• Nenhum resultado encontrado

Revista Científica Multidisciplinar Viabile - ESTRATÉGIA DE INVESTIMENTOS PARA GERAÇÃO DE RENDA PASSIVA

N/A
N/A
Revista Científica Viabile

Academic year: 2022

Share "Revista Científica Multidisciplinar Viabile - ESTRATÉGIA DE INVESTIMENTOS PARA GERAÇÃO DE RENDA PASSIVA"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

ESTRATÉGIA DE INVESTIMENTOS PARA GERAÇÃO DE RENDA PASSIVA

Deivid Cruz Moscardini Martins1 Hugo Silva Ferreira2

Resumo:

Este estudo tem por objetivo estudar as melhores opções de investimentos financeiros por pessoas físicas com vistas a obter maior rentabilidade para uma fonte de renda passiva. No estudo observou-se que a população brasileira está envelhecendo e os recursos da aposentadoria advindo da previdência social possuem um teto, fazendo com que, se dependendo exclusivamente desta fonte de renda o padrão de vida tende a cair para uma grande parcela da população. Por outro lado, um estudo realizado pela ANBIMA reflete que em torno de 40% da população planeja outra fonte de renda para este momento e, dos investimentos financeiros realizados, mais da metade investe na poupança. No estudo foi identificado quais as opções de investimento estão disponíveis, perpassando por renda fixa (poupança, CDB, Tesouro Selic, Fundos de Renda Fixa) e renda variável (ações, fundos de ações) e o perfil de investimento das pessoas (conservador, moderado e agressivo. Por meio de uma pesquisa experimental, foi realizada projeções de rentabilidade frente a estas opções no período de janeiro/20 e novembro/21, sendo identificado que investimentos em fundos de renda fixa e rendas variáveis são as melhores opções para geração de renda passiva, destoando da fonte aplicada pela maior parcela da população, ou seja, a poupança.

Palavras-chave:Investimento 1. Renda Passiva 2. Rentabilidade 3.

Abstract

This study aims to study the best financial investment options for individuals in order to obtain greater profitability for a source of passive income. In the study, it was observed that the Brazilian population is aging and the resources for retirement from social security have a ceiling, meaning that, depending exclusively on this source of income, the standard of living tends to drop for a large portion of the population. On the other hand, a study carried out by ANBIMA reflects that around 40% of the population plans another source of income for this moment and, of the financial investments made, more than half invest in savings. The study identified which investment options are available, covering fixed income (poupança, CDB, Tesouro Selic, Fixed Income Funds) and variable income (stocks, equity funds) and the investment profile of people (conservative, moderate and aggressive. Through an

2Graduação em Administração pela UNIFAEL. Especialização em Docência do Ensino Superior e MBA em Educação Corporativa. Mestre em Administração pela Must University. E-mail: prof.hugosferreira@gmail.com

1Graduação em Administração pela ULBRA. Especialização em Finanças Empresariais (ULBRA) e MBA em Inovação, Liderança e Gestão (PUCRS). Mestrando em Administração pela Must University. E-mail

deividmoscardini@gmail.com

(2)

experimental research, profitability projections were made against these options in the period of January/20 and November/21, identifying that investments in fixed income and variable income funds are the best options for income generation passive, clashing with the source applied by the largest portion of the population, that is, savings.

Keywords:Investment 1. Passive Income 2. Profitability 3.

1 Introdução

De acordo com Flores (2015), a população brasileira está envelhecendo, de modo que a partir de 2040 uma parcela grande da população não será economicamente ativa, centrada, em sua maior parte, em jovens de até 15 anos e adultos maiores de 60 anos. Com isso, boa parte da população dependerá da recursos advindos da previdência social, que possui um teto de renda por pessoa, fazendo com que padrões de vida tendem a cair, exigindo que as pessoas busquem fontes de renda alternativas.

De acordo com Anbima (2021) em torno de 40% da população brasileira espera ter uma fonte de renda além da aposentadoria, sendo que menos de 30% aposta em recursos advindos de reservas financeiras. Ainda de acordo com este estudo, a maior parcela da população investe em poupança como instrumento de reserva.

Como procedimento metodológico, será aplicada a pesquisa experimental, na qual de acordo com Cervo, Bervian e da Silva (2007) é caracterizada por manipular as variáveis relacionadas com o objeto de estudo, proporcionando o estudo das causas e efeitos de determinado fenômeno.

