• Nenhum resultado encontrado

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA COOPERATIVA SICOOB CREDIBRASÍLIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA COOPERATIVA SICOOB CREDIBRASÍLIA"

Copied!
40
0
0

Texto

(1)

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA

COOPERATIVA SICOOB CREDIBRASÍLIA 2013 - 2015

Sia Park Hotel

Brasília/DF, 13 de dezembro de 2012

(2)

Planejamento Estratégico da Cooperativa SICOOB CREDIBRASÍLIA 2013 - 2015 Brasília/DF 13.12.2012

DIRETORIA DA COOPERATIVA

Diretores

Antônio Mazurek – Presidente

Hélio de Oliveira Pinha Júnior – Diretor Operacional Ademir Lopes Cançado – Diretor Administrativo Juraci Maria Kolling Schwantes – Gerente Administrativa

Adriana Piccoli – Gerente Operacional

Conselho Administrativo

Derci Cenci – Titular Ernesto José Pierdoná – Titular

Jaito Carlos Costa – Titular Luciano Ribeiro Machado – Titular Maurício Severino de Rezende – Titular

Parecido Mancini – Titular Sylvio Gomes Ribas – Suplente

José Flávio Loyola – Suplente Telmo Heinen – Suplente

Conselho Fiscal

Leandro da Silva Lima – Titular Ana Maria de Azambuja Lima – Titular

Danilo Darci Bauer – Titular Luiz Angelo Cappellesso – Suplente

Ademir Antônio Fellini – Suplente

(3)

Participantes da Oficina

(4)

Planejamento Estratégico da Cooperativa SICOOB CREDIBRASÍLIA 2013 - 2015 Brasília/DF 13.12.2012

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

ABERTURA DA OFICINA DE PLANEJAMENTO 5

OBJETIVOS DO ENCONTRO 6

PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO 7

PROCESSO METODOLÓGICO 8

MISSÃO, VISÃO E VALORES DA COOPERATIVA SICOOB CREDIBRASÍLIA 9

BALANÇO DA SITUAÇÃO ATUAL DA COOPERATIVA SICOOB CREDIBRASÍLIA 11

DESAFIOS DA COOPERATIVA SICOOB CREDIBRASÍLIA 16

MAPA ESTRATÉGICO DA COOPERATIVA SICOOB CREDIBRASÍLIA 19

PLANO DE AÇÕES 2013-2015 20

METAS SISTÊMICAS REGIONAL DF 2013 – 2015 29

ENCAMINHAMENTOS 35

AVALIAÇÃO DA OFICINA 36

ENCERRAMENTO DA OFICINA 37

PARTICIPANTES DO EVENTO 38

MODERADOR 39

(5)

COOPERATIVA SICOOB CREDIBRASÍLIA

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA COOPERATIVA SICOOB CREDIBRASÍLIA

2013- 2015

Brasília / DF, 13 de dezembro de 2012

INTRODUÇÃO

Este documento descreve as reflexões e as decisões tomadas durante a Oficina de Planejamento Estratégico da Cooperativa SICOOB CREDIBRASÍLIA, realizada nas dependências do SIA Park Hotel, na cidade de Brasília/DF, no dia 13 de dezembro de 2012.

Esta oficina de planejamento contou com o apoio da Confederação e da SICOOB CENTRAL DF, em parceria com o SEBRAE/DF – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do DF.

Em alinhamento ao SICOOB Brasil, desenvolveu-se um processo de planejamento organizado de forma interativa e participativa, buscando mesclar debates em plenária com momentos de trabalho em grupos, levando os participantes à reflexão e a uma atitude ativa nos diferentes momentos do evento.

A Oficina teve início com a ratificação da missão, visão e valores da Cooperativa, alinhando-se ao Sistema SICOOB. Em seguida, iniciou-se uma reflexão sobre o contexto geral da Cooperativa, realizado por meio de uma sequência de dinâmicas de reflexão, estruturando-se o cenário atual em seu ambiente interno e externo, finalizando-se com a definição dos seus objetivos estratégicos para 2013 – 2015.

Na parte da noite, os projetos relevantes foram detalhados em um plano de ações e nas metas financeiras para 2013-2015, considerando as da SICOOB CENTRAL DF.

