• Nenhum resultado encontrado

Fórum de C&T. Jornada de Lutas da C&T. carreira em Brasília. Fórum de C&T

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Fórum de C&T. Jornada de Lutas da C&T. carreira em Brasília. Fórum de C&T"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Fórum de C&T

Informativo do Fórum Nacional das Entidades Representativas da

Carreira de Ciência, Tecnologia e Inovação - junho/2012

Fórum de C&T realiza

Jornada de Lutas da

carreira em Brasília

Fórum de C&T

Campanha Salarial da C&T

Jornada de Lutas da C&T

Servidores da carreira de C&T

aguardam nova negociação

com governo desde 2009

Pág. 2

Fórum de C&T convoca

servidores para Jornada e

obtém resultados positivos

(2)

Campanha Salarial da

Carreira de C&T

Pauta de

Reivindicações:

Específica da carreira de C&T

ü

Aplicação da nova Tabela Salarial à Carreira de C&T;

ü

Regulamentação da GQ (Gratificação de Qualificação) dos servidores de nível intermediário: GQ1 – 360 horas de cursos de capacitação/qualificação; GQ2 – Graduação ou 400 horas de cursos de capacitação/qualificação; GQ3 – Graduação ou 440 horas de cursos de capacitação/ qualificação.

ü

Encaminhamento imediato ao governo da proposta de nova legislação para a GQ – Gratificação de Qualificação dos servidores de nível intermediário, com base em carga horária de cursos de capacitação/qualificação: GQ I – 180 horas; GQ II – 250 horas; e GQ III – 360 horas.

ü

Convocação imediata dos aprovados nos últimos Concursos Públicos da Carreira de C&T;

ü

Concursos Públicos imediatos para a reposição de pessoal da Carreira de C&T;

ü

Reconhecimento do Tempo de Serviço trabalhado em Condições Especiais para fins de Aposentaria e Abono de Permanência;

ü

Garantia das condições de trabalho e o respeito à Legislação de Trabalho Especial – Insalubridade, Periculosidade e Radiação Ionizante;

ü

Reajuste dos Auxílios de Alimentação, Saúde, Creche e Transporte, ao nível dos demais poderes.

ü

Investimentos imediatos para a recuperação e modernização dos Órgãos da Carreira de C&T.

Último acordo salarial real foi em 2008

Quando foi concluída a

negociação salarial em junho

de 2008, após vários anos

sem reajustes, a carreira de

C&T obteve o compromisso

do governo de abrir novas

negociações no segundo

se-mestre de 2009.

Esse compromisso

ja-mais foi cumprido, apesar da

insensante busca da

repre-sentação sindical.

Em 2012 o Governo

anunciou aos quatro ventos a

concessão de reajustes para o

funcionalismo, o que é

verda-deiro para algumas carreiras

do serviço público, mas não

para a C&T. Nada houve de

reajustes para a C&T neste

pseudo aumento em 2012. A

imprensa alardeou aumentos

de até 33% para o

funciona-lismo, o que não é verdade.

Em campanha salarial

desde 2009, a carreira espera

e luta pelo início das

nego-ciações visando 2013.

A tabela salarial proposta pelo

Fórum Nacional de C&T

A proposta das Entidades Sindicais do Fórum de C&T de reestruturação da Tabela Salarial da Carreira de C&T, tem o objetivo de valorizar o Mérito – pilar essencial e histórico da Carreira de C&T – traduzido pela Titulação/Qualificação, assim como o reconhecimento, de fato, que Ciência e Tecnologia é estratégica para o estado brasileiro.

