• Nenhum resultado encontrado

O Curso de Métodos e Técnicas de Investigação/ Projecto Integrado Multidisciplinar tem como objectivo fornecer aos alunos as competências necessárias

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O Curso de Métodos e Técnicas de Investigação/ Projecto Integrado Multidisciplinar tem como objectivo fornecer aos alunos as competências necessárias"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

O Curso de Métodos e Técnicas de Investigação/ Projecto Integrado Multidisciplinar tem como objectivo fornecer aos alunos as competências necessárias para a realização de uma proposta de Projecto de Investigação (PI). Esta proposta terá como base um tema científico comum a todos os alunos e que deve permitir uma variedade de abordagens experimentais correspondentes aos diversos interesses científicos e Ramos de Especialização do MIB. O tema proposto é "PROTEOSTASE", ou “homeostase das proteínas”, que é, genericamente, definido como o conjunto de mecanismos de regulação das proteínas, nomeadamente, a sua localização, síntese, conformação, tráfego, agregação ou degradação, essenciais para a função e manutenção do proteoma celular. Cada um dos quatro grupos de alunos deverá apresentar propostas de projecto de Investigação na área científica de cada um dos Ramos de Especialização do MIB, ou seja, Inflamação, Oncobiologia, Neurodegenerescência e Ciências da Visão.

No âmbito deste Curso, pretende-se ainda que os alunos tomem conhecimento do trabalho, e contactem directamente, com investigadores responsáveis por grupos a desenvolver investigação de excelência na área das ciências biomédica, em instituições de referência, como o CNC, BIOCANT e IBILI. Para além do contacto informal com investigadores, haverá ainda a oportunidade de os alunos conheceram o trabalho experimental/ laboratorial realizado por alunos do MIB, de edições anteriores, no âmbito das suas teses de mestrado. Com isto pretende-se que os alunos possam fazer uma escolha o mais informada e objectiva possível das Rotações Laboratoriais que pretendem realizar no 2º semestre do Programa de Mestrado. Com este formato deseja-se ainda que, para alem de conhecer o trabalho produzido, os alunos possam discutir e clarificar, de forma informal e desinibida, com

investigadores e alunos a realizar o trabalho de investigação conducente á Tese de Mestrado, algumas questões científicas nas quais têm particular interesse.

(2)

discutido com coordenadores do Curso no dia 22 de Novembro, dando-se particular ênfase aos aspectos formais da proposta. Esta primeira proposta de projecto de investigação deverá ser feita com base no formulário fornecido para o efeito, ainda que, nesta fase, não seja importante cumprir todos os parâmetros indicados no formulário, uma vez que o principal objectivo é o melhoramento geral da proposta apresentada. Deve estar, nesta fase, bem identificados a HIPÓTESE e o OBJECTIVO do projecto.

Uma vez que pelo menos uma das tarefas do projecto proposto é suposto ser realizada em laboratório, a proposta deverá incluir um procedimento experimental possível de ser realizada, de acordo as condições técnicas e experimentais do laboratório de

acolhimento.

Assim, e tendo em conta o tema proposto – PROTEOSTASE - deverão ser consideradas as seguintes áreas: 1. Inflamação e autofagia

2. Oncobiologia e E-caderina

3. Neurodegenerescência e sistemas de controlo de qualidade proteica 4. Proteólise na Degenerescencia Macular Relacioanda com a Idade (AMD)

No dia 23 de Novembro será feita uma apresentação oral de uma versão melhorada do projecto proposto. Até ao final do dia 25 de Novembro, cada grupo deverá ainda apresentar, impreterivelmente, a proposta de projecto de investigação na forma escrita, de acordo com o formulário. Este formulário, devidamente preenchido, será depois enviado a um “Painel de Avaliação Externo”, que inclui especialistas em cada uma das áreas científicas, para apreciação e posterior discussão, nomeadamente no que diz respeito à originalidade, exequibilidade e mérito científico da proposta, assim como a adequação das abordagens experimentais consideradas. O parecer emitido por este painel de especialistas será depois entregue a cada grupo e deverá ser tido em conta na proposta

melhorada a apresentar no módulo seguinte (17 -21 de Dezembro).

