• Nenhum resultado encontrado

EDITAL Nº 033 DE 24/05/2022 PROCESSO SELETIVO CURSO: ATENDIMENTO À PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA - PCR 2ª EDIÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "EDITAL Nº 033 DE 24/05/2022 PROCESSO SELETIVO CURSO: ATENDIMENTO À PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA - PCR 2ª EDIÇÃO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

EDITAL Nº 033 DE 24/05/2022 PROCESSO SELETIVO

CURSO: ATENDIMENTO À PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA - PCR 2ª EDIÇÃO

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), por intermédio da Diretoria Executiva de Responsabilidade Social e da Faculdade de Educação em Ciências da Saúde (FECS), o Ministério da Saúde (MS), por intermédio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), torna público e informa a abertura das inscrições para o processo seletivo de candidatos interessados em participar, na condição de aluno(a), do Curso Atendimento à Parada Cardiorrespiratória - PCR - 2ª edição, na modalidade on-line, conforme disposto neste instrumento.

O curso faz parte de uma das iniciativas do Projeto Reestruturação de Hospitais Públicos - RHP, a ser desenvolvido e executado no triênio 2021-2023 no âmbito do PROADI-SUS, cuja aprovação fora publicada em 16 de Abril de 2021, no Diário Oficial da União, Edição 71, Seção 3, página 119. O objetivo dessa iniciativa é que os profissionais da saúde saibam reconhecer os sinais clínicos de uma Parada Cardiorrespiratória, bem como ter conhecimentos de como aplicar os algoritmos de atendimento do Suporte Básico de Vida (SBV).

1. INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO

1.1 Calendário do processo seletivo e oferta do curso

CURSO ATENDIMENTO À PARADACARDIORRESPIRATÓRIA -PCR 2ª edição ano 2022

Início Fim

Período de inscrição 24/05/2022 20/06/2022

Período de seleção 21/06 /2022 23/06/2022

Divulgação do resultado final de aprovados 24/06/2022

Período de oferta do curso 29/06 /2022 19/07/2022

Quadro 1: Calendário do processo seletivo e oferta do curso

1.2 Objetivo(s)

O escopo geral deste edital é selecionar profissionais Técnicos/Graduados (Técnico em Enfermagem, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Nutricionistas, Médicos e outros afins) atuantes em instituições de saúde publicas, para o curso Atendimento em Parada Cardiorrespiratória - PCR - 2ª edição, na modalidade on-line, sem tutoria.

1.3 Público-Alvo

(2)

Destinado aos profissionais da área de saúde - Técnicos/Graduados (Técnico em Enfermagem, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Nutricionistas, Médicos e outros afins), atuantes no setor público como hospitais, universidades, clínicas, laboratórios, institutos que atuam em saúde pública, pesquisa em saúde, conselhos nacionais.

1.4 Requisitos

1.4.1 Ensino Superior completo na área da saúde ou Cursos Técnicos completos na área da saúde;

1.4.2 Ter vínculo com instituições públicas. Atividade em algum setor público tais como hospitais, universidades, clínicas, laboratórios, institutos que atuam em saúde pública, pesquisa em saúde, conselhos nacionais;

1.4.3 Preencher a ficha eletrônica de inscrição correta e completamente, de acordo com o estabelecido neste Edital.

1.5 Número de Vagas

1.5.1 Serão oferecidas 250 vagas.

2. INVESTIMENTO

Não haverá investimento financeiro pelo participante para se inscrever no processo de seleção ou exigências de origem financeira para participar do curso. Cabe ao participante responsabilizar-se pela frequência e conclusão do curso mediante compromisso de disponibilidade e dedicação ao longo do mesmo.

3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

O curso será oferecido no formato Game Educacional, com foco em uma simulação de atendimento à Parada Cardiorrespiratória. A estrutura do Game é composta por referência teórica, regras do jogo, tutorial, jogo e resultado.

