• Nenhum resultado encontrado

Marcha de Marvila conquista dois prémios. Biblioteca Municipal de Marvila para breve JUNHO Nº 103 REVISTA DA JUNTA DE FREGUESIA DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Marcha de Marvila conquista dois prémios. Biblioteca Municipal de Marvila para breve JUNHO Nº 103 REVISTA DA JUNTA DE FREGUESIA DISTRIBUIÇÃO GRATUITA"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

201

4

JUNHO

Nº 103

Mensal - Ano 9

REVISTA DA JUNT

A DE FREGUESIA

D I S T R I B U I Ç Ã O G R

A T U I T A

Marcha de Marvila

conquista dois prémios

Mais de Marvila em Constância

Crianças de Marvila nas celebrações do Dia da Criança

Encontro de gerações em Marvila

(2)

FICHA TÉCNICA

Mensal - Ano 9 - n.º 103 Junho de 2014

Diretor: Belarmino Ferreira Silva

Propriedade: Junta de Freguesia de Marvila Avenida João Paulo II, lote 526, 1.º A 1950-159 Lisboa – Telefone: 21 831 03 50 Fax: 21 831 03 59

Site: www.jf-marvila.pt

Facebook: www.facebook.com/conselhomarvilense

E-mail: comunicacao@jf-marvila.pt

info@jf-marvila.pt (outros assuntos) Depósito Legal: 237649/06 Tiragem: 17.500 exemplares Redação e Produção Gráfica: LMRL - Marketing e Comunicação, Lda. Impressão: A Persistente - Artes Gráficas

Praia Campo continua

em Marvila

Mais uma vez a Junta de freguesia vai realizar a atividade “Praia Campo”, esta competência outrora delegada nas Juntas pela CML, passou por força da Lei a ser competência própria, ou seja, da responsabilidade das Juntas de Freguesia. Como tal, e apesar de representar um esforço financeiro adicional para o nosso orçamento anual, o pelouro da Ação Social da Junta de Freguesia de Marvila reconhece a importância desta iniciativa para as crianças da freguesia, organizando tudo o que é necessário para que a mesma se concretize e mantendo o valor dos anos anteriores.

O primeiro turno começa já dia 30 de junho, as crianças vão poder participar em diversas idas à praia e em atividades lúdico-pedagógicas e visitas culturais, terminando o 3º e último turno no dia 8 de agosto.

Para o executivo desta Junta de Freguesia é importante que as crianças possam desfrutar de dias diferentes, dias em que valores como a amizade, o companheirismo e a cumplicidade entre todos saiam fortalecidos. Deste modo, foi unânime que o esforço financeiro e organizacional para a sua concretização era algo necessário.

Esperamos que os pequenos marvilenses aproveitem bem estes dias, desfrutando das várias ações por nós organizadas.

editorial

sumário

Aconteceu

• Biblioteca Municipal de Marvila para breve

3

Conselho Marvilense

• Conselho Marvilense retoma trabalhos

6

Cultura

• 23ª Edição do Festival Castro Daire Abraça Lisboa

7

• Marcha de Marvila conquista dois prémios

8

• À conversa com Marco Silva, presidente da coletividade

"Sociedade Musical 3 de Agosto"

9

Educação

• Crianças de Marvila nas celebrações

do Dia da Criança

10

• Mais de Marvila em Constância

11

Espaços Verdes

• Desmatação de terrenos baldios

na freguesia de Marvila

5

Desporto

• Rudi Mendes, desportista de Marvila

12

• Aula de Tai Chi aberta à população

13

Institucional

(3)

www.jf-marvila.pt

03

aconteceu

Apresentação do projeto da nova Biblioteca de Marvila

Biblioteca Municipal de Marvila para breve

A

Biblioteca Manuel Alegre da Escola EB 2,3 de

Marvila foi o local escolhido para a apresenta-ção do projeto da nova Biblioteca Municipal de Marvila, no passado dia 29 de maio.

Após a apresentação do projeto, em que estiveram presentes parceiros locais e o presidente da Junta de Fre-guesia de Marvila, Belarmino Silva, a vogal do pelouro da Ação Social, Habitação e Saúde, Isabel Fraga e o vogal do pelouro da Educação, Hermínio Corrêa, seguiu-se um momento de apreciação e sugestões sobre o mesmo. Tendo em conta que este novo equipamento vai trazer mais pessoas e movimento à freguesia, a Câmara Municipal de Lisboa preocupa-se que todo este proces-so seja feito de forma clara, informando e envolvendo

a comunidade e, para isso, conta com a ajuda das insti-tuições dos diferentes bairros para o desenvolvimento de futuras ações de informação para a população.

