• Nenhum resultado encontrado

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS AMBIENTAIS E DA SAÚDE CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS AMBIENTAIS E DA SAÚDE CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS AMBIENTAIS E DA SAÚDE CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

MANUAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA NOITE

BELO HORIZONTE – MINAS GERAIS AGOSTO DE 2008

(2)

APRESENTAÇÃO

O trabalho de conclusão de curso (TCC) é uma atividade obrigatória do curso de Ciências Biológicas e foi estruturado de maneira a permitir que os alunos e professores aprofundem a discussão e reflexão de temas de interesse dentro da área de atuação do professor de Ciências e Biologia.

O contato do aluno da licenciatura com o TCC será iniciado no 5º período, no contexto da disciplina Orientação para Estágio em Ensino. O TCC poderá ser defendido somente após o cumprimento de um conjunto de disciplinas obrigatórias: Orientação para estágio em Ensino e Vivência no Ensino e Pesquisa em Ciências (5º período), Vivência no Ensino e Pesquisa em Biologia e Estágio supervisionado no Ensino de Ciências (6º período), Estágio Supervisionado no Ensino de Biologia (7º período) e Estágio Supervisionado em Ensino (8º período).

Este conjunto de disciplinas visa evitar que o aluno inicie tardiamente a busca por grupos de pesquisa e/ou orientadores, levando ao desenvolvimento, por vezes, de trabalhos sumários que não condizem com a formação desejada para o acadêmico. Nesse sentido, levamos em consideração que um tempo maior favorece uma coleta de dados mais consistentes e um amadurecimento do aluno para as discussões dos resultados. Em vista destas e de outras questões, a concepção ora proposta considera a série de disciplinas obrigatórias, anteriormente citadas, criando uma linha de interação do aluno com o grupo de pesquisa e/ou orientador escolhido.

Em resumo os alunos desenvolverão algumas atividades importantes durante as disciplinas:

Orientação para Estágio em Ensino Vivência no Ensino e Pesquisa em Ciências (5º período)

• Apresentação do tema para TCC (pré-projeto)

(3)

Estágio Supervisionado no Ensino de Ciências e Vivência no ensino e pesquisa em Biologia (6º período)

• apresentação de seminários para acompanhamento do projeto de TCC

• apresentação do projeto de TCC

• Definição do orientador (carta de aceite de orientação – anexo 1)

• prazo final para troca de orientador e/ou tema – final de maio ou outubro, de acordo com o semestre de ingresso no curso (carta de mudança de orientador/tema – anexo 2)

Estágio Supervisionado no Ensino de Biologia (7º período)

• condução dos projetos de TCC

• apresentação de seminários para acompanhamento/discussão da condução do TCC

Estágio supervisionado em Ensino (8º período)

• finalização do TCC,

• elaboração do trabalho escrito (monografia ou artigo científico),

• submissão do trabalho a banca avaliadora

CAPÍTULO 1

Das definições e objetivos do Trabalho de Conclusão de Curso

Art. 1º Conforme determinação legal em vigor, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é obrigatório quando consta das Diretrizes Curriculares para os Cursos de Graduação do Conselho Nacional de Ensino como exigência ou determinação curricular. O TCC no Curso Ciências Biológicas – modalidade licenciatura - é uma atividade curricular obrigatória integrante do Projeto Pedagógico do Curso que oportuniza a discussão e reflexão sobre temas de interesse dentro da área de atuação do professor de Ciências e Biologia.

Art. 2º O TCC do Curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário de Belo Horizonte, Uni-BH, caracteriza-se por apresentar um conjunto de atividades teórico-práticas, voltadas para a pesquisa no ensino de Ciências e Biologia visando o desenvolvimento de habilidades como pesquisa bibliográfica, elaboração de projeto, coleta e análise de dados, redação de trabalho científico, entre outras.

(4)

Art. 3º O presente manual foi estruturado para auxiliar no desenvolvimento do TCC, sendo um mecanismo efetivo de acompanhamento e cumprimento das atividades, visando garantir um padrão ideal dos procedimentos e das avaliações dos trabalhos a serem apresentados.

Parágrafo único Cabe ao aluno tomar ciência de suas obrigações e direitos, sendo de sua inteira responsabilidade as conseqüências da não observância destas normas.