4. DURAÇÃO E CARGA HORÁRIA DO CURSO

O Curso tem carga horária total de 2 horas e será realizado no período de 29/06/2022 à 19/07/2022

5. MODALIDADE EDUCACIONAL DO CURSO On-line (autoinstrucional).

6. DA INSCRIÇÃO

6.1 As inscrições estarão abertas a partir de 14 (quatorze) horas do dia 24/05/2022 até 14h (quatorze) horas do dia 20/06/2022, horário de Brasília, e serão realizadas mediante preenchimento da Ficha de Inscrição Eletrônica localizada no espaço de divulgação do curso:https://proadi.eadhaoc.org.br/mod/url/view.php?id=20942. Não serão aceitas propostas submetidas após esse horário;

6.2 As inscrições serão realizadas exclusivamente pela Ficha Eletrônica de Inscrição,

(3)

através do preenchimento desta e cumprimento aos requisitos descritos nos itens 1.4 do presente edital;

6.3 Não será aceita solicitação de inscrição efetuada em desacordo com o estabelecido neste Edital;

6.4 Ao candidato será atribuída total responsabilidade pelas informações apresentadas, bem como pelo preenchimento correto da Ficha Eletrônica de Inscrição, reservando- se ao HAOC, o direito de excluir da seleção aquele que não preencher a Ficha Eletrônica de Inscrição de forma completa, correta, legível e/ou fornecer dados comprovadamente inverídicos, bem como submeter documentos incompletos, desatualizados, ilegíveis, arquivos corrompidos ou diferentes dos solicitados;

6.5 O HAOC não se responsabilizará por solicitações de inscrições não recebidas por motivo de ordem técnica dos computadores/laptops, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados;

6.6 Para fins de validação da inscrição, o HAOC poderá solicitar documentos comprobatórios e/ou eventuais esclarecimentos aos candidatos, referente às informações declaradas na ficha de inscrição do processo seletivo, com o objetivo de contribuir no processo de análise das inscrições.

7. DOS DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS OBRIGATÓRIOS

7.1 Cópia digitalizada do documento de identidade. Serão aceitos documentos de identidade (RG ou RNE), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Carteira de Conselho Profissional.

7.2 Cópia digitalizada do CPF ou documento que comprove a numeração;

7.3 Cópia digitalizada do Diploma de Graduação (frente e verso) ou Certificado do Curso Técnico na área de saúde ou declaração de conclusão da Instituição de Ensino a qual o candidato realizou o curso de graduação ou Curso Técnico na área de saúde e que demonstre o período de conclusão do curso;

ATENÇÃO: Os documentos anexados com a frente e o verso. Documentos ilegíveis, corrompidos, desatualizados ou diferentes dos solicitados desclassificarão o candidato(a).

8. DOS CRITÉRIOS OBRIGATÓRIOS PARA HOMOLOGAÇÃO DA INSCRIÇÃO

Será considerado efetivamente inscrito no processo seletivo o(a) candidato(a) que preencher, correta e completamente a Ficha Eletrônica de Inscrição disponível https://proadi.eadhaoc.org.br/mod/url/view.php?id=20942 bem como preencher os requisitos para inscrição, descritos no item 1.4.

9. DO PROCESSO DE SELEÇÃO

9.1 O processo seletivo será realizado mediante a análise dos dados preenchidos na Ficha Eletrônica de Inscrição e cumprimento dos requisitos descritos no item 1.4.

(4)

9.2 O processo de seleção será realizado pela equipe do projeto do HAOC.

10. DOS CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO

10.1 Ensino Superior completo na área da saúde ou Cursos Técnicos completos na área da saúde;

10.2 Cadastro completo com todas as informações;

10.3 Ter vínculo com instituições públicas; Atividade em algum setor público tais como hospitais, universidades, clínicas, laboratórios, institutos que atuam em saúde pública, pesquisa em saúde, conselhos nacionais.

11. DOS CRITÉRIOS DE DESCLASSIFICAÇÃO

11.1 Não declarar a veracidade das informações;

11.2 Não declarar ciência do edital e seu anexo;

11.3 Preencher de forma incompleta os dados cadastrais na Ficha Eletrônica de Inscrição;

11.4 Enviar documentos ilegíveis, corrompidos, desatualizados, diferentes dos solicitados;

11.5 Não se enquadrar nos requisitos dos itens 1.3 e 1.4.

12. DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

Os critérios de desempate seguirão a ordem abaixo:

12.1 Ser profissional da saúde de instituições públicas participantes do Projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP) em parceria com o Ministério da Saúde e PROADI-SUS;

12.2 Ser profissional da saúde de outras instituições públicas;

12.3 Maior idade.

13. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

Todos os resultados do processo seletivo serão divulgados conforme item 1.1 Calendário do processo seletivo e oferta do curso no seguinte endereço eletrônico:

https://proadi.eadhaoc.org.br/mod/url/view.php?id=20942.

14. DA IMPUGNAÇÃO DO EDITAL

14.1 Decairá do direito de impugnar os termos deste Edital o cidadão que não o fizer até o prazo máximo de 3 (três) dias a contar da data de publicação deste Edital;

14.2 Caso não seja impugnado dentro do prazo, o candidato não poderá mais contrariar as cláusulas deste Edital, concordando com todos os seus termos;

14.3 A impugnação deverá ser dirigida somente por meio de correspondência eletrônica para o endereço pslaurino@haoc.com.br seguindo as normas de processo administrativo federal.

15. DA REVOGAÇÃO, ANULAÇÃO OU CANCELAMENTO DO EDITAL OU DO CURSO

(5)

A qualquer tempo, o presente edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou em parte, inclusive o curso poderá ser cancelado ou interrompido a qualquer momento por motivo de interesse público, cancelamento ou suspensão do projeto, ou também em decorrência de decretos ou decisões governamentais ou exigência legal, em decisão fundamentada, sem que isso implique direitos à indenização ou à reclamação de qualquer natureza.

16. DA MATRÍCULA

16.1 Os candidatos selecionados receberão um comunicado via e-mail com orientações para acesso ao ambiente virtual do curso e com as devidas orientações para iniciá- lo;

16.2 É responsabilidade do candidato selecionado verificar o recebimento do e-mail, na caixa de entrada, lixo eletrônico ou SPAM.

16.3 Caso o candidato selecionado não receba o e-mail de comunicação no dia 22/06/2022, deverá entrar em contato por meio da Central de Ajuda:

https://eadhaoc.movidesk.com/form/3683/.

16.4 A matrícula será efetivada mediante aprovação no presente processo seletivo.

17. VALIDADE DO PROCESSO SELETIVO

As vagas oferecidas pelo processo seletivo, bem como as inscrições realizadas, têm validade exclusiva para o presente Edital Nº 033 de 24/05/2022, não havendo, em nenhuma hipótese, a possibilidade de aproveitamento para outros processos seletivos.

18. CERTIFICAÇÃO

18.1 O aluno matriculado, após conclusão, receberá o certificado do curso de extensão na condição do cumprimento dos critérios: frequência igual ou superior a 75%

(setenta e cinco por cento) e média igual ou superior a 7,0 (sete) e receberá via plataforma.

18.2 A certificação do curso de extensão é emitida pela Faculdade de Educação e Ciências da Saúde (FECS) do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), credenciada e autorizada pelo Ministério da Educação desde 2014.

19. COORDENAÇÃO

Ana Paula N. Marques de Pinho – Diretora Executiva de Responsabilidade Social Nidia Cristina de Souza – Gerente do Escritório de Projetos

Carolinne Ferreira Abrahão – Coordenador(a) Técnico(a) do Curso Patricia Santesso Laurino – Analista de Ensino

20. DISPOSIÇÕES GERAIS

20.1 O Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) reserva-se o direito de:

▪ prorrogar o período de inscrição e adiar o início do curso;

(6)

▪ não abrir, cancelar ou interromper o curso, identificada qualquer irregularidade no processo seletivo ou outro impedimento de qualquer gênero.

20.2 O(a) candidato(a) que prestar declaração falsa ou inexata, em qualquer documento, ainda que verificada posteriormente, será excluído do Processo Seletivo mesmo já tendo iniciado o curso;

20.3 O HAOC declara que o tratamento de dados para a presente seleção, observará todas a premissas da Lei Geral de Proteção de Dados e suas correlatas;

20.4 Para o adequado andamento deste Processo Seletivo, serão objeto de tratamento de dados apenas informações pessoais de contato, que incluem qualquer informação que o candidato possa fornecer com a finalidade de contatá-lo ou verificar seu cadastro;

20.5 A finalidade dos dados pessoais relacionados a este Processo Seletivo é a análise de enquadramento aos requisitos para ocupação das vagas e da comprovação documental para adequação visando os fins sociais do PROADI-SUS;

20.6 O aluno ficará ciente da ilegalidade e de sua responsabilização quanto à:

20.6.1 Reprodução, sob qualquer forma do(s) material(is) do(s) curso(s), sob pena de responder, civil e criminalmente, perante o HAOC e terceiros, nos termos da Lei n°

9.610, de 19 de fevereiro de 1998, assim como da Lei n° 9.609, de 19 de fevereiro de 1998, seja por violação dos direitos autorais do material do curso, assim como violação da propriedade intelectual, devendo o uso destes ser feito exclusivamente em âmbito próprio e privado pelo candidato.

20.6.2 Conceder a terceiros seu nome de usuário login e senha, posto que será responsável por quaisquer encargos decorrentes da utilização dos mesmos, devendo tomar todas as medidas necessárias para impedir sua utilização indevida por terceiros.

Caso o HAOC venha tomar conhecimento do uso do acesso do aluno por outro indivíduo poderá bloquear o acesso deste sendo tomadas as providencias cabíveis na Lei.

20.6.3 Tentativa ou consumação por burlar o sistema de segurança de computadores para os quais não possua autorização para acesso, corromper ou destruir dados, arquivos ou programas, divulgar por meio de correio eletrônico ou ambiente de curso a sua promoção pessoal ou da instituição onde trabalha ou presta serviço, com fins profissionais, comerciais ou eleitorais, veicular mensagens que possam vir a ser consideradas ofensivas e subversivas ou firam princípios éticos.

20.7 O HAOC não se responsabilizará por eventuais problemas decorrentes de interrupção dos serviços do provedor de acesso à internet do(a) aluno, nem pela interrupção dos serviços em casos de falta de fornecimento de energia elétrica para o sistema de seu provedor de acesso, falhas nos sistemas de transmissão ou de roteamento no acesso à internet, incompatibilidade dos sistemas dos usuários com os do provedor de acesso ou qualquer ação de terceiros que impeçam a prestação de serviço resultante de caso fortuito ou de força maior relacionados no Código Civil Brasileiro.

20.8 Os casos omissos e as dúvidas acerca da aplicação das normas deste Edital serão resolvidos pelos órgãos competentes;

(7)

20.9 Os documentos comprobatórios seguem o regimento da Faculdade de Educação e Ciências da Saúde (FECS);

20.10 O aluno selecionado ao curso autoriza o uso de imagem e som, em fotos e vídeos a serem publicados nos veículos de comunicação institucional do HAOC para fins de divulgação ao público em geral e parceiros do PROADI-SUS, Ministério da Saúde, CONASEMS e/ou uso interno do HAOC desde que não haja desvirtuamento da sua finalidade;

20.11 Toda e qualquer alteração realizada no presente edital será publicada mediante

retificação no sítio eletrônico

https://proadi.eadhaoc.org.br/mod/url/view.php?id=20942;

20.12 O presente edital entra em vigor a partir de sua publicação, revogadas as disposições contrárias;

20.13 Em caso de dúvidas, solicite apoio tecnológico pela Central de Ajuda em https://eadhaoc.movidesk.com/form/3683/.

São Paulo, 24 de maio de 2022.

Ana Paula N. Marques de Pinho Diretora Executiva da Responsabilidade Social

Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Letícia Faria Serpa

Diretora Acadêmica da Faculdade de Educação e Ciências da Saúde do Hospital Alemão Oswaldo

Cruz

Publique-se.

Referências

Documentos relacionados

A descrição das atividades que podem vir a ser desempenhadas pelo AVISA, além de se fundamentar na perspectiva da integralidade da atenção à saúde, envolvendo desde as ações

Como consequência e neste contexto, qualquer referência a “Cliente” nesta Descrição de serviço e em outros documentos de serviços da Dell deve ser entendida como sendo

A preservação do meio ambiente e as boas práticas sustentáveis serão as temáticas do Circuito Comunidade Especial Mês do Meio Ambiente, que será realizado pelo Instituto Usiminas

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), por meio de sua Diretoria de Responsabilidade Social e de sua Faculdade de Educação em Ciências da Saúde (FECS), em parceria com o

A transgenereidade pode, e deve, (e está fazendo) falar por si mesma: construir lugares onde as pessoas cis e as trans ocupem lugares de poder-saber-desejar

Mesmo sob condi- ções extremas, garante uma lubrificação ideal, uma limpeza do motor excelente e máxima protecção contra o desgaste.. Testado

As informações prestadas no Formulário de Inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato, reservando-se o Hospital Alemão Oswaldo Cruz – HAOC, o direito de

11844 Proponente sem registro regular e/ou classificada como empresa produtora brasileira independente na ANCINE (Chamada Pública: Item