Participaram do evento, Dirigentes, Conselheiros e Técnicos da Cooperativa SICOOB CREDIBRASÍLIA, além de representantes da SICOOB CENTRAL DF e da CONFEDERAÇÃO.

(6)

Planejamento Estratégico da Cooperativa SICOOB CREDIBRASÍLIA 2013 - 2015 Brasília/DF 13.12.2012

ABERTURA DA OFICINA DE PLANEJAMENTO

A abertura da Oficina foi realizada pelos Senhores Antônio Mazurek – Presidente e Hélio de Oliveira Jr – Diretor de Operações da Cooperativa e Miguel Ferreira Oliveira – Diretor Administrativo da SICOOB CENTRAL DF.

O Sr. Antônio agradeceu a presença dos Conselheiros, Funcionários e dos Técnicos da Central DF e da Confederação.

Destacou que esta oficina de planejamento foi desenvolvida por quem vive e gosta do cooperativismo, abrindo espaço para a reflexão, criação de ideias e indicação dos desafios da Cooperativa para os próximos anos. Reforçou a importância de se ter um momento para pensar a Cooperativa, tendo o passado como referência, mas pensando no futuro, orientando os caminhos, apreendendo e pondo em prática os sonhos. Concluiu pedindo a todos que vistam a camisa do SICOOB, com paixão e comprometimento, voltados ao atendimento dos cooperados - sujeito maior desta história, para o qual temos o dever de atender com atenção, carinho e profissionalismo.

O Sr. Miguel reafirmou o papel da SICOOB CENTRAL DF de criar as condições para que as cooperativas possam desenvolver seu trabalho, de forma eficiente e eficaz. Destacou que o momento vivido é especial pela possibilidade de transformação da Cooperativa em Livre Admissão, mudança esta que exigirá mudanças e comprometimento com as metas sistêmicas. O planejamento será uma das ferramentas para orientar as ações estratégicas da Cooperativa, orientando seu foco e as ações decorrentes.

O Sr. Hélio destacou o espaço democrático, de envolvimento, criação de ideias e de orientação da Cooperativa por quem faz o seu dia a dia, definindo-se o norte para o qual deverá estar orientada, contando com o esforço, comprometimento e solidariedade de todos.

A abertura foi concluída com a apresentação do moderador do evento Sr. Sergio Cordioli, que apresentou um resumo dos objetivos, programação e metodologia utilizada no evento.

(7)
(8)

Planejamento Estratégico da Cooperativa SICOOB CREDIBRASÍLIA 2013 - 2015 Brasília/DF 13.12.2012

OBJETIVOS DO ENCONTRO

O objetivo geral da Oficina foi o de construir o planejamento estratégico participativo da Cooperativa SICOOB CREDIBRASÍLIA para 2013 – 2015, alinhado ao planejamento do SICOOB Brasil. De forma mais específica buscou-se:

Elaborar a análise do contexto atual da Cooperativa.

Definir os desafios / objetivos estratégicos da Cooperativa para 2013-2015

Construir o plano de ações para ser executado até 2015.

Fortalecer o alinhamento, a sinergia e a solidariedade na Cooperativa.

PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO

08.12.2012

15:00 - Abertura do evento.

15:15 – Missão, visão e valores da Cooperativa.

15:30 – Balanço da situação atual da Cooperativa.

16:00 - Identificação dos objetivos estratégicos relevantes para 2013 – 2015.

18:00 - Intervalo.

18:30 – Elaboração do plano de ações para 2013 – 20152.

20:00 – Apresentação e ajustes das propostas.

21:00 – Quadro de metas para 2013 - 2015.

22:15 – Encaminhamentos, avaliação e encerramento.

(9)

PROCESSO METODOLÓGICO

Além dos instrumentos básicos de planejamento, a Oficina seguiu os princípios do enfoque participativo / construção conjunta, com ênfase no intercâmbio de experiências, tendo como ferramenta metodológica a visualização, a problematização e o trabalho em pequenos grupos, sinalizando para a construção coletiva de propostas, contando com o apoio de um moderador externo à Cooperativa SICOOB CREDIBRASÍLIA.

O Enfoque Participativo reúne técnicas e instrumentos que facilitam o processo de debate e de intercâmbio de experiências.

Este enfoque melhora a dinâmica, devendo também, tornar mais transparente e democrático os processos de reflexão, decisão, ação e avaliação, contribuindo para aumentar a capacitação, a organização e a responsabilização dos envolvidos.

O Encontro foi dividido em três etapas: balanço do contexto atual; objetivos estratégicos e plano de ações para 2013-2015. Em síntese:

1. Onde estamos?

2. Visão de futuro - projetos?

3. O que será necessário para isso - estratégias?

A - ONDE ESTAMOS.

Na primeira etapa realizou-se a ratificação da missão, visão e valores que deverão orientar a Cooperativa nos próximos anos.

Em seguida, realizou-se um balanço do contexto atual da Cooperativa – fortalezas, fragilidades, oportunidades e ameaças, realizadas por meio de uma sucessão de debates e reflexões em plenária, com o registro simultâneo das manifestações dos participantes sobre o processo desenvolvido pela Cooperativa.

B – PROJETOS ESTRATÉGICOS.

Em seguida, por meio de uma coleta de ideias, foram identificados os objetivos estratégicos da Cooperativa para 2013-2015.

C – PLANO DE AÇÕES PARA 2013 / 2015.

Levando em consideração os objetivos estratégicos identificados anteriormente, foram definidas, para cada um, ações e atividades para 2013-2015. Concluiu-se esta etapa com a indicação preliminar das metas da Cooperativa para o período de planejamento. Finalizou-se o encontro com a definição dos próximos passos e com a avaliação da oficina.

(10)

Planejamento Estratégico da Cooperativa SICOOB CREDIBRASÍLIA 2013 - 2015 Brasília/DF 13.12.2012

MISSÃO, VISÃO E VALORES DA COOPERATIVA SICOOB CREDIBRASÍLIA

Conforme acordado no planejamento estratégico do Sistema SICOOB em setembro 2009 e ratificado em 2012, todas as Centrais e Singulares deverão adotar a missão estabelecida para o Sistema SICOOB. Considerando como foco principal da Cooperativa a geração de negócios, a sua missão, visão e valores ficaram assim definidos:

MISSÃO DA COOPERATIVA SICOOB CREDIBRASÍLIA

“Gerar soluções financeiras adequadas e sustentáveis, por meio do cooperativismo, aos Associados e às suas Comunidades”.

VISÃO DA COOPERATIVA SICOOB CREDIBRASÍLIA

“Ser reconhecida como a principal instituição financeira propulsora do desenvolvimento econômico e social dos Associados”.

VALORES DA COOPERATIVA SICOOB CREDIBRASÍLIA

 Transparência

 Ética

 Respeito

 Responsabilidade

 Solidariedade

 Comprometimento

(11)

Processo Participativo de construção

(12)

Planejamento Estratégico da Cooperativa SICOOB CREDIBRASÍLIA 2013 - 2015 Brasília/DF 13.12.2012

BALANÇO DA SITUAÇÃO ATUAL DA COOPERATIVA SICOOB CREDIBRASÍLIA

Deu-se continuidade a oficina de planejamento com um balanço da situação atual da Cooperativa, considerando a percepção do conjunto de participantes, mesclando-se o trabalho em pequenos grupos e os debates em plenária. As ideias geradas estão abaixo listadas.

ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO

1. Quais são os pontos fortes da Cooperativa SICOOB CREDIBRASÍLIA?.

 Atendimento igualitário, diferenciado e com agilidade.

 Venda de serviços para terceiros.

 Ambiente de trabalho.

 Acessibilidade e democracia interna.

 Ser uma cooperativa rural.

 Transparência e comprometimento.

 Ambiente de aprendizagem e conhecimento.

 Crescimento rápido da cooperativa (forte).

 Imagem positiva.

 Comercialização de produtos do Bancoob com um diversificado portfólio de produtos.

 Taxas menores.

 Instalações adequadas, com 5 pontos de atendimento.

 Solução rápida para os problemas do cooperado.

 Resultados positivos, com distribuição das sobras e a correção do capital.

 Participação nas assembleias.

 Equipe qualificada, estável e com retenção de talentos.

