• Nenhum resultado encontrado

HERBIVORIA EM FRUTOS DE ANADENANTHERA FALCATA (BENTH.) SPEG. (LEGUMINOSAE : MIMOSOIDEAE) EM ÁREA DE CERRADO DE SÃO CARLOS SP / BRASIL.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "HERBIVORIA EM FRUTOS DE ANADENANTHERA FALCATA (BENTH.) SPEG. (LEGUMINOSAE : MIMOSOIDEAE) EM ÁREA DE CERRADO DE SÃO CARLOS SP / BRASIL."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

HERBIVORIA EM FRUTOS DE ANADENANTHERA FALCATA (BENTH.) SPEG.

(LEGUMINOSAE : MIMOSOIDEAE) EM ÁREA DE CERRADO DE SÃO CARLOS –

SP / BRASIL.

André Rangel Nascimento

1

, Angélica Maria Penteado Martins Dias

2

, Rafael

Soave Guerta

3

.

1

Programa de Pós Graduação em Ecologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de São Carlos, Rod. Washington Luiz, km 235, CEP 13565-905, São Carlos, SP. andre110479@yahoo.com.br

2

Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva, Universidade Federal de São Carlos, Rod. Washington Luiz, km 235, CEP 13565-905, São Carlos, SP. angelica@power.ufscar.br

1

Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Universidade Federal de São Carlos, Rod. Washington Luiz, km 235, CEP 13565-905, São Carlos, SP. rsguerta@yahoo.com.br

RESUMO

O cerrado no Brasil ocupa aproximadamente 2 milhões de km2 e está sob intensa ação antrópica. A ação de herbívoros sobre sementes é de especial importância, pois reduz o recrutamento de novos indivíduos contribuindo para o estabelecimento de outras espécies na comunidade. Em quatro indivíduos de Anadenanthera falcata, (Benth.) Speg (Leguminosae: Mimosoideae) foram observados a produção de frutos e sementes e a abundância de insetos herbívoros alimentando-se diretamente sobre as sementes. Os indivíduos com menor peso de frutos e menor quantidade de sementes possuíam maior abundância de insetos herbívoros diminuindo o total de sementes viáveis para futuras germinações.

ABSTRACT

The cerrado covers about 2 million km2 and have been under high antropic action. Herbivory on seeds is specially important, therefore reduce the recruitment of the news individuals contributing to the establishment of another species in the community. In four individuals of specie Anadenanthera falcata, was observed the fruits and seeds production and the abundance of herbivorous insects feeding on the seeds. The individuals with less productivity of seeds have more abundance of herbivorous insects reducing the total number of viable seeds for future germination.

INTRODUÇÃO/OBJETIVOS

Com cerca de 2 milhões de km2 da região central do Brasil, a savana brasileira ou Cerrado, é formada por diferentes fitofisionomias que variam desde campos até florestas (Coutinho, 1978). As razões para estas variações fitofisionomicas têm como fatores determinantes principalmente a sazonalidade climática, com chuvas de verão e secas de

(2)

inverno, drenagem e fertilidade do solo, regime de fogo e flutuações climáticas durante o Quaternário (Oliveira-Filho & Ratter, 2002).

Devido a várias ações antrópicas, no Estado de São Paulo o cerrado vem sofrendo drásticas reduções de seu território principalmente devido às atividades agropastoris, invasões de espécies exóticas e desenvolvimento urbano não planejado (Durigan et al., 2004). A herbivoria, associada a fatores abióticos diversos, como o solo, restrições nutricionais e umidade, pode ser um importante filtro ambiental para plantas contribuindo para a caracterização de diferentes fitofisionomias em diversos ambientes (Fine et al. 2004, Fine et al. 2006, van Ruijven et al. 2005). Nos frutos, a herbivoria tem um papel ainda maior. Isso porque a sobrevivência das sementes e, conseqüentemente, o sucesso no recrutamento das populações de plantas está diretamente relacionada aos danos causados pelos herbívoros (Nathan & Muller-Landau 2000, Herrera 2007). Portanto, a herbivoria de frutos tem um papel importante na manutenção da diversidade de espécies nas comunidades vegetais (Nathan & Muller-Landau 2000, Herrera 2007).

Anandenanthera falcata (Benth.), também conhecida como “Angico-do-cerrado”, é uma espécie de planta decídua, heliófita, seletiva xerófita, com alta densidade e contínua dispersão produzindo anualmente grande quantidade de sementes, floresce durante os meses de setembro e outubro e os frutos amadurecem de agosto a setembro (Lorenzi, 1998) sendo atacados por brocadores antes da maturação (Carvalho, 1994 in. Almeida et al., 1998).

Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados relacionados à ação da herbivoria nas sementes de quatro indivíduos de Anadenanthera falcata, agindo como redutor no recrutamento de novos indivíduos e como possível filtro ambiental.

MATERIAL E MÉTODO

As coletas de frutos de Anadenanthera falcata foram realizadas no dia 29-VIII-2008 no campus da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), situado no município de São Carlos, Estado de São Paulo (22º00’-22º30’S, 47º30’-48º00’W). A variação altimétrica do campus é de aproximadamente 815 a 890 m de altitude com solos do tipo Latossolo Vermelho-Amarelo distróficos (Santos et al. 1999). O clima na região é estacional, com inverno seco e verão úmido, classificado como Cwa de acordo com Köppen (1948). A área de estudo localiza-se na porção noroeste do campus, em uma das glebas coberta por cerrado sensu stricto destinada à expansão da Universidade.

O frutos foram coletados de 4 indivíduos diferentes com auxílio de tesoura de poda com haste longa (5,2 metros). Um total de 30 frutos por indivíduo foram aleatoriamente selecionados, pesados e devidamente identificados para posteriores análises. Após tomar as medidas dos pesos os frutos foram abertos e quantificados quanto ao total de sementes, de sementes abortadas e de sementes danificadas por insetos herbívoros.

As análises dos dados foram realizadas para cada indivíduo com auxílio do software “R” versão 2.6.2.

(3)

RESULTADOS/DISCUSSÃO

O peso médio dos frutos foi de 4.85 gramas variando entre 1,35 a 11.8 gramas. O número médio foi de 11,5 sementes por fruto variando entre 4 a 18 sementes por fruto. Do total de 120 frutos, foram encontradas 1385 sementes, 592 sementes abortadas e 182 sementes danificadas por herbívoros. A soma de sementes abortadas e danificadas por herbívoros resultou em 774 sementes (55,9%) sendo alto o nível de dano nos frutos restando menos da metade das sementes para promover o recrutamento de novos indivíduos.

Para cada indivíduo de A. falcata foram quantificados o total de sementes, de sementes abortadas e de sementes danificadas por herbívoros (Tabela I). Para cada indivíduo o número de sementes viáveis (No de Sem. Viáveis) foi calculado subtraindo o total de sementes abortadas mais as danificadas por herbívoros do total de sementes. Deste valor foi calculado o número de sementes viáveis por frutos (No de Sem. V. por frutos) dividindo-o por 30, referente ao total de frutos estudados por indivíduo (Tabela I).

Tabela I: Dados quantitativos das sementes de quatro indivíduos de A. falcata do Cerrado da Universidade Federal de São Carlos, SP.

Indivíduo 1 Indivíduo 2 Indivíduo 3 Indivíduo 4

No de Sementes

No de Abortos

No de Danificadas

No de Sem. Viáveis

No de Sem. V. por frutos

329 69 50 210 7 405 241 73 91 3 297 220 35 42 1,4 354 62 24 268 9

Os indivíduos 2 e 3 produziram menos sementes viáveis por fruto que os indivíduos 1 e 4.

Os valores médios (X), mínimos (<) e máximos (>) para os pesos dos frutos, quantidade relativa de sementes viáveis, abortadas e danificadas por insetos herbívoros por frutos para os diferentes indivíduos de A. falcata estão representados nas Figuras 1 a 4 e descritos na Tabela II.

(4)

Figura 1 a 4: Representação dos pesos dos frutos por indivíduo (1), quantidade de sementes por frutos por indivíduo (2), quantidade de sementes abortadas por fruto por indivíduo (3) e quantidade de sementes danificadas por herbívoros por frutos por indivíduo (4).

(5)

Tabela II: Valores mínimos (<), média (X) e valores máximos (>) para peso, número de sementes viáveis, abortadas e danificadas por herbívoros para diferentes indivíduos de A. falcata em área de Cerrado da Universidade Federal de São Carlos, SP.

Pode-se observar que os indivíduos 2 e 3, comparativamente com os indivíduos 1 e 4, possuem peso de frutos e quantidade de sementes menores (baixa produtividade), junto com maior quantidades de sementes abortadas (baixo recrutamento) e consumidas por insetos herbívoros (alta herbivoria). Os indivíduos 2 e 3 possivelmente estão sob condições ambientais desfavoráveis, tais como ações de patógenos e parasitas, restrições nutricionais, processos de competição que fazem com que haja um déficit energético nos indivíduos que não gastam com o desenvolvimento de sementes e de compostos químicos secundários para a proteção de suas sementes contra a herbivoria (Fine et al. 2004, Fine et al. 2006), possibilitando o maior consumo das sementes pelos insetos herbívoros, que agem como filtros ambientais, reduzindo as possibilidades de recrutamento de novos indivíduos que, terão ainda que passar por condições adversas após caírem no solo antes e depois de germinarem (Walker & Chapin, 1987; Nathan & Muller-Landau 2000; Herrera 2007).

Estes filtros ambientais dificultam a dominância de espécies vegetais na comunidade disponibilizando vários recursos para estabilização de outras espécies aumentando a riqueza local (Wooton, 1994).

CONCLUSÕES

Os indivíduos com menor produtividade (produção de sementes viáveis e peso do fruto) possuem maior ação dos herbívoros sobre as sementes e menor possibilidades de recrutamento que os indivíduos com maior produtividade.

Insetos herbívoros sobre sementes de Anadenanthera falcata, associado com condições ambientais adversas, agem como filtro ambiental sob as sementes de Anadenanthera falcata diminuindo as possibilidades de recrutamento de novos indivíduos.

Indivíduo 1 Indivíduo 2 < X > < X > 3,1 7,9 11,2 1,6 3,1 2 8,7 15 0 5,5 0 2,3 8 3 8 0 1,7 9 0 2.4 5,6 9 16 6 Indivíduo 3 Indivíduo 4 Peso No de Sem. viáveis No de Sem. Abortadas No de Sem. danificadas < X > < X > 1,3 2,9 5.8 3,7 5,5 0 2.6 8 5 9,5 9,3 13 2 7,3 14 0 2,1 7 Peso No de Sem. viáveis No de Sem. Abortadas No de Sem. danificadas 0 1,2 5 0 0,65 2

(6)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALMEIDA, S.P.; PROENÇA, C.E.B.; SANO, S.M. & RIBEIRO, F.J. 1998. Cerrado-Espécies vegetais úteis. EMBRAPA, Planaltina, DF. 464 p.

COUTINHO, L.M.; 1978. O conceito de cerrado. Revta Brasil. Bot.; 1:17-23

DURIGAN G., FRANCO, G.A.D.C. & SIQUEIRA, M.F. A vegetação dos remanescentes de cerrado no estado de São Paulo pp. 29-56. In Viabilidade de Conservação dos remanescentes do cerrado no estado de São Paulo. (M.A. Dantas & R.R. Mendonça). Annablume / FAPESP, São Paulo, 2004, 169p

FINE, P.V.A; MESONES,I. & COLEY, P.D. Herbivores promote habitat specialization by trees in amazonian forest. Science. 305: 663-665. 2004.

FINE, P.V.A; MILLER, Z.J.; MESONES,I.; IRAZUTTA, S.; APPEL, H.M.; STEVENS, M.H.H. SÄÄKSJARVI, I.; SCHULTZ, J.C. & COLEY, P.D. The growth-defense trade-off and habitat specialization by plants in amazonian forests. Ecology. 87(7): 150-162, 2006. HERRERA, C.M. Defense of ripe fruit from pests: ists significance in relation to plant-disperser interactions. Teh American Naturalist. 120(2): 218-241. 1989.

LORENZI, H. Árvores Brasileiras – Manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas do Brasil. Instituto Plantarum, Nova Odessa, SP.1998. Vol 1 e 2.

SANTOS, J.E.; PAESE, A. & PIRES, J.S.R. Unidades da Paisagem – (Biótopos) do Campus da Ufscar. 1999. CAPES – PROIN / 1996.

NATHAN, R. & MULLER-LANDAU. Spatial patterns of seed dispersal, their determinants and consequences for recruitment. TREE 15, 278-285. 2000.

OLIVEIRA-FILHO,A.T & RATTER, J.A. Vegetatio Physionomies and wood flora of the Cerrado Biome. In: The Cerrados of Brazil (eds. P. S. Oliveira & R. J. Marquis) pp. 306– 328. Columbia University Press, 2002. New York, New York.

VAN RUIJVEN, J.; DE DEIN, G.B.; RAAIJMAKERS, C.E.; BERENDSE, F. & VAN DER PUTTEN, W.H. Interactions between spatially separated herbivores indirectly alter plant diversity. Ecology Letters. 8: 30-37. 2005.

WOOTON, J.T. The nature and consequences of indirect effects in ecological communities. Annual Reviews in Ecol. Syst. 25: 443-466. 1994.

Referências

Documentos relacionados

Contribuir para o desenvolvimento de produtos finais concretos (metodologias, processos, ferramentas de trabalho, políticas públicas, etc.), que sejam “novas portas

§2º Somente será permitida a saída dos discentes do local de realização de avaliação e/ou exame depois de transcorridos 30 (trinta) minutos do horário inicial..

Ora, julgando que, em média, o aluno gasta cerca de 6 horas de presença física em ambiente escolar, percebe-se a inversão de valores modernos (ênfase na escola, prestígio

Dans le but de proposer une organisation didactique de l’expérience de recevoir le diagnostic médical, soutenue par notre expérience dans le domaine de l’annonce et prenant en

O presente estágio profissional está inserido no contexto da formação inicial de professores de educação física, correspondente à unidade curricular Estágio Profissional

8 — Os efeitos processuais e penais dêsses dois tipos de pena são diferentes (13). Da mesma forma, a sua execução peniten­ ciária. O sistema progressivo brasileiro apenas tem em

Quanto ao conteúdo da Figura 7: com mais de 99% de confiança, o teste de Friedman ratifica ao conjunto de 51 amostras trimestrais a impossibilidade de criação de pares de

violaceum (encoding for 13 tsr, 15 tar, 9 trg, and 4 tap), added to the multiple copies of the chemotaxis genes (four CheA, three CheB, two CheD, three CheR, three CheV, five CheY,