• Nenhum resultado encontrado

Biblioteca Digital do IPG: Relatório de Estágio Curricular – Piscinas de Vilar Formoso (Almeida)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Biblioteca Digital do IPG: Relatório de Estágio Curricular – Piscinas de Vilar Formoso (Almeida)"

Copied!
44
0
0

Texto

(1)
(2)

INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO COMUNICAÇÃO E DESPORTO

R E L AT Ó R I O D E E S T Á G I O

CATARINA ALEXANDRA CORREIA PIRES RELATÓRIO PARA A OBTENÇÃO DO GRAU DE LICENCIADO

EM DESPORTO

(3)

Escola Superior de Educação, Comunicação

e Desporto

INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA

Estágio realizado nas Piscinas de Vilar

Formoso

Relatório de Estágio apresentado no âmbito da disciplina de Estágio do curso de Desporto, nos termos do Regulamento de Estágio aprovado em 20 de Outubro de 2010

Orientadora da ESECD:

Profª Doutora Teresa Fonseca

Tutor da Instituição:

Prof. Victor Nascimento

(4)

Índice

Ficha de Apresentação ... VII Agradecimentos ... VIII

Introdução ... 1

Caracterização do Município de Almeida ... 3

Identificação da Empresa ... 3

CAPÍTULO II ... 6

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA E CARACTERIZAÇÃO DO LOCAL DE ESTÁGIO... 6

Localização Geográfica do Local de Estágio ... 7

Caracterização do Local de Estágio ... 7

Descrição das Piscinas ... 7

Localização e horário de funcionamento... 8

Recursos da Instituição... 8

Recursos Materiais das piscinas ... 8

CAPÍTULO III ... 13

OBJECTIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS ... 13

Objectivos ... 14 Actividades Desenvolvidas ... 15 Principais dificuldades ... 18 Conclusão/Reflexão ... 19 Bibliografia Geral ... 21 Anexos I ... 22 Anexos II ... 24 Anexos III... 25 Anexos IV ... 26

(5)
(6)

Índice de Figuras

Fig. 1 Sede da Empresa Municipal (Fonte: www.almeidamunicipia.pt). ... 4 Fig. 2 Mapa com localização do Distrito e do Concelho (Fonte: http://www.cm-almeida.pt/Paginas/default.aspx) ………7

(7)

VI

Índice de Gráficos

Gráfico 1 Percentagem de portugueses e espanhóis ... 9

Gráfico 2 Percentagem na natação de crianças quanto ao género e á nacionalidade ... 10

Gráfico 3 Percentagem na natação de adultos quanto ao género e á nacionalidade ... 10

Gráfico 4 Precentagem na hidroginástica quanto ao género e nacionalidade ... 11 Gráfico 5 Percentagem no ginásio quanto ao género e á nacionalidade ... Erro! Marcador não definido.

(8)

Ficha de Apresentação

Nome do formando: Catarina Alexandra Correia Pires nº de aluno 6632

1- Docente orientador: Profª. Doutora Teresa Jesus Trindade Moreira da Costa e

Fonseca

2- Suporte institucional/ instituição receptora:

2.1- Endereço: Picadeiro D’EL REY Baluarte de Nª Srª Das Brotas

6350-130 Almeida

2.2- Telefone: 271 571 080 Fax: 271 571 081 2.3- Ramo da actividade: Desportiva

2.4- Responsável pela instituição: Engenheiro António José Machado 2.5- Tutor da Instituição: Prof. Victor Inácio do Nascimento

3- Identificação do projecto: “ Portas abertas para o Desporto” 3.2- Designação: Natação, hidroginástica e ginásio

4- Local: Piscinas de Vilar Formoso 5- Destinatários: Público em geral 6- Nº de participantes: 623

7- Duração do Estágio: 30 de Setembro de 2010 a 17 de Junho de 2011 (12 horas

semanais)

(9)

VIII

Agradecimentos

Agradeço à instituição por me ter acolhido de braços abertos assim como às pessoas que trabalham nas piscinas municipais de Vilar Formoso.

Os meus mais sinceros agradecimentos ao meu Tutor da instituição Prof. Victor Nascimento e à minha professora e Orientadora da Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Profª Doutora Teresa Fonseca pelo seu apoio e inúmeras sugestões ao longo deste período de estágio.

Não posso deixar de agradecer, com muito carinho, às Enfª. Nazaré,Enf.ª Céu Sandra Jorge e Vera Santos, que me ajudaram a ultrapassar momentos muito complicados no meu ambiente de trabalho.

Aos meus pais e ao meu marido por todo o apoio e especialmente à minha filha por ser a fonte das minhas forças.

(10)

Introdução

Neste ano lectivo do curso para além da componente lectiva, tivemos também parte da componente prática, o estágio. Este funciona como uma disciplina integrada no último ano de curso e decorre durante os dois semestres.

O local de estágio escolhido foi as piscinas municipais de Vilar Formoso pelo facto de ser funcionária da mesma empresa sendo trabalhadora estudante. Mas o verdadeiro motivo desta escolha foi o facto de não constando na legislação nenhum artigo que fale do estágio dos trabalhadores estudantes, por esta razão tive mesmo de ir estagiar para este local, embora noutros serviços.

Esta Unidade Curricular é de grande importância, e talvez das mais importantes do curso, pois, constituiu o 1º contacto para mim, nesta área profissional.

Neste relatório estão evidenciados os aspectos mais relevantes deste estágio, com a duração de trinta semanas e treze horas por semana, nomeadamente às quintas e sextas-feiras. O meu estágio iniciou-se a 30 de Setembro de 2010 e terminou a 17 de Junho de 2011, tendo realizado trinta e sete semanas de estágio, num total de quatrocentas e sessenta e duas horas. Neste trabalho procuramos ainda de forma clara, apresentar toda a informação obtida e as tarefas realizadas durante o período de estágio.

Este relatório de estágio encontra-se dividido em três capítulos. No 1º Capítulo, começamos por fazer uma breve caracterização do município de Almeida, no qual se encontra o local de estágio escolhido e a identificação da empresa. No 2º Capítulo será identificada a localização geográfica, caracterização do local de estágio e da população alvo. Estes são factores determinantes para se perceber quais as condições do local de estágio, e o grupo de trabalho com o qual desenvolvemos as actividades de estágio. No 3º e último Capítulo incidimossobre o estágio propriamente dito, onde são referidos os objectivos gerais e específicos do estágio, as actividades desenvolvidas, as principais dificuldades e uma conclusão.

Serão ainda apresentados anexos, entendidos como pertinentes, de entre os quais o plano de estágio.

(11)

Capítulo I

(12)

Caracterização do Município de Almeida

Almeida é um dos catorze concelhos que compõem o distrito da Guarda e segundo informação disponível no wikipédia (s/d), situa-se a uns 760 metros de altitude, na região centro do país, mais propriamente a sul de Figueira de Castelo Rodrigo, a Norte do Sabugal, a Este da Guarda e a Oeste de Espanha. O número de freguesias do concelho de Almeida é de 29 e 8 anexas, estando distribuídas numa área geográfica de 524Km2. As freguesias são: Ade, Aldeia Nova, Almeida, Amoreira, Azinhal, Cabreira, Castelo Mendo, Freineda, Freixo, Junça, Leomil, Malhada Sorda, Malpartida, Mesquitela, Mido, Miuzela, Monteperobolso, Nave de Haver, Naves, Parada, Peva, Porto de Ovelha, S. Pedro do Rio Seco, Senouras, Vale de Coelha, Vale da Mula, Valverde e de Vilar Formoso.

Com a Reforma de Mouzinho da Silveira, de 24 de Outubro de 1855, são extintos os Concelhos de Castelo Mendo e Castelo Bom, fazendo parte integrante do Concelho de Almeida.

Através do Decreto de 7 Dezembro de 1870, recebeu doze freguesias do concelho do Sabugal e a 1 de Março de 1883, mais duas. A 12 de Julho de 1895 são tiradas mais quatro freguesias ao concelho de Sabugal. Mas o concelho de Almeida também perdeu as localidades de Cinco Vilas e Reigada, pertencendo actualmente ao concelho de Figueira de Castelo Rodrigo.

Identificação da Empresa

De acordo com informação do site oficial da Almeida Municípia- Gestão de Reabilitação Urbana, Desenvolvimento Económico e Gestão de Equipamentos, EEM. (s/d) esta é uma empresa de Gestão de Equipamentos Sociais Desportivos, EM. Assume-se como uma empresa pública de âmbito municipal, encarregada da promoção do desenvolvimento local e regional, nos termos previstos na alínea b) do nº 2 do artigo 21º da lei nº. 53 – F/2006, de 29 de Dezembro, e adopta a forma de empresa municipal e a denominação de Almeida Municípia, Empresa de Reabilitação Urbana, Desenvolvimento Económico e Gestão de Equipamentos, EM. Sendo conhecida abreviadamente por Almeida Municípia, esta goza de personalidade jurídica e é dotada

(13)

4 de autonomia administrativa, financeira e patrimonial. A Sede da Empresa Municipal está localizada no Picadeiro D’el Rey, dentro da Vila de Almeida.

Fig. 1 Sede da Empresa Municipal (Fonte: www.almeidamunicipia.pt).

A Empresa Municipal, ainda de acordo com informação do site oficial da Almeida Municípia- Gestão de Reabilitação Urbana, Desenvolvimento Económico e Gestão de Equipamentos, EEM. (s/d), integra dois modernos Espaços Desportivos as piscinas e ginásio de Vilar Formoso e as piscinas de Almeida. As piscinas, em ambas as localidades, são constituídas por duas piscinas (piscinas de competição, com 25 metros x 17 metros) interiores, aquecidas, dois balneários para adultos, crianças e deficientes, com os respectivos chuveiros e sanitários. Oito vestiários, quatro femininos e quatro masculinos, uma secretaria, um gabinete de administração/reuniões, um posto de primeiros socorros, uma sala de vigia/som e uma arrecadação. Ao serviço de todos os seus clientes estão, nas piscinas de Vilar Formoso, quatro auxiliares de serviços gerais, três técnicos de manutenção, duas administrativas, um nadador salvador, e três licenciados em Educação Física. Nas piscinas de Almeida estão ao serviço da população duas auxiliares de serviços gerais, duas administrativas, um técnico de manutenção, um nadador salvador dois licenciados em Educação Física e um licenciado em Motricidade Humana. Situadas as de Vilar Formoso no Alto das Alagoas e as de Almeida situadas no Bairro da Taipa.

