• Nenhum resultado encontrado

TÃO PERTO... TÃO LONGE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TÃO PERTO... TÃO LONGE"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Igreja Metodista em Itaberaba

B O L E T I M I N F O R M A T I V O

Congregação em Santana de Parnaíba

TÃO PERTO... TÃO LONGE

Um

é o mundo dos

felizes, outro é o mundo dos tristes. Um é o universo de quem padece dores, outro é o dos saudá- veis. Um mesmo fato nunca é igual para todos. Cada um interpreta os acontecimentos a partir da pers- pectiva do seu universo, e é isso que faz com que muitas vezes estejamos tão perto de pessoas, e ao mesmo tempo tão longe delas. Davi e Mi- cal compartilhavam do mesmo lei- to, mas viviam em mundos distin- tos. O rico e Lázaro estiveram sem- pre muito próximos por toda uma

vida, mas um era o mundo do rico, outro o de Lázaro. O mundo que o irmão mais velho habitava certamente não era o mesmo do recém-chegado irmão pródigo, apesar de terem o mesmo pai e compartilharem a mesma casa.

Pessoas podem conviver próximas umas das outras, mas ainda assim es- tarem a galáxias de distância. Cada um tem o seu mundo próprio, reple- to de sonhos, desejos, possibilidades e valores, que lhe dá uma maneira única de interpretar a realidade à sua volta. Cada pessoa é um abismo e olhar para dentro delas causa vertigem. Por isso, quando perguntarem quem você é, a resposta não será o seu nome, profissão e RG. Você é a so- matória de valores do seu mundo.

Assisti um filme tocante chamado “Mar Adentro” que conta a história verídica de um homem tetraplégico, preso a uma cama há mais de vin- te anos, que desistiu de viver. Todos que se aproximaram dele para de- movê-lo de seu intento de dar fim à vida – inclusive um padre e seus pró- prios familiares – não conseguiram jamais penetrar no seu universo, até que surge uma mulher que um dia ouviu sua história pelo rádio resolve conhecê-lo. A perspectiva daquele homem mudou, trouxe-lhe uma bri- sa refrescante, pois alguém conseguiu penetrar no seu mundo e enten- der sua dor.

25•10•2009

“Lázaro na casa do homem rico” Gustave Doré

(2)

Só quem tem empatia pode se identificar com outra pessoa, pode sen- tir o que ela sente, refletir sua alma e ter uma visão do outro sem julga- mento ou censura. Carecemos em nosso meio cristão de pessoas realmen- te empáticas, capazes de tocar o mundo hermético de cada indivíduo e ser capaz de amá-lo. Jesus nos ensina a olhar além das aparências, além do comportamento manifesto, além da doença que somos nós. Jesus olha para o mundo fragmentado do endemoninhado e pode ver ali um pai de família e um marido que ainda dará muita alegria aos seus. Aos rejeitados e inválidos que vivem num mundo ausente de companheiros de viagem solidários, Jesus apresenta Sua companhia e lhe dá irmãos de verdade.

Como é bom encontrar pessoas que repartem do seu mundo conosco: a conversa é animada e sem cerimônias, o pensamento flui, a risada bro- ta fácil. Não é justamente isso que procuramos nos irmãos, nos amigos?

Não obstante, é muito difícil compartilhar mundos diferentes. De um lado podem não compreendê-lo, nem respeitá-lo. De outro, é preferível mantê-lo hermético para que não venha a ser ferido. É o caso do solitário que tem um mundo à parte, o qual procura manter à salvo. Tão por per- to, mas tão distante.

No início da era cristã havia uma clara separação entre judeus, gregos e gentios, enfim entre pessoas. Mas vem Jesus, derruba o muro da separa- ção, e passa a ser Ele mesmo a ponte que une nossos mundos. Em Cristo, o distante se faz próximo, o estrangeiro é chamado de irmão. Ser cristão é compartilhar de um mundo que Cristo é o centro.

Quando sentimos nossa distância de Deus, choramos Sua ausência, não temos forças para orar, o vazio do deserto no coração e um turbilhão de sentimentos contraditórios na alma, é justamente aí que o Senhor estará tão perto como nunca esteve. Tão longe, mas tão próximo.

Vai se acostumando: às vezes quem está perto está longe, e o que está distante se faz presente ao nosso lado.

O DIÁRIO DE JOHN WESLEY

Você quer adquirir a obra fascinante que conta o dia a dia de um dos maiores evangelistas de to- dos os tempos? Compre, então O Diário de John Wesley. Certamente Deus haverá de usar esse li- vro para mudar a sua vida, e também fazer de você um conhecedor do fundador do Metodismo.

