• Nenhum resultado encontrado

Escola Bíblica Dominical

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Escola Bíblica Dominical"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

Mai. 2021 | Volume 2 | nº 21

Escola Bíblica Dominical

23 de maio de 2021

As parábolas do Senhor Jesus

As dez virgens

(2)

Escola Bíblica Dominical

23 de maio de 2021

Mai. 2021 | Volume 2 | nº 21

As parábolas do Senhor Jesus

Parte I - As dez virgens

A publicação desta se- mana apresenta os pontos principais tra- tados na Escola Bíbli- ca Dominical de 23 de maio de 2021.

No Brasil tivemos um total de 50.052 participações através de respostas enviadas por igrejas de cidades de todos os 26 esta- dos do Brasil, além do Distrito Federal.

Do Exterior, tivemos 1.950 parti- cipações recebidas dos nossos irmãos em 40 países.

Tivemos ainda o recebimento de 990 vídeos, sendo 12 vídeos do exterior e 978 do Brasil.

As principais participações do Brasil (por Estado) e do Exterior (por país) foram registradas, em percentuais, e estão ilustra- das nas tabelas ao lado.

Participações por Continentes Participações por País

América do Sul 773 Estados Unidos 577

América do Norte 591 Bolívia 397

América Central 296 Rep. Dominicana 237

Europa 269 Portugal 179

África 14 Venezuela 161

Ásia 8 Chile 51

Oceania 4 Argentina 46

Itália 46

Uruguai 42

Peru 34

Fonte: Portal Presbitério - EBD

Parcipações 23 de maio de 2021

Brasil Exterior

Estado Participação País Participação

Espírito Santo 32,19% Estados Unidos 29,59%

Minas Gerais 14,84% Bolívia 20,36%

Rio de Janeiro 12,84% Rep. Dominicana 12,15%

São Paulo 9,89% Portugal 9,18%

Bahia 6,87% Venezuela 8,26%

Alagoas 4,60% Chile 2,62%

Paraíba 2,84% Argentina 2,36%

Pernambuco 2,13% Itália 2,36%

Rio Grande do Sul 2,00% Uruguai 2,15%

Pará 1,92% Peru 1,74%

Clique aqui para baixar o apêndice com os nomes e contribuições enviadas para esta EBD.

(3)

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 23 MAI. 2021 | BOLETIM ICM • 3

As parábolas do Senhor Jesus

Parte I - As dez virgens

Síntese da palavra do presidente

A Escola Bíblia Domini- cal do dia 23 de maio de 2021 foi realizada ao vivo, com a participa- ção dos pastores Gedelti Guei- ros e Gilson Sousa.

Palavra inicial do Pr. Gilson Sousa:

Saudamos os irmãos com a paz do Senhor!

Vamos dar início ao assunto que estamos abordando na Es- cola Bíblica Dominical: os en- contros do Senhor Jesus com pessoas, grupos e multidões.

Neste domingo, abordaremos alguns aspectos referentes à parábola das dez virgens.

Foi mostrado o local onde Je- sus se encontrava quando con- tou esta parábola aos seus dis- cípulos.

Posteriormente, a palavra foi trazida pelo Pr. Gedelti. A fi- nalização foi feita pelo próprio Pr. Gilson, o qual apresentou as respostas provenientes de vários locais do Brasil e do ex- terior.

Palavra do Pr. Gedelti Gueiros:

Eu saúdo a todos com a paz do Senhor! Agradecemos mais uma vez a participação* de to- dos os nossos irmãos na Esco- la Bíblica Dominical neste do- mingo.

Pedimos, no último questio- nário, que os irmãos fizessem uma avaliação do ensino que foi dado com relação aos en- contros do Senhor Jesus em diversas ocasiões. Foram des- taques a figura do servo Bar-

* A participação dos estados do Brasil e dos diversos países está registrada no Editorial e nas seções específicas deste Boletim.

timeu, a questão do perdão e a questão do próximo. Estes estudos surtiram grandes efei- tos na vida espiritual do nosso povo.

Gostaria de lembrar acerca da parábola do samaritano. A fi- gura do samaritano é a figura profética do gentio. Antes do pentecostes, a ordem de Jesus foi para que os discípulos fos- sem à Samaria. Era uma preo- cupação de Jesus para que os gentios entendessem o seu mi- nistério. Os judeus não tinham o entendimento do ministério da graça do Senhor Jesus. As- sim, na parábola, o sacerdote e o levita passaram, mas não pu- deram acudir aquele homem.

Eles tinham roupas, liturgias, posições, políticas, mas Jesus mostrava que não era isso que ele queria. Então, Jesus contou a parábola do bom samaritano, mostrando, naquele momento, o cuidado com aqueles que es- tão à beira do caminho.

A primeira coisa que se destaca é o óleo. É o remédio que o ho- mem precisa. É responsabilida- de da Igreja levar o óleo. Jesus estava falando da sua morte.

O óleo fala da prensa que es- tava no Getsêmane. Lá estava a prensa das azeitonas. Jesus

Pr. Gilson Sousa realizando a condução da Escola Bíblica Dominical

(4)

As parábolas do Senhor Jesus

Parte I - As dez virgens

passou ali a sua noite da ago- nia. Ele pressentiu a sua dor e a sua morte. O tratamento do nosso próximo precisa ser este.

Jesus morreu, mas ressuscitou.

Agora, o vinho fala da ressurrei- ção, do batismo com o Espírito Santo, e dos dons espirituais.

Muitos estão como aquele ho- mem no caminho de Jericó. É preciso lembrar do sacrifício do Senhor Jesus, da sua morte e da sua ressurreição. A ressur- reição é o ponto alto na vida do crente. A morte está ao nos- so lado, vigiando-nos, mas em compensação, estamos vendo a ressurreição. Quando aquele homem pega o doente e leva para a estalagem, estava levan- do para o corpo, para a Igreja. E a comunhão é necessária a par- tir dali. Você não pode perder mais a comunhão com aquela pessoa. São os dois dinheiros.

É preciso fazer uma pequena observação acerca da evange- lização. O entendimento de al- guns é limitado sobre o que é evangelização. Imaginam que

evangelização é todo o dia ir à igreja e ouvir a mesma mensa- gem. As nossas mensagens são reveladas, não são repetições. É preciso entender que a Pala- vra nesta hora é um sustento.

É um alimento que precisa ter sustância para que as pessoas possam ser fortalecidas neste momento.

Pergunta

Qual foi o maior proveito para a sua vida espiritual? Seja ob- jetivo (sintético).

Nós não encerramos os assun- tos referentes aos encontros com o Senhor Jesus. Muitos já estão enviando mensagens para os próximos encontros.

Uma criança de 8 anos de ida- de pregou sobre “o seu próxi- mo”. Ela entendeu que “o seu próximo” era a sua amiguinha, sua vizinha.

Nos comentários acerca dos encontros com o Senhor Jesus, três foram mais importantes, conforme recebido dos irmãos:

o encontro com o cego Bar- timeu, a parábola do credor incompassivo e a parábola do bom samaritano.

Uma das participações recebi- das relata: “Alguns estão como

cegos à beira do caminho e agora encontraram um celeiro de alimentos e não uma moe- da, mas um tesouro que estava oculto, e não precisavam mais da esmola”. Alguns são crentes, mas estão à beira do caminho.

Há um outro aspecto sobre o perdão (a parábola do credor incompassivo). Muitos irmãos e muitas famílias foram recu- perados de problemas que es- tavam presentes há mais de 30 anos. Foram várias experiên-

Pr. Gedelti Gueiros realizando a síntese do estudo da Escola Bíblica Dominical

Clique aqui ou aponte a câmera do seu celular para o código abaixo e assista, na íntegra, à Escola Bíblica Dominical, no canal oficial da ICM no YouTube.

É preciso entender que a Palavra

nesta hora é um sustento.

É um alimento que precisa ter sustância para que as pessoas possam

ser fortalecidas neste momento.

Pr. Gedelti Gueiros

(5)

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 23 MAI. 2021 | BOLETIM ICM • 5

As parábolas do Senhor Jesus

Parte I - As dez virgens

cias extraordinárias.

Liturgia e discurso não salvam ninguém. Era o caso daquele que estava na descida de Jeri- có (a parábola do bom samari- tano).

Pergunta

Diga o nome da parábola que está descrita no Evangelho de Mateus, capítulo 25, versos 1 a 13.

Agora entramos no assunto da parábola das dez virgens.

Era um casamento, a referên- cia aqui era histórica. A questão profética estava relacionada ao noivo. Jesus e à noiva, a Igreja.

Quais eram os requisitos ofe- recidos pelo pai do noivo para entrar na festa? Você foi convi- dado pelo Pai do noivo para a festa.

A primeira coisa era, portanto, o convite do Pai do noivo.

O segundo ponto eram as vesti- mentas. O Pai do noivo oferecia uma vestimenta para cada par- ticipante. Isto porque as pesso- as que vinham, chegavam de longe e ficavam vários dias na- quela casa, aguardando o mo- mento em que o noivo viria. Al- moçavam, jantavam, dormiam.

As pessoas que vinham para a festa eram destacadas no luga- rejo ou cidade onde iria acon- tecer o casamento. Elas tinham uma roupa especial. E quando saiam à rua, todos daquela ci- dade ou lugarejo sabiam que elas haviam sido convidadas para a festa. Na prática, signi- fica o testemunho da Igreja nesta última hora. Eram vestes nupciais, porque deviam cobrir a nudez, o pecado, a exposição.

O crente tem uma veste de sal- vação. Quando ele aceita Jesus, ele ganha uma veste nova.

Um outro ponto era a casa

onde se dava a festa. A festa se dá na comunhão, na casa. A casa é a Igreja. Os convidados deviam se apresentar na festa com candeia e óleo. O Pai fez o convite para o encontro com o Senhor Jesus. Mas você precisa ter a candeia e o óleo. Porque sem o óleo não existe fogo.

Chegamos ao entendimento deste momento profético que estamos vivendo. E entende- mos o momento por que pas- samos.

À medida que a Igreja se prepa- ra, o mundo está em convulsão.

São as trevas. Se você não tem a luz nessa hora, a revelação, não há como enxergar. Para o arrebatamento, a Igreja precisa ter o óleo e o fogo. O fogo pre- cisa estar aceso. O momento é profético. As que foram con- vidadas eram dez, dois grupos de cinco. Era uma divisão pro- fética de fiéis e infiéis. Todas foram chamadas? Onde estava o projeto ali? Foram chamadas, mas nem todas foram escolhi- das. O escolhido é aquele que está com a revelação. O noivo quer se revelar, mas você pre-

cisa refletir, no seu rosto, a luz da revelação. A candeia devia iluminar o seu rosto. Se faltar o óleo, a luz se acaba, a revelação acaba.

Estamos vendo a fome da Pala- vra revelada. Há um grande in- teresse nesta hora pela Palavra.

São povos de todos os lugares do mundo.

O tempo é curto. Orem por nós e por todos aqueles que estão sendo evangelizados. Não per- cam tempo.

Nós temos uma saída que é Jesus. Jesus é o caminho que está aberto para a salvação.

Que o Senhor nos abençoe.

Pr. Gedelti Victalino Teixeira Gueiros Presidente da Igreja Cristã Maranata

O Pai fez o convite para o encontro

com o Senhor Jesus. Mas você

precisa ter a candeia e o óleo.

Porque sem o óleo não existe fogo.

Pr. Gedelti Gueiros

(6)

Perguntas da Semana

24 a 30 de maio de 2021

Pergunta 2 - Todos

Na parábola, entende-se que se refere às virgens como a “noi- va”, que é a Igreja que foi convidada para a festa nupcial.

Pergunta-se:

a) Por que eram virgens?

b) O que significa o nº 10 (dez)? Ou melhor:

a Igreja é composta de homens e mulheres, e a parábola, pro- feticamente, se refere à Igreja como “virgem” (sexo feminino).

Pergunta 1 - Todos

Qual o sentido histórico e profético das vestes oferecidas aos convidados pelo Pai do noive?

Pergunta 3 - Todos

Quanto ao encontro:

a) Quantas virgens ouviram o grito ou o aviso e quantas se le- vantaram, e prepararam suas lâmpadas?

b) Explique.

c) E o que faltou?

Texto básico: Evangelho de Mateus, capítulo 25, versos 1 a 13.

Estudo: Parábolas do Senhor Jesus relacionadas à Sua vinda, ou seja, ao arrebatamento da Igreja.

Assunto: A parábola das dez virgens.

Como envio minha participação para a Escola Bíblica Dominical?

