• Nenhum resultado encontrado

Programação da semana

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Programação da semana"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

Paróquia Santo antônio

Jacutinga, 27 agosto 2021

Venho até você com informações sobre a vida de nossa paróquia e Diocese.

Deus pede licença para entrar na vida de você a cada dia.

Abra seus ouvidos e seu coração para Ele .

Você com Deus na comunidade reunida no domingo,

Deus com você durante toda a semana!

Com meu abraço,

Pe. Olírio Streher, pároco

Programação da semana

27 de agosto Sexta-feira

9h-15h Encontro vocacional no Seminário de Fátima

14 horas Reunião das líderes da Pastoral da Pessoa Idosa – PPI na sala de reuniões do salão paroquial.

28 de agosto

Sábado

13h30-18h Preparação ao matrimônio em Barão de Cotegipe

14h-16h Reunião de todas as catequistas da paróquia na casa paroquial 17 horas Missa na igreja matriz

30 de agosto Segunda-feira

14 horas

Encontro das coordenadoras paroquiais de Catequese das Áreas de Severiano de Almeida, Aratiba e Jacutinga, no Centro Diocesano de Pastoral.

04 de setembro Sábado 14 horas

Missa em Barão, com entrega do Menino Jesus a 4 catequizandos. 17 horas Missa na igreja matriz

18h30 Missa em Ponte Preta 05 de setembro Domingo 09 horas Missa na igreja matriz.

Frase da semana

(2)

Bem-vindo(a) a Jacutinga!

Encontro paroquial das catequistas

No próximo dia 28 de agosto, sábado, das 14h às 16h, vai acontecer um

encontro de todas as catequistas de todas as comunidades da Paróquia Santo

Antônio de Jacutinga, na sala de reuniões da casa paroquial. O encontro tem as

seguintes motivações:

- Celebrar o Dia Nacional dos Catequistas marcado sempre no último domingo de

agosto;

- Verificar e avaliar as encontros de catequese realizados até o momento neste

tempo de pandemia.

- Encaminhamentos a serem dados à catequese segundo semestre da 2021

Visitas às comunidades

Setembro

2021

Dia do mês Dia/Semana Horas Comunidade

08 de setembro Quarta-feira 14 horas Missa na comunidade São Luís 19 horas Missa em Linha Barrinha 09 de setembro Quinta-feira 14 horas Missa em Bela Esperança

19 horas Missa em Linha Paris

Observação:

Na próxima sexta-feira, dia 03 de setembro, serão divulgadas as datas para a

missa nas demais comunidades.

(3)

Entrega de símbolos no caminho da catequese

Com o retorno dos encontros presenciais, a catequese está tomando, pouco a pouco, o seu

caminho regular. Em diversas comunidades, estão sendo entregues os símbolos previstos para

cada ano.

Sábado passado, em missa na comunidade Nossa Senhora dos Navegantes, foram

entregues os cartões do Creio e do mandamento do Amor a sete crianças da catequese.

Em Souto Neto, 4 catequizandos receberam das mãos dos acompanhantes o Mandamento

do Amor na missa celebrada no dia 24 de agosto, quarta-feira passada, dia 28 de agosto.

(4)

Informativo Diocesano

Ano 25 - nº. 1.319 – 29 agosto de 2021

Agenda Semanal

- Neste domingo, 22º do TC-B - Dia nacional do e da catequista – às 09h, Dom Adimir, missa e crismas na igreja N. Sra. do Monte Claro, Áurea; às 18h, missa na igreja São Cristóvão de Erechim com despedida do atual Pároco da Paróquia, Pe. Anderson Francisco Faenello que em breve irá a Roma para estudos na Academia Diplomática da Santa Sé, e oficialização do novo Pároco, Pe. Severino Orso, atualmente vigário paroquial.

