• Nenhum resultado encontrado

D) Em uma Ordem Multipolar, o poder mundial estaria dividido entre Estados Unidos, Rússia, Inglaterra, Índia e Coreia do Sul.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "D) Em uma Ordem Multipolar, o poder mundial estaria dividido entre Estados Unidos, Rússia, Inglaterra, Índia e Coreia do Sul."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

A evolução do conhecimento

1 1 - (UERN-2011) GAB=C

Nova Ordem Mundial e o nome dado a configuração de relações internacionais que emergiu apos o fim da bipolaridade. Sobre o assunto, e correto afirmar que:

A) Com a queda do Muro de Berlim, em 1989, dentre outros importantes acontecimentos, a Ordem Bipolar se afirmou de vez no cenário político internacional.

B) A dissolução do Pacto de Varsóvia, em julho de 1991, não deve ser entendida como um dos acontecimentos marcantes para o fim da bipolaridade, já que essa organização militar, não serviu de instrumento de manutenção da ideologia socialista em nenhum momento do pós- Segunda Guerra.

C) Uma das maneiras de configurar o mundo atual e através da Ordem Multipolar, onde o poder e medido muito mais pela capacidade econômica (disponibilidade de capitais, avanço tecnológico, qualificação de mão-de-obra, nível de produtividade, índices de competitividade), do que pelo poder bélico das nações.

D) Em uma Ordem Multipolar, o poder mundial estaria dividido entre Estados Unidos, Rússia, Inglaterra, Índia e Coreia do Sul.

2 - (UFPB-2011-1º ANO) GAB=I, II e IV corretos

Em todas as fases da evolução histórica do capitalismo, a Divisão Internacional (e Territorial) do Trabalho (DIT) foi decisiva na organização do espaço geográfico mundial.

A partir do exposto, identifique as afirmativas corretas relativas ao papel desempenhado pela DIT:

I. A DIT determinou a histórica especialização do trabalho em escala internacional, sendo essa especialização uma das responsáveis pela acumulação do capital, o que acarretou uma organização do espaço mundial que traduz a subordinação dos países do sul frente aos ricos do norte.

II. A DIT configurou-se como suporte para o sistema de subdivisão do espaço mundial, tanto de natureza política como de caráter socioeconômico, evidenciando a tradicional dependência das nações da periferia em relação àquelas do centro do capitalismo mundial.

III. A DIT influenciou a história recente do modo de produção capitalista, produzindo transformações na organização do espaço mundial e determinando a independência econômica e política de todos os países do mundo.

IV. A DIT atual definiu uma nova organização do espaço mundial, na qual predomina uma grande desarmonia entre as nações, principalmente no âmbito do comércio internacional, resultando em relações desequilibradas entre os países produtores e exportadores.

V. A atual DIT consolidou um estágio de organização do espaço mundial, em que todos os países do mundo alcançaram um mesmo nível de desenvolvimento econômico.

3 - Questão 43 (UFRR-2011) GAB=C

A Divisão Internacional do Trabalho (DIT) é a divisão produtiva em âmbito internacional. Ela passou por três grandes fases, sendo que, na atualidade, ela se caracteriza:

Aluno(a):

DISCIP.: Geografia

9 º A ( x ) B ( x ) C ( x ) D ( )

PROF.: B - Negão DATA: /

/2016

ATIVIDADE INSTRUMENTAL

(2)

A evolução do conhecimento

2 (A) Pelos países europeus serem conquistadores de novas terras em várias partes do mundo, onde passaram a impor um domínio econômico;

(B) Por ser conhecida como fase do capitalismo financeiro, em que os países detentores de capital liberavam empréstimos aos países subdesenvolvidos para que os mesmos pudessem implantar as filiais das empresas dos países ricos, transformando estes países subdesenvolvidos em exportadores de produtos industrializados;

(C) Pelo desenvolvimento de grandes oligopólios transnacionais, que deslocam sua capacidade produtiva para regiões em desenvolvimento, atrás de ofertas atrativas que possibilitem redução dos custos de produção;

(D) Pela divisão do mundo em dois grupos: os fornecedores de matéria-prima e os exportadores de produtos manufaturados;

(E) Pela divisão dos países do mundo nos blocos econômicos cristãos (comandados pelos Estados Unidos da América) e muçulmanos (comandados pelo Irã).

4 - (UEPB-2011- 3º ANO) GAB=A

A falta de controle no setor especulativo de capital gerou o colapso do sistema financeiro internacional em setembro de 2008, provocando grande crise, que levou a economia global a um estado de recessão. Essa recessão teve início no último trimestre daquele ano e foi até 2010, atingindo vários setores vitais da economia em quase todos os países do Planeta. Dentre as principais consequências dessa crise destaca-se, no plano social, o aumento das taxas de desemprego, influenciando, inclusive, o processo de mobilidade internacional da força de trabalho.

Considerando o exposto, é correto afirmar que essa crise econômica teve influência no tratamento dispensado aos imigrantes destinados aos países ricos e teve como consequência:

a) O aumento do nacionalismo interno, ampliando a resistência aos imigrantes, que foram expulsos, em muitos casos, sem justificativas.

b) A diminuição do preconceito em relação aos imigrantes, pois estes passaram a ser vistos como força de trabalho barata, especialmente pelos empresários.

c) A redução da xenofobia em relação aos imigrantes, pois estes são, agora, taxados como a escória social e considerados culpados pelo desemprego, violência etc.

d) A estagnação do processo de mobilidade demográfica internacional, uma vez que a crise paralisou o ir e vir da força de trabalho no espaço mundial.

e) A nacionalização dos povos imigrantes, proporcionada pela regularização dos seus vistos, garantindo-lhes residências definitivas nos países ricos.

5 - (VESTIBULINHO-ETEC-2011-2) GAB=A

A informática e a robótica surgiram na esteira da chamada 3ª Revolução Industrial, preparada ao longo do século XX.

Atualmente, computadores e robôs vêm causando grandes transformações socioeconômicas no mundo.

Sobre os impactos socioeconômicos diretos dessas novas tecnologias, é válido afirmar que ocorrem

(A) o aumento da produtividade do trabalho e a ampliação do chamado desemprego tecnológico ou estrutural.

(B) o encarecimento relativo das mercadorias em geral e o impulso para políticas protecionistas.

(C) a aceleração da produção e a redução da necessidade de matérias-primas nesse processo.

(D) a eliminação do trabalho manual nas colheitas e a piora da saúde do operário fabril.

(E) a retração do processo de globalização e o aumento de catástrofes ambientais.

6 - (UEPB-2011) GAB=B

(3)

A evolução do conhecimento

3 A terceira revolução industrial consolidou-se com o aprofundamento da globalização. Nesse contexto, tornouse hegemônica a configuração do espaço mundial determinada, dentre outros aspectos, pelo meio técnicocientífico- informacional, segundo assinala o professor Milton Santos. Essa configuração pode ser representada a partir do mapa a seguir.

Fonte: SACHS, Jeffrey. Gazeta Mercantil, 30 de junho/01 e 02 de julho de 2000, p.2. Apud. LUCCI, Elian Alabi; BRANCO, Anselmo Lazaro; MENDONÇA, Cláudio. Geografia Geral e do Brasil. São Paulo, Editora Saraiva, 1ª ed., 2003.

Considerando o exposto, conclui-se que a Organização do Espaço Mundial representada no mapa está corretamente caracterizada em:

a) A distribuição regular da tecnologia no espaço mundial reproduz o fato de que os países mais ricos sempre investiram mais em educação do que os países pobres.

b) A ocorrência de desenvolvimento de uma nova modalidade da Divisão Internacional do Trabalho estabelece a histórica dominação dos países ricos sobre os pobres, através do controle da técnica, da ciência e da informação.

c) A distribuição irregular da tecnologia no espaço mundial significa uma situação momentânea, pois o próprio tempo histórico se encarregará de resolver essa irregularidade.

d) A distribuição irregular do saber tecnológico está relacionada ao histórico determinismo ambiental, em que os países de clima frio detêm maior conhecimento tecnológico do que aqueles de áreas tropicais.

e) A distribuição regular da tecnologia no espaço mundial ocorre de maneira diferenciada, quando se compara com o desenvolvimento socioeconômico, pois os países inovadores de tecnologias são economicamente desenvolvidos.