 Quadro de associados (formadores de opinião)

 Capacitação externa

 Participação em eventos

 Possibilidade de carreira com o plano de cargos e salários

 Análise e aproveitamento funcional de perfil

 Ferramentas gerenciais e a centralização de serviços

(13)

2. Quais são os pontos fracos da Cooperativa SICOOB CREDIBRASÍLIA?

Obs. As ideias geradas no exercício foram agrupadas por semelhança.

a) Acumulo de tarefas

 Acúmulo de tarefas.

 Staff reduzido (contingência).

 Acumulação de tarefas.

b) Falta de planejamento

 Falta de planejamento.

 Ausência de planejamento (metas).

 Acomodação.

c) Dificuldade de comunicação on-line (meio rural) d) Segurança insuficiente

e) Estrutura operacional insuficiente

 Estrutura operacional insuficiente.

 Falta de suporte tecnológico.

 Baixa capacidade de mensurar a real demanda do associado.

 Trânsito de documentos.

 Falhas na centralização.

 Controles internos manuais ou não informatizados.

f) Gestão de pessoas deficiente

 Plano de cargos e salários – Sicoob não adequação ao MIG-Gestão de Pessoas.

g) Cadastro deficiente

 Dificuldade de identificação de endereço.

 Cadastro deficitário.

(14)

Planejamento Estratégico da Cooperativa SICOOB CREDIBRASÍLIA 2013 - 2015 Brasília/DF 13.12.2012 h) Capacitação deficiente

 Capacitação em técnicas bancárias e cooperativas.

 Cursos de qualificação insuficientes.

 Treinamento de produtos superficial.

 Falta de capacitação na parte rural.

 Deficiência de profissionais qualificados no mercado.

i) Baixa comissão na comercialização de produtos

j) Falta de presença dos dirigentes nos pontos de atendimento PAC’s k) Limitação de recursos

 Limitação de recursos.

 Volume de recursos para crédito.

 Recursos rurais oriundos do Bancoob.

l) Comunicação Interna

 Deficiência na comunicação (normas, avisos, orientações).

 Deficiência na comunicação interna.

 Insuficiência de feedback interno.

m) Estratégia comercial insuficiente

 Falta de cumprimento das decisões.

 Baixa reciprocidade de associado (fidelização).

 Conhecer melhor o associado.

 Área comercial com deficiência.

n) Marketing deficiente

 Falta de informações ao associado.

 Propaganda e anúncios.

o) Falta de adequação aos padrões Sicoob p) Baixo Patrimônio Líquido

(15)

ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO

3. Quais serão as principais oportunidades para a Cooperativa SICOOB CREDIBRASÍLIA?

 Parcerias para marketing.

 Abertura para a livre admissão.

 Cobertura da exigibilidade pela Central.

 Proximidade com o Bancoob e Confederação.

 Classificação de riscos e limites.

 Parcerias comerciais.

 Intercooperação.

4. Quais serão as principais ameaças à Cooperativa SICOOB CREDIBRASÍLIA?

 Instabilidade do Sistema Sisbr.

 Cooperados que não operam na cooperativa.

 Baixo volume de repasse.

 Taxa SELIC baixa.

 Pequeno volume de associados.

 Grandes exigibilidades.

 Concorrência com outras cooperativas e bancos.

 Faixa etária elevada.

 Inadimplência elevada.

 Perda de talentos.

 Sazonalidade climática.

(16)

Planejamento Estratégico da Cooperativa SICOOB CREDIBRASÍLIA 2013 - 2015 Brasília/DF 13.12.2012

Integração entre equipe técnica e de direção

(17)

DESAFIOS DA COOPERATIVA SICOOB CREDIBRASÍLIA

Deu-se continuidade com a identificação dos principais desafios da Cooperativa SICOOB CREDIBRASÍLIA.

Quais são os principais desafios / objetivos estratégicos da Cooperativa SICOOB CREDIBRASÍLIA para “2013 - 2015”?

1. Qualificar a estrutura de atendimento

 Investir em tecnologia.

 CRM (gerenciamento do relacionamento com o cliente).

 Ampliar pontos de atendimento.

2. Desenvolver processo de contratação e capacitação de dirigentes e funcionários

 Investir na capacitação.

 Contratação e capacitação de pessoal.

 Capacitação geral continuada.

3. Capitalizar a cooperativa

 Patrimônio Líquido de 40 milhões.

 Capitalizar.

 Ampliar os resultados.

4. Criar estrutura de negócios

 Lançar campanhas.

