• Nenhum resultado encontrado

CÂMPUS APUCARANA SELECIONADO NO EDITAL DE EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA DO SEBRAE-PR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CÂMPUS APUCARANA SELECIONADO NO EDITAL DE EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA DO SEBRAE-PR"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Promover a educação de excelência por meio do ensino, pesquisa e extensão, interagindo de forma ética e produtiva com a comunidade para o desenvolvimento social e tecnológico.

MISSÃO DA UTFPR

Informativo News

09 de dezembro de 2013

CÂMPUS APUCARANA

I

nformativo

N

ews

Edição 66, Ano 7

CÂMPUS APUCARANA SELECIONADO NO EDITAL DE

EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA DO SEBRAE-PR

Na última segunda-feira, dia 04 de novembro, na sede do SEBRAE/PR, a UTFPR Câmpus Apucarana assinou um protocolo de intenções que efetiva a sua participação no Programa Educação Empreendedora do SEBRAE-PR.

Os Câmpus de Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Londrina e Pato Branco tiveram aprovadas suas propostas apresentadas ao Edital UCE 01/2013 do SEBRAE. Além dos projetos da UTFPR, foram contempladas outras 12 instituições de ensino superior no Estado, as quais receberão recursos financeiros do SEBRAE-PR para viabilizar as atividades de capacitação propostas pelo programa.

Estiveram presentes na cerimônia de assinatura dos Termos de Cooperação o Vice-Reitor da UTFPR, Luiz Alberto Pilatti, o Diretor-Geral do Câmpus Apucarana, Prof. Aloysio Gomes de Souza Filho, o Chefe do Departamento de Apoio e Projetos Tecnológicos do Câmpus Apucarana, Anderson de Freitas Vietro, além de reitores, professores e técnicos das instituições de ensino superior contempladas pelo edital nacional, conselheiros e consultores do SEBRAE/PR.

O convênio marcou a parceria do Câmpus com o SEBRAE/PR, mediante a aprovação do projeto “Fortalecimento do Programa de Empreendedorismo e Inovação da UTFPR-Câmpus Apucarana – Estímulo ao Empreendedorismo Universitário”, de autoria do Técnico em Assuntos Educacionais Anderson de Freitas Vietro, visa por meio de ações de educação empreendedora e múltiplas atividades, estimular e desenvolver conhecimentos, atitudes e competências empreendedoras na comunidade universitária, internalizar boas práticas e ações desenvolvidas pelo SEBRAE, promover atualização e capacitação de servidores, promover o intraempreendedorismo na UTFPR-AP e estimular a geração e novos negócios de base tecnológica. O projeto aprovado tem valor global de R$ 114.235,00 sendo 60,17% de aporte financeiro do SEBRAE-PR, 21,95% contrapartida financeira da UTFPR e o restante, contrapartida econômica.

Com duração de dois anos, o programa prevê a oferta da disciplina de empreendedorismo com metodologia do SEBRAE em cursos de extensão, oferta de capacitação em programas específicos como o Empretec para servidores e alunos selecionados nos editais do Hotel Tecnológico, o treinamento de servidores para utlização da metodologia “Bota pra fazer” do Instituto Endeavor, a disponibilização da plataforma digital para os alunos da instituição, a realização da Feira de Ideias nos anos de 2014 e 2015, com a inclusão de uma etapa regional de premiação, além do estímulo à participação dos alunos no Desafio Universitário Empreendedor.

O Diretor-Geral do Câmpus destacou que a parceria com o SEBRAE-PR representa um ganho para a Universidade e toda sua comunidade, tendo em vista que as capacitações propostas contribuirão para a promoção da cultura empreendedora na comunidade da UTFPR, possibilitando a criação de novos empreendimentos, sólidos, com apoio técnico na gestão dos mesmos.