Este estudo busca delimita-se em realizar a análise das opções de investimentos financeiros disponíveis a pessoas físicas em termos de renda fixa e variável, na qual, por meio de análise de projeções de cenários busca-se verificar quais são as fontes de investimentos que geram maior rentabilidade ao investidor e a qual tipo de perfil de investimento está atrelado.

(3)

2 Desenvolvimento

2.1 A importância do investimento

Ao longo dos últimos anos o governo brasileiro realizou alterações significativas advindas da Reforma Trabalhista e Reforma da Previdência. Na Reforma Trabalhista, popularizou-se o contrato de trabalho intermitente, onde paga-se ao trabalhador as horas trabalhadas com seus direitos sendo pagos de forma proporcional, reduzindo, em termos, o direito dos trabalhadores. Por outro lado, a Reforma da Previdência, dado rombo histórico do regime previdenciário, fez com que o trabalhador tenha de trabalhar, no mínimo, por 40 anos e seja limitado a um teto de renda que, conforme Brasil (2021), é de R$6433,57 (seis mil quatrocentos e trinta e três reais e cinquenta e sete centavos).

Com a limitação de renda no valor do teto, surge a necessidade de buscar alternativas de renda para a população que recebe acima do teto, para evitar a perda de renda na aposentadoria. Para Tadeu (2021) os jovens devem planejar seu futuro financeiro, iniciando nessa fase da vida seus investimentos, havendo a mescla de atendimento das necessidades e desejos para se ter uma vida financeira estável durante a aposentadoria.

Cerbasi (2005) destaca a necessidade de planejamento para concretização dos objetivos:

Planejar suas finanças é entender o máximo que podemos gastar hoje sem comprometer esse padrão de vida no futuro. É fazer escolhas como viver bem o presente, mesmo que isso signifique adiar o sonho de comprar determinado carro ou um apartamento mais confortável. É optar por mais anos de aluguel, viabilizando a formação de poupança que seria inviável durante um pesado financiamento (Cerbasi, 2005, p.61).

(4)

Visto a necessidade de planejamento para desfrutar de um futuro estável, vamos entender como é o perfil de investimento do brasileiro.

2.1.2 Perfil do investidor brasileiro

De acordo Anbima (2021), 40% da população brasileira investe, sendo que destes, estão subdivididos nas seguintes classes sociais3: 48% pertencem a classe C, 44% à classe B e 8% à classe A, estando regionalmente divididos da seguinte forma: 48% residem no Sudeste, 17% no Nordeste, 15% no Sul, 14% no Centro-oeste e 6% na região Norte.

O estudo também oportunizou conhecer como o brasileiro prevê de onde virá os recursos em sua aposentadoria:

Gráfico 1: Origem da renda na aposentadoria

Fonte: Próprio Autor, adaptado de Anbima (2021).

De acordo com o estudo, pela primeira vez a maior concentração de investimentos esteve relacionado a produtos financeiros, estando dividido em aplicações da seguinte forma:

Gráfico 2: Concentração de Investimentos Financeiros

3De acordo com o IBGE (2021), as classes sociais estão subdividas da seguinte forma em termos de renda familiar: Classe A – renda familiar maior que 20 salários mínimos, Classe B – renda familiar entre 10 e 20 salários mínimos, Classe C – renda familiar entre 5 e 10 salários mínimos, Classe D – renda familiar de 2 a 5 salários mínimos e Classe E – renda familiar de até 2 salários mínimos.

(5)

Fonte: Próprio Autor, adaptado de Anbima (2021).

Como podemos observar, a maior parte da população prevê como forma de origem de renda a previdência pública, o que em termos relativos, limita a renda em seu teto. Outro ponto que chama a atenção é que 18% esperam renda oriunda de aplicações financeiras, mas traçando um paralelo com o gráfico 2, a maior parte dos investimentos está concentrada na poupança. Será que a forma mais popular de investir é a melhor opção para uma rentabilidade na aposentadoria? Vejamos a seguir os tipos de investimentos existentes para aplicação de pessoas físicas.

2.2 Tipos de investimentos

Como vimos anteriormente, no ano de 2021, pela primeira vez os investimentos em produtos financeiros tornaram-se a maior parte dos investimentos da população brasileira.

Estes investimentos concentram-se em dois tipos: a renda fixa e a renda variável.

De acordo com Berger (2015), a renda fixa é definida como o instrumento financeiro na qual é possível prever o valor de resgate ao término da aplicação, calculando a taxa de juros dos indicadores estabelecidos para cada produto. Cornelius e Wietholter (2019) complementam:

(6)

Basicamente, a renda fixa funciona como uma forma de empréstimo em que o investidor empresta um valor específico ao emissor do título, e após um período predeterminado, recebe a quantia investida acrescida de juros combinados na emissão (Cornelius e Wietholter, 2019, p.5).

Para Melo e Polidoro (2018) a renda variável pode ser definida como o instrumento financeiro na qual não é possível prever o valor de resgate no momento da aplicação, concentrando o valor investido em mercado futuro com maior risco de volatilidade, sendo preferida por investidores com perfis mais arrojados pois, geralmente, possui ganhos maiores do que os instrumentos de renda fixa.

No quadro abaixo ilustra-se os principais produtos financeiros utilizados por pessoas físicas com base em Anbima (2021):

Quadro 1: Principais produtos financeiros investidos por pessoas físicas

Tipo Produto Conceito

Ren da Fixa

Poupança

É um tipo de conta bancária, com alta liquidez, que remunera a aplicação realizada ao longo do tempo. Remuneração: 70% da Selic + TR.

CDB

O certificado de depósito interbancário (CDB) é um título de renda fixa emitido por bancos para financiar suas atividades. Remuneração: 90%

do CDI.

Tesouro Direto

É constituído de um título público emitido pelo Governo Federal, variando em três níveis:

Prefixado: Rentabilidade fixada no momento da retirada do vencimento da aplicação. Remuneração: Valor do título adquirido com projeção na data do vencimento.

Selic: Rentabilidade pós-fixada norteada pela taxa básica de juros.

Remuneração: Rentabilidade atrelada à flutuação da taxa de juros SELIC.

IPCA+: Consiste no momento híbrido, com uma parte pré-fixada + taxa de inflação no momento do resgate. Remuneração: Taxa pré-fixada na aquisição do título + taxa da inflação norteada pelo IPCA.

(7)

Fundos de Renda Fixa

Constituem-se fundos de renda fixa aplicações que concentram um grupo de investidores na qual 80% de suas aplicações devem ser realizadas em índices guiados pela taxa de juros.

Ren da Vari ável

Ações

Ações são unidades de títulos do capital social das organizações. Seus títulos são negociados na bolsa de valores, sendo suscetíveis a variações de preço de acordo com a flutuação do mercado e comportamento da organização da qual se detém o papel. Remuneração: Variável.

Fundos de Ações

Fundos de ações é constituído por aplicações de um grupo de investidores na qual é gerido por um administrador que aplica o montante obtido em ações de variados papéis, buscando maior rentabilidade. Remuneração: Variável.

Fonte: Elaborado pelo próprio autor.

Como pudemos observar no quadro acima, existe um amplo conjunto de opções em que o investidor pode escolher de acordo com o seu perfil, adotando estratégia de investimento em uma única opção ou mesclando o capital investido em mais de uma frente.

2.3 Perfil do investidor

Para que o investidor possa ter assertividade em qual estratégia de investimento adotar, torna-se necessário a compreensão do seu perfil, para que melhor reflita o seu momento econômico e a concretização de seus objetivos.

De acordo com o portal Exame Invest (2021) existem três tipos de perfis de investidores:

a) Conservador: O investidor conservador abre mão de uma possibilidade de uma maior rentabilidade em virtude de não se expor a riscos, prevalecendo a preservação de patrimônio e alta liquidez. Os investimentos mais comuns neste perfil são o Tesouro Direto, CDB’s, CRI’s e CRA’s.

b) Moderado: Este investidor possui uma tolerância maior a riscos e busca uma rentabilidade maior. Os investimentos mais comuns a este perfil são os títulos de renda fixa (idem ao perfil conservador), mesclando derivativos de renda variável tais como ações e fundos imobiliários.

(8)

c) Arrojado: Este investidor não é avesso a riscos e busca uma alta rentabilidade.

Este perfil investe basicamente em ações, mas busca também investir em derivativos e mercados futuros.

A partir do conhecimento dos tipos de perfis de investidores, vamos analisar o comportamento de cada linha de investimento.

2.4 Escolha da estratégia de investimento

Considerando as opções de investimentos possíveis para aplicação de pessoa física apresentados até aqui, foi realizado um estudo comparativo da rentabilidade das diversas opções considerando um período de 23 meses, no período compreendido entre janeiro de 2020 e novembro de 2021 com o valor único de aplicação na quantia de R$10.000,00 (dez mil reais) em cada linha de investimento.

Como critério de aplicação e mensuração das taxas foi calculado os ganhos no período de acordo com os indicadores da poupança, CDI (para investimento em CDB) e Tesouro SELIC com base na variação disposta no portal Minhas Economias (2021). Para aplicação em Renda Fixa, o valor do investimento foi aplicado, em iguais partes, em cinco principais fundos, com base na análise de rentabilidade, conforme Campani (2021). Para investimentos em fundos de investimentos de ações foi considerado os cinco fundos mais populares, de acordo com XP Investimentos (2021), com aplicação dividida também em partes iguais. Por fim, para investimento em ações foi considerado os papéis com maior negociação na Bolsa de Valores de São Paulo, conforme InfoMoney (2021), dividindo a aplicação também em partes iguais entre os papéis.

(9)

Para realizar a simulação, foi realizado o estudo das variações de rentabilidade aplicáveis em cada linha de investimento, conforme demonstrado na figura a seguir:

Figura 1: Variação % de cada aplicação

Fonte: Elaborado pelo próprio autor.

Com base nos percentuais acumulados de ganhos ou perdas a partir da análise da figura 1, em cada linha de investimento, foi realizada a projeção de rentabilidade ao término do período, para identificar os possíveis ganhos em cada investimento.

Figura 2: Rentabilidade por tipo de investimento

(10)

Fonte: Elaborado pelo próprio autor.

Como pode-se verificar a partir da figura 2, os ganhos no período investigado foram maiores nas linhas de investimento relacionadas a fundos de renda fixa e fundos de ações, sendo escalonados da seguinte forma:

Gráfico 3: Rentabilidades de acordo com cenários

Fonte: Elaborado pelo próprio autor.

(11)

Como podemos observar no gráfico acima, as opções com maior rentabilidade no período analisado são opções que convergem para perfis de investimento na faixa de moderado/arrojado.

3 Considerações Finais

No presente estudo podemos observar que emerge a necessidade de geração de renda passiva para complementação da aposentadoria pela previdência social, na qual sua estrutura limita a renda de acordo com o teto e, por vezes, faz cair o padrão de vida do aposentado.

De acordo com Anbima (2021), menos de 40% da população busca outras fontes de renda, sendo que menos de 30% espera ter a complementaridade a partir de recursos de aplicações financeiras. Ainda de acordo com pesquisa, dos que buscam recursos de aplicações financeiras, a maior parte investe na poupança para geração da renda passiva, conforme expresso no gráfico 2.

Com o resultado da simulação de investimento dentre as opções analisadas neste estudo, verificou-se que a poupança, modelo mais investido na atualidade, evidenciado no gráfico 2 possui o pior resultado quanto à rentabilidade. Esse resultado evidencia que a população brasileira investe mal em relação à geração de renda passiva.

O resultado também evidencia que as maiores rentabilidades estão em fundos de renda fixa e fundos de investimentos em ações, corroborando com perfis de investidor de moderados a arrojados. Perfis conservadores tendem, por estratégia, a serem menos suscetíveis a riscos e por isso exploram ganhos menores, porém, com base neste estudo, sugere-se uma busca de mudança de perfil por estratégias, ou seja, conservador com a criação

(12)

e mantença do fundo de emergência e, a partir da base de segurança consolidada, recomenda-se investimentos mais arrojados para que seja viável a geração de renda passiva.

Este estudo foi construído com base em um cenário passado considerando as opções existentes de investimento, podendo o resultado ser diferente caso sejam analisadas outras opções que não estão exploradas aqui. Entretanto, este estudo abre oportunidades de pesquisa em relação à educação financeira, dado o fato de que a maior parcela da população investir em instrumentos de menor rentabilidade.

4 Referências Bibliográficas

Anbima (2021). Raio X do investidor 2021. [Online]. Available:

https://www.anbima.com.br/pt_br/especial/raio-x-do-investidor-2021.htm#Aposentado.

[Accessed 21 november 2021].

Berger, Paulo L. (2015). Mercado de renda fixa no Brasil: Ênfase em títulos públicos. Rio de Janeiro: Editora Interciência.

Campani, C. (2021). Quais são os fundos de renda fixa mais rentáveis em 2021?. [Online].

Valor Investe. Available:

https://valorinveste.globo.com/blogs/carlos-heitor-campani/coluna/quais-sao-os-fundos-de-re nda-fixa-mais-rentaveis-em-2021.ghtml. [Accessed 28 november 2021].

Cerbasi, Gustavo. (2005). Dinheiro, os segredos de quem têm: como conquistar e manter sua independência financeira. São Paulo: Editora Gente.

Cervo, A. L. Bervian. P. A. Silva, R. (2007). Metodologia Científica. 6ª edição. São Paulo:

Pearson Prentice Hall.

Comparador de Fundos. (2021). Comparador de Fundos. [Online]. Available:

Cornelius, V. Wietholter, Diego L. (2019). Alternativas de investimento de alto risco para

fugir da poupança. [Online]. Available:

https://www.fema.com.br/fema/wp-content/uploads/2021/09/CORNELIUS-VIN%C3%8DCI US.-ALTERNATIVAS-DE-INVESTIMENTOS-DE-BAIXO-RISCO-PARA-FUGIR-DA-PO UPAN%C3%87A-CC-2020-2.pdf. [Accessed 27 november 2021].

Exame Invest. (2021). Perfil de investidor: Quais são e como descobrir o seu. [Online].

Available:

https://invest.exame.com/guia/perfil-de-investidor-quais-sao-e-como-descobrir-o-seu [Accessed 21 november 2021].

(13)

Flores, L. (2015). O envelhecimento da população brasileira. [Online]. REDECA. V.2 n 1..

Available: https://revistas.pucsp.br/index.php/redeca/article/view/27901/19658. [Accessed 27 november 2021].

Governo do Brasil. (2021). Benefícios acima do mínimo tem reajuste de 5,45%. [Online].

Available:

https://www.gov.br/pt-br/noticias/trabalho-e-previdencia/2021/01/beneficios-acima-do-minim o-tem-reajuste-de-5-45. [Accessed 21 november 2021].

IBGE. (2021). Indicadores sociais mínimos. [Online]. Available:

https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/17374-indicadores-sociais-minimos.ht ml?=&t=resultados. [Accessed 21 november 2021].

InfoMoney. (2021). Histórico Bradesco bbdc4. [Online]. Available:

https://www.infomoney.com.br/cotacoes/bradesco-bbdc4/historico/. [Accessed 4 December 2021].

Melo, Italo F. Polidoro, Gilson R. S. (2018). Investimentos em renda fixa e variável. [Online].

Revista Revolução na Ciência, v.14, nº 14. Available:

http://intertemas.toledoprudente.edu.br/index.php/ETIC/article/view/7110/67647193.

[Accessed 21 november 2021].

Minhas Economias. (2021). Indicadores Financeiros. [Online]. Available:

<http://minhaseconomias.com.br/indicadores-financeiros> [Accessed 4 December 2021].

Tadeu, Reinaldo R. (2021). Educação Financeira: Uma estratégia de como aumentar a sua

aposentadoria. [Online]. Available:

https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tede/11298/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20 Reinaldo%20Resende%20Tadeu%20-%202021.pdf. [Accessed 21 november 2021].

XP Investimentos. (2021). Fundos mais populares. [Online]. Available:

https://www.xpi.com.br/?gclid=CjwKCAiAwKyNBhBfEiwA_mrUMmJYpmcUgGeUjFJb1c WnbBQP0AObZOHVVL8j9aq6OdPLHZTBxB6RvRoCgMMQAvD_BwE. Accessed 21 november 2021].

Referências

Documentos relacionados

Os supercondutores magnéticos, volantes de inércia e os condensadores são apropriados para aplicações que necessitam de grande potência de saída em pouca

Even for the usual Becker-D¨ oring equations with input of monomers, the long time behaviour of solutions is not completely understood, [12], and so it seemed advisable to start with

Dessa maneira, os resultados desta tese são uma síntese que propõe o uso de índices não convencionais de conforto térmico, utilizando o Índice de Temperatura de Globo Negro e

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

A administração da PT não teve conhecimento do plano de aquisição da TVI/MEDIA CAPITAL pela sociedade Taguspark nem das diligências desenvolvidas nesse plano pelo seu

O presente estudo, realizado em um Hospital Maternidade no Oeste do Paraná, foi executado com o objetivo de identificar os processos do setor de compras da empresa e

Essa publicação apresenta os resultados da coinoculação em URs estabelecidas em áreas de produtores de soja assistidos pela Emater, na safra 2018/2019, no estado do

A avaliação dos diferentes métodos de preparação da superfície já impressa para a extrusão de uma nova camada na impressão tridimensional por deposição fundida