• Nenhum resultado encontrado

Faziendo realidade a Rede do futuro. Supervisão e Automação da rede de Baixa Tensão

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Faziendo realidade a Rede do futuro. Supervisão e Automação da rede de Baixa Tensão"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Faziendo realidade a

Rede do futuro

Supervisão e Automação

da rede de Baixa Tensão

(2)

2

para o conceito de Infraestrutura de medição avançada AMI (Advanced Metering Infrastructure), através do gerenciamento automática de medidores – AMM (Automated Meter Management).

Esta evolução foi possível graças ao progresso tecnológico dos subsistemas de comunicação que permitiram que a

A Gestão da Procura – (DSM – Demand Side Managemant) na Espanha tem sido o verdadeiro fator de motivação no processo de implantação de AMM uma vez que os setores Governamentais e o Operador do Sistema constataram nas tecnologias disponíveis uma oportunidade para implantar o gerenciamento da demanda elétrica e da eficiência da energética. O êxito dessas políticas de DSM normal-mente tem requerido uma estreita colabo-ração entre os Agentes Governamentais, Operador do Sistema, Distribuidoras de Energia, Fabricantes (medidores, equipa-mentos de comunicações...) e Integradores de Hardware e Software.

A ZIV vem participando ativamente, na Espanha e na EU, de importantes projetos de P&D nesta área, como: GAD, FENIX,

Este fato exige que sejam disponibilizados recursos ao cliente como o terminal de informação de dados, com a possibilidade do mesmo executar ordens de re-conexão manual da energia ou ainda ser capaz de alterar as tarifas em função do perfil de carga contratado.

A participação ativa do consumidor é fundamental para se obter êxito na implantação da Gestão da Procura – DSM. Desta forma é absolutamente necessário que o cliente conheça o valor percebido pela energia consumida de modo a obter as opções para a redução dos custos deste serviço.

automação das redes de distribuição As empresas do Grupo ZIV oferecem sistemas completos de medição incluindo os equipamentos de comunicações juntamente com seus programas de SW para compor soluções chave na mão baseada no conceito de AMI.

Gerenciamento de

Demanda

Resposta a cliente

AQUISIÇÃO

DE DADOS

DE MEDIÇÃO

REDE DE

COMUNICAÇÕES

AQUISIÇÃO E GESTÃO DE DADOS

Medidor de energia elétrica Medidor de gás Medidor de água

Rede de transmissão

de dados:

PLC, BPL, RF,

redes públicas, etc.

SISTEMA DE

GESTÃO DE DADOS

(3)

3 grid automation

Supervisão e automação da rede de baixa tensão

O medidor é o principal componente no conceito AMI, uma vez que este dispositivo é a interface entre o cliente e o sistema AMM. Além da precisão, confiabilidade e da robustez tradicionalmente exigido para estes dispositivos, é necessário que o mesmo seja dotado de uma comunicação confiável tanto com os concentradores como para o usuário (quando estes são montados agrupados nos casos de edifícios e condomínios). O PLC em baixa tensão é a solução ZIV adotada para a comunicação dos medidores.

O concentrador é o dispositivo intermediário e com capacidade de comunicação entre o Centro de Gestão e Controle e os medidores inteligentes. Obviamente, dentro da arquitetura PRIME, esses concentradores são interoperáveis com todos os dispositivos compatíveis com a tecnologia PRIME. A comunicação com os medidores é feita através de PLC e com o Centro de Gestão e Controle através

Os sistemas AMM estão preparados para incorporar dados de medição a partir de outros serviços, como: gás, água e aquecimento.O acesso a estes dados pode ser feito através do medidor (comunicação serial ou por meio de pulsos) ou através do concentrador via comunicação serial. Nossos medidores e concentradores podem incorporar opcionalmente esta funcionalidade.

A robusta solução PLC definida pelo padrão aberto de domínio público PRIME (www.primealliance.org) garante a total interoperabilidade entre equipamentos que suportam este padrão. A ZIV tem instalado um grande número de medidores monofásicos (modelo 5CTM) e trifásicos (modelo 5CTD) equipados com modem PLC de comunicações e com disjuntor de corte com desempenho satisfatório em todos os tipos de instalações tanto urbanas como rurais.

de diferentes meios opcionais (PLC de MT, GSM, GPRS, Ethernet, F.O ...). O concentrador usualmente é instalado na estação de transformação. O modelo 4CCT inclui também uma funcionalidade adicional que permite uma supervisão dos transformadores e fornece uma plataforma avançada para a automação da rede de distribuição com capacidades dentro do conceito de redes inteligentes.

