• Nenhum resultado encontrado

2. Eu ainda não tenho o Certificado. Tenho que apresentar teste negativo todos os dias?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "2. Eu ainda não tenho o Certificado. Tenho que apresentar teste negativo todos os dias?"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Na sequência da Resolução do Conselho de Ministros n.º 101-A/2021, de 30 de julho de 2021, o Governo permitiu, a partir do dia 1 de agosto, a prática de atividade física em ginásios e academias, bem como, a participação em aulas de grupo.

No caso concreto da participação em aulas de grupo, relembramos que existem algumas restrições a ter em conta e que estão explicadas nos seguintes pontos:

1. Como proceder para ter acesso às Aulas de grupo?

A participação nas aulas de grupo está condicionada à apresentação de certificado digital ou de um teste negativo válido. O mesmo, deve ser apresentado na receção das piscinas municipais.

2. Eu ainda não tenho o Certificado. Tenho que apresentar teste negativo todos os dias?

Sim. Em matéria de testagem, as regras estão definidas no artigo 8º da presente Resolução.

São apresentados 4 tipos de testagem possíveis:

A realização laboratorial de teste de amplificação de ácidos nucleicos (TAAN) nas 72 horas anteriores a? sua apresentação;

A realização de teste rápido de antigénio (TRAg), verificado por entidade certificada, nas 48 horas anteriores a? sua apresentação;

A realização de teste rápido de antigénio (TRAg), na modalidade de autoteste, nas 24 horas anteriores a? sua apresentação, na presença de um profissional de saúde ou da área farmacêutica que certifique a realização do mesmo e o respetivo resultado;

A realização de teste rápido de antigénio (TRAg), na modalidade de autoteste, no momento, a? porta do clube, com a supervisão de um elemento do staff.

3. Por quanto tempo é válido o Certificado Digital? Terei de mostrar o certificado sempre que quiser fazer uma aula de grupo?

O Certificado Digital tem a validade de 180 dias. Este é admitido nos termos do Decreto-Lei n.º 54 A/2021, de 25 de junho e deve ser sempre apresentado sempre que se pretenda participar numa aula de grupo no estúdio.

4. A apresentação do Certificado Digital é suficiente para acesso às Aulas de grupo, mesmo que ainda não tenham passado os 14 dias após o termo da vacinação?

(2)

aplicabilidade (é válido).

5. O distanciamento passa a ser 2 metros? Ou mantêm-se 3 metros?

Deverá aplicar-se a regra de 3 metros de distanciamento durante a prática do exercício, definida na Orientação 030/2020 da DGS.

- GAP

Três letras que significam definição de músculos e queima de gorduras, especialmente nas regiões alvo. Uma aula de ginástica localizada, em que a tonificação muscular é focada nos 3 grupos musculares: Glúteos, Abdómen e Pernas. Os exercícios são realizados em sincronia com a música seguindo a orientação do professor com recurso a tornozeleiras e ao peso do próprio corpo. As cargas variam de acordo com o objetivo de cada aluno. São queimadas cerca de 300 calorias durante uma aula de GAP através de exercícios que visam a melhoria da

resistência geral, equilíbrio, força, flexibilidade e ritmo dos praticantes

- LOCALIZADA

Aula constituída por sessões de exercícios de resistência muscular localizada. Utilizam-se vários instrumentos para poder tonificar todo o corpo.

- STEP

É uma aula com uma forte componente musical, contribuindo para uma estimulação física e psíquica através de exercícios aeróbicos coreografados no step (em português, degrau). Nas nossas aulas temos dois níveis distintos de dificuldade: o nível introdutório/iniciado e o nível intermédio/avançado. Nestas aulas, com a duração de cerca de 45m, as coreografias incluem uma constante subida e descida da plataforma, o que faz aumentar a intensidade da aula tornando-a num excelente treino cardiovascular. Uma das características mais benéficas desta modalidade é o impacto sobre o sistema osteoarticular que permite melhorar a densidade mineral-óssea e a estabilidade das articulações, prevenindo assim o aparecimento de algumas doenças resultantes da idade e da menopausa. Esta modalidade exige também uma boa

coordenação motora e orientação espacial, e torna-se um verdadeiro desafio quando se variam as formas de utilizar o step ou utilizar mais do que 1 step por pessoa.

(3)

- POWER

Aula que se traduz num programa de treino de força e resistência, onde se utiliza uma barra com discos de vários pesos ao som de música estimulante. Esta modalidade está

inteligentemente desenhada para oferecer 4 formatos de aula, sendo que, cada formato treina e combina os grupos musculares de diferentes maneiras, permitindo alcançar diferentes objetivos em cada aula: Força, Resistência, Tonificação e Queima de gorduras.

- CROSS TRAINING

Treino concentrado de curta duração e alto rendimento. Ideal para quem pretende queimar gorduras e tonificar. O Cross é uma aula de 30 minutos que engloba um conjunto consecutivo de exercícios, executados com um intervalo de tempo reduzido/mínimo entre eles. Geralmente são utilizados um ou mais exercícios para cada grupo muscular, de forma alternada. O circuit training está longe de ser uma aula monótona, e poderá queimar em média de 400 a 600 calorias.

Principais vantagens:

• Aula variada e, como tal, indicada para quem quer prevenir a monotonia;

• Apresenta um grande volume de treino num curto espaço de tempo;

• Promove a melhoria da condição física geral, assim como uma maior perda calórica e tonificação devido ao tempo de descanso reduzido e consequente aumento do metabolismo.

Esta aula traduz-se numa mistura entre aparelhos de musculação e exercícios aeróbios O número de aparelhos (aqui chamados de estações) utilizados varia de acordo com a combinação usada pelo professor e com os seus objetivos de treino. A coincidência, no entanto, vai agradar: por vezes basta menos de um minuto em cada estação para alcançar resultados. Bom para poupar tempo O treino em circuito é ideal para quem não tem muito tempo. O circuit training é uma forma de treino que possibilita um gasto alto de calorias num curto espaço de tempo. Isso acontece porque a intensidade dos exercícios é alta e não há intervalo para descanso. Combina exercícios aeróbios e neuromusculares Além de trabalhar todas as regiões do corpo, o circuito também permite que sejam feitos dois tipos de exercícios:

os aeróbios e os neuromusculares. Os circuitos são eficientes porque essa é a melhor

combinação para queimar calorias tanto durante o exercício quanto depois dele. Isso acontece porque, para recuperar as microlesões causadas pelo exercício neuromuscular, o corpo

continua a queimar calorias enquanto repousa. É também neste processo que a massa muscular aumenta. Traz resultados em curto prazo Se o objetivo for emagrecer e aumentar o tónus muscular, o circuito promete trazer resultados rápidos. Este tipo de treino mantém a frequência cardíaca elevada, e trabalha o corpo todo com um risco reduzido de lesões.

Dependendo da disciplina do aluno, é possível perder até 600 calorias por aula e os resultados

(4)

deste treino é o dinamismo, o que traz mais motivação para o aluno. Além de ser muito

dinâmico e rápido, o circuito promove a interação entre aluno e o professor, formando um ciclo de amizades. Dificulta a monotonia Treinar em circuito significa ter ao seu dispor uma série que não deixa que a monotonia se instale, porque se varia a ordem dos exercícios. É possível incluir ou retirar exercícios, aumentar a intensidade ou a frequência de repetições.

- ZUMBA

É uma aula de fitness dançada, inspirada em movimentos e músicas latinas e internacionais que criam um sistema de fitness dinâmico, excitante e efetivo. A Zumba integra alguns dos princípios básicos de aeróbica, treino intervalado e de resistência, maximizando a queima de calorias, os benefícios cardiovasculares e com tonificação total do corpo. O nome desta modalidade de fitness provem da palavra "rumba", que significa "festa" para os colombianos.

Foi criada no final dos anos 90 pelo bailarino e coreógrafo colombiano Alberto "Beto" Perez, que ao reparar no sucesso que a sua aula tinha com esta mistura de ritmos, decidiu dá-la a conhecer ao resto do mundo. Hoje em dia converteu-se numa modalidade muito popular para perder peso e divertida. Está destinada a pessoas de qualquer idade, sexo e forma física, sendo que o único requisito é ter algum sentido de ritmo e vontade de se divertir.

- TRX

O TRX é caracterizado como treino em suspensão. Um equipamento que permite efetuar um trabalho muscular simples, eficaz e intenso. Está assegurada a garantia de um treino

desafiante e diferente do que está habituado, onde pode impor o seu próprio limite.

Considerado um dos mais eficientes métodos de trabalho físico funcional, o suspension

training, também conhecido como TRX ou Pilates Suspenso, é um sistema completo de treino que faz uso do peso corporal, permitindo centenas de exercícios. Uma das grandes vantagens é poder ser realizado por pessoas de todos os níveis de habilidade e condição física. Esta técnica foi criada na Marinha dos EUA, podendo realizar de forma segura centenas de exercícios de forma a desenvolver a força, potência, flexibilidade e equilíbrio. Aumenta a performance em atividades desportivas como corrida e ciclismo, a coordenação e auxilia a evitar lesões. Em resumo, o Pilates Suspenso ou TRX, oferece uma série de benefícios, como a melhoria da estabilidade do core (unidade integrada de músculos que mantêm a coluna alinhada durante todos os movimentos, prevenindo lesões), aumento da flexibilidade, força e equilíbrio, fortalecimento da musculatura e articulações, além de melhorar a postura. O TRX envolve trabalho numa posição de suspensão contra a gravidade onde o peso do corpo é a resistência. Trata-se de uma ferramenta portátil diferente, volátil e que permite fazer um trabalho diferenciado ao nível do estímulo proposto e é um treino de performance integrada, utilizando múltiplos exercícios com múltiplos materiais. Esta nova modalidade de fitness é diferente das máquinas de musculação, na medida em que permite um trabalho mais funcional, que exige mais trabalho de coordenação e desafios de estabilização, treina e reporta

benefícios em todo o corpo.

(5)

- YOGA

É a transformação da consciência humana em consciência divina. É uma filosofia prática que permite ao ser humano acordar de seu sono e vivenciar a felicidade permanente que ele é. O ser humano, não percebendo que ele próprio já é a felicidade, busca incessantemente essa felicidade fora de si, nos objetos externos. Mais cedo ou mais tarde, percebe que a causa do seu sofrimento está na limitação de sua mente, e que a felicidade não é encontrada fora, mas em cada momento em que está consigo mesmo, sem desejos, sem pensamentos, em paz.

- CIRCUIT TRAINNING

É uma aula com exercícios em circuito que trabalha isoladamente os vários grupos musculares e inclusive tem treino cardiorespiratorio, aula muito completa e com um grau de exigência física elevado.

- ABS 30min

Aulas de 30 minutos que trabalham diferentes tipos de abdominais. A aula de ABS foi criada e direcionada para o fortalecimento e a definição da musculatura abdominal. Ela foi elaborada para trabalhar a musculatura com alta intensidade, permitindo que os benefícios ocorram rapidamente.

Preçário e horários - Época 2021/22

Horário da época 2021/2022

(6)
(7)

Gabinete de Avaliação Física

O Gabinete de Avaliação Física presta um serviço de completo que consiste numa avaliação física inicial, com a prescrição de exercício em função dos resultados, e controlo dos seus objetivos, através de acompanhamento técnico personalizado sempre a pensar em si.

Após a realização da avaliação física, é elaborado um programa de treino consciente em função dos seus objetivos e necessidades, ajustado à sua condição física atual, através de um relatório detalhado sobre o seu estado físico, sugerindo a frequência e intensidade ideal das atividades indicadas para os seus objetivos.

Este gabinete funcionará nas Piscinas Municipais Fernando Cunha, às terças e quintas das 16h às 18h e às quartas e sextas das 10h às 12h, sendo necessária inscrição prévia na receção das Piscinais ou, preferencialmente, através de contacto telefónico para o 249 839 170.

Marque a sua avaliação

Para mais informações pode contactar através do email desporto@cm-torresnovas.pt

7 / 7

Referências

Documentos relacionados

O presente trabalho apresenta uma investigação numérica a respeito da queda de pressão, troca de calor e da otimização de um trocador de calor ar-ar utilizado para resfriamento de

Para obter informações detalhadas sobre os recursos e componentes do computador, como gerenciamento de energia, unidades, memória, segurança e outros recursos, clique em

8 – DM Revista/Geleia Geral – Aparelho para cateterismo do Anis Rassi não estava funcionando... 11 – Cidades – MS muda critério de confirmação

O tratamento dos animais com extrato de Piper mollicomum não influenciou a inges- tão alimentar dos animais, mas proporcionou um significativo ganho de massa corporal no

Os professores apresentaram conhecimentos insuficientes em relação às avulsões dentais, pois 41% dos professores concordavam com o reimplante de um dente decíduo, 60% não sabiam sobre

Essa última é usada tanto na escrita quanto na oralidade, geralmente em situações mais específicas como nas defesas jurídicas, nos discursos em congressos e em

As reações adversas mais comuns observadas durante o tratamento com degarrelix no estudo confirmatório de fase III (N=409) foram devidas aos efeitos fisiológicos expectáveis

9.1.2.2 Não serão aceitos como documentos de identidade: certidões de nascimento, títulos eleitorais; carteiras de estudante; carteiras funcionais, sem valor de