“Recomendo a leitura e reflexão desta obra e te- nho a absoluta certeza de que este farto material ajudará muito a Igreja a caminhar com mais se- gurança na boa doutrina que se expressa no com-

Pr. Daniel Rocha

(3)

promisso com a ‘Religião do Coração’ e é sinalizada pela ‘Santidade de Coração e Vida’.” (Adriel de Souza Maia, Bispo da Terceira Região Eclesi- ástica da Igreja Metodista)

Um excelente presente para cristãos e não-cristãos! Pagto. em até 3x no Cartão de Crédito

Acesse www.diariodejohnwesley.com.br ou pelo telefone (11) 9379-9554 PARA PENSAR

“Pessoas há que, para terem experiências místicas, fa- zem longas peregrinações a lugares onde anjos e se- res do outro mundo aparecem. Eu, ao contrário, quan-

do quero ter experiências místicas, vou à feira. Cebolas, tomates, pimen- tões, uvas, caquís e bananas me assombram mais que anjos azuis e espí- ritos luminosos. São entidades assombrosas. Você já olhou para elas com atenção?” (Rubem Alves)

31 DE OUTUBRO: DIA DA REFORMA A Reforma não é uma caiação da

velha estrutura religiosa. A Refor- ma é uma volta às Escrituras, um retorno à doutrina dos apóstolos, um compromisso inalienável com a verdade divina. Vamos, aqui abor- dar três áreas na vida da igreja con- temporânea que precisam de Re- forma profunda, urgente e bíblica:

1. Precisamos de Reforma na Teologia - A teologia é a base, o alicerce e o fundamento da vida. Se a teologia estiver errada, a vida não pode estar certa. A igreja cristã havia se desviado da doutrina dos apósto- los e acrescentado muitos dogmas estranhos e heréticos ao seu arca- bouço doutrinário. A Reforma denunciou esses erros, eliminou-os e colocou a igreja de volta nos trilhos da verdade. Hoje, precisamos de uma nova Reforma. Há muitos desvios e muitos acréscimos absolu- tamente estranhos ao ensino bíblico presentes em algumas igrejas chamadas evangélicas.

2. Precisamos de Reforma na Liturgia - Se a teologia é a base da vida, a liturgia é a manifestação da teologia. Aquilo que cremos, professa- mos no culto. O culto é a manifestação pública da nossa fé. Uma das razões mais gritantes que evidenciam a necessidade urgente de uma nova Reforma é o esvaziamento da pregação nas igrejas evangélicas.

Perdemos a centralidade de Cristo no culto e a primazia da pregação das Escrituras. Estamos nos capitulando à proposta do culto-show.

(4)

Em muitas igrejas o púlpito foi substituído pelo palco, a Bíblia pelo entretenimento. As músicas estão se tornando produto de consumo.

As letras dessas músicas, com raras exceções, estão cada vez mais vazias de conteúdo bíblico e os cantores gospel cada vez mais popu- lares. Precisamos de liturgia pura, de liturgia que coloque Cristo no centro do culto em lugar do homem no centro.

3. Precisamos de Reforma na Vida - Precisamos de luz na mente e fogo no coração. Precisamos ter cuidado da doutrina e também da vida.

Precisamos crer na verdade e viver na verdade. Precisamos de orto- doxia e de piedade. Há muitas igrejas que não pregam heresia, mas também não vivem a verdade que pregam. Há crentes secos como um poste e áridos como um deserto. Precisamos de uma Reforma que nos ponha de volta no caminho de uma vida cheia do Espírito Santo. Que Deus nos ajude a buscarmos essa Reforma da teologia, da liturgia e da vida!

Rev. Hernandes Dias Lopes CONCÍLIO REGIONAL

Estejamos orando pelo Concílio Regional da 3ª Região que estará sen- do realizado nos dias 30 de outubro a 02 de novembro no campus da UMESP-Universidade Metodista de S.Paulo. Tanto o pastor Daniel quan- to o delegado Fábio Martelozzo Mendes estarão representando a nossa igreja. Que ali, tudo o que for discutido e aprovado venham do Espírito, para que a Igreja de Cristo seja avivada e disciplinada pelo Pai.

AVALIAÇÃO PASTORAL

Segue abaixo o resultado da Avaliação Pastoral (apenas a pergunta no.

35), onde a nossa igreja, em concílio, votou da seguinte forma com rela- ção à nossa permanência em 2010:

PR. DANIEL VOTOS PERC.

SIM 108 93,1%

SIM, MAS TERá DIFICuLDADES A VENCER 7 6,0%

NÃO 1 0,9%

TOTAL 116 100%

Agradecemos mais uma vez a confiança da igreja em relação ao nosso trabalho, principalmente quando sabemos que são 15 anos juntos nes- sa caminhada (e quanto maior o tempo, mais a percepção dos defeitos se acentuam). Nunca achei fácil o trabalho, sempre há inúmeros obstáculos a serem vencidos, e se não for pela ação do Espírito Santo nada podería- mos realizar. Até aqui nos ajudou o Senhor. Como será o próximo ano?

Não sabemos, porém mais uma vez nos colocamos nas mãos de Deus,

(5)

e se Ele nos direcionar para mais um período junto à igreja, eu e minha família receberemos a nomeação com muita alegria.

O restante da Avaliação está sendo tabulado pela Sede Regional, e os re- sultados em breve chegarão à igreja, para conhecimento e discussão.

ANIVERSARIANTES DA SEMANA 26/10 amanhã Vitor Alcântara Rossi 27/10 3ª feira Julia Prado Camargo 27/10 3ª feira Luciano Robson Silva 28/10 4ª feira Rodrigo Rodrigues Marques 28/10 4ª feira Olimpio R. Brito Filho 28/10 4ª feira Liany Fonseca Carneiro 29/10 5ª feira Silas dos Santos Barbosa 30/10 6ª feira Beatriz Lakatos Pereira 30/10 6ª feira Danilo José Sanguin 30/10 6ª feira Flávia Fiumari Pini 30/10 6ª feira Roberto Arsky 31/10 sábado Mariana Carneiro 31/10 sábado Manoel Gomes de Arrais Próx. Semana:

01/11 dom. Solange dos Santos Bento 06/11 6ª feira Gilberto Chinello Jr.

06/11 6ª feira Virlene Domingos Santos 07/11 Sab Nancy Lakatos

QUAL ERA A FRUTA QUE ADÃO E EVA COMERAM?

A Bíblia não menciona qual era a fruta da árvore do conhecimento do bem e do mal, que não devia ser comida por Adão e Eva.

Uma tradição européia associa essa fruta com a maçã. Em latim, a palavra “malum” significa tan- to “maçã” como “mal”, o que pode ter originado essa tradição.

Fonte: Sociedade Bíblica do Brasil

ESCALA DE SERVIÇO

SERVIÇO HOJE PRÓX. DOMINGO

INTERCESSÃO MARILENE / ROBERTO GINA / PAuLO

LOuVOR CORAÇÃO KIDS GERAÇÃO ELEITA

CuLTO INFANTIL CuLTO DAS CRIANÇAS DANIELA / EDNA

(6)

NOSSA MISSÃO

Esforçarmo-nos para espalhar a Santidade bíblica sobre a Terra.

NOSSA VISÃO

Somos uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, tem amor à Palavra, acolhe aos que se ache- gam e busca a cura e restauração do corpo, da alma e do espírito.

R. Mestras Pias Fillipini, 161 São Paulo - SP - 02736-010 Fone: 3977-0571 Pastor: Daniel Rocha Fone: 3858-7522 Res: 4899-3020 e-mail: dadaro@uol.com.br IGREJA METODISTA EM ITABERABA

VISITE NOSSO SITE:

www.metodistaitaberaba.com.br PROGRAMAÇÃO SEMANAL

3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira domingo

Tarde de Oração

14h30 Mentoria Espiritual

20h Fogueirinha

20h Culto de Libertação

20h Esc. Dominical - 9h Culto Solene - 19h ATENDIMENTO PASTORAL

2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira

Descanso Pastoral Gabinete: 14h às 18h Gabinete: 14h às 18h Gabinete: 14h às 18h Gabinete / Visitação OBS.: ESTES HORáRIOS SÃO FLEXíVEIS E PODEM SER ALTERADOS DE ACORDO COM AS NECESSIDADES.

SE DESEJAR FALAR COM O PASTOR, BASTA AGENDAR PELO FONE: 9745-0815

Nova Pregação na Internet!

Você pode ouvir em nosso site as pregações que o Pr. Daniel Rocha ministra em nossa igreja. Nesta semana está disponível mais uma nova mensagem:

• De olhos fixos em Deus

Acesse, divulgue: www.metodistaitaberaba.com.br

RIR NÃO FAZ MAL PEDIDO DE OFERTAS NA TV

Referências

Documentos relacionados

Os produtos de ferro fundido, assim como os de aço, e de qual- quer outro tipo de material, são normalizados, ou seja, seguem as normas da ABNT (Associação Brasileira de

A fauna helmintológica encontrada em tartarugas da espécie Chelonia mydas que ocorrem no sul do Estado do Espírito Santo é abundante, sendo promissor e preciso mais

Use a página Implantação para instalar o software host do LogMeIn em um ou mais computadores remotos que você queira adicionar à sua conta do LogMeIn?. A implantação também

Quanto à questão suscitada pelo testemunho de Diógenes Laércio e Aris- toxeno, a saber se Platão teria ou não conhecido as doutrinas atomistas, dois artigos ocupam uma posição

Se a pessoa insiste em utilizar João 14:8 - 9, para dizer que Jesus é o Pai, teria que utilizar esta citação do irmão Branham para dizer que ele é o próprio Deus

Aos 7, 14 e 21 dias após a emergência (DAE), foi determinado o índice SPAD no folíolo terminal da quarta folha completamente expandida devido ser esta folha recomendada para verificar

Tal será possível através do fornecimento de evidências de que a relação entre educação inclusiva e inclusão social é pertinente para a qualidade dos recursos de

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,