• Nenhum resultado encontrado

Sua capacidade antioxidante é muito superior as demais berries, acima até mesmo do açaí e goji berry, bastante conhecidos por essa atividade.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Sua capacidade antioxidante é muito superior as demais berries, acima até mesmo do açaí e goji berry, bastante conhecidos por essa atividade."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

GLICOBERRY

Os maus hábitos alimentares são fatores de risco para o desenvolvimento e a progressão de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como hipertensão arterial, acidente vascular cerebral (AVC), infarto, resistência à insulina (RI), diabetes mellitus e dislipidemia. Em conjunto com os maus hábitos alimentares, pode-se somar o sedentarismo, tabagismo, alcoolismo e stress, que fazem aumentar ainda mais os riscos de morte. Isto ocorre porque estes fatores impactam de forma negativa no funcionamento normal do metabolismo.

Em geral, o principal indício de irregularidades metabólicas é a resistência à insulina (RI), tendo como indicativo o acúmulo de gordura na região abdominal ou ainda alteração nos parâmetros bioquímicos da glicose e insulina, tanto de jejum quanto pós-prandial.

Na resistência à insulina há alteração do controle insulinêmico e glicêmico, e ocorre a partir dos seguintes fatores:

 Alto consumo de carboidratos refinados, gorduras saturadas e trans;  Baixo consumo de fibras;

 Sedentarismo;

 Alterações mutagênicas capazes de alterar a produção e secreção de insulina pelas células β do pâncreas;

 Sensibilidade tecidual à ação da insulina;

 Disruptores endócrinos (produtos químicos, poluentes e aditivos alimentares). Todas estas alterações provocam processos inflamatórios crônicos em que há liberação de interleucinas (IL-1 e IL-6) e fator de necrose tumoral alfa (TNFα), que por sua vez vão conduzir às outras patologias, principalmente disfunções endoteliais.

Por outro lado, alguns alimentos são capazes de prevenir e reverter este quadro de doença através dos seus compostos bioativos. Estes compostos são substâncias químicas, encontrados exclusivamente em produtos vegetais, que atuam a nível molecular no nosso organismo e têm atividades fisiológicas importantes.

As espécies vegetais possuem dois tipos de metabolismo: o metabolismo primário e o secundário. No metabolismo primário são gerados macronutrientes (aminoácidos, lipídios e açúcares), micronutrientes e nucleotídeos, que são moléculas comuns e necessárias para o funcionamento de todas as células. O metabolismo secundário provê estruturas químicas complexas, de baixo peso molecular e atividades biológicas importantes, sendo utilizadas como terapêuticas. Estas moléculas são parte do sistema de defesa das espécies vegetais frente aos estímulos do meio ambiente, como seca, excesso de chuva, temperatura, altitude, solo, radiação ultravioleta, predadores e grau de maturação do vegetal.

Dentre os compostos bioativos, a categoria que mais se destaca é a dos polifenóis, que por sua vez se subdividem em classes de acordo com sua estrutura química.

As espécies vegetais mais utilizadas para melhora da saúde cardiovascular e, portanto, para controle das patologias correlacionadas são as frutas vermelhas, as famosas berries, pois são ricas em uma espécie de flavonóide, chamado antocianina. As antocianinas têm função antioxidante, ou seja, são capazes de neutralizar os radicais livres, protegendo contra o envelhecimento celular. O consumo de antocianinas está associado ao menor risco do desenvolvimento de diabetes tipo 2, de acordo com dados publicados pela Nurses’ Health Study (NHS).

Dentre as berries, destaca-se uma fruta originária do sul do Chile, a maqui berry (Aristotelia chilensis) com potente ação antioxidante, devido ao seu teor de antocianinas, sendo 75% de delfinidinas e 25% de cianidinas.

(2)

Sua capacidade antioxidante é muito superior as demais berries, acima até mesmo do açaí e goji berry, bastante conhecidos por essa atividade.

Glicoberry é um extrato de maqui berry, exclusivo e patenteado, padronizado em 35% de

antocianinas e 25% de delfinidina. Os antioxidantes de Glicoberry atuam contra os 5 principais radicais livres do corpo humano: peroxilos, hidroxilos, peroxinitritos, ânion superóxido e outros radicais livres à base de oxigênio(ex: oxigênio siglete).

Dose

60mg, 1 a 2x ao dia.

Informações Farmacotécnicas

Glicoberryé um pó de coloração roxa e possui excelente solubilidade em água.

Ações

 Redução da glicose de jejum e pós-prandial;  Redução da insulina de jejum e pós-prandial;  Redução do LDL colesterol;

 Antioxidante.

Vantagens

 Prevenção do diabetes mellitus tipo 2;  Prevenção de riscos cardíacos;

 Boa tolerabilidade;  Sem efeitos adversos;

 Non-GMO (não modificado geneticamente);  Excelente solubilidade em água;

 Alta biodisponibilidade.

Mecanismo de ação

Glicoberry reduz a glicose pós-prandial através da inibição do co-transportador

sódio-glicose (SGLT), esse mecanismo retarda a absorção de sódio-glicose, independente de sua origem, no intestino delgado.

Além disso, os estudos mostram que a insulina circulante também é menor, ou seja, a glicose é gerida de forma mais eficiente, devido ao teor de delfinidina, uma das principais antocianinas de Glicoberry, capaz de melhorar a sensibilidade à insulina nos tecidos alvo, efeitos estes que foram obtidos em células musculares e do fígado. De forma bastante resumida, é como se a delfinidina, produzisse efeitos semelhantes à insulina nos tecidos alvo.

Outra ação de Glicoberry ocorre relacionada à secreção de insulina, o mecanismo de ação não está muito bem elucidado, pois não se sabe se a ação é de forma direta ou mediada por incretinas, hormônios produzidos no trato gastrintestinal e liberados na presença de nutrientes no intestino que estimulam a secreção de insulina.

Informações toxicológicas

Em testes realizados, Glicoberry se mostrou seguro em doses agudas de 2000mg/kg de peso corporal por dia durante 14 dias. A toxicidade crônica foi avaliada nas seguintes dosagens 100, 300 e 1000 mg/kg de peso corporal por dia durante 3 meses, além do período de recuperação.

Estudos de eficácia

1. Redução da glicose e insulina em humanos

Estudo randomizado, duplo-cego, placebo controlado, cross-over, realizado com 10 participantes com glicemia de jejum <100mg/dL e tolerância à glicose alterada após sobrecarga (≥ 100 mg/dL e <125 mg/dL).

Foram coletadas amostras de sangue 10 minutos antes da administração de 200 mg de Glicoberry ou placebo, após 15 minutos do consumo de 75g de arroz branco e depois aos 60, 90, 120 e 180 minutos após a ingestão de Glicoberry ou placebo. Foi realizado washout de 7 dias e os grupos foram invertidos, quem recebeu Glicoberry anteriormente recebeu placebo e vice-versa.

(3)

Gráfico 1 A e B: Efeito de Glicoberry na concentração de insulina e glicemia pós-prandial em 10 pacientes com leve intolerância à glicose. A linha do tempo é definida

como zero para o momento do consumo do arroz, que foi precedido pela ingestão de Glicoberry ou placebo 30 minutos antes, e medição de insulina e glicose em jejum 10

minutos antes. O tratamento com Glicoberry inibe significativamente o aumento da glicose pós-prandial nos tempos 60 e 90 min (p<0.05). Correspondentemente, no grupo

tratado com Glicoberry, os níveis de insulina aumentam de forma retardada, uma hora após a refeição, enquanto no grupo placebo a insulina aumenta após 15min. A significância estatística entre Glicoberry e placebo são as médias ± padrão de erro. Os resultados mostraram redução da glicose e insulina pós-prandial, em comparação ao placebo. Comumente, após 60min da ingestão de glicose, o açúcar tem seu pico no organismo, o que não ocorreu no grupo que recebeu Glicoberry, o mesmo foi observado em relação à concentração de insulina.

Investigação pré-clínica em ratos para elucidar mecanismo de ação:

Estudo realizado com 10 ratos da espécie Sprague Dawley, dos quais 5 foram induzidos a apresentar intolerância à glicose em nível moderado, enquanto os outros 5 animais se mantiveram saudáveis, sem alteração metabólica.

Glicoberry foi administrado diluído em água na dosagem de 20mg/kg de peso,

ambos os grupos, Glicoberry e placebo foram tratados por 4 meses.

Houve redução da glicemia de jejum nos animais pré-diabéticos após a administração de Glicoberry, enquanto o grupo saudável não teve alteração nesse indicador. O resultado também foi positivo na redução da glicose pós-prandial. A absorção de glicose na parte jejunal do intestino também foi avaliada, em que houve redução de 60% com administração de Glicoberry.

2. Redução da hemoglobina glicada (HbA1c)

Estudo com 31 participantes, dos quais 30 o concluíram, de ambos os sexos, com intolerância moderada à glicose (qualquer parâmetro bioquímico alterado relacionado ao metabolismo da glicose), IMC entre 25 e 35kg/m2 e circunferência

abdominal elevada (homens acima de 103cm e mulheres acima de 88cm). Avaliou-se os níveis de glicose, hemoglobina glicada (HbA1c) e perfil lipídico. Os participantes não foram orientados quanto ao consumo de uma dieta específica. Os participantes receberam 180mg de Glicoberry diluído em 200ml de água, antes do café da manhã.

Os resultados encontrados foram os seguintes:

 Redução da HBA1c já no 1º mês de suplementação, apresentando-se significativa no 2º e 3º mês;

 Redução significativa do LDL colesterol após 3 meses;  Significativo aumento do HDL colesterol;

 Boa tolerabilidade e sem efeitos adversos;

(4)

Gráfico 2: Valores de HbA1c de 30 participantes pré-diabéticos ingerindo 180mg de

Glicoberry1 vez ao dia pela manhã ao longo do período de 3 meses.

Gráfico 3: Mudança de valores no Ox-LDL dentro de cada grupo depois de 4 semanas de intervenção e 40 dias de acompanhamento. Dados estão expressos

como médias ±SD. *Diferença significativa do baseline de p<0,05.

Gráfico 4: Efeitos da suplementação de Glicoberry na excreção urinária de 8-isso-PGF2α em obesos, indivíduos com excesso de peso e fumantes. Dados

estão expressos como média ±SD. *Diferença significativa do baseline de p<0,05.  Não houve alterações nos parâmetros utilizados para controlar a segurança

do produto (enzimas hepáticas).

3. Biomarcadores de estresse oxidativo

Estudo randomizado, duplo-cego, placebo controlado, com 42 participantes, dos quais alguns eram saudáveis, outros com excesso de peso e havia fumantes também, que foram divididos em 2 grupos, um suplementado com 3 cápsulas de 150mg contendo Glicoberry, maltodextrina, cálcio e magnésio e outro com placebo por 4 semanas.

Amostras de sangue e urina foram coletadas no início, no final do tratamento e 40 dias após o tratamento, período denominado acompanhamento.

Os participantes foram orientados a seguir com sua alimentação habitual.

Como a peroxidação lipídica pode ser um fator crucial para a fisiopatologia de doenças crônicas, o estudo teve como objetivo analisar o colesterol LDL-oxidado e o biomarcador de estresse oxidativo na urina F2 isoprostano (8-iso-PGF2a). Durante o tratamento com Glicoberry houve redução de ambos parâmetros de estresse oxidativo quando comparados ao baseline, atribuídos ao poder antioxidante das antocianinas. Após a interrupção da suplementação, não foram observadas diferenças estatisticamente significativas.

(5)

Gráfico 5: Variação média da glicemia durante o teste de tolerância oral à glicose (TTOG) para os voluntários tratados com doses diferentes de Glicoberry. Os níveis

basais e pós-prandiais de glicemia são apresentados para comparar as tendências observadas em cada momento, dependendo da dose administrada.

4. Estudo de eficácia com diferentes dosagens

Estudo realizado com 43 homens e mulheres de 18 a 50 anos com alguma alteração no metabolismo da glicose, ou seja, indivíduos pré-diabéticos.

O estudo objetivou analisar o efeito agudo de diferentes dosagens de Glicoberry através da medição da glicose e insulina aferidas em jejum e pós-prandial 30, 60, 90 e 120min.

As dosagens testadas foram 60, 120 e 180mg de Glicoberry em doses únicas com 7 dias de diferença entre elas.

A redução da glicose ocorreu 60 min após a ingestão de Glicoberry que se mostrou dose-dependente, ou seja, melhores resultados com maiores dosagens do ativo.

Glicoberry mostrou-se bem tolerado e sem reações adversas durante o

(6)

Referências Bibliográficas

1. Informações do fabricante.

2. Hidalgo et al. Delphinol® standardized maqui berry extract reduces postprandial blood glucose increase in individuals with impaired glucose regulation by novel mechanism of sodium glucose cotransporter inhibition. Panminerva Medica, v. 56, n 2, pag 1-7, 2014.

3. Alvarado et al. Delphinol® standardized maqui berry extract significantly lowers blood glucose and improves blood lipid profile in prediabetic individuals in three months clinical trial. Panminerva Medica, v. 58, n 3, pag 1-6, 2016.

4. Davinelli et al. A randomized clinical trial evaluating the efficacy of an antocyanin maqui berry extract (Delphinol®) on oxidative stress biomarkers. Journal of the American College of Nutrition, v. 34, pag 28-33, 2015.

5. Watson et al. Nutraceutical and antioxidant effects of a delphinidin-rich maqui berry extract Delphinol®: a review.Minerva cardioangiologica, v. 63, n2, pag 1-12, 2015.

6. Alvarado et al. Delphinidin rich maqui berry extract (Delphinol®) lowers fasting and posprandial glycemia and insulinemia in prediabetic individuals during oral glucose tolerance tests. Estudo do fabricante, 2016.

Referências

Documentos relacionados