- Segunda-feira, às 14h, encontro de um ou uma representante das coordenações paroquiais da Animação Bíblico-catequética das Áreas Pastorais de Severiano de Almeida, São Valentim, Aratiba e Jacutinga, no Centro Diocesano.

- Terça-feira, às 14h, encontro de um ou uma representante das coordenações paroquiais da Animação Bíblico-catequética das Áreas Pastorais de Erechim, Gaurama e Getúlio Vargas, no Centro Diocesano. - Quarta-feira, 7º Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação.

- Sábado, às 09h, Dom Adimir presidirá missa da peregrinação dos Missionários Saletinos ao Santuário de Aparecida.

- Domingo – 23º DTC-B – Dia de oração pelas vocações e da partilha e dia de orações pela Pátria.

Bispo eleito de Caçador, SC, faz solene profissão de fé e juramento de

fidelidade no exercício do episcopado

Em missa presidida por Dom Adimir Antonio Mazali, Bispo diocesano de Erexim, concelebrada por três padres, no Santuário N. Sra. de Fátima, na noite do dia 22 deste mês, início da semana da vocação laical dentro do mês vocacional, Mons. Cleocir Bonetti, Bispo eleito de Caçador, SC, fez sua solene profissão de fé e juramente de fidelidade no exercício do episcopado, atos indispensáveis antes da ordenação de todo novo bispo. A missa teve a participação do mestre de cerimônias da Diocese, Pe. Lucas Stein, de familiares e amigos de Mons. Bonetti, servidores da Cúria Diocesana, membros de diversas pastorais e outras pessoas, dentro do estabelecido pelas normas sanitárias atuais. A celebração foi transmitida pelo facebook e youtube do Santuário. A homilia foi proferida pelo próprio Mons. Bonetti. Iniciou expressando agradecimentos ao Bispo, aos padres presentes, aos colaboradores da Cúria, aos participantes presenciais e virtuais, especialmente da Diocese para a qual foi nomeado Bispo, Caçador, SC. Prosseguiu desenvolvendo reflexão a partir da pergunta “a quem queremos seguir e servir?”, à luz da primeira leitura e da passagem do Evangelho do dia. Após a homilia, Mons. Bonetti foi motivado a fazer sua profissão de fé diante do Bispo e seu juramento de fidelidade a Cristo e à Igreja com a mão sobre o Evangeliário.

Profissão de fé e juramento de fidelidade:

A fórmula da profissão de fé inicia com a declaração de que como Bispo eleito crê firmemente e professa todas e cada uma das verdades que estão contidas no símbolo da fé, o creio, passando a recitá-lo, acrescentando crer em tudo o que está contido na Palavra de Deus e é proposto pela Igreja, com obsequiosa adesão ao Papa e a tudo o que o Magistério da Igreja propõe. No juramento de fidelidade comprometeu-se a ser sempre fiel à Igreja e ao Papa; exercer com diligência os compromissos de ensinar, santificar e governar o povo de Deus; guardar a unidade da Igreja e cuidar do depósito da fé; proceder de forma piedosa e santa e exercer o ministério com empenho; favorecer a disciplina comum de toda a Igreja; ter diligente empenho na administração dos bens temporais da mesma; cultivar amor maior possível com os presbíteros e diáconos; reconhecer e promover a dignidade dos leigos e sua participação na Igreja; participar das ações colegiais dos bispos e prestar contas de seu ofício de pastor quando solicitado pela Sé apostólica. Após expressar publicamente esses compromissos, ele os assinou, junto com o Bispo. Os padres presentes os assinaram como testemunhas.

Manifestação de carinho e gratidão dos colaboradores da Cúria, familiares e amigos de Mons.

