• Nenhum resultado encontrado

Tudo o que você precisa saber para ter sua empresa de Rastreamento

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Tudo o que você precisa saber para ter sua empresa de Rastreamento"

Copied!
25
0
0

Texto

(1)

saber para ter sua empresa de Rastreamento

(2)

Cuidados ao abrir um novo negócio ...14

Motivos para investir em uma central de rastreadores ... 19

Conclusão ... 21

Sobre a AtivaSat... 23

(3)

INTRODUÇÃO

(4)

Possivelmente, você pensou em abrir o próprio

negócio, correto? Segundo a pesquisa conduzida pela OnePoll, cerca de 77% dos brasileiros desejam ter a sua própria empresa e desfrutar das vantagens que isso oferece. Entretanto, é preciso lembrar que alcançar essa posição requer investimentos e, principalmente, conhecimento.

Pensando nisso, foi preparado com nosso parceiros este conteúdo com tudo o que você precisa saber para aposentar a carteira de trabalho, aumentar a sua renda e alcançar o sucesso.

Aqui, você encontrará informações sobre as vantagens

de abrir um negócio, ficará por dentro do mercado

empreendedor e descobrirá como evitar os principais

erros. Embarque nesta leitura e dê mais um passo em

direção à realização do seu sonho!

(5)

Mercado

empreendedor

no Brasil

(6)

Segundo os dados divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o cenário começa a mudar. A economia brasileira foi acelerada no terceiro trimestre de 2019, superando grande parte das previsões. De acordo com a instituição, a projeção para 2020 também é positiva, com crescimento do Produto Interno Bruto (PIB)

estimado em 2,3%.

Além disso, é preciso lembrar da inventividade, capacidade de superação, criatividade e determinação dos brasileiros que movimentam a economia das mais variadas formas. Tais qualidades são indispensáveis, mas revelam outra face do contexto empreendedor: a concorrência.

Antes de falarmos sobre o cenário brasileiro, é preciso desfazer um equívoco e esclarecer o que significa empreendedorismo. Comumente, esse termo é associado a abrir o próprio negócio, ou seja, tornar-se empresário.

Entretanto, ele significa muito mais que isso. Empreender é uma postura, uma visão de mundo. Trata-se da capacidade de coordenar, idealizar e executar projetos, serviços e negócios, sejam eles inéditos, sejam já existentes. O empreendedorismo está relacionado a transformar problemas em grandes oportunidades, impulsionar inovações, gerir os riscos, investir em recursos e alterar positivamente o meio para ter êxito. Portanto, ser empreendedor é promover um movimento capaz de gerar mudanças reais e impactar o cotidiano das pessoas.

Dito isso, já podemos conhecer mais do mercado brasileiro

e suas particularidades. Pode-se dizer que o país está

saindo de um período de recessão econômica e tem

enfrentado diversos problemas políticos que impactam

diretamente os negócios. Por outro lado, é preciso destacar

o crescimento da indústria 4.0 e as diversas oportunidades

que estão surgindo nos últimos anos.

(7)

Modalidades empreendedoras

Quando o que está em pauta é a abertura de um novo

negócio, é indispensável abordar quais são as duas principais ramificações empreendedoras no Brasil. A saber: os

empreendimentos de oportunidade e os empreendimentos de necessidades.

O primeiro está relacionado ao desenvolvimento e oferta de produtos e serviços baseados na observação das demandas da sociedade. Já o segundo, o empreendedorismo de

necessidade, é mais comum no país. Nessa modalidade, os investimentos em uma nova empresa são motivados,

principalmente, pela ausência de oportunidades de trabalho no mercado formal. Tradicionalmente, essas empresas são de microempreendedores individuais (MEIs).

Embora a perspectiva de crescimento econômico do Brasil e as ampliações dos recursos tecnológicos sejam pontos bastantes positivos, vale lembrar que, independentemente do

segmento, todo empresário precisará superar alguns desafios

para se consolidar no mercado. Entenda melhor!

(8)

Antes de falarmos sobre o cenário brasileiro, é preciso desfazer um equívoco e esclarecer o que significa empreendedorismo.

Comumente, esse termo é associado a abrir o próprio negócio, ou seja, tornar-se empresário. Entretanto, ele significa muito mais que isso. Empreender é uma postura, uma visão de mundo.

Trata-se da capacidade de coordenar, idealizar e executar projetos, serviços e negócios, sejam eles inéditos, sejam já existentes. O empreendedorismo está relacionado a

transformar problemas em grandes oportunidades,

impulsionar inovações, gerir os riscos, investir em recursos e alterar positivamente o meio para ter êxito. Portanto, ser empreendedor é promover um movimento capaz de gerar mudanças reais e impactar o cotidiano das pessoas.

Dito isso, já podemos conhecer mais do mercado brasileiro e suas particularidades. Pode-se dizer que o país está saindo de um período de recessão econômica e tem enfrentado diversos problemas políticos que impactam diretamente os negócios. Por outro lado, é preciso destacar o crescimento da indústria 4.0 e as diversas oportunidades que estão surgindo nos últimos anos.

Segundo os dados divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o cenário começa a mudar. A economia brasileira foi acelerada no terceiro trimestre de 2019, superando grande parte das previsões. De acordo com a instituição, a projeção para 2020 também é

positiva, com crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) estimado em 2,3%.

Além disso, é preciso lembrar da inventividade,

capacidade de superação, criatividade e determinação dos brasileiros que movimentam a economia das mais variadas formas. Tais qualidades são indispensáveis, mas revelam outra face do contexto empreendedor: a

concorrência.

(9)

Modalidades empreendedoras

Quando o que está em pauta é a abertura de um novo negócio, é indispensável abordar quais são as duas

principais ramificações empreendedoras no Brasil. A saber:

os empreendimentos de oportunidade e os empreendimentos de necessidades.

O primeiro está relacionado ao desenvolvimento e oferta de produtos e serviços baseados na observação das demandas da sociedade. Já o segundo, o empreendedorismo de

necessidade, é mais comum no país. Nessa modalidade, os investimentos em uma nova empresa são motivados,

principalmente, pela ausência de oportunidades de trabalho no mercado formal. Tradicionalmente, essas empresas são de microempreendedores individuais (MEIs).

Embora a perspectiva de crescimento econômico do Brasil e as ampliações dos recursos tecnológicos sejam pontos

bastantes positivos, vale lembrar que, independentemente do segmento, todo empresário precisará superar alguns desafios para se consolidar no mercado. Entenda melhor!

(10)

Principais desafios enfrentados pelos empresários

Como você viu, empreender significa ultrapassar as dificuldades e transformar problemas em soluções

inovadoras e lucrativas. Nesse cenário, é possível dizer que o conhecimento é o grande aliado dos empresários e saber quais os desafios é o

primeiro

passo para

superá-los.

Gestão financeira

A gestão financeira é um dos principais desafios enfrentados pelo empreendedor. Ela envolve estratégias, análises,

decisões e avaliações relacionadas aos recursos financeiros da empresa. Ou seja, é o conjunto de ações que objetivam assegurar a manutenção, a competitividade, a geração de lucros e o crescimento do negócio. Ser gestor representa saber exatamente onde, quando e como investir o dinheiro e isso não é uma tarefa simples. É preciso lidar com as

despesas, investir em produtos, serviços, tecnologias e mão de obra. Não é só. Deve-se, também, estar atento às

questões tributárias, oscilações do mercado e legislação trabalhista para evitar prejuízos.

Muitas questões, não é mesmo? Para superá-las, o ideal é investir em capacitações, dialogar com especialistas e utilizar as ferramentas disponíveis, como softwares, aplicativos e planilhas, por exemplo.

(11)

Burocracia

Liderar uma empresa requer conhecimento e adequação às diversas formas de regulações de produtos, serviços e de normas trabalhistas.

Portanto, além de ficar de olho nos tributos e nas exigências específicas ao seu nicho, o

empreendedor deverá se manter em constante

atualização e permanecer atento a todas as questões jurídicas que envolvem o seu empreendimento, tais como alvará de funcionamento e legislação

municipal.

Recursos humanos

O capital humano de uma companhia é tão

importante quanto o financeiro. Nesse sentido, um dos desafios é encontrar profissionais qualificados, promover treinamentos constantes para os

funcionários e reter os talentos conquistados pela empresa. Uma boa estratégia é investir na

valorização dos colaboradores e desfrutar das tecnologias e técnicas disponíveis no mercado.

(12)

Vendas e marketing

Possivelmente, você já ouviu a máxima “propaganda é a alma do negócio”. Pois bem, ela é correta. Para garantir o lucro, é necessário vender os produtos e serviços da empresa. Promover vendas quer dizer tornar a marca conhecida por meio da divulgação nas diversas mídias existentes.

Além disso, a melhor forma de alavancar uma marca é oferecer atendimentos (incluindo o pós-venda) e produtos de alta qualidade, pois o “boca a boca”

ainda é a melhor maneira de atrair clientes.

Quanto melhor avaliada pelos clientes sua empresa for, maiores serão as chances de converter e

concretizar as vendas.

Carga tributária

O regime tributário no Brasil não é dos mais simples.

Podemos considerar que a legislação é complexa e se

transforma periodicamente. As taxas também não são muito atraentes. Entretanto, superar esse obstáculo é possível e necessário.

Procure o melhor enquadramento para a sua empresa (Simples Nacional, por exemplo) e descubra quais tributos devem ser pagos, já que eles existem em âmbito federal, estadual e municipal.

Em alguns casos, o empresário poderá contar com deduções e subsídios. Verifique se a sua empresa atende aos critérios.

Busque as menores taxas e, sempre que necessário, recorra a um contador ou advogado para evitar possíveis dores de cabeça.

(13)

Viabilidade de negócios

Com tantos desafios, você pode se perguntar:

vale a pena abrir meu próprio negócio?

Certamente, em especial se esse é o seu sonho. Tornar-se um empreendedor

representa explorar possibilidades e desfrutar de oportunidades e vantagens que, muitas vezes, ultrapassam os ganhos financeiros.

Tudo isso, é claro, com muito trabalho.

Além disso, a viabilidade de um

empreendimento não está condicionada apenas à superação dos desafios

apontados acima. Um negócio que vale a pena é aquele que foi planejado e,

consequentemente, inaugurado no

momento e no lugar certo com auxílio das melhores parcerias.

(14)

abrir

um novo negócio

(15)

Agora que você conhece as possíveis dificuldades, é hora de falar das vantagens! Conheça quais são as principais:

• autonomia e flexibilidade: faça as tarefas de acordo com o seu ritmo, horário, metodologia e disponibilidade.

O empreendedor constrói suas regras e não precisa se reportar a superiores;

• aumento da renda e qualidade de vida: um negócio de sucesso pode ser muito mais lucrativo do que um trabalho formal. Com isso, é possível acessar muitos bens e serviços que ampliam o bem-estar;

• impacto social: ter um negócio próprio é criar uma marca e torná-la reconhecida. Empreender é deixar um legado para a sociedade e para aqueles que são importantes para você;

• poder de decisão: as responsabilidades e escolhas são suas, e você decide quando e como vai construir a sua empresa e o seu futuro;

• aquisição de conhecimento: um empreendedor está em constante processo de aprendizagem e descoberta acerca dos negócios e do mundo;

• dedicação ao que gosta: ao escolher o ramo de atividade, é possível dar preferência aos segmentos com os quais você mais se identifica;

• disponibilidade de créditos: existem diversos tipos de incentivos e oportunidades de parceria para as novas empresas.

(16)

um novo negócio

(17)

Até aqui, tratamos do cenário brasileiro, dos desafios e das vantagens de abrir um novo negócio. Agora, você verá algumas dicas fundamentais para evitar os principais erros e iniciar um empreendimento com o pé direito.

Invista no momento certo

Dificilmente, você encontrará um nicho em que não haverá concorrência, certo? Portanto, além de buscar alternativas para superá-la, é interessante saber qual é o melhor momento para iniciar um empreendimento. Em alguns setores, um

erro comum é aguardar a estabilização e o crescimento econômico do país.

Em tempos de crise, por exemplo, a concorrência pode desacelerar o ritmo, diminuir os investimentos e baixar a guarda. Essa pode ser uma boa hora para, cautelosamente, implementar uma empresa que

(18)

Analise o mercado

Antes de abrir uma empresa, é preciso elencar as possibilidades e verificar se existem demandas para os produtos ou serviços que você pretende oferecer.

Obviamente, alguns ramos podem estar mais aquecidos que outros, mas, ao realizar a análise, lembre-se de que o

mercado

sofre oscilações. Para analisar o mercado, siga essas dicas:

• conheça o setor e as projeções de mercado;

• estude o produto e os serviços;

• verifique potenciais parceiros;

• examine os clientes, a concorrência e os fornecedores;

• escolha um bom local para abrir a empresa.

(19)

Faça um bom planejamento

A melhor maneira de fazer um planejamento eficiente é construir um plano de negócios.

Com ele, você conseguirá coletar as informações mais importantes, definir as

melhores estratégias e verificar a viabilidade do empreendimento. Ele é composto por:

• análise detalhada de mercado;

• estudo da relação qualidade custo-benefício;

• plano operacional e financeiro;

• plano de marketing e vendas.

(20)

Nem tudo sai como o planejado e o ideal é se

preparar para as eventualidades. Estude bastante, capacite-se e esteja pronto para resolver questões inesperadas. Nas emergências, é fundamental praticar o autoconhecimento, abrir-se às novas possibilidades e recorrer à criatividade. Tenha em mente que é essencial ter capital de giro e de reserva para atravessar algumas intempéries.

Defina a estrutura

Toda empresa exige uma base operacional.

Escolha um bom local para abrir o seu negócio e dê preferência a estruturas compatíveis com o ramo. Verifique qual espaço necessário ao desenvolvimento das atividades, providencie as instalações necessárias e lembre-se de proteger o patrimônio que está construindo. Para aqueles que estão iniciando uma empresa, é recomendável priorizar o essencial e depois realizar a expansão.

(21)

Motivos para investir em uma empresa de

rastreadores

(22)

Procurando um segmento para abrir a sua empresa?

Aqui vai uma ótima sugestão: invista em uma empresa de rastreamento! Nos últimos anos, a frota de veículos

aumentou consideravelmente.

Conforme indica o Mapa da Motorização Individual, a frota brasileira de carros cresceu 77% em 10 anos. Junto a isso, os casos de furtos e roubos de veículos tem se tornados corriqueiros.

Nesse cenário, investir em uma empresa de rastreamento pode ser muito promissor. Cada vez mais, as pessoas têm buscado alternativas para proteger o seu patrimônio. Além disso, existem diversos motivos para apostar neste setor.

Ao firmar uma boa parceria, o empresário conseguirá fazer um investimento descomplicado e baixo em relação a

outras áreas.

Veja outras razões para investir em uma central de

rastreadores onde poderá ter menos gastos com central 24 horas, pois a AtivaSat, já tem toda estrutura para você:

• alta demanda e oferta de vantagens aos consumidores;

• facilidade e desburocratização para abertura do próprio negócio;

• payback reduzido e retorno rápido;

• dispensa de infraestrutura e contratação de pessoas;

• comunicação e marca consolidadas;

• acompanhamento de profissionais altamente qualificados;

• riscos reduzidos;

• disponibilização de ferramentas de gestão e administração.

Possivelmente, você não encontrará tantas vantagens em outros segmentos. Elas são exclusivas da AtivaSat,

empresa de ponta e referência nacional em infraestrutura e tecnologia para empresas de rastreamento.

(23)

Conclusão

(24)

Ao longo deste conteúdo, você adquiriu as informações necessárias para abrir um novo negócio. Agora, você sabe qual é o cenário brasileiro, quais são os desafios enfrentados pelos empreendedores e quais cuidados são importantes para garantir o sucesso do negócio. Certamente, você percebeu também que ser proprietário de uma empresa é bastante vantajoso e que investir no mercado de rastreamento é uma boa alternativa para aumentar a receita e tornar-se independente. Chegou a hora de exercitar os conhecimentos. Coloque as mãos na massa e siga o caminho do seu sonho!

(25)

se preocupar em montar uma estrutura de central 24hs.

Somos a 2ª empresa do Brasil neste seguimento de terceirização de central 24hs.

Conta com uma estrutura tecnológica e com parcerias muito potente devido aos altos investimentos que faz.

O principal produto da AtivaSat é o software de

rastreamento veicular, com parceria com as maiores empresas do mercado, onde vamos ajudar a divulgar a sua empresa. No entanto, eles contam com outros

produtos que agregam muito valor para quem está investindo no mundo do rastreamento veicular.

Alguns exemplos são: a possibilidade de acrescentar novas funcionalidades ao software, chips de

comunicação, hardware e oferecem suporte, modelo de

site e atendimento personalizado 24 horas para o seu

cliente no 0800 e gravação das ligações.

Referências

Documentos relacionados

Um eficiente planeja- mento de segurança para o condomínio irá cuidar não apenas de aspectos relacionados ao acesso pela porta- ria e monitoramento de áreas internas, ele deve

Se não tiver o Medicare Parte B ou outro seguro, você será imunizado gratuitamente Preencha o questionário de triagem no verso do formulário de administração da vacina Se

Como muitos condomínios passam as informações para a administradora depois do ocorrido, é essencial contar com a colaboração do síndico neste momento de mudanças para que

Diferentemente do Ensino Médio atual, em que todos os alunos têm acesso aos mesmos conteúdos, os novos currículos do Ensino Médio contarão com uma margem para que os estudantes

Nossos sistemas de câmeras corporais são distribuídos e integrados por meio de uma ampla rede de parceiros Axis, o que significa que o suporte necessário para construir um

No extrato constarão as horas que o estudante possui em saldo, que serão utilizadas para integralizar, ao final do semestre, a disciplina de Atividades Complementares (estando

Em caso de dúvidas, a Receita Federal disponibiliza um link para simulação da alíquota efe va do imposto de renda, permi ndo que o contribuinte re suas dúvidas através do

Somente a ignorância poderia levar o indiano a não matar moscas, imaginando que possam ser familiares reencarnados, ou dispor-se a plantar árvores para conter