• Nenhum resultado encontrado

Um Olho Bom e uma Fé Simples

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Um Olho Bom e uma Fé Simples"

Copied!
32
0
0

Texto

(1)

Um Olho Bom e uma Fé Simples

Sermão nº 335

Por Charles H. Spurgeon (1834-1892) Traduzido, Adaptado e

Editado por Silvio Dutra

Mai/2019

(2)

2

S772

Spurgeon, Charles H.- 1834-1892

Um olho bom e uma fé simples / Charles H.

Spurgeon

Tradução e adaptação Silvio Dutra Alves – Rio de Janeiro, 2019.

32p.; 14,8 x21cm

1. Teologia. 2. Pregação. 3. Alves, Silvio Dutra.

I. Título.

CDD 252

(3)

3

“A luz do corpo é o olho: se, portanto, o seu olho for bom, todo o seu corpo será cheio de luz. Mas se o teu olho for mau, todo o seu corpo estará cheio de trevas.” (Mateus 6: 22-23)

Esta frase tem nela a natureza de um provérbio.

É bem merecedor de cotação frequente, pois é aplicável a essas várias circunstâncias. É uma das citações mais expressivas e sentimentais de nosso Salvador. Tão cheia de significado é que seria totalmente impossível para nós extrairmos todas as suas analogias. É capaz de se adaptar a tantas coisas diferentes que os comentaristas mais capazes se desesperam em poder lhe dar toda a sua plenitude. Mas observe que muito do significado deve ser descoberto pelo uso, pois as variedades de nossa experiência pessoal fornecem variedades de reflexão prática. Por exemplo, podemos interpretar a passagem da consciência como o olho da alma - a consciência deve ser clara e simples. Se a consciência, que é a vela do Senhor, e que busca as partes secretas do nosso interior, não for luz, mas trevas, quão grandes devem ser as trevas! Se um homem não tem consciência suficiente para discernir as trevas da luz e a luz das trevas, então ele toma amargo para doce e doce para amargo, se esse único poder, sobre o qual parecem tremer alguns raios da antiga luz da humanidade, for

(4)

4

escurecido - se o farol se apagar, se as janelas estiverem seladas - quão grande, de fato, deve ser a escuridão do homem! Não podemos nos admirar quando uma vez um homem tem uma consciência depravada e cauterizada, que ele corre para a iniquidade voluntariamente, comete pecado com as duas mãos, e vai de degrau em degrau até obter o lugar mais alto na escala do pecado.

O símbolo do olho aqui também pode se referir ao entendimento, tomado num sentido ainda mais amplo do que a consciência, pois, suponho, essa consciência é, afinal de contas, senão o entendimento exercido sobre a verdade moral.

Se a compreensão do homem for escura, quão escura deve ser a alma do homem! Se aquele que julga, e pesa, e testa, se aquele que é para nós o professor, o registrador da cidade de Mansoul, se isso estiver errado, se o registrador fizer entradas erradas, se o entendimento tiver balanças ruins e usar pesos diversos, quão grosseiro, de fato, deve ser a ignorância do homem! O que! Fechar as janelas da casa?

Certamente a espessura das paredes não tanto manterá a luz como a vedação das janelas. Deixe que o entendimento seja iluminado, e os raios se difundem e iluminem todas as faculdades do homem total, mas ah, se estiver escuro, o

(5)

5

homem está nas trevas, com relação a todos os seus poderes.

Ainda, o termo “olho” também pode respeitar o coração, pois, em certo sentido, o coração é o olho da alma. As afeições transportam o homem em uma certa direção, e para onde vão as afeições, o olho se volta. Existe tal conexão entre o coração e o olho do homem, que bem poderia este texto ter tal referência. Se as afeições forem puras, o homem será puro, mas se as próprias afeições forem pervertidas, rebaixadas, degradadas, não precisamos ficar maravilhados pelo fato de toda a vida do homem ser degradada, rebaixada e imunda.

Você vê a adequação do provérbio pelas numerosas verdades morais que ele pode servir para ilustrar, mas o tempo só me permitirá levá- lo em mais de um ou dois aspectos, e que Deus abençoe o que terei a dizer a todos os nossos corações.

Considerarei nosso texto como tendo que tratar, primeiro, com o olho de nossa fé e, segundo, com o olho de nossa obediência.

I. Primeiro, com o olho da nossa fé. Fé quanto ao homem espiritual é o seu olho. É com isso que ele olha para Cristo - olha para Aquele a quem

(6)

6

ele trespassou e chora por seu pecado. É pela fé que ele anda, não pela vista natural, mas pela visão que lhe é concedida pelo seu olho espiritual - a sua fé. É por essa fé que ele vê as coisas ainda não visíveis aos olhos dos sentidos, percebe o invisível e contempla a substância das coisas esperadas, a evidência de coisas que o olho natural não pode discernir. A fé é para o cristão um olho rápido e penetrante, um olho que descobre o pecado, um olho que discerne a vontade do Mestre, um olho que olha para a frente e percorre uma longa corrida até a recompensa que aguarda que todos aqueles que correm recebam o prêmio, olhando para Cristo Jesus. A fé perscruta a corrente da morte e descreve o descanso que permanece para o povo de Deus. A fé tem, de fato, uma visão tão aguda, que vê as glórias que Deus preparou para aqueles que O amam, contempla a face do Redentor coroado em bem-aventurança, e humildemente inclina-se diante dEle em adoração. Fé, então, é o olho da alma do crente.

Qualquer doença, portanto, em nossa fé, trará doenças ao homem inteiro. Se nossa fé for fraca, então a luz em todo o nosso espírito será muito nebulosa. Aquele que vacila diante da promessa, por incredulidade, cambaleia em outros lugares além de sua fé, ele cambaleia de joelhos, suas mãos se enfraquecem e seu coração frequentemente palpita. Ele, que pode ver bem

(7)

7

com o olho da fé, pode fazer todas as coisas. Se a nossa fé é a medida da nossa força, aquele que é forte na fé é forte para fazer façanhas poderosas.

Por seu Deus ele romperá uma tropa, em nome de seu Deus, ele saltará sobre uma muralha.

Mas aquele que tem medo da promessa, cambaleando em sua grandeza, em vez de adorar a grandeza do doador - aquele que olha para a bênção e treme por causa de sua indignidade, esquecido da graça daquele que dá dons aos indignos - ele deve ser um homem fraco e triste. A pequena fé é segura, mas ele raramente é feliz. É muito raro que o Pronto a Cair possa dançar sobre suas muletas. Mas Muito Medo geralmente é um semblante triste.

Mas Grande Coração é um homem cujo rosto é ungido com óleo fresco e Fiel é aquele que pode olhar para o meio das chamas e não temer sua fúria, enquanto Esperançoso é aquele que pode atravessar o rio Jordão e dizer, “Medo não, eu sinto o fundo e isso é bom.” Doenças, eu digo, em nossa fé trarão doença para todo o homem espiritual, e a fraqueza aqui nos enfraquecerá em todos os lugares. Se a nossa fé também for variável, se ela tiver seus altos e baixos, seus refluxos e seus fluxos, então, em cada fluxo e refluxo, afetará todo o ser espiritual. Quando a fé está em sua maré enchente, a alma flutua alegremente sobre cada pedra, nem teme o pensamento da areia movediça. Mas quando a fé

(8)

8

está no seu ponto mais baixo, então - embora bendito seja Deus, a maré nunca vai tão baixo a ponto de destruir o barco -, mas às vezes ela parece esbarrar nas areias, ou as pedras rangerem contra sua quilha. É difícil navegar com pouca fé. É difícil viajar na estrada para o céu quando a fé varia e é instável como a água.

Que o cristão não pode se sobressair, cuja fé é de caráter inconstante. Mas meus irmãos, há uma doença de fé que não apenas traz doenças para a alma, mas morte positiva, há uma doença de nossa fé que é mortal, que deve trazer o homem que trabalha sob ela inevitavelmente à destruição, e que é uma falta de singeleza em nossa fé, a falta de simplicidade nela. Aquele que tem dois fundamentos de confiança está perdido. Aquele que depende de duas salvações, e não pode dizer de Cristo: "Ele é toda a minha salvação e todo o meu desejo", esse homem não está apenas em perigo de ser perdido, mas já está condenado, porque na verdade ele não acredita no Filho de Deus. Ele não está vivo para Deus, mas repousa em parte na cruz e, em alguma medida, em outra coisa. Apenas é o filho vivificado de Deus, aquele cuja fé é “fixada em nada menos que o sangue e a justiça de Jesus”.

É com essa doença de fé que tenho que lidar nesta manhã. Seja como for, para que a luz do seu corpo seja o olho da sua fé, portanto, quando

(9)

9

o seu olho é bom, quando você vê apenas um objeto, e olha somente para Jesus, todo o seu corpo será cheio de luz. Haverá a luz de paz e alegria em Cristo Jesus. Mas se o seu olho é mau, e deve ser mau se não for único, se for dividido entre dois objetos, saiba que todo o seu corpo estará cheio de trevas. Dúvida e desalento lançarão sobre ti as suas espessas sombras, e ainda assim pior será com a escuridão egípcia do desespero, quando Deus te expulsar. Porque me ouvir, você que está confiando em duas coisas - confiando parcialmente em Cristo, e em parte em suas boas obras, ou em cerimônias, ou em esmola, ou em oração, ou em sua experiência, ou em seu conhecimento doutrinário, todos ou alguns desses, como objetos de confiança, apenas proferem traiçoeiramente o nome de Jesus, o Salvador dos homens. O que, senhores!

e Jesus não é capaz de salvar com a sua própria mão direita que você deve vir e buscar alguma ajuda para Ele? Ora, homem, você o faz ser menos do que onipotente, pois a onipotência pode fazer todas as coisas sem assistência. E ainda assim você entremearia com Ele, e pensaria que Ele não tem o suficiente para salvar, a menos que você suplemente sua força pela adição da sua. O que teria sido dito ao anjo mais brilhante se ele tivesse se adiantado com audácia impertinente para ajudar seu Criador na criação do mundo? Ou o que seria dito do

(10)

10

próprio Gabriel, se ele deveria oferecer-se para dobrar os ombros para poder ajudar o Eterno a sustentar os enormes pilares da Terra e sustentar os arcos do céu? Certamente, essa impertinência seria punida com a pior desgraça! E, no entanto, seu pecado seria menos blasfemo do que o seu, você acha que o sangue de Cristo não é suficiente para resgatá-lo, e você deve trazer seu próprio ouro e prata e pedras preciosas? O que eu disse? Não, você não deve trazer sua escória e esterco para sacar a redenção do Salvador. Você diz que Sua cruz não é alta o suficiente, e o madeiro transversal não é largo o suficiente para levá-lo e elevá-lo para o céu, e assim você adicionaria sua força insignificante à força daquele que é igual a Deus, que é o eterno Deus Ele mesmo, embora Ele carregue nossos pecados em Seu próprio corpo no madeiro! Oh, alma, fora com tanto orgulho, eu lhe peço, pois tal orgulho deve afundar você mais baixo que o inferno mais baixo. Foi por menos orgulho do que isso que Satanás caiu, e certamente você não escapará. Cristo nunca permitirá que você entre no céu enquanto você borrar e manchar o escudo da Sua onipotência.

