• Nenhum resultado encontrado

ACÓRDÃO Nº 03874/ Técnico Administrativa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ACÓRDÃO Nº 03874/ Técnico Administrativa"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

1

_________________________________________________________________________________________

Rua 68, nº 727 - Centro - Goiânia - GO / CEP 74055-100 Fone: (62) 3216-6160 / Ouvidoria: 0800-646-6160

ACÓRDÃO Nº 03874/2021 - Técnico Administrativa

Processo : 03632/2021 Interessado : TCMGO

Assunto : Apresentação dos resultados obtidos com a análise de editais de licitação relacionados a obras ou serviços de engenharia nos municípios goianos sujeitos à jurisdição do TCMGO em 2020.

Relator : Conselheiro Francisco José Ramos

ACOMPANHAMENTO/LEVANTAMENTO DOS

DADOS RELATIVOS AS PUBLICAÇÕES DE EDITAIS RELACIONADOS A OBRAS OU SERVIÇOS DE ENGENHARIA NOS SÍTIOS

ELETRÔNICOS DOS MUNICÍPIOS.

HOMOLOGAÇÃO DOS RESULTADOS OBTIDOS.

ECONOMIA DE CUSTOS AOS

MUNICÍPIOS.FORTALECIMENTO DO PAPEL ORIENTATIVO DO TCMGO.

Tratam os autos de levantamento/acompanhamento realizado pelo

TCMGO, a título de fiscalização/análise, das publicações de editais de

licitação em diversas fontes de informações relacionados a obras ou serviços de

engenharia nos municípios goianos – utilizando-se, para tanto, dados referentes

às publicações nos principais jornais e diários do Estado de Goiás -, de modo a

verificar a sua adequação aos preceitos constitucionais e infraconstitucionais (Lei

(2)

2

n. 1257/2011 - Acesso à Informação) no que tange ao cumprimento das formalidades nos editais de licitação, visando coibir eventuais distorções e prevenir danos ao erário por meio da coleta e sistematização de informações que permitirão a detecção de irregularidades administrativas e a avaliação da viabilidade da realização de outros tipos de fiscalizações, se necessárias.

Acorda o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás, pelos membros integrantes do seu Colegiado, acolhendo as razões expostas na fundamentação do voto do Relator, em:

1. homologar o levantamento de resultados obtidos com a análise dos editais de licitações relacionados a obras ou serviços de engenharia nos municípios goianos sujeitos à jurisdição do TCMGO em 2020 realizado pela Secretaria de Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia, a título de fiscalização/análise, na qual, utilizou-se, para tanto, - dados referentes às publicações nos principais jornais e diários do Estado de Goiás -, de modo a verificar a sua adequação aos preceitos constitucionais e infraconstitucionais (Lei n. 1257/2011 - Acesso à Informação) no que tange ao cumprimento das formalidades nos editais de licitação, visando coibir eventuais distorções e prevenir danos ao erário por meio da coleta e sistematização de informações que permitiram a detecção de irregularidades administrativas e a avaliação da viabilidade da realização de outros tipos de fiscalizações, se necessárias;

2. encaminhar os presentes autos à Presidência deste Tribunal para as

providências que entender cabíveis, com a sugestão, que depois de concluídos

os atos de sua responsabilidade, seja o feito encaminhado à Assessoria de

Comunicação Social deste Tribunal, para que esta promova a ampla

publicidade interna dos resultados obtidos com a análise de editais de licitação

(3)

realizada pela SFOSEng, ora homologado, bem como o disponibilize no sítio eletrônico do TCMGO (transparência e dados abertos) para fins de controle social; e

3. após, arquivem-se os autos;

À Superintendência de Secretaria, para os fins.

TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DE GOIÁS, 11 de Agosto de 2021.

Presidente: Joaquim Alves de Castro Neto

Relator: Francisco José Ramos.

Presentes os conselheiros: Cons. Daniel Augusto Goulart, Cons. Francisco José Ramos, Cons. Joaquim Alves de Castro Neto, Cons. Sérgio Antônio Cardoso de Queiroz, Cons. Valcenôr Braz de Queiroz, Cons. Sub. Flavio Monteiro de Andrada Luna, Cons. Sub. Irany de Carvalho Júnior, Cons. Sub. Maurício Oliveira Azevedo, Cons. Sub. Vasco Cícero Azevedo Jambo e o representante do Ministério Público de Contas, Procurador José Gustavo Athayde.

Votação:

Votaram(ou) com o Cons.Francisco José Ramos: Cons. Daniel Augusto

Goulart, Cons. Joaquim Alves de Castro Neto, Cons. Sérgio Antônio Cardoso de

Queiroz, Cons. Sub.Flavio Monteiro de Andrada Luna, Cons. Sub.Irany de Carvalho

Júnior, Cons. Valcenôr Braz de Queiroz.

(4)

4

Processo : 03632/2021 Interessado : TCMGO

Assunto : Apresentação dos resultados obtidos com a análise de editais de licitação relacionados a obras ou serviços de engenharia nos municípios goianos sujeitos à jurisdição do TCMGO em 2020.

Relator : Conselheiro Francisco José Ramos

I – RELATÓRIO

Tratam os autos de levantamento/acompanhamento realizado pelo TCMGO, a título de fiscalização/análise, das publicações de editais de licitação em diversas fontes de informações relacionados a obras ou serviços de engenharia nos municípios goianos – utilizando-se, para tanto, dados referentes às publicações nos principais jornais e diários do Estado de Goiás -, de modo a verificar a sua adequação aos preceitos constitucionais e infraconstitucionais (Lei n. 1257/2011 - Acesso à Informação) no que tange ao cumprimento das formalidades nos editais de licitação, visando coibir eventuais distorções e prevenir danos ao erário por meio da coleta e sistematização de informações que permitirão a detecção de irregularidades administrativas e a avaliação da viabilidade da realização de outros tipos de fiscalizações, se necessárias.

O presente levantamento faz parte das atribuições da Secretaria de Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia (SFOSEng) conforme consta no art. 110, inciso I do Regimento Interno c/c art. 18 da Resolução Administrativa n.

104/2017 deste Tribunal.

Por intermédio do Memorando 003/2021 (fls.2-5), a Secretaria de Fiscalização

de Obras e Serviços de Engenharia (SFOSEng), evidenciou, em caráter conclusivo,

que para o exercício de 2020, foram colhidos 2.740 editais dos 246 municípios

goianos, sobre os mais variados objetos relacionados às obras e serviços de

engenharia, resultando no cadastro de 92% desses editais (sistema COLARE).

(5)

Via Despacho n. 548/2021 (fl.12), a Presidência do TCMGO encaminhou o feito ao Ministério Público de Contas (MPC) para conhecimento acerca dos resultados obtidos por meio da análise de licitações realizado pela Secretaria de Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia.

O MPC, por meio do Despacho n. 847/2021(fls.13-14), tomou ciência do levantamento de dados, parabenizou o trabalho realizado pela Especializada, ressaltando, ainda, a importância do fortalecimento das ações de caráter orientativo e preventivo para a efetividade do controle externo, bem como destacou que o aprimoramento do controle externo (padrão de controle concomitante e orientativo), visa economicidade e gera mais benefícios à sociedade.

Retornados os autos à Presidência do TCMGO, esta via Despacho n.

1005/2021 (fls.15-16), designou como relator do feito o Conselheiro Francisco José Ramos para que este conhecimento dos resultados quanto a avaliação de editais de licitações realizada pela Especializada e promovesse as providências que reputasse necessárias.

Assim, foram os autos conclusos para o Relator.

II – FUNDAMENTAÇÃO

Diante do levantamento e da apresentação de dados elaborado pela Secretaria de Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia referente as publicações de editais de licitação em diversas fontes de informações relacionados a obras ou serviços de engenharia nos municípios goianos, a Especializada, utilizou- se, para tanto, duas frentes de trabalho.

