• Nenhum resultado encontrado

Sequência (Florianópolis) número66

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Sequência (Florianópolis) número66"

Copied!
3
0
0

Texto

(1)

11

Editorial

Encaminhamos à comunidade acadêmica do país a edição de

núme-ro 66 da Revista Seqüência: Estudos Jurídicos e Políticos, com artigos de

temas de direito conexos com as linhas de pesquisa do Programa de Pós--Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGD).

Preliminarmente, cabe destacar o ingresso de nossa Publicação na Biblioteca Eletrônica de Periódicos SciELO, uma das mais influentes e difundidas do mundo. Este fato assume significativa importância na me-dida em que eleva o status da Seqüência como uma das mais importantes publicações de seu meio.

Abrimos esta edição com duas contribuições internacionais. A pri-meira do Prof. Dr. José Calvo González, da Universidade de Málaga – Espanha, que aponta a ausência de investigações científicas no âmbito acadêmico espanhol acerca da interação entre Direito e Literatura, desta-cando o tema como uma via possível para a descoberta de novos proces-sos acadêmicos de aprendizado e de conhecimento jurídico.

A segunda contribuição estrangeira vem do Prof. Dr. Thomas Si-mon, da Universidade de Viena – Áustria, que faz uma abordagem histó-rica da Introdução do Código Civil Austríaco destacando os conflitos en-tre política e justiça na interpretação e na aplicação da lei pelo judiciário.

O terceiro aporte é do Prof. Dr. Leandro Martins Zanitelli, do Cen-tro Universitário Ritter dos Reis – RS, o qual aborda a responsabilidade social empresarial no âmbito do capitalismo brasileiro, levantando hipó-teses sobre a conduta socialmente responsável das empresas no Brasil.

A Prof. Dra. Cecília Caballero Lois, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e o mestrando pela mesma Universidade Gabriel Lima

(2)

12

Editorial

ques fazem um aporte teórico crítico utilizando-se da teoria da democra-cia deliberativa de Habermas e Nino como crítica à supremademocra-cia judidemocra-cial.

O Prof. Dr. Frederico Augusto d’Avila Riani, da Universidade Fe-deral de Juiz de Fora – MG, analisa a juridicidade das disposições progra-máticas nas constituições dirigentes e a obrigação do Estado em concreti-zar essas constituições, apontando para a incompetência constitucional do Judiciário no estabelecimento de políticas públicas.

O Prof. Dr. José Luis Bolzan de Morais, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, e o doutorando e Mestre pela mesma Instituição Mai-quel Ângelo Dezordi Wermuth analisam a crise vivenciada pelo Estado Providência na contemporaneidade e sua substituição pelo Estado Peni-tência e uma hipótese de recuperação da dimensão histórica do Estado Providência, a partir dos aportes teóricos de Agamben, Negri e Hardt.

A Prof. Dra. Daniela Mesquita Leutchuk de Cademartori, do Centro Universitário La Salle – RS, e o doutorando e Mestre pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – RS Elias Jacob Menezes Neto abordam os meios de comunicação de massas relacionando-os com a teoria do Esta-do, partindo do conceito de esfera pública política de Habermas e a sua conexão com a opinião pública e a democracia constitucional.

O Prof. Dr. Valcir Gassen, da Universidade de Brasília, e os gradu-andos, também da Universidade de Brasília, Pedro Júlio Sales D’Araújo e Sandra Regina da F. Paulino, tratam da tributação e do consumo como uma escolha fiscal que representa uma violação do princípio da capacida-de contributiva que transforma nossa matriz tributária em uma das mais regressivas do mundo.

A Prof. Dra. Wanise Cabral Silva, da Universidade Federal Flumi-nense – RJ, e o doutorando pela Universidade de Valência na Espanha, Nemo de Andrade do Amaral, discutem a ação política regional da União Europeia para as migrações internacionais precedentes de outros Estados, não membros do complexo institucional europeu, demonstrando que a normativa e o método utilizados no controle das migrações resultam no relativo fracasso da ação política europeia.

(3)

13

Luiz Henrique Urquhart Cademartori

Janeiro, e Henrique Rangel, também da Universidade Federal do Rio de Janeiro, escrevem sobre a compreensão abstrata da supremacia judicial, discutindo a essência desse fenômeno jurídico-político, a partir de uma compreensão filosófica no plano da ontognosiologia.

O Prof. Dr. Albano Marcos Bastos Pêpe, pela Universidade Federal do Paraná, e a Prof. Daniela Boito Maurmann Hidalgo, Mestre pela Uni-versidade do Vale do Rio dos Sinos-RS, propõem uma reflexão acerca dos rumos que o ensino jurídico tem tomado, traçando o perfil das (im)possibi-lidades da retomada de um ensino transformador, a partir de uma releitura da filosofia hermenêutica e filosófica através da transgressão Waratiana.

O Prof. Dr. Fábio Pugliesi, da Escola Superior de Administração e Gerência da Universidade do Estado de Santa Catarina, do Centro Uni-versitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí e do Centro Universitário de Estácio de Sá de Santa Catarina, o Prof. Msc. Daniel Mayerle, do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí, e o graduando do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí, Andrey Ricardo Machado, discorrem sobre os di-reitos e as obrigações do titular do capital social da Empresa Individual de Responsabilidade Limitada.

O Prof. Dr. Matheus Felipe de Castro, da Universidade Federal de Santa Catarina, e a Prof. Dra. Riva Sobrado de Freitas, da Universida-de do Oeste Universida-de Santa Catarina, escrevem sobre as relações estabelecidas entre Liberdade de Expressão e discurso do ódio e a importância da Li-berdade de Expressão para a construção da dignidade humana no Estado Moderno.

Por fim, esta edição culmina com a resenha Il Diritto Globale:

gius-tizia e democrazia oltre lo stato de Sabino Cassese, pelo Prof. Dr. Maurizio Oliviero, da Università degli Studi di Perugia-Itália, e do doutorando Már-cio Ricardo Staffen, também da Università degli Studi di Perugia-Itália.

Agradecemos a todos os pesquisadores e aos professores por seus valiosos aportes, bem como a todos que contribuíram para a realização desta edição.

Luiz Henrique Urquhart Cademartori

Referências

Documentos relacionados

Na população estudada, distúrbios de vias aéreas e hábito de falar muito (fatores decorrentes de alterações relacionadas à saúde), presença de ruído ao telefone (fator

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

O Processo Seletivo Interno (PSI) mostra-se como uma das várias ações e medidas que vêm sendo implementadas pela atual gestão da Secretaria de Estado.. Importante

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

Neste capítulo foram descritas: a composição e a abrangência da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro; o Programa Estadual de Educação e em especial as

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento