• Nenhum resultado encontrado

85 anos. Palavras da Presidência

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "85 anos. Palavras da Presidência"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)

Palavras da Presidência

É com muita alegria que a ANCP homenageia a família Fontenelle, na pessoa de Haroldo Fontenelle, em comemoração aos 85 anos da marca Guzerá NF.

O criatório que nasceu em 1928, produzindo animais funcionais de grande pureza racial, alta produção de carne e leite, agregando valor à pecuária nacional a partir do olhar clínico do pioneiro Napoleão Fontenelle.

Hoje, o criatório sob a responsabilidade de Haroldo Fontenelle, mais um grande apaixonado pela raça, utiliza os sistemas tecnológicos para, cada vez mais, melhorar a genética dos animais e proteger o meio ambiente, sem perder a filosofia de animal ideal, ensinado por Napoleão Fontenelle.

A paixão pelo Guzerá fez da marca NF uma das mais importantes do Brasil, com reconhecimento internacional, na exportação de animais.

O País e a raça Guzerá agradecem o excepcional trabalho realizado pela família Fontenelle, em prol da pecuária brasileira.

A equipe ANCP sente-se honrada por estar presente nesta data com a família Fontenelle. Vocês, como família e produtores de um Guzerá sustentável, são exemplos para todos nós.

Parabéns!

Ribeirão Preto, 20 Agosto de 2013.

Raysildo Barbosa Lôbo Carlos Viacava

Presidente Vice-Presidente

(4)

Guzerá NF: Tradição e Amor à raça Guzerá

1928, em Santa Leopoldina – ES, início da criação por Napoleão Fontenelle. 1945 rebanho transferido para a Fazenda São Sebastião, também conhecida como Fazenda Fontenelle.

Criador: Haroldo B. Fontenelle da Silveira e Outros-Condomínio Fazenda: Fontenelle

Cidade: Baixo Guandu Estado: ES País: Brasil

Marca/sufixo/SIU/ “nomes populares”: Marca NF; Sufixo: NF (a partir de 1984); Sistema Único de Identificação (SUI): FNF;

atualmente na letra A, isto é, FNF A (nº do controle de 1 a 9999) Situação atual: Ativo. Continuação pelos herdeiros de Napoleão Fontenelle: Haroldo, Maria Luiza e Gerusa.

Base do criatório: João Carlos Burguês de Abreu, Allyrio Jordão de Abreu, Otávio Machado, Celso Garcia Cid e Antônio Ernesto Werna de Salvo.

Foco da seleção: Dupla aptidão no mesmo animal, com animais se destacando nos extremos para a produção de leite e carne, aliada a refinada caracterização racial. Seleção a campo, com baixos custos de produção.

(5)
(6)

Napoleão Fontenelle

Casado com Adelaide Fontenelle tiveram três filhos, Maria Luiza Fontenelle Dumans, Haroldo Brunow Fontenelle da Silveira e Gerusa Brunow Fontenelle.

Iniciou em 1928 a criação do Guzerá NF, que, pioneiramente, identificou a necessidade do Zebu para a pecuária no Espírito Santo. No início foram introduzidos animais da raça Guzerá, Nelore e Gir. Dentre as raças o Guzerá apresentou um melhor desempenho. Após 17 anos, em 1945, o rebanho de Guzerá foi transferido para a Fazenda Fontenelle, em Baixo Guandu.

Como deputado, foi o 1° presidente e fundador da Associação dos Criadores de Guzerá do Brasil (ACGB), cujo objetivo foi difundir a raça Guzerá para todo o país, a partir de pesquisas, provas zootecnicas e exposições.

A paixão pela raça Guzerá foi tanta que Dr. Napoleão Fontenelle cruzou o Atlântico em 1958 a caminho da Índia para estudar o Guzerá em sua raiz e, na companhia de Celso Garcia Cid, visitou diversos criatórios.

Em 1974 recebe premio de Melhor Criador da Raça Guzerá das mãos de José Resende Peres, Secretário da Agricultura do Rio de Janeiro, na 2ª Exposição Nacional da Raça Guzerá..