Através desta sessão, pretende-se que a comunidade esteja envolvida e bem informada, para que o sucesso do projeto seja conseguido de maneira benéfica para todos. A nova biblioteca será um espaço ultra moderno, com diferentes valências que vão desde o normal funciona-mento de qualquer biblioteca, à zona da cafetaria, salas polivalentes que poderão ser utilizadas pelas associa-ções da freguesia em encontros com a população, um espaço de encontros e, ainda, um Núcleo Museológico, aproveitando o antigo lagar que existia no edifício, o antigo Palácio das Fontes, no Bairro Marquês de Abrantes.

Educação

• Crianças de Marvila nas celebrações

do Dia da Criança

10

• Mais de Marvila em Constância

11

Espaços Verdes

• Desmatação de terrenos baldios

na freguesia de Marvila

5

Desporto

• Rudi Mendes, desportista de Marvila

12

• Aula de Tai Chi aberta à população

13

Institucional

(4)

Tarde de ritmo e animação em Marvila

IV Festival de Dança Outros Ritmos e Workshop de Hip Hop

N

o passado dia 20 de junho, o Polidesportivo do

Vale Fundão recebeu a quarta edição do Festi-val de Dança Outros Ritmos, que contou com a presença de cerca de 120 participantes. Com um formato diferente daquele que foi adotado em anos anteriores e realizado pela primeira vez neste local, o evento contou com três momentos distintos, sendo um primeiro momento dedicado ao Workshop de Hip Hop gratuito, o segundo a uma atuação das crianças e professores da Associação Nuclisol Jean Piaget e o terceiro ao Festival de Dança Outros Ritmos, no qual participaram cinco grupos previamente inscritos.

Para a realização deste evento, foi essencial a colabo-ração entre os técnicos das entidades que integraram o grupo de trabalho pertencentes à Nuclisol Jean Piaget, Fundação Benfica, CDC- Bairro dos Lóios e Instituto Português do Desporto e Juventude. A partici pação dos jovens neste processo foi também fundamental, haven-do três elementos que estiveram sempre presentes nos mais diversos aspetos da organização, desenvolvendo a imagem para o workshop, dinamizando o evento no

facebook, criando certificados e gerindo inscrições. Para Cláudia Garcia, representante da Associação Nucli-sol Jean Piaget e da CPCJ Lisboa Oriental, os objetivos desta iniciativa passam sobretudo por uma “sensibiliza-ção dos jovens para a prática de atividades desportivas e culturais de forma enquadrada e saudável.” Como tal, foi dado um enfoque ao Hip Hop porque este é o principal estilo de dança dinamizado pelos jovens em Marvila e o workshop traduziu-se num momento de formação, com uma técnica especializada neste tipo de dança, a profes-sora Maria Temporão, da Associação Almada não Dorme. Proporcionou-se assim um acompanhamento técnico, num ambiente que conciliou a diversão e o despor-tivismo, sendo o festival um momento de competição saudável, em que os diferentes grupos apresentaram os seus talentos.

Toda esta iniciativa só foi possível graças às parcerias e apoios da Junta de Freguesia de Marvila, PSP, Nestlé, Padaria Portuguesa – Loja dos Olivais, Runbonus e ainda à professora de dança Maria Temporão, da Associação Almada não Dorme.

(5)

www.jf-marvila.pt

05

Desmatação de terrenos baldios

na freguesia de Marvila

A

desmatação de terrenos, outrora competência

da Câmara Municipal de Lisboa, passou a caber às Juntas de Freguesia na sequência de medidas que conferem maior autonomia ao poder local. Como tal, procedeu-se, no passado mês de junho, a um corte de mato em terrenos baldios na freguesia de Marvila. Para este tipo de intervenção, que implica alguns custos, não existe uma equipa específica. Normalmente, trabalham cerca de três a quatro pessoas, dependendo da dimensão dos terrenos.

“Como tínhamos várias reclamações dos moradores dos diversos bairros, tivemos que por mãos à obra e dar algumas respostas aos moradores”, afirmou Miguel

Ferreira, Vogal do Pelouro do Ambiente, Higiene Urbana e Espaços Verdes.

Já se procedeu a este trabalho em diversas zonas da freguesia, tal como em terrenos que eram da CML, na Rua Ferreira de Castro, Parque de Estacionamento Ester Janz, Rua Fernando Maurício, Avª. João Paulo II, Avª. João Paulo VI, Azinhaga do Vale Fundão junto ao Salão de Festas, Rua Vale Formoso de Cima, Rua João César Monteiro e Rua Ernesto Rodrigues, junto da passagem Aérea da Avª. Marechal António Spínola. Futuramente, haverá desmatações noutras zonas da freguesia, tais como a Azinhaga do Vale Fundão, junto do Cano da Água, e Azinhaga das Salgadas.

espaços

(6)

Reunião do Conselho Marvilense

Conselho Marvilense retoma trabalhos

R

eunido pela primeira vez neste ano, o Conselho

Marvilense retomou os seus trabalhos no passado dia 21 de junho, na Escola Secundá-ria D. Dinis, tendo como principal objetivo a apresentação de uma nova iniciativa para a Junta de Freguesia de Marvila, o projeto My Neighbourhood, apoiado e promovido por Jorge Máximo, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Lisboa. Para além deste aspeto, foi também divulgado o projeto de uma fábrica de cerveja artesanal na Rua Capitão Leitão, que virá revitalizar a zona de Marvila Velha.

