por pessoas leigas que nesse caso, por ausência de programas sociais de educação especifica, acabam por aumentar o efeito da queimadura ao agir de forma inadequada".

Classificação

Primeiro grau: apresenta lesões apenas da camada superficial da pele, provocando uma intensa coloração vermelha do local afetado, não apresentando bolhas.

Segundo grau: atinge uma porção mais profunda da pele, causando bolhas e rachaduras na pele, além de intensa dor e vermelhidão no local afetado. Pode ocorrer sangramento nas feridas.

(2)

Terceiro grau: são mais profundas, atingindo todas camadas da pele. O paciente não se queixa de dor devido à completa destruição das terminações nervosas na área.

Quarto grau: destruição completa de todos os tecidos desde a epiderme até o tecido ósseo subjacente. “Na queimadura de 4º grau a lesão estende-se além da camada gordurosa subcutânea para outros tecidos subjacentes como: fáscia, músculo ou osso”.

Principais fontes

As fritadeiras elétricas apresentam riscos de queimaduras nas mãos/braços nas operações de frituras. Derramamento de óleo durante a operação. Queda de pessoas ao redor da fritadeira. Princípio de incêndio

no equipamento devido a falta de termostato, defeito no equipamento ou uso inadequado do equipamento.

Como prevenir: Utilizar mangotes de kevlar ou tecido não in-flamável ao trabalhar com frituras; colocar o óleo somente até o nível recomendado; fazer a limpeza periódica do piso durante a operação; todos equipamentos de fritura devem ter termostato; desligar o equipamento após o tér-mino da operação; utilizar cestos de frituras seguros.

Panelas, panelões e/ou caldeirões apresentam riscos de queimaduras na face / braços ao levantar a tampa dos mesmos; no corpo ao verter de uma só vez alimentos dentro do equipamento contendo água quente; nos pés / pernas ao soltar água quente.

Como prevenir

Fazer a descarga do vapor antes de abrir a tampa (ou abrin-do-a lentamente); colocar os alimentos dentro dos

mesmo, devagar e com a ajuda de acessório adequado; ficar longe do ponto da descarga do vapor.

Fornos apresentam riscos de queimaduras nas mãos e braços ao retirar formas do forno; na face e braços ao abrir o forno; pelo corpo ao encostar

(3)

no forno; pequenas explosões ao acender o forno a gás.

Como prevenir: Utilizar sempre luvas térmicas ao retirar formas dentro do forno; travar a tampa do forno evitando que a mesma caia sobre o antebraço, queimando-o; evitar circulação de pessoas próximo ao forno ligado; acender a chama depois abrir o gás.

Banho maria: Queimaduras nas mãos /braços durante a opera-ção; queimaduras nas pernas ao colocar /retirar as cubas dentro do equipamento ou uma vasilha dentro da outra.

Como prevenir: Colocar/retirar as cubas de dentro do equipamento devagar para evitar que a água espirre; colo-car a água somente até o nível recomendado pelo fabrican-te ou, a uma distância adequada do fundo da vasilha que con-terá os alimento; ligar o equipamento somente depois de ter colocado a água; desligar o equipamento, retirar a vasilha com alimentos com cuidado e, com as mãos e braços protegidos; retirar a água da vasilha que a contém, com cui-dado.

Fogões: Queimaduras por contato na operação; explosões durante acendimentos do fogão por vazamentos de gás; queimaduras devido bater em cabos de panelas derrubando o vasilhame; queimaduras/incên-dios devido utilização de meios impróprios para acender o fogão (palitos embebidos em álcool).

Como prevenir: Use sempre avental anti chamas durante as operações; verifique sempre se há vazamentos no fogão antes de acendê-lo; manter os cabos das frigi-deiras e de outras panelas viradas para trás; usar sem-pre acendedores específicos e seguros tipo magi-click; secar periodicamente a área ao redor do fogão.

Como cuidar – REGRAS GERAIS

Interrompa imediatamente o efeito do calor (utilize água fria, não use água gelada ou gelo. Utilize um lençol para apagar as chamas no corpo da vítima).

(4)

Em caso de acidentes com queimaduras promovidas por corrente elétrica, não toque na vítima até que se desligue a energia. Tome cuidado com os fios soltos e água no chão.

Para vítimas de corrente elétrica, observe se há parada respira-tória, em caso afirmativo proceda com a respiração de socorro. Trans-porte imediatamente à vítima para o hospital.

Faça a avaliação primária da vítima. Identifique qual o tipo, grau e exten-são da queimadura.

Em caso de dúvidas, LIGUE IMEDIATAMENTE para 193 e peça orientação. Retire pulseiras, jóias, relógios, roupas que não estejam grudadas na pele da vítima.