7 - (MACKENZIE-2011-1) GAB=C

A produção industrial se encontra desigualmente distribuída entre as várias regiões do planeta, mas observa-se que as transformações provocadas pela globalização têm elevado a participação da produção industrial dos países subdesenvolvidos no contexto da produção mundial, em virtude da transferência de filiais de grandes empresas transnacionais, com o objetivo de:

a) intensificar os fluxos comerciais entre os hemisférios norte e sul.

b) reafirmar a tradicional divisão internacional do trabalho.

c) maximizar os lucros com a diminuição dos custos de produção.

d) diminuir os encargos dos países subdesenvolvidos, representados pelo pagamento de royalties.

e) dificultar a inserção dos países subdesenvolvidos na Terceira Revolução Industrial ou Tecnológica.

8 - 05 (FEI-2011-2) GAB=E

Para responder à questão, observe a tabela a seguir:

(4)

A evolução do conhecimento

4 Fonte: IBGE

De acordo com a tabela e a partir de seus conhecimentos sobre a distribuição geográfica da população brasileira, assinale a alternativa incorreta:

(A) Entre 1991 e 2001, o percentual de mulheres responsáveis pelos domicílios aumentou de 6,29 milhões para 11,16 milhões. Em termos relativos, esse aumento corresponde a uma variação de 84,4%.

(B) Verificou-se maior participação das mulheres no mercado de trabalho e, consequentemente, uma maior contribuição para o rendimento das famílias.

(C) Devido à alta expectativa de vida das mulheres em algumas cidades ou regiões, elas passaram a assumir cada vez mais a liderança da casa após a morte do companheiro. Com a separação dos casais, a maior parte das mulheres separadas torna-se responsável pelos domicílios.

(D) A participação de mulheres na chefia dos domicílios é maior no Nordeste do que em outras regiões do país. Isto ocorre principalmente devido à migração masculina desta região em busca de emprego no Centro-Sul do país.

(E) Devido à maior escolaridade, as mulheres recebem salários mais elevados do que os homens em todas as regiões do país, com exceção da região Norte, onde a maioria dos empregos é na agricultura.

9 - (UNIMONTES-2011-2) GAB=C Observe a figura.

Fonte: ONU, 2011.

A figura traz uma estimativa populacional, elaborada pela ONU, para a população mundial em 2050.

(5)

A evolução do conhecimento

5 Com base nas tendências do crescimento demográfico mundial para 2050, é CORRETO afirmar que

A) a maior parte da população mundial será representada, nos países ricos, por jovens.

B) a taxa de urbanização mundial diminuirá devido à concentração de problemas socioambientais nas cidades.

C) a população estará concentrada em países pobres, principalmente na Ásia e na África.

D) os Estados Unidos, devido ao crescimento econômico, terão a maior população do planeta.

10 - (UCPEL-2011-1) GAB=B Observe a figura a seguir.

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) está realizando o Censo da população brasileira em 2010.

Com 80% da população brasileira já recenseada, os dados preliminares do Censo 2010 indicam que a pirâmide etária brasileira se alterou na última década. Em 2000, as crianças de até 4 anos de idade representavam 9,64% da população brasileira; hoje, são 7,17%. As de 5 a 9 eram 9,74%, percentual que caiu para 7,79%. A população com até 24 anos somava 49,68% dos brasileiros há 10 anos; hoje, constituem 41,95%.

Sobre os dados do Censo 2010, é correto afirmar que

(A) os resultados apontam para um aumento da base da pirâmide etária, uma vez que a população jovem diminuiu.

(B) a queda da taxa de fecundidade aliada a uma maior expectativa de vida são fatores que podem explicar as mudanças ocorridas na estrutura da população brasileira.

(C) a diminuição da população jovem no Brasil é decorrente do aumento da taxa de mortalidade verificada no país em função das diversas epidemias que ocorreram na década analisada, tais como a “gripe suína” ou H1N1.

(D) o envelhecimento da população brasileira era totalmente inesperado neste Censo, haja vista os grandes investimentos sociais que foram feitos para a melhoria de vida da população jovem.

(E) a diminuição da base da pirâmide etária brasileira é ruim, pois evidencia que o número de mortos na juventude está influenciando diretamente a estrutura da população.

(6)

A evolução do conhecimento

6 11 - (UFU-2011-1)

A política urbana permanece setorializada: não há integração entre políticas habitacionais, programas de infraestrutura e serviços urbanos. O modelo socioterritorial de segregação contribuiu, durante anos, para a produção de cidades cada vez mais excludentes e insustentáveis dos pontos de vista social, ambiental e econômico.

Atualmente, para atender a demanda por moradia, bairros são construídos cada vez mais distantes das áreas centrais e zonas industriais, levando a população a enfrentar diariamente, horas no deslocamento entre moradia- trabalhomoradia.

Texto adaptado do Fórum Nacional de Reforma Urbana, 2009.

Com base nas informações acima, responda as questões a seguir.

A) Explique a relação existente entre a construção de moradias cada vez mais distantes das áreas centrais e o alto valor das tarifas do transporte público.

B) Apresente três motivos que levam a população a preferir o uso de transporte particular em detrimento do transporte público.

C) Explique, no mínimo, dois problemas socioambientais produzidos pelo uso excessivo de transporte particular que comprometem a qualidade de vida na cidade.

12 - (UFBA-2011)

(7)

A evolução do conhecimento

7 Segundo uma importante organização internacional, entre 1950 e 2000, o PIB mundial aumentou oito vezes, enquanto, no mesmo período, a população mundial passou de 2,5 bilhões para 6,1 bilhões.

Atualmente, cerca de 1,2 bilhão de pessoas vivem em estado de extrema pobreza, ou seja, com menos de 1 dólar por dia, expostos à fome, à vulnerabilidade a doenças, analfabetismo, baixa expectativa de vida e enorme índice de desnutrição. Além disso, milhões de pessoas não podem satisfazer as necessidades básicas de habitação, vestuário e alimentação. Entretanto, existem grandes diferenças na distribuição da renda ou PIB per capita, quando examinamos as várias regiões do planeta.

A situação da pobreza envolve questões relacionadas à renda, saúde, educação e, sobretudo, a fome.

Diante do fenômeno da pobreza, foram estabelecidos vários índices para determinar as desigualdades na qualidade de vida no mundo.

(ALMEIDA; RIGOLIN, 2005, p. 225).

A partir das informações do texto e dos conhecimentos sobre os índices da pobreza no Brasil e no mundo,

• indique a instituição responsável pela criação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e explique a importância e a utilidade desse índice;

Referências

Documentos relacionados

Mova a alavanca de acionamento para frente para elevação e depois para traz para descida do garfo certificando se o mesmo encontrasse normal.. Depois desta inspeção, se não

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

7 x 160 x 1220 mm Amendoim, Cherry, Maple, Cabreúva, Carvalho Branco, Carvalho Vermelho, Jatobá, Muiracatiara, Tauari, Timborana, Sucupira, Anegri, Champagne, Peroba Royal,

Vermeulen & Fenwick (2016) describes corporate venture capital as the following: “corporate venturing is usually understood as a corporation making an investment in

ainda aqueles doentes que são por nós acompanhados de longa data, dos quais conhecemos os problemas pessoais, familiares e que mesmo fracos para saber a

A reestruturação do poder mundial nos anos 2000, com o desenvolvimento focado em países não centrais, como demonstram o papel de Índia, Rússia e África do Sul, além da China, e

We have started by applying the AuToBI prosodic event detection system using the existing English models to the prediction of prominent prosodic events (accents) in