• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO MENSAL CONTRATO DE GESTÃO 3.336/2018

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "RELATÓRIO MENSAL CONTRATO DE GESTÃO 3.336/2018"

Copied!
69
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO MENSAL

CONTRATO DE GESTÃO 3.336/2018

NOVEMBRO/2021

(2)

1 MÚSICA – NOVEMBRO/2021

I – MÚSICA

2.1 Prestar CONSULTORIA NA ÁREA DE MÚSICA, para oferecer subsídios conceituais, propor ações mediante os referenciais da área em relação aos espaços culturais da FCC, bem como emitir pareceres sobre contratações e propostas culturais apresentadas pela Instituição.

META ANUAL

Contratação de 01 consultor especializado

Consultor Nº de espaços Nº Pareceres / Atividades

1 7 25

DESCRIÇÃO

A consultoria na área de Música é realizada pela profissional Janete Andrade, a qual é responsável pela análise das solicitações de uso de espaços da Fundação Cultural de Curitiba, emitindo pareceres de acordo com os referenciais da área. No período avaliado, a consultora não recebeu solicitação para emissão de pareceres. Considerando o baixo número de ações realizadas de forma presencial em virtude da situação pandêmica na cidade, parte do trabalho da consultora tem sido realizada por meio de pesquisa dos conteúdos produzidos pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura na área da música nos últimos anos e do acompanhamento da produção de programas musicais inéditos, com publicações periódicas nas páginas do Facebook da Capela Santa Maria, Conservatório de MPB e também da Fundação Cultural de Curitiba, no programa FCC Digital, as quais seguem padrões e tendências de postagens do quem vem sendo utilizado por grupos similares à Camerata Antiqua e Festivais de Música do mundo todo. O número total de atividades informado neste item refere-se ao acompanhamento da produção e veiculação de todo o conteúdo publicado no programa FCC Digital, bem como as apresentações presenciais dos grupos artísticos.

2.2 OFICINA DE MÚSICA DE CURITIBA, com os segmentos Música Antiga, Música Erudita e Música Popular, conforme programação desenvolvida em conjunto com a Fundação Cultural de Curitiba. (META CONDICIONADA)

META ANUAL

Nº CURSOS Nº ALUNOS Nº EVENTOS PÚBLICO PRESENTE

80 1.200 20 30.000

Cursos realizados Nº Alunos Inscritos Eventos Realizados Público Presente

- - - -

(3)

2 MÚSICA – NOVEMBRO/2021

DESCRIÇÃO

A 39ª Oficina de Música de Curitiba será realizada entre os dias 16 de 30 de janeiro de 2022. Com a recente liberação para a realização de eventos culturais na cidade, a edição trará uma mescla de ações presenciais e virtuais, oferecendo ao público uma versão híbrida de atividades pedagógicas e artísticas.

As inscrições para os cursos serão abertas no dia 03 de dezembro, devendo se estender até o dia 17 do mesmo mês para os cursos presenciais, e até o dia 09 de janeiro de 2022 para os cursos da modalidade EAD. Considerando o número limitado de vagas para as turmas presenciais, os alunos que desejarem participar das turmas presenciais precisarão se submeter ao processo seletivo, por meio do qual serão avaliados para participação ativa nos cursos e apresentações artísticas que ocorrerão durante a Oficina de Música. A programação artística será realizada em diferentes espaços culturais da cidade, contando com transmissões ao-vivo para que o público tenha a opção de assistir às apresentações de qualquer lugar do mundo. Maiores informações sobre o evento serão incluídas nos próximos relatórios.

2.3 Programas artísticos CAMERATA ANTIQUA DE CURITIBA e seus grupos: Coro da Camerata e Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba no espaço cultural CAPELA SANTA MARIA.

META ANUAL

Nº PROGRAMAS PÚBLICO PRESENTE

22 10.000

Programas/mês Público Presente/mês

2 2.103

*Público total somando pessoas presentes nos concertos + visualizações nas transmissões ao vivo.

DESCRIÇÃO

Durante o período avaliado, os grupos da Camerata Antiqua de Curitiba realizaram quatro apresentações, com dois programas inéditos, sendo um deles referente à última apresentação da série Ciclo de Bach, que abriu a temporada 2021 de concertos presenciais na Capela Santa Maria. O programa Cantatas foi regido pelo maestro Diego Schuck Biasibetti, com obras especialmente selecionadas para homenagear o Dia de Finados. Nos dois dias de apresentação foram executadas as cantatas BWV 4, Christ lag in Todes Banden, uma das mais populares de Johann Sebastian Bach (1685-1750) e uma das primeiras escritas pelo compositor, e a BWV 131, composta entre 1707 e 1708. O segundo programa apresentado no período trouxe um repertório que permeou entre o clássico e o jazz erudito. Assim foi o concerto da Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba nos dias 19 e 20 de novembro. Estreias nacionais, obras de Beethoven e Kapustin foram executadas com direção musical e solos do violinista Alejandro Aldana e do pianista Fábio Martino. No segundo dia de execução de cada programa os concertos também puderam ser assistidos simultaneamente pelo canal do YouTube do Instituto, conforme detalhamento inserido na tabela de transmissões.

(4)

3 MÚSICA – NOVEMBRO/2021

AÇÕES PRESENCIAIS

Data Descrição Local Público

29/10/2021

CAMERATA ANTIQUA DE CURITIBA - Ciclo Bach apresenta Cantatas de Bach, com regência de Diego Schuck Biasibetti (RS)

Capela Santa Maria 113

30/10/2021

CAMERATA ANTIQUA DE CURITIBA - Ciclo Bach apresenta Cantatas de Bach, com regência de Diego Schuck Biasibetti (RS) – TRANSMISSÃO AO VIVO PELO CANAL DO YOUTUBE ICAC

Capela Santa Maria 112

19/11/2021

ORQUESTRA DE CÂMARA DA CIDADE DE CURITIBA – Ludwig van Beethoven e Nikolai Kapustin, com direção musical de violino solo de Alejandro Aldana (SP) e Piano solo de Fábio Mastino (SP)

Capela Santa Maria

228

*sendo 74 cortesias

20/11/2021

ORQUESTRA DE CÂMARA DA CIDADE DE CURITIBA – Ludwig van Beethoven e Nikolai Kapustin, com direção musical de violino solo de Alejandro Aldana (SP) e Piano solo de Fábio Mastino (SP) –

TRANSMISSÃO AO VIVO PELO CANAL DO YOUTUBE ICAC

Capela Santa Maria

238

*sendo 63 cortesias Total 2 programas, com total de 4 apresentações 691 TRANSMISSÃO AO VIVO

Data Descrição Link de acesso Visualizações

30/10/2021

CAMERATA ANTIQUA DE CURITIBA - Ciclo Bach apresenta Cantatas de Bach, com regência de Diego Schuck Biasibetti (RS)

https://www.youtube.com/watch?

v=46piKVav9F8&list=UUaJduHAim7 R7bGOqaAZi8gA&index=16

877

20/11/2021

ORQUESTRA DE CÂMARA DA CIDADE DE CURITIBA – Ludwig van Beethoven e Nikolai Kapustin, com direção musical de violino solo de Alejandro Aldana (SP) e Piano solo de Fábio Mastino (SP)

https://www.youtube.com/watch?

v=s4YiQq2em48 535

Total 2 transmissões simultâneas 1.412

2.4 Programa didático-pedagógico ALIMENTANDO COM MÚSICA, da Camerata Antiqua de Curitiba.

META ANUAL (PREFERENCIALMENTE EM OUTUBRO)

Nº APRESENTAÇÕES PÚBLICO PRESENTE

10 2.000

Apresentações Público Presente

1 809

DESCRIÇÃO

Tendo em vista a continuidade das restrições quanto à realização de eventos culturais para grandes públicos, o concerto “Diário Musical de uma Bailarina” que já havia sido cancelado em 2020, foi novamente adiado, estando sua realização presencial prevista para o mês de outubro de 2022, conforme

(5)

4 MÚSICA – NOVEMBRO/2021

tratativas com o grupo educacional Positivo. Como forma de suprir o atendimento aos alunos que participariam das ações em 2021, o programa pedagógico para este ano foi idealizado no formato de uma videoaula, cujo tema será “Uma Fantasia Musical”. A obra foi escrita pela maestrina Mara Campos, regente do coro da Camerata Antiqua de Curitiba, com grande experiência na promoção e criação de concertos didáticos para o público infantojuvenil. Dividido em duas videoaulas com duração de aproximadamente 15 minutos cada, todos tiveram a oportunidade de assistir a um concerto musical onde os instrumentos, as vozes e demais atividades que envolvem uma orquestra e coro, como a Camerata, foram explicados por meio de um texto dinâmico e de fácil assimilação. O texto concebido foi contemplado por vários exemplos musicais de obras conhecidas do cotidiano do público e principalmente das crianças. Músicas de filmes clássicos infantis como Frozen, Aladim e o Rei Leão foram a inspiração da Camerata Antiqua de Curitiba. A superprodução, que misturou música clássica, cinema, teatro e tecnologia, foi feita especialmente para o mês das crianças. O segundo concerto didático digital foi veiculado no dia 14 de novembro no Canal do YouTube do ICAC e também nas páginas do Facebook da Capela Santa Maria e Fundação Cultural de Curitiba. Considerando as duas publicações, o programa atingiu 2.300 visualizações. Além as veiculações citadas, o material foi enviado à Secretaria Municipal de Educação e Grupo Positivo, para que os professores possam trabalhar o conteúdo em sala de aula com alunos do ensino fundamental.

