• Nenhum resultado encontrado

Arq. Bras. Oftalmol. vol.66 número2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Arq. Bras. Oftalmol. vol.66 número2"

Copied!
2
0
0

Texto

(1)

Arq Bras Oftalmol 2003;66:249-50 249

Várias

V Á R I A S

Primogênito de Dr. Moacir Cunha e Abigail Lustosa da Cunha nasceu no Rio de Janeiro em 5 de dezembro de 1926.

Cursos primário e ginasial realizados nos Colégio America-no, Lins e Colégio Rio Branco, S. Paulo. Curso colegial no Colégio Estadual “Presidente Roosevelt”.

Prestou vestibular e ingressou na Escola Paulista de Medi-cina em 1946 tendo recebido seu Diploma em dezembro de 1951. Começou a trabalhar na especialidade no antigo Hospital Matarazzo onde Dr. Moacir Cunha era o Chefe da Clínica Oftalmológica.

OBITUÁRIO

Dr. Rubem Lustosa da Cunha

05/12/1926 - 01/01/2003

Passou a ajudar Moacir Cunha em sua Clínica privada nos seus diversos consultórios até 1963 quando foi inaugurada a Clínica e Hospital Dr. Moacir Cunha que funcionou na Rua Bahia nº 563 até 1995.

Em 1996 Rubem Cunha transferiu-se com os filhos para a Alameda Gabriel Monteiro da Silva nº 100 onde continua até hoje a CLÍNICA DE OLHOS DR. MOACIR CUNHA.

Nos últimos anos do século XX retira-se da atividade profissional já afetado por grave afecção neurológica que iria levá-lo para sempre em 1 de janeiro de 2003.

Prof. Dr. Sergio L. Cunha

"Pode-se viver no mundo uma vida magnífica, quando se sabe trabalhar e amar: trabalhar pelo que se ama e amar aquilo em que se trabalha".

Esta frase de Leon Tolstoi, define bem como viveu meu pai, sempre dedicado à sua família e a seus pacientes, e eu tive o privilégio de conviver com ele nestas duas metades de sua vida. Como profissional pude admirar sua constante, e às vezes, para nós filhos, excessiva dedicação à profissão.

Não lembro em nenhum momento de ouvi-lo reclamar de sua vida de médico, algo relativamente comum nos dias de hoje, nunca me disse diretamente para eu ser médico, apenas deixava que seu comportamento me mostrasse a magnitude desta profissão.

Algo que nunca vou me esquecer e procuro incorporar no meu dia a dia, é a frase que seu pai dizia a ele, e a mim era passado, sempre que examinávamos um caso difícil e pratica-mente sem solução. No final, ao sair o paciente, ele me dizia: o médico cura quando possível, mas conforta sempre.

Meu pai, além de mim, motivou a seguir sua profissão meu irmão Marcos e minha esposa Rosana, e nós três com certeza sempre que estivermos na difícil situação de confor-tar um paciente ou seus familiares, conconfor-taremos com a lem-brança de seu exemplo, caráter e amor ao próximo que tanto nos incentivou.

Rubão, obrigado por tudo, foi com muito orgulho que decidi seguir seus passos.

(2)

Arq Bras Oftalmol 2003;66:249-50 250 Várias

Concurso nacional promovido pela Aguilla e Novartis para estudantes e profissionais de saúde, abrange duas categorias: projetos sociais e trabalhos científicos, com o objetivo de con-tribuir para o avanço de pesquisas e cuidados em Oncologia.

Na categoria dos projetos sociais, podem concorrer traba-lhos indicados por entidades sociais e, ou instituições de ensi-no e médicos responsáveis pela implementação desses proje-tos. Os trabalhos podem envolver estudantes, médicos, para-médicos ou profissionais do terceiro setor, que desenvolvam ações na área de Oncologia, gerando benefícios ao paciente.

Na categoria de trabalhos científicos, as indicações devem ser feitas por instituições de ensino e, ou médicos responsá-veis pela realização do trabalho científico. Os trabalhos podem envolver residentes e graduandos dentro das seguintes

espe-Agradecimento

Os ABO´s agradecem à Remo Turchetti Moraes pelas atenciosas e gentis correções do texto das “Instruções para os Autores”, tanto na versão impressa quanto da eletrônica.

1

o

Prêmio de Oncologia Novartis – Saúde Brasil

cialidades: Patologia, Cirurgia, Hematologia, Oncologia, En-docrinologia, Urologia e Oftalmologia.

Serão premiados três trabalhos sociais e três científicos. Cada um dos vencedores receberá R$ 12 mil. Os autores dos seis projetos premiados também serão convidados a participar de Seminário na Novartis, ganharão “kits” de vídeos educa-cionais da Série Saúde Brasil e contarão com o apoio da Novartis para publicação e apresentação do projeto em even-tos científicos.

As inscrições, já abertas, poderão ser feitas até 10 de

janeiro de 2004 na Av. Angélica, 2000, 6o A, CEP 01228-200,

São Paulo - SP. Mais informações sobre o assunto estão disponíveis nos endereços www.saudebrasilnet.com.br ou www.novartisoncologia.com.br.

(Transcrição resumida de nota de divulgação do concurso, mas obedecendo-se a estrutura do texto.)

ABO ELETRÔNICO

Novo site

A

A

A

A

Referências

Documentos relacionados

Ava- liando a evolução do exame da retina e a introdução do laser no tratamento; ampliando a abordagem da retinopatia diabética; analisando os avanços no conhecimento da

O reconhecimento internacional das ações sociais dos Oftal- mologistas brasileiros, veio através do Prêmio Carl Kupfer , outorgado pela Associação Panamericana de Oftalmologia

In this study, a significant decrease of IOP was observed after performing eight repetitions of 85% top load weight lifting in the supine position by a group of healthy

Os candidatos aprovados na Prova Teórica, cujos currículos forem aprova- dos pela Comissão de Ensino, serão informados sobre o dia, horário e local onde prestarão a Prova

Não há qualquer dificuldade para a transformação de valo- res apresentados com expressões do padrão imperial britânico para os do sistema internacional (o que, a meu ver,

When the surgical time was analyzed according to the diagnosis, surge- ries lasted significantly longer when the Landers system was used (p<0.05), except for the uveitis

the frozen section, the fragile epithelium that covers the reci- pient site can easily erode and a foreign body granuloma de- velops around the necrotic epithelial cells that are

É na raiz desse rigor que se pode buscar um “fator de impacto” maior (o que também supõe uma visibilidade maior do periódico, para a qual contribui a língua em que seus