Nos dias 17 e 18 de Dezembro, especialistas de cada uma das 4 áreas fará um seminário, onde serão abordados alguns aspectos gerais de alterações de proteostase associado à Inflamação, Oncobiologia, Neurodegenerescência e Ciências da Visão, onde terão ainda oportunidade de apresentar alguns dos estudos desenvolvidos nos seus laboratórios. Durante estes dois dias os alunos terão a oportunidade de discutir, directamente com os avaliadores/ especialistas, a qualidade das propostas apresentadas,

nomeadamente no que respeita à validade do protocolo e abordagem experimental a usar, bem como métodos e abordagens alternativos, eventualmente mais adequados para a prossecução dos objectivos do projecto. Esta discussão envolverá também

(3)

temas relacionados com o trabalho laboratorial a desenvolver por cada um dos grupos, e que deverá, sempre que possível, consistir numa tarefa do projecto de investigação proposto.

No dia 19 de Dezembro , os alunos deverão apresentar e discutir, com os coordenadores do Curso, o trabalho laboratorial a desenvolver no âmbito de cada um dos projectos, de acordo com as indicações e temas abordados por cada um dos especialistas nas diferentes áreas, nos dias anteriores. No dia 20 de Dezembro, serão discutidas e melhoradas as propostas apresentadas, dando-se particular ênfase ás TAREFAS e MILESTONES.

No final da semana, dia 21 de Dezembro, os alunos deverão apresentar, na forma oral, a proposta final de projecto de investigação, já melhorada, com base na discussão dos dias anteriores, com os especialistas e coordenadores do Curso. Esta proposta deverá depois ser entregue, na forma escrita, até ao dia 25 de Janeiro.

Durante os dias de 7 a 10 de Janeiro os alunos desenvolverão o trabalho laboratorial.

No 11 de Janeiro os alunos deverão apresentar, aos coordenadores do Curso, os resultados obtidos. Até ao final do 25 de Janeiro, os alunos deverão preparar um relatório final, que deverá assumir a forma de artigo científico e deverá incluir os resultados obtidos no trabalho laboratorial desenvolvido.

AVALIAÇÃO:

A avaliação de Métodos e Técnicas de Investigação será feita com base na proposta de projecto de investigação apresentada na forma oral (50%) e forma escrita (50%).

A avaliação de Projecto Integrado Multidisciplinar será feita com base na apresentação dos resultados obtidos no trabalho laboratorial (40%) e descritos no relatório final (60%).

(4)

MTI – DESENHO DE UMA PROPOSTA DE PROJECTO DE INVESTIGAÇÃO (19 – 23 Novembro)

19 Nov 20 Nov 21 Nov 22 Nov 23 Nov

Manhã 09:30–12:30 09:30 – 12:30 Apresentação do Curso (PP/HG) Desenho de uma proposta de projecto de investigação Apresentação dos projectos de investigação desenvolvidos no BIOCANT 09:30 – 12:30 Apresentação de projectos de investigação susceptiveis de receber alunos MIB (PIs)

Apresentação e discussão da primeira versão da proposta de projecto (PP/HG) 09:30 – 12:30 Apresentação oral de uma versão melhorada da proposta de projecto (PP/HG) Tarde 14:30–17:30 14:30 – 17:30 Apresentação e discussão dos projectos de investigação desenvolvidos por alunos MIB edições anteriores (PP/HG) Apresentação dos projectos de investigação desenvolvidos no BIOCANT 14:30 – 17:30 Apresentação de projectos de investigação susceptiveis de receber alunos MIB (PIs)

14:30 – 17:30 Apresentação e discussão da primeira versão da proposta de projecto (PP/HG) ENTREGA DA PROPOSTA “FINAL” DO PROJECTO DE INVESTIGAÇÃO NA FORMA ESCRITA (até ao final do dia 25 de Nov)

ENVIAR PARA PAINEL DE AVALIAÇÃO

(5)

PIM –PROJECTO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR (17 Dezembro – 21 Janeiro)