PUBLICAÇÕES EM SITES/REDES SOCIAIS

Data Conteúdo do Vídeo Link de Acesso Visualizações

14/11/2021

CAMERATA ANTIQUA DE CURITIBA – Uma Fantasia Musical, com criação, roteiro e direção musical de Mara Campos (SP) – Parte 2

https://www.youtube.com/watch?v=h w3TA_Yasfo

https://www.facebook.com/fundacaoc ulturaldecuritiba/videos/928223954488 318/

https://www.facebook.com/santa.mari a.capela/videos/928249227819124/

809

TOTAL 1 vídeo 809

2.5 Realizar gratuitamente programa CONCERTOS SOCIAIS, da Camerata Antiqua de Curitiba.

META ANUAL (MARÇO A DEZEMBRO)

Nº APRESENTAÇÕES PÚBLICO PRESENTE

10 4.000

Apresentações Público Presente

- -

DESCRIÇÃO

Não foram realizadas apresentações dentro do programa de Concertos Sociais no período. Embora o decreto vigente regulamente a realização de eventos e a ocupação máxima dos espaços culturais e religiosos, o programa social não foi retomado, uma vez que os templos religiosos ainda possuem limitações quanto a ações que possam gerar/incentivar aglomeração de pessoas. Considerando este fato

(6)

5 MÚSICA – NOVEMBRO/2021

e acreditando na retomada integral das ações presenciais no decorrer os próximos meses, a Camerata Antiqua de Curitiba prevê a retomada do programa social no início do ano de 2022, junto à temporada anual de concertos do grupo.

2.6 Realizar gratuitamente o programa MÚSICA PELA VIDA, da Camerata Antiqua de Curitiba.

META ANUAL

Nº APRESENTAÇÕES PÚBLICO PRESENTE

8 1.000

Apresentações Público Presente

- -

DESCRIÇÃO

Não foram realizadas apresentações dentro do programa Música Pela Vida no período. Embora o decreto vigente regulamente a realização de eventos e a ocupação máxima dos espaços culturais, o programa social não foi retomado, uma vez que as unidades de saúde têm mantido alto controle de circulação de pessoas, considerando o risco de transmissão de coronavírus nestes espaços. Considerando este fato e acreditando na retomada integral das ações presenciais no decorrer os próximos meses, a Camerata Antiqua de Curitiba prevê a retomada do programa social no início do ano de 2022, junto à temporada anual de concertos do grupo.

2.7 Manter gratuitamente o PROJETO NOSSO CANTO com os núcleos de corais comunitários no âmbito das 10 (dez) regionais de Curitiba.

META ANUAL

Nº REGIONAIS Nº ALUNOS Nº EVENTOS PÚBLICO PRESENTE

10 450 20 2.500

Nº Regionais Alunos ativos/mês Apresentações/mês Público Presente/mês

10 783 - -

DESCRIÇÃO

Atendendo as medidas preventivas para enfrentamento da pandemia de COVID-19, estabelecidas através de publicação da portaria conjunta 001 da Fundação Cultural de Curitiba e SMAGP, onde se determinou a suspensão por prazo indeterminado das atividades nos espaços da Fundação Cultural de Curitiba e a extensão da aplicação das medidas aos contratos de gestão, as aulas presenciais estão paralisadas desde o dia 16 de março de 2020. Tendo em vista a imprevisibilidade quanto a data de retomada das ações culturais nas Ruas da Cidadania e demais espaços culturais da cidade, ainda durante o ano de 2020 a diretoria do Instituto optou pelo comunicado de suspensão total das ações do programa, sem a oferta de conteúdo online aos alunos, uma vez que grande parte das turmas é formada por idosos, que poderiam

(7)

6 MÚSICA – NOVEMBRO/2021

apresentar dificuldades para aproveitamento das atividades neste formato. Desta forma, os alunos foram notificados da decisão, sendo instruídos a optarem pela compensação da matrícula no próximo semestre letivo, ou pela solicitação de reembolso. Desde a data de envio do comunicado foram efetivados 25 reembolsos, o que representa aproximadamente 3% do total de alunos matriculados no início do semestre, demonstrando que a maioria absoluta dos alunos possui interesse na realização do curso, mesmo com a alteração do cronograma de aulas. No último mês o Instituto não recebeu novas solicitações de reembolso, fazendo com que o número de alunos matriculados para a retomada das aulas presenciais permaneça inalterado.

POLOS REGIONAIS

Regional Nº Alunos

Início Semestre

Nº Desistências Período Pandemia

Nº Alunos Aguardando Retomada das Aulas

Bairro Novo 42 1 41

Boa Vista 122 3 119

Boqueirão 98 6 92

Cajuru 130 4 126

CIC 10 - 10

Matriz 147 4 143

Pinheirinho 71 2 69

Portão 62 3 59

Santa Felicidade 103 2 101

Tatuquara 23 - 23

Total 808 25 783

2.8 Manter gratuitamente o PROJETO CIDADÃO CANTANTE DE ÓPERA COMUNITÁRIA com os núcleos de Solistas e Coro Lírico, no âmbito da administração Regional Matriz.

META ANUAL

Nº REGIONAIS Nº ALUNOS Nº APRESENTAÇÕES PÚBLICO PRESENTE

1 40 8 1.000

Nº Ensaios/mês Alunos ativos/mês Nº Apresentações/mês Público Presente/mês

- 29 - -

DESCRIÇÃO

Durante o período avaliado, o professor responsável pelo grupo retomou a realização de aulas presenciais, sendo estas divididas em 1hora/aula por semana por aluno. Além disso, o grupo deu continuidade aos ensaios para a gravação do programa que será veiculado ao final do ano corrente. Para realização de tal programa, foram selecionados 16 alunos que trabalham atualmente no estudo de três canções que serão executadas em tal gravação.

(8)

7 MÚSICA – NOVEMBRO/2021

2.9 Ofertar no máximo 30 (trinta) CURSOS LIVRES SEMESTRAIS no Conservatório de Música Popular Brasileira, de forma autossustentável.

META SEMESTRAL

Nº CURSOS (MÁXIMO) Nº VAGAS OFERTADAS Nº ALUNOS INSCRITOS

30 900 600

Cursos Ofertados Vagas Ofertadas Alunos Inscritos Vagas Preenchidas

24 1.200 896 1.091

DESCRIÇÃO

Tendo em vista a prorrogação do período de suspensão das aulas como medida preventiva de enfrentamento à pandemia de COVID-19, conforme portaria conjunta 001 da Fundação Cultural de Curitiba e SMAGP, onde se determinou a suspensão por prazo indeterminado das atividades nos espaços da Fundação Cultural de Curitiba, o espaço dará continuidade a realização dos cursos em formato EAD.

Para o segundo semestre letivo de 2021, o Conservatório de MPB abriu 31 turmas em 24 cursos distintos de instrumentos, canto, disciplinas teóricas e cursos específicos para crianças. Na tabela apresentada abaixo pode-se verificar o número total de alunos matriculados por turma no início do semestre, bem como os alunos que permanecem ativos no período. Considerando as solicitações de cancelamento registradas desde o início do período letivo, o Conservatório de MPB apresenta taxa de desistência de aproximadamente 15%, o que ainda permite que o número de alunos atendidos seja superior ao previsto em contrato. Atualmente o Conservatório mantém 931 matrículas ativas, conforme indicado na tabela abaixo.