CAPÍTULO 2

Da natureza e das disciplinas que compõem o Trabalho de Conclusão de Curso Art. 4º O trabalho de conclusão de curso deverá ser apresentado na forma de monografia ou artigo científico, elaborado individualmente, no último período do curso, no contexto da disciplina Estágio Supervisionado em Ensino.

Parágrafo único A elaboração e desenvolvimento do TCC deverão seguir as normas estabelecidas neste manual.

Art. 5º O aluno deverá se envolver com o TCC, obrigatoriamente, a partir do 5º período do curso, ao cursar as disciplinas obrigatórias Orientação para Estágio em Ensino e Vivência no Ensino e pesquisa em Ciências. Dentre as atividades previstas para estsa disciplinas incluem-se as seguintes, que objetivam atender especificamente ao TCC: 1. contato inicial com a literatura pertinente à área,

2. contato inicial com o planejamento de um projeto de pesquisa,

Art. 6º O TCC poderá ser defendido somente após o cumprimento de um conjunto de disciplinas obrigatórias, na sequência das primeiras, a saber: Vivência no Ensino e Pesquisa em Biologia e Estágio supervisionado em Ensino de Ciências (6º período), Estágio Supervisionado em Ensino de Biologia (7º período) e Estágio Supervisionado em Ensino (8º período).

§ 1º No 6º período os projetos de TCC apresentados no semestre anterior (no contexto da disciplina Orientação para Estágio) deverão ser submetidos a professores do curso, especialistas na área dos mesmos, e potenciais orientadores, com o objetivo de auxiliarem na definição dos rumos da pesquisa, no julgamento da melhor metodologia a ser desenvolvida para atingir os objetivos propostos e outras sugestões. No período

(5)

máximo de 45 dias do início do semestre, os projetos deverão retornar aos alunos, para os ajustes necessários e início da execução dos mesmos. A orientação deverá ser oficializada, junto à Comissão Supervisora do TCC, por meio da carta de aceite de orientação (anexo 1). Aluno e orientador deverão se encontrar pelo menos uma vez a cada mês (no contexto da disciplina de Estágio Supervisionado em Ensino de Ciências) e as ocorrências do encontro deverão ser registradas (relatório de orientação – anexo 3) O andamento e a socialização das experiências na condução do projeto acontecerão por meio de seminários (no contexto da disciplina Vivência no Ensino e Pesquisa em Biologia).

§ 2º Na disciplina Estágio Supervisionado em Ensino de Biologia (7º período), o aluno deverá aprimorar a condução de seu projeto de TCC e deverá aprofundar seu envolvimento com a área de estudo, o que propiciará sua interação com colegas e sua participação em projetos de pesquisa em andamento. Esta disciplina deverá buscar a socialização das experiências de alunos e professores, através da apresentação de seminários, discussões e etc.

§ 3º No contexto da disciplina Estágio supervisionado em Ensino (8º período), ao final do semestre, o aluno deverá submeter seu trabalho final a uma banca constituída de dois membros titulares. Só poderão defender o TCC os alunos regularmente matriculados na disciplina.

Art. 7º O aluno deverá cumprir no mínimo 75% da carga horária das disciplinas relacionadas ao TCC. Caso não alcance esta freqüência, legalmente exigida, o aluno será reprovado por freqüência.

CAPÍTULO 3

Do projeto de TCC e da definição do orientador

Art. 8º O pré-projeto de TCC deverá ser elaborado no contexto disciplina Orientação para Estágio em Ensino (5º período), com o auxílio do professor da disciplina e de um potencial orientador, e apresentado ao final do semestre, como pré-requisito para aprovação na disciplina.

(6)

§ 1º O aluno que não apresentar seu pré-projeto no prazo estabelecido poderá fazê-lo na forma de exame especial, de acordo com as datas previstas no calendário institucional. A não apresentação do pré-projeto implicará em reprovação na disciplina.

§ 2º A indicação do professor orientador deverá ser oficializada por meio da carta de aceite de orientação, assinada pelo professor orientador e pelo aluno orientando, na qual também deverá ser indicado o tema do projeto de TCC, até 45 dias após o início do semestre subseqüente à disciplina de Orientação para Estágio em Ensino.

Art. 9º A mudança de orientador e/ou projeto poderá ocorrer até o 6º período, no prazo máximo de 30 dias antes do final do semestre letivo (maio ou outubro, de acordo com o semestre de ingresso no curso). A mudança será oficializada por meio de apresentação de carta de aceite de orientação, acompanhada da justificativa da mudança, e de novo projeto de TCC, quando for o caso (anexo 2).