A Empresa Municipal integra ainda um espaço cultural tal como o centro de Estudo histórico situado nas Portas de Santo António, em Almeida; um espaço de Tecnologia e informação em Vilar Formoso; situado no largo da igreja; um espaço gratuito de apoio ao uso da internet, que pretende ser um local privilegiado para a promoção do acesso de todos os munícipes do concelho à sociedade da informação. O

(14)

Espaço Internet disponibiliza dez postos de acesso gratuito à Internet e quatro monitores devidamente habilitados a dar apoio aos utilizadores menos experientes. A Empresa Municipal tem ainda um espaço de Saúde e bem-estar, as Termas da Fonte Santa, Localizadas perto do Rio Côa, a uma altitude de 560m, a cerca de 3,5 Km a noroeste da Vila de Almeida. Está envolvida por uma paisagem verde, óptimo destino para fugir ao

stress do dia-a-dia, recarregando energias através do bem-estar que o programa termal

oferece a toda a população e seus visitantes. O complexo termal é constituído por uma Área de tratamentos (Balneoterapia), ginásios, sauna, banhos turcos, gabinetes de massagem e uma área médica constituída por sala de espera secretaria médica, gabinete médico e gabinete de apoio. As Termas têm ao serviço de todos, para a realização dos tratamentos, 13 técnicos de Balneoterapia, duas administrativas, duas enfermeiras e dois médicos.

(15)

CAPÍTULO II

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA E

CARACTERIZAÇÃO DO LOCAL DE

(16)

Localização Geográfica do Local de Estágio

De acordo com informação disponibilizada no site oficial do Município de Almeida (s/d), referimos que o local de estágio localiza-se na vila de Vilar Formoso, pertencente ao concelho de Almeida que se encontra a uma distância de 12 Km,, de Almeida pertencente ao distrito da Guarda numa distância de 40 Km e fazendo também fronteira com Fuentes de Oñoro (Espanha).

Fig.2 - Mapa com localização do Distrito e do Concelho (Fonte: http://www.cm-almeida.pt/Paginas/default.aspx )

Caracterização do Local de Estágio

Descrição das Piscinas

As piscinas Municipais de Vilar Formoso são um moderno complexo desportivo, como é possível visualizar nas Fig 9,10,11,12 e 13 e local por excelência para a prática de exercício físico. Este espaço é constituído por duas piscinas interiores aquecidas (piscina de competição com 25 metros x 17 metros e piscina pequena com 15,50 metros x 6,00 metros). Permitem a prática de natação livre, natação com acompanhamento de professor, de competição sincronizada e pólo aquático, dispondo também de um ginásio, dois campos e ténis com 23,76 metros x 10,90 metros, dois balneários para adultos, crianças e deficientes com os respectivos chuveiros e sanitários, oito vestiários, quatro masculinos e quatro femininos, uma secretaria, um gabinete de administração/

(17)

8 reuniões, um posto de primeiros socorros, uma sala de vigia/som, um bar e uma arrecadação.

FITY6Y6 7H

Localização e horário de funcionamento

As piscinas de Vilar Formoso encontram-se localizadas no Bairro Alto das Alagoas, funcionando de segunda - feira a sábado no horário compreendido entre as 15h00 e as 21h00.

Recursos da Instituição

Recursos Materiais das piscinas

As piscinas Municipais de Vilar Formoso estão dotadas do equipamento necessário para as actividades que ali se desenvolvem como sejam os seguintes materiais:

o Aros de submersão:

Cor amarela – fica à superfície da piscina;

Cor verde – fica posição vertical no fundo da piscina;

Cor vermelha - fica posição vertical à superfície da piscina; o Halteres;

o Aro de bask;

o Brinquedos (baldes, camiões, pás); o Bóias; o Bolas; o Bolachas; o Barbatanas; o Braçadeiras; o Balizas; o Colchões;

o Cintos pequenos e grandes; o Caneleiras;

(18)

o Esparguetes; o Escorrega; o Fantasmas;

o Luvas com membranas;

Publico Alvo

Os utentes com os quais desenvolvi as minhas actividades de estágio situavam-se na faixa etária compreendida entre os 6 e 68 anos de idade. Eram pessoas de nacionalidade portuguesa e espanhola, tendo como percentagens 48% de espanhóis e 52% portugueses, como se apresenta no Gráfico 1.

