• Nenhum resultado encontrado

A contribuição da produção enxuta para a construção civil

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A contribuição da produção enxuta para a construção civil"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

A CONTRIBUIÇÃO DA PRODUÇÃO ENXUTA PARA A

CONSTRUÇÃO CIVIL

MENDONÇA, Gabriel Santana*; FRANCA, Veruschka Vieira

Departamento de Engenharia de Produção, Universidade Federal de Sergipe * e-mail: gabriel_sp_va@hotmail.com

Resumo: A engenharia de produção trabalha com diferentes conceitos, técnicas e ferramentas para que os processos possam ser desenvolvidos com a melhor eficácia e eficiência. Portanto, ampliar a aplicação desses conceitos para diferentes setores produtivos proporciona a disseminação de práticas inovadoras que aumentam a competitividade das empresas. Dessa forma, é possível entender a diversidade de áreas que a engenharia de produção pode atuar e desempenhar suas funções, sejam elas em indústrias, construções, empresas de logística ou até mesmo em bancos financeiros. O ramo da construção civil configura-se como um campo de atuação da engenharia de produção também. Além de que, caracteriza-se como um importante impulsionador da economia do Brasil. O presente trabalho estuda a aplicação dos conceitos de produção enxuta no setor de construção civil, conhecido como construção enxuta, e também as possíveis perdas de produção numa obra, em especial a perda por “making-do”. Em relação aos procedimentos metodológicos a serem utilizados, a pesquisa pode ser classificada em revisão bibliográfica, já que haverá a busca sobre as questões estudadas em livros, artigos ou sites.

Palavras-chave: Engenharia de produção, Construção enxuta, Construção civil, Making-do.

1. INTRODUÇÃO

A engenharia de produção trabalha com diferentes conceitos, técnicas e ferramentas para que os processos possam ser desenvolvidos com a melhor eficácia e eficiência. Portanto,

(2)

ampliar a aplicação desses conceitos para diferentes setores produtivos proporciona a possibilidade de disseminação de práticas inovadoras que contribuem para o aumento da competitividade das empresas.

Existe uma diversidade de áreas que um engenheiro de produção pode atuar e desempenhar suas funções, sejam elas em indústrias, construções, empresas de logística ou até mesmo em bancos financeiros. Logo, o ramo da construção civil configura-se como um campo de atuação do engenheiro de produção e caracteriza-se como um importante setor impulsionador da economia do Brasil.

O crescimento da indústria da construção civil na última década foi de 52,10%, o que representa um crescimento médio anual de 4,28%. Entre 1994 e 2013, a construção civil brasileira cresceu 74,25%, sendo que o auge do desenvolvimento neste período foi registrado no ano de 2010, quando o PIB brasileiro da construção civil teve alta de 11,6% (SINDUSCON-MG, 2014).

No entanto, Colombo (2002) afirma que a construção civil tem diversas carências quanto à gestão, que corroboram para que deficiências como o desperdício de materiais, a baixa qualidade dos produtos, retrabalhos nos processos e atrasos na entrega ocorram rotineiramente. Portanto, o rápido crescimento do setor mostrou problemas na maneira como os processos dentro da obra estavam sendo realizados, mas também deficiências no planejamento.

Couto et al. (2014) apontam o investimento na gestão (custos, pessoas, materiais) de toda a obra como forma de sanar as deficiências que o setor possui e assim, melhorar a capacidade de produção da indústria da construção e dirimir custos, o que condiz com o que foi afirmado por Howell e Koskela (2000), que o gerenciamento é prejudicado por suposições erradas e teorias idealizadas, ou seja, feito pelo bom senso e sem o uso de métodos profissionais.

O termo “construção enxuta” advém do STP (Sistema Toyota de Produção) desenvolvido no período pós-segunda guerra mundial e que depois passou a ser chamado de produção enxuta. Segundo Womack et al. (1990) apud Wiginescki (2009), nesse modelo de produção são utilizados menos recursos em comparação com a produção em massa, ou seja, usa-se menos esforço humano, área para fabricação reduzida, menor investimento em ferramentas e um tempo inferior para se produzir. Esses autores ainda afirmam que a produção enxuta promove uma busca contínua pela perfeição; tentando reduzir custos, eliminar defeitos e minimizar estoques.