17 Dez 18 Dez 19 Dez 20 Dez 21 Dez

09:30 – 12:30 Introdução ao tema científico proposto - INFLAMAÇÃO Discussão da proposta projecto e protocolos para o trabalho laboratorial, com especialista na área (Teresa Cruz/ Alexandrina Mendes) Introdução ao tema científico proposto - NEURODEGENERAÇÃO Discussão da proposta projecto e protocolos para o trabalho laboratorial, com especialista na área (Claudia Pereira) Preparação dos protocolos para o trabalho laboratorial (PP/HG) Discussão e melhoramento das propostas de projecto (PP/HG) APRESENTAÇÃO ORAL DA PROPOSTA FINAL (com base nas sugestões/ críticas dos avaliadores) (PP/HG) 14:30 – 17:30 Introdução ao tema científico proposto – ONCOBIOLOGIA Discussão da proposta projecto e protocolos para o trabalho laboratorial, com especialista na área (Joana Simões-Correia) Introdução ao tema científico proposto – CIÊNCIAS DA VISÃO Discussão da proposta projecto e protocolos para o trabalho laboratorial, com especialista na área (Henrique Girao) Preparação dos protocolos para o trabalho laboratorial (PP/HG) Discussão e melhoramento das propostas de projecto (PP/HG) ENTREGA, NA FORMA ESCRITA, DA PROPOSTA “FINAL” DO PROJECTO DE INVESTIGAÇÃO NA FORMA ESCRITA

(6)

PROJECTO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR (7 – 11 Janeiro)

7 Jan 8 Jan 9 Jan 10 Jan 11 Jan

Manhã Tarde

trabalho laboratorial trabalho laboratorial trabalho laboratorial trabalho laboratorial Apresentação dos

resultados obtidos no trabalho laboratorial 09:30 – 10:30 Group I 11:00 – 12:00 Group II 14:30 – 15:30 Group III 16:00 – 17:00 Group IV

(7)

FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA (5 – 9 Novembro)

5 Nov * 6 Nov * 7 Nov 8 Nov 9 Nov

Manhã 09:30–12:30 09:30 – 12:30 Escrita Científica (Helena Donato) Normas de elaboração de Poster e Apresentação Oral (Helena Donato) Bioestatistica (Vitor Rodrigues) Bioestatistica (Vitor Rodrigues) Ética em experimentação animal (Alexandre Pires) Tarde 14:30–17:30 14:30 – 17:30 Pesquisa Bibliográfica (Helena Donato)

Como desenhar uma proposta de projecto de investigação (PP/HG) Bioestatistica (Vitor Rodrigues) Bioestatistica (Vitor Rodrigues)

Direito e Ética Médica (André Pereira)

Referências

Documentos relacionados

Para estudar as obras de José de Albuquerque e saber como e quais foram as influências na construção de seu discurso sobre a necessidade da educação sexual, vimos necessário

Com base na investigação prévia do TC em homens com sobrepeso na meia- idade (LIBARDI et al., 2011) e outras que utilizaram o treinamento aeróbio ou de força de moderada

elas expressam por excelência o espaço do sujeito na sua relação com alteridade, lutando para interpretar, entender e construir o mundo (JOVCHELOVITCH, 2002, p.82). Nesse processo

Los alumnos a los que convencionalmente se dirige la educación especial son los niños y jóvenes con retraso mental, dificultades de aprendizaje, trastornos emocionales y

As ramificações foram mais freqüentes na região apical (17%), menos freqüente no corpo da raiz (8,8%) e ainda menor na base radicular (1,6%). Canais laterais foram encontrados

Neste capítulo, procuraremos propor uma maneira correta da utilização do cinema em sala de aula de forma que não apenas as aulas sejam enriquecidas, mas que também os alunos tenham

Sendo assim, este estudo irá propor uma solução para a seguinte problemática: é possível validar um modelo de tomada de decisão empregando a técnica Fuzzy-TOPSIS, com os critérios

Com o objetivo de identificar a região de fase isotrópica vesicular (ISO), construímos diagramas de fases ternários parciais (triângulo de Gibbs) até a concentração de água de