• Nenhum resultado encontrado

ILUMINAÇÃO PARA CINEMA E VÍDEO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "ILUMINAÇÃO PARA CINEMA E VÍDEO"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

ILUMINAÇÃO PARA CINEMA E VÍDEO

Qualidade da Luz

A iluminação para cinema e vídeo, trabalha com a referência do Sol. Embora as variantes sejam infinitas, e os atmosferas criadas com luz artificial em interiores tenham outras referências, directa ou indirectamente, o sol é a maior fonte de luz e por onde baseamos a estética de todas as outras fontes. Assim, delimitamos duas características principais da luz solar, no que diz respeito à sua qualidade quando atinge um objecto: 1) Quando a luz do sol atinge um assunto directamente. Dizemos que é uma luz "dura", ou

seja, luz directa.

2) Quando a luz do sol atinge um assunto indirectamente. Dizemos que é uma luz "suave", difusa.

No primeiro caso, as sombras são nítidas e muito bem delineadas, formando grandes contrastes entre luz e sombra. Quando uma nuvem passa pelo sol, a luz sofre uma intensa difusão de tal maneira que as sombras perdem seus contornos nítidos (podendo inclusive desaparecer) e os contrastes são amenizados.

Numa situação dessas, no primeiro caso a passagem entre a sombra e a luz de um rosto é brusca, pelo contraste excessivo da luz dura; no segundo caso, forma-se uma região de penumbra, ou seja, a passagem da sombra para a luz é gradual e suave, e isso caracteriza a luz difusa.

Portanto, a diferença entre luz dura e luz difusa está nas propriedades contrastantes de cada uma. A luz dura não possui zona de penumbra entre a sombra e a luz, e a luz difusa possui em vários graus, até o total desaparecimento da sombras e ausência de contrastes.

É importante salientar que o grau de dispersão não depende apenas da qualidade da luz, mas também de seu tamanho físico. Quanto maior for a fonte de luz difusa e maior for a distância entre a fonte e o assunto, mais difusa será a luz, sendo o contrário verdadeiro.

Podemos então classificar as fontes de luz segundo: Direcção:

a) Iluminação directa quando a fonte é apontada para o assunto sem nenhuma intervenção que modifique suas características originais.

b) Iluminação transmitida (filtros, difusores, telas, etc...) ou reflectida (rebatimento da luz), quando alterada em seu percurso promovendo uma modificação de qualidade, geralmente difusão.

Grau de Dispersão:

Dura, ou Concentrada. Trata-se da luz que deixa uma

sombra muito nítida e um contorno de sombras visíveis por contraste. Quanto mais pontual for a fonte de luz, mais dura será a luz.

Semi-difusa, característica intermediária entre a luz difusa

(2)

Difusa, que depende de características específicas da

fonte de luz. Há aquelas que mesmo directas são difusas, e há aquelas que precisam de um filtro difusor . Mas o grau máximo de difusão é conseguido quando a luz é reflectida, ou

seja, luz reflectida de maneira indirecta para o assunto, cuja dispersão aumentará conforme aumenta o tamanho relativo da superfície reflectora sobre o assunto.

MONTAGEM DA LUZ

Luz Principal, ou KeyLight.

Trata-se da luz que irá dar maior ênfase ao assunto principal da cena, que na maioria dos casos coincide com a luz mais forte do set, embora isso não seja uma regra. A luz principal tem como característica o fato de ser a partir dela que as demais são criadas, se houver necessidade (muitas vezes uma única (muitas vezes uma única fonte de luz já é suficiente).

Luz Secundária

Trata-se de um reforço da luz principal, e

está directamente ligada a ela. Normalmente é usada rebatida ou com filtro difusor para amenizar contrastes ou sombras causados pela luz principal, e está em total dependência da luz principal. Nem sempre é utilizada, pois na maioria das vezes a luz de enchimento uniformiza as sombras sem a necessidade desta luz

Luz de enchimento (fill light)

Luz geral mas que apenas mantém a estabilidade dos contrastes nos assuntos enquadrados, ou seja, preenche espaços escuros e ameniza as sombras. Por vezes a Luz Principal e a Luz de enchimento, se bastante difusa, são suficientes para ambientes mais neutros e sem contrastes excessivos.

A Fill Light ameniza os contrastes da luz principal.

Contra-Luz ou BackLight.

(3)

Contra-Luz de fundo Contra-Luz de cabelo

FONTES DE LUZ ARTIFICIAIS: Luz continua.

Projector TUNGSTÊNIO

Um dos mais antigos tipos de projector ainda em uso, o Fresnel (cujo nome vem de seu inventor) é caracterizado por uma lente na frente da lâmpada de filamento (tungstênio). Com essa lente, é possível escolher um "foco" de luz, mais aberto ou mais fechado. A lâmpada é móvel dentro do fresnel, e ao ser aproximada da lente, seu foco abrange uma área maior do que se for afastada da lente. O fresnel direciona o foco de luz.

Fresnéis são luzes semi-difusas quando o foco está aberto, e duras quando o foco está fechado.

Aplique

Similar ao fresnel, mas não possui lente na frente, o que significa que ele não pode direccional o foco de sua luz (razão pela qual é chamado "aberto") e este tende a se espalhar. Os mais modernos possuem uma pequena variação de foco através de um mecanismo que altera a superfície reflectora interna

(4)

Brut (Bruto)

É uma espécie de "calha" de luz, onde uma série de "faróis" se colocam em série ou

paralelos, de 2 em 2, 3 em 3, 6 em 6 e até mais, promovendo uma luz muito intensa e aberta. Os maiores são chamados Maxi-Brut. É luz dura, mas geralmente, quando usada em estúdio, é reflectida para funcionar como luz geral ou luz de enchimento, pois produz luz muito forte. Em pequenas produções usa-se o Mini-Brut, de três séries de 2 faróis.

SOFT

-É um spot difuso. Utiliza a mesma lâmpada

halógena mas já possui um reflector na sua estrutura, emitindo luz já com características difusas. Também pode ser uma fonte de luz tungstênio com filtro difusor incorporado à sua estrutura.

KINO FLO (ou Flood)

-São projectores montados com calhas paralelas de lâmpadas fluorescentes, lâmpadas comuns de gases nobres, mas com um controle rígido de temperatura de cor. Estas lâmpadas de gás são naturalmente difusas e o conjunto delas faz do KinoFlo uma fonte difusa. Existem nas versões com equilíbrio de temperatura de cor Tungstênio e Daylight.

Refletores Leves

-São jogos de fresnéis e abertos de pequeno porte que podem ser utilizados para iluminar

detalhes e pequenos ambientes. Em geral são conhecidos pelo nome do fabricante: LOWELL (300 e 650w), DEDOLIGHT (150w), ARRI (150, 300 e 650w). Podem ser semi-difusas ou duras

SUN GUN - projector portátil

(5)

Photo Flood

-Não é exactamente um projector; mas apenas uma lâmpada de filamento com

características especiais. Trata-se de uma lâmpada de bulbo muito parecida com lâmpadas caseiras comuns, e cuja vantagem é que justamente possuem rosca universal que pode ser colocada em qualquer suporte comum. A diferença dela para as demais lâmpadas caseiras é que:

a) É muito mais potente, de 300 a 600w.

b) Possui temperatura de cor controlada e é vendida nas versões Tungstênio e Daylight,

Projectores DAYLIGHT

Além dos já citados projectores que possuem duas opções de temperatura, pela qualidade de suas lâmpadas (Photoflood, Kinoflo, etc..), há também projectores que já vêem de fábrica com lâmpadas Daylight . Embora possa parecer estranho que exista essa

diferença, já que é possível trocar a lâmpada de qualquer projector, as coisas não são assim tão simples e não é possível mudar uma lâmpada de filamento Daylight para um projector para lâmpadas de tungstênio. Isso acontece porque para gerar luz com temperatura de cor de 5.500oK a lâmpada precisa ser fabricada de outra maneira, para suportar uma descarga de alta tensão no interior de seu bulbo e incandescer o gás de mercúrio que irá gerar a luz na temperatura

correcta. O projector deste tipo de luz,com efeito, possui um pequeno gerador magnético de alta tensão (balast) para acender o mercúrio.

A este conjunto, projectores e lâmpadas, com temperatura de cor Daylight, é dado o nome

HMI, ou Hidrargyrum Medium Arch-Lenght Iodide. Sãoprojectores que variam de 500 a 20.000w. Para produções mais baratas, recomendo usar luzes tungstênio com gelatina azul ou filtro 80A.

Mapa de Luz

O mapa de luz é uma ferramenta indispensável ao Director de fotografia para simplificar os

processos tanto de escolha de equipamento em função do orçamento como da própria montagem da luz. Munido de um mapa, a montagem de luz poupa um tempo precioso dos técnicos de maquinaria e

eléctrica.

Nas produções mais complexas, filmes da indústria americana com elevado orçamento, em geral incluem também indicação de câmaras, objectivas, distância focal e até diafragma.

(6)
(7)

Reflectores e difusores

Devemos utilizar superfícies de reflexão de luz no caso de pretendermos criar o efeito de enchimento reflectindo a luz do sol ou a luz dum projector

Podem ainda ser utilizados difusores para espalhar e suavizar a fonte de luz.

reflectores Difusor

Filtros para iluminação

Para corrigir a luz è necessário usar filtros nos projectores.

Para equilibrar misturas de luzes ou fontes de luz e ainda para obter efeitos, existem varias marcas de filtros .

Segue como exemplo a marca Rosco e a sua série Cinegel.

Cinegel

A linha de gelatinas Cinegel possui um arranjo com mais de 75 filtros para controle de luz. Desde que foi introduzida no mercado, em 1970, as gelatinas Cinegel têm se desenvolvido continuamente e evoluído ao encontro da necessidade no trabalho do profissional. Em 1974, Cinegel venceu o prêmio Academy Award por realização técnica.

• Filtros de Correção

• Filtros de Conversão p/ Tungstênio • Filtros de Conversão p/ Luz do Dia • Sun 85 e Filtros de Densidades Neutras • Painéis Acrílicos

• Filtros para Controle de Carbono ARC e iluminação HMI • Filtros p/ Lâmpadas Fluorescentes

• Materiais Difusores • Materiais Refletores

Filtros de Conversão p/ Tungstênio

(8)

Cinegel #3202: Full Blue (CTB)

Cinegel #3203: Three-Quarter Blue (3/4 CTB) Cinegel #3204: Half Blue (1/2 CTB)

Cinegel #3206: Third Blue (1/3 CTB) Cinegel #3208: Quarter Blue (1/4 CTB) Cinegel #3216: Eighth Blue (1/8 CTB) Cinegel #3220: Double Blue (2 x CTB)

Filtros de Conversão p/ Luz do Dia

Os filtros de conversão p/ Luz do Dia RoscoSun ÂMBAR são um arranjo de gelatinas âmbar que abaixam a temperatura de cor conforme a necessidade. Embora tipicamente usados em fontes Luz do Dia 5500ºF, para balancear com tungstênio, estas gelatinas oferecem uma grande variedade de possibilidades técnicas e estéticas de correção de cor. O material é profundamente pigmentado por estabilidade do calor e transmissão superior de cores. Está disponível em rolos de 1,22m x 7,6m.

Cinegel #3407: Roscosun CTO Cinegel #3408: Roscosun 1/2 CTO Cinegel #3409: Roscosun 1/4 CTO Cinegel #3410: Roscosun 1/8 CTO Cinegel #3411: Roscosun 3/4 CTO Cinegel #3420: Roscosun Double CTO

STRAW

Os filtros de conversão para Luz do Dia RoscoStraw são uma série de gelatinas de tons amarelos âmbar que abaixam a temperatura de cor conforme a necessidade. Estas gelatinas oferecem a versão "mais amarela" da tradicional série CTO e são calibradas com as mesmas propriedades de correção de cor e transmissão. O material é profundamente pigmentado por estabilidade do calor e transmissão superior de cores. Está disponível em rolos de 1,22m x 7,6m.

Cinegel #3441: Full Straw (CTS) Cinegel #3442: Half Straw (1/2 CTS) Cinegel #3443: Quarter Straw (1/4 CTS) Cinegel #3444: Eighth Straw (1/8 CTS)

Sun 85 e Filtros de Densidade Neutra

Estes filtros geralmente são aplicados em janelas, para correção de cor e/ou redução da intensidade de luz. RoscoSun 85 é uma gelatina âmbar que abaixa a temperatura de cor da Luz do Dia, para balancear com fontes de 3200ºK. Os filtros Rosco de Densidade Neutra reduzem o nivel da luz externa e filtram esta luz, trazendo-a para o interior, onde ela se mistura com os níveis de luz interna. Dois materiais RoscoSun adicionais combinam a conversão de Sun 85 com redução de Densidade Neutra. Todos os materiais são profundamente pigmentados por fibra ótica. Todos estes mateirais possuem tamanhos de rolos diferentes, sendo 1,45m x 6,7m.

Cinegel #3401: Roscosun 85 Cinegel #3402: Rosco N.3 Cinegel #3403: Rosco N.6 Cinegel #3404: Rosco N.9 Cinegel #3405: Roscosun 85N.3 Cinegel #3406: Roscosun 85N.6 Cinegel #3415: Rosco N.15 Cinegel #3421: Black Scrim

Painéis Acrílicos

(9)

Roscolex 1/2 CTO Roscolex 85 Roscolex N.3 Roscolex N.6 Roscolex N.9

Filtros para Controle de Carbono ARC e iluminação HMI

Um tradicional arranjo de filtros está disponível também para correção de Arco de Carbono e HMI. Todos estes filtros são destinados a reduzir a temperatura de cor em etapas discretas. Estão disponíveis em rolos de 1,22m x 7,6m.

Cinegel #3102: Tough MT2 Cinegel #3106: Tough MTY Cinegel #3107: Tough Y-1 Cinegel #3114: Tough UV Filter Cinegel #3134: Tough MT 54

Filtros para Lâmpadas Fluorescentes

A luz fria fluorescente padrão oferece uma boa aproximação da luz do dia, exceto pela aparente matiz verde. Quando a luz fria fluorescente é encontrada em filme ou vídeo, duas técnicas de correção de cor estão disponíveis: balancear todas as fontes para as fluorescentes ou balancear as fluorescentes para a fonte de referência. Disponíveis em rolos de 1,22m x 7,6m.

Cinegel #3304: Tough Plusgreen/Windowgreen Cinegel #3308: Tough Minusgreen

Cinegel #3310: Fluorofilter

Referências

Documentos relacionados

ANEXO XI: BENS DO PATRIMÔNIO CULTURAL.. 2º - O Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano é um instrumento estratégico da Política de Desenvolvimento Urbano, que orienta a ação

Por causa de sua baixa eficiência, as lâmpadas de vapor de mercúrio consomem muito mais energia elétrica do que, por exemplo, as lâmpadas de multiva- pores metálicos ou de vapor

As lâmpadas de descarga em alta pressão, com exceção das lâmpadas mistas, devem ser obrigatoriamente conectadas à rede elétrica através de equipamentos auxiliares (reatores,

GF_eXpress é o software para a configuração e parametrização de todos os dispositivos GEFRAN (componentes, produtos para a automação, drives e sensores). A interface gráfica

si la adopción de la Agroecología como paradigma científico y técnico-práctico para la producción agrícola constituyen una esperanza hacia la adaptación al cambio climático y

Com uma temperatura de cor de 4.000K, as lâmpadas para faróis COOL BLUE ® da OSRAM emitem uma luz mais branca e brilhante do que as lâmpadas halógenas convencionais,

A necessidade de aprofundamento no tema avaliação de AVAs, definiu os objetivos deste trabalho , que foi avaliar e comparar, a partir da análise de questionários e

70 Novo Modelo Tabela Pessoa ArrayList para manipular dados do banco 71 Form Cadastro Pessoas com JTabbedPane para JTable e JTextFields 72 GetColumnName Listando no JTable