• Nenhum resultado encontrado

Assistência de enfermagem ao paciente portador de tuberculose em unidade básica de saúde : elaboração de instrumento

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Assistência de enfermagem ao paciente portador de tuberculose em unidade básica de saúde : elaboração de instrumento"

Copied!
73
0
0

Texto

(1)

REDE NORDESTE DE FORMAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

FACULDADE DE FARMÁCIA, ODONTOLOGIA E ENFERMAGEM MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA

RAFAELLE LOPES DE OLIVEIRA

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE PORTADOR DE TUBERCULOSE EM UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE: ELABORAÇÃO DE

INSTRUMENTO

(2)

RAFAELLE LOPES DE OLIVEIRA

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE PORTADOR DE TUBERCULOSE EM UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE: ELABORAÇÃO DE INSTRUMENTO

Dissertação apresentada ao Mestrado Profissional em Saúde da Família da Rede Nordeste em Saúde da Família, nucleadora Universidade Federal do Ceará, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Saúde da Família, modalidade Profissional.

Orientador: Prof. Emilia Soares Chaves, Doutora.

Co-Orientadora: Rafaella Pessoa Moreira

(3)

RAFAELLE LOPES DE OLIVEIRA

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE PORTADOR DE

TUBERCULOSE EM UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE: ELABORAÇÃO DE

INSTRUMENTO.

Dissertação apresentada ao Mestrado Profissional em Saúde da Família da Rede Nordeste em Saúde da Família, nucleadora Universidade Federal do Ceará, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Saúde da Família, modalidade Profissional.

Aprovada em: 28/04/2014

BANCA EXAMINADORA

_________________________________________________

Profa. Dra. Emilia Soares Chaves Presidente

RENASF/UNILAB

_________________________________________________

Profa. Dra. Isaura Letícia Tavares Palmeira Rolim Primeiro Examinador

UFMA

_________________________________________________

Profa. Dra. Tahissa Frota Cavalcante Primeiro Examinador

UNILAB

_________________________________________________

Profa. Dra. Flávia Paula Magalhães Monteiro Primeiro Examinador

(4)

Dedico esta dissertação a minha família, pela fé e confiança depositada.

(5)

AGRADECIMENTOS

À minha família, que sempre me estimula a crescer e esteve comigo nos momentos importantes da vida;

À todos os professores do mestrado que colaboraram para minha formação e na elaboração deste trabalho e por iniciar novas possibilidades;

Meus sinceros agradecimentos ao serviço de saúde e aos participantes da pesquisa;

Em especial, agradeço a minha orientadora, Professora Dra. Emilia Soares Chaves, pela oportunidade de aprendizado, incentivo nos momentos de orientação, disponibilidade e atenção dedicada em cada fase desse trabalho;

À minha co-orientadora Dra Rafaella Pessoa Moreira pelas sugestões e contribuições no desenvolvimento do estudo;

Aos colegas e amigos da turma pelos momentos que passamos juntos;

(6)

RAFAELLE LOPES DE OLIVEIRA. Assistência de enfermagem ao paciente portador de

tuberculose em unidade básica de saúde: elaboração de instrumento, 2014. Dissertação

(Mestrado Profissional em Saúde da Família) - Universidade Federal do Ceará, Ceará, 82p.

RESUMO

A tuberculose continua a merecer especial atenção dos profissionais de saúde e da sociedade como um todo. O papel da enfermagem adquire especial importância na execução das ações de controle da doença. Sabe-se que o cliente em tratamento, sofre estigma e está sujeito a várias alterações físicas e psicológicas. Portanto, a possibilidade de um acompanhamento mais organizado e direcionado poderia minimizar tais consequências, assegurando maior adesão. Neste contexto, considerou-se a necessidade de colaborar para a implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem. O estudo teve como objetivos: Identificar os diagnósticos de enfermagem em portadores de tuberculose; Criar um instrumento para a sistematização da assistência de enfermagem. Tratou-se de um estudo descritivo e exploratório. Foi realizado em uma Unidade de Atenção Primária à Saúde, vinculada a Prefeitura de Fortaleza-Ceará. A População constou de 13 pacientes em tratamento. A coleta dos dados foi realizada em fevereiro de 2014. As informações coletadas para a fase de identificação dos diagnósticos de Enfermagem tiveram como ponto de partida um instrumento elaborado pelo Ministério da Saúde. Como base para a construção dos diagnósticos, resultados e intervenções foi utilizada a Taxonomia II da NANDA e as ligações entre NANDA, NOC E NIC. Foram identificados 11 diagnósticos de enfermagem, sendo os mais frequentes: Padrão respiratório ineficaz; náusea; intolerância à atividade; nutrição desequilibrada: menos do que as necessidades corporais; conhecimento deficiente sobre as medidas preventivas, controle, tratamento e autocuidado; hipertermia; fadiga; integridade da pele prejudicada; falta de adesão; isolamento social. A partir destes, foram estabelecidos os resultados esperados e intervenções de enfermagem para compor o plano de cuidados. Conclui-se que é possível elaborar um instrumento para a sistematização da assistência de enfermagem a pacientes portadores de tuberculose, com o intuito de melhorar a qualidade e garantir a continuidade do cuidado de enfermagem.

(7)

RAFAELLE LOPES DE OLIVEIRA. Assistência de enfermagem ao paciente portador de

tuberculose em unidade básica de saúde: elaboração de instrumento, 2014. Dissertação

(Mestrado Profissional em Saúde da Família) - Universidade Federal do Ceará, Ceará, 82p.

ABSTRACT

Tuberculosis continues to receive special attention from health professionals and society as a whole. The role of nurses is particularly important in the implementation of actions to control the disease. It is known that the customer treatment suffers stigma and is subject to various physical and psychological changes. Therefore, the possibility of a more organized and targeted monitoring could minimize such consequences, ensuring greater compliance. In this context it is the need to collaborate to implement the Care System Nursing. The study aimed to: identify the nursing diagnoses in patients with tuberculosis; create an instrument for systematization of nursing care. This was a descriptive, exploratory study. Was performed on a Unit Primary Health Care, linked to Government of Fortaleza - Ceará. The population consisted of 13 patients undergoing treatment. Data collection was conducted in February 2014. Information collected for phase identification of nursing diagnoses had as its starting point an instrument prepared by the Ministry of Health as a basis for the construction of diagnoses, outcomes and interventions was used to NANDA Taxonomy II and the links between NANDA, NIC and NOC. 11 nursing diagnoses were identified, the most common being: Ineffective breathing pattern; nausea; activity intolerance; imbalanced nutrition: less than body requirements; poor knowledge about preventive measures, control, treatment and self-care; hyperthermia; fatigue; Impaired skin integrity; noncompliance; social isolation. From these, the expected outcomes and nursing interventions were established to make the care plan. We conclude that it is possible to develop an instrument for systematization of nursing care to patients with tuberculosis, in order to improve quality and ensure continuity of nursing care.

(8)

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 08

1.1.1 Processo de enfermagem 08

1.2 Tuberculose 09

1.3. Tratamento Diretamente Observado e Sistematização da Assistência 11

2 OBJETIVOS 13

2.1 Geral 13

2.2 Específicos 13

3 REFERÊNCIAL TEÓRICO 14

4 METODOLOGIA 19

4.1 Natureza do estudo 19

4.2 Local da Pesquisa 19

4.3 População e amostra 20

4.4 Coleta de dados 20

4.5 Análise, organização e interpretação dos dados 21

4.6 Aspectos éticos legais 22

5 RESULTADOS 24

5.1 Caracterização dos sujeitos 24

6 DISCUSSÃO 39

7 CONCLUSÃO 44

REFERÊNCIAS 46

APÊNDICE A - TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO 49

APÊNDICE B – DECLARAÇÃO DE CIÊNCIA DA REALIZAÇÃO DO PROJETO 51

APÊNDICE C – PLANO DE CUIDADOS AO PACIENTE 52

ANEXO A – FORMULÁRIO DE COLETA DE DADOS 63

(9)

1 INTRODUÇÃO

1.1 Processo de Enfermagem

A ciência da enfermagem está baseada numa ampla estrutura teórica e o processo de enfermagem é um método, através do qual essa estrutura é aplicada à prática da enfermagem. A participação do cliente nesse processo é de fundamental importância, pois oferece subsídios para o levantamento e validação dos dados, expressando seus reais problemas, procurando realizar troca de informações, de expectativas e de experiências. Assim, será possível desenvolver um plano de cuidados mais adequado e estabelecer resultados atingíveis (GOUVEIA e LOPES, 2004).