 Agressividade nas vendas.

 Ser mais agressivo no mercado financeiro.

 Definir estratégias.

 Buscar parcerias estratégicas.

(18)

Planejamento Estratégico da Cooperativa SICOOB CREDIBRASÍLIA 2013 - 2015 Brasília/DF 13.12.2012

5. Ampliar e fidelizar o quadro social

 Aumentar o quadro social.

 Fortalecer a fidelização dos associados ativos.

 Fidelização dos associados.

 Trabalhar o marketing de relacionamento (fidelização).

 Divulgar o cooperativismo e o Sicoob.

 Conquistar novos associados.

 Programa de comunicação.

 Admissão de 1.500 novos associados.

6. Estruturação da estrutura organizacional

 Estruturar recuperação de crédito.

 Adequação da estrutura.

 Assessoria técnica rural.

 Assessoria na avaliação PJ.

 Assessoria jurídica.

 Contratar consultoria jurídica interna (exclusivo).

 Estruturar os processos.

7. Implantar setor de cadastro

 Criação do setor de cadastro.

 Atualização cadastral.

 Aperfeiçoar a politica de crédito.

 Classificar o perfil associado.

8. Processo de livre admissão

 Cumprir as exigências para livre admissão.

 Transformação para livre admissão.

(19)

A Heterogeneidade do grupo possibilitou o intercâmbio de ideias.

(20)

Planejamento Estratégico da Cooperativa SICOOB CREDIBRASÍLIA 2013 - 2015 Brasília/DF 13.12.2012

MAPA ESTRATÉGICO DA COOPERATIVA SICOOB CREDIBRASÍLIA

VISÃO

“Ser reconhecida como a principal instituição financeira propulsora do desenvolvimento econômico e social dos Associados”.

MISSÃO

“Gerar soluções financeiras adequadas e sustentáveis, por meio do cooperativismo, aos Associados e às suas Comunidades”.

.

VALORES INSTITUCIONAIS

Solidariedade

Ética Respeito

Comprometimento

Transparência Responsabilidade

Aprendizado e Crescimento

PERSPECTIVAS DO PLANEJAMENTO

Ser a principal instituição financeira de nossos associados

Consolidar a Cooperativa para ganhar força e eficiência

Crescer para fortalecer o cooperativismo no Planalto Central

Qualificar a estrutura de atendimento

Processos internos

Ampliar e fidelizar o quadro social

Ampliar a capitalização a cooperativa

Temas Sistêmicos

Associados e Mercado

Implantar setor de cadastro

Desenvolver processo de contratação e capacitação de dirigentes e funcionários Aprimorar a estrutura

organizacional Criar estrutura de negócios para a cooperativa

Contar com uma equipe altamente competente e engajada Tema

Sistêmico

Consolidar a livre admissão

(21)

PLANO DE AÇÕES 2013-2015

Nesta etapa, os participantes, por meio de quatro grupos de trabalho, elaboraram o plano de ações para ser implementado ao longo de 2013-2015.

1 – Ampliar e fidelizar o quadro social

O que devemos fazer? Como realizar? Coordenação Cronograma Metas

1.1 Aprimorar a qualidade do atendimento por meio de treinamentos com foco em PJ.

 Contratar e capacitar, com carteira de clientes.

 Desenvolver padrão de atendimento.

 Desenvolver comunicado eletrônico mensal aos cooperados.

1.2 Criar campanhas para captar novos associados.

 Intensificar programas de visitas.

 Sensibilizar e orientar quanto ao cooperativismo.

 Desenvolver programa de fidelização.

 Desenvolver campanha para elevar a autoestima dos associados.

(22)

Planejamento Estratégico da Cooperativa SICOOB CREDIBRASÍLIA 2013 - 2015 Brasília/DF 13.12.2012

O que devemos fazer? Como realizar? Coordenação Cronograma Metas

1.3 Classificar os clientes por segmento.

 Criar gerência segmentada.

 Estreitar a relação com o associado.

1.4 Assegurar taxas

competitivas.  Realizar avaliação das taxas.

1.5 Procurar captar associados de grande porte (aplicador).

 Realizar treinamento e

capacitação dos funcionários.