O Sistema Toyota de Produção-STP identificou sete tipos de perdas na produção, que são por: superprodução, transporte, produtos defeituosos, estoque, processamento, movimentação e espera (KOSKELA, 2004). No entanto, Koskela (2004) sugeriu a adição de um novo tipo de

(3)

perda, o making-do, que se caracteriza por ocorrer quando uma dada tarefa é iniciada ou continua a ser executada sem todos os recursos necessários (inputs disponíveis).

As consequências desse tipo de perda foram definidas por Ronen (1992) apud Koskela (2004), que sugere duas categorias: a técnica e a psicológica. A primeira relaciona-se com: o aumento da variabilidade e do tempo de processamento, a queda na produtividade, possíveis atrasos na execução da obra e o aumento dos gastos operacionais, assim como, perda na qualidade e aumento do retrabalho. Já as consequências psicológicas são quando o operário se sente desmotivado em seu trabalho.

Pesquisadores e profissionais há muito tempo tem se esforçado para encontrar maneiras de medir e melhorar o desempenho na construção civil. A maioria das iniciativas levou ao desenvolvimento e utilização de quadros de medição de desempenho e modelos com foco nos níveis de organização e de projeto. E diante disso, surgiu o conceito de maturidade aplicado a construção (WILLIS & RANKIN, 2012).

Segundo Kerzner (2002) apud Noro et al.( 2008) , a maturidade é entendida como o desenvolvimento de sistemas e processos, que são por natureza repetitiva, e garante uma alta probabilidade de que cada um deles seja um sucesso. E para estudar a maturidade de uma dada empresa, adota-se um modelo de maturidade que é uma forma de mensurar o estágio de uma organização ou de um setor na habilidade de gerenciar seus projetos, além de ser uma maneira de se obter um plano de crescimento (NORO et al.,2008).

Dessa forma, o presente trabalho pretende investigar a contribuição dos conceitos da produção enxuta para melhorar o desempenho da indústria da construção civil, através de um levantamento da literatura sobre o tema.

2. ASPECTOS METODOLÓGICOS

Quanto ao objetivo do estudo, a pesquisa caracteriza-se como sendo exploratória, pois pretende entender a aplicação dos conceitos da produção enxuta na construção civil e levantar dados sobre os estudos realizados a cerca do tema; o que a enquadra com a definição de pesquisa exploratória de Silva e Menezes (2001). Além de promover uma maior familiaridade com o problema e ampliar os conhecimentos necessários para sua solução.

Em relação aos procedimentos técnicos utilizados, a pesquisa pode ser classificada em revisão bibliográfica, já que haverá a busca sobre as questões estudadas em livros, artigos ou sites.

(4)

Na revisão bibliográfica foram selecionados artigos científicos da plataforma de pesquisa de periódicos da CAPES, cujo endereço eletrônico é http://www.periodicos.capes.gov.br/. No site, os trabalhos foram encontrados a partir do modelo de busca avançada para artigos publicados nos últimos 10(dez) anos e no idioma em inglês.

Ao colocar as palavras de busca “making-do and lean construction” para titulo, autor ou contido no assunto, foram encontrados 26 artigos na base de dados dos periódicos capes. Após isto, foi feita uma seleção desses artigos com base no título e restaram apenas 4 (quatro). Depois eles foram filtrados em relação aos seus resumos e por final, sobraram 3 (três) artigos para uma análise superficial do texto, que resultou na escolha de apenas 1 (um) artigo para análise detalhada.

A segunda busca no site foi realizada com o termo “seven wastes and lean construction’’ para título, autor ou contido no assunto; com isto foram encontrados 3 (três) artigos. Em seguida foi feita uma seleção destes tendo como base seus títulos, restando assim somente 1(um) artigo para uma avaliação criteriosa.

Numa terceira busca, no mesmo portal, foram inseridos os termos “Toyota way and civil construction” para título, autor ou contido no assunto; assim foram visualizados 5 (cinco) artigos. Logo depois foi feita uma seleção deles, tendo como critério seus títulos, sobrando assim 2 (dois) artigo para uma posterior análise de seu conteúdo.

Na Tabela 1 estão os artigos pesquisados utilizando a forma de pesquisa citada anteriormente e selecionados para leitura completa.

Tabela 1 – Artigos pesquisados

Título do artigo Ano Autores Periódico Is good enough “making

do”?: An investigation of inappropriate processing in a small design and build company.

2012

Stephen Emmitt; Christine Pasquire and

Basant Mertia..

Construction Innovation Vol. 12 No. 3, 2012

q Emerald Group Publishing Limited DOI

10.1108/14714171211244622 pp. 369-383 1471-4175

A lean construction

framework with Six Sigma

rating. 2012 Raid Al- Aomar

International Journal of Lean Six Sigma Vol. 3 No. 4, 2012 pp. 299-314 q Emerald Group Publishing Limited 2040-4166 DOI 0.1108/20401461211284761 Barriers to lean implementation in the 2014

Gao Shang and Low Sui

Pheng Journal of Technology Managementin China

(5)

construction industry in China. Vol. 9 No. 2, 2014pp. 155-173© Emerald Group Publishing Limited1746-8779 DOI 10.1108/JTMC-12-2013-0043

The adoption of Toyota Way principles in large Chinese construction firms.

2012 Gao Shang and Low Sui Pheng Journal of Technology Managementin China Vol. 7 No. 3, 2012 pp. 291-316 q Emerald Group Publishing Limited 1746-8779 DOI 10.1108/17468771311325185 3. REVISÃO DA LITERATURA

Segundo Shang e Pheng (2012) a Toyota é uma das mais admiradas, confiáveis e bem sucedidas empresas no Mundo. Tal sucesso deve-se ao seu sistema de produção, ele é reconhecido como um modelo que integra visão em longo prazo, cultura organizacional, iniciativas operacionais, gestão de pessoas e outros elementos de uma maneira sistemática. Esse sistema, conhecido como STP, veio a se chamar depois de produção enxuta. Então, Koskela (1992) desdobra os conceitos e ideias do modelo de produção enxuta para a construção civil, surgindo o termo construção enxuta.

Segundo Al-Aomar (2012) para sobreviver no competitivo mercado atual, tornou-se obrigatório para as empresas de construção investir na qualidade do seu trabalho, reduzir perdas e custos e aumentar seus lucros. Assim, sugiram vários projetos de gestão para o setor, incluindo a construção enxuta. Ainda conforme Al- Aomar (2012), o objetivo é construir maximizando os lucros, minimizando as perdas e buscando a perfeição. No entanto, este também define a construção civil como um setor de características únicas, no qual; tempo, qualidade e custos são os três pilares para o sucesso de um projeto de construção. Dessa forma, nos moldes da produção enxuta pretende-se conseguir o mais alto nível de qualidade de trabalho no menor tempo possível e com os menores custos.

Shang e Peng (2014) defendem que os gestores devem compreender os benefícios da técnica off-site e começarem a aplicá-la, a ação trata-se de uma prática da construção enxuta em que há o uso de materiais pré-fabricados fora do canteiro de obras para o uso na construção. Isto já ocorre, com certo destaque, no Japão, Cingapura e nos Países Nórdicos; onde houve grandes investimentos neste sentido e por conta disso, os canteiros de obras nesses países se transformaram em locais em que ocorre basicamente a montagem do edifício com as estruturas

(6)

já pré-moldadas fora do local de execução do empreendimento (SHANG & PENG, 2014). Assim, as construções são realizadas em um menor espaço de tempo e demandam menos custos para a sua realização.

Todavia, ao tentar colocar em prática os conceitos da produção enxuta numa obra, Shang e Pheng (2014) afirmam que uma das barreiras para a implementação está relacionada aos empregados da empresa e a nova forma que eles terão de trabalhar. Isso decorre dos empregados precisarem entender claramente o motivo pelo qual a forma de como eles trabalham deve mudar, caso contrário eles tendem a rejeitar o novo modelo de realizar suas tarefas. Shang e Pheng (2014) sugerem como boas estratégias para superar esse tipo de problema, investimentos em treinamentos e melhoria do conhecimento dos operários sobre a construção enxuta, como também, destacam que os gestores precisam mudar sua perspectiva para que possa haver sucesso na implementação dos princípios da construção enxuta numa empresa. Isto está ligado às capacidades e habilidades do administrador em exercer liderança, treinar, assumir as responsabilidades, ser proativo na tomada de decisões e estabelecer confiança com os colaboradores.

Muitas iniciativas de implementação dos princípios da construção enxuta em empresas envolvem uma rápida implantação de aspectos técnicos da produção enxuta para uma melhoria dos processos. Contudo, a execução dos aspectos sociais, como a relação com os empregados ou parceiros, recebem pouca atenção. Para evoluir os aspectos sociais, o gerente deve focar mais na melhoria e no desenvolvimento da sua força de trabalho. Como também, é necessário coletar e utilizar informações sobre climas organizacionais na empresa, aprendizagem e habilidades para resolver problemas nas equipes de trabalho (SHANG & PENG, 2012).

Shang e Pheng (2012) sugerem que em momentos de crises econômicas, as empresas devem estar mais preparadas e investir num modelo de gestão baseado no STP. No qual, poderão ter uma orientação melhor na tomada de decisões quanto ao melhoramento de processos, recursos humanos e uma cultura organizacional na empresa.

O making-do foi sugerido para ser acrescentado aos sete tipos de perdas identificadas originalmente pelo STP. Koskela (2000) enfatiza os elementos necessários para o inicio de uma determinada tarefa, que são: projetos, materiais, mão de obra, equipamentos, local, conexão entre os trabalhos e as condições externas. A perfeita disponibilização destes pré-requisitos tende a evitar que perdas por making-do possam existir.

Emmitt et al.( 2012) observaram que as tarefas quando desempenhadas por profissionais sem seguir uma sequência de trabalho pré-definida e sem haver uma conexão entres os trabalhos realizados num mesmo local, acabam provocando danos nos trabalhos que já estão prontos,

(7)

bem como geram retrabalhos que demandam mais tempo e custos, caracterizando-se, numa situação de perda na produção por making-do. A solução proposta foi elaborar uma melhor sequência de trabalho para o acabamento interno das construções que evitasse a necessidade do trabalhador ter que ir ao local da tarefa várias vezes ou sair de lá sem que todas as suas funções estivessem realizadas. Contudo, foi apontado que deveria haver na sequência elaborada uma flexibilidade que atendesse a diferentes tipos de construções e especificações (EMMITT et al., 2012)

4. INSTRUMENTO PARA LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES EM CAMPO

A partir da revisão da literatura houve a elaboração de um instrumento para o levantamento de informações em campo, nesse caso um canteiro de obra. Pois, esse documento permitirá um direcionamento da visita para as questões já descritas na literatura. Nele há perguntas pré-formuladas que devem ser feitas ao gerente da obra e aos demais empregados presentes que possam auxiliar no esclarecimento das questões, bem como situações pré-descritas para serem identificadas durante a visita ao canteiro de obra, disponibilizando assim, exemplos de situações que poderão ser evidenciadas in loco. Tal material está localizado no anexo deste trabalho e será utilizado na fase posterior da pesquisa, em que será feita uma visita de campo com o objetivo de ilustrar com exemplos práticos os conceitos aqui discutidos.

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

A adequação de princípios da produção enxuta na construção civil e o uso de técnicas deste modelo de produção no setor é uma grande ferramenta para o crescimento da indústria da construção civil. Afinal, a construção enxuta busca sempre produzir com o máximo de qualidade, reduzindo custos e o tempo de obra. Consequentemente, a alta repetição dos processos efetuados e a melhoria contínua dos mesmos irão favorecer a maturidade das empresas, o que impacta na evolução da qualidade dos serviços prestados por ela. Além disso, no atual mercado competitivo e globalizado, as empresas que se destacam são aquelas que inovam e investem no seu modelo de gestão interna, mas também no treinamento e aperfeiçoamento dos seus empregados e parceiros.

Como principal resultado deste trabalho, está a elaboração do material para levantamento de informações em campo. Esse material proposto tem como objetivo auxiliar a coleta de

(8)

informações e dados em visitas a canteiros de obras de construção civil no Estado de Sergipe. A ida a esses locais tem o intuito de poder observar a aplicação de técnicas e ferramentas de construção enxuta nas atividades realizadas no local da obra e identificar as perdas relacionadas ao making-do e as consequências deste tipo de perda para o andamento do processo de edificação e a qualidade do empreendimento. No entanto, a visita a um canteiro de obra ainda não foi realizada, mas já está agendada para acontecer nos próximos meses. Com a futura conclusão desta etapa, poderá se obter dados e experiências práticas mais detalhadas sobre a aplicação dos métodos da construção enxuta em um próximo estudo.

Agradecimentos

Agradeço a Profª. Drª. Veruschka Vieira Franca, docente do Departamento de Engenharia de Produção- UFS, pela orientação prestada a mim durante toda a execução deste trabalho. Como também, a fundação CAPES-CNPq pelo apoio financeiro na realização da pesquisa.

ANEXO

1-Questionar ao responsável pela obra que atividade está sendo executada que envolve a participação de diferentes profissionais.

2-Verificar quais os profissionais que realizam as atividades (Carpinteiros, encanadores, pedreiros, eletricistas, chefes de obras).

3-Identificar se existe uma sequencia de trabalho realizado por cada tipo de profissional em um determinado espaço. Senão houver, indagar como se dão a ordem das tarefas.

4-Verificar se há uma dependência para a realização das tarefas entre os diferentes profissionais em casos específicos e no âmbito geral também. Exemplo: O eletricista precisa esperar o pedreiro realizar suas tarefas em um cômodo da construção para só depois, ele poder atuar no local?

5-Perceber se ocorre o inicio de uma tarefa sem todos os recursos (ferramentas, material humano, equipamentos...) para tal estarem disponíveis e se ela continua a ser executada mesmo assim. O que caracteriza o making-do. Caso ocorra, entender os motivos que levaram a isto e propor soluções para evitar essa prática.

6-Perguntar se os materiais, equipamentos e outros recursos estão disponíveis assim que forem necessários (just-in-time) ou se há atrasos.

(9)

7-Analisar se o responsável pelas atividades no canteiro de obras verifica a qualidade de uma tarefa quando ela é finalizada ou apenas confia na palavra do encarregado.

8-A organização do pátio de obra foi feita para evitar fluxos desnecessários de materiais e a movimentação excessiva de empregados, a fim de evitar perdas por locomoção ou transporte? 9-Como se ocorre a organização dos materiais na obra/ eles estão distribuídos o mais próximo possível de onde são requisitados? Há o monitoramento da real quantidade de equipamentos/materiais que as equipes de trabalho utilizam para uma determinada atividade? 10-Os empregados são conscientes em manter o local de trabalho limpo e organizado após o serviço?

11-Houve alguma atividade na qual existiu a necessidade de treinamento especifico para a realização dela?

12-Existe a utilização da “gestão visual”? Auxílios visuais (quadros, cartazes) são adotados para mostrarem problemas, metas, instruções de segurança, perdas de produção aos funcionários?

13-Fotografar os locais onde ocorrem as tarefas que serão estudadas e anotar todas as informações julgadas importantes (evidências do making do).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

COLOMBO, C.R. Desperdício na construção civil e a questão habitacional. Dissertação de pós-graduação. UFSC, Florianópolis,30p, 2002.

COUTO, E.K.; MIORANDO, R.F.; KLOECKNER, A.P.; CORREA, R.G.F.; TORTORELLA, G.L. Gestão de suprimentos na construção civil: análise dos riscos associados à aquisição de materiais em uma obra. XXI SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. As Demandas de Infraestrutura Logística para o Crescimento Econômico Brasileiro Bauru, SP, Brasil, 2014.

Gao Shang Low Sui Pheng, (2012),"The adoption of Toyota Way principles in large Chinese construction firms", Journal of Technology Management in China, Vol. 7 Iss 3 pp. 291 – 316 Permanent link to this document: http://dx.doi.org/10.1108/17468771311325185

Gao Shang Low Sui Pheng , (2014),"Barriers to lean implementation in the construction industry in China", Journal of Technology Management in China, Vol. 9 Iss 2 pp. 155 – 173 Permanent link to this document: http://dx.doi.org/10.1108/JTMC-12-2013-0043

HOWELL, G.; KOSKELA, L. Reforming project management: the role of lean construction. 8th annual conference of the international group for lean construction (Iglc-8). Brighton. Reino Unido. 2000.

(10)

KOSKELA, L. Application of the new production philosiphy to construction. Technical Report 72, 1992, 75p.

KOSKELA, L. An exploration towards a production theory and its application to construction. 2000. Thesis. VTT Technical Research Centre of Finland, 2000.

