• Nenhum resultado encontrado

MINUTA RESOLUÇÃO Nº... /2014, DE.. DE... DE 2014.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MINUTA RESOLUÇÃO Nº... /2014, DE.. DE... DE 2014."

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

MINUTA

RESOLUÇÃO Nº .... /2014, DE .. DE .... DE 2014.

Regulamenta a avaliação de desempenho funcional dos Servidores Técnico-Administrativos da Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB prevista na Lei Complementar Municipal nº 744/2010.

O Reitor da Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB, no uso de suas atribuições legais e considerando, ainda, deliberação do egrégio Conselho Universitário - CONSUNI - Processo nº. 035/2013, Parecer nº... -, tomada em sessão plenária de .... de ... de 2014,

RESOLVE:

Art. 1º A avaliação de desempenho prevista nos artigos 21, 22, 23 e 24, §§ 1º e 2º da Lei Complementar Municipal nº 744/2010, que dispõe sobre o Plano de Carreira dos Servidores Técnico-Administrativos da FURB, é de responsabilidade da Comissão Permanente da Carreira dos Servidores Técnico-Administrativos (CPCSTA), e se regerá por esta resolução.

Art. 2º Compete à Comissão Permanente da Carreira dos Servidores Técnico-Administrativos (CPCSTA):

I – planejar e coordenar o desenvolvimento e a adequação permanente do processo de avaliação de desempenho;

II – orientar e esclarecer avaliados e avaliadores quanto ao processo;

III – relacionar, semestralmente, os servidores que completarão interstício para avaliação de desempenho, observados a data do exercício e o disposto nesta resolução;

IV – receber da chefia imediata do servidor a Ficha de Avaliação de Desempenho Funcional e encaminhar à Divisão de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas para os feitos de sua competência e oficiar o Gabinete do Reitor para emissão de portaria de promoção funcional, quando for o caso.

Art. 3º - Compete à Divisão de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas apoiar a Comissão Permanente da Carreira dos Servidores Técnico-Administrativos (CPCSTA) nas ações necessárias ao desenvolvimento e resultantes do processo de avaliação de desempenho, e fazer a guarda dos documentos pertinentes à avaliação.

Art. 4º A avaliação de desempenho tem por objetivo a promoção e o desenvolvimento funcional dos Servidores Técnico-Administrativos, colaborando como instrumento de subsídio para a definição de diretrizes da política de gestão de pessoas, visando:

I - fornecer indicadores capazes de subsidiar o planejamento estratégico, buscando o desenvolvimento e o aprimoramento funcional, da Unidade de lotação e da Instituição.

II - identificar habilidades e potenciais do servidor, buscando a valorização profissional e o atendimento das necessidades da Unidade de lotação e da Instituição;

(2)

III - identificar e avaliar aspectos positivos e causas de dificuldades no desempenho coletivo e individual, consideradas as condições de trabalho;

IV - subsidiar a elaboração do programa de formação institucional, a política de saúde ocupacional e a necessidade de adequação do quadro funcional.

V - Contribuir para a melhoria da eficiência no serviço público municipal.

Art. 5º A avaliação de desempenho será realizada semestralmente de modo circular, mediante o preenchimento de 03 (três) formulários distintos, pela chefia imediata do servidor, pelos seus pares e individualmente, conforme Fichas de Avaliação de Desempenho Funcional, constantes do Anexo I, II e III desta resolução, observando os seguintes critérios:

I – conduta ética; II – disciplina;

III – relacionamento interpessoal; IV – eficiência.

§ 1º A indicação dos pares, de no mínimo uma pessoa e no máximo cinco, caberá à Comissão Permanente de Carreira dos Servidores Técnico-Administrativos (CPCSTA), conforme critérios por ela estabelecidos.

§ 2º Nas avaliações das chefias, a composição dos pares deverá compreender, necessariamente, 50% de seus subordinados diretos.

§ 3º Nas situações em que não houver a possibilidade da aplicação da avaliação por pares, está será realizada por servidor de outro setor com o qual mantiver relação de trabalho.

Art. 6º Para a composição da nota a ser atribuída a cada avaliado serão tomadas as médias das notas arbitradas pelos vários avaliadores e a nota final será calculada com base nos seguintes fatores de ponderação:

I – Avaliação da chefia imediata – peso 5; II – Auto avaliação – peso 3;

III – Avaliação pelos pares – peso 2.

Art. 7º Após a nomeação e admissão do servidor, a primeira promoção funcional será efetuada ao transcurso do período de trinta e seis meses, condicionada à aprovação no estágio probatório, que substituirá, no período, a avaliação de desempenho disciplinada no art. 4º.

§ 1º Para as demais promoções funcionais será observado: I – o interstício de dezoito meses;

II – a obtenção de, no mínimo, sete pontos na média das três avaliações ocorridas no interstício;

§ 2º Não alcançada a pontuação mínima prevista no inciso II do parágrafo anterior, a média será recalculada por ocasião da avaliação subsequente, considerando as três últimas avaliações realizadas no interstício.

(3)

§ 3º Na hipótese do § 2º, será iniciada a contagem de novo interstício no mês subseqüente àquele em que o servidor alcançar a pontuação mínima necessária para obter a promoção.

Art. 8º Da avaliação cabe recurso, do interessado, à Comissão Permanente da Carreira dos Servidores Técnico-Administrativos (CPCSTA), dentro de cinco dias úteis a partir da comunicação escrita feita ao servidor por sua chefia imediata, acompanhada de cópia das fichas de avaliação, previstas no artigo 6º.

§ 1º A comunicação a que se refere o caput poderá ser substituída pela ciência do servidor lançada na própria ficha individual de avaliação.

§ 2º A Comissão Permanente da Carreira dos Servidores Técnico-Administrativos (CPCSTA) apreciará o recurso e o decidirá em até trinta dias.

Art. 9º Serão considerados como de efetivo exercício para efeito da promoção funcional, durante o interstício, os afastamentos previstos no art. 159, incisos I, II, III, IV, V, VI, VIII, IX, X, XI, XII, XIII, XV, XVII e XVIII da Lei Complementar nº 660/2007.

§ 1º O servidor que na época da avaliação de desempenho estiver afastado em tempo integral para desempenho de mandato classista ou exercendo cargo comissionado no âmbito do município de Blumenau, de suas autarquias (exceto a FURB) e de suas fundações, receberá, automaticamente, a pontuação mínima necessária para concorrer à promoção.

§ 2º A avaliação de desempenho estabelecida nesta resolução é obrigatória ao servidor enquadrado na referência final de seu cargo, conforme estabelecido no Anexo II da Lei Complementar n. 744/2010, bem como ao servidor ocupante de cargo comissionado na FURB.

§ 3º A avaliação de desempenho estabelecida nesta resolução é obrigatória ao servidor enquadrado na referência final de seu cargo, conforme estabelecido no Anexo II da Lei Complementar n. 744/2010, bem como ao servidor ocupante de cargo comissionado na FURB.

Art. 10Suspendem o interstício exigido para fins da promoção funcional:

I - as licenças e os afastamentos do exercício do cargo de carreira, sem encargo para a FURB, ressalvado o disposto nos parágrafos do artigo anterior;

II - os afastamentos do exercício do cargo previstos nos incisos V e XII do art. 159 do Estatuto dos Servidores Públicos Municipais de Blumenau, que somarem em separado ou cumulativamente um ano;

Art. 11 O acréscimo pecuniário decorrente da promoção funcional será pago:

I - automaticamente, na competência do mês subseqüente ao término do interstício, se o servidor preencher dentro desse os requisitos previstos nos incisos I e II do § 1º do art. 7º;

II – na competência do mês subseqüente à data em que o servidor alcançar a pontuação mínima necessária à obtenção do benefício, na hipótese de que trata o § 2º do art. 7º.

Art. 12 Para efeitos de contagem do período de avaliação, o primeiro ciclo inicia no mês de admissão do servidor, ressalvado o disposto no artigo 7º.

(4)

§ 1º Para os servidores com processos de avaliação ainda em curso quando da entrada em vigor desta resolução, serão considerados os critérios previstos na resolução anterior, até a conclusão do período avaliativo.

§ 2º Os servidores de que trata o parágrafo anterior iniciarão o primeiro período de avaliação sob os critérios desta resolução no mês de conclusão da última avaliação.

(5)

Ficha de Avaliação de Desempenho Funcional (Superior / Subordinado) ANEXO I - Res. Nº _____/2014

PERÍODO DE AVALIAÇÃO: DE ___/___/____ A ___/___/___

Identificação do Avaliador Identificação do Avaliado

Nome: Nº Cadastro Funcional: Cargo Gestor: Nome: Nº Cadastro Funcional: Cargo: Lotação:

Atribua uma nota de 1 (um) a 10 (dez), considerando o desempenho do servidor a ser avaliado, em cada um dos critérios e competências abaixo descritas:

1 – CONDUTA ÉTICA NOTA

0 A 10

Não se Aplica Age com respeito ao sigilo profissional e às normas relativas à reprodução e divulgação de

informações relacionadas à Instituição.

Comporta-se com integridade, probidade e impessoalidade nas ações, respeitando os valores éticos

no serviço público.

Demonstra preocupação com a economia da instituição, estando sempre alerta a focos de

desperdício.

Zela pela conservação dos equipamentos e materiais colocados a sua disposição para o trabalho.

JUSTIFICATIVA (para notas inferiores a 5):

2 – DISCIPLINA NOTA 0 A 10 Não se Aplica É assíduo. É pontual.

Desempenha suas atividades com organização e estabelece prioridades.

Pratica suas atividades respeitando as normas internas e a gestão ambiental da instituição.

Mantém foco na execução de suas atividades.

Atende regular e pontualmente seus compromissos profissionais, tais como reuniões, visitas, cursos

etc.

(6)

3 – RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NOTA 0 A 10

Não se Aplica Compartilha com os colegas novos conhecimentos, atualizações, conteúdos que possam contribuir

com a equipe.

Demonstra disposição e interesse em cooperar com as pessoas.

Comunica-se com clareza e assertividade.

Realiza feedbacks como oportunidade para aprimorar-se.

Mantém bom relacionamento com os indivíduos.

JUSTIFICATIVA (para notas inferiores a 5):

4 – EFICIÊNCIA (resultados) NOTA

0 A 10

Não se Aplica

Aceita e participa nas mudanças (aplicação de novos métodos, procedimentos e ferramentas).

Resolve problemas com agilidade e eficácia..

Contribui frequentemente com idéias para melhoria em serviços, processos e atividades do dia-a-dia.

Analisa e atende as demandas e problemas, agindo no sentido de evitá-las.

Desempenha suas atividades reconhecendo as implicações de suas ações.

Executas as suas tarefas sem perder qualidade, atingindo os resultados esperados.

Frequenta curso de atualização ou busca informações e conhecimento relacionados com suas

atividades que contribuam para seu aperfeiçoamento profissional.

Aproveita as oportunidades de aprender e/ou executar novas tarefas.

JUSTIFICATIVA (para notas inferiores a 5):

Média Geral da Avaliação:

Data: _____/_____/_____

___________________________________ Carimbo e Assinatura do Avaliador

Ciente em: _____/_____/_____

___________________________________ Assinatura do Servidor Avaliado

(7)

Ficha de Avaliação de Desempenho Funcional (Pares) ANEXO II - Res. Nº _____/2014

PERÍODO DE AVALIAÇÃO: DE ___/___/____ A ___/___/___

Identificação do Avaliador Identificação do Avaliado

Nome: Nº Cadastro Funcional: Cargo: Lotação: Nome: Nº Cadastro Funcional: Cargo: Lotação:

Atribua uma nota de 1 (um) a 10 (dez), considerando o desempenho do servidor a ser avaliado, em cada um dos critérios e competências abaixo descritas:

1 – CONDUTA ÉTICA NOTA

0 A 10

Não se Aplica Age com respeito ao sigilo profissional e às normas relativas à reprodução e divulgação de

informações relacionadas à Instituição.

Comporta-se com integridade, probidade e impessoalidade nas ações, respeitando os valores éticos

no serviço público.

Demonstra preocupação com a economia da instituição estando sempre alerta a focos de

desperdício.

Zela pela conservação dos equipamentos e materiais colocados a sua disposição para o trabalho.

JUSTIFICATIVA (para notas inferiores a 5):

2 – DISCIPLINA NOTA 0 A 10 Não se Aplica É assíduo. É pontual.

Desempenha suas atividades com organização e estabelece prioridades.

Pratica suas atividades respeitando as normas internas e a gestão ambiental da instituição

Mantém foco na execução de suas atividades

Atende regular e pontualmente seus compromissos profissionais, tais como reuniões, visitas, cursos

etc.

(8)

3 – RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NOTA 0 A 10

Não se Aplica Compartilha com os colegas novos conhecimentos, atualizações, conteúdos que possam contribuir

com a equipe.

Demonstra disposição e interesse em cooperar com as pessoas.

Comunica-se com clareza e assertividade.

Realiza feedbacks como oportunidade para aprimorar-se.

Mantém bom relacionamento com os indivíduos.

JUSTIFICATIVA (para notas inferiores a 5):

4 – EFICIÊNCIA (resultados) NOTA

0 A 10

Não se Aplica

Aceita e participa nas mudanças (aplicação de novos métodos, procedimentos e ferramentas).

Resolve problemas com agilidade e eficácia..

Contribui frequentemente com idéias para melhoria em serviços, processos e atividades do dia-a-dia.

Analisa e atende as demandas e problemas, agindo no sentido de evitá-las.

Desempenha suas atividades reconhecendo as implicações de suas ações.

Executas as suas tarefas sem perder qualidade, atingindo os resultados esperados.

Frequenta curso de atualização ou busca informações e conhecimento relacionados com suas

atividades que contribuam para seu aperfeiçoamento profissional.

Aproveita as oportunidades de aprender e/ou executar novas tarefas.

JUSTIFICATIVA (para notas inferiores a 5):

Média Geral da Avaliação:

Data: _____/_____/_____

___________________________________ Carimbo e Assinatura do Avaliador

Ciente em: _____/_____/_____

___________________________________ Assinatura do Servidor Avaliado

(9)

Ficha de Avaliação de Desempenho Funcional (Individual) ANEXO III - Res. Nº _____/2014

PERÍODO DE AVALIAÇÃO: DE ___/___/____ A ___/___/___ Identificação do Avaliador/Avaliado Nome: Nº Cadastro Funcional: Cargo: Lotação:

Atribua uma nota de 1 (um) a 10 (dez), considerando o desempenho do servidor a ser avaliado, em cada um dos critérios e competências abaixo descritas:

1 – CONDUTA ÉTICA NOTA

0 A 10

Não se Aplica Ajo com respeito ao sigilo profissional e às normas relativas à reprodução e divulgação de

informações relacionadas à Instituição.

Comporto-me com integridade, probidade e impessoalidade nas ações, respeitando os valores éticos

no serviço público.

Preocupo-me com a economia da instituição e estou sempre alerta a focos de desperdício.

Zelo pela conservação dos equipamentos e materiais colocados a minha disposição para o trabalho.

2 – DISCIPLINA NOTA 0 A 10 Não se Aplica Sou assíduo. Sou pontual.

Desempenho minhas atividades com organização e estabeleço prioridades.

Pratico minhas atividades respeitando as normas internas e a gestão ambiental da instituição.

Mantenho foco na execução de minhas atividades.

Atendo regular e pontualmente meus compromissos profissionais, tais como reuniões, visitas, cursos

etc.

3 – RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NOTA

0 A 10

Não se Aplica Compartilho com meus colegas novos conhecimentos, atualizações, conteúdos que possam

contribuir com a equipe.

Demonstro disposição e interesse em cooperar com as pessoas.

Comunico-me com clareza e assertividade

Realizo feedbacks como oportunidade para meu aprimoramento.

(10)

4 – EFICIÊNCIA (resultados) NOTA 0 A 10

Não se Aplica

Aceito e participo nas mudanças (aplicação de novos métodos, procedimentos e ferramentas).

Resolvo problemas com agilidade e eficácia.

Contribuo frequentemente com idéias para melhoria em serviços, processos e atividades do

dia-a-dia.

Analiso e atendo as demandas e problemas, agindo no sentido de evitá-las.

Desempenho minhas atividades reconhecendo as implicações de minhas ações.

Executo minhas tarefas sem perder qualidade, atingindo os resultados esperados.

Frequento cursos de atualização e busco informações e conhecimento relacionados com minhas

atividades, contribuindo para meu aperfeiçoamento profissional.

Aproveito as oportunidades de aprender e/ou executar novas tarefas.

Média Geral da Avaliação:

Data _____/_____/_____

___________________________________ Assinatura do Servidor

Referências

Documentos relacionados

Portanto, não se pode afirmar que existe a presença ou ausência de alguns desses compostos nas cultivares que apresentaram maior e menor resistência ao ataque

Dessa maneira, os resultados desta tese são uma síntese que propõe o uso de índices não convencionais de conforto térmico, utilizando o Índice de Temperatura de Globo Negro e

A partir da análise das Figuras 5.20, 5.21, 5.22 e 5.23 pode-se afirmar que a variação do início da altura de queda do bloco não alterou os resultados da energia cinética e alturas

The main difference between the 2014 outbreak of Ebola in Liberia and the previous outbreaks of Ebola in Yambuku and Kikwit studied in [ 21 ] is at the end of the evolution of

Na experiência em análise, os professores não tiveram formação para tal mudança e foram experimentando e construindo, a seu modo, uma escola de tempo

Considera que é importante que os professores tenham experiência prática para poderem passar essa vivência aos alunos; os alunos também devem ter contacto com a prática durante

Technology, 2008. Yu, "Problem-specific genetic algorithm for power transmission system planning," Electric Power Systems Research, vol. Gallego, et al., "Transmission

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...