1.6 Realizar pré-assembleias.  Implantar nas regiões onde existem pontos de atendimento.

1.7 Assegurar que os

cooperados tenham ciência dos rendimentos da cooperativa.

 Encaminhar informativos mensais aos associados.

 Fortalecer a assessoria financeira.

(23)

2 – Criar estrutura de negócios para a cooperativa

O que devemos fazer? Como realizar? Coordenação Cronograma Metas

2.1 Criar a gerência de negócios.  Fazer benchmark no sistema.   

2.2 Planejar a estrutura.  Criar politica de negócios.   

2.3 Estabelecer metas.  Buscar rentabilidade.   

(24)

Planejamento Estratégico da Cooperativa SICOOB CREDIBRASÍLIA 2013 - 2015 Brasília/DF 13.12.2012

3 – Adequar a estrutura organizacional

O que devemos fazer? Como realizar? Coordenação Cronograma Metas

3.1 Analisar projetos e fiscalizar a execução do crédito rural.

 Contratar engenheiro agrônomo.

  

 Fazer parcerias com empresas de assistência técnica.

  

3.2 Aprimorar o setor de recuperação de crédito.

 Implantar assessoria jurídica.   

 Realizar o acompanhamento das operações vencidas.

  

 Formar uma equipe de cobrança.

  

3.3 Padronizar os processos internos.

 Elaborar normativos, manuais e proceder a capacitação para o seu uso.

  

 Encaminhar ajustes de alguns serviços centralizados.

  

(25)

4 – Qualificar a estrutura de atendimento

O que devemos fazer? Como realizar? Coordenação Cronograma Metas

4.1 Ampliar A.T.M (auto atendimento).

 Implantar cartão pré-pago.   

 Buscar parcerias menos

onerosas, através do Bancoob.

  

 Instalar ATM’s compartilhados em pontos de grande

circulação.

  

4.2 Implantar sistema de senha para o caixa diferenciado para associados e não associados.

 Identificar e abordar potenciais associados e orientar para cada 3 associados - 1 não associado,

  

4.3 Implantar CRM (gerenciamento do relacionamento com o cliente).

 Adquirir o programa em parceria com a Central (compra

compartilhada) ou demandar tecnologia do Bancoob.

  

4.4 Aprimorar o layout das agências.

 Dispor a estrutura física de forma que possibilite

atendimento mais reservado e personalizado.

  

(26)

Planejamento Estratégico da Cooperativa SICOOB CREDIBRASÍLIA 2013 - 2015 Brasília/DF 13.12.2012

5 – Orientar o processo de livre admissão

O que devemos fazer? Como realizar? Coordenação Cronograma Metas 5.1 Adotar estudos para

desenvolver o processo de fusão e/ou incorporação.

 Avaliar as possibilidades existentes.

  

5.2 Desenvolver novas políticas comerciais.

 Criar subcomitê de associados (regional).

  

(27)

6 – Desenvolver processo de contratação e de capacitação de funcionários e dirigentes

O que devemos fazer? Como realizar? Coordenação Cronograma Metas 6.1 Identificar as carências de

funcionários.  Realizar análise Interna.   

6.2 Realizar processo de seleção.

 Ampliar banco de talentos / externos.

  

 Designar o responsável.   

 Encaminhar o cronograma da central.

  

6.3 Identificar as demandas de capacitação e definir cronograma e os critérios de avaliação.

 Encaminhar o cronograma da central

  

  

 Buscar parceria com a Confederação / Bancoob / Sistema Sebrae e Sescoop.

  

(28)

Planejamento Estratégico da Cooperativa SICOOB CREDIBRASÍLIA 2013 - 2015 Brasília/DF 13.12.2012

7 – Ampliar a capitalização da Cooperativa

O que devemos fazer? Como realizar? Coordenação Cronograma Metas

7.1 Buscar novos associados

 Transformar a cooperativa em livre admissão (parcelamento do capital).

  

 Divulgar a cooperativa nos eventos da comunidade e feiras de agronegócios.

  

7.2 Realizar campanhas de integralização.

 Realizar sorteio de brindes na Assembleia.

  

 Divulgar o ProcapCred e Sicoob Cotas Partes.

  

7.3 Realizar visitas às empresas e produtores rurais.

 Realizar a abertura de conta corrente e ampliar a venda de produtos e serviços.