A frente 1 refere-se a coleta de editais em jornais e diários oficiais e avaliação

do cumprimento das formalidades de publicação, do atendimento à Lei n. 12527 (Lei

de Acesso à Informação) e do cumprimento de cadastramento no sistema COLARE

deste Tribunal (IN. 012/2018 – TCM). E a frente 2, a análise de editais, ocasião em

que foram examinados 203 procedimentos licitatórios (englobando 83 municípios

goianos) sob os seguintes pontos de controle: compatibilidade entre modalidade,

(6)

6

preço e prazo de publicação; existência de elementos mínimos no projeto básico/termo de referência; existência de cláusulas restritivas relacionadas à qualificação técnica; adequação dos preços.

Preliminarmente, em ocasião do trabalho realizado, a Especializada, constatou irregularidades quanto à disponibilização do edital nos sítios eletrônicos dos municípios (Lei n. 12.527/2011 - Acesso à Informação), além do cadastro no sistema COLARE deste Tribunal e solicitou aos Municípios que realizassem as adequações necessárias, a princípio, sem efeito punitivo.

Conforme informado pela SFOSENG, para o exercício de 2020 1 foram colhidos 2.740 editais de competência desta Secretaria, dos 246 municípios goianos, sobre os mais variados objetos relacionados às obras e serviços de engenharia.

A referida ação junto aos municípios goianos resultou no cadastro de 92%

desses editais (2.520) no sistema COLARE deste Tribunal, possibilitando o acesso padronizado aos seus principais dados, o fomento do banco de dados e a maior possibilidade de avaliação de editais, tanto pelo robô esmeralda 2 , quanto pelos auditores.

Ademais, em sede de análise dos resultados obtidos, constatou ainda, a Unidade Técnica que alguns dos editais não cadastrados no COLARE e inclusos na contabilização total foram cancelados/revogados/anulados pela administração municipal e, também, que apesar da possibilidade de outros terem sido cadastrados no sistema e não localizados pelos auditores, quando da busca, o resultado obtido pelo trabalho realizado foi bastante significativo, qual seja, 92%, sendo superior ao da apuração parcial (85% - até agosto/2020).

Pautado em tais considerações e abordando o exame da legalidade e legitimidade dos atos de gestão dos jurisdicionados acompanhados, não foram constatados fatos significativos que levassem à conclusão de que as contratações em questão não estivessem em conformidade com os critérios aplicáveis, contudo,

1 Iniciado em 16/03/2020;

2 Sistema abarcado no COLARE que possibilita a verificação automática de alguns pontos de controle de editais

cadastrados;

(7)

esta situação decorre do relevante trabalho executado pela SFOSEng, que diante das constatadas irregularidades, entrou em contato com os jurisdicionados envolvidos via e-mail institucional e/ou telefone, a fim de informá-los para que efetuassem as devidas correções.

Vê-se que o fortalecimento das ações de caráter orientativo e preventivo para efetividade do controle externo deste Tribunal, demonstra o aperfeiçoamento da gestão pública na detecção de irregularidades, a economia de recursos, bem como na avaliação da viabilidade da realização de ulteriores fiscalizações, demonstração disso é visualizada na circunstância de que houve somente a necessidade da autuação de 1(uma) representação durante o ano de 2020 (Processo n.09091/2020).

Logo, este padrão de controle concomitante e orientativo do TCMGO, refletiu no vultoso potencial de economia gerado para os municípios goianos, qual seja, R$

18.080.287,54 (dezoito milhões, oitenta mil, duzentos e oitenta e sete reais e cinquenta e quatro centavos), considerando especificamente os casos dos sobrepreços corrigidos, conforme discriminado no gráfico abaixo:

Gráfico 1 – Sobrepreço corrigido em 2020 a partir da análise de editais (por tipo de objeto)

Assim, diante disso e considerando as diretrizes de atuação, voltadas à maior

efetividade do controle externo, bem como o art. 110, inciso I do Regimento Interno

(8)

8

c/c art. 18 da Resolução n.104/2017 deste Tribunal e, ainda, os procedimentos de análise empregados pela Secretaria de Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia (SFOSEng) – adoto como razões de decidir a manifestação da referida Unidade Técnica, no sentido de homologar os resultados obtidos com a análise dos editais de licitações relacionados a obras ou serviços de engenharia nos municípios goianos sujeitos à jurisdição do TCMGO em 2020, e, ainda, por reforçar que o papel orientativo deste Tribunal tem o condão de efetivamente garantir que os recursos públicos sejam gastos com economicidade e de forma a gerar reais benefícios à sociedade.