Gráfico 1. Percentagem de portugueses e espanhóis

Apresentação Percentual do Público nas Diferentes Modalidades

Como podemos observar pelo Gráfico 2, as crianças que frequentam as classes de natação são maioritariamente espanholas, totalizando uma percentagem de 71,3%, enquanto que as portuguesas representam apenas 28,5% da totalidade dessa população. Em relação aos géneros, podemos verificar que ela é maioritariamente feminina, da qual 33,3% é espanhola e 19% é portuguesa. A masculina apresenta uma percentagem de 38% de espanhois e a restantes 9,5% são portuguesas.

(19)

10

Gráfico 2. Percentagem na natação de crianças quanto ao género e á nacionalidade

Em relação às classes de natação para adultos, podemos visualizar no Gráfico 3 que a grande maioria destes utentes é do género feminino, com 80,42%, enquanto o género masculino totaliza 19,20%. Desta população de utentes verifica-se que a grande maioria é de nacionalidade espanhola e que representa 74,02% dos utentes destas instalações enquanto os restantes utentes de nacionalidade portuguesa se situa nos 25,60%.

(20)

Quando analisadas as modalidades, podemos verificar pelo Gráfico 4, que quem frequenta mais as classes de hidroginástica são os utentes de nacionalidade portuguesa representando 87,36% desta população e os restantes 12,48% são de nacionalidade espanhola. Também aqui os utentes do género feminino são a grande maioria, dos quais 68,65% são portuguesas e 9,36% são espanholas.

Gráfico 4 Precentagem na hidroginástica quanto ao género e nacionalidade

No que se refere aos frequentadores do ginásio, podemos visualizar no gráfico 5 que a maioria é de nacionalidade portuguesa, como género feminino a cifrar-se em 58,31% e a masculina em 33,32%, em oposição aos utentes de nacionalidade espanhola, cujo género feminino totalizou 8,33 por cento, e a percentagem masculina foi nula.

(21)

12

(22)

CAPÍTULO III

(23)

14

Objectivos

Para a concretização deste estágio foram definidos os seguintes objectivos gerais e específicos:

Geral: Adquirir experiencia na área da natação, hidroginastica e actividades de

ginásio;

Específicos: ter uma postura dinâmica e inovadora; ser autónoma; promover a

segurança e o bom funcionamento das aulas; saber planear, organizar, coordenar, e avaliar as actividades pretendidas; criar um bom relacionamento entre professores e alunos; manter um elevado nível de pontualidade e assiduidade; saber identificar e corrigir os aspectos técnicos da modalidade praticada; motivar as crianças para as actividades; promover o desenvolvimento físico de uma forma equilibrada e harmoniosa; incentivar as crianças para as actividades promovendo desta forma a sua confiança e o seu desenvolvimento psíquico, físico e social.

Tendo em consideração que o meu estágio foi desenvolvido essencialmente no âmbito da natação e da hidroginástica, entendemos pertinente apresentar o conceito das duas modalidades.

De acordo com a informação disponível no site da Academia Molhação Acqua e Fitness, s/d), podemos referir que “A natação é uma actividade física mais completa, indicada para todas as idades, todos podem tirar proveito desta modalidade de pouco impacto para os ossos. A natação ajuda a melhorar as funções cardiorespiratórias, o trabalho muscular de um modo geral, entre outras inúmeras vantagens para a manutenção de uma vida saudável”. (s/p).

Relativamente à hidroginástica e de acordo com informação disponibilizada no site Dicionário Sensagent (s/d), poderemos referir que A “ Hidroginástica é um exercício aeróbico feito nas águas. A Hidroginástica melhora a capacidade aeróbia, a resistência cardiorespiratória, a resistência e a força muscular, a flexibilidade, além de queimar muitas calorias - em média 400 Calorias em 1 hora. Vantagens da Hidroginástica 1° Menor impacto nas articulações; 2° Maior esforço nos movimentos; 3° Sensação de conforto causada pela água. A Hidroginástica é indicada como actividade física, pura e simples, e também indicada para aqueles que dela realmente precisam incluindo os portadores de problemas de saúde, os mais diversos. As vantagens da prática da hidroginástica são inúmeras, desde que praticada com uma frequência regular. Os cinco componentes do condicionamento físico, treináveis também na água são. Aeróbico: Melhora capacidade cárdiopulmonar. Resistência: Aumenta a capacidade

(24)

de permanecer mais tempo em actividade. Flexibilidade: Capacidade das articulações de se moverem normalmente. Força muscular: Aumenta a capacidade de força, para levantar e deslocar objectos. Composição Corporal: Relação entre massa magra e gordura. Antes de iniciar os exercícios é recomendável fazer uma avaliação médica. Actualmente existem muitas variações da Hidroginástica, como ritmos, intensidades diferentes” (s/p).

Actividades Desenvolvidas

Durante a realização deste estágio foram dinamizadas várias actividades, como sejam:

Na 1ª fase do meu estágio realizei a fase de observação. Nesta fase observei todas as aulas do meu tutor, Prof. Victor Nascimento e no final de cada uma delas, efectuei sempre uma ficha de observação. Nesta mesma fase dei início à recolha de dados pessoais dos utentes com os quais realizei a 2ª fase do meu estágio.