  

(29)

8 – Implantar o setor de cadastro

O que devemos fazer? Como realizar? Coordenação Cronograma Metas

8.1 Formar equipe de cadastro.

 Assegurar 01 pessoa por PAC exclusiva e em espaço reservado.

  

 Assegurar 02 Pessoas na sede

Crédito/Cadastro (01 operacional e 01 Gestor).

  

8.2 Implantar os processos de atualização cadastral.

 Preparar o dossiê inicial.   

 Acompanhar o fluxo de documentos.   

 Conferir/validar as informações disponibilizadas.

  

 Fazer manutenção e atualização cadastral.

  

 Fazer pesquisa de satisfação com os associados.

  

 Criar campanha para atualização de cadastro.

  

 Preparar para a análise de cadastro PJ.   

(30)

Planejamento Estratégico da Cooperativa SICOOB CREDIBRASÍLIA 2013 - 2015 Brasília/DF 13.12.2012

METAS SISTÊMICAS REGIONAL DF 2013 – 2015

Finalizamos os debates apresentando o quadro de metas proposto para a Cooperativa para 2013-2015, considerando a projeção das metas para a SICOOB CENTRAL DF.

As metas sistêmicas foram apresentadas pelo Sr. José Kennedy Araújo Sousa - Analista de Planejamento e Projetos Corporativos – Asplan, da Confederação. O Planejamento Estratégico do Sistema SICOOB 2013 – 2015 orientou as ações a partir de um quadro de metas sistêmicas. Cada Central e suas Singulares deverão definir suas contribuições de esforço para o alcance das metas propostas.

(31)
(32)

Planejamento Estratégico da Cooperativa SICOOB CREDIBRASÍLIA 2013 - 2015 Brasília/DF 13.12.2012

(33)
(34)

Planejamento Estratégico da Cooperativa SICOOB CREDIBRASÍLIA 2013 - 2015 Brasília/DF 13.12.2012

(35)

METAS SISTÊMICAS 2013 – 2015

Instituições COMPE CNPJ Realizado

Out/2012

PARTICIPAÇÃO RELATIVA

SINTEMA REGIONAL 2013 2014 2015

SISTEM A REGIONAL DF 277.740.505 373.344.267 448.013.120 537.615.744

SICOOB CREDIBRASÍLIA 4155 01187961000110 14.356.631 5,17% 19.298.466 23.158.159 27.789.791

Instituições COMPE CNPJ Realizado

Out/2012

PARTICIPAÇÃO RELATIVA

SINTEMA REGIONAL 2013 2014 2015

SISTEM A REGIONAL DF 1.048.045.481 1.681.856.990 2.455.511.206 3.585.046.360

SICOOB CREDIBRASÍLIA 4155 01187961000110 36.789.298 3,51% 59.037.837 86.195.242 125.845.053

Instituições COMPE CNPJ Realizado

Out/2012

PARTICIPAÇÃO RELATIVA

SINTEMA REGIONAL 2013 2014 2015

SISTEM A REGIONAL DF 1.636.158.782 2.226.067.693 2.838.236.309 3.618.751.293

SICOOB CREDIBRASÍLIA 4155 01187961000110 91.903.736 5,62% 125.039.171 159.424.943 203.266.803

Instituições COMPE CNPJ REF. JUN/2012 PARTICIPAÇÃO RELATIVA

SINTEMA REGIONAL 2013 2014 2015

SISTEM A REGIONAL DF 45 50 57 68

SICOOB CREDIBRASÍLIA 4155 01187961000110 5 11,11% 6 6 8

Instituições COMPE CNPJ REF. JUN/2012 PARTICIPAÇÃO RELATIVA

SINTEMA REGIONAL 2013 2014 2015

SISTEM A REGIONAL DF 145.194 61.875 71.156 85.388

SICOOB CREDIBRASÍLIA 4155 01187961000110 1.669 1,15% 6.875 7.906 9.488

NUMERO DE ASSOCIADOS

SISTEMA REGIONAL DF

DEPÓSITOS CAPITAL SOCIAL

ATIVOS TOTAIS

PONTOS DE ATENDIMENTOS

(36)

Planejamento Estratégico da Cooperativa SICOOB CREDIBRASÍLIA 2013 - 2015 Brasília/DF 13.12.2012

ENCAMINHAMENTOS

Concluindo a etapa de planejamento, foram indicados os próximos passos para a continuidade deste processo.

O que devemos fazer para assegurar a implementação das propostas contidas neste planejamento?

O que devemos fazer? Como realizar? Cronograma Coordenação

1. Elaborar relatório da oficina Meio eletrônico Até 17/12 Sérgio Cordioli 2. Complementar o plano de trabalho Definir responsabilidade, cronograma e

custos Até janeiro

3. Consolidar a matriz de metas Ajustar o percentual das metas Até janeiro

4. Apresentar e aprovar no CA Reunião especifica Até fevereiro

5. Designar gestor para o plano de metas Controlar, cobrar e ajustar Até fevereiro

6. Divulgar para o quadro de associados

Encaminhar documento aos associados Ate fevereiro Apresentar na assembleia geral Março

(37)

AVALIAÇÃO DA OFICINA

De forma espontânea, os participantes avaliaram o desenvolvimento da oficina.

Como avaliamos esta oficina de planejamento?

 Foi bom e participativo.

 Vimos que sabemos planejar.

 Equipe comprometida.

 Importante o apoio da Central e da Confederação.

 Metas desafiadoras.

 Parabéns pela metodologia.

 Objetiva, prática e de linguagem facilitada.

 Soube tirar de nós as informações.

 Dinâmica interessante pela integração que propiciou.

 Visão panorâmica da cooperativa.

 Participação e empenho dos funcionários.

 Gostei da abordagem.

 Tempo muito curto.

(38)

Planejamento Estratégico da Cooperativa SICOOB CREDIBRASÍLIA 2013 - 2015 Brasília/DF 13.12.2012

Encerramento da oficina

A oficina foi encerrada Presidente da Cooperativa Sr. Antônio Mazurek, que destacou a riqueza da oficina de planejamento, pela sua dinâmica que propiciou simplicidade, participação, envolvimento e comprometimento de todos, além da grande reflexão sobre os caminhos a serem seguidos pela organização. Concluiu agradecendo o apoio da Confederação e do SICOOB CENTRAL DF e da participação e o empenho de todos.

(39)

PARTICIPANTES DO EVENTO

(40)

Planejamento Estratégico da Cooperativa SICOOB CREDIBRASÍLIA 2013 - 2015 Brasília/DF 13.12.2012

MODERADOR

Sérgio Cordioli Rua Manágua, 124 Bairro Jardim Lindóia

91050-300 - Porto Alegre - RS

Fone / Fax 051 – 3366.0444 ou 8155.9746 sergio@scordioli.com.br

cordioli@portoweb.com.br Site: www.scordioli.com.br

Um grande abraço a todos.

Sérgio Cordioli

Referências

Documentos relacionados

Como desenvolver um objetivo a partir de uma relação de causalidade.. Como desenvolver um objetivo a partir de uma relação

Relativamente ao mercado interno, o Governo deverá captar 2.188,37 mil milhões Kz, através, essencialmente, da emissão de dívida titulada (Obrigações e Bilhetes do Tesouro)..

92 Gráfico 4.5 - Profundidade máxima do fosso erosivo prevista para a zona exposta da cabeça de estruturas em talude, com C1=1,0 Secção 1.. 93 Gráfico 4.6 - Profundidade máxima

A revisão de Ascensão e queda do planejamento estratégico e O método PES com o propósito de confrontar essas duas abordagens e, a partir daí, estabelecer o futuro

O objetivo geral da Oficina foi o de construir o planejamento estratégico participativo da Cooperativa SICOOB EMPRESARIAL para 2013 – 2015, alinhado ao planejamento do SICOOB

Este documento descreve as reflexões e as decisões tomadas durante o Seminário de Planejamento Estratégico da Cooperativa SICOOB COOPERTEC, realizado nas dependências

A COOPERATIVA DE CRÉDITO DOS MÉDICOS E DEMAIS PROFISSIONAIS DE NÍVEL SUPERIOR DA ÁREA SAÚDE DE SALVADORE REGIÃO METROPOLITANA LTDA - SICOOB CREDMED -

Foram realizadas análise univariada e regressão logística múltipla para sucesso técnico e resposta intra- hospitalar da pressão arterial, usando as variáveis categóricas: