• Nenhum resultado encontrado

Configuração para Cálculo do ICMS Diferido - Parcial e Integral

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Configuração para Cálculo do ICMS Diferido - Parcial e Integral"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Configuração para Cálculo do ICMS Diferido - Parcial e Integral

Alguns estados publicaram normas disciplinando o Diferimento Parcial do ICMS.

Isto quer dizer que, em uma mesma operação, para um mesmo item, uma parte do ICMS será recolhida e outra parte será diferida.

Para atender a essas normas foi adicionado um novo campo de Diferimento nas telas dos cadastros de Produtos, Grupos e Configurações Tributárias e algumas configurações para que as escriturações também sejam contempladas com essas novas alterações.

Cadastros

Cadastro de Produtos

Vá até o menu Cadastros > Produtos > Produtos ou pelo menu rápido .

Selecione o produto e vá até aba Inf. Fiscais > Substituição Tributária, e clique em para inserir os dados necessários;

Essa nova funcionalidade estará disponível a partir da versão 2.6.1.0.

(2)

Figura 01 - Cadastro de Substituição Tributária de Produto

O Linx Big não permitirá que os registros sejam gravados com Diferimento e Substituição Tributária (Campos ICMS Subs., Margem IVA e Redução ST).

Caso tenha dúvidas do que informar nesses campos, entre em contato com seu escritório de contabilidade.

(3)

Caso isto ocorra, quando ao clicar em salvar o Linx Big apresentará a seguinte mensagem:

Figura 02- Mensagem de Validação

Cadastro de Grupos de produtos

Outra maneira de reproduzir a funcionalidade é pelo menu Cadastros > Produtos > Grupos > Substituição Tributária

Figura 03 - Cadastro de Substituição Tributária de Grupos

(4)

O Linx Big não permitirá que os registros sejam gravados com Diferimento e Substituição Tributária (Campos Pauta ST, % IVA e Redução ICMS ST).

Caso isto ocorra, quando ao clicar em salvar o Linx Big apresentará a mensagem da acordo com a Figura 02 acima.

Cadastro de Configurações Tributárias

Vá até o menu Cadastros > Fiscais > Configurações Tributárias > ICMS.

O campo "% ICMS Diferido", só estará disponível quando a UF indicada no cálculo for igual a UF da Filial, ou seja, apenas para operações internas, será alocado após o campo "% ICMS", de deve ser preenchido com percentuais de 0,01% até 100,00%.

Figura 04 - Alíquota da Configuração Tributária

O Linx Big não permitirá que os registros sejam gravados com Diferimento e Substituição Tributária (Campos Pauta ST, % IVA e Redução ICMS ST).

Caso isto ocorra, quando clicar em salvar apresentará a mensagem da acordo com a Figura 02 acima.

Configurações

Configuração de Devolução para Fornecedor

No Rio Grande do Sul, quando uma mercadoria é devolvida ao contribuinte que efetuou o recolhimento do ICMS ST (CST 10 ou 70), faz-se necessário realizar a emissão de 3 notas fiscais para o processo de adjudicação do ICMS gerado na operação.Contribuintes do RS.

(5)

É importante observar que, se na nota fiscal de devolução não houver nenhum item que tenha ICMS ST destacado na nota original (CST 10 ou 70), apenas uma NF-e para devolução será gerada, mesmo que o parâmetro esteja marcado.

No entanto, se na mesma nota de devolução houver itens com destaque de substituição tributária e itens tributados na nota original, 3 notas fiscais serão emitidas, porém, os itens que não fazem parte da substituição tributária (que é o caso de itens com diferimento) aparecerão apenas na primeira nota.

Vá até o menu Configurações > Filiais > Devolução Fornec. > Geral e na seção NF Complementar marque a opção "Gerar NF Complementar para destaque do ICMS e ICMS ST em conformidade com Livro III, art

".

25 do RICMS/RS

Figura 05 - Configuração Filial > Devolução Fornec.

(6)

Contribuintes do Simples Nacional

Para os contribuintes optantes pelo regime tributário Simples Nacional será necessário efetuar a escrituração dos valores de crédito/débito de ICMS na EFD, para isso vá até o menu Configurações > Filiais > EFD >

e marque a opção "

SPED > Geral Escriturar valores de Crédito/Débito do ICMS na EFD ICMS/IPI de contribuintes optantes pelo Simples Nacional".

Figura 06 - Configurações Filiais - EFD

Na EFD ICMS/IPI será observado esse parâmetro acima, e se estiver marcado, a escrituração será realizada, porém se o parâmetro estiver desmarcado, serão zerados os valores de ICMS (Base de cálculo, Alíquota e Valor) informados, tanto na nota de compra quanto na de devolução de compra (devolução para fornecedor).

Contribuintes do Regime Normal (Diferente de Simples Nacional)

(7)

Nota Fiscal Normal/Regular (Qualquer nota Ativa que não tenha sido emitida pela rotina de Emissão de NF-e Complementar)

Operações Para Cálculo do ICMS Parcialmente Diferido

As operações passíveis de Diferimento de ICMS são:

Vendas Transferências

Devolução para Fornecedor - Na devolução o valor do ICMS Diferido deve ser proporcional à quantidade devolvida Outras Operações - Produtos

Nota Fiscal de Estorno

Nota Fiscal Complementar de ICMS

Devolução de venda a contribuinte do ICMS (Vendas NF-e)

Entrada/Conferência de Mercadorias

Nas telas de entrada e conferência de mercadorias também foram adicionados campos para recepcionarem as informações contidas no XML relativas ao diferimento, como visualizado na imagem abaixo.

No DANFE da NF-e de Devolução que contenha ICMS parcialmente Diferido os campo de exibição do "Valor do ICMS" continuarão exibindo o valor correspondente à Tag "vICMS", ou seja, não haverá modificação neste quesito.

Os valores diferidos serão apresentados exclusivamente no arquivo XML e mencionados na mensagem constante no quadro de Informações Complementares.

(8)

Figura 07 - Tela de Entrada de Mercadorias

Se houver a informação no XML esses campos virão preenchidos respectivamente com a alíquota e valor do ICMS diferido no item e não haverá totalização desses campos nessas telas.

Também o preenchimento das informações de diferimento estão atreladas à CST de ICMS 051, caso contrário o sistema retornara uma mensagem de aviso ao usuário.

Essas informações poderão ser visualizadas também nas telas de Manutenção de Notas Fiscais (menu Operacional > Notas Fiscais > Manutenção de Notas Fiscais)

(9)

Figura 08 - Manutenção de Notas Fiscais

Na aba Itens os campos de percentual e valor serão preenchidos por produto, de acordo com o que foi efetuado na tela de entradas, enquanto no rodapé de totalizações, os campos em destaque mostrarão a somatória dos valores referenciados.

O mesmo acontece na tela de Manutenção de NF-e/XML nos detalhes da nota.

(10)

Figura 09 - Manutenção de XML

Escrituração do ICMS Parcialmente Diferido no SINTEGRA

Os campos 12 - Base de cálculo do ICMS, 13 - Valor do ICMS, e 16 - Alíquota foram afetados nos tipos de Registro 50 e 54.

O validador do SINTEGRA acusará uma diferença entre o valor de ICMS calculado pelo software e o valor informado no arquivo.

Isso ocorrerá porque o SINTEGRA não possui campos para recepcionar a informação do ICMS "parcialmente diferido", isto é, não há campo para informar o motivo dessa diferença de valores, que é exatamente a parcela que corresponde ao diferimento (vICMSDif).

Quando o usuário selecionar a opção de geração de Nota Complementar de ICMS ou de Valor, o sistema vai verificar se pelo menos 1 dos itens possui CST 51, e se possuir serão incluídas duas colunas, uma para recepcionar o percentual do ICMS Diferido e outra para recepcionar o valor do ICMS Diferido.

(11)

Relatórios de ICMS

Foi adequado a estrutura dos relatórios do ICMS para recepcionar os dados do Diferimento (percentual e valor).

Em contato com a SEFAZ-PR, recebemos a informação de que o ValidaPR (PVA que exigia a geração do arquivo do SINTEGRA no Leiaute PR) não recebe atualização há alguns anos.

Sendo assim, os contribuintes Paranaenses que ainda estão obrigados ao envio desta obrigação acessória são orientados a utilizar o padrão nacional, ou seja, o SINTEGRA comum.

Referências

Documentos relacionados

4. COMPROVAÇÃO DA SAÍDA DO ESTADO DE GOIÁS Para efeito de comprovação da efetiva saída da mercadoria ou bem do território goiano, na operação não destinada ao Estado de

Gerar registro C170 p/ Notas Fiscais próprias: na exportação do arquivo fiscal, o registro C170 (Itens da nota fiscal) não deverá ser gerado para notas fiscais de emissão

Desta maneira, a diferença entre estado puerperal e psicose puerperal, com ênfase à questão temporal, deve ser sempre averiguada para fins de enquadramento no tipo do crime de

CÓDIGO DESCRIÇÃO NCM CST CFOP UNID QUANT VALOR UNIT VALOR TOT BASE CÁLC VL ICMS VL IPI % ICMS % IPI. CÁLCULO

Preencher os campos: Percentual de Redução da Base de Cálculo, Valor Base de Cálculo do ICMS, Alíquota do ICMS e Valor do ICMS., com quaisquer valores.. Clicar no

Para o fim de integralização das horas trabalhadas pelos docentes ou técnicos com nível superior, as atividades que estes desenvolverão nas empresas juniores

Em constatando qualquer um destes defeitos, não deverá o juiz, absolutamente, desde logo, dar pela nulidade do processo ou revelia ao réu, por exemplo, mas ensejar, tal como

Em minhas entrevistas com muçulmanos durante meu trabalho de campo na Mesquita da Luz, tentei diversas vezes entender como os sectarismos e grupos de muçulmanos