• Nenhum resultado encontrado

Sumário. Texto Integral. Tribunal da Relação de Lisboa Processo nº

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Sumário. Texto Integral. Tribunal da Relação de Lisboa Processo nº"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Tribunal da Relação de Lisboa Processo nº 0068332

Relator: LOUREIRO DA FONSECA Sessão: 29 Abril 1993

Número: RL199304290068332 Votação: UNANIMIDADE

Meio Processual: APELAÇÃO.

Decisão: REVOGADA A DECISÃO.

CESSÃO DE EXPLORAÇÃO DE ESTABELECIMENTO COMERCIAL

NULIDADE REQUISITOS

Sumário

I - A Lei exige que o contrato de cessão de exploração de estabelecimento comercial seja celebrado por escritura pública.

II - O que caracteriza este contrato não é a cedência da fruição do imóvel, nem a do gozo do mobiliário ou do recheio que nele se encontre, mas a cedência temporária do estabelecimento, como um todo, como uma universalidade, como uma unidade económica mais ou menos complexa.

III - Baseando-se o pedido do autor num contrato válido, sendo o contrato nulo por falta da forma exigida, a causa de pedir contrato de cessão de exploração válido - é insubsistente, conduzindo à improcedência do pedido.

Texto Integral

Acordam na Relação de Lisboa:

A Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa propôs acção declarativa da condenação contra Selbe - Sociedade de Empreendimentos de Livrarias e Bares Escolares, Lda, alegando em síntese que em 29-11-84

celebrou com a Ré um contrato intitulado de "contrato de concessão de

exploração do Bar-Cantina da Faculdade de Direito de Lisboa", nos termos do qual a Ré se obrigou a pagar-lhe a retribuição mensal de 158000 escudos no período compreendido entre 29.11.87 a 29.11.88, e de 160500 escudos desde então, excepto nos meses de Agosto e Setembro de 1989, em que a retribuição era de 73000 escudos.

Porém, não pagou as retribuições mensais vencidas após Outubro de 1988.

(2)

Em face deste comportamento da Ré, a autora, conforme cláusula do contrato, rescindiu-o uniteralmente com efeitos a partir de 25.5.89, mediante

comunicação feita á ré.

Ficando esta, igualmente nos termos contratuais, obrigada a pagar á autora as prestações que se vencessem até ao fim do mês de Outubro de 1989.

Conclui, pedindo a condenação da ré a pagar-lhe a quantia de 1865664 escudos acrescida de juros de mora vincendos á taxa de 15% sobre 1728500 escudos desde a propositura da acção.

Contestou a ré, alegando em síntese que não pagou as retribuições vencidas após Outubro de 1988 porque a autora não lhe assegurou a fruição completa do respectivo Bar-Cantina, já que autorizou, contra sua vontade, a abertura de um novo bar nas suas instalações, o qual tem por objecto a prestação de

serviços semelhantes aos prestados pela ré, causando-lhe sérios prejuízos.

Ora, a celebração deste contrato entre a autora e a ré teve como pressuposto para ambas, que o Bar-Cantina seria o único estabelecimento a funcionar nas instalações da autora, e foi neste contexto que a ré calculou os riscos da sua exploração.

Desta forma a autora, ao autorizar a abertura do novo bar, violou o contrato celebrado com a ré visto que propiciou a perda de clientela desta, que é um dos elementos do estabelecimento comercial.

Ao cessar o pagamento das retribuições mensais, a ré usou da faculdade

prevista no art. 428 do CC, de reagir contra o incumprimento da autora com o seu próprio incumprimento, sendo inválida a declaração da rescisão do

contrato feita pela autora.

Conclui pela improcedência da acção.

Respondeu a autora, pronunciando-se pela improcedência da excepção do não cumprimento do contrato, já que esta tem carácter transitório, funcionando como meio de pressionar a outra parte a cumprir, e os factos invocados configuram uma hipótese da resolução ou de modificação do contrato por alteração superveniente das circunstâncias.

Acrescenta que o contrato não foi celebrado no pressuposto alegado pela ré de que o Bar-Cantina seria o único estabelecimento a funcionar nas instalações da autora.

Proferido seneador da tabela onde se remeteu para a sentença o

conhecimento da excepção deduzida pela ré, e organizada a especificação e questionário, o processo seguiu os termos normais, realizando-se o

julgamento.

Foi lavrada a sentença que julgou a acção procedente, condenando a ré no pedido.

Apelou a ré.

(3)

Nas alegações de recurso, formula as seguintes conclusões:

1- O contrato celebrado em 29.11.1984 entre a apelante e a apelada, denominado de "Contrato de cessão de exploração do Bar-Cantina da

Faculdade de Direito de Lisboa", reveste a natureza do contrato de cessão de exploração do estabelecimento comercial, também conhecido por contrato de locação de estabelecimento comercial, previsto no art. 1085 do C. Civil.

2- O mesmo contrato não foi celebrado por escritura pública, nem consta de documento com força superior a esta.

3- Assim sendo, carece da forma legalmente prescrita na alínea K) do art. 89 do Código Notariado.

4- Pelo que, nos termos do art. 364 do CC., não se encontra provado nos presentes autos.

5- E, nos termos do art. 220 do CC., é nulo.

6- Caso se entenda que o mesmo contrato não é de cessão de exploração de estabelecimento comercial, só lhe poderá ser atribuida a natureza do contrato de arrendamento comercial.

7- Natureza essa que, da forma alguma, pela apelante foi confirmada.

8- Continuando tal contrato, agora nos termos da alínea b) do n. 1 do art. 1029 do CC., a não revestir a forma legalmente prescrita.

9- Permanecendo nos termos do art. 364 do CC., não provado.

10- E sendo, nos termos do art. 220 do CC., nulo.

11- Ainda no pressuposto de que o contrato em causa

é de arrendamento comercial, a sua cláusula 9, relativa á actualização anual das retribuições mensais, estipulando actualizaçães anuais da ordem dos 20%, violará claramente qualquer das portarias publicadas de acordo com o art. 2 do dec-lei n. 436/83, os quais têm natureza imperativa.

12- Assim sendo, tal cláusula estará, só por si, nos termos do art. 294 do CC., ferida de nulidade.

13- Na presente acção o pedido tem como causa de pedir o referido contrato celebrado entre a apelante e a apelada, em 29.11.1984.

14- Designadamente, quanto ao seu valor, fundamenta-se na cláusula 9 do mesmo contrato.

15- E é com base no mesmo contrato que a sentença recorrida julga procedente esse pedido.

Houve contra-alegações.

Tudo visto, cumpre decidir.

Estão provados os seguintes factos decorrentes da especificação e das respostas dadas ao questionário:

I- Especificação:

A- A Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa e a R. Selbe -

(4)

Sociedade da Empreendimentos de Livrarias e Bares Escolares, Lda, celebraram entre si um contrato denominado "Contrato de concessão da

exploração do Bar - Cantina da Faculdade de Direito de Lisboa", cuja fotocópia constitui fls. 6 a 15, aqui dado como inteiramente reproduzido para todos os efeitos.

B- Tal contrato foi celebrado em 29.11.84.

C- A R. não pagou as retribuições vencidas mensal e sucessivamente após Outubro de 1988.

D- Em 19.4.89, mediante carta registada com aviso de recepção, a A.

comunicou á R. a rescisão unilateral do contrato a partir do trigésimo dia posterior á recepção pela R. dessa comunicação.

E- A R. recebeu essa comunicação em 24.4.89.

F- Desde um dos primeiros cinco dias úteis do mês de Outubro de 1988 a A.

autorizou a abertura de um novo bar, dentro das suas instalações, o qual se tem mantido em funcionamento até hoje numa sala situada no edíficio onde está também instalado o "Bar - Cantina da Faculdade de Direito de Lisboa" e contígua a este.

G- A exploração do novo bar é feita por uma entidade estranha á Ré.

H- O novo bar tem por objecto, na área de bar e cafetaria, um tipo de serviço similar ao prestado pela R. no "Bar - cantina".

I- A R. enviou á A. as cartas cujas fotocópias constituem fls. 27 e 28, 29 e 31, aqui dadas por integralmente reproduzidas.

J- A R. enviou á A. a carta cuja fotocópia constitui fls. 33 e 34, aqui dada por integralmente reproduzida.

L- A R. enviou á A. a carta cuja fotocópia constitui fls. 36, aqui dada por integralmente reproduzida.

II- Respostas ao questionário:

A instalação do referido novo bar, e relativamente ao serviço de bar e cafetaria prestado pela R., originou uma perda por parte desta de mais de metade da sua tradicional clientela no "Bar-Cantina" resposta ao quesito 5.

A questão fundamental suscitada no recurso da ré é a da qualificação do contrato celebrado entre a autora e a ré.

Se, como a ré pretende, tal contrato configura uma cessão de exploração de estabelecimento comercial (ou locação de estabelecimento comercial) o

mesmo é nulo por vício de forma pois não foi celebrado por escritura pública - CFR art. 89, alínea k) do Código do Notariado e 220 do Código Civil.

Esta questão da invalidade do contrato por falta de forma não foi suscitada nos articulados.

Porém, como é de conhecimento oficioso, o tribunal de recurso pode e deve conhecer dela.

(5)

O negócio em causa foi reduzido a escrito e consta do documento de fls. 6 a 15 dos autos.

Nesse escrito as partes qualificaram-no de concessão de exploração do Bar- Cantina da Faculdade de Direito de Lisboa.

Porém o juiz não está sujeito ás alegações das partes no tocante á indagação, interpretação e aplicação das regras de direito - art. 664 do CPC., e assim é livre de modificar a qualificação jurídica que as partes deram aos factos - cfr.

acórdão da Relação do Porto de 10-2-87, CJ. ano XII, tom. 1, pag. 225.

E para determinar a espécie do negócio, o que fundamentalmente importa é o seu conteúdo e a interpretação das suas cláusulas.

Mas é evidente, como refere o Prof. Galvão Teles no seu parecer publicado na colectânea de Jurisprudência, ano de 1992, Tomo 1, pag. 56 que "a designação usada pelas partes, se não é absolutamente decisiva para apurar a sua

vontade e saber assim que o conteúdo negocial desejaram, é um elemento a tomar em conta nessa indagação interpretativa".

Ora, a cessão de exploração ou concessão de exploração do estabelecimento comercial, também conhecida por locação de estabelecimento comercial, é um negócio jurídico mediante o qual o titular do estabelecimento proporciona a outrém, temporáriamente e mediante retribuição, o gozo e fruição do

estabelecimento, considerado este como uma unidade jurídica e económica, isto é uma organização económico- -jurídico de todos os elementos que o integram, afectada á realização de uma determinada actividade mercantil ou industrial.

Duas condições, porém, terão que se verificar cumulativamente: o

estabelecimento deve manter a sua identidade e o cessionário deve continuar a exercer nele a mesma actividade - cfr art. 1085, n. 1 e 2 do CC.

Como refere o Prof. Antunes Varela (RLJ. ano 100, pag. 270), o que caracteriza este negócio "não é a cedência da fruição do imóvel, nem a do gozo do

mobiliário ou do recheio que nele se encontre, mas a cedência temporária do estabelecimento, como um todo, como uma universalidade, como uma unidade mais ou menos complexa".

Tal contrato que o próprio legislador teve o cuidado de esclarecer que não deve ser considerado de arrendamento - art. 1085, n. 1 do CC., não está sujeito ás regras próprias do arrendamento, nomeadamente as que limitam a liberdade contratual, como é o caso da prorrogação e renovação automática e obrigatória desse contrato nos termos do art. 1045, n. 1 do CC.

Porém, como refere Miguel Pupo Correia, in Direito Comercial, 2 edição revista, pag. 241, muitas vezes o modelo jurídico da cessão de exploração se utiliza com o fim de evitar a aplicação da regra que proibe a denúncia pelo senhorio, no fim do prazo, em caso de arrendamentos para fins comerciais.

(6)

Surgem desta forma dificuldades sobre a correcta qualificação do contrato.

E então, segundo o mesmo autor, será "adequado o critério proposto por Ferrer Correia ("Sobre a reforma da Legislação Comercial Portuguesa", "R O A", 1984, pgs. 32 e ss), no sentido de que haverá arrendamento se o titular do local se limitar a pôr á disposição do locatório o gozo e fruição da instalação, por esta não ter mais do que "a marca do seu destino", ou seja, uma

configuração física apta ao exercício da actividade mercantil visada; e já haverá cessão de exploração se o prédio já se encontrar "provido dos meios materiais indispensáveis á sua utilização como empresa", designadamente móveis, máquinas, utensílios que tornem viável, mediante a simples colocação de mercadorias, o arranque da exploração comercial".

Neste caso, analisando o conteúdo do contrato verifica-se que: a) A ora autora cedeu as instalações utilizadas pelo antigo concessionário, por contrato de concessão, para exploração do Bar - Cantina, existente na Faculdade de

Direito de Lisboa (art. 2). b) Os 2 signatários (gestores de negócios da ora ré) ficavam obrigados a assegurar um serviço de cafetaria, bar, pastelaria e

restaurante (art. 3). c) Em caso de rescisão nos termos prescritos no n. 2 do art. 20 do contrato, será assegurado aos

2 signatários uma indemnização correspondente ao valor do mobiliário e equipamento de hotelaria (art. 4, n. 3). d) No caso de rescisão ou não

renovação do contrato, a ora autora, comprometia-se a garantir que o novo concessionário assumisse as responsabilidades contratuais de trabalho

existentes na altura entre os 2 signatários e os seus trabalhadores em serviço no Bar - Cantina, de forma a assegurar os postos de trabalho existentes (art. 4, n. 5). e) Os 2 signatários ficam obrigados a realizar obras de remodelação das instalações, implicando no mínimo a renovação de todo o mobiliário

existentes, salvo os balcões frigoríficos (art. 13, n. 1). f) Todas as obras

previstas neste contrato e as que vierem a ser acordadas serão realizadas, por conta exclusiva dos 2 signatários, passando a constituir património da

A.A.F.D.L., contudo todo o mobiliário que vier a ser adquirido bem como todo o equipamento de hotelaria e o do trespasse são património dos 2 signatários (art. 13, n. 4). g) Os 2 signatários obrigam-se a fazer substituir até 31.12.85 todos os utensílios correntes, tais como pratos, copos, chávenas e talheres (art. 14). h) Os 2 signatários comprometem-se a adquirir pelo valor residual o equipamento instalado (com base em acordo em que são partes a nova

concessionária e o anterior), passando a constituir seu património (art. 15).

Da leitura destas cláusulas constata-se que as instalações do Bar - Cantina foram cedidas com equipamento necessário e adequado ao seu

funcionamento, nomeadamente utensílios correntes, mobiliário e balcões frigoríficos.

(7)

Por outro lado, tendo havido um anterior concessionário da exploração desse Bar, tal significa que o estabelecimento já existia anteriormente e, como cessou a antiga exploração dele, foi negociada nova exploração do Bar - Cantina com a ora ré.

Acresce que toda a economia do regulamento contratual aponta para uma regulação promenorizada dum estabelecimento comercial, nomeadamente quanto ás condições da prestação de serviços por ele proporcionado - cfr. arts.

11, 12, 16, 17, 18 e 19.

Uma apreciação global dos termos do contrato indicia que as partes

pretenderam a cedência á ré, não apenas do local onde o estabelecimento funciona, mas também do próprio estabelecimento como unidade económica.

Daqui resulta que a autora e a ré celebraram um contrato mediante o qual aquela cedeu a esta, temporariamente (art. 4, n. 1) e mediante retribuição mensal (arts. 5 e 9) a exploração do Bar-Cantina da Faculdade de Direito de Lisboa.

Trata-se, por conseguinte, de um contrato de concessão de exploração de estabelecimento comercial, o que confirma a qualificação jurídica que as partes lhe deram quando o celebraram.

Desta forma afastam-se as hipóteses, também apontadas pelas partes, de arrendamento comercial (cujo regime legal proteccionista é, aliás,

incompatível com algumas das cláusulas negociais, nomeadamente o art.

20, n. 2) e de contrato inominado ou atípico, dominado pela autonomia da vontade e não sujeito a qualquer formalismo.

Ora, tratando-se de um contrato de locação de estabelecimento comercial, o mesmo está sujeito a escritura pública e, como tal não sucedeu, a sua falta produz nulidade.

Como o pedido da autora se baseava num contrato válido, sendo o contrato nulo por falta de forma exígida, a causa de pedir - outorga de um contrato válido - é insubsistente, conduzindo á improcedência do pedido - cfr. acórdão do STJ de 28.10.75, BMJ. 251, pag159.

Pelo exposto, dando-se provimento ao recurso, revoga-se a sentença, e absolve-se a ré do pedido.

Custas pela autora.

Lisboa 29-4-93 Luis Fonseca.

Referências

Documentos relacionados

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

Conclui-se que os catadores de caranguejo do município de Quatipuru-PA são, em sua maioria, do sexo feminino, concluintes do Ensino Fundamental, adultos, com casa própria e

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

Considerando que, no Brasil, o teste de FC é realizado com antígenos importados c.c.pro - Alemanha e USDA - USA e que recentemente foi desenvolvido um antígeno nacional

By interpreting equations of Table 1, it is possible to see that the EM radiation process involves a periodic chain reaction where originally a time variant conduction

O desenvolvimento desta pesquisa está alicerçado ao método Dialético Crítico fundamentado no Materialismo Histórico, que segundo Triviños (1987)permite que se aproxime de

segunda guerra, que ficou marcada pela exigência de um posicionamento político e social diante de dois contextos: a permanência de regimes totalitários, no mundo, e o

Assim procedemos a fim de clarear certas reflexões e buscar possíveis respostas ou, quem sabe, novas pistas que poderão configurar outros objetos de estudo, a exemplo de: *