Medidores Inteligentes

Concentrador

Aplicações Multi-Utility

Contador trifasico 5CTD 5CTM-PLC 5CTM modem PRIME 5CT PRIME integrado

(4)

- Infraestrutura de medição avançada (AMI) é uma das aplicações mais im-portantes do SmartGrid. Porém ape-nas os medidores inteligentes não são suficientes para a implantação do sistema uma vez que o mesmo requer uma ampla rede de comunicações ca-paz de conectar os medidores com os Centros de Gestão. Nos últimos anos a ZIV tem aplicado grandes recur-sos no desenvolvimento de soluções completas de AMI baseadas em pa-drões abertos. Um dos princípios da ZIV é o desenvolvimento de equipa-mentos com soluções multivendor. A criação do protocolo IEC61850 é um bom exemplo do que pode ser feito quando as principais partes interes-sadas trabalham juntas. Neste caso: fabricantes e companhias elétricas. No campo AMI, a ZIV demonstra tam-bém o compromisso em fornecer so-luções com padrões completamente abertos:

- A sua participação ativa na aliança PRIME para a definição de uma tec-nologia Power line Communication em baixa tensão.

- O seu apoio para implantação no pro-tocolo DLMS dos recursos avançadas de medição.

- O uso do protocolo padrão IEC 60870-5-102, como uma solução aberta para aplicações em leitura remota de me-didores.

Um dos desafios mais importantes Electric Utilities estão enfrentando, é o de desemprego de um pronto AMI para as necessidades fu-tura.

ZIV é capaz de oferecer uma completa Auto-matic, graças à sua solução Medidor de Se-cundária de dados Subestação Medidor de Con-centrator 4CCT.

4CCT é um concentrador de dados projetados para a pesquisa automática de medidores de energia elétrica (5CTM):

- Concentrados os dados metros de to-dos os medidores conectato-dos a uma transfor-mer na estação transforma-dora.

- Sincroniza os medidores

- Detecta automaticamente a conexão de novos medidores na rede.

- Serve como uma ponte entre os me-tros e do operador de rede serve como uma ponte LAN.

- Armazena dados metros relevantes: identificação, energia consumida, etc.

para a implantação de

SmartGrids Este é o

momento de decidir qual é o

melhor padrão.

Flexibilidade, normas e

soluções abertas são os

fatores-chave para a

construção de uma

verdadeira rede inteligente.

Soluções abertas Instalações Multivendor Padrões UCA IEC 61850 PRIME Soluções Flexíveis Mais de 7k models em 50 paises Wirelees GPRS/Edge /UMTS/HSPA WAM Router EMR MT Concentrador de medidores 10/100 Base T (cobre) CCT Linha MT Nós de serviço 5CTM con modem PLC interno Atua como comutador

Nós de serviço

5CTM

con modem PLC interno

CT (Opçao 1) CT (Opçao 2)

Atua como comutador Concentrador de

(5)

5

As redes de baixa tensão que interco-nectam as subestações secundárias aos pontos de consumo são a infraes-trutura natural para a comunicação com os medidores.

ZIV, oferece um conjunto completo de robustos dispositivos powelines de BT/ MT para comunicação baseado na tec-nologia PLC. Este sistema PLC consis-te em uma sub-rede definida no conconsis-tex- contex-to do secundário do transformador de distribuição.

As sub-redes são gerenciadas por Nós da Base PRIME (CCT incorpora um nó base PRIME) (PBN) e Nós de Serviço (CTM com modem embutido PLC). Qualquer outro nó da sub-rede é um nó de Serviço. Esses nós são responsá-veis pela conectividade da sub-rede e comutação de dados de seus vizinhos para propagar a conectividade.

As Distribuidoras necessitam construir uma rede confiável de telecomunica-ções para tornar Smart Grid uma rea-lidade.

Esta rede de telecomunicações será formada por diversas tecnologias dis-poníveis: ¨wireless¨ ou ¨wireline¨. Nas subestações secundárias, onde ocorre a transformação de MT para BT, é ne-cessário integrar na infraestrutura de comunicações já existente.

Muitas opções já estão disponíveis para prover a conectividade com o Centro de Operação da distribuição. A ZIV fornece uma ampla gama de produtos de rede para interligar os pontos de transformação BT com as redes de média tensão MT. - Wireless Routers Industrial (EMR).

Equipamento que permite acesso através de canais de telefonia celular (GPRS, UMTS, HSPA ...) numa atrativa relação custo benefício.

- Switches Gigabit Ethernet (SWT): Se há disponibilidade de infra-estrutura de fibra óptica na estação secundá-ria..

- Router em Tempo Real (NRTR), com interface PLC de banda larga: Requer unidades especiais de acoplamento para se adaptar a infraestrutura PLC de MV.