O enfermeiro ao lançar mão da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) proporciona um espaço para expressão/captação das necessidades, colaborando para a resolução de problemas de sua competência e articulação com outros setores, profissionais ou estruturas de apoio (MARQUES, 2012).

A enfermagem brasileira tem avançado nas pesquisas em relação ao processo de enfermagem tanto no ensino quanto na implementação e aplicabilidade. Entretanto, muitas instituições de saúde ainda não adotaram esse método de assistência, já que o conhecimento teórico-prático dos enfermeiros sobre o mesmo tem se mostrado deficiente.

Dentre as etapas da sistematização, está a identificação dos diagnósticos de enfermagem e suas possíveis intervenções. Uma das classificações diagnósticas de Enfermagem é a Taxonomia II da NANDA Internacional, e para a classificação dos resultados e intervenções de Enfermagem tem-se a Nursing Outcomes Classification (NOC) e Nursing Interventions Classification (NIC), respectivamente.

O estabelecimento do DE é uma atribuição exclusiva do enfermeiro e a sua execução, além de proporcionar melhores condições de planejamento e qualificação do cuidado ofertado, melhora a comunicação entre os enfermeiros e entre os mesmos e a equipe multiprofissional, o que contribui para o desenvolvimento da profissão.

(10)

aprimoramento contínuo do enfermeiro. Portanto, o enfermeiro, ao utilizar o processo de enfermagem enfocando o diagnóstico, passa a ter subsídios para as suas intervenções.

O diagnóstico de enfermagem compreende uma das fases do processo de enfermagem, que deve ser fundamentado em um julgamento clínico de evidências, exigindo do enfermeiro competências nos domínios intelectual, interpessoal e técnico, uma vez que dão subsídios à escolha das intervenções e projeção dos resultados (HERDMAN, 2012). Portanto, considerando a utilização de diagnósticos na prática do enfermeiro, julga-se importante que este aspecto seja tratado junto a um grupo específico da população assistida pelo enfermeiro, portadores de tuberculose.

1.2 Tuberculose

Desta forma, quanto à tuberculose (TB), esta continua a merecer especial atenção dos profissionais de saúde e da sociedade como um todo. Ainda obedece a todos os critérios de priorização de um agravo em saúde publica, ou seja, de grande magnitude, transcendência e vulnerabilidade.

Apesar de já existirem recursos tecnológicos capazes de promover seu controle, ainda não há perspectiva de obter, em futuro próximo, sua eliminação como problema de saúde publica, a não ser que novas vacinas ou medicamentos sejam desenvolvidos. Alem disso, a associação da tuberculose com a infecção pelo HIV e a emergência e propagação de cepas resistentes representam desafios adicionais em escala mundial (BRASIL, 2011).

A tuberculose é, certamente, uma das mais antigas doenças que afligem a humanidade. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que ocorram no mundo cerca de 8 a 9 milhões de casos novos por ano e ao redor de 3 milhões de óbitos pela doença. Para o Brasil, estima à incidência de 124 mil casos por ano (BRASIL, 2006).

A tuberculose continua sendo mundialmente um importante problema de saúde, exigindo o desenvolvimento de estratégias para o seu controle, considerando aspectos humanitários, econômicos e de saúde pública.

(11)

causam indignação e trazem um desafio grandioso. São mais de 70 mil casos novos e o número de óbitos ultrapassa a cifra de 4,5 mil a cada ano (BRASIL, 2011).

O Brasil reduziu de 73.673 para 70.601 o número de casos novos de tuberculose entre 2008 e 2010. Assim a taxa de incidência (número de pacientes por 100 mil habitantes) baixou de 38,8 para 38,0. Há duas décadas, em 1990, a incidência da doença era de 56 casos por 100 mil hab. E a mortalidade de 3,6 por 100 mil. Até 2015, os indicadores devem chegar a 28/100.000 e 1,8/100.000, respectivamente, alcançando a meta de reduzir em 50% a taxa de incidência e mortalidade, em relação a 1990. A tuberculose é a quarta causa de óbitos por doenças infecciosas e a primeira entre pessoas que vivem com HIV/AIDS. (BRASIL, 2011)

O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) registrou em 2010, 87.244 novos casos de TB em todo o país, sendo que devido à subnotificação e a semelhança sintomática com outras patologias do trato respiratório, as estimativas anuais de 100 mil novos casos foram confirmadas. O Brasil fica colocado atualmente na 17ª posição no Ranking

Internacional da Tuberculose (BRASIL, 2011).

Em 315 dos 5.565 municípios brasileiros estão concentrados 70% dos casos (WHO, 2009). A incidência entre homens é o dobro daquela entre mulheres. As populações mais vulneráveis são compostas por indígenas (incidência quatro vezes maior do que a média nacional); portadores de HIV (30 vezes maior); presidiários (40 vezes maior); e moradores de rua (60 vezes maior). No entanto há ocorrência em todos os seguimentos da sociedade; independente da renda ou escolaridade (BRASIL, 2009).

Em 2010, o Estado do Ceará notificou 3.456 casos novos de TB, apresentando uma taxa de incidência de 40,9/100.000 habitantes. A capital do estado, Fortaleza, apresentou taxa de incidência entre os casos novos de 68,3/100.000 habitantes. Nos últimos 10 anos, esse indicador vem apresentando tendência de queda, semelhante à taxa de incidência do Brasil (BRASIL, 2011).

Em relação à taxa de mortalidade, em 2009, o estado apresentou 3,2/100.000 habitantes e a capital, 5,3/100.000 habitantes. Em 2010, 64,5% dos casos novos de TB realizaram Tratamento Diretamente Observado (TDO) no SINAN. Avaliando o encerramento dos casos, em 2009 o estado obteve 69,9% de cura e 8,4% de abandono entre os casos novos de TB. A meta é alcançar 85% de cura e menos de 5% de abandono (BRASIL, 2011).

(12)

a ser combatido. Para além das medidas técnico-administrativas, ampliou o orçamento do Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT) em mais de 14 vezes, quando comparado ao ano de 2002, e tem estimulado firmemente a organização e a participação da sociedade civil no controle social da tuberculose (BRASIL, 2011).

1.3 Tratamento diretamente observado e sistematização da assistência

No plano técnico, o MS ampliou e qualificou a equipe do PNCT viabilizando uma ativa participação de seus técnicos em todo o território nacional e em foros internacionais de decisão e adotou cada um dos elementos da estratégia do Stop TB, a começar pelo seu primeiro elemento que trata da implementação do tratamento diretamente observado (TDO) (BRASIL, 2011).

Além do TDO, o Ministério da Saúde tem se pautado pelo fortalecimento do Sistema Único de Saúde, promovendo a articulação entre diferentes programas que possam contribuir para o controle da endemia no País, particularmente no combate à co-infecção Tuberculose – TB/Vírus da Imunodeficiência Humana – HIV e na promoção do acesso às populações mais vulneráveis aos serviços de saúde, sempre na perspectiva da descentralização das ações de controle da tuberculose, com ênfase absoluta na atenção básica (BRASIL, 2011). Para que a descentralização possa avançar com a garantia da qualidade do serviço, é fundamental o envolvimento de todos os profissionais de saúde em equipes multidisciplinares, nas quais a participação de cada um é parte indispensável para o sucesso das ações. Desta forma, o desenvolvimento das atividades em equipe e com foco no usuário é o elemento-chave para o alcance das metas e a superação dos desafios.

Nesse cenário, o papel da enfermagem, categoria fundamental para a condução das intervenções de saúde pública no país, adquire especial importância na execução das ações de controle da tuberculose e, por isso, o Ministério da Saúde elaborou em 2011 uma edição de um protocolo específico (TDO na atenção básica - protocolo de enfermagem) para as atividades do enfermeiro no âmbito da atenção básica, reconhecendo a importância da sistematização do trabalho da enfermagem como metodologia fundamental para garantir a supervisão de todo tratamento e evitar intercorrências.

(13)

assegurando uma maior adesão ao tratamento. A sistematização da assistência de enfermagem é relevante para organização do acompanhamento e da conduta de tais pacientes.

O objetivo da assistência de enfermagem para o paciente com tuberculose é acompanhá-lo e a sua família durante todo o tratamento, possibilitando identificar e monitorar os efeitos adversos, complicações decorrentes e algum fator que possa influenciar o abandono, desenvolvendo ações de promoção, prevenção e tratamento. Os registros realizados atualmente, na prática, despendem muito tempo, por falta de uma sistematização adequada, uma vez que são realizados de forma descritiva e aleatória e não permitem uma organização dos dados. Desta forma, houve interesse em buscar a elaboração de um instrumento que pudesse sistematizar o trabalho realizado pelo enfermeiro.

Neste contexto, considerou-se a necessidade de colaborar para a implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), uma vez que, possivelmente, se fará o instrumento de comunicação que efetivará as atividades do enfermeiro para assistir o paciente, promovendo subsídios para o planejamento, coordenação e avaliação das suas ações.

A temática escolhida para o presente estudo deve-se ao fato da pesquisadora trabalhar há oito anos como enfermeira da Estratégia de Saúde da Família de uma Unidade Básica de Saúde da Família e ser uma das enfermeiras responsáveis pelo TDO na unidade, além da afinidade pelo tema.

Ademais, espera-se que os resultados desse trabalho tenham relevância na melhoria da assistência ao paciente com tuberculose, melhore os registros, as questões operacionais das ações de controle, possa otimizar o serviço, aumente a taxa de adesão ao tratamento, de cura e fomente a promoção da saúde na comunidade.

(14)

2 OBJETIVOS

2.1 Geral

 Construir um instrumento para a sistematização da assistência de enfermagem de portadores de tuberculose em uma unidade básica de saúde da família.

2.2 Específicos

 Identificar os diagnósticos de enfermagem mais frequentes;

(15)

3

REFERENCIAL TEÓRICO

A partir da declaração da OMS que a Tuberculose era uma emergência em todo o planeta iniciou-se uma estratégia denominada Tratamento Diretamente Observado – TDO, que logo foi implementada e passou a ser uma poderosa arma no controle dos doentes com tuberculose e na administração dos medicamentos. Em 1999 o Brasil adotou esta estratégia através do PNCT e exigiu que o país se adequasse estruturalmente para que houvesse um suporte de qualidade e rápido aos casos de TB, desde seu diagnóstico, na disponibilidade dos fármacos até o acompanhamento integro e diagnóstico final de cura (DAVID, 2007).

No Brasil, com o TDO, o paciente recebe a medicação, lanche, cesta básica e auxílio-transporte, além da tomada do medicamento ser observada por um funcionário do serviço de saúde. A melhor forma de implantar a supervisão do tratamento deve ser decidida no nível local, segundo a realidade da comunidade envolvida, os recursos disponíveis e a aceitação do paciente nesse processo (ALBUQUERQUE, 2007).

A estratégia do TDO tem mostrado uma melhora nos índices de abandono de tratamento, sobretudo por garantir que o cliente bacilífero tenha continuidade na adesão e, se o mesmo desistir ou negligenciar, os profissionais de saúde tem a capacidade de notar precocemente e agir neste problema. Apesar do aparente bom resultado que o TDO pode trazer, os fatores sociais ainda prevalecem de forma ímpar no abandono do mesmo, como o analfabetismo, escolaridade baixa e falta de informação ao tratamento, que ainda são barreiras a se conquistar na luta contra a patologia (ALBUQUERQUE, 2007)

Durante muitas décadas, na maioria das instituições de saúde, inexistia ou não era utilizado um método para sistematizar a assistência de enfermagem. Com o tempo, os enfermeiros sentiram necessidade de criar uma forma para sistematização dos cuidados. No Brasil, iniciou na década de 70, com Wanda Horta de Aguiar, a teoria das necessidades humanas básicas e o desenvolvimento do processo de Enfermagem como forma de aplicação da teoria na prática (DOMINGUES; AMESTOY e SANTOS, 2006).

O processo de enfermagem (PE) é a metodologia utilizada para sistematizar e organizar a assistência de enfermagem, com vistas à otimização do cuidado e ao atendimento das necessidades do paciente, família e comunidade (MARQUES, 2012).

(16)

sobre a pessoa, família ou coletividade humana. Diagnóstico de Enfermagem – processo de

interpretação e agrupamento dos dados coletados na primeira etapa, que culmina com a tomada de decisão e que constituem a base para a seleção das ações ou intervenções com as quais se objetiva alcançar os resultados esperados. Planejamento de Enfermagem – é a determinação dos resultados que se espera alcançar; e das ações ou intervenções de enfermagem que serão realizadas. Implementação – realização das ações ou intervenções determinadas na etapa de Planejamento de Enfermagem. Avaliação de Enfermagem processo deliberado, sistemático e contínuo de verificação de mudanças para determinar se as ações ou intervenções de enfermagem alcançaram o resultado esperado; e de verificação da necessidade de mudanças ou adaptações nas etapas do Processo de Enfermagem (GOUVEIA e LOPES, 2004).

A aplicação do processo de enfermagem vem contribuindo para o desenvolvimento de sistemas de classificação de enfermagem para os elementos da prática profissional, como a Taxonomia e Diagnóstico de enfermagem da NANDA Internacional, a Classificação de Intervenções de Enfermagem (NIC), a Classificação de Resultados de Enfermagem (NOC), o Sistema Omaha, a Classificação dos Cuidados Domiciliares de Saúde (HHCC), e a Classificação Internacional para a Prática da Enfermagem (CIPE®), que tem o seu desenvolvimento e aprimoramento coordenado pelo International Council of Nurse (ICN) (Conselho Internacional de Enfermeiras – CIE).

O termo diagnóstico de enfermagem é definido pela NANDA como “um julgamento clínico sobre a resposta de um indivíduo, uma família ou uma comunidade com relação a problemas de saúde reais ou potenciais/ processos de vida que fornecem a base para uma terapia definitiva que busca alcançar resultados nos quais a enfermagem é necessária” (NANDA, 2012).

Dentre os sistemas de classificação de diagnósticos de enfermagem, o da NANDA Internacional é um dos mais divulgados e aplicados mundialmente. Este sistema oferece uma linguagem padronizada a ser utilizada no processo e no produto do raciocínio e julgamento clínico acerca dos problemas de saúde ou dos processos vitais (GARCIA; NÓBREGA, 2004).

(17)

influenciam a competência do enfermeiro em diagnosticar e, conseqüentemente, interferem no processo diagnóstico. A capacidade de observação, as habilidades em reunir e interpretar dados, os conhecimentos básicos, as habilidades intelectuais, as experiências passadas, a intuição, o referencial teórico adotado, entre outros, são exemplos de fatores que podem ser citados (GUEDES, 2011).

Na implementação do processo de enfermagem, em especial o diagnóstico de enfermagem, o que se tem enfrentado são dificuldades igualitárias, independentes da instituição em que o processo se estabeleça. Existem, obviamente, as particularidades de cada instituição, mas no contexto geral a problemática se repete (FRANÇA et al, 2007).

Em várias experiências teórico-práticas, a implantação do Processo de Enfermagem tem sido lenta e difícil. Há resistência dos enfermeiros e isto deve-se muitas vezes à falta de experiência prévia em outros serviços, à visão de que o processo seja complexo, demande muito tempo e que por isso não seja factível na prática diária (FRANÇA

et al., 2007).

Estudos em populações e situações clínicas específicas são de grande valia, uma vez que a inferência diagnóstica acurada aumenta a efetividade dos cuidados ao prescrever ações de enfermagem específicas e orientadas à resolução e/ou controle dos problemas identificados (ESPÉRON; SÁNCHEZ, 2002).

Carpenito-Moyet (2004) define diagnóstico como o estudo cuidadoso e crítico de algo, para a determinação de sua natureza. A questão não é se os enfermeiros devem diagnosticar, mas o que podem diagnosticar. O diagnóstico de enfermagem é visto como um julgamento clínico sobre as respostas do indivíduo, da família ou da comunidade aos problemas de saúde/processos vitais reais ou potenciais. O diagnóstico de enfermagem proporciona a base para a seleção das intervenções de enfermagem, visando a alcançar resultados pelos quais o enfermeiro é responsável.

Conforme Brunner e Suddarth (2012), os diagnósticos de enfermagem são problemas atuais ou potenciais do paciente passíveis de resolução pelas ações independentes da enfermagem.

(18)

aos resultados esperados do paciente a as intervenções necessárias para ajudar a obter esses resultados.

Os diagnósticos de enfermagem da NANDA criam uma linguagem padronizada que reflete a complexidade e a diversidade da prática de enfermagem, tornando as experiências dos pacientes compreensíveis para todos os membros da equipe de saúde da família.

Em 1987 foi elaborada a NIC (Classificação das Intervenções de Enfermagem) na Universidade de Iowa, criando uma linguagem padronizada abrangente que nomeia e descreve as intervenções que os profissionais de enfermagem executam na prática clínica em resposta a um diagnóstico de enfermagem, voltada para a NANDA. A primeira edição foi elaborada em 1992 com 336 intervenções. A estrutura taxonômica foi validada e codificada, incluindo aspectos psicossociais e fisiológicos com intervenções direcionadas a tratamento de doenças, prevenção e promoção da saúde. Tal classificação já é reconhecida internacionalmente (JONHSON M. et al, 2009).

Segundo a NIC, a intervenção de enfermagem é “qualquer tratamento baseado no julgamento e no conhecimento clínico realizado por um enfermeiro para melhorar os

resultados do paciente/cliente” (NIC, 2008). As intervenções NIC estão relacionadas aos

diagnósticos de enfermagem da NANDA. Ou seja, as intervenções encontradas estarão sempre associadas a um correspondente nos diagnósticos de enfermagem.

A Classificação das Intervenções de Enfermagem (NIC) tem como propósitos: realização de documentação clínica; comunicação acerca do cuidado realizado, quer entre profissionais ou quer entre os diversos setores que o paciente percorre durante a atenção à saúde; agregação de informações em pesquisas e em bases de dados relacionados; avaliar a produtividade em termos da relação custo benefício da intervenção de enfermagem; inclusão nos currículos de formação de profissionais de enfermagem (JONHSON M. et al, 2009).

Ainda de acordo com o mesmo autor, para selecionar uma intervenção de enfermagem deve-se observar o resultado esperado do paciente, as características definidoras do diagnóstico de enfermagem, a base de pesquisa associada com a intervenção, a viabilidade para realizar a intervenção, a aceitação da intervenção pelo paciente, e a capacidade (física, intelectual e legal) do profissional para executá-la.

(19)

classificação abrangente e padronizada de resultados da clientela (indivíduo, família ou comunidade) que são influenciados pela execução de intervenções de enfermagem, tanto as do campo de ação independente quanto as do campo de ação interdependente (JONHSON M. ET AL, 2009).

O NOC apresenta em sua estrutura sete domínios: saúde funcional; saúde fisiológica; saúde psicossocial; conhecimento e comportamento de saúde; saúde percebida; saúde da família; saúde da comunidade(JONHSON M. ET AL, 2009).

Os resultados de enfermagem descrevem o estado; os comportamentos e as percepções ou sentimentos do cliente em resposta ao cuidado que lhe foi prestado. Os resultados são diretamente influenciados pelas as intervenções de enfermagem, ações de outros profissionais, variáveis organizacionais e ambientais, circunstâncias específicas do paciente, entre outras (JONHSON M. et al., 2009).

(20)

4 METODOLOGIA

4.1 Natureza do Estudo

Tratou-se de um estudo descritivo e exploratório para a elaboração de um instrumento de sistematização da assistência de enfermagem. A pesquisa descritiva visa descrever as características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis. Envolve o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados: questionário e observação sistemática (GIL, 2009).

Os estudos exploratórios são aqueles que permitem ao investigador aumentar a sua experiência, aprofundando seu estudo e adquirindo um maior conhecimento a respeito de um problema. Podem ainda servir para levantar possíveis problemas de pesquisa (GIL, 2009).

4.2 Local da Pesquisa

A Pesquisa foi realizada em uma Unidade de Atenção Primária à Saúde, pertencente a Regional VI, vinculada a Prefeitura Municipal de Fortaleza-Ceará. A opção pela referida instituição deve-se aos seus indicadores revelarem grande demanda de pacientes com tuberculose, além de ser um local no qual a pesquisadora já tem proximidade com os pacientes por trabalhar na referida Instituição.

O serviço investigado oferece atendimento de unidade básica de saúde com profissionais, sendo composta por cinco equipes da Estratégia de Saúde da Família e especialistas em ginecologia e obstetrícia, clínica médica, pediatria e alergologia, cardiologia, além da equipe de professores da Universidade de Fortaleza - UNIFOR.

(21)

4.3 População e amostra

A População do estudo foi de 13 pacientes portadores de tuberculose, sendo o total de pacientes em tratamento na Unidade de saúde, no período da coleta de dados. A amostra foi constituída pelos pacientes que estivessem em conformidade com os critérios de inclusão a seguir citados:

- Pacientes adolescentes e adultos;

- Possuir registro completo de seu acompanhamento no prontuário e/ou fichas do SINAN e/ou outros documentos de coleta de dados para tuberculose do serviço;

- Estar em tratamento para tuberculose nos meses de fevereiro, março e abril de 2014 em qualquer esquema de tratamento;

- Estar participando do tratamento supervisionado realizado pela equipe de enfermagem semanalmente no serviço;

- Não possuir patologias clínicas (como doença mental) que interferissem no consentimento do participante bem como na coleta de dados;

Foram critérios de exclusão:

- Os pacientes que realizaram abandono;

- Os pacientes que estavam em tratamento, mas não eram acompanhados no tratamento supervisionado pela equipe de enfermagem.

Considerando os aspectos mencionados anteriormente, a amostra foi composta por 13 pacientes.

4.4 Coleta de dados

A fase de coleta dos dados foi realizada em fevereiro de 2014. Durante o TDO, numa sala específica e reservada para tal tratamento, realizado semanalmente na unidade de saúde, local do estudo, informações foram coletadas, foram identificados os principais problemas, queixas, fatores relacionados, identificados os diagnósticos de enfermagem e planejadas/elaboradas as intervenções de enfermagem.

(22)

intitulado TDO da Tuberculose na Atenção Básica: Protocolo de Enfermagem. Esse instrumento de coleta de dados (ANEXO A) contem dados pessoais, hábitos de vida, exame físico, avaliação diagnóstica e tratamento terapêutico. Foi aplicado junto aos clientes portadores de tuberculose durante o acompanhamento dos mesmos na Unidade de Saúde.

Percebe-se a necessidade de criação de um novo instrumento mais rápido e objetivo para utilização na prática, que possa ser aplicado a nossa realidade. Este instrumento foi elaborado como proposta para ser posteriormente utilizado, juntamente com o plano de cuidados, na nossa unidade de saúde.

O novo instrumento elaborado contém dados importantes para realização do histórico de enfermagem, tas como: dados de identificação, história da doença atual, hábitos, uso de álcool/outras drogas, história familiar/interação familiar e social, exame físico, nutrição, eliminações, atividade/repouso, sono/vigília e adesão/dificuldades. (histórico de enfermagem - APÊNDICE C)

Após a coleta de dados, foram identificados os diagnósticos de enfermagem e planejadas as intervenções e resultados que formaram um instrumento adequado para nossa realidade, sistematizando a assistência a esses pacientes com tuberculose. Para tanto, utilizou-se como sistema de classificação para uma linguagem padronizada dos diagnósticos de enfermagem a taxonomia II da NANDA-I (NANDA, 2012), para as intervenções de enfermagem, a classificação da NIC (JOHNSON, et al. 2009) e para os resultados a Classificação dos Resultados de Enfermagem da NOC (JOHNSON, et al. 2009).

Assim foi tido como propósito produzir um instrumento - plano de cuidados - adequado, eficiente e de qualidade para esses pacientes.

4.5 Análise, Organização e Interpretação dos dados

(23)

Histórico de enfermagem, diagnósticos, metas/resultados e intervenções, que poderá ser utilizado posteriormente pelos profissionais de Enfermagem da Unidade de Saúde, alvo do estudo, no atendimento e acompanhamento desses pacientes com tuberculose.

Vale ressaltar que para que a utilização possa ser efetivada, outros aspectos devem ser realizados, como a validação do instrumento. Mesmo antes de esta validação acontecer, o instrumento produzido neste estudo será apresentado a outro enfermeiro, responsável técnico pelo programa de tuberculose e que também atua no TDO da unidade local do estudo, para avaliação do mesmo.

4.6 Aspectos éticos legais

As pesquisas que envolvem seres humanos, além cumprir as exigências éticas gerais de toda atividade científica e aquelas ligadas à ética profissional da área de atuação profissional do pesquisador, devem atender ainda a aspectos éticos específicos, tais como estão especificados em Resoluções do Conselho Nacional de Saúde (POLIT, 1995).

As Resoluções específicas exigem que se cumpram aspectos éticos fundamentais na pesquisa com indivíduos, grupo ou comunidade, mediante o consentimento livre e esclarecido do sujeito da pesquisa, ponderação entre riscos e benefícios, comprometendo-se com o máximo de benefícios e o mínimo de danos, da garantia de que danos preveníveis serão evitados e relevância social da pesquisa com vantagens significativas para os sujeitos participantes (POLIT, 1995).

Para garantir a autonomia dos sujeitos da pesquisa, foi esclarecido o fato de a participação ser espontânea, foi dado o direito de se retirar da pesquisa a qualquer momento e que as informações colhidas tinham propósitos acadêmicos. Os sujeitos autorizaram sua participação na pesquisa, pela anuência aposta em termo de consentimento livre e esclarecido (APÊNDICE A). Foi assegurado o anonimato dos participantes.

(24)

Este projeto, inicialmente, foi encaminhado para avaliação e autorização da Coordenação da Instituição. Após assinatura da carta de anuência, foi encaminhado ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) para avaliação e parecer.

(25)

5 RESULTADOS

Foram abordados, no estudo, 13 pacientes portadores de tuberculose que realizavam atendimento na Unidade de Saúde estabelecida. A seguir serão apresentados os resultados obtidos.

5.1 Caracterização dos sujeitos

Tabela 1 – Distribuição dos participantes segundo perfil sócio-demográfico. Fortaleza-CE. 2014

Idade F F%

12 – 19 01 7,7

20 – 34 04 30,8

35 – 49 04 30,8

Acima de 50 04 30,8

Total 13 100%

Gênero F F%

Masculino 08 61,5

Feminino 05 38,5

Total 13 100%

Ocupação F F%

Desempregado 05 38,5

Aposentado 02 15,4

Operador de loja 02 15,4

Do lar 01 7,7

Serviço geral 01 7,7

Estudante 01 7,7

Geólogo 01 7,7

Total 13 100%

Escolaridade F F%

Não alfabetizado 01 7,7

Ensino fundamental 06 46,1

Ensino médio 05 38,5

Nível superior 01 7,7

(26)

Conforme se verifica na tabela 1, em relação à faixa etária dos pacientes, a maior frequência era de indivíduos a partir de 20 anos de idade. Quanto ao gênero entre os pacientes com tuberculose, houve predomínio do sexo masculino. Em relação à ocupação, chama-se atenção a 38,5% dos pacientes desempregados. Apenas um paciente (7,7%) com nível superior, tendo como profissão geólogo. Dois dos pacientes já se encontravam aposentados, um paciente estudante, uma paciente do sexo feminino com profissão Do lar. E apenas três pacientes com vínculo empregatício, sendo dois operadores de loja e um trabalhando em serviço geral. Quanto à escolaridade observa-se que apenas um paciente apresentava nível superior e que a maioria dos pacientes tinha apenas o ensino fundamental.

Tabela 2 – Distribuição dos participantes segundo os tipos de diagnósticos médicos estabelecidos. Fortaleza-CE. 2014

Tipo de TB F F%

Pulmonar Pleural

08 61,5 04 30,8 Mamária 01 7,7

TOTAL 13 100%

(27)

Tabela 3 – Distribuição dos participantes segundo os agravos associados à doença*. Fortaleza-CE. 2014

AGRAVOS ASSOCIADOS Nº % Fumante

Alcoolismo

04 30,8 04 30,8

Drogadição 04 30,8

Asma 01 7,7

Diabetes 01 7,7

Sem agravos 04 30,8

*Alguns pacientes apresentaram pelo menos dois agravos distintos

Observa-se no estudo o grande percentual de pacientes que fazem uso de drogas e/ou álcool. Dos 4 pacientes fumantes, dois eram alcoólatras e um era usuário de crack e outras drogas. Com relação aos quatro pacientes usuários de drogas, um era fumante e também se denominava alcoólatra. Ainda com relação aos usuários de drogas, os quatro pacientes relatam o uso de pelo menos dois tipos de drogas, tais como maconha e crack.

Quatro dos pacientes do estudo, não relataram nenhum agravo. Um paciente era portador de Diabetes Mellitus tipo 2 e fazia tratamento e acompanhamento na unidade para a patologia em questão. E um paciente relatou ser asmático e também ser acompanhado na unidade de saúde para essa outra patologia.

(28)

Tabela 4 – Distribuição dos participantes segundo os sinais, sintomas e fatores de risco. Fortaleza-CE. 2014

Sinais/sintomas/FR F F%

Dispneia

Náusea

Fadiga

07 53,8

04 30,8

05 38,5

Tosse

Febre Hiporexia

Perda de peso

Manifestações cutâneas

Dores articulares

Dor gástrica

Intolerância à atividade

Falta envolvimento dos membros da família

Isolamento social

Deficiência de conhecimento sobre doença e tratamento

08 61,5

04 30,8

06 46,1

06 46,1

04 30,8

02 15,4

02 15,4

05 38,5

06 46,1

03 23,1

(29)

Verifica-se no presente estudo, uma grande variedade de sinais, sintomas e fatores de risco para os pacientes em tratamento de tuberculose. Esses sinais e sintomas podem estar relacionados tanto a doença quanto aos efeitos adversos do tratamento. Houve uma maior frequência de tosse e dispneia (61,5% e 53,8% respectivamente). Em segundo lugar tivemos a hiporexia, termo usado para diminuição do apetite (46,1) e Falta de envolvimento dos membros da família, também com 46,1%.

Uma vez identificados os sinais, sintomas e fatores de risco, esses foram comparados com as características definidoras e problemas colaborativos relatados na literatura (NANDA, 2012). Assim, foram apresentados os principais diagnósticos de enfermagem e categorizados de acordo com sua frequência como mostra a tabela 5.

Tabela 5 – Distribuição dos participantes segundo a presença dos diagnósticos de Enfermagem. Fortaleza-CE. 2014

Diagnósticos de Enfermagem F F % Nutrição desequilibrada: menos

Padrão respiratório ineficaz Intolerância à atividade

Fadiga

Hipertermia Náusea

Integridade da pele prejudicada Dor aguda

Falta de adesão

Isolamento social

Conhecimento deficiente

10 76,9 07 53,8 05 38,5

05 38,5

04 30,8 04 30,8

04 30,8 04 30,8 03 23,1

(30)

Os diagnósticos apresentados na tabela anterior foram os 11 diagnósticos mais encontrados nos pacientes em tratamento para tuberculose. Observa-se que 76,9% dos pacientes apresentaram o diagnóstico: Nutrição desequilibrada: menos do que as necessidades corporais. Outro diagnóstico que encontramos com maior frequência foi: Padrão respiratório ineficaz com 53,8% dos pacientes. A partir desses diagnósticos de enfermagem, elaborou-se um plano de cuidados com a sistematização da assistência de enfermagem para esses pacientes.

Sistematização da Assistência de Enfermagem para o Paciente com Tuberculose

Após a coleta de dados, foram evidenciados e registrados 11 diagnósticos de enfermagem mais frequentes baseados nos critérios da NANDA (2012), as intervenções segundo NIC e os resultados segundo NOC (JONSON M. & COLS, 2009) de acordo com os diagnósticos encontrados. Elaborando-se assim a sistematização da assistência de enfermagem para esses pacientes.

Diagnóstico de enfermagem 1: Padrão respiratório ineficaz, que pode estar

relacionada à secreção espessa, fadiga e precário esforço da tosse, e possivelmente evidenciadas por frequência, ritmo e profundidade anormais da respiração, sons respiratórios adventícios, uso de musculatura acessória para respirar e dispneia;

Definição: Inspiração e/ou expiração que não proporciona ventilação adequada.

Intervenções de enfermagem:

 Aumentar a ingesta hídrica, para facilitar na fluidificação das secreções;

 A umidificação pode ser empregada para amolecer as secreções e melhorar a ventilação;

 Realizar drenagem postural, através de técnicas de tapotagem e manobras de expansão pulmonar como as respirações profundas com um espirômetro de incentivo para induzir a tosse e a expectoração;

 Estimular a tosse e expectoração;

(31)

 Instruir e ajudar o paciente quanto às técnicas de contenção do tórax durante episódios de tosse e orientá-lo sobre a maneira correta de tossir;

 Ajudar o paciente a aumentar sua capacidade de tossir de forma efetiva para expectorar a secreção, evitando assim o acúmulo da mesma e a dispneia – fazer uma inspiração prolongada e tossir duas a três vezes na respiração;

 Remover secreções, encorajando tossir ou aspirando;

 Fisioterapia respiratória auxiliando o paciente para assegurar a permeabilidade das vias áreas e adequada troca de gases;

 Avaliar a função respiratória, por exemplo, frequência, ritmo e profundidade, sons respiratórios anormais/diminuídos, esforço respiratório aumentado evidenciado pelo uso dos músculos acessórios, expansão torácica limitada e fadiga;

 Auscultar os campos pulmonares;  Palpar quanto ao frêmito torácico;  Monitorar o ritmo cardíaco;  Monitorizar os sinais vitais;

 Investigar mudanças/deteriorização súbita no distúrbio, tal como aumento da dor torácica, sons cardíacos extras, febre recorrente e alterações na característica do escarro;

 Ensinar os pacientes a usar inaladores, prescritos, conforme adequado;

 Instruir o paciente acerca das medidas de higiene e cobrir a boca e o nariz quando tossir e espirrar;

 Monitorar e tratar as complicações potencias;

Resultados esperados:

 Passagem aberta e limpa para a troca de ar com o ambiente

Diagnóstico de enfermagem 2: Náusea relacionada ao tratamento (Distensão

gástrica, fármacos e irritação gástrica).

(32)

Intervenções de enfermagem:  Controle da náusea

 Monitorizarão nutricional

 Controle de medicamentos/Administração de medicamentos  Manutenção da saúde oral

 Monitorização hidroeletrolítica  Planejamento da dieta

 Controle do vômito

Resultados esperados:  Melhora do apetite

 Controle de náuseas e vômitos

 Melhora do estado nutricional, ingestão de alimentos e líquidos  Ganho de peso

 Hidratação

Diagnóstico de enfermagem 3: Intolerância à atividade relacionada à função

respiratória ineficaz, fadiga, estado nutricional alterado e febre;

Definição: Energia fisiológica ou psicológica insuficiente para suportar ou completar atividade diária requerida ou desejada.

Intervenções de enfermagem:

 Encorajar o repouso adequado e equilibrado com a atividade moderada;

 Informar sobre as limitações na realização de atividades e a alternância destas com períodos de repouso para evitar a fadiga;

 Planejar um programa de atividade progressiva;  Avaliar a resposta do paciente a atividade;

 Aumentar a ingesta hídrica, para facilitar na fluidificação das secreções;

 A umidificação pode ser empregada para amolecer as secreções e melhorar a ventilação;

(33)

 Avaliar quanto à dispnéia, taquipnéia, sons respiratórios anormais/diminuídos, esforço respiratório aumentado, expansão torácica limitada e fadiga;

 Fisioterapia respiratória auxiliando o paciente para assegurar a permeabilidade das vias áreas e adequada troca de gases.

 Elaborar um plano nutricional que propicie refeições pequenas e frequentes, com alimentos ricos em proteínas e carboidratos;

 Encorajar um aumento da ingestão de proteína, ferro e vitamina C, quando adequado;

 Monitorizar o peso periodicamente; investigar anorexia, náusea/vômito e observar possível correlação com o medicamento;

 Monitorar a frequência / o ritmo cardíaco;  Monitorizar os sinais vitais;

 Monitorizar presença e frequência de sons intestinais, assim como frequência, volume e consistência das fezes;

 Monitorar a temperatura e os horários em que ocorrem os episódios de febre;  Administrar antitérmicos conforme prescrição médica;

Resultados esperados:

 Aptidão física (Capacidade para desempenhar atividades físicas com vigor)  Autocuidado: Atividade da vida diária (Capacidade de desempenhar as tarefas

físicas e as atividades de cuidados pessoais mais básicas, de forma independente, com ou sem ajuda de acessórios).

 Autocuidado: Atividades instrumentais da vida diária (Capacidade de desempenhar as tarefas necessárias ao funcionamento em casa ou na comunidade de forma independente, com ou sem ajuda de acessórios).

 Conservação da energia (Ações pessoais de controle da energia necessária para iniciar e manter uma atividade)

 Energia psicomotora (Vontade e energia para manter as atividades da vida diária, a nutrição e a segurança pessoal).

 Resistência (Capacidade de sustentar as atividades)

(34)

Diagnóstico de enfermagem 4: Nutrição desequilibrada: menos do que as

necessidades corporais, relacionada com a fadiga, tosse frequente, produção de escarro, dispneia e anorexia, evidenciada por perda de peso e sensação de paladar alterado;

Definição: ingestão de nutrientes insuficientes para satisfazer às necessidades metabólicas.

Intervenções de enfermagem:

 Avaliar estado nutricional do paciente;

 Perguntar se o paciente tem alguma alergia alimentar;  Confirmar as preferências nutricionais;

 Elaborar um plano nutricional que propicie refeições pequenas e frequentes, com alimentos ricos em proteínas e carboidratos, incluindo comidas secas e/ou alimentos que são do agrado do paciente;

 Monitorizar o peso periodicamente; investigar anorexia e náusea/vômito e observar possível correlação com o medicamento;

 Encorajar um aumento da ingestão de proteína, ferro e vitamina C, quando adequado;

 Garantir que a dieta inclua alimentos ricos em fibras, para evitar constipação;  Monitorizar presença e frequência de sons intestinais, assim como frequência,

volume e consistência das fezes;

 Observar relatos de náusea e de vômitos;  Monitorizar os sinais vitais;

 Realizar drenagem postural, através de técnicas de tapotagem e manobras de expansão pulmonar como as respirações profundas com um espirômetro de incentivo para induzir a tosse com expectoração;

 Estimular a expectoração;

 Observar a capacidade de tossir/expectorar muco eficazmente; documentar as características, quantidade do escarro, presença de hemoptise;

 A umidificação pode ser empregada para amolecer as secreções e melhorar a ventilação;

(35)

Resultados esperados:  Melhora do apetite

 Autocuidado: alimentação (Capacidade de preparar e ingerir alimentos de forma independente, com ou sem ajuda de acessórios).

 Melhora do estado nutricional (Extensão em que os nutrientes são disponibilizados para o atendimento das necessidades metabólicas)

 Melhora dos indicadores bioquímicos do estado nutricional (Componentes dos fluidos corporais e indicadores químicos do estado nutricional)

 Adequação do padrão de nutrientes e líquidos ingeridos

 Melhora da massa corporal (Congruência do peso do corpo, dos músculos e da gordura com a altura, a compleição, o gênero e a idade).

Diagnóstico de enfermagem 5: Conhecimento deficiente sobre as medidas

preventivas, controle, tratamento e auto cuidado;

Definição: Ausência ou deficiência de informação cognitiva relacionada a um tópico específico.

Intervenções de enfermagem:

 Observar a capacidade de tossir/expectorar muco eficazmente; documentar as características, quantidade do escarro, presença de hemoptise;

 Conscientizar o paciente que a ingestão das medicações de forma adequada é muito importante para o esquema de tratamento e para a prevenção da transmissão;

 Informar o paciente sobre os efeitos colaterais da medicação e a forma de minimizá-los;

 Instruir o paciente acerca das medidas de higiene e cobrir a boca e o nariz quando tossir e espirrar;

 Demonstrar e encorajar uma boa técnica de lavagem das mãos;

 Encorajar o repouso adequado e equilibrado com a atividade moderada;  Discutir os aspectos debilitantes da doença;

(36)

 Orientar o paciente sobre a maneira correta de tossir;

 Informar sobre as limitações na realização de atividades e a alternância destas com períodos de repouso para evitar a fadiga;

 Revisar sinais/sintomas que exigem imediata avaliação clínica, por exemplo, dor torácica súbita, dispnéia/falta de ar, angustia respiratória progressiva;  Revisar os significados das boas práticas de saúde, por exemplo, nutrição

adequada, repouso, exercício;

 Ensinar os pacientes a usar inaladores, prescritos, conforme adequado;

Resultados esperados:

 Conhecimento: Comportamento de saúde (Compreensão sobre a promoção e a proteção da saúde)

 Conhecimento: Conservação da energia

 Conhecimento: Controle da doença (Compreensão sobre a doença tuberculose e prevenção das complicações)

 Conhecimento: Medicação (Compreensão sobre o uso seguro da medicação)  Conhecimento: Controle do uso de substâncias (Compreensão sobre o uso de

drogas, álcool ou tabaco).

 Conhecimento: Dieta (Compreensão da dieta recomendada)

 Conhecimento: Regime terapêutico (Compreensão sobre o regime de tratamento)

Diagnóstico de enfermagem 6: Hipertermia;

Definição: Temperatura do corpo elevada acima da variação normal.

Intervenções de enfermagem:  Monitorizar os sinais vitais;

 Monitorar a temperatura e os horários em que ocorrem os episódios de febre;  Orientar administração de antitérmicos conforme prescrição médica;

Resultados esperados:

(37)

Diagnóstico de enfermagem 7: Fadiga relacionada a ansiedade, estados de

doença, má nutrição.

Definição: Uma situação opressiva e sustentada de exaustão e de capacidade diminuída para realizar trabalho físico e mental no nível habitual

Intervenções de enfermagem:  Controle da nutrição

 Estimular atividades físicas;  Promover a melhora do sono

Resultados esperados:

 Conservação da Energia (Ações pessoais de controle da energia necessária para iniciar e manter uma atividade)

 Energia Psicomotora (Vontade e energia para manter as atividades da vida diária, a nutrição e a segurança pessoal).

 Melhora do estado nutricional

 Resistência (Capacidade de sustentar as atividades)

Diagnóstico de enfermagem 8: Integridade da pele prejudicada relacionada ao

uso de medicamentos

Definição: epiderme ou derme alterada

Intervenções de enfermagem:

 Monitorar a administração de medicamentos  Supervisão da pele;

 Controle do prurido  Cuidados com as lesões

Resultados esperados:

 Integridade tissular: pele e mucosas (Integridade estrutural e função fisiológica normal da pele e das mucosas)

Diagnostico de enfermagem 9: Falta de adesão relacionada a duração do

(38)

Intervenções de enfermagem:

 Monitorar a administração de medicamentos

 Envolver os membros da família no plano de saúde;  Esclarecimento sobre a doença e regime de tratamento

Resultados esperados:  Adesão ao tratamento

 Paciente inserido no tratamento supervisionado na unidade de saúde- TDO  Envolvimento dos membros da família no plano de saúde

 Conhecimento sobre a doença e regime terapêutico

Diagnostico de enfermagem 10: Isolamento social relacionado a doença,

alterações na aparência física, bem estar alterado e afeto triste.

Definição: Solidão experimentada pelo individuo percebida como imposta por outros e como um estado negativo.

Intervenções de enfermagem:  Aconselhamento

 Melhora da auto estima.  Suporte emocional  Suporte a família

Resultados esperados:

 Bom ambiente familiar e social (Apoio ambiental caracterizado pelo relacionamento e pelos objetivos dos membros da família)

 Apoio social (Disponibilidade percebida e real provisão de assistência confiável por parte de outras pessoas)

 Bem estar pessoal com melhora da percepção e do enfrentamento (Satisfação que o individuo manifesta com seu estado de saúde e circunstância da vida)  Aumento da socialização (Interações sociais de um indivíduo com pessoas,

grupos ou organizações).

(39)

Diagnóstico de enfermagem 11: Dor aguda relacionada a agentes lesivos

(biológicos, químicos, físicos e psicológicos).

Definição: Experiência sensorial e emocional desagradável que surge de lesão tissular real ou potencial. Inicio súbito ou lento, de intensidade leve a intensa, com término antecipado ou previsível e duração de menos de seis meses.

Intervenções de enfermagem:

 Orientar a prescrição de medicamentos para controle da dor  Administração de medicamentos

 Suporte emocional  Redução da ansiedade  Toque terapêutico

 Terapia simples de relaxamento

Resultados esperados:  Controle da dor

A partir dos principais problemas encontrados no estudo elaborou-se um plano de cuidados com histórico de enfermagem e sistematizou-se a assistência com diagnósticos e suas respectivas intervenções de enfermagens e resultados esperados (APÊNDICE C).

(40)

6 DISCUSSÃO

Os dados sobre o perfil dos pacientes e os principais diagnósticos foram analisados e organizados sendo registrados utilizando-se a transcrição dos achados no formulário de coleta de dados e submetidos a análise de acordo com a literatura, NANDA, NIC E NOC, para obtenção de um plano de cuidados com histórico de enfermagem, diagnósticos de enfermagem, resultados e intervenções.

No Brasil, sem que se destaquem os pacientes internados por tuberculose, é maior a ocorrência da doença entre os 20 e 49 anos, com 63,70% (SNIDER JR, 1995). Na casuística deste estudo os dados foram consistentes com os que se observam no Brasil.

A prevalência da tuberculose na idade adulta é maior entre os homens (COLMENERO JD,1997). Não há explicação aparente para esta ocorrência, porém a maior exposição deles ao risco do contágio se explique pelo fato de serem os homens que saem mais de casa para atividades sociais ou profissionais, ou então, porque há uma frequência maior, entre eles, de tabagismo, de alcoolismo, que são fatores facilitadores do desenvolvimento da doença. Dentre os fatores não genéticos podem-se destacar menor auto-cuidado, menor procura aos serviços de saúde, menor adesão ao tratamento e maior exposição a doenças transmissíveis.

Chama a atenção, neste estudo, o grande número de pacientes desempregados compatível com a atual realidade do país, demonstrando a já conhecida associação entre a doença e a estrutura econômica: a grande desigualdade socioeconômica do país torna a população mais suscetível a doenças como a tuberculose.

O estudo confirma a idéia de que o nível de escolaridade baixo pode ser indicativo de exclusão social e baixos índices de desenvolvimento humano. A baixa escolaridade pode refletir diretamente nas taxas de cura da doença, uma vez que a mesma pode dificultar a compreensão da patologia e a adesão ao tratamento.

(41)

A análise da situação da Tuberculose em nível mundial revela que a doença está ligada a pobreza, a má distribuição de renda, e à urbanização (VENDRAMINI et al., 2005). A OMS assinala como principais causas para a gravidade da situação atual da Tuberculose no mundo a desigualdade social, o advento da AIDS, o envelhecimento populacional e os grandes movimentos migratórios (RUFFINO-NETTO, 2002). A tuberculose é um problema social resultante de vários elementos intervenientes como renda familiar baixa, educação precária, habitação ruim/inexistente, famílias numerosas, adensamentos comunitários, desnutrição alimentar, alcoolismo, doenças infecciosas associadas (ROUQUAYROL et al. 1999; BRASIL, 2002; MASCARENHAS et al. 2005).

Com relação aos sinais, sintomas e fatores de risco investigados, o alcoolismo e a

drogadição, assim como tem sido demonstrado na literatura, manteve uma associação

significativa com tuberculose.

No estudo, um paciente era portador de diabetes mellitus. Diabetes mellitus (DM) tem sido relatado como fator de risco para tuberculose em alguns trabalhos. A DM é responsável por uma disfunção do sistema imunitário, que pode aumentar a suscetibilidade para a TB. Vários estudos têm mostrado que a prevalência de TB nos diabéticos, especialmente naqueles com reduzido controle glicémico, é maior do que na população não diabética. (Dooley K et al, 2009)

Desde o seu surgimento no início da década de 80, o vírus da Síndrome da Imunodeficiência Humana (HIV) tornou-se um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento da tuberculose nas pessoas infectadas (“portadoras”) pelo Mycobacterium tuberculosis. A chance do indivíduo infectado pelo HIV adoecer de tuberculose é de aproximadamente 10% ao ano, enquanto que no indivíduo imunocompetente é de 10% ao longo de toda a sua vida (BRASIL, 2011).

A AIDS tem sido um dos mais importantes fatores de risco para tuberculose, mas

no estudo não encontramos pacientes portadores do HIV e na unidade em questão desde 2006,

apenas um paciente com tuberculose era também portador do HIV.

Na tabela 4 verifica-se a grande quantidade de sinais e sintomas encontrados, estes

podem ser decorrentes da doença como também do tratamento que causa uma série de reações

adversas.

(42)

adversas mais freqüentemente descritas durante o tratamento. Os efeitos gastrointestinais (náuseas, vômitos, epigastralgia e dor abdominal) constituem o grupo de reações mais comuns e podem ser atribuídas a qualquer droga antituberculose. (BRASIL, 2011). Em nossa amostra, os efeitos adversos como náuseas, dor epigástrica, problemas cutâneos e articulares representaram, respectivamente, 30,8%, 15,4%, 30,8% 15,4% do total de efeitos colaterais, sendo também os mais frequentes dos efeitos adversos.

Devido a todas essas alterações causadas pela doença e tratamento para tuberculose, percebe-se a necessidade de utilizar o Processo de Enfermagem para acompanhamento desses clientes. Acreditamos que o profissional de enfermagem que desenvolve uma assistência instrumentalizada pelo PE, à luz de um referencial teórico, será capaz de aprimorar as habilidades cognitivas e psicomotoras, associar e correlacionar conhecimentos multidisciplinares e estabelecer relações de trabalho melhor definidas e concretas. (DALRI CC,2005).

O instrumento de coleta de dados, construído neste estudo, em anexo, foi direcionado a clientes portadores de tuberculose e se constitui de itens relacionados à identificação do cliente e às necessidades psicobiológicas de oxigenação e circulação, hidratação e nutrição, eliminação, sono e repouso, exercícios, atividade física, integridade física, integridade cutâneo-mucosa, sexualidade, regulação e terapêutica; conhecimento.

A coleta de dados tem por finalidade identificar os problemas reais ou potenciais do cliente, de forma a subsidiar o plano de cuidados e atender as necessidades encontradas prevenindo as complicações. É uma das etapas da SAE que mais exige tempo e trabalho, reunindo informações indispensáveis à comprovação da hipótese. É uma fase que pressupõe a confecção de um instrumento adequado de registro e leitura dos dados, e o desenvolvimento de técnicas para obter esses dados. (CHIZZOTTI A, 1991)

A coleta de dados, realizada através de entrevista e exame físico, é o primeiro passo para determinar o estado de saúde do cliente. Todos os passos do PE dependem dos dados coletados durante esta fase, por isso a necessidade de assegurar que as informações obtidas sejam efetivas, completas e organizadas de modo que ajude a adquirir um senso de padrão entre saúde e doença. (ALFARO-LÉFEVRE R, 2002)

(43)

para cada cliente, já que tal levantamento de dados é o alicerce no qual se fundamenta o cuidado de enfermagem.

Para o presente estudo, realizamos inicialmente, o histórico de enfermagem, com anamnese e exame físico. Segundo SMELTZER et al. (2009), é importante fazer um levantamento da história completa do indivíduo acometido com TB, assim como o exame

físico. Observar manifestações de febre, anorexia, perda de peso, sudorese noturna, fadiga,

tosse e produção de escarro. Avaliar os pulmões e os sons respiratórios e palpar linfonodos.

SILVA et al. (2007) ressaltam os seguintes diagnósticos através das

manifestações clínicas do paciente: Padrão respiratório ineficaz; Nutrição alterada relacionada

à ingestão abaixo das necessidades corporais; Déficit do conhecimento relacionado à falta de

orientação acerca da doença; Intolerância à atividade. Todos esses diagnósticos também

foram encontrados neste estudo. SMELTZER et al. (2009) observam que complicações

potenciais podem advir desta doença, tais como desnutrição, efeitos colaterais da terapia

medicamentosa, resistência a múltiplas drogas e disseminação da infecção tuberculosa.

Para SMELTZER et al. (2009), as metas para o cuidado do indivíduo acometido

por TB incluem a permeabilidade das vias aéreas, maior conhecimento sobre a doença e

regime de tratamento, a adesão ao tratamento medicamentoso, maior tolerância à atividade e

ausência de complicações.

Ainda segundo SMELTZER et al. (2009), as prescrições de enfermagem devem

incluir a promoção da depuração das vias aéreas, defesa de adesão ao regime de tratamento,

promoção à atividade e nutrição adequada, monitoração e tratamento das complicações

potenciais. Deve-se incentivar a ingestão de líquidos para a hidratação sistêmica de forma a

promover expectoração efetiva. Compreender o regime medicamentoso, planejar um esquema

de atividades que focalize a tolerância à atividade e força muscular e o incentivo de pequenas

refeições com maior frequência são fatores importantes que devem ser rigorosamente

seguidos.

SMELTZER et al. (2009) ressaltam que os resultados esperados do indivíduo

acometido pela TB devem ser: uma via aérea permeável, um nível de conhecimento adequado

acerca da doença, aderência ao regime medicamentoso conforme as prescrições médicas,

participação nas medidas de prevenção, manutenção dos horários de atividade, ausência de

complicações e empreendimento de etapas para minimizar os efeitos colaterais da terapia

(44)

A Sistematização da Assistência de Enfermagem vislumbra o aperfeiçoamento da

capacidade de solucionar problemas, tomar decisões e maximizar oportunidades e recursos

formando hábitos de pensamento. A SAE foi desenvolvida como método específico para

aplicação da abordagem cientifica ou da solução de problemas na prática e para a sua

aplicação, enfermeiros precisam entender e aplicar conceitos e teorias apropriados das

ciências da Saúde, incluídas aí a própria Enfermagem, as ciências físicas, biológicas,

comportamentais e humanas, além de desenvolver uma visão holística do ser humano. Esse

conjunto de conhecimentos proporciona justificativas para tomadas de decisão, julgamentos,

Imagem

Tabela 1  –  Distribuição dos participantes segundo perfil sócio-demográfico. Fortaleza- Fortaleza-CE
Tabela  2  –   Distribuição  dos  participantes  segundo  os  tipos  de  diagnósticos  médicos  estabelecidos
Tabela  3  –   Distribuição  dos  participantes  segundo  os  agravos  associados  à  doença*
Tabela 4  –  Distribuição dos participantes segundo os sinais, sintomas e fatores de risco
+2

Referências

Documentos relacionados

Em documento intitulado ‘Uma Agenda Estratégica para a saúde no Brasil’ (CEBES ET AL., 2010) , o Cebes destacou cada uma delas, quais sejam: o financiamento da saúde, modelos de

Hoje o gasto com a saúde equivale a aproximada- mente 8% do Produto Interno Bruto (PIB), sendo que, dessa porcentagem, o setor privado gasta mais que o setor público (Portal

3º Lugar – Seletiva Nacional Combat Games - Lívia Braga Luciano 3º Lugar - Taça Brasil de Juniores – André Henrique Humberto 3º Lugar - Brasileiro Sênior - André

Para se buscar mais subsídios sobre esse tema, em termos de direito constitucional alemão, ver as lições trazidas na doutrina de Konrad Hesse (1998). Para ele, a garantia

Mesmo com suas ativas participações na luta política, as mulheres militantes carregavam consigo o signo do preconceito existente para com elas por parte não somente dos militares,

Mineração de conhecimento interativa em níveis diferentes de abstração: Como é  difícil  prever  o  que  exatamente  pode  ser  descoberto  de  um  banco 

A Organização estará a cargo do Município de Fornos de Algodres, assim como todos os membros do STAFF que estarão disponíveis para vos auxiliar no que for preciso.. Ao

As variáveis peso, estatura e circunferência da cintura apresentaram valores médios superiores aos homens em relação as mulheres, sendo o inverso observado para índice