- Para enviar uma participação escrita, aces- se o endereço https://www.igrejacristama- ranata.org.br/ebd/participacoes/

- Para participação em vídeo, acesse o en- dereço https://www.igrejacristamaranata.

org.br/ebd/ebd-participacoes-em-video/

Clique aqui para enviar sua contribuição

Onde acesso o Boletim Informativo para download?

Você pode baixar pelos endereços https://

www.igrejacristamaranata.org.br/noticia/

category/boletim-ebd/ ou https://institu- toicm.org.br/category/escola-biblica-do- minical/

Clique aqui para acessar

(7)

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 23 MAI. 2021 | BOLETIM ICM • 7

Perguntas da Semana

24 a 30 de maio de 2021

Pergunta 4 - Todos

Quanto às designações:

a) Qual foi o nome dado pelo Senhor Jesus às virgens que não tinham óleo reservado?

b) Qual a proporção entre loucas e prudentes?

Pergunta 5 - Todos

A parábola proferida pelo Senhor Jesus estava se referindo à Igreja ou ao mundo?

Como envio minha participação para a Escola Bíblica Dominical?

- Para enviar uma participação escrita, aces- se o endereço https://www.igrejacristama- ranata.org.br/ebd/participacoes/

- Para participação em vídeo, acesse o en- dereço https://www.igrejacristamaranata.

org.br/ebd/ebd-participacoes-em-video/

Clique aqui para enviar sua contribuição

Onde acesso o Boletim Informativo para download?

Você pode baixar pelos endereços https://

www.igrejacristamaranata.org.br/noticia/

category/boletim-ebd/ ou https://institu- toicm.org.br/category/escola-biblica-do- minical/

Clique aqui para acessar Pergunta 6 - Todos

Aqui está uma lição para o mundo ou para o crente?

Pergunta 7 - Obreiros

Quanto à aplicação da parábola:

a) Qual o nome profético que é dado, em nossos dias, referido à luz da candeia?

b) Por que a luz acesa, agora, nesse tempo?

(8)

Atividades do Mês

Mai 2021

Programação das classes de crianças, intermediários e adolescentes

O tema do estudo do mês de maio para as Crianças, Inter- mediários e Adolescentes é:

“Bíblia, a Palavra de Deus”. As aulas têm como objetivo ensi- nar nossas crianças, intermedi- ários e adolescentes a valoriza- rem e praticarem os ensinos da Palavra de Deus.

Em decorrência da suspen- são das reuniões presenciais das Crianças, Intermediários e Adolescentes, ocasionada pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19), as aulas serão vei-

culadas através do canal oficial da Igreja Cristã Maranata no YouTube.

O material para as aulas está disponível através do endereço

eletrônico: www.ciasmaranata.

org.br.

O cronograma das aulas está especificado na tabela a seguir.

Dias Assuntos CIAs de 3 a 15 anos Assuntos Crianças de 0 a 3 anos

06/05 - 16h (YouTube) A Bíblia é a Palavra de Deus - 2 Pe 1:20-21 A Bíblia é a Palavra de Deus - 2 Pe 1:20-21 13/05 - 16h (YouTube) A Palavra de Deus na vida de Davi - Sl 18:30 A Palavra de Deus na vida de Davi - 1 Cr 14:10 20/05 - 16h (YouTube)

A preciosa semente - Mt 13:3 (3 a 7 anos) A vitória de Jesus pela Palavra de Deus - Mt 4:4 (7 a 15 anos)

A preciosa semente - Mt 13:3

27/05 - 16h (YouTube) A nobreza dos irmãos de Beréia - At 17:10-11 A nobreza dos irmãos de Beréia - At 17:10-11

Orientação do Mês - Ministérios e famílias dos pastores e ungidos

Comunicamos às Igrejas e Pas- tores que no mês de maio/2021,

as intercessões serão em favor dos Ministérios e das Famílias dos Pastores e Ungidos.

“O qual nos fez também capazes de ser ministros dum novo testa- mento, não da letra, mas do espí-

rito...” II Co 3:6

Abaixo segue o cronograma das orientações estabelecidas pelo Presbitério:

1ª Semana 03/05 a 08/05/2021 Madrugadas Pela Rádio Maanaim

2ª Semana 10/05 a 15/05/2021 Jejuns 0h às 9h ou 17h até após o culto

3ª Semana 17/05 a 22/05/2021 Período de oração ao meio-dia Pela Rádio Maanaim 4ª Semana 24/05 a 30/05/2021 Visitas aos lares dos Pastores e

Ungidos Pelos meios digitais

Fonte: Circular 048/21, de 01/05/2021 Fonte: Circular 049/21, de 02/05/2021

(9)
(10)

Informe Semanal

17 a 23 de maio de 2021

Programa Anunciando o Evangelho Eterno

Ocorreu, no último final de se- mana, o programa “Anuncian- do o Evangelho Eterno”.