CAPÍTULO 4

Da defesa e avaliação do TCC

Art. 10º Para apresentar o TCC, os alunos deverão cadastrar seu trabalho junto à comissão supervisora de acordo com cronograma estabelecido. Neste cadastro será informado o nome completo do aluno, nome completo do orientador e o título do trabalho. O aluno que não cadastrar o seu trabalho no prazo estabelecido, não poderá apresentá-lo no semestre corrente, tendo que se matricular novamente na disciplina de Estágio no semestre seguinte.

Art. 11º O aluno entregará, em data definida pela Comissão Supervisora, duas cópias encadernadas de seu trabalho, acompanhadas da ficha de avaliação/liberação do orientador (anexo 4). O aluno que não entregar estas cópias no prazo estabelecido não poderá apresentar o TCC no semestre corrente, tendo que se matricular-se novamente na disciplina de Estágio em Ensino no semestre seguinte.

Parágrafo único Os trabalhos deverão ser elaborados de acordo com o manual de normalização do Uni-BH, disponível em:

http://www.unibh.br/site/biblioteca/biblioteca.php?pivotId=12&categoria=BibliotecaDo cumentos

(7)

Art. 12º A programação, dia e hora, da apresentação oral do TCC serão definidos pela Comissão Supervisora e divulgada no site e no mural do TCC. A ordem da apresentação será definida em blocos de assuntos que tenham uma mesma linha central de discussão. Art. 13º A apresentação e defesa do trabalho serão públicas e atenderão a normas específicas definidas pela Comissão Supervisora do TCC. Será vedado ao aluno que não esteja matriculado na disciplina Estágio Supervisionado em Ensino a defesa do TCC.

§ 1º O aluno terá de 15 a 20 minutos para apresentação do trabalho, seguidos de 10 minutos de argüição pela banca, composta por dois professores previamente indicados e convidados pela Comissão Supervisora do TCC.

§ 2º A comissão se encarregará de providenciar retroprojetor como recurso áudio-visual para as apresentações. Outros recursos poderão ser utilizados desde que providenciados pelos alunos.

Art. 14º A avaliação do TCC consistirá em avaliação do trabalho escrito (25 pontos), da apresentação oral (20 pontos) e do orientador (10 pontos).

§ 1º A não apresentação de um dos componentes do trabalho (oral ou escrito) invalida a nota do outro e implicará em exame especial.

§ 2º A nota do TCC fará parte da disciplina Estágio Supervisionado em Ensino, que deverá ser integralizada com outras atividades desenvolvidas na disciplina.

Art. 15º O aluno que não alcançar êxito na defesa do TCC (nota menor que 25 pontos, na somatória do trabalho escrito, apresentação oral e avaliação do orientador) terá uma oportunidade de reapresentar e/ou reescrever o seu trabalho, como exame especial, à mesma banca avaliadora. No caso de exame especial, não será permitida a troca de componentes da banca examinadora.

Art. 16º Após a aprovação, uma versão final em capa dura deve ser entregue à comissão supervisora conforme modelo (anexo 5). O aluno que não entregar a versão final em capa dura será considerado como pendente para os procedimentos de colação de grau.

(8)

Anexo 1 – Carta de aceite de orientação

CARTA DE ACEITE DE ORIENTAÇÃO

Assumo o compromisso de orientar o aluno abaixo relacionado, do curso de Ciências Biológicas, no desenvolvimento do Projeto e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Para tanto, comprometo-me a:

• Dedicar-me, com zelo e profissionalismo, às atividades de orientação exigidas pela Comissão Supervisora;

• Orientar o aluno acompanhando todas as etapas do trabalho proposto;

• Incentivar o aluno ao estudo e a produção do conhecimento científico;

• Avaliar a evolução das competências individuais do aluno ao longo do desenvolvimento do TCC.

Declaro, ainda, que estou ciente de que o não cumprimento dos compromissos ora assumidos implicará no direito da Comissão Supervisora de cancelar ou suspender minha participação no programa de orientação de TCC.

Aluno: Tema:

Orientador

(9)

Anexo 2 – Alteração projeto/orientador

SOLICITAÇAO DE MUDANÇA DE ORIENTADOR/PROJETO (no caso de mudança de projeto o novo projeto, assinado pelo orientador, deverá acompanhar esta solicitação).

Eu , aluno do 6º período do Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura/manhã –

venho, por meio desta, solicitar a mudança de orientação do professor para o professor

. Esta mudança de justifica diante

. Estou ciente das implicações que esta mudança poderá acarretar na condução do TCC, especialmente ao que diz respeito ao tempo para conclusão do trabalho.

Data: Assinatura do aluno:

Eu, assumo o compromisso de orientar o aluno acima relacionado, do curso

de Ciências Biológicas no desenvolvimento do Projeto e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

(10)

Eu, estou ciente da solicitação do aluno acima discriminado e portanto, a partir de hoje, não sou mais responsável por sua orientação.

Data: Assinatura do professor:

A solicitação foi pela Comissão Supervisora do TCC.

(11)

Departamento de Ciências Biológicas, Ambientais a da Saúde Curso de Ciências Biológicas Supervisão de estágio do Curso de Ciências Biológicas Trabalho de Conclusão de Curso Relatório de Acompanhamento Mensal

IDENTIFICAÇÃO

Nome do Aluno: Período: Turno:

Nome do professor orientador:

Data Horário Atividades desenvolvidas Cumprimento dos objetivos Ass. Aluno Ass. Professor Observações

_______________________________________________ Assinatura do aluno/estagiário _______________________________________________ Assinatura do professor orientador/Uni - BH

Atenção:

a. Preencher com letra legível.

b. Entregar as fichas mensais na supervisão de estágio, até o 5º dia útil de cada mês. Local: Supervisão de estágio (bloco B8, 4º andar).

Local e data:

___________________________,___/___/______ Anexo 3 – Relatório de Acompanhamento Mensal

(12)

Anexo 4 – Avaliação do orientador/liberação para defesa do TCC AVALIACÃO DO ORIENTADOR/LIBERAÇÃO DO TCC

ALUNO

TEMA

CRITÉRIOS SUGERIDOS PONTOS

Cumprimento de prazos Cumprimento de cronograma Cumprimento de tarefas

Evolução das competências individuais Realização das correções

Postura e senso críticos Capacidade de síntese Iniciativa

Outros:

TOTAL (máximo 10,0 pontos)

Declaro, para fins de liberação de TCC que o aluno acima cumpriu as exigências mínimas sob minha orientação

Orientador

(13)

Anexo 5 – Modelo para capa versão final do TCC – Em capa dura

• Encadernação com capa dura na cor preta; • Fonte na cor dourada;

• A capa deverá conter (ver figura): • Nome completo do(s) aluno(s) • Título completo da monografia • Nome completo da instituição • Nome completo do curso • Ano-semestre de apresentação

• A lombada deverá conter (ver figura):

• N.º de cadastro da monografia informado pela comissão de TCC • Nome completo do(s) aluno(s)

• Ano-semestre de apresentação

Nome completo do aluno

Título do trabalho

Centro Universitário de Belo Horizonte – Uni-BH Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura

2009_1

0

0

1

N

o

m

e

c

o

mp

le

to

d

o

a

lu

n

o

2

0

0

9

_

1

Nome completo do aluno

Título do trabalho

Centro Universitário de Belo Horizonte – Uni-BH Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura

2009_1

0

0

1

N

o

m

e

c

o

mp

le

to

d

o

a

lu

n

o

2

0

0

9

_

1

Referências

Documentos relacionados

Estudo realizado por Stella (2003), com os livros didáticos de matemática destinados ao Ensino Médio aponta que, na abordagem do conceito de média, prevalece a forma

XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos 3 Diante do exposto, após a obtenção da nova curva IDF para a cidade de Fortaleza (baseada nos dados do modelo GCM)

- House construction and maintenance storage, treatment, spreading animal production chain.. from house

Segundo Gomes (2012), toda articulação do Estado, na aceleração e intensificação da ocupação desta malha urbana, ocasionou um intenso processo de especulação

Professor of Public International Law at the Federal University of Minas Gerais, Brazil... Professor of Public International Law at the Pontifical Catholic University of

A cooperação e o auxílio internacional, no quadro de um mundo cada vez mais globalizado que ameaça uniformizar as culturas do mundo, aumentando, simultaneamente, as

Para exemplificar, nos movimentos identitários (Estudos Culturais, Multiculturalismo, afirmações raciais, de gênero ou sexualidade, entre muitos outros, bem como

Não me pergunte a razão, pois não sei, apenas sinto — respondi para Heitor, amigo de criancice, engraçado.... e que sempre está presente em