• Nenhum resultado encontrado

PROJETO OBJETIVOS RESPONSÁVEL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "PROJETO OBJETIVOS RESPONSÁVEL"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

PROJETO OBJETIVOS RESPONSÁVEL Superando

as

dificuldade

s com

relação à matemática básica ESPAÇO AFIRMATI VO

Esse projeto tem como objetivo principal dar condições para que o futuro professor de matemática vivencie as dificuldades iniciais dos alunos que ingressam na universidade levando-se em consideração, principalmente, aqueles alunos em condições de vulnerabilidade.

Outro objetivo que esse projeto almeja é estreitar o convívio entre alunos do curso de licenciatura em matemática e alunos cotistas, quilombolas ou indígenas contribuindo, dessa maneira, para a formação de professores com uma visão mais abrangente e plural da sociedade.

Um último objetivo é o de fazer o aluno da licenciatura em matemática refletir sobre as dificuldades encontradas e, após diagnosticá-las, elaborar materiais alternativos para o estudo dos conteúdos identificados como “problemáticos” avaliando o impacto do que foi proposto.

Maria Bethânia blogdabetha@gma il.com

Monitoria CEPAE

Atendimento em Matemática dos alunos da segunda fase do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e alunos do ensino médio com o intuito de ajudá-los na elucidação de suas dúvidas, desenvolverem hábito de estudo e contribuir na aprendizagem da Matemática. Obs: Esse atendimento necessita de pelo menos um estagiário para cada dia da semana. E o estagiário deve ter, pelo menos, uma tarde livre por semana disponível para cumprir esse estágio.

Fernando

fsantos.fernando@

gmail.com Gene

gene.lyra@gmail.c om

Luciana

lpr.luciana@gmail.

com Marcello

marcellolucas@g mail.com

Marquinhos margonjunior@gm ail.com

Investigaçã

o Trata-se de um projeto de ensino e de pesquisa sobre a própria prática de ensinar matemática. O estagiário se envolverá no estudo e produção de atividades de resolução de

Luciana e

Marquinhos

(2)

Matemática em sala de aula

CEPAE

problemas e de investigação matemática para alunos do 6o ano do EF, bem como se envolverá no desenvolvimento dessas atividades em sala e na reflexão sobre as aulas. O projeto prevê a participação em algumas aulas do 6o ano, por isso é necessário ter alguma disponibilidade no período matutino

margonjunior@gm ail.com

LUDENS CEPAE

Projeto de extensão do Departamento de Matemática com intuito de oferecer aos alunos do ensino fundamental ao ensino médio atividades nas quais o conhecimento matemático é abordado por meio de atividades lúdicas, brincadeiras educativas e na promoção de um concurso de construção de brinquedos nos quais a Matemática seja tema ou ferramenta

Gene Luciana Marquinhos margonjunior@gm ail.com

OBMEP CEPAE

A Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas é uma competição aberta a todos os estudantes dos Ensinos Fundamental (a partir do 6ª ano), Médio e Universitário das escolas públicas e privadas de todo o Brasil.

Fernando

fsantos.fernando@

gmail.com Laboratório

de

Educação Matemática do CEPAE

O objetivo principal desse projeto é atender alunos da 1ª fase do ensino fundamental em suas dificuldades de aprendizagem em matemática.

Luciana

lpr.luciana@gmail.

com Aprenda

Matemática por meio de

Materiais Lúdicos CEPAE

O objetivo principal desse projeto é o ensino e aprendizagem de matemática por meio de materiais lúdicos. O estudante/estagiário aprenderá como trabalhar com vários materiais concretos para ensinar matemática. Também elaborará materiais com esse intuito, com materiais reutilizáveis. Nesse contexto não está incluído os jogos. Oficinas serão realizadas pelos estagiários fora e dentro da UFG. É um projeto registrado na extensão.

Karly

karlyalvarenga@g mail.com

Matemática Básica em

Os objetivos primordiais desse projeto são: assistir e ministrar aulas de matemática do ensino fundamental aos sábados, elaborar e utilizar material didático. Podem participar das

Karly e José Pedro karlyalvarenga@g

(3)

Perspectiva PETMAT

aulas pessoas que querem rever esse conteúdo. As reuniões de planejamento acontecem às terças-feiras. É um projeto vinculado ao PETMAT/UFG.

mail.com

zepedroufg@gmail .com

Vivenciand o o LEMAT

Objetivo: ofertar ao estagiário a oportunidade de vivenciar o LEMAT e suas frentes de atuação,

por meio do acompanhamento e participação em distintas atividades que contribuam para o

seu desenvolvimento acadêmico e sua formação.

Janice- coord.

Lorena -super.

janiceplopes@gm ail.com

Tutoria LEMAT

Objetivo: desenvolver ações de acompanhamento sistemático, direcionando o estudo de estudantes oriundos da educação básica, em geral, por meio do planejamento e execução de

ações pedagógicas pautadas pelo acerco didático e bibliográfico do Lemat.

janiceplopes@gm ail.com

Produção e avaliação de material audiovisual LEMAT

Realizar atividades relacionadas à avaliação e produção de produtos audiovisuais, vinculados ao processo de comunicação e divulgação das ações realizadas no âmbito do LEMAT/IME-UFG e do Núcleo de Investigação em Educação Matemática e Tecnologia Assistiva (NIEMAT), vinculado ao Laboratório de Educação Matemática; por meio da construção/revisão dos seus respectivos sites, em prol da consolidação de uma identidade visual do NIEMAT e do LEMAT.

Orientador(a):

Janice Lopes Supervisor(a):

Elisabeth Faria Cubo

mágico:

que eu ganho com isso?

Objetivos: realizar estudo sistemático acerca do Cubo Mágico e suas contribuições para os processos de ensino e aprendizagem de Matemática; estabelecer indicadores e métricas que auxiliem na avaliação das potencialidades da prática do Cubo Mágico enquanto instrumento pedagógico e de incentivo ao desenvolvimento cognitivo, ao raciocínio lógico- dedutivo e autoestima dos praticantes/estudantes.

janiceplopes@gm ail.com

(4)

LEMAT

Uso de softwares no ensino da

matemática

Este projeto tem como principal objetivo oferecer aos licenciandos do curso de Matemática um espaço em que possam vivenciar experiências de ensino com o uso de recursos tecnológicos. As atividades desenvolvidas integram estudos para que o licenciando compreenda o papel do professor de matemática diante da tecnologia, como elemento estruturante da sua prática pedagógica, além de compreender a importância do desenvolvimento de uma prática docente que instigue o aluno a desenvolver o pensamento matemático ao se deparar com as situações de aprendizagem. Neste sentido, a experiência proporcionada ao estagiário se estrutura em dois movimentos, passando por atividades desenvolvidas no LEMAT/IME para estudos, orientações, elaboração de materiais, discussões e reflexão sobre a prática desenvolvida; e desenvolvendo ações junto a professores de escolas da rede pública de ensino, com os quais vivenciam a prática de sala/laboratório aplicando e experimentando o uso dos materiais preparados para o uso das tecnologias. Deste modo, pretendemos agregar à formação do professor de matemática elementos que contribuam para a sua relação com as tecnologias e o seu uso no ensino de matemática.

Elisabeth

elisabeth.c.faria@

gmail.com

Matemática no Circo PETMAT

O projeto “Matemática no Circo” nasceu de uma proposta feita ao Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Goiás pela Escola de Circo Laheto, a fim de desmistificar a Matemática por meio do desenvolvimento de atividades lúdicas e que propõe centrar-se no interesse dos alunos e complemento ao ensino de tal disciplina.

Sendo desenvolvido por meio de atividades elaboradas e realizadas pelos integrantes bolsistas e não bolsista do Programa de Educação Tutorial de Matemática (PETMAT), no qual o maior desafio encontrado pelos integrantes é relacionar a matemática com a arte circense, pois somos meros estudantes graduandos do curso de Licenciatura em Matemática, para tanto, estudamos com afinco esta arte que tanto nos encanta com suas cores e alegria

Wellington

wellingtonlimacedr o@gmail.com

Vivenciand

o o Cálculo O Programa de Educação Tutorial da Licenciatura em Matemática (PETMAT), empenhado Wellington

(5)

PETMAT

em buscar a melhoria do curso de graduação e com o processo de ensino e aprendizagem dessa disciplina, decidiu criar o projeto “Vivenciando o Cálculo no curso de Matemática”, cujo objetivo principal é de oportunizar aos alunos um ambiente colaborativo de aprendizagem, a partir de uma prática de ensino fundamentada na Educação Tutorial Diante da Educação Tutorial, o projeto objetiva promover a melhoria da qualidade do curso e a efetivação de uma aprendizagem significativa da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I (CDI I). Dessa forma, reduzir o índice de desistência e reprovação dos alunos/tutorados, de maneira que possa levá-los a uma reflexão sobre os conhecimentos matemáticos estudados. Com isto construir um espaço educativo de aprendizagem entre iguais, caraterizado pela tutoria, elevando a autoestima dos alunos. Proporcionando uma preparação aos alunos, dando visão aos conhecimentos necessários para um bom aproveitamento da disciplina.

wellingtonlimacedr o@gmail.com

Clube de matemática

O Clube de Matemática é um espaço que proporciona aos alunos do ensino fundamental contato com atividades diferenciadas que envolvem a Matemática de maneira lúdica, despertando a curiosidade e o interesse pelo conhecimento.

No Clube de Matemática os conceitos matemáticos são apresentados por meio de jogos e situações-problema tiradas do cotidiano, que sejam envolventes e façam com que as crianças percebam o papel do conhecimento e suas aplicações práticas. As atividades desenvolvidas pelos estagiários:

 Leituras e discussões.

 Planejamento e organização de atividades lúdicas.

 Desenvolvimento das atividades com a participação dos alunos da escola-campo.

 Produção de textos para reflexão.

Wellington

wellingtonlimacedr o@gmail.com

Referências

Documentos relacionados

Médio Tejo, EPE, o Hospital Distrital de Santarém, EPE, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho, EPE, e a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, EPE, remeteram os

E quando discrepâncias escandalosas entre o luxo e a miséria destroem a noção de que todos os cidadãos estão de algum modo no mesmo barco – como se corre o

à sua atuação como lobista junto ao Partido dos Trabalhadores. PABLO KIPERSMIT também não soube informar o porquê dos pagamentos, uma v e z que nunca contratou serviços

Os produtos mais utilizados por essas mulheres são para a pele e cabelo, como hidratantes, protetores solar e tintura para cabelo;. Boa parte delas detecta a falta de

• 1 armário para vestiário em aço carbonado com previsão para cadeados • 1 lixeira com tampa acionada por pedal em polipropileno na cor branca com. capacidade para 10 litros

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

A maneira expositiva das manifestações patológicas evidencia a formação de fissuras devido a movimentação térmica das paredes, Figura 9, que não foram dimensionadas com

Exmo Sr. Diretor Geral de Educação. a dos trabalhos reali- zados no último ano letivo. Só agora, devidamente autorizado pelo exmo. Chefe do Go- verno Provisório, pude iniciar as