TOTAL DE MATRÍCULAS – 2º SEMESTRE/2021

CURSOS REGULARES DE CANTO E INSTRUMENTOS

CURSO ALUNOS INÍCIO DO SEMESTRE ALUNOS ATIVOS

Acordeom 42 36

Baixo elétrico 31 21

Bandolim 5 5

Bateria - Toni 33 32

Bateria - Preparatório Paulo 8 7

Bateria para crianças 19 17

Canto Popular - Ana Cascardo 93 74

Canto Popular - Clarissa 109 90

Canto Popular - Joubert 18 14

Cavaquinho 27 26

Clarinete 17 15

Flauta Transversal 35 31

Guitarra Elétrica 18 14

(9)

8 MÚSICA – NOVEMBRO/2021

CURSO ALUNOS INÍCIO DO SEMESTRE ALUNOS ATIVOS

Percussão – Vina Lacerda 41 37

Percussão – Alex 11 10

Piano 104 85

Piano para crianças 53 51

Saxofone 11 11

Trombone 6 5

Trompete 11 10

Viola Caipira 24 22

Violão - Fabiano Tiziu 49 42

Violão - Guilherme Campos 14 10

Violão - Rogério Gulin 38 32

Violão para crianças 33 28

Violão 7 Cordas 8 7

TOTAL 858 732

CURSOS TEÓRICOS

CURSO ALUNOS INÍCIO DO SEMESTRE ALUNOS ATIVOS

Composição e Arranjo 29 24

Harmonia 69 59

História da MPB 12 11

LEM Linguagem e Estruturação – Cássio 75 44

LEM Linguagem e Estruturação – Rodrigo 48 44

TOTAL 233 199

2.10 Distribuir gratuitamente BOLSAS DE ESTUDO integrais para alunos carentes da comunidade, a cada novo semestre, no Conservatório de MPB, atendendo a média máxima de 10% de bolsas sobre as inscrições efetivamente realizadas.

META SEMESTRAL

Nº INSCRITOS Nº BOLSAS OFERTADAS Nº BOLSAS CONCEDIDAS

900 90 45

Vagas preenchidas/semestre Bolsas Ofertadas Bolsas Concedidas

1.091 110 199

DESCRIÇÃO

No início do segundo semestre letivo de 2021 o Conservatório de MPB concedeu 18 bolsas de estudos para cursos do núcleo de canto e instrumentos. Além das isenções citadas, o espaço oferece cursos teóricos gratuitos para alunos matriculados no núcleo de cursos regulares, o que justifica a concessão de bolsas com percentual acima do estabelecido em contrato. Neste semestre, os cursos mencionados somaram 181 matrículas vinculadas ao benefício, totalizando em 199 bolsas concedidas no período.

(10)

9 MÚSICA – NOVEMBRO/2021

2.11 Implantar gradativamente e de forma gratuita o programa MUSICAR – Musicalização nas Regionais para alunos da rede pública de ensino.

META (GRADATIVA ATÉ O FIM DO CONTRATO)

Nº POLOS REGIONAIS Nº ALUNOS

10 600

Nº Polos Regionais Alunos Ativos Apresentações Público

10 399 - -

DESCRIÇÃO

Tendo em vista a continuidade da suspensão das atividades pedagógicas/culturais nos espaços da Fundação Cultural de Curitiba no início do semestre, em virtude da pandemia de COVID-19, as aulas do programa MusicaR foram mantidas no formato digital/on-line. As aulas referentes ao segundo semestre de 2021 iniciaram no dia 09 de agosto para alunos que já faziam parte do programa e no dia 16 de agosto para novos alunos, o que totalizou em 459 alunos matriculados. Na tabela abaixo são apresentados os números do programa com a informação da quantidade de alunos ativos no período avaliado. O encerramento do período letivo está previsto para o dia 07 de dezembro. Durante o mês de novembro o grupo trabalhou na elaboração de um vídeo com uma retrospectiva das ações desenvolvidas durante o ano de 2021. O vídeo será apresentado no início do mês de dezembro pelo canal do Youtube do programa, para todas as famílias com o título “Mostra MusicaR 2021”, exibindo os melhores momentos das aulas e projetos artísticos, e alguns depoimentos de alunos e alunas, responsáveis e chefes de núcleos regionais.

O cronograma e planejamento da programação artística da 39ª Oficina de Música de Curitiba vêm sendo discutidos ao longo de outubro e novembro. Em breve serão divulgados no site da Oficina. Destacamos a inclusão de um Concerto Didático “Villa para crianças”, com o Quarteto de cordas Pantalla e uma atriz, que será apresentado presencialmente em nos auditórios das regionais ou próximos à regional onde o MusicaR está atuando. No dia 08 de novembro, os bolsistas Felipe Cavallin e Giulia Ferreira, da UNESPAR/Embap, vinculados ao Programa PIBIS (Programa Institucional de Bolsas de Apoio à Inclusão Social), financiado pela Fundação Araucária, participaram do II SIPEC (Seminário Integrado de Pesquisa, Extensão e Cultura) da UNESPAR, apresentando um artigo “PROGRAMA MUSICAR: UM ESPAÇO DE AMPLIAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE EM MÚSICA”. O evento aconteceu de forma online e foi apresentado numa sala de debates com a comunidade docente e discente de outros Campus da UNESPAR.

A sala foi coordenada pelos professores Ângela Deeke Sasse (UNESPAR/Curitiba Campus I – Embap) e Antonio Charles Santiago Almeida (UNESPAR/União da Vitória).

(11)

10 MÚSICA – NOVEMBRO/2021

ALUNOS ATIVOS

Regional Alunos por Regional

Bairro Novo 47

Boa Vista 37

Boqueirão 32

Cajuru 43

CIC 16

Matriz 21

Pinheirinho 45

Portão 44

Santa Felicidade 48

Tatuquara 66

Total 399

2.12 Realizar gratuitamente o programa AFINA-SE no Conservatório de MPB de Curitiba preferencialmente nos meses de julho e dezembro.

META ANUAL

Nº EDIÇÕES PÚBLICO PRESENTE

2 1.200

Nº Realizações Público Presente

1 12.280

DESCRIÇÃO

Com as atividades presenciais suspensas, devido ao período de distanciamento social estabelecido em virtude da pandemia de COVID-19, o programa Afina-se referente ao primeiro semestre de 2021 teve sua realização alterada para o formato digital. Em sua terceira edição virtual, o evento ocorreu entre os dias 08 e 22 de julho de 2021, com uma ação remanescente veiculada no dia 18 de agosto, onde alunos de diversos cursos da instituição tiveram oportunidade de demonstrar os conhecimentos adquiridos no período letivo através de vídeos individuais, que foram utilizados para montagem de apresentações dos grupos, sendo disponibilizados dentro do programa FCC Digital nas páginas do Facebook da Fundação Cultural de Curitiba e do Conservatório de CMPB de Curitiba. Ao todo foram contabilizadas 12.280 visualizações em 26 vídeos publicados no período.

(12)

11 MÚSICA – NOVEMBRO/2021

2.13 Realizar gratuitamente os programas pedagógicos RODA DE CHORO, RODA DE VIOLA E RODA SAMBA, no Conservatório de MPB de Curitiba, com alunos dos Cursos Livres do CMPB.

META ANUAL

Nº REALIZAÇÕES PÚBLICO PRESENTE

30 2.000

Nº Realizações/mês Público Presente/mês

- -

DESCRIÇÃO

Não foram realizadas apresentações dos programas pedagógicos durante o período avaliado, uma vez que estão diretamente vinculados à realização das aulas presenciais no Conservatório de MPB.

Considerando o exposto, não há previsão de retomada das ações, tendo em vista que os cursos do local foram mantidos no formato EAD também para o segundo semestre de 2021.

2.14 Realizar o programa artístico TERÇA BRASILEIRA no Teatro do Paiol, entre os meses de abril a dezembro.

META ANUAL

Nº REALIZAÇÕES PÚBLICO PRESENTE

8 800

Nº Realizações/mês Público Presente/mês

4 479

DESCRIÇÃO

Desde o início do mês de agosto o programa FCC Digital tem veiculado novos vídeos na programação do Terça Brasileira, com publicações semanais. As gravações exibidas são frutos do edital Música no Coreto, programa com gravações de alta qualidade realizadas com 35 bandas da cidade, no Teatro do Paiol. O objetivo da publicação dentro do programa artístico Terça Brasileira é de divulgar a produção profissional de músicos autorais, intérpretes e instrumentistas locais selecionados por edital, com curadoria de Fabio Elias, Glauco Sölter, Gustavo Moro, Junior Bier, Julião Boêmio e Lucas Melo. No período avaliado foram publicados 4 vídeos, os quais alcançaram um total de 479 visualizações.

PUBLICAÇÕES EM SITES/REDES SOCIAIS

Data Evento Link Visualizações

26/10/2021 Lenhadores da Antártida

https://www.facebook.com/conservatorio.mpb.curit iba/videos/137758008537347/

https://www.youtube.com/watch?v=_9CxkMTAwic 78

(13)

12 MÚSICA – NOVEMBRO/2021

Data Evento Link Visualizações

02/11/2021 Os Sonhos Não Envelhecem

https://www.facebook.com/conservatorio.mpb.curit iba/videos/1004820306980471/

https://www.youtube.com/watch?v=QHg92_7TXNQ 89 09/11/2021 Rabo de Galo

https://www.facebook.com/conservatorio.mpb.curit iba/videos/1596817987328414/

https://www.youtube.com/watch?v=iXNMHTl6vTU 151 16/11/2021 Rubia Divino

https://www.facebook.com/watch/?v=47574748345 1903

https://www.youtube.com/watch?v=mPHkl0cW_L0 161 Total 4 apresentações, com total de 8 publicações 479 2.15 Realizar programa artístico MPB 11H30 na Praça Jacob do Bandolim do Conservatório de MPB de Curitiba.

META ANUAL

Nº REALIZAÇÕES PÚBLICO PRESENTE

9 960

Nº Realizações/mês Público Presente/mês

4 589

DESCRIÇÃO

Desde o início do mês de agosto o programa FCC Digital tem veiculado novos vídeos na programação do Domingo 11h30, com publicações semanais. As gravações exibidas são frutos do edital Música no Coreto, programa com gravações de alta qualidade realizadas com 35 bandas da cidade, no Teatro do Paiol. O objetivo da publicação dentro do programa artístico Domingo 11h30 é de divulgar a produção profissional de músicos autorais, intérpretes e instrumentistas locais selecionados por edital, com curadoria de Fabio Elias, Glauco Sölter, Gustavo Moro, Junior Bier, Julião Boêmio e Lucas Melo. No período avaliado foram publicados 4 vídeos, os quais alcançaram um total de 589 visualizações.

PUBLICAÇÕES EM SITES/REDES SOCIAIS

Data Evento Link Visualizações

24/10/2021 Jacu Eletrônico

https://www.facebook.com/watch/?v=9888000550168 23

https://www.youtube.com/watch?v=6v8k45zchF4 153 31/10/2021 O Silêncio

https://www.facebook.com/watch/?v=4753071068186 60

https://www.youtube.com/watch?v=8J8hqWFqtXQ 158 07/11/2021 Pitombas do Amor

https://www.facebook.com/conservatorio.mpb.curitib a/videos/4511478255612411/

https://www.youtube.com/watch?v=deIG3Sd7NC8 62 14/11/2021 Rosa Armorial

https://www.facebook.com/watch/?v=3437338241774 23

https://www.youtube.com/watch?v=zRsnFFLskLs 69 Total 4 apresentações, com total de 8 publicações 442

(14)

13 MÚSICA – NOVEMBRO/2021

2.16 Manter os GRUPOS ARTÍSTICOS DO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA POPULAR BRASILEIRA – Orquestra À Base de Sopro, Orquestra À Base de Corda, Vocal Brasileirão e Coral Brasileirinho.

META ANUAL

Nº PROGRAMAS Nº APRESENTAÇÕES PÚBLICO PRESENTE

8 16 4.000

Nº Programas Nº Apresentações Público Presente

1 1 236

DESCRIÇÃO

Embora o decreto vigente tenha regulamentado a retomada das ações presenciais nos espaços culturais da cidade, os grupos permanecem trabalhando ainda de maneira remota, com estudos de repertório, ensaios individuais e encontros virtuais periódicos. Abaixo foram incluídas informações adicionais fornecidas pelos grupos, de como os trabalhos estão sendo conduzidos:

Grupo Brasileiro – No dia 24 de outubro o grupo teve o vídeo com a música “Acorda Amor”, de Chico Buarque, veiculado nas redes sociais. Durante o mês de novembro os integrantes deram continuidade aos estudos e ensaios com a música “Você me Perguntou”, de Arrigo Barnabé, a qual será gravada pelo grupo até o término no ano corrente.

Grupo Brasileirinho – O grupo mantém a rotina de ensaios individuais regulares e está trabalhando para montagem e gravação de programas inéditos.

Vocal Brasileirão – O grupo mantém a rotina de ensaios individuais regulares e está trabalhando para montagem e gravação de programas inéditos. O grupo deverá lançar o vídeo “O Boto” até o fim do mês de novembro e mantém atividades de ensaio virtual por meio das plataformas Zoom e Soundtrap, com vistas à preparação musical do repertório do CD “Brasileirão Canta Jobim”, que servirá também de base para a produção de apresentações musicais em vídeo.

Orquestra a Base de Corda – O grupo mantém a rotina de ensaios individuais regulares e tem se reunidos virtualmente para preparar a gravação do CD “OABC Interpreta Compositores de Curitiba”.

Orquestra a Base de Sopro – Com dois programas inéditos veiculados entre os meses de julho e agosto, atualmente o grupo tem se dedicado a seleção de músicas para comemoração do período natalino. Além disso, os integrantes mantêm a rotina de ensaios individuais regulares.

PUBLICAÇÕES EM SITES/REDES SOCIAIS

Data Evento Link Visualizações

24/10/2021

Grupo Brasileiro apresenta

“Acorda Amor”, de Chico Buarque

https://www.facebook.com/conservatorio.mpb.curi tiba/videos/866785160873132/

https://www.facebook.com/santa.maria.capela/vid eos/866785224206459/

https://www.facebook.com/fundacaoculturaldecuri tiba/videos/866781364206845/

https://www.youtube.com/watch?v=iLpQrlP5D-E

236

TOTAL 1 programa, totalizando 4 publicações 236

(15)

14 MÚSICA – NOVEMBRO/2021

2.17 Realizar gratuitamente apresentações anuais, de GRUPO DE MÚSICA POPULAR BRASILEIRA, com pelo menos uma hora de duração, sempre aos domingos, na Praça Garibaldi.

META ANUAL

Nº APRESENTAÇÕES PÚBLICO PRESENTE

46 7.000

Apresentações/mês Público Presente/mês

7 5.197

DESCRIÇÃO

No período avaliado foram realizadas sete apresentações, conforme detalhamento inserido na tabela abaixo, as quais atingiram mais de 5 mil participantes. Deve-se considerar ainda que, enquanto o grupo esteve afastado das ações presenciais, foram produzidos aproximadamente 15 produtos audiovisuais, os quais já passaram pela curadoria da direção artística do Instituto e deverão ser veiculados em sites e redes sociais oficiais do município, além da página oficial do grupo no Facebook.

AÇÕES PRESENCIAIS

Data Evento Local Público

24/10/2021 Grupo Choro e Seresta na Feira do Largo da

Ordem Praça Garibaldi 825

25/10/2021 Grupo Choro e Seresta para Departamento

de Política Sobre Drogas Praça Plínio Tourinho 270

31/10/2021

Grupo Choro e Seresta na Feira do Largo da Ordem, com convidada especial Roberta Valente

Praça Garibaldi 1.152

07/11/2021 Grupo Choro e Seresta na Feira do Largo da

Ordem Praça Garibaldi 1.350

10/11/2021 Grupo Choro e Seresta no Smart Cities Teatro Cleon Jacques 60 14/11/2021 Grupo Choro e Seresta na Feira do Largo da

Ordem Praça Garibaldi 1.440

17/11/2021 Grupo Choro e Seresta na Regional Matriz Rua da Cidadania Matriz 100

Total 7 apresentações 5.197

2.18 Realizar até 12 (doze) apresentações mensais da BANDA LYRA, completa, devidamente uniformizada, ou até 18 (dezoito) apresentações em formações menores.

META MENSAL

Nº APRESENTAÇÕES PÚBLICO PRESENTE

12 3.000

Apresentações Público Presente

13 2.210

(16)

15 MÚSICA – NOVEMBRO/2021

DESCRIÇÃO

Durante o período avaliado, o grupo realizou treze apresentações presenciais, dentre apresentações didáticas e comemorativas, as quais atingiram um público total de mais de 2 mil espectadores.

AÇÕES PRESENCIAIS

Data Evento Local Público

22/10/2021 Evento Outubro Rosa Rua da Cidadania Cajuru 70

25/10/2021 Apresentação didática Mês das

Crianças Escola Especial Helena Wladimirna 100

27/10/2021 Apresentação na Praça Rui Barbosa Rua da Cidadania Matriz 120 27/10/2021 Apresentação Mês das Crianças Centro de Desenvolvimento Profissional

Maria Olga Mattar 150

30/10/2021 Evento Caminhada Outubro Rosa Associação dos Moradores do Bairro

Parolin 300

05/11/2021 Apresentação didática CMEI Teruko Beltrão 200

05/11/2021 Inauguração Teatro da Vila Teatro da Vila - CCCIC 300

08/11/2021 Evento Novembro Azul Núcleo FAS Bairro Novo 70

09/11/2021 Apresentação Santuário São Leopoldo Santuário São Leopoldo Mandic – Frei

Miguel (CIC) 50

12/11/2021 Apresentação no encerramento das

atividades de vacinação Rua da Cidadania Fazendinha 100

18/11/2021 Cerimônia de abertura do Natal de

Curitiba Luz dos Pinhais Memorial de Curitiba 400

19/11/2021 Abertura da Feira de Artesanato Regional Tatuquara 100 20/11/2021 Festival de esporte, lazer e cultura Parque Náutico 250

Total 13 apresentações 2.210

2.19 Manter a guarda e arquivamento do ACERVO DO CONSERVATÓRIO DE MPB DE CURITIBA, bem como das gravações de áudio e vídeo, visando sua conservação e disponibilização para o público.

META ANUAL

Nº ITENS Nº ATENDIMENTOS

2.000 480

Nº Itens Nº Atendimentos

15.264 3

DESCRIÇÃO

A disponibilização dos materiais para consulta local ou empréstimo foi retomada durante o mês de agosto, quando deram início as aulas referentes ao segundo semestre letivo. Embora as aulas tenham permanecido no formato online, os alunos podem se informar quanto aos títulos disponíveis no local através do acesso à plataforma digital do sistema de bibliotecas Pergamum ou se deslocar até o local para consulta presencial. Durante o mês de novembro, a biblioteca do Conservatório recebeu a visita de 3 alunos para consultas presenciais. Após a retomada do trabalho presencial, a responsável pela biblioteca

(17)

16 MÚSICA – NOVEMBRO/2021

tem mantido em sua rotina as seguintes atividades: acompanhamento diário de e-mail, registro de doações de cd's e livros, arquivo de pastas documentais, manutenção de acervo, registro de consultas presenciais e fotocópia de partituras, contato com a equipe do processo técnico e participação em reuniões periódicas.

2.20 Coordenar e fomentar os ESPAÇOS DEDICADOS À MÚSICA EM CURITIBA, Capela Santa Maria, Teatro do Paiol e Conservatório de MPB, mantendo estes em condições de uso.

META ANUAL

Nº ESPAÇOS Nº EVENTOS / PAUTAS

3 Conforme demanda

Nº Espaços Nº Eventos / Pautas

2 10

DESCRIÇÃO

Dos três espaços citados no item contratual, apenas o Conservatório de MPB não recebeu ações externas, sendo mantido em condições de uso, com ações regulares de segurança e manutenção básica. No período avaliado, o Teatro Paiol realizou a gravação/transmissão do Paiol Digital, programa realizado pela Agência Curitiba, que busca o engajamento de pessoas conectadas ao mundo do empreendedorismo, da inovação e das novas tecnologias, propiciando networking e fomentando ações voltadas ao desenvolvimento da cidade, das pessoas e dos negócios, além de receber a gravação de um curta-metragem com projeto aprovado via Lei de Incentivo. Já a Capela Santa Maria recebeu ações do evento denominado “Diálogos Contemporâneos Curitiba”, o qual se estenderá até o dia 30 de novembro, trazendo um total de dez autores, para uma série de conversas com destacados escritores do cenário nacional. O projeto acontece simultaneamente em Maceió (AL), Goiânia (GO) e Porto Alegre (RS) e chega pela primeira vez a Curitiba. O espaço cultural também recebeu apresentações integrantes do VII Festival de Ópera do Paraná e gravação de projeto aprovado via Lei de Incentivo, conforme descrição inserida no quadro abaixo.

DISPONIBILIZAÇÕES DE ESPAÇO

Data Local Descrição Público

26/10/2021 Teatro do Paiol Paiol Digital com Hique Veiga, Trazy Mann e Larissa

Warnavin (Transmissão ao-vivo) -

05/11/2021 Teatro do Paiol

Gravação do curta metragem "Tabaco", projeto aprovado pelo Fundo Municipal de Incentivo à Cultura

- 03/11/2021 Capela Santa

Maria

Diálogos Contemporâneos Curitiba, com Ignácio de

Loyola Brandão e mediação de Luci Collin 84 04/11/2021 Capela Santa

Maria

Diálogos Contemporâneos Curitiba, com Fabrício

Carpinejar e mediação de Luiz Felipe Leprevost 35

(18)

17 MÚSICA – NOVEMBRO/2021

05/11/2021 Capela Santa

Maria Festival de Ópera – Recital Lírico Italiano 102 06/11/2021 Capela Santa

Maria

Festival de Ópera – Quarteto de cordas e Piano Solo

e Recital de Ana Paula Machado e Ben Hur Cionek 165 07/11/2021 Capela Santa

Maria

Festival de Ópera – Recital Ave-Marias, com Coro

Lírico de Curitiba 245

08/11/2021 Capela Santa Maria

Diálogos Contemporâneos Curitiba, com Elisa

Lucinda e mediação de Julie Fank 62

09/11/2021 Capela Santa Maria

Diálogos Contemporâneos Curitiba, com Renato

Janine Ribeiro e mediação de Caetano Galindo 25 17/11/2021 Capela Santa

Maria

Gravação de Rogério Gulian & Oswaldo Rios, projeto aprovado pelo Fundo Municipal de Incentivo à Cultura

-

Total 10 eventos 718

2.21 Promover WORKSHOPS, PALESTRAS E MASTERCLASSES, com figuras representativas do cenário da música, conforme parecer da Coordenação de Música. (META CONDICIONADA)

META ANUAL (CONDICIONADA)

Nº EVENTOS PÚBLICO PRESENTE

10 1.000

Nº Eventos/mês Público Presente/mês

1 95

DESCRIÇÃO

No dia 23 de outubro a Capela Santa Maria sediou uma oficina beneficente com os músicos Otto Lenon e Gabriela Bruel, a qual arrecadou latas de leite e achocolatado em pó para doação à instituições beneficentes que atuam com crianças e jovens atendidas pelo Instituto Arte Geral e Lar Infantil Sol Amigo.

WORKSHOPS, PALESTRAS E MASTERCLASSES

Data Conteúdo do Vídeo Local Participantes

23/10/2021

Ritmos Brasileiros no Pandeiro - Oficina de Beneficente com os músicos Otto Lenon e Gabriela Bruel

Praça da Capela Santa Maria 95

2.22 Viabilizar e gerenciar de forma própria, em parceria ou por meio de contrato de permissão de uso a CAFETERIA e LOJA CULTURAL dos espaços culturais da área da música.

META ANUAL

Nº ESPAÇOS Nº ATENDIMENTOS

1 cafeteria 2.000

(19)

18 MÚSICA – NOVEMBRO/2021

Nº Espaços Nº Atendimentos

1 -

DESCRIÇÃO

O Teatro Paiol possui um espaço disponível para o serviço, o qual é utilizado apenas sob demanda. O local não recebeu solicitação para prestação do serviço neste período.

3.1 Manter e aprimorar o CALENDÁRIO DE APRESENTAÇÕES da Camerata Antiqua de Curitiba, dos Grupos Artísticos do Conservatório de MPB e dos cursos do Conservatório de MPB. (META CONDICIONADA) DESCRIÇÃO

As atividades relativas aos grupos citados encontram-se detalhadas nos itens 2.3, 2.9 e 2.16. Não há previsão de aumento no número de atividades anuais, devendo haver a manutenção do número de apresentações mencionadas na proposta do plano de trabalho entregue à Fundação Cultural de Curitiba.

3.2 Viabilizar GRAVAÇÕES DE CDS E/OU DVDS: Camerata Antiqua de Curitiba, Orquestras À Base de Sopro e Corda, Vocal Brasileirão e Coral Brasileirinho, por meio do estabelecimento de parcerias para provimento de recursos necessários. (META CONDICIONADA)

Número de Gravações -

DESCRIÇÃO

Embora não tenham sido realizadas gravações de CD’s e/ou DVD’s no período, destaca-se que , todos os corpos artísticos tem se dedicado à produção de materiais audiovisuais para continuidade da difusão cultural na cidade. A disponibilização desses conteúdos se dá pelos canais do YouTube da Fundação Cultural de Curitiba e do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, e também pelas páginas do Facebook da Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba, Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Capela Santa Maria e Conservatório de MPB de Curitiba, dentro do programa FCC Digital, que tem por missão manter a produção cultural ativa e disponibilizada ao público por meio de plataformas digitais. Com a retomada dos concertos da Camerata Antiqua de Curitiba no formato presencial, atualmente o Instituto tem investido em ações com transmissão simultânea por meio do seu canal do YouTube. Tal ação tem o intuito de aproximar o público cativo da Camerata Antiqua das ações digitais, uma vez que o número de ingressos disponibilizados para o evento presencial é consideravelmente reduzido, em virtude do distanciamento social. Este tipo de ação tem permitido conquistar um número cada vez maior de visualizações, contribuindo para a promoção do grupo, bem como dos demais corpos artísticos mantidos pelo Instituto.

(20)

19 MÚSICA – NOVEMBRO/2021

3.3 Registrar em FOTO E VÍDEO, para acervo e divulgação das partes qualificadas no Contrato de Gestão, as atividades culturais realizadas pela Instituição.

META ANUAL

Contratação de 01 profissional especializado

Profissional Especializado Nº Eventos

1 5

DESCRIÇÃO

O Instituto Curitiba de Arte e Cultura mantém uma profissional contratada, a qual realiza a cobertura de eventos e atividades de rotina, como pautas de reuniões e publicações de matérias jornalísticas. Tendo em vista a baixa demanda para pautas presenciais, em virtude da pandemia de COVID-19, a jornalista vem trabalhando na redação de matérias sobre os programas desenvolvidos pelo Instituto, bem como na atualização de informações nos sites do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Conservatório de MPB e páginas dos grupos artísticos mantidos pelo Instituto. Neste período a jornalista cobriu quatro apresentações presenciais da Camerata Antiqua de Curitiba, além de acompanhar a realização de uma oficina beneficente realizada na praça da Capela Santa Maria. A jornalista produziu diversas matérias sobre os grupos artísticos e programas geridos pelo Instituto, as quais se encontram disponíveis para acesso nos sites oficiais do ICAC, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba. Durante o mês de novembro a profissional iniciou a atualização de conteúdo no site da Oficina de Música de Curitiba, a qual abrirá inscrições para sua 39ª edição em breve.

COBERTURA DE EVENTOS PRESENCIAIS

Data Descrição

23/10/2021 Ritmos Brasileiros no Pandeiro - Oficina de Beneficente com os músicos Otto e Grabriela

29/10 e 30/10/2021 CAMERATA ANTIQUA DE CURITIBA - Ciclo Bach apresenta Cantatas de Bach, com regência de Diego Schuck Biasibetti (RS)

19/11 e 20/11/2021

ORQUESTRA DE CÂMARA DA CIDADE DE CURITIBA –Ludwig van Beethoven e Nikolai Kapustin, com direção musical de violino solo de Alejandro Aldana (SP) e Piano solo de Fábio Mastino (SP)

4.1 Manter e aperfeiçoar o PLANO DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS Financeiros para execução e ampliação das atividades relacionadas ao objeto do Contrato de Gestão durante toda sua vigência.

META ANUAL

Nº PROJETOS RECURSOS CAPTADOS

1 R$ 1.512.000,00 (12% sobre valor do contrato)

(21)

20 MÚSICA – NOVEMBRO/2021

Data

Captação Descrição Patrocinador Recursos

Captados

20/01/2021 38ª OFICINA DE MÚSICA DE CURITIBA Prêmio Funarte Festivais de

Música 2020 40.000,00

01/03/2021 NATAL DE CURITIBA LUZ DOS PINHAIS 2020 Banco do Brasil 40.000,00 25/03/2021 NATAL DE CURITIBA LUZ DOS PINHAIS 2020 Loterias Caixa 400.000,00

Total 480.000,00

DESCRIÇÃO

O primeiro aporte financeiro recebido pelo Instituto no ano de 2021 ocorreu no dia 20 de janeiro, sendo este referente ao recebimento do Prêmio Funarte Festivais de Música 2020, no qual a Oficina de Música de Curitiba teve seu projeto aprovado. Já durante o mês de março o Instituto recebeu os dois últimos aportes referentes à execução das ações natalinas na cidade ainda durante o ano de 2020. A soma dos aportes recebidos até então totalizam em R$ 480.000,00, o que representa pouco mais de 30% do valor anual requerido em contrato. Devido a impossibilidade de realizar ações culturais presenciais durante praticamente todo o ano de 2020, situação que se estendeu até o início do segundo semestre do ano corrente, o Plano Anual de Atividades ICAC 2020, registrado sob o número PRONAC 192377, teve novo pedido de alteração no período de execução registrado, como forma de garantir a utilização da verba aprovada e captada para o projeto, sendo autorizada para o decorrer dos anos de 2022 e 2023.

4.2 Fomentar o INTERCÂMBIO DE ARTISTAS com outras instituições culturais trazendo/levando para apresentações, cursos e/ou palestras, no âmbito nacional e internacional. (META CONDICIONADA)

Número de Intercâmbios 7

DESCRIÇÃO

Considerando a retomada das apresentações presenciais dos grupos e espaços geridos pelo Instituto, o período avaliado foi contemplado com sete intercâmbios, sendo todos na modalidade presencial, conforme informações inseridas abaixo.

DETALHAMENTO DE INTERCÂMBIOS

Data Identificação Descrição

23/10/2021 Otto Lenon (PR) Ritmos Brasileiros no Pandeiro - Oficina de Beneficente 23/10/2021 Gabriela Bruel (PR) Ritmos Brasileiros no Pandeiro - Oficina de Beneficente 29/10 e 30/10/2021 Diego Schuck Biasibetti

(RS)

CAMERATA ANTIQUA DE CURITIBA - Ciclo Bach apresenta Cantatas de Bach (Regência) 29/10 e 30/10/2021 Andiara Mumbach (RS) CAMERATA ANTIQUA DE CURITIBA - Ciclo Bach

apresenta Cantatas de Bach (Soprano solo) 31/10/2021 Roberta Valente (SP) Grupo Choro e Seresta convida Roberta Valente 19/11 e 20/11/2021 Alejandro Aldana (SP)

ORQUESTRA DE CÂMARA DA CIDADE DE CURITIBA – Ludwig van Beethoven e Nikolai Kapustin (Direção musical e violino solo)

(22)

21 MÚSICA – NOVEMBRO/2021

Data Identificação Descrição

19/11 e 20/11/2021 Fábio Mastino (SP) ORQUESTRA DE CÂMARA DA CIDADE DE CURITIBA – Ludwig van Beethoven e Nikolai Kapustin (Piano solo) 4.3 Cumprir o REGULAMENTO INTERNO DA ORGANIZAÇÃO SOCIAL, aprovado pelo Conselho Gestor do ICAC durante a vigência do Contrato de Gestão mencionado, zelando pelos critérios e métodos de administração da coisa pública.

DESCRIÇÃO

Esta coordenação atua de acordo e em cumprimento ao regulamento interno do ICAC, atendendo também aos critérios expostos no plano de cargos e salários e manual de compras.

4.4 Zelar pela MANUTENÇÃO E SEGURANÇA DOS ESPAÇOS E EQUIPAMENTOS cedidos a título precário para as atividades deste plano no espaço cultural CAPELA SANTA MARIA, TEATRO DO PAIOL E CONSERVATÓRIO DE MPB.

Local Número de Obras/Manutenções

3 -

DESCRIÇÃO

Não houve necessidade de manutenção nos espaços no período avaliado.

(23)

22 MÚSICA – NOVEMBRO/2021

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

Publicações relacionadas a eventos realizados no período de fechamento deste relatório:

(24)

23 MÚSICA – NOVEMBRO/2021

Links de acesso ao conteúdo completo das publicações citadas:

 http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/musica/noticias/shows-de-bandas-curitibanas- ganham-espaco-nas-redes-sociais-do-conservatorio

 https://www.facebook.com/santa.maria.capela/photos/4620668017994380

 https://www.facebook.com/santa.maria.capela/photos/4626302470764268

 https://www.facebook.com/santa.maria.capela/photos/4670730172988164

 https://www.facebook.com/santa.maria.capela/photos/4683160975078417

 https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/orquestra-de-camara-de-curitiba-apresenta-obras-ineditas- no-fim-de-semana/61499

(25)

1 LITERATURA – NOVEMBRO/2021

II - LITERATURA

2.1 Realizar ações na área de literatura, programa CURITIBA LÊ, com no mínimo 04 (quatro) ações semanais em cada unidade das CASAS DA LEITURA.

META MENSAL

Nº ATIVIDADES PÚBLICO PRESENTE

170 2.000

Atividades Presenciais/Virtuais Visualizações/Interações

40 2.327

DESCRIÇÃO

As atividades relacionadas neste item referem-se às ações realizadas dentro das Casas da Leitura, sejam elas para público agendado ou espontâneo. No período avaliado, foram realizadas 29 atividades presenciais, sendo parte delas provenientes de intervenções literárias ao ar livre. Além disso, foram veiculados quatro vídeos inéditos em sites e redes sociais, os quais atingiram um total de 807 visualizações, conforme detalhamento inserido na tabela de publicações. Além da produção de vídeos para as redes sociais, a equipe realizou ações online a partir de inscrições espontâneas, por meio de plataformas digitais como Google Meet. Neste mês, foram desenvolvidas três atividades no formato virtual, com participação/interação de 19 pessoas.

ATIVIDADES PRESENCIAIS

Identificação do Espaço Nº Atividades Público Média participantes por atividade

Casa da Leitura Laura Santos 2 228 114

Casa da Leitura Miguel de Cervantes 1 29 29

Casa da Leitura Wilson Bueno 4 115 29

Casa da Leitura Walmor Marcellino 6 158 26

Casa da Leitura Osman Lins 9 216 24

Casa da Leitura Maria Nicolas 1 20 20

Casa da Leitura Hilda Hilst 2 39 20

Casa da Leitura Manoel Carlos Karam 2 22 11

Casa da Leitura Dario Vellozo 1 6 6

Casa da Leitura Nair de Macedo 1 4 4

Casa da Leitura Wilson Martins 0 0 0

Casa da Leitura Vladimir Kozák 0 0 0

Casa da Leitura Marcos Prado 0 0 0

Casa da Leitura Jamil Snege 0 0 0

Casa da Leitura Augusto Stresser 0 0 0

Casa da Leitura Paulo Leminski 0 0 0

Bondinho da Leitura 0 0 0

TOTAL 29 837 29

(26)

2 LITERATURA – NOVEMBRO/2021

PUBLICAÇÕES EM SITES/REDES SOCIAIS

Data Evento Link Visualizações

03/11/2021 Vídeo: Mediadora de leitura Alana Albinati - Festa no Covil, de Juan Pablo Villalobos

https://www.instagram.com/tv/C V0kEuql6IP/?utm_source=ig_web _copy_link

https://fb.watch/98U1tKt0EC/

239

05/11/2021 Vídeo: Mediadora de leitura Tatiane Phauloz -

Nada se cria, de Laura Conceição https://fb.watch/98TB2dc2XS/ 60

18/11/2021

Vídeo: Mediadora de leitura Tatiane Phauloz - João Esperto leva o presente certo, de Candace Fleming e G. Brian Karas

https://fb.watch/9qFJRNC593/

https://www.instagram.com/p/C WbZvB9tQhb/?utm_source=ig_w eb_copy_link

508

TOTAL 3 vídeos 807

ATIVIDADES ON-LINE (COM INTERAÇÃO ENTRE OS PARTICIPANTES)

Data Evento Link Divulgação Participantes

21/10/202 1

Ciclo de leitura - Contação de histórias na telinha, com Tatiane Phauloz

https://www.facebook.com/fundacao culturaldecuritiba/photos/a.4668724 49095/10159430100159096/

06 28/10/202

1

Ciclo de leitura - Contação de histórias na telinha, com Tatiane Phauloz

https://www.facebook.com/fundacao culturaldecuritiba/photos/a.4668724 49095/10159430100159096/

03

20/11/202 1

Clube de Leituras Urgentes: Os

despossuídos, de Ursula K. Le Guin, com Daniele Rosa e mdediadora convidada Emanuela Siqueira

https://www.facebook.com/fundacao culturaldecuritiba/photos/101594653 29429096

10

TOTAL 3 atividades 19

Como complemento às ações desenvolvidas pelos mediadores dos espaços de leitura, também foram publicados quatro vídeos dos mediadores Élcio di Trento e Rafael di Lari, que tiveram seus projetos de literatura aprovados pelo Fundo Municipal de Cultura, os quais atingiram 633 visualizações.

PUBLICAÇÕES EM SITES/REDES SOCIAIS

Data Evento Link Visualizações

27/10/2021 Contação de histórias com Rafael di

Lari - Julieta de bicicleta, de Liana Leão https://fb.watch/92bOi1Hs4W/ 56

31/10/2021

Contação de histórias com Rafael di Lari - Dançando com o morto, de Ângela Lago

https://fb.watch/92bhdTZ5lx/

https://www.instagram.com/tv/CV s1rebPONP/?utm_source=ig_web_

copy_link

218

07/11/2021 Contação de histórias com Élcio di Trento – Era uma vez...

https://www.instagram.com/tv/CV- peQWj7VA/?utm_source=ig_web_copy_link https://fb.watch/98TyGv4PP2/

359

Total 3 vídeos 633

Lançado dentro das comemorações de aniversário de 11 anos do programa Curitiba Lê, durante o mês de abril do ano corrente, o Podcast Curitiba Lê está disponível nas plataformas Deezer, Spotify, Apple Podcasts, Pocket Casts, RadioPublic, Breaker e Castbox. Nele o público tem acesso a leituras de contos e poemas, discussões sobre literatura, bate-papo com autoras e autores contemporâneos, debates sobre

(27)

3 LITERATURA – NOVEMBRO/2021

mediação de leitura, entre tantas outras possibilidades dentro do universo literário. Durante o período avaliado, foram publicados dois novos episódios, conforme detalhamento inserido na tabela abaixo.

PODCASTS

Data Conteúdo do Episódio Link Nº Acessos

28/10/2021 Episódio Leituras 15 – Uma Esperança, de Clarice Lispector

https://open.spotify.com/episode/64Ag OH1FetvUp2tvsf1XUi?si=L9z7m6h0SL-

6D5o0kgReNg 10

11/11/2021 Episódio Leituras 16 – Marrom-escuro, Marrom-claro, de Jarid Arraes

https://open.spotify.com/episode/5do D2kxi1TCEIcifbnvMWw?si=HTXn-

YINRmyPs8pzU0AuMA 21

TOTAL 2 episódios 31

2.2 Coordenar a programação dos ESPAÇOS DE LITERATURA E CASAS DA LEITURA com empréstimos de livros e atendimento aos usuários dos serviços.

META MENSAL

Nº EMPRÉSTIMOS Nº PESSOAS ATENDIDAS

1.500 7.000

Nº Pessoas que realizaram empréstimos Nº Pessoas Atendidas nos Espaços

873 3.453

*Atendimento presencial + APP Curitiba Lê Digital

DESCRIÇÃO

Os espaços de leitura permanecem em funcionamento de segunda a sexta-feira, realizando empréstimos e devoluções mediante agendamento prévio por e-mail ou telefone. A equipe administrativa tem mantido o contato com os leitores, informando sobre a forma de atendimento, a fim de garantir maior segurança aos frequentadores dos espaços. Conforme indicado na tabela de atendimentos presenciais, verifica-se que o público atingido no mês equivale a aproximadamente 30% do total de pessoas que circulavam nos espaços de leitura antes da pandemia. No período avaliado foram contabilizados 3.453 visitantes, dos quais 873 realizaram novos empréstimos, com aumento de 28% no público total atendido, se comparado ao mês anterior.

ATENDIMENTOS PRESENCIAIS/EMPRÉSTIMOS Identificação do Espaço

Atendimentos

Nº Leitores de Empréstimo

% Leitores empréstimo

Exemplares Emprestados

Casa da Leitura Dario Vellozo 104 51 49,04% 131

Casa da Leitura Wilson Martins 198 79 39,90% 156

Casa da Leitura Laura Santos 120 45 37,50% 93

Casa da Leitura Paulo Leminski 208 76 36,54% 147

Casa da Leitura Marcos Prado 186 63 33,87% 146

Casa da Leitura Jamil Snege 150 48 32,00% 105

Casa da Leitura Maria Nicolas 120 37 30,83% 74

(28)

4 LITERATURA – NOVEMBRO/2021

Identificação do Espaço Atendimentos

Nº Leitores de Empréstimo

% Leitores empréstimo

Exemplares Emprestados

Casa da Leitura Hilda Hilst 302 82 27,15% 173

Casa da Leitura Wilson Bueno 466 126 27,04% 210

Casa da Leitura Vladimir Kozák 74 19 25,68% 32

Casa da Leitura Osman Lins 342 76 22,22% 162

Casa da Leitura Manoel Carlos Karam 103 17 16,50% 54

Bondinho da Leitura 542 89 16,42% 199

Casa da Leitura Nair de Macedo 89 14 15,73% 29

Casa da Leitura Walmor Marcellino 245 32 13,06% 89

Casa da Leitura Miguel de Cervantes 204 19 9,31% 36

Casa da Leitura Augusto Stresser 0 0 0,00% 0

Total 3.453 873 25,28% 1.836

Lançado no mês de maio de 2020 como uma ferramenta adicional de acesso à literatura, o aplicativo Curitiba Lê Digital permite o acesso a mais de duzentas diferentes obras da literatura universal, além de obras de autores curitibanos. O projeto foi desenvolvido em uma parceria da Fundação Cultural de Curitiba e do Instituto Curitiba de Arte e Cultura com a Agência Curitiba de Desenvolvimento. De acordo com as informações levantadas, desde o seu lançamento, o aplicativo contabilizou 7.286 acessos, com total de 13.609 livros lidos/baixados. Está prevista para o mês de dezembro de 2021 a ampliação do acervo disponibilizado no aplicativo, com a contratação de 10 novos autores curitibanos. O presente relatório não informa os números relacionados aos acessos no App, pois até a data de envio deste relatório, os números consolidados não foram repassados pelo ICI.

CURITIBA APP

Período Descrição Acessos Livros Lidos/Baixados

21/10/2021 a 20/11/2021 Curitiba APP - -

2.3 Manter os espaços SOLAR DOS GUIMARÃES E CENTRO CULTURAL CASA KOZÁK em condições de uso e disponibilizar para ações culturais.

META ANUAL

Nº ESPAÇOS Nº EVENTOS / PAUTAS

2 Conforme demanda

Nº Espaços Condições de Uso Nº Eventos / Pautas

2 Em conformidade -

DESCRIÇÃO

O Solar dos Guimarães e a Casa da Leitura Vladimir Kozák não foram utilizados para eventos no período avaliado. Os espaços estão sendo mantidos em condições de uso, com ações regulares de segurança e manutenção básica.

(29)

5 LITERATURA – NOVEMBRO/2021

2.4 Realizar o projeto OUTRAS LEITURAS com o mínimo de 01 (uma) atividade semanal, em cada unidade CASAS DA LEITURA, utilizando-se inclusive, música, audiovisual e demais artes, a fim de desenvolver o gosto pela leitura e arte em geral.

META MENSAL

Nº ATIVIDADES PÚBLICO PRESENTE

64 1.280

Nº Atividades Público Presente

5 116

DESCRIÇÃO

Estas ações referem-se às atividades de incentivo à leitura e apreciação artística, nas quais são utilizados recursos de outras linguagens em conjunto com a literatura. Este período foi contemplado com cinco atividades presenciais, com ações que envolveram as linguagens artísticas de literatura e música.

ATIVIDADES PRESENCIAIS

Identificação do Espaço Nº Atividades Público Média participantes por atividade

Casa da Leitura Walmor Marcellino 5 116 23

Casa da Leitura Paulo Leminski 0 0 0

Casa da Leitura Manoel Carlos Karam 0 0 0

Casa da Leitura Marcos Prado 0 0 0

Casa da Leitura Laura Santos 0 0 0

Casa da Leitura Hilda Hilst 0 0 0

Casa da Leitura Osman Lins 0 0 0

Casa da Leitura Nair de Macedo 0 0 0

Casa da Leitura Vladimir Kozák 0 0 0

Casa da Leitura Wilson Bueno 0 0 0

Casa da Leitura Wilson Martins 0 0 0

Casa da Leitura Jamil Snege 0 0 0

Casa da Leitura Dario Vellozo 0 0 0

Casa da Leitura Miguel de Cervantes 0 0 0

Casa da Leitura Augusto Stresser 0 0 0

Bondinho da Leitura 0 0 0

Casa da Leitura Maria Nicolas 0 0 0

TOTAL 5 116 23

ATIVIDADES ON-LINE (COM INTERAÇÃO ENTRE OS PARTICIPANTES) E PUBLICAÇÕES EM REDES SOCIAIS

Data Descrição Link/Plataforma/Origem

Público Visualizações 27/10/2021 Roda de leitura de imagens, com Leandro

Toporowicz

https://www.facebook.com/fundacaocu lturaldecuritiba/photos/a.10151510847 309096/10159456183169096/

10

(30)

6 LITERATURA – NOVEMBRO/2021

Data Descrição Link/Plataforma/Origem

Público Visualizações 03/11/2021

Leitura do texto Minha condição de Mel Duarte e música Triste, louca ou má de Francisco El Hombre, com Kely Medeiros

Grupo WhatsApp, Centro Médico Comunitário Bairro Novo

7

10/11/2021

Leitura do texto Pense Grande de Mel Duarte e músicas de Elza Soares, com Kely Medeiros

Grupo WhatsApp, Centro Médico Comunitário Bairro Novo

11

17/11/2021

Leitura do texto Separação de Vinícius de Moraes e Música Onde anda você de Vinícius e Toquinho, com Kely Medeiros

Grupo WhatsApp, Centro Médico Comunitário Bairro Novo

9

19/11/2021 Roda de leitura de imagens, com Leandro Toporowicz

https://www.instagram.com/p/CWVm- IXNsDC/?utm_source=ig_web_copy_lin k

9

Total 5 atividades 46

2.5 Desenvolver ATIVIDADES DE INCENTIVO À LEITURA, com o mínimo de 02 (duas) atividades semanais, visando a formação de interlocutores entre as unidades CASAS DA LEITURA e outros espaços não administrados pela FCC.

META MENSAL

Nº ATIVIDADES PÚBLICO PRESENTE

128 3.840

Nº Atividades Participantes

56 1.279

DESCRIÇÃO

As ações informadas neste item referem-se às atividades realizadas para grupos de instituições parceiras, sendo destinadas em sua grande maioria para: Associações, CEI’s e CMEI’s, Escolas Estaduais e Municipais, ONG’s, Programas FAS. Com o avanço da vacinação, as instituições têm se mostrado mais disponíveis para intervenções de profissionais que atuam fora de seu convívio diário, o que permitiu a realização de 46 ações presenciais de incentivo à leitura no período avaliado, as quais seguiram todos os protocolos de segurança sanitária estabelecidos pelo decreto vigente. Além das demandas para atendimentos presenciais, os mediadores têm mantido contato com os responsáveis para oferecer material digital, ações interativas online e entregas de leituras por aplicativo de mensagens (WhatsApp) a seus grupos, conforme detalhado na tabela abaixo.

ATIVIDADES PRESENCIAIS

Identificação do Espaço Nº Atividades Público Média participantes por atividade

Casa da Leitura Nair de Macedo 4 116 29

Casa da Leitura Hilda Hilst 4 116 29

Casa da Leitura Paulo Leminski 6 150 25

Casa da Leitura Walmor Marcellino 13 309 24

Casa da Leitura Miguel de Cervantes 8 164 21

Casa da Leitura Wilson Bueno 11 188 17

(31)

7 LITERATURA – NOVEMBRO/2021

Identificação do Espaço Nº Atividades Público Média participantes por atividade

Casa da Leitura Wilson Martins 0 0 0

Casa da Leitura Osman Lins 0 0 0

Casa da Leitura Laura Santos 0 0 0

Casa da Leitura Jamil Snege 0 0 0

Casa da Leitura Marcos Prado 0 0 0

Casa da Leitura Manoel Carlos Karam 0 0 0

Casa da Leitura Vladimir Kozák 0 0 0

Casa da Leitura Augusto Stresser 0 0 0

Casa da Leitura Dario Vellozo 0 0 0

Casa da Leitura Maria Nicolas 0 0 0

Bondinho da Leitura 0 0 0

TOTAL 46 1.043 23

ATIVIDADES ON-LINE (COM INTERAÇÃO ENTRE OS PARTICIPANTES)

Data Descrição Instituição Atendida Participantes

08/11/2021 Roda de Leitura, com Tatiane Phauloz Grupo Fixo da Casa da Leitura

Marcos Prado 06

09/11/2021 Roda de Leitura para Clubinho da Leitura, com Tatiane Phauloz

Gerência de Educação em

Direitos Humanos 72

11/11/2021 Roda de leitura, com Thiago Correa Gerência de Educação em

Direitos Humanos 21

11/11/2021 Roda de leitura, com Alana Albinati Grupo Fixo da Casa da Leitura

Marcos Prado 05

12/11/2021 Roda de leitura, com Thiago Correa Secretaria de Segurança Pública 40 12/11/2021 Roda de Leitura, com Ana Vaz Gerência de Educação em

Direitos Humanos 26

12/11/2021 Roda de Leitura, com Ana Vaz Gerência de Educação em

Direitos Humanos 06

16/11/2021 Roda de Leitura para Clubinho da Leitura, com Tatiane Phauloz

Gerência de Educação em

Direitos Humanos 20

08/11/2021 Roda de Leitura, com Tatiane Phauloz Gerência de Educação em

Direitos Humanos 36

09/11/2021 Roda de Leitura para Clubinho da Leitura, com Tatiane Phauloz

Grupo Fixo da Casa da Leitura

Marcos Prado 04

TOTAL 10 atividades 236

2.6 Realizar OFICINAS E/OU WORKSHOPS no espaço Solar dos Guimarães para formação de mediadores de leitura com no mínimo 02 atividades mensais.

META MENSAL

Nº ATIVIDADES PÚBLICO PRESENTE

2 500

Atividades Realizadas Público Presente

2 27

Referências

Documentos relacionados

Os dados referentes aos sentimentos dos acadêmicos de enfermagem durante a realização do banho de leito, a preparação destes para a realização, a atribuição

O primeiro conjunto de artigos, uma reflexão sobre atores, doenças e instituições, particularmente no âmbito da hanse- níase, do seu espaço, do seu enquadramento ou confinamen- to

A promoção da aprendizagem de conhecimentos e competências ao nível da aptidão física, organizando um ensino suportado num conjunto de matérias que solicitam

Ai foi assim, nós tava ali na esquina e daí ele passou oferecendo dez reais e eu fui e conversei com ele, e disse que não ia ir e o Lucas deu sinal e ele parou e foi com o Lucas,

Bento Pereira apresenta uma lista de autores e obras em língua portuguesa, de vários pendores: religioso, enciclopédico, dicionarístico, e literário.A escolha destas obras

Para uma boa gestão de stocks na farmácia deve ter-se em consideração certas variáveis, tais como: a localização, o espaço disponível para o armazenamento dos

The ultimate objectives of this work are to obtain the Failure, Mode, Effects, and Criticality Analysis (FMECA), with application of the Reliability Centered

O quarto assume deste modo a dimensão da casa, enquanto abrigo e espaço elementar do corpo e para o corpo, de tal forma que nele se podem desenvolver praticamente