Acabe, então, com a busca de ter dois objetos para sua confiança. Além disso, deixe-me perguntar-lhe agora com quem é que você ligaria o Filho de Deus! Você está prestes a ligá- lo a si mesmo? Será que o eterno Deus arará com

(11)

11

você, um verme insignificante, uma criatura de hoje - que não sabe nada, isto é, e ainda não é, que se foi antes do sopro da tempestade matinal? O que! você ligaria o Leviatã com uma minhoca ou tentaria colocar um mosquito na carruagem com um elefante? Se você o fizesse, a disparidade não fecharia toda aparência de razão para se colocar em conjunção com o Cristo de JEOVÁ. Amarrar um anjo com uma mosca seria absurdo o suficiente, mas colocar- se lado a lado com o Ungido do Senhor para fazer uma parte, e Ele poder fazer o resto - oh homem, não seja tão louco. Deixe de lado a ideia absurda, e saiba que Jesus é o Salvador sozinho, Ele não terá ajudante, nem par, nem assistente. Ele fará tudo ou não fará nada, pois quando você coloca outro com Ele, você o desonra e degrada. O seu batismo é para ajudar o seu sangue? Gotas de água na testa de uma criança para salvar sua alma? Ou um banho no qual você está imerso para ajudá-lo a lavar pecados que nenhum sangue mortal poderia purificar? O que! Comer o pão e beber o vinho é o meio de salvar uma alma porque a carne e o sangue de Cristo não são suficientes para salvar? Eu amo ambas as ordenanças sagradas, tanto o batismo quanto a Ceia do Senhor, mas se você as trouxer como partes salvadoras e descansar sobre elas, eu digo, fora com elas! Para longe com elas! Um anticristo, mesmo quando feito de ouro, é tão

(12)

12

condenável como um anticristo quando feito de impurezas, e até as próprias ordenanças de Deus, se forem colocadas como ajudantes para Cristo, ou se observadas com um senso de mérito, devem ser recebidas com o grito “Fora com elas! Fora com elas!” Pois não podem salvar, e podem destruir. “Aquele que come e bebe indignamente” e o faz quem confia neles,

“come e bebe a condenação para si mesmo, não discernindo o corpo do Senhor”. Eles podem condenar. Eles não podem salvar à parte de Cristo. E você adicionará sua esmola a Cristo? O que! E deve a sua sujeira insignificante comprar um céu que o sangue de Cristo não é suficiente para comprar? O que! E você adicionará suas orações? São suas orações para ter um mérito nelas que Seu choro forte e lágrimas já não têm?

Ore sinceramente e constantemente, peço-lhe, dê a sua esmola abundantemente, mas, oh, não descanse nestas coisas, pois, por bem que sejam, elas irão certamente excluir você do céu, se de alguma forma fizerem parte do fundamento da sua esperança. “Ninguém, a não ser Jesus, ninguém além de Jesus, pode fazer bons pecadores impotentes.”

Oh, você cujo olho não é bom, deixe-me lembrá- lo de outra coisa. Você não sabe, ó homem, que a sua ideia de misturar seus méritos ou suas ações com Cristo, trai uma total ignorância do

(13)

13

que você é, e de quais são suas boas obras? Suas boas obras estão manchadas de pecado. Suas melhores performances precisam ser lavadas em sangue. Quando você orou, precisa pedir perdão pela sua oração. Embora você deva dar seu corpo para ser queimado e passar toda a sua vida a serviço de Cristo, ainda assim, finalmente, você terá que confessar que era apenas um servo inútil. Você terá que ser salvo pela graça ou não. É a sua ignorância, oh homem, que faz você pensar que pode ajudar a Cristo, pois você está nu, pobre e miserável.

Você pode trazer seus méritos falsificados em sua mão e dizer: "Eu sou rico e aumentado em bens", você pode olhar para o seu manto de teias de aranha de lantejoulas, e dizer, como o orvalho cai sobre ele, "eu sou adornado com diamantes, e vestido com costura e linho fino.”

Mas ah, alma, é apenas uma teia de aranha, e só a sua ignorância faz pensar do contrário. Oh, que Deus, o Espírito Santo, lhe ilumine. Aquele olho que vê algo de bom na criatura é um olho cego, aquele olho que imagina poder discernir qualquer coisa no homem, ou qualquer coisa que ele possa fazer para ganhar o favor divino, é pedra cega para a verdade ainda, e precisa ser lancetado e cortado, e a catarata do orgulho removida dele. Contudo, novamente, ó pecador, você diz: “Meus méritos e meus feitos ajudarão a Cristo”. Por que, o homem não é contrário a

(14)

14

todos os precedentes? Quem ajudou a Cristo ainda? Quando Ele estava no Conselho Eterno com Seu Pai, que Lhe deu sabedoria? Quem foi o conselheiro para o nosso representante divino, e colocou palavras de sabedoria em seus lábios?

Com quem tomou conselho e quem o instruiu?

Ele não ordenou o pacto sozinho? E quando Ele veio para construir os céus e arquear os céus, você estava com Ele então? Quando Ele colocou as colunas da Terra, quando Ele pesou as nuvens e as colinas em balanças, havia alguém para ser Seu conselheiro? Você era do gabinete do rei?

Oh seu verme audacioso! aconselhá-lo e ajudá- lo na redenção, quando você não poderia ajudá- lo no planejamento da redenção, nem em sua obra de criação? Quem estava com Ele quando Ele derrotou os inimigos de Seu povo e redimiu suas almas com sangue? Ouça-o: "Eu pisei sozinho no lagar e no povo ninguém havia". O sangue em Suas vestes é o Seu próprio sangue, não o sangue de qualquer de seus companheiros. Seus discípulos O abandonaram e fugiram. Ele olhou e não havia homem algum.

Ele se perguntou que não havia homem para salvar. Seu próprio braço trouxe a salvação, e é a Sua própria justiça que O sustentou. E você acha que depois de ter lutado a batalha sozinho, ele precisa de você para ser seu aliado e salvá-lo?

Ele quer que sua força apoie Seu poder eterno?

Afaste-se e coloque sua mão em sua boca e diga:

(15)

15

“Senhor, eu sou vil! Você terminou o trabalho que Seu Pai lhe deu para fazer e eu não posso interferir nisso. Você fez isto, você fez tudo, e eu aceito Sua justiça acabada, Sua completa redenção. Estou disposto a ser qualquer coisa, para que Tu sejas tudo em tudo, tomo Tua graça como um dom gratuito, venho a Ti nu para me vestir, desamparado para ser ajudado, morto para ser vivificado, venho a Teu mérito sem a presença de qualquer um, eu venho, embora sem qualquer aptidão, sem qualquer qualificação, com um coração duro, com uma vontade obstinada, contudo eu venho a Ti exatamente como eu sou. Senhor, faça a obra do começo ao fim, trabalhe em mim para fazer e cumprir o Teu bom prazer, e então me ajude a trabalhar minha própria salvação com temor e tremor.” Pecador, com esperança dividida, um pensamento solene que tenho para sugerir a você sobre a terribilidade de sua ilusão, lembre- se, se você confia em qualquer medida para suas obras você está sob a lei, e todos quantos estão sob a lei estão sob a maldição. Oh, que multidões de cristãos professos podem ser despertados por aquele texto. É verdade que eles não diriam que eles esperavam ser salvos por obras legalistas, mas então eles esperam ser salvos por certas obras que eles consideram como sendo as obras da dispensação cristã.

(16)

16

Agora, lembre-se, nós não falamos de três pactos, mas apenas dois. Um é o pacto das obras.

Se algum homem deve ser salvo por isso, ele deve guardar o pacto e nunca quebrá-lo, mas visto que todo homem já o quebrou, todo aquele que está debaixo desse pacto é amaldiçoado. Ele é amaldiçoado pela lei. Os dez grandes mandamentos proferem dez maldições solenes sobre ele. O outro pacto é um pacto de graça.

Não há aliança, metade das obras e metade da graça. O pacto da graça é um pacto de dom gratuito, no qual Cristo dá a todos aqueles que voluntariamente recebem, mas nada lhes pede, ainda que, depois, trabalhe neles tudo o que o seu Espírito ama e os faça servi-lo por gratidão.

não para que sejam salvos, mas porque são salvos; não para ganhar a salvação, mas porque eles a obtiveram, e desejam deixar que a salvação se manifeste e se desenvolva em todos os seus atos diários.

Muitos crentes professos, creio eu, imaginam que existe um pacto de reparação, uma espécie de pacto de obediência sincera , no qual, se um homem faz o quanto pode, ele será salvo por isso. Oh, pecador, Deus nunca tomará uma composição de você. Não há tribunal de falência celestial, onde tanto quanto a libra pode ser aceita, e o devedor, em seguida, dispensado. É tudo ou nada. Se você vier a pagar, deve ser até o

(17)

17

último centavo. Concorde com o seu adversário rapidamente, portanto, e receba livremente o recebimento de sua dívida de Sua mão amorosa, pois se não, e você tentar pagar, você nunca será libertado da prisão até que tudo seja pago - e isso nunca será, embora você sufoque nas dores do inferno para todo o sempre. Eu sei que as pessoas trabalham sob a ideia de que ir à igreja e à capela, tomar o sacramento e fazer certas boas obras que pertencem a uma respeitável profissão de religião, é o caminho para o céu. É o caminho para o inferno, acredite em mim.

Embora esteja repleto de cascalho limpo, e há caminhos gramados em ambos os lados, não é o caminho para o céu em tudo isso. Você sabe como eu tenho insistido em ler o capítulo esta manhã, sobre a certeza de boas obras. Eu lhe disse que é somente por isso que você pode ser conhecido e que você não é cristão a menos que você produza boas obras. Mas, ao mesmo tempo, amado, se você repousar em algo que não seja Cristo, ou em qualquer coisa com Cristo - se você tentar sustentar Sua graça - se você tentar adicionar ao manto perfeito de Sua justiça - você está debaixo da lei, e você está debaixo da maldição, e você encontrará aquela maldição no tremor diário de sua consciência, e se encontrará com isto em sua plenitude no dia terrível de Deus, quando Ele amaldiçoar toda alma que está debaixo disto. Mas um

(18)

18

comentário mais e vou deixar este ponto da singeleza dos olhos da fé. Se você pode ser salvo por duas coisas, então a glória será dividida. Um curioso ministro uma vez disse que se os pecadores fossem para o céu por suas próprias obras e de sua própria vontade, eles levantariam seus bonés e diriam, “glória seja para mim” - homens receberiam a honra e, certamente, o louvor, se contribuíssem em qualquer parte para sua própria salvação. O cântico não seria:

"Àquele que nos amou", mas "a Ele e a mim" ou

"com minhas obras e meus méritos". Vocês acham, senhores, que Cristo morreu para ganhar homenagem e repartir um trono dividido? Ele veio das mais altas glórias do céu e se inclinou para a cruz do mais profundo ai que Seu nome poderia ser cantado em conjunção com o seu pobre nome? Ah não! Deus nos livre de nos induzirmos a um pensamento tão profano. Ele deve ser tudo, Ele deve ter toda a coroa, e toda joia nela será Sua propriedade.

“Não a nós, não a nós, mas ao teu nome, seja toda a honra, glória e majestade para todo o sempre.” Cada sílaba de toda canção, todo grito de todo anjo, todo grito de todo resgatado, deve ter o mesmo fardo sagrado, e deve subir para o mesmo trono divino, e devemos ir, reverenciar e atribuir a ele, e só a ele, "Glória, honra e majestade e poder e domínio e poder, para sempre e sempre . Amém.”

(19)

19

Suporte essa palavra de exortação. Pobres pecadores confiem em Jesus Cristo agora.

Assim como você é, venha a Ele agora. Não traga nada com você, venha de mãos vazias. Não se vista, venha nu. Não lave a si mesmo, venha imundo. Procure não amolecer o seu coração, venha com ele como é duro. Tente não ter um pouco de conforto, venha desesperadamente.

Você não pode vir de outra maneira. Mas vem agora para a sua cruz. Ele estava nu quando Ele comprou você, e você deve estar nu quando Ele lhe vencer, Ele estava envergonhado quando Ele serviu para você, e você deve ter vergonha quando Ele mostra o Seu amor para você. Ele bebeu o absinto quando Ele lhe resgatou, e se o absinto de desespero está em sua boca, contudo venha a Ele agora, e diga a Ele agora, “Cure minhas apostasias, receba-me graciosamente, e ame-me livremente”, e quando a você eu disse:

"arrisque-se nele, aventure-se completamente".

Jogue os braços sobre a cruz e seja este o espírito de sua fé – para afundar ou nadar, aqui devo permanecer. Sei que pereço se me retirar, não posso perecer aqui. Jesus, deixe seus olhos piedosos olharem para mim. Eu acredito, eu acredito que você tem poder para salvar até a mim. Eu confio em Ti com tudo o que é meu para sempre.” Se você pode dizer isso, pecador, então você está salvo, seus pecados estão perdoados, vá em paz. Pegue a sua cama e ande com você.

(20)

20

“Em nome de Jesus de Nazaré, peço-lhe que estenda a mão, você com o braço ressequido”.

Desperte você, levante-se e viva. Aquele que acredita é justificado de todas as coisas. Seus pecados se foram, sua alma é aceita. Você está salvo esta manhã e verá a face dEle e cantará o Seu amor em glória eterna.

II. Agora, chego ao segundo ponto. É um fato singular, que obedecer e crer é na linguagem sagrada o mesmo, de modo que acreditar verdadeiramente em Cristo é dar segurança a uma obediência voluntária. Tão logo acreditamos lhe obedecemos. De fato, Cristo não promete nos salvar se desobedecermos às Suas leis. Mas Sua promessa é esta, se confiarmos nEle, Ele nos salvará, mas, então, Ele tem o Seu modo de nos salvar, e Ele somente nos salvará a Seu próprio modo, e se realmente confiamos nEle, nos renderemos a Seus caminhos e estaremos dispostos a ser obedientes aos Seus mandamentos. O olho da obediência, no entanto, às vezes no cristão não é bom e unicamente colocado em Cristo - quero dizer, no cristão professo. Realmente essa palavra tem sido tão desonrada que eu frequentemente a uso sem significar o verdadeiro filho de Deus, e é triste que eu deveria ser compelido com muita frequência a aplicar o termo “cristão”, àqueles que não são de

(21)

21

Cristo, e que nunca aprenderam o seu amor, nem conheceram o seu nome. Há muitos professores cujo olho de obediência não é único.

Eles vivem neste mundo e dizem “por Cristo”, mas na verdade ninguém pode acreditar neles.

Se você pode julgá-los por seus frutos, eles parecem viver para quase qualquer outro objetivo que não seja Cristo. De qualquer forma, se eles dão a Jesus sua lealdade, eles parecem dar a Ele metade de seu coração, e servem a Ele com um amor que não é nem frio nem quente, mas morno. Às vezes são zelosos por Jesus e outras vezes tão ansiosos quanto às coisas deste mundo. Não, devo confessar que mesmo os cristãos verdadeiros nem sempre mantêm os olhos soltos, o mote entra, se não o raio, e há momentos em que até o ministro de Deus tem que dobrar o joelho, e com amargurado choro confessar que ele não pode manter seus motivos sempre solitários. Eu tenho muitas vezes que lamentar isso mesmo. Eu posso dizer do meu íntimo coração que eu amo a causa do meu Mestre, mas eu tenho que perguntar a mim mesmo: “Você não ama ver a causa do seu Mestre prosperar mais do que outra?” Oh, aquele pensamento perverso, que sempre deve cruzar nossos corações! E, no entanto, que ministro de Cristo há que não tem que confessar, se ele apenas se examinar. Eu sinto que quando estamos em nosso estado correto,

(22)

22

nós logo que as almas são salvas por qualquer outra pessoa, como nós mesmos, e com o mesmo prazer que Deus deve abençoar o outro como nós. Pois não pode fazer diferença para nós, se realmente amamos o Mestre, quem é por quem Ele Se honra. Nossa honra, nossa posição, deve ser menos que nada - ainda assim, vai se elevar. A pessoa atende Cristo às vezes com muita seriedade, mas depois leva a mosca para o doce pote de unguento - o desejo de servir a Cristo que pode compartilhar o prazer de fazer o bem. Devemos nos contentar em fazer o bem e não ter gratificação própria para satisfazer, contentar-nos em servir a Cristo e não conhecer recompensas, contentar-nos em servir a nossa geração, embora nossos nomes devam ser esquecidos, contentes, embora esperemos apenas ouvir o “Bem feito, servo bom e fiel”

quando estaremos na presença do nosso Mestre.

(Nota do Tradutor: Esta questão do dever de ter um olho único e bom, isto é, somente voltado para Cristo, fundamenta-se no fato de termos sido criados para o inteiro governo dEle não somente sobre nossas ações, mas também sobre nossa mente, coração, vontade, pensamentos, enfim, sobre tudo o que somos e temos. Se nos desviamos disto, ficamos sujeitos

(23)

23

a ser governados pela carne e não pelo Espírito Santo.)

Bem, agora, deixe-me dizer algumas coisas sobre ter um único olho. Professantes, falo com vocês em geral, sejam cristãos ou não. Livre-se desse olho maligno que parece uma cruz em

“x”, que olha de um lado para o mundo e o outro caminho na cruz, não diretamente para qualquer objeto, mas é virado para cá, e para lá, e para toda parte. Lembre-se, este é o olho do mundano, o mundano pensa que ele pode servir a Deus e a Mamom, e você pensará o mesmo, você que professou ser seguidor de Cristo? Você tentará servir dois mestres que estão em inimizade mortal um com o outro? Eu lhe digo, homem, quando Deus lhe disser: "Não penses no dia seguinte, não esteja ansioso por nada", Mamom dirá a você: "Olhe para a frente, tenha cuidado com tudo", e quando Deus lhe disser,

“Dá do teu sustento aos pobres”, Mamom dirá:

“Segura firme, é aquele que dá que estraga tudo”, e quando Deus disser a ti: “Não ponhas as tuas afeições nas coisas da terra”, Mamom dirá:

“Pegue dinheiro, consiga dinheiro, consiga de qualquer maneira”, e quando Deus disser: “Seja correto”, Mamom dirá: “Engane seu próprio pai se puder ganhar com isso.” Mamom e Deus estão em extremidades tão extremas da Terra, e tão desesperadamente opostos, que eu confio,

(24)

24

cristão, que você não é tão tolo, um tolo tão arrogante a ponto de tentar servir a ambos. Se você tem o olho do mundano, você é um mundano. Lembre-se, também, se você tentar fazer isso, podemos suspeitar que você tem o olho do hipócrita. Como Matthew Henry diz: “O hipócrita finge olhar para o céu, mas ele puxa para seu próprio interesse. Ele diz que "ele olha para Cristo", mas está sempre buscando sua vantagem pessoal. O verdadeiro cristão, no entanto, é como um viajante, ele olha para o objetivo e, em seguida, ele caminha direto para ele, ele segue o caminho que ele está olhando.”

Não seja então como o hipócrita, que tem esse olho duplo, olhando um caminho e indo por outro.

Um velho puritano disse: “Um hipócrita é como o falcão, o falcão voa para cima, mas ele sempre fica de olho na presa, deixe-o levantar o mais alto que puder, ele está sempre olhando para o chão. Ao passo que o cristão é como a cotovia, ele vira o olho para o céu e, enquanto voa e canta, ele olha para cima e se eleva para cima.”

Seja você uma das cotovias de Deus. Seja um cotidiano honesto, olhando e indo na mesma direção com um único propósito, pois seu duplo propósito fará com que o mundo suspeite de hipocrisia. Ainda mais, lembre-se, cristão, a menos que você tenha um único olho, sua

(25)

25

utilidade será inteiramente arruinada. Esta tem sido a morte espiritual de muitos homens, que pediram para fazer o bem no mundo, mas que não viviam com um único objetivo. Eu tenho conhecido ministros pregando um sermão, no qual eles desejavam lucrar com tudo, mas eles desejavam agradar o diácono no banco verde também, e o sermão caiu morto no chão.

Conhecemos homens também, ansiosos por ganhar pecadores, mas ao mesmo tempo estavam igualmente ansiosos para que fossem bem pensados em sua oratória, de modo que não devessem dizer uma palavra grosseira, por medo de degradar sua posição entre os pecadores eloquentes da época. Está tudo acabado com a utilidade de tal pessoa. Um ministro cristão, acima de todos os homens, não deve ter nenhum objetivo na vida, senão glorificar seu Deus, e se é bom tempo ou mau tempo, não deve ser nada para ele. Ele deve ser um homem que procura batalhas e espera tempestades e, proporcionalmente à sua fidelidade, ele certamente encontrará os dois.

Ele deve ser aquele que cinge seus lombos e se prepara para a batalha, que ele entenda que é para estar em batalha, e não fazer provisão para a carne. E cristão, se você deve fazer o bem neste mundo, você deve viver para esse objetivo simples, e não viver para qualquer outra coisa.

Se você correr atrás de dois objetivos, você não

(26)

26

se deparará com nenhum deles, ou melhor, o mundo terá o domínio sobre você. Quando os cristãos têm dois objetivos, são como dois rios que correm perto da cidade de Genebra, o Arve e o Ródano. O Ródano vem fluindo, um azul lindo - um azul que os pintores dão aos céus italianos e aos rios da Suíça. Não é exagero - ele é tão azul quanto é pintado. O Arve desce da geleira, um branco sujo e com calcário. Eu estive há algum tempo atrás no lugar onde esses dois rios se juntam. Não demorou muito para que o Arve tivesse saciado o Ródano, todo aquele lindo azul havia fugido e nada além de branco foi visto.

“Comunicações malignas corrompem boas maneiras.” Se sua vida é composta de duas correntes, o mundanismo correndo como o Arve, e você espera ter a espiritualidade funcionando como o azul do Ródano, você logo estará enganado. Sua espiritualidade, se for assim, se tornará um cavalo de perseguição para o seu mundanismo, sua religião será engolida, porque você não pode servir a dois senhores, não pode servi-los bem, e você não pode servir a Cristo se estiver dividido em seus objetivos.

E então, além disso, cristão, você não sabe que se você tem objetivos divididos você será um objeto de desprezo para o mundo? O mundo vem a desprezar a igreja neste exato período porque ele percebe que a igreja não é casta para

(27)

27

o seu marido, Cristo. Ah, eu adoro não dizer o que vou dizer, mas realmente, quando eu vejo alguns cristãos professos, um pensamento que eu não gosto de ter, passou pela minha cabeça, eu os vi tão mundanos, tão afiados em suas vidas e negócio, tão misturados com o mundo, que você não poderia dizer qual era o mundano, e quem era cristão, e eu pensei, Cristo derramou Seu sangue para fazer uma coisa dessas? É a única coisa que a redenção de Cristo pode produzir uma coisa melhor do que a natureza pode produzir? Pois eu tenho visto homens mundanos melhores que tais cristãos, em muitas virtudes superando-os. E eu pensei: “O que! Vale a pena fazer todo este barulho sobre uma redenção que não resgata estes homens mais do que isso, mas deixa-os escravos do mundo?” E eu olhei para eles, e a lágrima esteve em meus olhos quando eu pensei “Isto é obra do Espírito Santo? E havia algum Espírito Santo necessário aqui? Não seriam eles tão bons homens sem o Espírito Santo, como parecem ser com ele? Essa é a melhor coisa que o céu pode produzir? O céu esteve em trabalho de parto e trouxe este rato? É tudo isso que o Evangelho tem para dar?” Agora, julgue você, se não estou seguro em tais pensamentos, e se eles cruzarem minha mente, pense com que frequência tais pensamentos devem passar pela mente dos mundanos. "Oh", diz ele, "esta é a sua

(28)

28

religião, é? Bem, não é uma coisa tão poderosa depois de tudo. Eu comprei tais mercadorias em uma loja dessas, e fui bastante aceito. Este é o seu cristianismo, é?” “Eu trabalhei para um mestre assim”, diz outro, “ele é um diácono, ele também é um sovina. este é o seu cristianismo.“

“Ah”, diz um trabalhador, “sou empregado por fulano de tal, e ele é tão orgulhoso e dominador em seu comportamento com seus operários, como se fosse um faraó e não um seguidor. de Cristo. Este é o seu cristianismo, não é?” De fato, o mundano tem boas razões para dizer algo parecido. Como o ouro fino se tornou escurecido! Como a glória se foi! Os preciosos filhos de Sião, comparáveis ao ouro fino, como se tornaram como jarros de barro, obra das mãos do oleiro! Oh Sião! Os teus nazireus eram mais puros do que a neve, eram mais brancos do que o leite, mas o seu rosto tornou-se negro como o carvão e a sua pele estava manchada de lama. Seus filhos estão nos cantos da rua como um touro selvagem na rede. Os vossos homens fortes desfalecem e os vossos valentes falham, porque a vossa glória se apartou de vós. Para Deus, todos nós éramos cristãos que professam ser cristãos e que vivemos de acordo com o que professamos. Então o cristão brilharia “claro como o sol, belo como a lua”, e o que além disso, você pensa porque, "terrível como um exército com bandeiras". Uma igreja consistente é uma

(29)

29

igreja terrível; uma igreja honesta e correta abalaria o mundo. O peregrino dos homens piedosos é o peregrino dos heróis, estas são as legiões trovejantes que varrem tudo diante deles. Os homens que são o que professam ser, odeiam a aparência de uma mentira, qualquer forma que ela use, e prefeririam morrer antes do que o que é desonesto, ou o que seria degradante para a glória de uma raça celestial, e para a honra daquele por cujo nome eles foram chamados. Ó cristãos! Você será o desprezo do mundo, você será seu desprezo e assobio a menos que você viva por um objetivo. Eu sei que o mundo vai dar tapinhas nas suas costas e lisonjear você, mas vai desprezá-lo o tempo todo. Quando sou abusado, sei o que isso significa. Eu vejo isso no espírito certo e digo:

"Seja assim, é o maior elogio que o mundo pode me pagar.” Se eu estou servindo ao meu Deus, não devo esperar ser honrado pelos homens, mas se eu não estou servindo ao meu Deus, eu sei que serei desprezado dos homens. Então vai ser com você. Tenha um único pensamento solitário em sua mente, e que pensou no precioso amor de Jesus, e vá e viva, e aconteça o que acontecer, você será respeitado embora abusado. Eles podem dizer que você é um entusiasta, um fanático, um tolo, mas esses nomes do mundo são títulos de louvor e glória.

O mundo não se dá ao trabalho de apelidar um

(30)

30

homem a menos que ele valha a pena. Não lhe dará nenhuma censura a menos que tema a você. No momento em que começam a se afastar, é porque sentem que têm um homem para lidar com ele. Então será com você. Sejam homens, cada um de vocês, defendam a Cristo e a palavra em que acreditam, e o mundo os respeitará ainda.

Encontrei-me com um cocheiro há algum tempo, que me disse: "Você conhece o Rev. Sr.

Fulano de Tal?" "Sim, eu o conheço muito bem",

"Bem", ele disse, "ele é o tipo de homem que eu gosto, ele é um ministro, e eu gosto muito dele, gosto da religião dele.” “Que tipo de religião é essa?”, eu disse, pois estava ansioso para conhecer que tipo de religião ele poderia gostar.

"Por que?", Disse ele, "você vê esse camarote, bem, ele anda neste banco todos os dias durante esses seis meses, e ele é o tipo de homem que eu gosto, porque ele nunca disse nada sobre religião o tempo todo .” Esse é o tipo de cristão que o mundo gosta, e esse é o tipo que eles desprezam. Eles dizem: “Ah, nós não falaremos contra ele, ele é um dos nossos”. E se ele fosse sair um dia e falasse sobre religião, o que eles diriam? "Ele não quer dizer isso, deixe-o em paz, ele ficou em silêncio como homem e, quando fala, fala em sua capacidade oficial." Não há respeito por esse homem, pois não é o homem

(31)

31

no ofício, mas é o ofício que domina o homem por enquanto. Não seja assim com você, trilhe o mundo sob seus pés e sirva a Deus de todo o coração, pois você pode nunca esperar ter paz em sua consciência até ter desviado todos os ídolos de sua alma. Viva só para Cristo, porque onde a sua consagração termina, aí também a sua paz termina. Cristão, você nunca pode esperar ser aceito diante de Deus, enquanto você somente O serve com metade de seu coração, você nunca pode esperar entrar no céu triunfantemente quando você usou somente parte de sua vida no serviço de seu redentor. Eu falo com veemência quando chego a este ponto.

Eu oro, meus queridos leitores, por sua esperança do céu, por sua esperança de ser libertado do fogo devorador, e entrar em uma glória e bem-aventurança, ou servir a Deus ou a Mamom. Não importa o que você faça, faça isso com todo o seu coração, mas não tente fazer as duas coisas, porque você não pode. Oh, se você for cristão, viva com toda sua força para Cristo.

Não retire parte do preço, como Ananias e Safira, mas dê tudo a Jesus –

“Todos os seus bens, e todas as suas horas,

Todo o seu tempo, e todos os seus poderes,

(32)

32

Tudo que você tem e tudo o que você é”, e você será um homem feliz, abençoado, honrado e útil. Divida sua fidelidade e você será uma afronta aos pecadores, você será uma dor para si mesmo, você será uma desonra aqui, e você será reservado para vergonha e eterno desprezo quando Cristo aparecerá na glória de Seu Pai e todos os Seus santos anjos com Ele.

Cristãos, em nome de Cristo, ataquem os alvos do pecado! Mas faça isso com um só coração.

Não quebre sua posição, não segure a bandeira da trégua para o mundo com uma mão e empunhe a espada com a outra. Jogue fora a bainha. Seja inimigo jurado para sempre de tudo que é egoísta e pecaminoso, e confiando no precioso sangue de Cristo, e usando a cruz em seus corações, vá em frente vencendo e conquistando, fazendo menção ao nome do seu Mestre, pregando Sua palavra e triunfando em sua graça somente. Deus conceda, se tivermos dois olhos, que ambos sejam claros, um o olho da fé totalmente fixo em Cristo, o outro o olho da obediência igualmente e totalmente fixados no mesmo objetivo.

Referências

Documentos relacionados

a) Doenças pré-existentes ao período de viagem (vigência do seguro) e quaisquer de suas conseqüências, incluindo convalescenças e afecções em tratamentos ainda

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Este trabalho tem como finalidade mostrar o que é JavaScript Isomórfico, quais suas finalidades, quais as características que o diferem de uma abordagem de desenvolvimento

de plantas, massa seca da parte aérea, massa seca das raízes, diâmetro de colo, número de folhas e índice de clorofila, já a concentração de 14,6 ml L -1 promoveu o

Desta forma, este estudo tem como objetivo relatar a experiência vivenciada, por acadêmicas do 5º período do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de

Aristides Cimadon, no uso de suas atribuições, torna público o presente Edital destinado a inscrições para o Curso de Pós- graduação stricto sensu, Mestrado Acadêmico em Sanidade

Ademais, apontando um tipo de unidade nos trabalhos coligidos, nota- se que praticamente todos tendem a afirmar, calcados em diferentes bases teóricas, que nas páginas de Abelaira

Para se poder constatar as diferenças no comportamento dos elementos metálicos estruturais, sujeitos ao carregamento cíclico, foram incorporados níveis de esforço axial constantes