Bonetti:

Após a celebração, ao se encaminhar para sair do Santuário, Mons. Bonetti foi surpreendido pelos colaboradores da Cúria, familiares e amigos que o aguardavam discretamente colocados nas entradas do recinto e foram ao seu encontro com balões e com cantos. Depois da primeira canção, houve

(5)

saudação a ele lembrando alguns momentos vividos no dia-a-dia da Cúria. O próprio Dom Adimir executou um canto ressaltando o ministério ordenado. Depois dirigiu breve saudação a Mons. Bonetti. Este, por sua vez, declarou ter sido tomado realmente de surpresa. Em seus agradecimentos, assegurou que levará a todos em seu coração, pois são parte das pessoas que ama. Reiterou seu convite para sua ordenação na Catedral daqui e posse na de Caçador. Sua mãe, emocionada, agradeceu tudo o que fizeram e fazem por seu filho.

Dia de oração pela Pátria e Sétimo Dia Mundial de oração pelo cuidado da

Criação

No dia 06 de agosto de 2015, festa da Transfiguração do Senhor, o Papa Francisco instituiu o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação na Igreja Católica, a ser celebrado no dia primeiro de setembro, data em que a Igreja Ortodoxa vem vivendo este mesmo dia desde 1970 para agradecer a Deus o dom de sua obra, confiada ao ser humano. Este dia abre o chamado “Tempo da Criação” que vai até 04 de outubro, dia de São Francisco de Assis, padroeiro da ecologia. Ao instituir este dia para nós católicos, Papa Francisco ressaltou a disposição de oferecer a nossa contribuição para a superação da crise ecológica que a humanidade está vivendo. Em nosso rico patrimônio espiritual podemos buscar as motivações que alimentam a paixão pelo cuidado da criação, pois a espiritualidade não está desligada do próprio corpo nem da natureza ou das realidades deste mundo, mas vive com elas e nelas, em comunhão com tudo o que nos rodeia. Francisco lembra a vocação dos seres humanos de guardiões da obra de Deus, que não é aspecto secundário da experiência cristã, mas parte essencial duma existência virtuosa. Por outro lado, há diversos anos, em nossa Diocese, o domingo dentro da semana da Pátria é dia de oração pelo país para que seja economicamente justo, politicamente democrático, culturalmente plural, socialmente solidário, ecologicamente sustentável e também ecumênico.

A vocação da e do Catequista no momento atual da Igreja e da sociedade

Para assinalar o Dia Nacional do e da Catequista, neste último domingo do mês vocacional, a arquidiocese de Curitiba, em parceria com a Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB e a TV Evangelizar organizou um programa televisivo especial e, ao vivo, das 15h30 às 16h30, chamado “Sou Catequista”. O programa contará com a participação de convidados para considerações sobre a instituição do ministério do catequista e a importância do catequista e da catequese no momento atual da Igreja e da sociedade. Os convidados são: Dom José Antônio Peruzzo, arcebispo de Curitiba (PR) e presidente da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB; Padre Jânison de Sá, assessor da mesma Comissão; Padre Luciano Tokarsk, coordenador da Animação Bíblico-Catequética da Arquidiocese de Curitiba e Débora Pupo, coordenadora regional da Animação Bíblico-Catequética do Regional Sul 2 da CNBB.

Tema e lema do Mês da Bíblia 2021

Neste ano o Mês da Bíblia no Brasil completa 50 anos. Neste jubileu de ouro da iniciativa, o tema é a Carta de São Paulo aos Gálatas. O lema é: “Pois todos vós sois um só em Cristo Jesus (Gl 3,28d). Essa pequena citação da Carta faz parte do “Hino Batismal” (Gl 3,26-28), no qual o Apóstolo mostrou que, a partir do Batismo e do revestimento de Cristo, todos são “filhos de Deus”. Nessa rica situação, foram superadas todas as trincheiras que impediam uma experiência igualitária e livre: “não há mais judeu ou grego, escravo ou livre, homem ou mulher”. Todas as discriminações foram abolidas por Cristo. A carta tem três partes. Na primeira, o autor empenha-se em apresentar o único Evangelho, aquele de Jesus Cristo. Na segunda, por causa das atividades dos missionários judaizantes ou oponentes, o autor teve que trabalhar, em nível bíblico, as questões da “fé”, da “liberdade cristã”, da “unidade em Cristo” para vislumbrar a abertura de fronteiras em todas as direções. Nesta parte se encontra o ponto alto da carta: o “Hino Batismal”. Na terceira parte, o autor aborda a questão da “vida no Espírito” que leva à abertura de fronteiras. Ele insiste, fortemente, na experiência comunitária do amor e ressalta a ação do Espírito de Deus na comunidade. O texto conclui-se com a apresentação da mística da liberdade e da mensagem da “nova criatura”.

I

greja Católica no Brasil promove ação solidária com o Haiti

No dia 14 deste mês, o Haiti sofreu mais um terremoto que causou mais de duas mil vítimas fatais e milhares de pessoas feridas, desabrigadas e desalojadas. Diante da tragédia, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em conjunto com a Cáritas Brasileira, a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), o Movimento de Educação de Base (MEB) e a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), soma-se aos esforços de ajuda internacional e lançou a campanha SOS HAITI. O objetivo desta ação solidária, que vai até 20 de novembro, é arrecadar recursos para adquirir itens de primeira necessidade como: alimentos, água potável, barracas, lonas, materiais de higiene e limpeza, medicamentos, atendimento médico, transporte, combustível assim como outros itens para apoiar a população haitiana.

(6)

(7)

Bispo eleito de Caçador, SC, faz solene profissão de fé

e juramento de fidelidade no exercício do episcopado

Em missa presidida por Dom Adimir Antonio Mazali, Bispo da Diocese de Erexim, concelebrada por três padres, no Santuário N. Sra. de Fátima, na noite deste domingo, 22, início da semana da vocação laical dentro do mês vocacional, Mons. Cleocir Bonetti, Bispo eleito de Caçador, SC, fez sua solene profissão de fé e juramente de fidelidade no exercício do episcopado, atos indispensáveis antes da ordenação de todo novo bispo. A missa teve a participação do mestre de cerimônias da Diocese, Pe. Lucas Stein, de familiares e amigos de Mons. Bonetti, servidores da Cúria Diocesana, membros de diversas pastorais e outras pessoas, dentro do estabelecido pelas normas sanitárias atuais. A celebração foi transmitida pelo facebook e youtube do Santuário.

A homilia foi proferida pelo próprio Mons. Bonetti. Iniciou expressando agradecimentos ao Bispo, aos padres presentes, aos colaboradores da Cúria, aos participantes presenciais e virtuais, especialmente da Diocese a que foi nomeado Bispo, Caçador, SC. Prosseguiu desenvolvendo reflexão a partir da pergunta “a quem queremos seguir e servir?”, à luz da primeira leitura e da passagem do Evangelho do dia. Na primeira leitura, Josué, que passou a conduzir o povo após a morte de Moisés, em assembleia, conclama a todos a uma definição: servir ao Deus que os libertara da casa da escravidão ou aos ídolos dos povos junto aos quais se encontravam, adiantando que ele e sua família serviriam ao Senhor. Todos retomaram o compromisso da Aliança. De forma semelhante, no evangelho, Jesus pergunta incisivamente aos doze se também querem abandoná-lo, diante da murmuração e da desistência de muitos em segui-lo por causa de sua catequese sobre o Pão da Vida, seu próprio Corpo, que Ele anunciava. Ressaltou que o seguimento a Cristo é difícil, mas traz felicidade. Lembrou também as relações familiares a partir da segunda leitura que acentuava a união do homem e da mulher no matrimônio como sinal da união de Cristo e a Igreja, bem como a vocação dos leigos e das leigas, chamados a ser sal da terra e luz do mundo nos diversos aspectos da vida.

Após a homilia, Mons. Bonetti foi motivado a fazer sua profissão de fé diante do Bispo e seu juramento de fidelidade a Cristo e à Igreja com a mão sobre o Evangeliário.

A fórmula da profissão de fé inicia com a declaração de que como Bispo eleito crê firmemente e professa todas e cada uma das verdades que estão contidas no símbolo da fé, o creio, passando a recitá-lo,

(8)

acrescendo crer em tudo o que está contido na Palavra de Deus e é proposto pela Igreja, com obsequiosa adesão ao Papa e a tudo o que o Magistério da Igreja propõe.

No juramento de fidelidade comprometeu-se ser sempre fiel à Igreja e ao Papa; exercer com diligência os compromissos de ensinar, santificar e governar o povo de Deus; guardar a unidade da Igreja e cuidar do depósito da fé; proceder de forma piedosa e santa e exercer o ministério com empenho; favorecer a disciplina comum de toda a Igreja; ter diligente empenho na administração dos bens temporais da mesma; cultivar amor maior possível com os presbíteros e diáconos; reconhecer e promover a dignidade dos leigos e sua participação na Igreja; participar das ações colegiais dos bispos e prestar contas de seu ofício de pastor quando solicitado pela Sé apostólica.

Após expressar publicamente esses compromissos, ele os assinou, junto com o Bispo. Os padres presentes os assinaram como testemunhas.

Manifestação de carinho e gratidão

dos colaboradores da Cúria, familiares e amigos de Mons. Bonetti

Após a celebração, ao se encaminhar para sair do Santuário, Mons. Bonetti foi surpreendido pelos colaboradores da Cúria, familiares e amigos que o aguardavam discretamente colocados nas entradas do recinto e foram ao seu encontro com balões e com cantos. Depois da primeira canção, houve saudação a ele lembrando alguns momentos vividos no dia-a-dia da Cúria. O próprio Dom Adimir executou um canto ressaltando o ministério ordenado. Depois dirigiu breve saudação a Mons. Bonetti. Este, por sua vez, declarou ter sido tomado realmente de surpresa. Em seus agradecimentos, assegurou que levará a todos em seu coração, pois são parte das pessoas que ama. Reiterou seu convite para sua ordenação na Catedral daqui e posse na de Caçador. Sua mãe, emocionada, agradeceu tudo o que fizeram e fazem por seu filho.

(9)

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética, propõe uma agenda em comemoração aos 50 anos do mês da Bíblia na Igreja do Brasil.

Para a comemoração, a Comissão oferecerá uma série de programações e pautas, voltadas às ações que serão realizadas agora em setembro, mês da Bíblia. Todas as dioceses, paróquias, comunidades são convidadas a se debruçarem no livro escolhido que é a Carta de São Paulo aos Gálatas, como estudo e aprofundamento, e ao mesmo tempo celebrar e agradecer a Deus pelos 50 anos do Mês da Bíblia.

Mês da Bíblia

A Igreja no Brasil instituiu o Mês da Bíblia a partir da urgência de anunciar a Palavra de Deus e a beleza de fazer ecoar no coração dos ouvintes a Palavra que renova e impulsiona à missão. À luz do Concílio Vaticano II, o Mês da Bíblia foi criado para mobilizar o aprofundamento e a vivência da palavra, através de um itinerário com a Palavra com um tema específico para cada ano.

Para esse jubileu do “Mês da Bíblia”, em 2021, o tema escolhido é a Carta de São Paulo aos Gálatas e o lema é “todos vós sois um só em Cristo Jesus” (Gl 3,28d), extraído do “hino batismal”, descrito em Gl 3,26-28, quando Paulo afirma que todos são filhos e filhas de Deus. Esse tema e o lema do “Mês da Bíblia 2021” estão em sintonia com o evangelho do Domingo da Palavra de Deus, que é extraído de Mc 1,14-20, quando Jesus inicia a sua missão, após a prisão de João Batista.

Os documentos eclesiais acentuam a centralidade da Palavra de Deus na vida e missão da Igreja. Os bispos do Brasil se debruçaram este ano sobre o tema da animação bíblica de toda a pastoral e essa animação ela é muito importante que todas as pastorais, movimentos eclesiais priorizem de fato a centralidade da Palavra de Deus e da Bíblia. E possa animar toda a nossa ação evangelizadora e catequética.

Como surgiu o Mês da Bíblia?

O Mês da Bíblia surgiu em 1971, na arquidiocese de Belo Horizonte, por ocasião da celebração do seu cinquentenário. As Irmãs Paulinas, através do Serviço de Animação Bíblica (SAB) deram o primeiro impulso, e posteriormente a CNBB assumiu-o como uma proposta nacional.

(10)

29 de agosto de 2021

Recado da Palavra de Deus

22º Domingo do Tempo comum – Ano B

No evangelho proclamado neste domingo, 22º Domingo do TC,

Jesus nos ajuda a entender que uma religião é verdadeira quando

aparecem os seus frutos: mais vida, partilha, justiça, solidariedade.

A prática da caridade é a liturgia que mais agrada a Deus. Jesus

rejeita o culto feito só de palavras, rejeita o culto daqueles que amam a

Deus só com os lábios, quando o coração está longe.

Deus quer que sejamos uma Igreja na qual nos ajudemos uns aos

outros a crescermos, e não para virarmos fiscais das virtudes ou

defeitos alheios. Deus quer que nós nos unamos em torno de seu grande

projeto que gera vida e esperança, e não fiquemos brigando entre

irmãos por mesquinharias.

(11)

Bispo de Chapecó entregará cartas do Papa Francisco

às famílias de vítimas em Saudades (SC)

Uma missa na Igreja Matriz da Paróquia Sagrada Família, em Saudades (SC), no próximo

domingo, 29 de agosto, às 19h, marcará um momento de proximidade do Papa Francisco com

familiares das vítimas do atentado a uma creche ocorrido em maio deste ano. O bispo local, dom

Odelir José Magri, vai presidir a missa e entregará a cada uma das famílias enlutadas a carta

enviada pelo Papa.

No dia 4 de maio deste ano, um jovem invadiu o Centro de Educação Infantil Pró Infância

Aquarela, em Saudades, e matou três crianças, uma professora e uma agente educacional com

golpes de faca.

A notícia do envio das cartas pelo Papa Francisco foi recebida com alegria por dom Odelir

Magri, que agradeceu: “Nossa gratidão e preces à senhora Diana Rosa Falcão Sobreira, pela bela

iniciativa de solicitar essa mensagem e, ao Papa Francisco, pelo gesto de sensibilidade, carinho e

compaixão com as famílias enlutadas pela perda de seus filhos no Centro de Educação Infantil Pró

Infância Aquarela, em Saudades, SC”.

Dom Odelir diz que o Santo Padre diz ter tomado conhecimento da tragédia, citando um

trecho da missiva: “manifesta suas sinceras condolências pelas perdas dolorosas e transmite uma

palavra de consolação diante desse sofrimento, na certeza de que a fé que professamos na

ressurreição nos leva a sermos pessoas de esperança e não de desespero (…). Jesus nos

demonstrou que a morte não é a última palavra, mas o amor misericordioso do Pai que

transfigura e nos faz viver a comunhão eterna com Ele”.

“Por intercessão de Nossa Senhora Aparecida, o Santo Padre envia a Bênção Apostólica às

famílias das vítimas, extensiva a todas as pessoas que lhe são caras, pedindo também que não se

esqueçam de rezar por ele”, divulgou o bispo.

As preces de dom Odelir também se estendem à família do bebê Henrique Hubler, “que

ficou ferido, mas graças a Deus se recuperou”.

“Nossas preces e comunhão na oração com toda a equipe de professores, funcionários, pais

e alunos do Centro de Educação Infantil Aquarela, a comunidade local e também à família do

jovem que foi a causa de tanta dor e sofrimento“, rogou dom Odelir.

(12)

CNBB oferece momento de formação

sobre o texto-base da CF 2022

Na preparação para a Campanha da Fraternidade (CF) 2022, a Edições CNBB oferece no

próximo sábado, 28 de agosto, às 9h, uma formação sobre o texto base conduzida pelo secretário

executivo de Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Patriky

Samuel Batista. O evento será transmitido ao vivo, pelas redes sociais da editora e da CNBB.

O momento formativo será ocasião para conhecer melhor as reflexões propostas pelo tema

“Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31, 26).

Padre Patriky explica que a CF 2022 se propõe a pensar a educação integral no horizonte

do Pacto Educativo Global do Papa Francisco e que seu grande enfoque “é nos ajudar a pensar

qual a contribuição da experiência da fé cristã na educação integral”.

O secretário executivo de Campanhas da CNBB também destaca que o olhar da Igreja para

a educação hoje não pode se esquecer do cenário pandêmico que estamos vivendo: “O que a

pandemia revelou da nossa cultura no que diz respeito à educação, tanto a evasão escolar, o

desafio dos professores, o ensino remoto? Quais os impactos na nossa educação? Tudo isso vamos

refletir e apresentar como o texto-base aborda todos esses elementos, lembrando que o texto

base é essa primeira inspiração para motivar o debate, para iniciar uma boa conversa”.

Durante o encontro de formação, padre Patriky também vai falar sobre a dinâmica da

Campanha da Fraternidade como um dos modos de viver a espiritualidade quaresmal.

(13)

Projeto vocacional

“Cada comunidade uma nova vocação”

Ainda no mês de junho, o bispo enviou uma carta a todos os diáconos permanentes e

Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística convidando-os a serem os guardiões do

Projeto Vocacional “Cada comunidade uma nova vocação promovido pelo Regional Sul II (Paráná)

e assumido também pelo Regional Sul III (RS). O bispo lembra que “a tarefa de cada um(a) será

fazer com que aconteça a oração da dezena do terço ou mesmo, se possível, o terço todo, na

intenção das vocações, antes de todas as atividades, seja a missa, celebração, reuniões e

encontros. Com isso quer-se criar uma cultura vocacional e despertar todos para o compromisso

e o incentivo ao surgimento de novas vocações”.

A capelinha Vocacional volta a circular entre as famílias, ficando na casa

de cada uma por uma semana. Na celebração dominical na capela, a

capelinha é repassada a outra família. Durante a semana, a família é

convidada a rezar uma dezena do terço na intenção vocacional a cada

dia em que a capelinha estiver na família.

Intenções para a oração em família

- 1º dia: pelas famílias

e a vocação matrimonial, berços das vocações; - 2º dia: pelos religiosos(as);

- 3º dia: pela vocação presbiteral; - 4º dia: pelos seminaristas;

- 5º dia: pelas lideranças leigas, sal da terra e luz do mundo; - 6º dias: pelos leigos consagrados;

- 7º pelos vocacionados e vocacionadas.

Papa Francisco

"Uma coisa que me faz forte

todos os dias é rezar o Terço a

Nossa Senhora. Sinto uma força tão grande, porque vou ter com ela e sinto-me forte”.

(14)

Ano de São José

de 8 de dezembro de 2020 a 8 de dezembro de 2021.

O decreto do Papa Francisco que proclamou este Ano Jubilar, a

carta intitulada Patris corde (“Com coração de pai”) traz um forte apelo

para redescobrir a pessoa deste santo na vida da Igreja.

“Cada um de nós pode descobrir em José

- o homem que passa despercebido,

uma presença cotidiana,

discreta e oculta –

um intercessor, um apoio e um guia nos tempos difíceis”.

(15)

Três formas de participar da comunidade:

Comunidade não é sociedade. Por isso, não é bom dizer que "eu sou sócio" de tal

comunidade e, sim, "eu sou membro" ou "eu participo", "eu faço parte" de tal comunidade. Por

isso, a participação é elemento essencial do cristão. Ninguém é cristão isolado, mas sempre ligado

a uma comunidade.

Há três formas ou meios de participação da família na comunidade:

1) marcar presença nas celebrações e eventos da comunidade;

2) assumir algum serviço temporário ou mais permanente;

3) dar, com alegria, o dízimo.

Cada um verifique como está sua participação na comunidade. Cada um pode se perguntar:

Quando eu marco presença na comunidade? Eu aceito assumir algum serviço na comunidade?

Meu dízimo está em dia? Como outros compromissos, o dízimo precisa ser mantido em dia.

Quando se atrasa é sempre mais difícil atualizá-lo. Para quem tem um coração agradecido e

generoso, o dízimo não é problema, não é um peso; mas, uma alegria.

O dízimo é uma questão de fé, de gratidão e de alegria, e essa alegria deve ser de todos.

Ninguém é excluído do dízimo, que é uma alegria em poder colaborar, agradecer.

Oração do dizimista

Senhor, faze de mim um dizimista consciente e feliz.

Que meu Dízimo seja agradecimento, seja um ato de amor e

reconhecimento pela tua bondade. O que tenho de bom, de

Ti recebi: vida, fé, saúde, amor, família, bens... Ajuda-me a

partilhar com justiça e fidelidade. Tira o egoísmo do meu

coração. Que eu te ame cada vez mais; que ame e ajude cada

vez mais aos irmãos. Que meu Dízimo seja fonte de bênçãos

para mim, minha família e minha comunidade. Amém.

(16)

Rir faz bem pra saúde!

Amigo! Amiga!

Participe da celebração litúrgica dominical,

pois, você com Deus

na comunidade reunida no domingo,

Deus com você durante toda a semana!

Paróquia Santo Antônio de Jacutinga

Informativo Paroquial por e-mail

As pessoas que desejarem receber em sua casa, por e-mail, o Informativo Paroquial “

”, forneçam seu e-mail, o endereço eletrônico, na secretaria paroquial. Pode-se também

deixar escrito num papel o nome da pessoa ou entidade e respectivo endereço eletrônico e

entregar na secretaria ou na igreja matriz nas missas de sábado e domingo.

Nome: __________________________________________________

E-mail: _________________________________________________

E mandar para: pe.olirio@diocesedeerexim.org.br

DINHEIRO NO BOLSO

Professor de matemática pergunta ao aluno:

- Se você tivesse 100 dólares num bolso e 100 dólares no outro, o que você teria?

- Calças bem diferentes, professor.

DEVER DE CASA

Joãozinho telefona para o coleguinha de escola:

- Maneco, posso ir à tua casa para fazer o exercício de matemática? Nossa televisão queimou...

(17)

Em nome da

paróquia Santo Antônio de Jacutinga

,

desejo a todos e a todas

um ótimo domingo e uma feliz semana.

Abraços

Pe. Olírio Luís Streher - pároco

Paróquia Santo Antônio (54)3368-1168

Referências

Documentos relacionados

Dentre as principais conclusões tiradas deste trabalho, destacam-se: a seqüência de mobilidade obtida para os metais pesados estudados: Mn2+>Zn2+>Cd2+>Cu2+>Pb2+>Cr3+; apesar dos

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

está aqui sem os próprios pecados? Algum de vós? Ninguém, nenhum de nós. Todos trazemos em nós os nossos pecados. Podes ser como o filho que deixou a casa, que tocou o fundo

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

O objetivo deste trabalho foi avaliar épocas de colheita na produção de biomassa e no rendimento de óleo essencial de Piper aduncum L.. em Manaus

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,