KOSKELA, L. Making-do: the eighth category of waste. In: ANNUAL CONFERENCE ON THE IGLC, 12th, Elsinore, Denmark.2004. Proceedings… Elsinore, Denmark. 2004. 10p. MELLO, L.C.B.B.; AMORIM, S.R.L. O subsetor de edificações da construção civil no Brasil: uma análise comparativa em relação à União Europeia e aos Estados Unidos. Revista Produção. 19(2). p.388-399. São Paulo. 2009.

NORO, G.B.; ABBADE, E.B.; SILUK, J. ;BIANCHI, R.C. A maturidade em gestão de projetos das empresas de construção civil de santa maria – RS. XXVIII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. A integração de cadeias produtivas com a abordagem da manufatura sustentável. Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 2008.

RAID, Al-Aomar, (2012),"A lean construction framework with Six Sigma rating", International Journal of Lean Six Sigma, Vol. 3 Iss 4 pp. 299 – 314 Permanent link to this document: http://dx.doi.org/10.1108/20401461211284761

SILVA, Edna L.; MENEZES, Esteia M. Metodologia de pesquisa e elaboração de dissertação. Florianópolis: UFSC, 2001.

SINDUSCON-MG (Sindicato da Indústria da Construção de Minas Gerais). Feira Internacional da Construção Construir Minas (Minascon).Publicação on-line,2014.

Stephen Emmitt Christine Pasquire Basant Mertia, (2012),"Is good enough “making do”?", Construction Innovation, Vol. 12 Iss 3 pp. 369 – 383 Permanent link to this document: http://dx.doi.org/10.1108/14714171211244622

WIGINESCK, B. B. Aplicação dos princípios da construção enxutaem obras pequenas e de curto prazo: um estudo de caso. Dissertação de pós-graduação. Universidade Federal do Paraná, Curitiba-PR, 155p,2009.

(11)

THE LEAN CONSTRUCTION CONTRIBUTION TO THE

CONSTRUCTION

MENDONÇA, Gabriel Santana*; FRANCA, Veruschka Vieira

Departamento de Engenharia de Produção, Universidade Federal de Sergipe * e-mail: gabriel_sp_va@hotmail.com

Abstract: The production of engineering works with different concepts, techniques and tools so that processes can be developed with the best efficacy and efficiency. Therefore, extend the application of these concepts to different productive sectors provides the dissemination of innovative practices that enhance the competitiveness of enterprises. Thus, it is possible to understand the diversity of areas that production engineering can act and perform their duties, whether in industry, buildings, logistics companies or even financial banks. The branch construction is configured as a playing field of production engineering as well. Apart from that, it is characterized as an important driver of Brazil's economy. This paper studies the application of the different concepts of production engineering in the construction sector, especially the concepts of lean production model developed by Toyota Production System-STP and its application in the construction industry (lean construction), as Also possible losses in production work, in particular the loss-making. Regarding the methodological procedures to be used, the search may be classified as literature review, as will the search on the issues studied in books, articles or websites.

Referências

Documentos relacionados

6º Fica concedida autorização para realizar retirada e transplante de medula óssea autogênico, alogênico aparentado e não aparentado à equipe de saúde a

A Gerência Executiva de investimentos da CBS Previdência é responsável pela elaboração e execução das estratégias de alocação tática mobiliária dos recursos do plano,

trabalhos não previstos no projecto; (ii) trabalhos que resultaram de erros do projecto; (iii) trabalhos que se destinam à melhoria da funcionalidade e das condições de segurança

- Ela acerta quando diz que Deus faz milagres, mas erra quando deixa de dizer que nem sempre Deus está disposto, em Sua sabedoria insondável, a fazer milagres para atender

No primeiro ensaio referente a agitação da solução aquosa com 0,5 % de nanopartícula com vaselina foi observado que logo que acrescentada a vaselina no béquer, que

Este estudo teve como objetivo investigar fatores da paisagem que podem influenciar a probabilidade de ocupação (Ψ) e detecção (p) de seis guildas tróficas de mamíferos

Como não existe um valor padrão para nitrato e amônia pela Resolução do CONAMA/2015 relativo à água servida, optou-se por considerar os mesmos valores

Nos cursos de formação para as profissões para es quais o preparo se faz nas escolas de ensino su- perior figuram matérms em excesso, desnecessárias a quem se