O programa desta semana abordou, no quadro “Lições do Maanaim”, o assunto “Encon- tros com o Senhor Jesus”.

O programa é exibido na Rede TV todos os sábados, às 8h, e todos os domingos, às 14h.

Veículo de Comunicação Local Dias e Horários*

YouTube Mundo Sexta-feira (21h)

RedeTV Brasil Sábado (08h) | Domingo (14h)

TV Capixaba Espírito Santo Sábado (09h)

Rede Brasil Brasil Domingo (14h)

Band FM (FM 94,9) Grande Vitória (ES) Sexta-feira (17h) | Domingo (08h) Rádio SIM (FM 89,7) São Domingo do Norte (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 96,1) Pedro Canário (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 96,7) São Mateus (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 97,9) Anchieta (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 102,1) Pinheiros (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 105,3) Santa Teresa (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 106,1) Linhares (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 107,3) Aracruz (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 107,7) Cachoeiro de Itapemirim (ES) Domingo (08h)

Rádio Mania FM (FM 104,9) Região de Manhuaçu (MG) Sexta-feira (17h) | Domingo (08h) Rádio Extremo Sul (AM 830) Itamaraju (BA) Sábado (13h) | Domingo (13h)

Rádio 88 FM Barra Mansa (RJ) Sábado (10h) | Domingo (10h)

Rádio Mais Vida (FM 102,3) Muriaé (MG) Sábado (10h)

Rádio Imparsom (FM 100,1) Governador Valadares (MG) Domingo (08h) Rádio Mais FM (FM 97,9) Porto Alegre (RS) Domingo (15h30) Rádio Luz (FM 97,1) Guiné Bissau - África Sábado (18h)

Rádio SIRT FM (FM 104,5) Tete/Moçambique - África Sexta (07h) | Domingo (14h) Rádio SIRT FM (FM 90,3) Manica e Sofala/Moçambique - África Sexta (07h) | Domingo (14h) Rádio Braz USA (AM 1360) Massachusetts - EUA Domingo (14h)

*Horário de Brasília

Clique aqui para assistir o programa Anunciando o Evangelho Eterno no canal oficial da ICM no YouTube.

(11)

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 23 MAI. 2021 | BOLETIM ICM • 11

Informe Semanal

17 a 23 de maio de 2021

Seminário Internacional - A Palavra

Nesta semana foi dada conti- nuidade ao 1º Seminário Inter- nacional da Igreja Cristã Ma- ranata, transmitido pelo canal oficial no YouTube, que agora passa a ser transmitido somen- te às terças-feiras, a partir das 19h.

Foi disponibilizado o episódio 30 (trinta) no dia 18/05, que abordou o tema “Igreja, Corpo de Cristo - Parte 3 - O que di- zem os apóstolos?”.

Transmissão especial para as Igrejas do Brasil

Às 15h00 (hora de Brasília), no domingo, dia 23 de maio de 2021, ocorreu a transmissão es- pecial para as igrejas do Brasil, com a participação dos pasto- res, obreiros, jovens e senhoras.

A apresentação foi feita pelo Pr.

Valter Babo.

Nesta edição, responderam às perguntas, formuladas pela Escola Bíblia Dominical, os se- guintes irmãos:

Primeira pergunta: Esta per- gunta foi respondida pelo pas- tor Eduardo Rodrigues de Flo- rianópolis, Santa Catarina.

Segunda pergunta: Esta per-

gunta foi respondida pela irmã Adriana Daltro de Brumado, Bahia.

Terceira pergunta: A pergunta foi respondida pela criança Ni- colas Yuri de Sobradinho, Dis- trito Federal.

Quarta pergunta: Esta pergun- ta foi respondida pela interme- diária Rafaela Telles de Osasco, São Paulo.

Quinta pergunta: A primeira parte desta pergunta foi res- pondida pelo obreiro Paulo Adilson dos Santos de Anchie- ta, Rio de Janeiro.

A segunda parte desta pergun- ta foi respondida pelo interme- diário Emanuel Mendes de Ser- ra, Espírito Santo.

As transmissões foram realiza- das por meio dor canal digital oficial do YouTube da Igreja Cristã Maranata.

Pastor Valter Babo

(12)

Informe Semanal

17 a 23 de maio de 2021

Transmissão especial para as igrejas do Exterior

A transmissão especial para as igrejas do exte- rior ocorreu neste do- mingo, 23 de maio de abril de 2021, às 12h. Durante a reunião, foram transmitidos os testemunhos de vários irmãos, jovens, obreiros, senhoras e pastores sobre a Escola Bíblica Dominical e os seus resultados na vida das igrejas.

Nesta edição foram apresen- tados os testemunhos de al- gumas das nossas igrejas na República Dominicana, na América Central, que têm tido excelente participação na Es- cola Bíblica Dominical, com número surpreendente de par- ticipações, entre os países es- trangeiros.

Ung. Isaac António Victoria

República Dominicana

Igreja em La Entrada, Santo Do- mingo

Amém irmãos. Eu saúdo a to- dos com a paz do Senhor Jesus!

É para nós um grande prazer poder compartilhar nossa ex- periência com a Escola Bíblica Dominical. Podemos ter gran- des experiências. A cada sema- na nas terças feiras podemos estudar e fazer todos os estu- dos em todas as crianças, ado- lescentes, jovens, senhoras e os obreiros participamos da mes- ma comunhão. Para nós é uma grande bênção os alcances que temos tido, as revelações, temos tido muitas experiên- cias. Na verdade, para nós é um grande privilégio contar com a operação do Espírito Santo que vocês têm ai no Brasil, temos

também aqui na República Dominicana.

Para a glória do Senhor, nós es- tamos muito felizes por viver e caminhar seguindo o caminho do Senhor Jesus. Assim como Bartimeu que um dia lançou de si a capa para seguir a Jesus, nós também estamos deixan- do esta capa e podemos estar seguindo este processo des- ta caminhada da salvação em Cristo Jesus. Um abraço fra- ternal a todos e eu os saúdo e despeço com a paz do Senhor Jesus! Amém.

Irmã Cheryl Victoria de Hassan

República Dominicana

Igreja em Bella Vista, Santo Do- mingo

Antigamente nós tínhamos uma preocupação muito gran- de com a doutrinação de cada irmão na igreja tanto em Santo Domingo a igreja a qual eu per- tenço, como as igrejas no inte- rior. E é verdade que era um problema o fato de não poder estar em dia com os estudos que estavam dando no Bra- sil. Nós éramos visitados pelos pastores que era como podí- amos receber a doutrina. Eles

nos traziam apostilas e docu- mentos de lá. E era grato poder ter este tipo de estudos. Mas não era suficiente, pois não es- távamos sempre em dia. Quan- do nós tínhamos a possibilida- de de ir ao Brasil e passar dias maravilhosos com os irmãos estudando de madrugada, cul- tos ao meio-dia, evangelização nas ruas, cultos à noite. Eram muitas bênçãos e vínhamos carregados de doutrina, po- rém para a igreja ainda não era suficiente, porque eram uns dias que tínhamos os estudos da palavra, podíamos estudar, pois era a doutrina que tínha- mos da Palavra, porém não era suficiente. Então nós estive- mos orando ao Senhor muito tempo, porque queríamos que aquelas pessoas que estavam chegando pudessem ser dou- trinadas da maneira correta. E era um desejo nosso poder con- seguir uma solução para estas situações. Posso dizer-lhes que a Escola Bíblica dominical veio para resolver estes problemas, porque hoje em dia nós temos o alimento espiritual cada se- mana. Podemos estudar todos juntos em comunhão. Assim é uma bênção tão grande ver crianças, jovens, senhoras e obreiros envolvidos totalmen-

(13)

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 23 MAI. 2021 | BOLETIM ICM • 13

Informe Semanal

17 a 23 de maio de 2021

te e podendo colaborar com esse tipo de participação tam- bém e com os formulários. Nós glorificamos ao Senhor porque é uma resposta ao desejo tão grande que nós temos da dou- trina.

Jovens e obreiros

República Dominicana

Igreja em Bella Vista, Santo Do- mingo

Aqui é da igreja da República Dominicana. Temos tido mui- tas experiências maravilhosas com o Senhor. Todas as experi- ências têm sido com oposições nas dificuldades que temos passado desde antes da pande- mia e durante a pandemia tem havido mudanças na orienta- ção do Senhor vindas do Pres- bitério para que nós façamos alguns ajustes, porém algumas das pessoas não conceberam bem estas informações, estas mudanças, embora a igreja tem se mantido fiel, tem sido fiel e o Senhor tem honrado es- tas mudanças.

E por causa do Senhor nós hoje em dia podemos ver mui- tos servos que não concebiam bem estas mudanças, estando agora firmes na doutrina, bus- cando ao Senhor junto com os outros e glorificando o nome do Senhor.

Temos tido também diferen- tes experiências como a busca pela madrugada, através do louvor, da consulta à Palavra, dons espirituais, jejuns.

E tudo isso tem sido de gran- de valor para nós, porque sa- bemos que o propósito do Senhor, tanto as dificuldades quanto as bênçãos do Senhor tem sido para nós crescimento e amadurecimento espiritual.

Grupo de Senhoras

República Dominicana

Igreja em Bella Vista, Santo Do- mingo

Hoje em dia, a Escola Bíblica Dominical é fruto da operação maravilhosa da misericórdia de Deus, através da operação do Espírito Santo que nos tem alcançado como corpo e tem integrado cada uma das igre- jas para que estejamos partici- pando, motivados com alegria esperando a cada domingo os links da Escola Bíblica Domini- cal dos domingos, recebendo do nosso pastor as perguntas cada domingo, participando com nossas famílias, estudan- do a Palavra e respondendo as perguntas trazendo nossas contribuições. Às Segundas- -Feiras, se reúnem os grupos de jovens, esta estrutura que o Senhor tem provido para fir- mar cada vez mais a doutrina entre os jovens e que cada dia têm se firmado na presença de Deus. Nas terças-feiras nos reu- nimos cada grupo em seus lu- gares através do Zoom todas as igrejas. Igreja de Bella Vista, de La Entrada, de San Juan e de San Carlos, nos reunimos para participar juntos como corpo.

O Senhor se revela, o Senhor nos dá grandes revelações, en- sinos que nos ajudam a firmar nossa caminhada na sã dou- trina e nos ajuda a entender o Projeto de Deus de salvação.

Nós agradecemos grande- mente a misericórdia de Deus que nos tem alcançado com a Escola Bíblica. E assim cada irmão a cada semana manda suas contribuições ao Presbi- tério, depois de nós estudar- mos a Palavra juntos, alcançar o entendimento juntos como corpo, porque verdadeiramen-

te é em corpo que nós vivemos.

Todos os milagres que ocorrem através da operação do Espírito Santo. Agradecemos muito o trabalho e o esforço que vocês fazem.

Passamento do Pr. João de Jesus Martins

Comunica- mos, com pesar, o pas- samento do nosso que- rido Pr. João de Jesus Martins de Belo Hori- zonte, Minas Gerais. Era natural de Cachoei- ro do Itapemirim, Espírito Santo. Realizou com dedicação a obra do Senhor.

Deixou a esposa Luciana Alves Tapias Martins e os filhos João Marcos Tapias Martins e Aman- da Tapias Martins.

“Volta, minha alma, a teu repouso, pois o Senhor te fez bem.” Salmo 116:7

(14)

Informe Semanal

17 a 23 de maio de 2021

Assistência 0800

Durante este período de pan- demia e de isolamento social, a Igreja Cristã Maranata está realizando os cultos de forma virtual, por meio do seu canal do YouTube. Uma estrutura especial para o atendimento

e assistência aos visitantes e convidados foi disponibilizada por meio do telefone 0800- 7073076.

As tabelas, a seguir ilustradas, demonstram os dados estatís- ticos dos atendimentos reali- zados.

Motivo %

Espiritual 30,72

Enfermidade 29,52

Familiares 13,70

Outros 10,11

Vida Secular 5,72

Conjugal 5,19

Profissional 2,13

Litígio Justiça 1,33

Sentimental 0,93

Livramento 0,53

Inf. Sobre a ICM 0,13

Total Geral 100

Período de apuração: 16/05 a 22/05/2021 Fonte: Relatório de Assistência ICM -

Plantão 24 horas

A pandemia COVID-19

A situação da evolução da pan- demia do Coronavirus (CO- VID-19) tem sido motivo de grande preocupação por parte da Igreja Cristã Maranata.

A Igreja Cristã Maranata, por meio de Comunicado Oficial emitido em 8 de outubro de 2020, renovou aos pastores e membros de forma geral, a ne-

cessidade de seguir as orienta- ções já transmitidas, desde o início da pandemia de Covid-19, quanto aos cuidados indispen- sáveis para o momento. O co- municado advertiu que devem ser evitadas aglomerações em qualquer circunstância, face aos perigos de circulação do vírus.

Ressaltou-se a orientação quanto a não realização de reu-

niões com aglomeração, em observância às orientações da- das pelas autoridades sanitá- rias e de saúde, mantendo as orientações de distanciamento e proteção. A situação do qua- dro COVID-19 dos membros da Igreja Cristã Maranata, no Bra- sil e Exterior, está representada pelas tabelas específicas.

Brasil Infectados Curados Enfermos

Total 5.391 3.737 1.473

Exterior Infectados Curados Enfermos

Total 186 95 85

Apuração: 22/05/2021 Fonte: Portal Presbitério - COVID 19

30,72%

29,52%

13,70%

10,11%

5,72%

5,19%

2,13%

1,33%

0,93%

0,53%

0,13%

Espiritual Enfermidade Familiares Outros Vida Secular Conjugal Profissional Litígio Justiça Sentimental Livramento Inf. Sobre a ICM

(15)

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 23 MAI. 2021 | BOLETIM ICM • 15

Agenda da Semana

24 a 30 de maio de 2021

Cultos Virtuais Data: Todos os dias Horário: 20h Local: YouTube

Clique aqui para assistir os cultos

Anunciando o Evangelho Eterno Data: 28/05 (Sexta-feira)

Horário: 21h Local: YouTube

Clique aqui para assistir o programa

Escola Bíblica Dominical Data: 30/05 (Domingo) Horário: 10h

Local: YouTube

Clique aqui para assistir a EBD

Aulas para CIAs

Data: 27/05 (Quinta-feira) Horário: 16h

Local: YouTube

Clique aqui para assistir as aulas

Transmissão Especial - Exterior Data: 30/05 (Domingo)

Horário: 12h Local: YouTube

Clique aqui para assistir a transmissão

Transmissão Especial - Toda Igreja Data: 30/05 (Domingo)

Horário: 15h Local: YouTube

Clique aqui para assistir a transmissão

(16)

Agenda da Semana

24 a 30 de maio de 2021

Seminário Internacional - A Palavra Data: 25/05 (Terça-feira)

Horário: 19h Local: YouTube

Clique aqui para assistir o seminário

Semana de Visitas Data: 24 a 30 de maio

Local: Lares dos pastores e ungidos

(17)

Referências

Documentos relacionados

O Contratante pagará à Contratada a atualização monetária sobre o valor devido entre a data do adimplemento das obrigações contratuais e a do efetivo pagamento, excluídos os

Note também que o servo fiel tinha cinco, mas, na hora em que ele pensou que ia devolver, o Senhor lhe acrescentou os outros cinco que ganhou. Ficou, então, com

As pessoas que fazem a medição dessas sementes dizem que o grão de mostarda tem um milímetro de diâmetro e é tão pequeno que são necessárias de 725 a 760 sementes para se chegar

Em outras palavras, cumpre ressaltar que interpretações sobre as condições socioeconômicas e/ou sobre o papel das instituições an- teriormente referidas - parte importante

A relação leitor/obra que se estabelece neste livro coloca o narrador e o leitor como personagens, protagonistas do livro. Em seguida, pergunte a eles sobre o lugar em que se

No decorrer do estágio foram desenvolvidas diversas atividades sob a supervisão do arquiteto Pedro Vaz Macedo e do arquiteto João Carvalho, desde a realização e conceção

Há 18 anos no mercado, a Anastassiadis Arquitetos destaca-se por desenvolver projetos de arquitetura e design de interiores para as áreas comercial, corporativa,

(“XP Investimentos ou XP”) de acordo com todas as exigências previstas na Instrução CVM nº 483, de 6 de julho de 2010, tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar