• Nenhum resultado encontrado

Biblioteca Digital do IPG: Relatório de Estágio Curricular – Mega Despertar

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Biblioteca Digital do IPG: Relatório de Estágio Curricular – Mega Despertar"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)
(2)

Página 2

Ide nti f i c a ç ão

No me do Pro ject o : Co nvit e ca sa me nt o D io go Ma nue l de Asc e ns ão Alme id a Ale ix o

N.º 9406 – CET, Pro duto s de Dese nvo lv ime nt o para a Mu lt iméd ia IPG – Inst it ut o Po lit éc n ico da Guarda (ESTG)

Pro fe sso r Or ie nt ado r: Eng.º No e l Lo pes

(3)

Página 3

Índi c e

I d e n t i f i c a ç ã o . . . 2 Í n d i c e . . . 3 I n t r o d u ç ã o . . . 4 C r o n o g r a m a ... 5 A p r e s e n t a ç ã o d o P r o j e c t o ... 6 Proje cto . . . 7 Cart az s ocial e out ros t rabalho s . . . 1 4 Conc lus ão . . . 1 6

(4)

Página 4

Intr o duç ã o

Este relatório destina-se a descrever o estágio realizado na empresa Mega despertar. Nele vou descrever todos os trabalhos realizados ao longo dos dois meses de estágio assim como os problemas que fui encontrando.

Tendo como trabalho principal a realização de um convite de casamento, onde me irei focar mais ao longo deste relatório de estágio e explicar mais detalhadamente a sua elaboração, explicarei também alguns problemas que me foram surgindo e a maneira utilizada para os resolver, assim como outros trabalhos efectuados.

(5)

Página 5

Cr o no g r a ma

Durante os primeiros dias do estágio, elaborei um gráfico que corresponde a todas as actividades e ao tempo ocupado pelas mesmas, essas actividades foram desenvolvidas durante o estágio profissional na Mega Despertar. Primeiramente tive de conhecer a empresa tal como ela é para poder trabalhar nos seus projectos e saber como a empresa trabalha.

Durante todo o estágio procedi a várias formatações de computadores com vários S.O, incluídos também os seus drivers e todo e qualquer software que fosse requerido pelo cliente. Já no final do estágio foi tentado melhorar o Web site da empresa, não tendo sido implementado por questões superiores a mim. Procedi também a varias instalações de hardware tais como placas gráficas, mother boards e memorias RAM. Elaborei durante as 5 últimas semanas vários cartazes de eventos sociais, com destino ao bar do proprietário da empresa.

(6)

Página 6

Apr e se nta ç ã o do P r o je c to

Tendo e m co nt a o me u P la no de Est ág io do curso de Des e nvo lvime nt o de Pro duto s Mu lt imé d ia , e o s co nt eúdo s que ne le fo ra m le cc io nado s, fo i- me apre se nt ada a pro po st a para a e la bo raç ão de u m co nvit e de c as a me nt o co mo t raba lho pr in c ipa l ao lo ngo do meu est ág io . Ale m d e t er e la bo rado o co nvit e de c as a me nt o, t ambé m e m P ho t o sho p fiz cart azes par a e ve nt o s so c ia is , no mea da me nt e para a s e ma na acad é mic a.

Na rea liz ação dest a act iv idad e pude ap lic ar na prát ica o s co nhe c ime nt o s adqu ir ido s dura nt e as au la s e as ferra me nt as e t ec no lo g ia s de des e nvo lv ime nt o de co mpo ne nt es mu lt imé d ia t a is co mo o ado be Pho t o sho p de mo do a po der mo ldar a ima ge m e re cr iar a me s ma, da ndo -lhe no vas t o na lidad es, acre sc e nt ando e fe ito s e nt re o ut ras o pçõ es. Segue u ma figur a do a mbie nt e de t raba lho do Ad o be Pho t o sho p.

(7)

Página 7

Projecto

Co m a a juda d a p la nific ação pre via me nt e e la bo rada, co nsegu i segu ir u m mét o do de traba lho que ac he i ma is e fic az para o meu pro ject o .