Dessa forma, valho-me na presente decisão da fundamentação per relationem, “por meio da qual se faz remissão ou referência às alegações de uma das partes, a precedente ou a decisão anterior nos autos do mesmo processo”, prática que o STF entende ser suficiente, “desde que as peças referidas contenham os motivos que ensejam a decisão do feito” 3 .

Ressalto, ainda, que a referida técnica de fundamentação também tem sido admitida no Superior Tribunal de Justiça, conforme decisão abaixo:

EMENTA: AGRAVO INTERNO NO AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL.

FUNDAMENTAÇÃO PER RELATIONEM. POSSIBILIDADE. INVIÁVEL RECURSO ESPECIAL QUANTO À MATÉRIA CONSTITUCIONAL.

1. Não há falar em nulidade do aresto monocrático por ausência de fundamentação, pois o Superior Tribunal de Justiça possui jurisprudência no sentido de que a fundamentação per relationem, por referência ou remissão, na qual são utilizadas pelo julgado, como razões de decidir, motivações contidas em decisão judicial anterior ou, ainda, em parecer proferido pelo Ministério Público, tem sido admitida no âmbito deste Tribunal Superior. (...).

3. Agravo interno a que se nega provimento.

(AgInt no AREsp 1374326/RJ, Rel. Ministro OG FERNANDES, SEGUNDA TURMA, julgado em 09/05/2019, DJe 16/05/2019).

Grifo acrescentado

Assim, segue abaixo a transcrição dos resultados obtidos com a análise de editais de licitação realizada pela SFOSEng em 2020, por mim acolhido:

ANÁLISE DE EDITAIS

3 STF. Vocabulário Jurídico (Tesauro). Disponível em:

<http://www.stf.jus.br/portal/jurisprudencia/listarTesauro.asp?txtPesquisaLivre=MOTIVA%C3%87%C3%83O%

20PER%20RELATIONEM>. Acesso em 19 set 2019.

(9)

Em relação a esta frente de trabalho, ressalta-se que foram examinados 203 procedimentos licitatórios, os quais envolviam 83 municípios goianos, o que corresponde a aproximadamente 34% do total de municípios do Estado de Goiás, conforme planilha anexa a este Memorando.

Para fins de seleção dos editais a serem apreciados esta Secretaria desenvolveu um manual próprio para a análise de editais, considerando a ausência de especificação deste Tribunal e as condições técnicas disponibilizadas pelo COLARE/MESTRA. Desse modo, considerando a dinamicidade dos dados recebidos pelo sistema e a necessidade de tempo para a análise e comunicação do jurisdicionado em caso de constatar irregularidade, no momento da seleção de um edital a ser analisado, o auditor segue os seguintes passos:

1º Entre no sistema Mestra (https://virtual.tcm.go.gov.br/mestra/#/login);

2º No painel à esquerda selecionar: LICITAÇÕES E CONTRATOS > Painéis > Licitação Fase 1;

3º Após acessar o DASHBOARD >> LICITAÇÃO FASE 1:

a. Limpar todos os filtros ativos, caso existam;

b. Clicando em “+ Add filter”, adicione os seguintes filtros:

FILTRO FIELD OPERATOR COMPLEMENTO 4

1 dados.dataPrevista

AberturaSessao: is between 2020-06-02 5 Não precisa preencher

2 dados.codNatureza

Objeto.keyword is one of 1000; 2000; 3000 6,7 3 dados.lote.item.val

orDeReferencia is between 200000 Não precisa preencher

4

dados.recursoOrca mentario.codOrige mRecurso.keyword

is not one of

2 – Estadual E

3 – Federal

c. Após a aplicação dos filtros, role a página até o fim. Lá constará a lista das entregas selecionadas;

4 O nome desse complemento vai depender de cada filtro, no entanto, é(são) o(s) campo(s) em branco;

5 Inserir data futura corresponde ao intervalo de 8 (oito) dias úteis, a contar do dia subsequente ao da realização da pesquisa. Por exemplo, se a pesquisa estiver sendo realizada em 19/05/2020 deve-se inserir a data 2020-05-29 (ou seja, 29/05/2020). Caso não encontre nenhum edital, o intervalo deve ser diminuído;

6 Em regra, irá aparecer uma lista com os tipos de objeto. Caso o pretendido não apareça é só começar a digitar a numeração que ele aparecerá;

7 1000 - Obras; 2000 - Serviços de Engenharia; 3000 - Aquisição de materiais/equipamentos para obras/serviços

de engenharia;

(10)

10

d. Da citada lista, o auditor deve optar pela última entrega realizada, ou seja, a mais nova (Coluna: “metadados.data”);

e. Na sequência, clique em “abrir” (coluna: “linkAnalise”), role a página até o fim e verifique se outro auditor já está analisando aquele edital 8 ;

f. Caso outro auditor já esteja analisando o edital, desconsidere e faça nova opção utilizando os mesmos critérios anteriores, e, assim, sucessivamente até localizar um que ninguém esteja apreciando;

g. Após definir a entrega/edital a ser analisada, clique em “pdf” para ter acesso aos dados do edital;

Nesse trabalho, foram apreciados alguns pontos de controle nos editais, especialmente: a compatibilidade entre modalidade, preço e prazo publicação; as condições mínimas do projeto básico/termo de referência; as cláusulas restritivas relacionadas à qualificação técnica e; os preços.

Nas situações em que foram constatadas irregularidades, a Secretaria entrou em contato com os jurisdicionados envolvidos via e-mail institucional e/ou telefone, a fim de informá-los e solicitar as devidas correções.

Especificamente à análise de preços, destaca-se que em 151 dos 203 instrumentos editalícios tal avaliação foi realizada, sendo constatado sobrepreço em 23 editais. Após ação desta Secretaria, 07 desses procedimentos licitatórios foram cancelados, revogados ou suspensos por decisão das Prefeituras e os outros 16 foram republicados com as devidas correções.

Estes 16 editais que foram corrigidos são divididos da seguinte forma em relação ao objeto licitado:

 05 deles relativos a obras de edificação e/ou infraestrutura;

 04 deles relativos a aquisição de equipamentos e de materiais de construção, de pavimentação ou de iluminação pública;

 07 deles relativos a obras de pavimentação.

Importante destacar que, em razão dos sobrepreços corrigidos, foi gerada uma potencial economia para os municípios goianos de R$ 18.080.287,54 (dezoito milhões, oitenta mil, duzentos e oitenta e sete reais e cinquenta e quatro centavos), conforme discriminado no gráfico abaixo:

8 Caso outro auditor esteja analisando o edital, no tópico “Histórico de Interações” constará a seguinte

mensagem: “Análise distribuída a Fulano de Tal”.

(11)

Gráfico 1 – Sobrepreço corrigido em 2020 a partir da análise de editais (por tipo de objeto) Salienta-se, ademais, que, além dos valores que deixaram de ser gastos, no decorrer das análises também foram detectadas irregularidades potencialmente restritivas à competitividade dos certames cujos objetos eram relativos a obras ou serviços de engenharia, sendo que as mais recorrentes estão demonstradas no gráfico a seguir:

Gráfico 2 – Irregularidades mais recorrentes dos editais de obras de engenharia em 2020

(12)

12

Destaca-se que a maioria das correções realizadas pelas Prefeituras ocorreu por vias administrativas (e-mail, telefonemas e/ou reuniões), tendo sido necessária a elaboração de apenas 01 representação durante o ano de 2020 (Processo nº 09091/20).

Outros pontos a serem mencionados como frutos do trabalho desempenhado pela SFOSEng são:

 Diminuição de potenciais processos autuados, vez que não existe autuação para a análise de cada edital, realizando-se apenas em caso de Representação;

 Redução do número de denúncias e, consequentemente, de processos neste Tribunal;

 Redução de futuros processos judiciais envolvendo municípios;

 Economicidade para o orçamento municipal;

 Resolução rápida e “em tempo” das irregularidades detectadas;

 Melhoria na qualidade da elaboração dos editais pelas prefeituras do Estado de Goiás – redução de impugnações;

Convém reforçar que este trabalho de análise de editais publicados está alinhado com o atual direcionamento deste Tribunal, no sentido de levar orientação aos gestores municipais, visto que, inicialmente, não tem caráter punitivo, mesmo após a constatação de irregularidades.

Ademais, e não menos importante, enfatiza-se que tal atividade é bem aceita pelos jurisdicionados, estreitando e melhorando o relacionamento deste Tribunal com as Prefeituras e Câmaras Municipais do Estado de Goiás.

Por fim, considerando que as análises realizadas neste trabalho não são registradas em processos, esta Secretaria promoveu a autuação deste memorando por entender relevante a ciência deste Tribunal acerca dos principais resultados obtidos, aqui apresentados.

Após conhecimento, os autos podem ser arquivados.

III – CONCLUSÃO

Ante todo o exposto acima, apresento voto em total convergência com a Secretaria de Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia, uma vez que manifesto por:

1. homologar o levantamento de resultados obtidos com a análise dos editais

de licitações relacionados a obras ou serviços de engenharia nos municípios

goianos sujeitos à jurisdição do TCMGO em 2020 realizado pela Secretaria de

Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia, a título de fiscalização/análise, na

(13)

qual, utilizou-se, para tanto, - dados referentes às publicações nos principais jornais e diários do Estado de Goiás -, de modo a verificar a sua adequação aos preceitos constitucionais e infraconstitucionais (Lei n. 1257/2011 - Acesso à Informação) no que tange ao cumprimento das formalidades nos editais de licitação, visando coibir eventuais distorções e prevenir danos ao erário por meio da coleta e sistematização de informações que permitiram a detecção de irregularidades administrativas e a avaliação da viabilidade da realização de outros tipos de fiscalizações, se necessárias;

2. encaminhar os presentes autos à Presidência deste Tribunal para as providências que entender cabíveis, com a sugestão, que depois de concluídos os atos de sua responsabilidade, seja o feito encaminhado à Assessoria de Comunicação Social deste Tribunal, para que esta promova a ampla publicidade interna dos resultados obtidos com a análise de editais de licitação realizada pela SFOSEng, ora homologado, bem como o disponibilize no sítio eletrônico do TCMGO (transparência e dados abertos) para fins de controle social; e

3. após, arquivem-se os autos;

Assim, nos termos do artigo 83 do Regimento Interno, proponho que o Pleno deste Tribunal adote a minuta de Acórdão que submeto à sua deliberação.

TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DE GOIÁS, em 27 de julho de 2021.

FRANCISCO JOSÉ RAMOS

Conselheiro Relator

Referências

Documentos relacionados

We approached this by (i) identifying gene expression profiles and enrichment terms, and by searching for transcription factors in the derived regulatory pathways; and (ii)

Sem um processo sistemático de revisão de código, a aparência dos anti-patterns somente será contida pelas habilidades, conhecimento e consciência dos desenvolvedores sobre

Aplicando-se análise fatorial nas variáveis que foram distribuídas entre as três dimensões identificadas no estudo, foi possível encontrar cinco fatores: aspectos

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

Desta forma, foram criadas as seguintes hipóteses de investigação: H1 – O compromisso organizacional e o engagement são diferentes para as categorias dos militares dos

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

exercício profissional. Relativamente a Pediatria, apesar da maioria das patologias que observei terem sido do foro reumatológico, penso que o meu contacto com esta

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..