Caso a queimadura seja de 1º grau, retire a pessoa do sol, utilize substân-cias refrescantes como produtos para aliviar a dor e faça a administração por via oral de líquidos.

Caso a queimadura seja de 2º ou de 3º graus, lembre-se de cobrir a área queimada com gazes molhadas em soro fisiológico ou água limpa.

Mantenha o curativo molhado usando recipientes de soro ou água limpa até levar a vítima ao hospital.

NÃO fure as bolhas!

NÃO utilize manteiga, creme dental, manteiga, gelo, óleo,

ba-nha, café na queimadura

.

Remova ou ligue 193 para remover a pessoa para o hospital caso a queima-dura seja muito extensa ou seja de 2º ou 3º graus.

Como socorrer vítimas de queimadura de primeiro grau:

Use água, muita água. É preciso resfriar o local. Faça isso com água cor-rente, um recipiente com água fria ou compressas úmidas. Não use gelo.

(5)

Depois de cinco minutos, quando a vítima estiver sentindo menos dor, se-que o local, sem esfregar. Com o cuidado de não apertar o local, faça um curativo com uma compressa limpa. Em casos de queimadura de primeiro grau - e apenas nesse caso - é permitido e recomendável beber bastante água e tomar um remédio que combata a dor.

Em casos de queimadura de primeiro grau - e apenas nesse caso - é permi-tido e recomendável beber bastante água e tomar um remédio que combata a dor.

Como socorrer vítimas de queimadura de segundo grau:

Use água, muita água. É preciso resfriar o local. Faça isso com água cor-rente, um recipiente com água fria ou compressas úmidas. Não use gelo.

Depois de cinco minutos, quando a vítima estiver sentindo menos dor, se-que o local, sem esfregar. Com o cuidado de não apertar o local, faça um curativo com uma compressa limpa.

Como socorrer vítimas de queimadura de terceiro grau:

Retire acessórios e roupas, porque a área afetada vai inchar. Atenção: se a roupa estiver colada à área queimada,

não mexa!

É preciso resfriar o local. Faça isso com compressas úmidas.

Não use

gelo

.

Nas queimaduras de terceiro grau pequenas (menos de cinco centímetro de diâmetro) - só nas pequenas! - você pode usar água corrente ou um recipiente com água fria. Cuidado com o jato de água - ele não deve causar dor nem arrebentar as bolhas.

Atenção: a pessoa com queimadura de terceiro grau pode não reclamar

de dor e, por isso, se machucar ainda mais - como dizer que o jato de água não está doendo, por exemplo.

Se a queimadura tiver atingido grande parte do corpo, tenha o cuidado de manter a vítima aquecida. Com o cuidado de não apertar o local, faça um curativo com uma compressa limpa. Em feridas em mãos e pés,

(6)

evi-te fazer o curativo você mesmo, porque os dedos podem grudar um nos outros. Espere a chegada ao hospital.

Não ofereça medicamentos, alimentos ou água, pois a vítima pode precisar tomar anestesia e, para isso, estar em jejum.

Não perca tempo em remover a vítima ao hospital. Ela pode estar tendo di-ficuldades para respirar.

Como socorrer vítimas de queimadura de quarto grau:

LIGUE IMEDIATAMENTE para 193 e siga as orientações fornecidas. NÃO AJA SEM ORIENTAÇÃO MÉDICA!

Referências

Documentos relacionados

O Brasil não favorece, nos foros internacionais, o emprego de expressões como 'bens públicos globais' ou 'águas internacionais' – especialmente quando referida a

Em São Jerônimo da Serra foram identificadas rochas pertencentes à Formação Rio do Rasto (Grupo Passa Dois) e as formações Pirambóia, Botucatu e Serra Geral (Grupo São

Após a fundamentação teórica, baseada nas conferências anuais sobre o clima, em artigos científicos e acadêmicos, na legislação e decisões governamentais sobre

Água vem da nascente Rios descem correndo Tão doce, é semente Vidas vão aparecendo... Água vem da nascente Rios descem correndo Tão doce,

Com a garrafa dentro da bacia, o próximo passo foi pegar o recipiente com água gelada (já com os cubos de gelo dentro para que ficasse a mais gelada possível) entornando a água

Retirar as frutas do xarope e lavar levemente em água fria, secar com papel absorvente e colocar nas bandejas.. Preparo: colocar água lentamente em uma bacia grande

Foi investigado um grupo de 60 idosas se- dentárias, com relato de quedas e idade entre 68 e 70 anos - sendo 25 com 68 anos, 25 com 69 anos e 10 com 70 anos - cadastradas no

• Dois termômetros - um com bulbo úmido e outro seco, permitindo a estimativa da pressão parcial de vapor... Pressão atual de