Apó s cu mpr ida a fa se d e t est es co m o so ft ware (P ho to sho p), er a a lt ura de co meçar a p la n ific aç ão . Fo i- me fo rnec ido o segu int e mat er ia l:

 U ma fo t o grafia do s no ivo s ( fig. 3):  U ma ima ge m d e a lia nça s ( fig. 4);  U ma No t a de dó lar ( fig. 5):

Figura 3 – Noivos

(8)

Página 8

Figura 5 – Nota de dólar

Segu ida me nt e, cr ie i u m e s bo ço so bre co mo ir ia ficar o co nv it e. Apó s t er a a pro vaç ão do dest inat ár io d o co nvit e met i “ mão s a o bra”. Co mece i po r unifo r miz ar a no t a, ret ir a ndo - lhe t o do s o s e fe it o s a lus ivo s a u ma no t a de u m dó lar a mer ic a no , e escre ver o no me do s no ivo s co mo de mo nst ra na figura 6.

(9)

Página 9

Nest a part e do dese nvo lv ime nt o do co nvit e fo i ne ce ss ár io e nco nt rar Fo nt es de let ra que fo s se m idê n t ic as, à fo nt e da no t a, já que o o bject ivo in ic ia l er a que o co nvit e s e as se me lha ss e a no t a. Fo i ret irado t ambé m o “1” d a no t a e fe it a u ma c lo na ge m de fo lha s já e xist e nt e s na no t a

De s egu id a fo i ne ce ss ár io at r ibu ir t ra nsparê nc ia à imag e m da s a lia nç as e at r ibu ir ma is azu l a s a lia nça s p ara não fic are m d es e nqu adrada s co m a no t a e para depo is as ap lic ar na no ta co mo de mo nst ra a figura 7.

Figura 7 – Alianças na nota

Apó s t er co lo cado as a lia nça s na no t a fo i ne ce ss ár io pro ceder ao reco rt e da fo t o grafia do s no ivo s e at r ibu ir t a mbé m a est a a t ransparê nc ia p ara s er co lo cada na no t a. Ale m do t rat ame nt o da fo to gra fia fo i ne ce ss ár io t ambé m d e ret irar o se nho r do ce nt ro da no t a e su bst it u ir pe la co r da no t a, ut iliz a ndo o pro cesso de co lo niz aç ão .

(10)

Página 10

Figura 8 – preparação e molde da imagem dos noivos para a nota

Lo go de segu id a, fo i co lo cada a imag e m do s no ivo s no s ít io co rrect o, e ap licado o e fe it o de so mbra so bre a me s ma. Fo i t a mbé m mo d ific ado o t ext o “Fe dera l re ser ve no t e” para “ 19 d e Ju nho de 201 0”, que é a dat a do casa me nt o . Para fa zer e st a mo d ific a ção fo i ne ce ss ár io faz er u ma “c lo na ge m “ d as t ext uras ao la do do t ext o e so br epo r est as po r c ima do t ext o para ass im ficar u nifo r me. Apó s is s o fo i a bert a u ma ca ixa de t e xt o e e scr it o o no me, e depo is ap lic ada a fo nt e “le ga l t e nder ” qu e t inha s ido t rans fer id a da int er net para s e a ss e me lhar a fo nt e da no t a de dó lar. Apó s est as a lt er açõ es a no t a fico u co mo se po de ver na figura 9.

(11)

Página 11

A fre nt e do co nvit e que co nt inha a no t a fo i e nt ão envia da p ara o c lie nt e. Apó s respo st a do c lie nt e fo i- no s in fo r mad o que a fo t o gra fia pr ec is a va d e uns a ju st es, no mead a me nt e no ca be lo da no iva qu e est a va ma l co rt ado . Fo i e nt ão pro ceder a u ma c lo nag e m do ca be lo da ndo ne st e resu lt ado ( figura 10).

(12)

Página 12

Co m a fre nt e do co nvit e fe it a e apro vada, fo i nec es sár io pr eced er a e la bo ração do t exto para o casa me nt o , que se co lo co u no verso do co nvit e. Apó s a rec epç ão do t exto po r part e do clie nt e fo i a lt ura d e desco br ir o có digo RG B (Re d, gree n, blue) da co r da no t a e ins er ir o t ext o co m a fo nt e “ca libr i” ( figura1 1).

.

(13)

Página 13

Co m est as o peraçõ es fe it a s fo i ne ce ss ár io mo d ific ar o t a ma nho d a ima ge m d e mo do ao verso ser do me s mo t a ma nho que a fre nt e. O resu lt a do fina l fo i est e ( figura 12):

(14)

Página 14

Cartaz social e outros trabalhos

Com o trabalho considerado principal concluído, tivemos também trabalhos que fomos fazendo ao longo do estágio.

Elaboramos cartazes para eventos para promover festas nomeadamente enquanto decorria a semana do caloiro,

(15)

Página 15

Fizemos também durante o estágio várias formatações e instalações de raiz a computadores e instalações de upgrades ao computador pedidas pelo cliente. De referir que encontrei dificuldades em instalar uma placa USB wifi num computador com o sistema operativo Windows 2000, sendo que o Windows 2000 foi desenvolvido antes do lançamento da tecnologia wifi, o que obrigou a instalar actualizações que permitissem detectar a placa e posteriormente software para gerir a placa e fazer a sua interface com as ondas de rádio.

Fizemos também trabalho de helpdesk, fosse ele por ajuda telefónica ou deslocando-me a casa do cliente para solucionar diversos problemas a maior parte deles relacionados com a instalação de drivers.

(16)

Página 16

Conclusão

U m do s asp ect o s que ma is me fa sc ino u fo i co mpre e nder e aper fe iço ar t o da a filo so fia do pro gra ma ado be P ho t o sho p, e mbo ra a minha pre fer ê nc ia fo s se t ra ba lhar e m a mb ie nt e 3D, o mo de lar da ima ge m e o po der fa zer 1001 co isa s co m e la se ja mu it o int ere ss a nt es.

Co ns idero que t endo e m co nt a as t are fas qu e t inha m d e s e r dese nvo lv id as na e mpre sa o pro ject o princ ipa l fico u be m est rut urado e co m bo ns po r me no res t écnico s.

E m s u ma, o resu lt a do fina l é a lgo que, de nt ro de a lgu ma s limit açõ es, s e a ss e me lha à rea lid ade, nã o só pelo de se nvo lv ime nt o de co nvit e de ca sa me nt o s, ma s t a mbé m p e la cr iação d e c art azes par a e ve nt o s, que é a lgo co m que no s de para mo s no d ia-a-d ia, e fo i o co nvive r co m a rea lidad e que não to rno u o pro je c to mo nó t o no e que me fez t er go sto pelo que e st ava a fa zer.

Referências

Documentos relacionados

previamente escolhido pela comunidade escolar e sistematizado pelo (a) monitor (a) na sessão escolar para ser posto em prática na sessão familiar com o apoio do pai, mãe, irmãos

O presente estudo tematiza o Planejamento das Aulas de Educação Física, onde busquei investigar como os professores de Educação Física do Ensino Fundamental de uma Escola Pública

Desse modo, os servidores docentes e técnicos administrativos são o foco deste estudo, o qual pretende identificar os procedimentos atualmente adotados como práticas isoladas por

Devido à escassez de trabalhos para a região de Lavras, e buscando o fornecimento de subsídios para uma escolha adequada de cultivares, o objetivo desse trabalho foi

Seguindo este mesmo raciocínio, observa-se que os fetos classificados como suspeitos 5 fetos provenientes principalmente do estudo retrospectivo 4 fetos foram aqueles em que as

Para as análises foram utilizados os microdados das edições do ENEM de 2009 a 2013 que estão disponíveis no site do INEP; os resumos técnicos do Censo Escolar do Estado de São Paulo

Cabe salientar que neste estudo de caso foram utilizadas, além das correntes de falta máximas no ponto de instalação do relé – 0%, as correntes de falta mínimas vista por cada

Para encontrar uma partição possível que esteja contida nos pesos de questões disponíveis, elaborou-se um algoritmo apresentado nas Figuras 3.5 e 3.6 que varre cada elemento de