PRIME:

Comunicação em

circuitos de BT

Redes de

Telecomunicação

grid automation Supervisão e automação da rede de baixa tensão

CT (Opçao 3) Nós de serviço 5CTM Nós de serviço 5CTM Nós de serviço 5CTM Nós de serviço 5CTM Atua como comutador

Switch Ethernet SWT MT 10/100 Base T (cobre) Linha MT CCT CCT MT Fibra Óptica Acoplamento capacitivo CAMZ PLC Banda larga NRTR Linha MT

(6)

apenas no nível físico como também nas camadas de aplicação e protocolo. A ZIV desde o início assumiu um forte compromisso, em desenvolver sistemas abertos de domínio público e totalmente interoperável, como é o caso da arquitetura PRIME e vem participando ativamente no projeto Europeu OPEN METER.

s funcionalidade consiste de um algoritmo de segundo nível, residente no concen-trador que supervisiona as três fases de tensão dos medidores e pela detecção da perda de comunicações.

s tensão: Função disponível no concentra-dor para aplicação na operação e manu-tenção da rede..

s mador: Função residente no concentra-dor para fins de operação e manutenção. s

Qualidade de Energia: Esta funcionalida-de foi incorporada antecipando possível exigência regulatória que incluir a medição das seguintes grandezas:

- Sags.

- Interrupção de Curta Duração. - Variações de tensão.

Control Center

Circuits

Smart Electric Plugs

Home Appliances Smart

Meter

(7)

7

Os dados de medição armazenados pelo concentrador 4CCT são disponibilizados ao Centro de Controle e Gestão de Medição através dos formatos compatíveis com os sistemas de controle e de faturamento das companhias de distribuição.

Adicionalmente as características mencionadas acima, a ZIV oferece especialistas nos seguintes assuntos:

- Análise de redes de Baixa Tensão. - Soluções para medições especiais. - Comissionamento de sistemas AMR

Análise de redes de transmissão através de PLC na rede rural de baixa Análise de redes de transmissão através de PLC na rede rural de baixa tensão

Software de Gestão de medição

Interface com os

atuais Sistemas de

Gestão de Dados de

Medição

grid automation

(8)

http://www.ziv.es

http://www.zivmedida.com

se esfuerza constantemente en la mejora de sus productos y servicios. Consecuentemente, la información técnica que contiene este

48170 Zamudio, Vizcaya T: +34 94 452 20 03 F: +34 94 452 21 40

2340 River Road, Suite 210 Des Plaines, IL 60018 T: +1 847 299 6580 F: +1 847 299 6581

Brazil:

Av. Padre Natuzzi, 200 CEP 24.360-180, São Francisco, Niteroi, Rio de Janeiro T: +55 21 36 02 8511 F: +55 21 36 02 8511 Singapore: 10 Anson Road #25-07 International Plaza. Singapore 079903 T: +65 6410 9625 F: +65 6410 9631 Russia:

Krimsky Val, d.3 str. 2, office 514 119049 Moscow

T: +7 495 642 63 12

ZIV continuously strives to improve products and services. The technical information included in this document is subject to change without notice.

Please visit our website for local contact information in your area.

Madrid:

Parque Tecnológico de Leganés C/ Diego Marín Aguilera 14 28918 Leganés, Madrid T: +34 91 352 70 56 F: +34 91 352 63 04 Barcelona: C/ Antonio Machado, 78 Edificio Australia 08840 Viladecans, Barcelona T: +34 93 349 07 00 F: +34 93 349 22 58 Sevilla: Av. de la Aeronáutica nº 10 (Edificio Helios) Planta 7ª, módulo 4 41020 - Sevilla

T: +34 954 461 360 F: +34 954 462 484

Las Palmas:

Fernando Guanarteme 16. Ofic. 1º A 35007 Las Palmas de Gran Canaria T: +34 94 452 20 03

Referências

Documentos relacionados

II - O laudo pericial atestou que, embora a apelante fosse comprovadamente portadora da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS), estava em tratamento médico

“ADMINISTRATIVO - AÇÃO ORDINÁRIA - SERVIDORA PÚBLICA MUNICIPAL - LICENÇA MATERNIDADE - EXTENSÃO - INTERPRETAÇÃO CONSTITUCIONAL - LEI Nº 11.770/08 - EFICÁCIA PLENA PRINCÍPIO

"O pagamento in natura da pensão alimentícia, embora admitido, reserva-se a situações excepcionais, quando não recomendável o pagamento em pecúnia, por exemplo, se comprovada

Poderá o azote ser absorvido, aprehendi- do directamente pelas vegetaes ? E' uma ques- tão que segundo creio está hoje resolvida af- íirmamente como veremos. Da exposição al- guma

3.2.3. Enviar o Comprovante de Inscrição Online, o Requerimento de Solicitação de Redução da Taxa de Inscrição, juntamente com os documentos comprobatórios descritos

Realizar esse trabalho possibilita desencadear um processo de reflexão na ação (formação continuada), durante a qual o professor vivencia um novo jeito de

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

Na experiência em análise, os professores não tiveram formação para tal mudança e foram experimentando e construindo, a seu modo, uma escola de tempo