Em 1986 a ACGB fez, em sua homenagem, o troféu “Napoleão Fontenelle” para a Fêmea Guzerá de Melhor Caracterização Racial.

(7)

Haroldo Brunow Fontenelle da Silveira

Filho de Napoleão Fontenelle, pai de Beatriz Silva Fontenelle.

Assumiu a administração da Fazenda Fontenelle em 1972, tendo como objetivo o aumen- to da produtividade do rebanho, sem prejuízos da aprimorada ca- racterização racial.

Em 1991, Haroldo Fontenelle participou da fundação do Nú- cleo de Guzerá Leiteiro de São Pedro dos Ferros e, em 1992, do Centro Brasileiro de Melho- ramento do Guzerá (CBMG), tendo como objetivo promover o melhoramento genético da raça Guzerá de forma confiável para as características de cor- te e leite. Realizou parceria para as características de corte com a Associação Nacional de Cria- dores e Pesquisadores (ANCP), com início do programa em 1999 a partir do interesse de criadores da raça Guzerá em aplicar novas

tecnologias aos seus rebanhos. Para as características de leite, contou com a parceria da Embrapa/Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e do Programa Nacional de Melho- ramento da Raça Guzerá Para Leite (PNMGuL). Utiliza o Progra- ma de Avaliação Genética da Raça Guzerá para Corte (Programa Guzerá Brasil) da ANCP para as avaliações genéticas de touros

“duplo provados”, ou seja, possuem avaliação genética para ca- racterísticas leiteiras e de corte.

Em 1976, o Governo do Estado do Rio de Janeiro contou com o apoio da marca NF, através de doação, junto a outros criadores, para a introdução da raça Guzerá em instituição estadual de pesquisa e difusão da raça, hoje EMATER-RIO.

(8)

Maria Luiza Fontenelle Dumans

Filha de Napoleão Fontenelle, mãe de três filhos: Maria Luiza Fontenelle Dumans, Suzana Fontenelle Dumans Canetti e Carlos Fernando Fontenelle Dumans.

É a responsável, desde 1976, pelos apontamentos zootécnicos do rebanho NF, foram mais de 15 mil produtos que nasceram desde então. A responsabilidade pela informação oferece a credibilidade de confiar na qualidade produtiva e genética, prova disso é a certificação G1 (qualidade da informação), G2 (uso correto do melhoramento genético) concedida ao rebanho NF no ano de 2010 e 2011 pela ANCP. O objetivo da certificação é identificar as fazendas comprometidas com a qualidade da coleta e envio dos dados e uso correto do melhoramento genético.

(9)

Gerusa Brunow Fontenelle

Filha de Napoleão Fontenelle, bióloga por formação, está desde 1992 ajudando na administração da Fazenda e voltada para um trabalho de preservação do meio ambiente, embelezando com árvores e jardins a Fazenda Fontenelle. Suas pinturas delicadas também enfeitam o mobiliário e as paredes da casa sede.

Tal atuação contribuiu para a obtenção da certificação G3 (sustentabilidade), concedida ao rebanho NF no ano de 2011 pela ANCP, mostrando que além de informações confiáveis e uso correto das ferramentas de melhoramento genético, o Guzerá NF apresenta atitudes positivas em prol da preservação do meio ambiente.

Carlos Fernando Fontenelle Dumans

Neto de Napoleão Fontenelle e sobrinho de Haroldo Fontenelle. Casado com Marise Castro Rebelo Fontenelle Dumans possuem dois filhos:

Eduardo e Bernardo.

Desde 1995 participa na administração da Fazenda.

Maria Luiza Fontenelle Dumans

Neta de Napoleão Fontenelle e sobrinha de Haroldo Fontenelle. Casada com José Inácio Xavier, possuem um casal de filhos: Pedro Henrique e Maria Luiza.

Suzana Fontenelle Dumans Canetti

Neta de Napoleão Fontenelle e sobrinha de Haroldo Fontenelle.

Casada com Eli Canetti, possuem duas filhas: Silvia e Elisa.

Beatriz Silva Fontenelle

Neta de Napoleão Fontenelle e filha de Haroldo Fontenelle.

(10)

O rebanho NF

Desde o início da formação do rebanho NF, a prioridade foi a pureza racial, aliada à produtividade em leite e peso. Os animais do plantel NF apresentam dupla aptidão (corte e leite), são criados para gerar matrizes melhoradas geneticamente, com as características raciais.

Na formação do Guzerá NF, foram utilizados animais de diversos criadores, entre os quais destacamos: João Carlos Burguês de Abreu, Allyrio Jordão de Abreu, Otávio Machado, Celso Garcia Cid e Antônio Ernesto Werna de Salvo, além de sete touros POI descendentes dos animais importados em 1960 e 1962.

O plantel é composto de 1600 cabeças, distribuídas em 280 alqueires. Devido à rusticidade do Guzerá, não há qualquer alimentação suplementar. A criação dos animais é realizada de forma extensiva, a pasto, predominando o gênero Brachiaria, com sal mineral. Para as fêmeas em lactação, as ordenhas manuais são feitas somente na parte da manhã. Após a ordenha, as vacas são soltas no pasto com as crias até à tarde, para depois serem separadas até a ordenha do próximo dia.

No período de 1992 a 1998, o Guzerá NF exportou cerca de 150 matrizes para a Colômbia e Venezuela.

Para aumentar a multiplicação de animais geneticamente superiores, a inseminação artificial e a transferência de embrião passaram a fazer parte da rotina do Guzerá NF. Foram utilizados diversos touros de outros rebanhos, tais como: Poker OM,

Seridó JA, Zorro Duque da São Luiz, Federal da Barra, Ditador JA, Vaidoso JP, Cairo JP, Despacho S, Acarajé S, Acari RF, ABC S, Estanho da Morumbi, Físico da Morumbi, Apolo Guzerati, Hotan do Bravo, Fuá S, Abaeté S, Signo AM, Neófito Maia, Naturalismo PEAC, Notável JF, Destaque MRN, Quito JA, Nova Seita D, Labrador Tabo.

(11)

Participa do Programa de Avaliação Genética da Raça Guzerá da Associação Nacional dos Criadores e Pesquisadores (Programa Guzerá Brasil/ANCP) desde 2002; do Controle Leiteiro Oficial da ABCZ, do Programa de Melhoramento Genético de Zebus (PMGZ) (Controle de Desenvolvimento Ponderal) e do Centro Brasileiro de Melhoramento Genético da Raça Guzerá (CBMG²). Possuindo animais de destaque nos Sumários de Leite da Embrapa/ABCZ e no Sumário da ANCP, além de premiações em Concursos Leiteiros e Exposições.

O rebanho NF também tem participado do Programa de Melhoramento do Guzerá para Leite, fornecendo animais para Teste de Progênie (TP). Na bateria do TP/2012, esta participando com o Hidrante FIV NF, com DEP parental de 462 kg, na vaga de maximização de leite. Na bateria do TP/2013, foi aprovada a participação do Hamal NF.

Algumas parcerias foram feitas utilizando-se vacas NF, dentre as quais citamos:

Jose Marinho Peres (Estân- cia Kankrej), Paulo Emilio de Almeida Carneiro (Fazenda Palestina), Luiz Vitor Carrão Pereira de Souza (Fazenda São Gabriel), Roberto Mar- tins Franco (Fazenda Lage- ado), Emerson Soares Filho (Fazenda Santa Luzia), Alce- bíades Paes Garcia (Fazen- da São Luiz), Haroldo de Sá Quartim Barbosa (Fazenda Negrinha) e Sociedade Edu- cacional Uberabense (UNIU- BE)

Todo o trabalho desen- volvido por Haroldo contou sempre com a atenciosa e incansável colaboração de suas duas irmãs, Maria Luiza e Gerusa.

(12)

Premiações 1974

II Exposição Nacional da Raça Guzerá (RJ), com mais de 300 animais se apresentando na pista.

Napoleão Fontenelle recebe título de Melhor Criador da Raça Guzerá.

Com destaque para: Duque e Dalila venceram como grandes campeões da raça, guiados por Etelvino.

Parev Celawati da Cachoeira, prêmio de Melhor Conjunto Progênie de Pai

(13)

1986

Em honra ao mérito do grande selecionador, a Associação dos Criadores de Guzerá do Brasil criou o Troféu Napoleão Fontenelle para a Fêmea Guzerá de Melhor Caracterização Racial.

Destaque para Urutu NF - Tetracampeão Nacional em Uberaba, sendo apresentado como a materialização do touro completo, por apresentar mais de 1000 kg de peso vivo, revelando-se como touro melhorador para carne e leite, aos cuidados de Camilo Collier.

(14)

1992

Traíra NF ganha o troféu de Grande Campeã do Torneio Leiteiro da Raça Guzerá e do Melhor Úbere da Raça Guzerá com produção de 31kg/dia ajustados para 4% gordura.

Alvura NF ganha como 2ª Colocada no Concurso Leiteiro de Uberaba 1992

1994

Jacui NF venceu a Prova de Ganho de Peso Oficial da ABCZ, com ganho médio de 1,340 kg/dia

1995

Araponga NF, de Sinval Martins de Mello, bicampeã do Concurso Leiteiro em Uberaba com produção média de 14,35 kg em 1995 e 19,5 kg em 1996.

(15)

1998

Favorita NF, de Paulo Emilio de Almeida Carneiro, campeã do Concurso Leiteiro na ExpoZebu, com produção média de 24,62 kg/dia e melhor úbere.

1999

Hematita NF, recorde de produção de embriões da raça Guzerá, com a marca histórica de produção de 37 embriões viáveis em uma única coleta.

2005

Ucha NF, Campeã Vaca Jovem do Concurso Leiteiro de Governador Valadares, com produção média de 19,65 kg/dia.

2007

Corôa NF (filha de Ucha NF) sagra-se Campeã Vaca Jovem do Concurso Leiteiro de Governador Valadares, com a produção média de 21,27 kg/dia.

2012

Grana FIV NF, da Sociedade Educacional Uberabense (UNIUBE),sagrou- se Grande Campeã, além de Campeã e Melhor Úbere da Categoria Fêmea Jovem, tornando-se a atual recordista da raça Guzerá na Categoria Fêmea Jovem, no Concurso Leiteiro da Feileite/2012, com produção diária média de 26,87 kg aos 2 anos e 10 meses.

2013

Gabiroba FIV NF, de Marcelo Garcia Lack, sagra-se Recordista da Raça Guzerá na Categoria Vaca Jovem, no Concurso Leiteiro da ExpoZebu, com produção média de 33,74 kg/dia.

(16)

Animais de destaque

Pardal Rancheira JA

Parev Celawat III DC

Parev Bokad Sundari Bankok Paisano Ceilão NF

Dalila

Duque

Jacuí NF Jequié JÁ Quero-Quero

Urutu NF

(17)

Cigarra JP Alvura NF

Araponga NF

Acuado NF

Corôa NF Favorita NF Hematita NF

Traíra NF

Teimosia NF

Ditador NF

Lombada NF Brejeira NF Portadora NF Regalia NF

(18)

Tailândia NF

Arca NF Ultramar NF Aragem NF Proeza NF Van NF Mansão NF

Florista CL, Tutti-Fruit NF Ucha NF

Mutum NF

Plebeu NF

Predileta NF

(19)

Ubá NF

Grana FIV NF - filha da Ubá NF Gabiroba FIV NF - filha da Ucha NF

(20)

O Guzerá NF no Programa de Avaliação Genética da Raça Guzerá

Programa Guzerá Brasil/ANCP

Desde 2002 o Guzerá NF participa do Programa Guzerá Brasil/

ANCP. Em 2010 ingressou na Certificação Global G, recebendo a certificação G1, que se refere a envio de informações confiáveis para a avaliação genética. Em 2011 recebeu a certificação G2 e G3, mostrando que o Guzerá NF aplica as ferramentas genéticas de forma correta, resultando em melhoria da sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

Abaixo seguem os gráficos de evolução do rebanho:

Melhoria de 44% no ultimo ano, na habilidade materna das matrizes, mostrando que as matrizes do rebanho NF produzem bastante leite e criam muito bem sua progênie.

Melhoria de 15% no peso aos 450 dias, no ultimo ano, mostrando que os machos do rebanho NF apresentam excelente desempenho a pasto e terminam mais cedo, reduzindo o ciclo de produção.

Grande melhoria de 166%, desde o início do programa, refletindo em melhoria das características reprodutivas de fêmeas e produtivas de machos.

(21)

Melhoria de 100% na característica, desde o início do programa, refletindo nas fêmeas uma melhoria na precocidade sexual, produzindo mais bezerros ao longo de sua vida útil.

Melhoria de 37% na característica desde o início do programa, refletindo em menor intervalo entre partos, possibilitando a maior produção de bezerros em sua vida útil.

Melhoria de 16% no MGT no ultimo ano e franco crescimento em todos os anos, evidenciando que o Guzerá NF utilizando de forma correta as ferramentas de melhoramento genético aliada a uma filosofia de funcionalidade (carne e leite) e beleza racial desde o início da criação, produz um animal altamente funcional a pasto para a pecuária brasileira.

Certificações

01/07/2010 15/04/2011 05/12/2011

QUALIDADE GENÉTICA

MELHORAMENTO GENÉTICO

QUALIDADE DA INFORMAÇÃO

SUSTENTABILIDADE GENÉTICA

QUALIDADE GENÉTICA

MELHORAMENTO GENÉTICO

QUALIDADE DA INFORMAÇÃO

SUSTENTABILIDADE GENÉTICA QUALIDADE GENÉTICA

MELHORAMENTO GENÉTICO

QUALIDADE DA INFORMAÇÃO

SUSTENTABILIDADE GENÉTICA

(22)

Referências

Os textos foram extraídos dos seguintes endereços e relato pessoal de Carlos F. Fontenelle Dumans

http://www.cbmgguzera.com.br/

http://www.guzeranf.com.br/index.htm

http://www.granexpoes.com.br/2012/noticias.asp?tp=local&cod=459 http://www.guzera.org.br/

http://www.cbmgguzera.com.br/fotosgaleria/fotosfemeas/fototrairanf.html http://www.guzeranf.com.br/backup/resultados07.htm

Relato de Carlos F. Fontenelle Dumans

As fotos foram cedidas por Carlos F. Fontenelle Dumans e retiradas dos seguintes endereços

Fotógrafos: Marcelo Cordeiro e Zzn Peres.

http://www.guzeranf.com.br/index.htm Revista O Zebu edição de Junho/Julho 2013

Endereços para contato

www.guzeranf.com.br contato@guzeranf.com.br

Endereço para correspondência:

Fazenda Fontenelle

Haroldo B. Fontenelle da Silveira e Outros - Condomínio Km 83, BR 259 (entre as cidades Baixo Guandu e Colatina/ES) Cx. Postal 64 - Baixo Guandu/ES - CEP 29730-000

Telefones de contato:

(27) 3731-1135 / (27) 9977-4550

(23)
(24)

Referências

Documentos relacionados

Para esse sistema, as medidas de magnetização em função da temperatura e do campo magnético mostram a presença de uma forte anisotropia magnética devido à presença do

Seguiremos até o sítio arqueológico medieval e museu de Orheiu Vechi, incluindo visita à vila de Butuceni, onde teremos um almoço típico.. Acomodação: Ramada

Encontra-se as pessoas dentro dum contexto especifico, com as suas estruturas sociais, politicas e económicas, as quais têm um forte efeito no desenrolar dos eventos Como as

[r]

Está parida de uma fêmea guzerá PO, filha do Alinhado TE Ibituruna - JFPA 20 - touro do Teste de Progênie do Programa Nacional de Melhoramento do Guzerá para Leite.... Está parida

Hoje GOBBO IT é Touro com o maior numero de filhos certificados pela ABCZ e avaliados no Programa de Avaliação Genética da Raça Guzerá USP / ANCP é o RECORDISTA MUNDIAL EM VENDA

Melhor Fêmea Jovem JOIA EB DA IPE ABL-314

BRASÃO