• Nenhum resultado encontrado

http://www.rasi.uff.br RASI, Volta Redonda/RJ, v. 2, n. 2, pp. 87-89, Jul./Dez. 2016.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "http://www.rasi.uff.br RASI, Volta Redonda/RJ, v. 2, n. 2, pp. 87-89, Jul./Dez. 2016."

Copied!
3
0
0

Texto

(1)

http://www.rasi.uff.br

RASI, Volta Redonda/RJ, v. 2, n. 2, pp. 87-89, Jul./Dez. 2016.

Editorial: lições de um processo editorial

Márcio Moutinho Abdalla

Universidade Federal Fluminense – UFF marcioabdalla@id.uff.br

R. Desembargador Ellis Hermydio Figueira, 783, Bloco A, sl. 218, Aterrado.

27213-415 - Volta Redonda, RJ – Brasil www.uff.br

Copyright © 2015 RASI. Todos os direitos, até mesmo de tradução, são reservados. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia, desde que seja identificada a fonte.

(2)

Abdalla| 88 https://doi.org/10.20401/rasi.2.2.115

RASI, Volta Redonda/RJ, v.2, n.2, pp. 87-89, Jul./Dez. 2016. http://www.rasi.uff.br

Editorial: lições de um processo editorial

Estimados leitores e comunidade acadêmica, manifestamos nossa alegria de entregar o segundo número do volume dois da Revista de Administração, Sociedade e Inovação (RASI). Essa entrega vem com um “sabor” especial, já que no último semestre vivenciamos momentos atípicos que melhor explicarei adiante. Vale, no entanto, contextualizar algumas questões que antecedem os eventos.

Em nossa última edição, procurávamos tornar públicos nossos objetivos de disseminação do conteúdo do periódico, por meio da indexação em bases de dados e em motores de busca. Mantemos a crença de que, ao ampliarmos a visibilidade da revista, ampliaremos também o número de submissões e, por conseguinte, o crivo de qualidade dos trabalhos nela publicados (Abdalla, 2016), proporcionando também, mais visibilidade da revista como um todo.

Mantendo a coerência com esses propósitos, cabe primeiramente destacar a indexação da RASI em mais uma base de dados, o Directory of Research Journals Indexing (DRJI), que se caracteriza por ser uma base de livre acesso, disponível na internet, com objetivos convergentes aos nossos, de disseminação de conhecimentos de forma livre.

Naturalmente era esperado que todo esse esforço produzisse algum resultado.

Dentre as diversas possibilidades até mesmo difíceis de mapear, podemos destacar dois eventos marcantes – um positivo e um negativo, que esperamos tirar valiosas lições.

Sobre o resultado positivo, tivemos a certeza que a revista vem sendo lida de forma crescente, quando soubemos, com muito orgulho, que o editorial passado (Abdalla, 2016) fora usado na edição de setembro de 2016 do Teste ANPAD, em sete, das 17 questões da prova de português. O privilégio de compor esse exame, por meio do uso de um de nossos textos, torna-se mais relevante ao reconhecer que todos os candidatos são potenciais mestrandos e doutorandos em administração ou em áreas correlatas (ANPAD, 2016), o que amplia significativamente nosso número de possíveis leitores, autores e revisores.

Em meio às boas notícias, infelizmente vivenciamos um triste episódio na recente história desse periódico: no dia sete de setembro, acreditamos que em um ato simbólico de protesto, tivemos nossos servidores institucionais invadidos por hackers, que destruíram todos os arquivos da RASI. Acreditamos na legitimidade de protestos, no entanto, ações dessa natureza infelizmente não produzem resultados positivos para a sociedade, especialmente pelos nossos objetivos, que fazemos questão de externalizar em todos os momentos. A alegação baseia-se principalmente na finalidade de ampla disseminação do conhecimento científico, expressa pela escolha da licença mais inclusiva - CC-BY (verifique seu símbolo no rodapé da primeira página desse trabalho).

Inclusive cabe ressaltar o alinhamento de várias de nossas políticas editoriais às propostas de autores como Hill (2015), que traça diversas considerações úteis aos editores de periódicos de livre acesso. Dessa forma, acreditamos que a ação dos hackers, além de infeliz, fora infundada e inócua. Felizmente recuperamos todas as informações e tiramos importantes lições no que diz respeito à melhoria na segurança de dados.

Em relação aos trabalhos dessa edição, Reginaldo Adriano de Souza, Rita de Cássia Martins de Oliveira Ventura e Carla Aparecida Soares assinam o primeiro trabalho intitulado “Identidade com a Carreira: a perspectiva de acadêmicos em relação

(3)

Abdalla| 89 https://doi.org/10.20401/rasi.2.2.115

RASI, Volta Redonda/RJ, v.2, n.2, pp. 87-89, Jul./Dez. 2016. http://www.rasi.uff.br

ao desenvolvimento da vida profissional”, que versa sobre as principais âncoras direcionadoras do curso profissional, sob a perspectiva de estudantes da Zona da Mata Mineira.

No segundo trabalho, de título “Investigação da Gestão Local das Políticas Sociais de Três Rios-RJ”, os autores Marcos Paulo Rafael Nunes e Leonel Gois Lima Oliveira buscam demarcar os aspectos das políticas sociais do município fluminense de Três Rios, desvelando também dificuldades e ações promovidas pelos representantes locais.

Luiz Fernando de Almeida Pereira e Sheila Serafim da Silva são os autores do terceiro trabalho, de título “Burocracia no Setor de Recursos Humanos de uma Autarquia”. A proposta dos autores é promover uma análise crítica e integrativa sobre a burocracia no departamento de recursos humanos de uma autarquia federal relacionada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

O quarto trabalho aborda um tema bastante oportuno ao atual momento político econômico do Brasil. “Mobilidade Social no Município de Quissamã (RJ): As Riquezas do Petróleo e os Problemas Contemporâneos” de Leilson Lyra, tem como proposta, o estabelecimento de uma relação entre a condição socioeconômica do município de Quissamã (RJ) e a expansão dos recursos financeiros oriundos do petróleo a partir do ano de 1997.

Ainda abordando a temática recursos no âmbito municipal, o trabalho

“Vinculações de Recursos e Efeitos sobre a Flexibilidade Orçamentária do Município”

de Herison Oliveira de Castro, examina, por meio de uma investigação documental e bibliográfica, os resultados decorrentes de vinculações de receitas e exigências de gastos em relação à alocação de recursos orçamentários no município de Macuco (RJ).

Concluímos essa edição com o trabalho “Capacidades de Inovação e Indicadores Não Convencionais: um estudo exploratório” de Josiane Couto Silva, Roana de Toledo Leite e Murilo Alvarenga Oliveira. No trabalho, os autores propõem um quadro teórico- analítico que emprega indicadores não convencionais e capacidade de inovação para delinear o processo de inovação das firmas.

Em nome da equipe editorial, desejo a todos uma excelente leitura!

Márcio M. Abdalla Editor chefe

Referências

Abdalla, M. M. (2016). Editorial: A Salutar busca pela Transparência em Pesquisas. Revista de Administração, Sociedade e Inovação (ISSN 2447-8156), 2(1), 1- 3. DOI: 10.20401/rasi.2.1.94.

Anpad. (2016). Anpad.org.br. Retrieved 11 November 2016, from http://www.anpad.org.br/~anpad/teste_anpad_textos.php?id=MQ==.

Hill, T. (2015). Identifying legitimate open access journals: some suggestions from a publisher. Learned Publishing, 28(1), 59-62. DOI: 10.1087/20150109.

Referências

Documentos relacionados

Editorial: Pensar o Brasil - Novos tempos para Ciência, Tecnologia e Inovação No limiar do vigésimo ano do novo século e milênio, um grande conjunto de mudanças

Além disso, realiza o mapeamento do estado da arte sobre o tema, pois faz a sistematização da literatura sobre IUE, o apontamento de autores, periódicos,

A publicação de três edições por ano é um dos requisitos essenciais para que a RASI se faça presente em indexadores como o Redalyc que, por sua vez, é requisito para

A distinção entre abordagens também contribui para tornar a descrição metodológica mais rasa e mais superficial, especialmente em situações que os métodos de pesquisa

No segundo trabalho “Gestão do Conhecimento como Fator de Alavancagem de Inovação Aberta: o Caso Foco Virtual”, os autores Eduardo Roque Mangini (UNINOVE),

Isto torna esta edição especial para a história da RASI, pois permite apresentar visões e abordagens diferenciadas sobre uma mesma temática.. Além disto, é

No quinto trabalho dessa edição, intitulado “O uso da Análise Relacional Grey como proposta de avaliação de empresas: um estudo em ambientes laboratoriais de gestão”,

Nesse sentido, buscamos fortalecer a identidade da RASI por meio da promoção de suas publicações, afinal de contas, nada mais ético que disseminar o conhecimento amplamente