A proposta seguiu os seguintes cri-térios:

• Estrutura Remuneratória composta de Vencimento Básico e Retribuição de Titulação/Gratificação de Qualificação;

• Fortalecimento do Vencimento Bá-sico;

• Retorno dos percentuais de 18%, 35% e 70% da Titulação (Especializa-ção, Mestrado e Doutorado) sobre o Ven-cimento Básico, com a incorporação da diferença (dos atuais 105% para 70%) ao

Vencimento Básico; • Retorno dos per-centuais da Gratifica-ção de QualificaGratifica-ção (GQ1, GQ2 e GQ3) sobre o Vencimento Básico; • Incorporação da Gratificação de Produtividade (GDACT) ao Vencimen-to Básico;

• Correção de distorção da estrutura remuneratória do Nível Intermediário em relação ao Nível Superior, em que o Padrão do teto salarial NI passa a cor-responder ao segundo Padrão da Classe Inicial do NS;

• Teto do Nível Auxiliar correspon-dente a 70% do piso do Nível Interme-diário.

• Equiparação às demais carreiras Estratégicas de Estado.

Gratificação de Qualificação

Servidores esperam regulamentação há 4 anos

Periculosidade, Insalubridade e

Radiação Ionizante

Servidores foram à luta e evitaram o corte no salário

É lamentá-vel a situação da a regulamenta-ção da GQ, em que a Secretaria de Relações do Trabalho do Ministério do Or-çamento, Planejamento e Gestão - SRT/MPOG desrespeita os ser-vidores da carreira e ao Fórum de C&T há quatro anos.

Com a imensa mobilização nos dias 12 e 13 de junho, em Brasília, onde as caravanas pres-sionaram no Planalto, no Minis-térios do Planejamento e da Ci-ência e Tecnologia, uma reunião extraordinária foi imediatamente aberta para os representantes do Fórum de C&T.

Nesta reunião, os represen-tantes bateram veementemente

na questão da GQ, do atraso da regulamentação e na sua forma.

A questão do direito líquido e claro dos retroativos foi mos-trada e provada ao secretário Sér-gio Mendonça. O que nos causa preocupação é que, pela demora, parece que o governo está procu-rando uma forma de burlar a Lei 11.907, que trata da GQ.

Tratam-se de direito de ser-vidores públicos que ajudaram a eleger os governos Lula e Dilma.

É revoltante a atitude do go-verno e do SRT do MPOG.

Num governo popular e de-mocrático, construído pelos tra-balhadores, não se admite este tipo de postura, desrespeitando àqueles que confiam e acreditam que este governo é para os traba-lhadores!

Por lógica e por princípios, somos contra a exigência de graduação ou de titulação para a concessão da Gratificação de Qualificação e também por tudo que está na redação da MP441 e na Lei 11.907/09.

Apesar desta posição, as discussões com o MCTI giravam e travavam no ponto onde o MCTI fechava questão em torno de uma proposta que concede GQII para graduados e GQIII para quem acumule mais 240 horas de cursos de especialização de duração mínima de 40 horas cada. O MCTI enviou esta proposta como um dos últimos atos administrativos do ministro

Histórico da GQ

Mercadante, após vários meses da política do “não diga que não, mas também não faça nada”, que caracterizou sua relação com as reivindicações dos servidores durante a sua gestão.

O Fórum de C&T decidiu por buscar a regulamentação da GQ nos termos gerais propostos pelo MCTI, para posteriormente der-rubar a exigência de graduação. Isto será conduzido pela reivindi-cação de igualdade de tratamen-to com outras categorias, para as quais não se exige graduação, mas tão somente o acúmulo de horas de cursos especialização. Esta exigência é ponto de pauta de reivindicações da campanha salarial de 2012.

Com o envio do projeto de lei 2203 pelo governo federal ao Congresso Nacional, os servido-res passaram a ter varias fontes de dor de cabeça e preocupação. Uma delas devido aos artigos 86 e 87 do PL 2203, que transforma o padrão de remuneração da peri-culosidade/inslubridade. Este PL trás também os “desaumentos” do funcionalismo impostos aos servidores em 2011, uma imensa vergonha pública. Por este “de-saumento” que a mídia alardeou, teríamos aumentos de até 33% (teve gente que acreditou). Como o PL não avançava, o governo enviou a MP568, cópia exata do PL.

O governo fixa no artigo 86, em valor absoluto e facilmente congelável uma retribuição com-pensatória do trabalhador. E tem mais: no artigo 87 fica escanca-rado o desrespeito às representa-ções sindicais do funcionalismo federal e a cara de pau do SRH do MPOG, de onde saiu esta “idéia de aloprado”. No artigo 87, a

diferença do que o servidor rece-bia e passa a receber (valores do artigo 86) se transforma em Van-tagem Pessoal Nominalmente Identificada - VPNI, que não so-fre nenhum tipo de correção. E o pior: toda vez que o servidor tiver um aumento salarial por mérito ou por reposição de perdas, o va-lor do reajuste será descontado da VPNI, até que esta desapareça.

Qualquer um que lê os dois artigos conclui facilmente que foi arquitetado por um indivíduo que não respeita a atividade de servi-dor público.

A LUTA DOS SERVIDORES

Desde a edição do PL 2203, o movimento sindical do Funciona-lismo, as entidades maiores como CONDSEF, CUT e SINDSEP’s, como também as representações sindicais das carreiras, e de asso-ciações das Instituições, procura-ram o Congresso Nacional para barrar diversas aberrações conti-das no bojo do PL. Com a publi-cação da medida provisória 568, que vigora desde sua edição, as

entidades sindicais aumentaram a pressão em cima do governo e do Congresso, principalmente nas comissões de justiça e trabalho, além de pressionar para conven-cer o relator da matéria, o senador Eduardo Braga, do PMDB.

FÓRUM DE C&T FAZ SUA PARTE

O FÓRUM DE C&T, em sin-tonia com o movimento nacional do funcionalismo, procurou mi-nistros (Mercadante e posterior-mente Raupp), e também diversos parlamentares para buscar apoio para a retirada destes dois artigos (86 e 87), conseguindo inclusive diversas emendas supressivas.

Nas várias reuniões de nego-ciação (improdutivas nos aspec-tos GQ e salarial), argumentamos junto ao secretário do MPOG so-bre o descalabro dos artigos 86 e 87 da MP (exPL2203), e afirma-mos que o tema não fora objeto de discussão com o movimento sindical, nem de avaliação crítica das consequências. Sérgio Men-donça reconheceu enorme

rejei-ção dos artigos 86 e 87 em todos os setores.

RELATOR DA MP REJEITA OS ARTIGOS 86 E 87

O relator da Medida Provisó-ria MP 568/12, senador Eduardo Braga, retirou do texto da MP os pontos extremamente prejudiciais ao servidor, os artigos 86 e 87 já comentados. A atuação do movi-mento sindical, CUT, CONDSEF e demais entidades de represen-tação do funcionalismo (Fórum de C&T incluso) e a mobilização imensa dos servidores conseguiu retirar este e outros pontos nega-tivos aos servidores.

O FÓRUM evidencia à sua base que somente com luta e mo-bilização é que o servidor poderá atingir seus objetivos.

Quanto aos assuntos pe-riculosidade e insalubridade, recomenda-se a vigilância so-bre o tema e o Fórum de C&T permanecerá atento juntamente com CUT, CONDSEF e demais entidades de representação do funcionalismo.

(3)

Campanha Salarial da Carreira de C&T tem apoio de

Ministros, Deputados e Senadores

Deputados e Senadores que já se manifestaram pela Ciência e Tecnologia

Ministro da Defesa

Ministro da Ciência e Tecnologia

Presidente da Comissão de C&TCI na Câmara

Vice-Presidente da Comissão de CTICI no

Senado

Deputados e Senadores enviaram Ofícios à Ministra do Planejamento, Miriam Belchior, em apoio ao pleito da carreira de Ciência e Tecnologia. São eles:

Senadora Vanessa

Grazziotin (PCdoB/AM)

Ofício encaminhado em

15/05

Senador Humberto

Costa (PT/PE)

Ofício encaminhado

em 22/05

Deputado Eduardo

Azeredo

Presi-dente da

Comis-são de C&TCI na

Câmara - Ofício

encaminhado em

23/05

Deputado Eduardo

Barbosa (PSDB/MG)

Ofício encaminhado

em 24/05

Deputada Andréia

Zito (PSDB/RJ)

Ofício encaminhado

em 30/05

Senador Gin Argello

Presidente em

exercício da

Comissão de

CTICI no Senado

Ofício encaminhado

em 30/05

(4)

Fórum Nacional de C&T realiza Jornada de Lutas

da carreira em Brasília

As Entidades Sindicais

do Fórum de C&T foram

recebidas pelo governo para

o trato dos pleitos salariais

da Carreira de Ciência e

Tecnologia, por ocasião e em

consequência da Jornada de

Lutas realizada em 12 e 13

de junho, em Brasília.

Delegação de cerca de 200

pessoas, representação de 20

mil servidores dos 33 órgãos

e 8 ministérios da Carreira de

C&T, realizou Atos Públicos

em frente aos Ministérios

do Planejamento, Ciência

e Tecnologia e Palácio do

Planalto. Os manifestantes

posicionaram as realizações

que os servidores públicos

concretizaram para que

o Brasil na atualidade se

situe entre os países mais

destacados do mundo em

Ciência e Tecnologia.

Os

representantes

sindicais realçaram o fato da

Presidenta Dilma, ministros,

congressistas e importantes

meios de comunicação

produzirem

declarações

enfáticas sobre a importância

Secretaria Geral da Presidência da República e Secretaria de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento receberam o Fórum de C&T

estratégica da

Ciência,

Tecnologia e Inovação

para o desenvolvimento

econômico e social do

Brasil, portanto é urgente

que esse reconhecimento

seja traduzido em melhorias

das condições de trabalho

e de remuneração salarial,

com a equiparação às demais

carreiras estratégicas do

Estado brasileiro.

Com

certeza,

as

manifestações conseguiram

sensibilizar o governo,

pois os servidores foram

recebidos de imediato por

representantes da Secretaria

Geral da Presidência e da

SRT/MPOG.

O Fórum de C&T acredita

que as próximas reuniões

das Entidades Sindicais

com o governo, nos dias

3 e 17 de julho, traduzirão

esse real reconhecimento da

importância da Carreira de

Ciência e Tecnologia com

a conseqüente valorização

desta e o atendimento dos

pleitos apresentados.

Secretário das relações de trabalho do MPOG, Sérgio Mendonça, recebe o Fórum de C&T em Brasília

REUNIÃO COM

O SRT/MPOG

Por determinação da ministra

Miriam Belchior e por interferência do

Planalto, consequência imediata das

manifestações e da forte presença das

caravanas, foi realizada reunião com a

SRT/MPOG, às pressas, e com outro

perfil de discussão: a SRT/MPOG

passou a ouvir com atenção e até

apresentou alguns indicativos ao nosso

pleito salarial.

Mais uma vez, o Fórum cobrou

a questão da GQ. Como de outras

vezes, a SRT/MPOG não tinha nada

a apresentar e, novamente, assumiu o

compromisso de apresentar proposta

de regulamentação desta vez, em 3 de

julho.

A pauta de reivindicações da carreira

de C&T foi apresentada e detalhada

ao secretário Sérgio Mendonça. Pela

primeira vez, pareceu ao Fórum de

C&T que a lógica da nossa proposta

foi entendida.

Também foi entregue um dossiê que

fundamenta os objetivos principais da Campanha

Salarial. Este dossiê contém os avisos ministeriais

de Raupp e de Celso Amorim e os ofícios de apoio

enviados por parlamentares ao MPOG.

A pauta não se restringe apenas à questão

A mídia tem veiculado que o governo considera C&T como estratégica e todos os governos têm concordado. Nos discursos do Governo também é colocada a importância estratégica para o país da carreira de C&T. No entanto, verifica-se enorme distância entre o fato e o direito; por exemplo, observa-se grande disparidade salarial em relação às carreiras estratégicas.

Se não houver valorização da carreira, não haverá absorção de mão de obra de alto nível, tais como a dos especializandos do recente programa Ciência sem Fronteiras do Governo Dilma, e que têm que encontrar em seu retorno ao país, ambientes tecnológicos e científicos com conteúdo de atratividade, sejam salariais , de realização e estrutural.

C&T é estratégica para o país!

salarial, mas também à necessidade de

contratações, insalubridade e periculosidade,

atualização dos valores de benefícios

(alimentação, saúde, transporte, creche etc), além

de investimentos para modernizar e reequipar os

institutos.

(5)

Caravanas são

fundamentais à luta

Nos dias 12 e 13 de junho

foram realizadas diversas

ati-vidades por parte dos

servi-dores da carreira de C&T na

JORNADA DE LUTAS DA

CARREIRA. Foram

carava-nas de diversos estados, atos

em Brasília, paralisações e

assembléias em diversos

ór-gãos da carreira, além de

reu-niões com representantes do

governo.

Tudo parte da campanha

salarial 2012, pela

implanta-ção de nova tabela salarial,

que trará justiça e coerência

para a carreira de C&T. No

bojo desta luta, tem-se o trato

da GQ, novela que se arrasta

por exatos e vergonhosos 4

anos.

As caravanas

engrossa-ram o motimento, trazendo

resultados positivos.

Os 3 atos programados

para o dia 12 trouxeram

al-guns resultados para a luta

da carreira. No dia 13 foram

intensificados os contatos de

apoio ao pleito da carreira,

junto aos parlamentares do

Congresso Nacional.

No primeiro ato

reivindi-catório, em frente ao prédio

da ministra Miriam Belchior,

as caravanas se concentraram

e nossos oradores

pressiona-ram para que representantes

do Fórum fossem recebidos

pelo MPOG.

O segundo ponto de

ma-nifestação foi no Palácio do

Planalto, onde

imediatamen-te representanimediatamen-tes do Fórum

foram chamados a conversar

com assessores da

Presiden-ta Dilma. Foi esPresiden-tabelecido

contato do Planalto com o

MPOG e uma reunião com o

SRT do MPOG foi agendada

para o mesmo dia 12 às 19

horas.

O terceiro ato foi

realiza-do no Ministério da Ciência

e Tecnologia e também foi

muito participado.

Os três atos ou

manifes-tações trouxeram resultados:

reunião para as 19 horas do

dia 12 com o SRT do MPOG,

contato com assessores

espe-ciais da Presidenta e reunião

com o secretário executivo

do MCTI.

Próximo ato em Brasília: 3 de julho

Participe da caravana do seu instituto e venha somar forças à luta em

defesa da Carreira de Ciência e Tecnologia

Referências

Documentos relacionados

• Não houve interação significativa entre os fatores idade e posição para as propriedades físicas, de teor de umidade e densidade básica. • Houve

Diariamente a saúde e a segurança de nossos profissionais são uma prioridade em nossos negócios e operações, seja em nossos escritórios ou em nossas fábricas e esperamos que

(D) diferença entre a infância vivida hoje e a vivida na década de 1980 está no fato de que hoje as brinca- deiras são mais violentas que no passado.. (E) diferença entre

Ganhos significativos em algumas competências socioemocionais a curto prazo (relacionamento com os pares e competência social)?. Os alunos do GI com níveis médios no

Manifestante descreve que não está criticando o local pois diz que acha o atendimento excelente, porém relata que para diminuir a insatisfação com a demora para o atendimento,

Idealizado por estudantes de licenciatura em Física, da Universidade Estadual da Paraíba, Campus VIII, do Município de Araruna, este estudo tem como objetivo geral, promover

LINHAS ORIENTADORAS Quando a empresa oferece as condições necessárias para que uma pessoa com deficiência possa trabalhar e exercer as funções e tarefas para as

Possibilidade ao anunciante de instalar aplicativos em nossos dispositivos móveis, bem como instalar atalhos na área de trabalho dos computadores Positivo. Aplicativos embarcados