(2)

CÂMPUS APUCARANA JÁ UTILIZA A NOVA GERAÇÃO DO

PROTOCOLO INTERNET (IPv6)

O Câmpus Apucarana recebeu mais um veículo oficial. A doação foi feita pelo Ministério Público Federal da cidade de Jacarezinho. O Veículo Marea da Fiat, ano 2007, com valor de patrimônio de R$ 31.954,50, é semelhante ao outro veículo também recebido de doação do MPF.

Após revisão, estará disponível para as viagens, melhorando as condições de segurança e conforto aos usuários.

AMPLIAÇÃO DA FROTA

Cada computador, celular, tablet ou dispositivo conectado à Internet necessita de um endereço único, que é utilizado para identificá-lo na rede mundial de computadores. Esse endereço único é provido pelo protocolo IP (Internet Protocol). No entanto, esse endereço único é fornecido pelo IP versão 4 (IPv4), que possui previ são de esgotamento no Brasi l no pri meiro semestre de 2014 (http://www.nic.br/imprensa/clipping/2013/midia1527.htm). Esse esgotamento iminente fará com que o crescimento da Internet fique prejudicado, dificultando bastante a conexão de novos usuários ou dispositivos na Internet, bem como o desenvolvimento de novas aplicações.

O protocolo IP versão 6 (IPv6) surgiu no final da década de 90 para eliminar esse problema da escassez de endereços, sendo considerado a nova geração do protocolo Internet para suceder o IPv4. Por conta do esgotamento de endereços IPv4, o Comitê Gestor da Internet no Brasil

(CGI) aprovou a resolução CGI.br/RES/2013/033, a qual recomenda a adoção urgente do protocolo IPv6.

Com base nessa resolução, o professor Dr. Fernando Barreto e o analista Wellington Oliveira de Andrade começaram, desde o início de outubro desse ano, um estudo e planejamento para adotar o protocolo IPv6 na infraestrutura de rede do câmpus Apucarana de forma transparente aos usuários. A partir da data 22/11/2013, a infraestrutura de rede do câmpus Apucarana já possui uma faixa de endereços IPv6 fornecido pela Rede Nacional de Pesquisa (RNP) e utiliza os dois protocolos IPv4 e IPv6 juntos (pilha dupla) em todos os seus serviços de rede internos e também no fornecimento de acesso à Internet.

Para saber se o seu computador já está preparado para o protocolo IPv6, basta acessar o endereço http://www.ipv6.br e observar os testes da imagem do "globo girando" e das informações de "Sua Conectividade IPv4 e IPv6". A imagem ao lado apresenta um exemplo dos testes.

Dessa forma, o câmpus Apucarana já utiliza a nova geração do protocolo Internet (IPv6) e colocamos nossa experiência à disposição dos demais câmpus da UTFPR caso haja interesse dos mesmos em adotar IPv6.

Quem desejar obter mais informações gerais sobre IPv6, acesse http://www.ipv6.br.

AMPLIAÇÃO DO LINK DE INTERNET

O Câmpus Apucarana da UTFPR teve um de seus links de internet ampliado de 6 Mbps para 20 Mbps. Esta velocidade de 20 Mbps será ainda ampliada até 100 Mbps mediante demanda, por meio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) órgão ligado ao Ministério de Ciência e Tecnologia.

O link total do Câmpus que era de 12 Mbps será ampliado então para 26 Mbps, pois, além do link ampliado, há outro link da UTFPR de 4 Mbps e outro do ADSL do MEC de 2 Mbps.

Essa ação garantirá maior velocidade de navegação e melhorias nas condições de ensino, pesquisa e administração.

(3)

JORNUT´S 2013

Os Jogos da Região Norte da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (JORNUT'S) aconteceram de 22 a 24 de novembro no câmpus Cornélio Procópio. Além do câmpus Cornélio Procópio, participaram também os câmpus Apucarana, Campo Mourão e Londrina. O objetivo dos jogos foi desenvolver e estimular as práticas esportivas, artísticas e culturais dos câmpus da UTFPR do norte do Paraná, pelo intercâmbio entre estudantes dos câmpus participantes.

A proposta dos jogos partiu da DIREC e todo apoio possível foi direcionado à participação dos nossos alunos. O câmpus Apucarana participou das seguintes modalidades: apresentação artística, futsal masculino, futsal feminino, voleibol feminino e xadrez feminino. A atividade foi satisfatória e certamente os objetivos foram alcançados.

A professora de Educação Física Cynthia Barbosa colaborou na organização do câmpus para o evento. Os diretores Aloysio e Ivan deram todo apoio na aquisição de uniformes, de material esportivo, de horas para treinamento, de transporte, alimentação e alojamento para os alunos. Os dirigentes que acompanharam os alunos e prestaram suporte em tudo que foi necessário foram os servidores: Alessandro Oliveira, Luecy David, Michele Pavan e Muriel Godoi.

Agradecemos a todos os envolvidos e aos alunos, que participaram nas modalidades artística e esportivas, que demonstraram esforço e garra nas disputas, alegria e diversão na torcida.

No dia 09 de novembro aconteceu o Curso de Avaliação Física no Contexto Escolar no pólo UAB de Apucarana. O curso certificado pela Autarquia Municipal de Educação de Apucarana foi uma proposta da Universidade Aberta do Brasil a profissionais e acadêmicos de Educação Física.

A professora Cynthia Correa Lopes Barbosa foi convidada a ministrar o curso juntamente com o professor Pedro Augusto Vanzella Canesin, idealizador da atividade. O curso foi totalmente gratuito e teve como objetivo principal orientar a realização e avaliação de testes e medidas em Educação Física no contexto escolar.

CURSO DE AVALIAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO ESCOLAR

Futsal Voleibol

Futsal

Abertura Xadrez

(4)

VISITA TÉCNICA

CAPACITAÇÃO NO NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO

Professores da área de Matemática, Física, Biologia e Química do Câmpus Apucarana da UTFPR ministraram durante o mês de outubro, novembro e dezembro curso de capacitação para professores da rede estadual de ensino.

O curso de capacitação foi realizado nas instalações do Colégio Estadual Agrícola Manoel Ribas atendendo uma solicitação do Núcleo Regional de Educação. O objetivo principal do curso foi proporcionar aos professores do Ensino Médio da rede estadual de ensino uma capacitação para o uso de materiais concretos e equipamentos que podem ser utilizados no processo de ensino e aprendizagem da Matemática, Física, Biologia e Química.

Além disso, o curso de capacitação permitiu também a troca de experiências entre professores da Educação Básica e professores do Ensino Superior. Agradecemos aos nossos professores pelo esforço, trabalho e comprometimento demonstrado durante o curso de capacitação.

Professor Halisson Golias Curso de Capacitação Área de Biologia. Professora Simone Alves da Silva

Curso Capacitação Área de Matemática Professor Rafael Samulewski Curso de Capacitação Área de Química

Professor Rogers Caparroz Curso de Capacitação Área de Física

Entre os dias 19 e 22 de novembro 25 alunos do curso de engenharia têxtil acompanhados por 9 professores da coordenação realizaram 4 dias de visitas técnicas, na região de Curitiba, Joinville e Blumenau.

As visitas se iniciaram no dia 19 na cidade de Curitiba, onde os alunos e professores visitam as empresas Trutzschler (fabrica de equipamentos têxteis) e Propex (fábrica de tecidos sintéticos – cortina avícola, big bags, etc). No segundo dia as visitas foram realizadas na cidade de Barra Velha na empresa Creora (fiação de elastano) e na malharia da Lunender na cidade de Corupá. Para o terceiro dia, a programação do período da manhã foi na Lepper, fábrica de artigos de cama, mesa e banho. E no período da tarde a visita foi na empresa Diklatex (fábrica de malhas para fins esportivos). O último dia de visitas foi na cidade de Blumenau, no museu da Hering e também na Fundação

Blumenauense de Estudos Têxteis (FBET).

Nesta ocasião os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o processo produtivo das empresas, aproximar-se do meio industrial e iniciar um contato com os profissionais que atuam no segmento têxtil. Enquanto que os professores puderam se atualizar quanto às tecnologias empregadas atualmente e também apresentar a Universidade às empresas visitadas, iniciando uma futura parceria para estágios dos nossos alunos.

A coordenação parabeniza aos alunos participantes pelo comportamento exemplar que tiveram durante esta viagem.

(5)

NOVOS SERVIDORES

Avaliação do docente pelo discente

Aconteceu no último mês a contratação de novos servidores para atender o Câmpus:

- Wilson Sanches, professor, para o Departamento de Educação;

- Cassiano Moro Piekarski, professor, para a Coordenação de Engenharia Têxtil;

- Ana Maria Ferrari Lima, professora, para a Coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos;

- Fabiana de Fátima Giacomini, professora, para a Coordenação do Curso Superior de Licenciatura em Química;

Também nos despedimos dos professores Rogério Tondato e Leila Droprinchinski Martins que foram atuar no Câmpus Londrina da UTFPR.

Boa sorte nesta nova fase!

COMBATENDO A DENGUE

Muitos tem observado alguns vasos pretos distribuídos pelo câmpus. O que são esses vasos, o que contém e para que servem?

Nos últimos anos, muito se tem realizado para controle da dengue no Brasil. A maior parte desse controle é realizado por agentes químicos para eliminação da fêmea do mosquito transmissor. Porém recentemente, tem se dado atenção a métodos alternativos e menos impactantes de controle da dengue. Um desses métodos é o que está sendo aplicado em nosso câmpus.

Os vasinhos pretos espalhados pelo câmpus são armadilhas de ovoposição, conhecidos também como ovitrampas que servem para capturar ovos de mosquito do gênero Aedes, transmissor da dengue. Esse tipo de armadilha serve não somente para detecção precoce do mosquito, mas também para estimar, indiretamente, a densidade de fêmeas presentes no ambiente, a partir

da contagem dos ovos coletados.

A armadilha é constituída de 270 ml de água, 30 ml de água fenada, 1 grama de larvicida e uma palheta. A água fenada serve como isca ou atrativo para fêmea. A palheta no interior do vaso é utilizada para que a fêmea deposite os ovos e o larvicida impede que a larva se desenvolva em caso de eventual eclosão do ovo.

As armadilhas ficam expostas por 7 dias, sendo posteriormente trocadas por novas. As palhetas coletadas são direcionadas ao laboratório de biologia e secadas para posterior identificação em lupa microscópica. Os ovos coletados são destruídos após identificação.

Esse trabalho faz parte de um projeto de pesquisa coordenado pelo professor Halison Golias que conta com a colaboração da professora Cynthia Barbosa, dos técnicos administrativos Michelle Pavan e Alessandro Oliveira, além de alunos da graduação. Como todos podem ajudar?

Todos os servidores e alunos podem ajudar no desenvolvimento desse trabalho cuidando das armadilhas, não retirando ou trocando de lugar. Lembrando também que o controle começa em casa, por manter quintais limpos e evitar água parada. Contamos com a colaboração de todos!

Equipe de prevenção ao mosquito Aedes

Palhetas coletadas para posterior leitura de identificação

Ovos de Aedes identificados à lupa microscópica. A: Sob aumento de 10x e B sob aumento de 40x.

(6)

CICLO DE SEMINÁRIOS PEDAGÓGICOS

ANIVERSARIANTES DE DEZEMBRO

Tamissa Juliana Barreto 01/12

Edson dos Anjos dos Santos 03/12 Andre Luiz Tessaro 04/12

Marcia Cristina Silva 05/12 Roberto Rossato 11/12 Adriana Camila Braga 12/12

O grupo de pesquisa “Ensino de Ciências e Tecnologia” do câmpus Apucarana e o Departamento de Educação - DEPED promoveram, com apoio da Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias – DIREC, o II CICLO DE SEMINÁRIOS PEDAGÓGICOS. Foram desenvolvidos seminários e fóruns de Didática, ministrados por profissionais que compõem o grupo de professores da UTFPR- Apucarana, buscando promover um espaço de interlocução com o objetivo de ampliar as discussões da prática pedagógica numa parceria docentes–discentes.

A proposta justifica-se pela preocupação em aprofundar os conhecimentos nesta temática, propiciando debates com a contribuição de todos os participantes. Busca também apresentar aos servidores, acadêmicos dos cursos e comunidade externa algumas linhas de pesquisa nas quais poderão atuar dentro da instituição, bem como garantir uma interação entre profissionais da instituição que se interessam em discutir temáticas pedagógicas.

No 1º encontro, realizado em 04/08/2013 O Professor Dr. Marcelo Ferreira Silva ministrou a palestra ”Taxonomia de Bloom: Contribuições para a Elaboração do Processo de Avaliação”.

No 2º encontro, ocorrido em 30/10/2013, a professora Angélica Cristina Rivelini discutiu o tema: “Alienígenas na Sala de Aula”.

E para encerrar as atividades dos Ciclos Pedagógicos de 2013, no dia 27/11/2013, o Professor Dr. Sandro Aurélio de Souza Venter ministrou a palestra: “Apresentações melhores. Yes, you can.”.

Os Ciclos de Seminários Pedagógicos retornarão em fevereiro de 2014 com professores da Instituição e também professores convidados.

Profº Marcelo Profª Angélica Profº Sandro

Alessandro Junior 15/12 Luiz Henrique Ferreira 15/12 Mari Teresa Molinari 19/12 Edna Miranda 22/12

Rafael Block Samulewski 26/12 Gilberto Sosnowski 27/12 Gisely Andressa Pires 30/12

(7)

PRÊMIO JOÃO TURIN

Dois alunos do Câmpus Apucarana foram os grandes vencedores da décima edição do Prêmio João Turin de Incentivo aos Novos Designers de Moda. Carlos Vinicius de Almeida e Alberani da Conceição levaram, respectivamente, o primeiro e o segundo lugar do Concurso.

O evento, idealizado e coordenado pela jornalista Nereide Michel e pelo produtor e diretor artístico Paulo Martins, chegou à sua décima edição com o tema: “Costura Afinada, a Trilha Sonora da Moda Paranaense”. Neste ano, o palco do prêmio foi o Museu Oscar Niemeyer, que viu desfilar as obras de 13 finalistas.

Para compor o look vencedor, Carlos Vinicius buscou inspiração na obra de Inami Custódio Pinto, compositor e pesquisador do folclore paranaense, em especial na música Gralha Azul.

Já o segundo lugar do concurso ficou com o aluno Alberani, também da UTFPR, que pesquisou a vida e a obra do compositor Grafite. O pódio ficou completo com Gustavo Henrique das Neves, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), que se inspirou em Arrigo Barnabé.

O objetivo do concurso, que acontece desde 2003, é divulgar a cultura paranaense como fonte de inspiração aos designers de moda e de acessórios.

No último dia 28, o Hemonúcleo comemorou o dia do Doador de Sangue, com uma solenidade, onde houve entrega do certificado de Honra ao Mérito.

Cada ano, são selecionados doadores e entidades que fizeram a diferença. Este ano, enfatizaram as experiências que estão dando certo especialmente entre o público mais jovem.

A UTFPR com o Projeto Universitário Sangue Bom, foi uma das quatro instituições parceiras que foram

homenageadas, com o certificado de Honra ao Mérito.

Estiveram presentes no evento: Michele de Paula Pavan, coordenadora do projeto Universitário Sangue Bom, Michele Luvison e Muriel de Souza Godoi e as alunas Keryn Hapuk e Thais Picinin que também integram o projeto.

HONRA AO MÉRITO

(8)

VISITA TÉCNICA ACADEMIA ACTION TRAINING

EXPEDIENTE

Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR Câmpus Apucarana

Diretor-Geral: Aloysio Gomes de Souza Filho Assessora de Comunicação: Patrícia Mara Gomes www.utfpr.edu.br/apucarana

Colaboração:

GADIR, DIRPLAD, DIREC, DIRGRAD, DIRPPG, COGERH,COGETI, Discentes, Docentes e Estagiários.

informativo-ap@utfpr.edu.br

Edição:Alessandra Maziero Lalin Soato alessandrasoato@utfpr.edu.br

C

Viviane Bueno dos Santos vivianebueno Revisão e Diagramação:

Patrícia Mara Gomes

Soraya Hiromi Kanashiro sorayah@utfpr.edu.br

intia Machado Santos cintiamachado@utfpr.edu.br David Sérgio da Silva - david@utfpr.edu.br Edna Miranda edna@utfpr.edu.br Luciana Campiolo campiolo@utfpr.edu.br Mari Teresa Molinari mariteresa@utfpr.edu.br Maria Aparecida dos Santos mariaasantos@utfpr.edu.br Patricia Mara Gomes patriciagomes@utfpr.edu.br Priscilla Santos de Souza priscillasouza@utfpr.edu.br Sandra Cristina Prince sandraprince@utfpr.edu.br Sueli Alves da Silva suelialves@utfpr.edu.br

@utfpr.edu.br Regiane Aparecida Kaizer Franco regianea@utfpr.edu.br

patriciagomes@utfpr.edu.br

No dia 06 de novembro os alunos do terceiro ano do curso Técnico em Vestuário acompanhados da professora Cynthia compareceram na Academia Action Training para uma visita técnica. A atividade foi bastante interessante e teve o objetivo de instruir aspectos importantes ao se realizar exercícios físicos em uma academia de ginástica.

Os alunos puderam praticar algumas atividades, utilizar equipamentos de treinamento com pesos, tirar dúvidas e serem orientados com relação a princípios biológicos do organismo. Agradecemos a Academia Action Training pela oportunidade e ao coordenador do curso, professor Rogers, pelo apoio.

LIXO ELETRÔNICO

Os alunos do curso de Tecnologia em Processos Químicos matriculados na disciplina de Gerenciamento e Tratamento de Resíduos Sólidos juntamente com a Professora Juliana Guerra Sgorlon irão promover no mês de Fevereiro de 2014 a primeira "Coleta de lixo eletrônico" na UTFPR Câmpus Apucarana.

A campanha será em parceria com a organização não governamental E-LIXO, que é uma ong que faz o recolhimento do lixo eletrônico, conserto, doação dos materiais e venda da sucata. Materiais que serão aceitos:

-Aparelhos de DVD -Fax

-Aparelho de som

-Aparelhos e controles de video game -Aquecedores -Ar condicionado -Bateria de celular -Cabos -Caixas de som -Carregadores -CD room -Celulares

Traga o seu lixo eletrônico para o recolhimento correto e contribua para o bem estar do meio ambiente!

-Centrais telefônicas -Chapinhas -Computadores -Placa mãe -Placa de computador -Conectores -Copiadoras -CPU -Disco rígido/HD -Estabilizadores -Fios/fontes -Impressoras -Máquinas fotográficas -Memórias -Modem/monitores -Mouse/ no break -Notebooks/pendrives -TV´s/rádios e similares

Referências

Documentos relacionados

The objective of this study was to determine how photosynthetic rates and growth of tree saplings respond to the addition of mineral nutrients, to the variation in leaf area index

(2008), o cuidado está intimamente ligado ao conforto e este não está apenas ligado ao ambiente externo, mas também ao interior das pessoas envolvidas, seus

proteção do meio ambiente, e convênio firmado para viabilização do pagamento de bolsa a acadêmica Letícia Croce dos Santos. As atividades executadas no projeto

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Nos últimos anos, o movimento feminista tem chamado a atenção para problemas ligados à mortalidade e à morbilidade materna, tais como: a violência contra as mulheres; o direito

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

Bom, eu penso que no contexto do livro ele traz muito do que é viver essa vida no sertão, e ele traz isso com muitos detalhes, que tanto as pessoas se juntam ao grupo para