Para além disto foi ainda nesta 1ª fase que iniciei a organização do meu dossier de estágio. Como tinha conhecimento sobre as modalidades que iria desenvolver no estágio, aproveitei para efectuar alguma pesquisa sobre as mesmas.

Na 2ª fase para além de ter continuado a fase de observação das aulas, tive a oportunidade de participar directamente com os alunos enquanto participante nas diversas modalidades.

Esta fase foi de integração e intervenção. Deste modo e gradualmente comecei a intervir conjuntamente nas aulas do Prof. Victor. Desta forma foi possível colocar em prática os conhecimentos adquiridos na 1ª fase e também com a experiência ganha nas aulas observadas. Associando ainda às diversas pesquisas efectuadas para a fundamentação e enriquecimento das planificações das aulas a realizar.

A 3ª fase foi aquela em que estive em plena actividade e tive a meu cargo todas as modalidades (ver plano da 3ª fase). Como era de prever, esta fase foi muito exigente e exaustiva pelo trabalho efectuado para dar cumprimento ao plano inicialmente previsto.

(25)

16

Natação iniciação – Neste nível de natação trabalhei com 6 alunos. Os principais

objectivos netas aulas foram a transmissão de algumas componentes básicas da natação, desenvolver a auto confiança dos alunos de forma a eles pudessem adquirir destrezas no meio aquático, trabalhar a coordenação segmentaria e adquirirem e melhorarem as técnicas de estilos natatórios básicos. O conteúdo ao longo das aulas assentou essencialmente no trabalho da respiração, da flutuação em posição ventral/dorsal, a propulsão em posição ventral/dorsal, ensino das técnicas de crol e costas e os saltos.

O tempo das sessões foi de 45 minutos. Estes estavam assim estruturados: os primeiros 0’ a 8’ minutos eram de aquecimento, dos 8’ aos 35’ eram de exercícios práticos e aplicação de teoria e os finais 35’ a 45’ eram dedicados ao retorno à calma. Nesta parte esteve sempre um pouco presente a parte da brincadeira. Nas aulas, adoptei uma posição bem visível para a turma, onde eles executavam o que eu ia dizendo e exemplificava, tendo tido sempre com eles uma comunicação directa. Quanto aos meios adoptados, utilizei os materiais disponíveis para a realização das aulas, utilizei material auxiliar total (cintos), assim como material parcial (placas, pull- boys, fantasmas entre outros).

Natação aperfeiçoamento – Neste nível de natação trabalhei com 30 alunos. Este nível

de natação visava a melhoria do condicionamento físico geral, porque nesta exige-se ao máximo a coordenação fina do gesto.

Os principais objectivos neste tipo de aula, foram a exploração dos três estilos, crol, costas e bruços trabalhada de forma minuciosa, ou seja, qualquer movimento incorrecto de propulsão ou respiração foi corrigido por mim para que o processo de aperfeiçoamento dos estilos de natação fosse eficaz. Procurei trabalhar então neste mesmo sentido correctivo dos gestos mal efectuados,

Para isso, aquando do trabalho de planeamento em casa, estudei detalhadamente os vários estilos de natação, tirando as eventuais dúvidas com o meu tutor. O tempo das sessões foi de 45 minutos, dos quais os primeiros 0’ a 8’ minutos eram de aquecimento, dos 8’ aos 35’realizavam-se exercícios práticos e fazia-se a aplicação de teoria no sentido da correcção e finalmente dos 35’ aos 45’ eram dedicados ao retorno à calma.

(26)

Natação manutenção – Neste nível de natação trabalhei com 28 de alunos. Nestas

aulas de natação manutenção procurei planear aulas com o treino aeróbio, treino intervalado, de velocidade, de circuito e de treino técnico. O tempo das sessões foi de 45 minutos, dos quais os primeiros 0’ a 8’ minutos foram de aquecimento, dos 8’ aos 35’ eram de exercícios práticos e dos 35’ aos 45’ dedicados ao retorno à calma.

Ginásio - No que se refere ao trabalho do ginásio, realizei um estudo de investigação

sobre aptidão física entre géneros quanto ao IMC e à flexibilidade, questionando na hipótese se o género feminino teria mais flexibilidade do que o género masculino e se existiriam diferenças significativas quanto ao IMC dos dois géneros. O número da minha amostra foi de 11 sujeitos.

Hidroginastica – Na hidroginástica trabalhei com 35 de alunos. As aulas de

hidroginástica, consistiram num conjunto de actividades físicas que integraram a actividade aeróbica, a água e a música numa unidade, proporcionando uma melhoria da condição física ao nível da resistência cardiovascular, tonificação muscular, flexibilidade e força do praticante.

Outras Actividades Realizadas no Âmbito do Estágio

Para além do integral cumprimento do plano previsto, tive ainda a oportunidade de iniciar a 4 de Outubro aulas de hidroginástica nas piscinas de Figueira de Castelo Rodrigo. A pedido da empresa municipal de Almeida foi-me ainda solicitado que desse aulas de substituição nas piscinas municipais de Almeida e de Vilar Formoso, por motivos de licenças de paternidade de dois docentes, durante os meses de Dezembro de 2010 e Janeiro de 2011. Um pertencente às piscinas de Almeida e o outro às piscinas de Vilar Formoso.

Acções de Formação

No decurso deste ano de estágio e tendo em mente que a formação deve ser contínua e diversificada pude ainda participar em duas acções de formação:

(27)

18 - Palestra sobre “Futebol de Alto Rendimento – Formação e Competição” organizada pela Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto, que decorreu no dia 11 de Janeiro de 2011;

- Acção de formação de treino desportivo – desportos colectivos “ O guarda redes: da formação ao rendimento”, organizada também Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto, que decorreu a 30 de Maio do mesmo ano.

Principais dificuldades

Ao longo do estágio a minha maior dificuldade foi o facto de não dominar completamente a língua espanhola. Este facto por vezes limitou-me na transmissão da informação, no que se refere aos exercícios das aulas relativamente ao que tinha planeado para cada aula. Esta dificuldade foi ao longo do estágio diminuindo, conseguindo na terceira fase dominar o suficiente para ter sucesso na transmissão verbal da informação ao público espanhol.

Outra das minhas dificuldades esteve na modalidade de natação aperfeiçoamento, na correcção da execução dos gestos técnicos efectuados por alguns utentes. Estas situações normalmente são um pouco mais complexas dado que corrigir um gesto técnico incorrecto exige uma prática redobrada, do que aquela que exigiria o ensino inicial correcto.

Para superar esta dificuldade tive necessidade de efectuar uma análise individualizada dos utentes, tendo em consideração as referências à Técnica Pessoal (ou ESTILO), conceitos, princípios e leis da Técnica geral, aplicados às próprias estruturas e possibilidades do aluno com características, qualidades, estrutura e história motriz diferente em cada caso.

(28)

Conclusão/Reflexão

O estágio é sem dúvida bastante importante para a preparação de qualquer técnico licenciado em desporto, permitindo-lhe ganhar experiências. O objectivo deste estágio Curricular foi o de me oferecer, quer no sentido pessoal quer no profissional oportunidade de colocar em prática as minhas aprendizagens e também me permitiu reflectir no que se faz e pode fazer, na tentativa de procurar respostas para melhorar a vida da comunidade, que possivelmente posso encontrar no meu futuro profissional.

O estágio realizado permitiu-me verificar as muitas dificuldades que encontraremos na vida profissional, mas também, a forma de as solucionar. Entendo ter- me dedicado plenamente ao meu estágio, acredito ainda apesar dos obstáculos, que a vontade de os superar e de adquirir novas competências, associada a uma enorme vontade de querer desempenhar bem todas as tarefas nas quais estava envolvida, foram sem duvida os grandes motivos que me permitiram lutar e continuar em frente.

A realização do estágio revelou-se muito proveitosa e significativa, na medida em que tive a possibilidade de vivenciar certas situações marcantes, que de outra forma seriam impossíveis. Para isso, no decorrer do meu estágio no que se refere aos primeiros três meses (Outubro Novembro e Dezembro) senti que o conhecimento teórico apreendido nas diversas Unidades Curriculares complementando com pesquisas efectuadas na área, me ajudaram bastante, A adaptação ao espaço, às pessoas e às modalidades foi fácil. Os primeiros três meses tal como se apresenta na calendarização foi uma fase de observação das aulas e do funcionamento das piscinas. Para além de observar as aulas e executar, depois, as mesmas observações contribui em outras tarefas tais como ajudar na preparação das aulas no que dizia respeito à preparação do material necessário para a realização das aulas e no final acondicionar o mesmo material, na sala do material. Nos meses de Janeiro e Fevereiro como fase de integração e intervenção nas actividades desportivas, dei início no dia 7 de Janeiro à minha intervenção na modalidade de hidroginástica nível avançado, tendo sido em conformidade com o meu orientador da instituição estabelecida esta calendarização para este período. Também iniciei a natação de iniciação, de aperfeiçoamento e de manutenção. No que diz respeito à modalidade do ginásio, efectuei um estudo sobre a aptidão física dos utentes do ginásio, tendo realizado dois testes. Um com componente morfológica na recolha de dados peso e altura para calcular o IMC, e outro com a componente funcional o teste da

(29)

20 flexibilidade, com o intuito de fazer uma comparação entre géneros, no que se referia ao IMC e à flexibilidade.

Nos últimos três meses e meio, ou seja até ao passado dia 17 de Junho de 2011, data do término do meu estágio, foi uma fase de intervenção didáctica. Nesta última fase tive uma sobrecarga de trabalho, pois tive de planificar um número superior de aulas nas diversas modalidades.

Agora que está finalizado este período de estágio, sinto-me muito contente por ter vivenciado tanta coisa e ter tido o contacto com imensa gente. A língua espanhola foi um das minhas grandes dificuldades mas nada que não se tenha resolvido. Agora que cheguei ao final e se tivesse de voltar atrás, escolheria o mesmo sítio como local de estágio, pois fui bem recebida e tive sempre a disponibilidades por parte de todas as pessoas que trabalham nas piscinas municipais de Vilar Formoso.

Finalmente posso referir que estou muito satisfeita pela minha escolha, pelos bons profissionais que nela trabalham, razão pela qual não me arrependo desta escolha.

(30)

Bibliografia Geral

Academia Molhação Acqua e Fitness – página oficial. (s/d). Natação, consultado em 27/Jun, 2011 em http://www.molhacao.com.br/natacao.html

Dicionário Sensagent. (s/d). Hidroginástica, consultado em 27/Jun, 2011 em

http://dicionario.sensagent.com/hidrogin%C3%A1stica/pt-pt/.

Empresa Municipal de Almeida. (s/d). Identificação da Empresa Municipal,

Identificação do Municipio de Almeida, consultado em 30/ Set, 2010, em http://www.almeidamunicipia.pt/

maps.google. (s/d). Localização Geográfica, consultado em 30/Set, 2010 em

http://maps.google.pt/maps?hl=pt-PT&rlz=1W1ADSA_pt-T&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.&biw=1280&bih=815&wrapid=tlif130909937003111&um= 1&ie=UTF-8&q=localiza%C3%A7%C3%A3o+de+vilar+formoso&fb=1&gl=pt&hq=localiza%C3 %A7%C3%A3o+de+vilar+formoso&hnear=0xd3cfac48ff6c653:0x400ebbde4903500,G uarda&ei=ZkUHTpaeIIuGhQfc-tjNDQ&sa=X&oi=local_group&ct=image&ved=0CAQQtgM

Wikipedia. (s/d). Caracterização do concelho de Almeida, consultado em 30/ Set, 2010,

(31)

22

(32)

Descrição do publico entre géneros e nacionalidades

FIT

Natação crianças

Sexo masc Sexo fem

Portugueses Espanhóis Portugueses Espanhóis

2 8 4 7

Natação adulta

Sexo masc Sexo fem

Portugueses Espanhóis Portugueses Espanhóis

4 2 4 21

Hidroginástica

Sexo masc Sexo fem

Portugueses Espanhóis Portugueses Espanhóis

3 1 22 6

Ginásio

Sexo masc Sexo fem

Portugueses Espanhóis Portugueses Espanhóis

(33)

24

(34)

1º FASE- OBSERVAÇÃO DAS AULAS MESES OUTUBRO NOVEMBRO E DEZEMBRO

HOR. SET. OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO

5ª 6ª 5ª 6ª 5ª 6ª 5ª 6ª 5ª 6ª 5ª 6ª 5ª 6ª 5ª 6ª 5ª 6ª 5ª 6ª 5ª 6ª 5ª 6ª 30 1 7 8 14 15 21 22 28 29 4 5 11 12 18 19 25 26 2 3 9 10 16 17 15:00 16:45 H1 H2 H1 H2 H1 H2 H1 H2 H1 H2 H1 H2 H1 H2 H1 H2 H1 H2 H1 H2 H1 H2 H1 H2 17:15

N.A N.A. N.A. N.A N.A N.A. N.A N.A. N.A N.A. N.A. N.A 18:00

N.M N.M N.M N.M N.M N.M N.M N.M N.M N.M N.M N.M N.M N.M N.M N.M N.M N.M N.M N.M N.M N.M N.M N.M 18:45

H2 N.A G. N.A. H2 N.A. G. N.A. H2 N.A. G. N.A H2 N.A. G. N.A. H2 N.A. G. N.A. H2 N.A. G. N.A 19:30

N.M. H2 N.M. H2 N.M. H2 N.M. H2 N.M. H2 N.M. H2 N.M. H2 N.M. H2 N.M. H2 N.M. H2 N.M. H2 N.M. H2 20:15

N.A. N.A. N.A. N.A N.A N.A. N.A N.A. N.A. N.A. N.A. N.A.

H1 HIDROGINÁSTICA SÉNIOR H2 HIDROGINÁSTICA AVANÇADA N.M NATAÇÃO MANUTENÇÃO N.A NATAÇÃO APERFEIÇOAMENTO

(35)

2º FASE- INTEGRAÇÃO/ INTERVENÇÃO NAS ACTIVIDADES MESES DE JANEIRO E FEVEREIRO

HOR. JANEIRO FEVEREIRO

5ª 6ª 5ª 6ª 5ª 6ª 5ª 6ª 5ª 6ª 5ª 6ª 5ª 6ª 5ª 6ª

6 7 13 14 20 21 27 28 3 4 10 11 17 18 24 25

15:00

16:45 H1 H2 H1 H2 H1 H2 H1 H2 H1 H2 H1 H2 H1 H2 H1 H2

17:15 N.A N.A. N.A. N.A N.A. N.A N.A. N.A

18:00 N.M. N.M N.M. N.M. N.M. N.M. N.M. N.M. N.M. N.M. N.M. N.M. N.M. N.M. N.M. N.M.

18:45 H2 N.A G. N.A. H2 N.A. G. N.A. G. N.A H2 N.A. G. N.A. H2 N.A.

19:30 N.M. H2 N.M. H2 N.M. H2 N.M. H2 N.M. H2 N.M. H2 N.M. H2 N.M. H2

20:15 N.A. N.A. N.A. N.A N.A. N.A N.A. N.A.

H1 HIDROGINÁSTICA SÉNIOR INTERVENÇÃO

H2 HIDROGINÁSTICA AVANÇADA INTEGRAÇÃO

N.M NATAÇÃO MANUTENÇÃO

N.A NATAÇÃO APERFEIÇOAMENTO

(36)

3ª FASE- INTERVENÇÃO DIDÁCTICA E PEDAGÓGICA NAS MODALIDADES MARÇO ABRIL MAIO E JUNHO HO

R.

MARÇO

ABRIL MAIO JUNHO

5ª 6ª 5ª 6ª 5ª 6ª 5ª 6ª 5ª 6ª 5ª 6ª 5ª 6ª 5ª 6ª 5ª 6ª 5ª 6ª 5ª 6ª 5ª 6ª 5ª 6ª 5ª 6ª 5ª 5ª 6ª 3 4 10 11 17 18 24 25 31 1 7 8 14 15 21 22 28 29 5 6 12 13 19 20 26 27 2 3 9 16 17 15: 00 16: 45 H1 H2 H1 H2 H1 H2 H1 H2 H1 H2 H2 H1 H2 H2 H2 H2 H1 H2 H1 H1 H2 17: 15 N. A. N. A. N. A. N. A N. A. N. A N. A N. A N. A. N. A. 18: 00 N. M N. M. N. M. N. M. N. M. N. M. N. M. N. M. N. M. N. M. N. M. N. M. N. M. N. M. N. M. N. M. N. M. N. M. N. M. N. M. N. M. N. M. 18: 45 H2 H2 H2 H2 H2 N. A. G. N. A. G. N. A. G. N. A G. N. A. G. N. A. H2 N. A. H2 N. A. N. A. N. A. 19: 30 H2 H2 H2 H2 N. M. N. M. H2 N. M. H2 N. M. H2 H2 N. M. H2 N. M. N. M. H2 20: 15 N. A. N. A N. A. N. A N. A. N. A. N. A. N. A.

H1 HIDROGINÁSTICA SÉNIOR RECOLHA DE DADOS PESSOAIS, ESTATURA E PESO

H2

HIDROGINÁSTICA

AVANÇADA ELABORAÇÃO DOS TESTES DE FLEXIBILIDADE

N.

M NATAÇÃO MANUTENÇÃO AULAS POR MIM LECCIONADAS

N. A NATAÇÃO APERFEIÇOAMENTO G. GINÁSIO

(37)

25

(38)

APRESENTAÇÃO DAS INSTALAÇÕES

Secretaria das piscinas municipais

de Vilar Formoso

Corredor principal para o acesso aos balneários

(39)

APRESENTAÇÃO DAS INSTALAÇÕES

Interior dos balneários

Corredor principal para acesso aos tanques

(40)

APRESENTAÇÃO DAS INSTALAÇÕES Sala de enfermaria Tanques

(41)

APRESENTAÇÃO DAS INSTALAÇÕES Bar Interior do ginásio

(42)
(43)

ACTIVIDADES DESANVOLVIDAS

Aula de hidroginástica Sénior parte do aquecimento.

Aula de hidroginastica sénior parte fundamental

(44)

ACTIVIDADES DESANVOLVIDAS

Aula de natação manutenção

Aula de hidroginástica nível avançado

Aula do final do dia como factor de socialização de alunos de hidroginástica e natação

Referências

Documentos relacionados

Atenção Primária à Saúde Acidente Vascular Encefálico Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Comunidade Acadêmica Federada Centro de Estudos e Pesquisas

1Departamento de Matem´atica, Instituto de Biociˆencias, Letras e Ciˆencias Exatas (Ibilce), Universidade Estadual Paulista “J´ulio de Mesquita Filho” (Unesp), Campus de S˜ao

Essa posição de abertura proporciona a deflagração da potência do corpo de Rafael em performance, visto que este pode se apresentar como possibilidade de criação e de invenção

hospitalar é um lugar de emoções, o presente trabalho tem como objetivo principal relatar algumas intervenções realizadas na oncologia pediátrica com o uso de

(2007), avaliando a eficácia anti-helmíntica do farelo e do extrato etanólico das folhas do melão-de-São-Caetano (Momordica charantia L.), da batata de purga

Assim, apesar de todos os aspectos positivos, e, neste presente trabalho, reconhecidos, do programa Favela-Bairro, o mesmo não foi capaz de solucionar

Assim, dentro das etapas de gestão de projetos, entende-se que esta pesquisa se encaixa na fase de avaliação do processo de implementação, pois tem como um de seus objetivos avaliar

Com todas as mudanças realizadas nos últimos 2 (dois) anos, faz-se necessário esclarecer algumas questões inerentes ao reconhecimento de filiação socioafetiva e