A apresentação do projeto My Neighbourhood foi levada a cabo pelo seu mentor, o cientista social Dr. Álvaro Mendes, que esclareceu a estrutura e forma de execu-ção desta iniciativa, já presente noutras cidades piloto da Europa. Este projeto pretende criar um ambiente socio--digital que aproxima as pessoas reforçando o sentido de comunidade e pertença ao bairro. A interação entre as pessoas vem proporcionar uma identificação dos desejos, interesses e necessidades comuns dos vizinhos, originando soluções e serviços que podem melhorar a vida do bairro, criando uma gestão urbana mais eficaz. Esta nova forma de ver a cidade pretende criar uma pla-taforma onde se centraliza toda a informação relativa às diversas atividades que decorrem no bairro, privilegiando

a comunicação entre os cidadãos. Para Jorge Máximo, este projeto não só vem “colocar Marvila no mapa mas também na vanguarda da tecnologia”. Esta iniciativa pretende atuar como um elemento integrador do bairro. Neste sentido, José António de Sousa, presidente do agrupamento de escolas D. Dinis, afirmou que “Marvila não é uma freguesia homogénea e esta iniciativa pode vir a ser uma forma de aproximar os seus residentes”. Ficou lançada esta proposta que, de uma forma geral, recebeu aceitação e que, de acordo com António Alves, vogal do pelouro da Gestão Orçamental e Financeira, Economia e Sociedade e presidente do Conselho Marvilense, assenta “em três eixos principais: as pessoas, as instituições e o espaço público”.

Associações presentes: Agir XXI, Agrupamento de Escolas D. Dinis, Assembleia de Freguesia (Representante do PS), Assembleia de Freguesia (Representante do BE), Assembleia de Freguesia (Representante do PCP/CDU), Associação de Moradores da AMBA, Associação Tempo de Mudar para o Bairro dos Lóios (ATM), Clube Ferroviário, Clube Oriental de Lisboa, Grupo de Teatro Contra-Senso, Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), Marvila Voluntária, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa – (SCML/ CPS Prodac), Unidade de Intervenção Territorial Oriental (UITOR/CML).

conselho

(7)

www.jf-marvila.pt

07

Festa e tradições em Marvila

23ª Edição do Festival Castro Daire Abraça Lisboa

N

o fim de semana de 21 e 22 de junho, a

Mata do Vale Fundão recebeu o “XXIII Castro Daire Abraça Lisboa”, evento que contou, ao longo dos dois dias, com a presença de cerca de 3000 pessoas e que veio, uma vez mais, celebrar as raízes nortenhas de muitos marvilenses.

Foram diversos os momentos que vieram enriquecer estes dias de festa, tal como a atuação do Conjunto Onda Média, no sábado à noite, que tem marcado presença neste festival ao longo dos últimos seis anos. No domingo, houve desfiles e atuações do Rancho Folclórico e Etnográfico da Casa do Concelho de Cas-tro Daire, do Rancho Folclórico “Flores d´Aldeia de Mosteirô, do Rancho Folclórico de Almofada, do Rancho

Folclórico Ass. C. D. R. de Lamelas e do Rancho de Canta-res, Danças, e Arte de Bem Falar do Montemuro – Mezio no domingo. Todo o executivo da Junta de Freguesia de Marvila se fez presente neste dia, bem como o verea-dor do desporto da Câmara Municipal de Lisboa, Jorge Máximo.

Com este evento pretende-se “trazer até Lisboa os usos e costumes da nossa terra, mostrar o que é Castro Daire e proporcionar o convívio entre todos,” afirma Carlos Ferreira, presidente da Casa do Concelho de Castro Daire há cerca de ano e meio, referindo também a importância da Junta de Freguesia de Marvila, do Beato, e da Câmara Municipal de Lisboa e Castro Daire no apoio à logística de todo o festival.

(8)

82ª edição das Marchas Populares de Lisboa 2014

Marcha de Marvila conquista dois prémios

N

aquela que é a noite mais longa da cidade de

Lisboa, a marcha de Marvila conquistou dois dos sete prémios a concurso, o de Melhor Musicali-dade e o de Melhor Composição Original com o tema Das Quintas Partem Cavalos, tendo ficado, inicial-mente, em 12.º lugar com 199 pontos. Posteriorinicial-mente, a EGEAC, empresa municipal responsável pelas festas de Lisboa, alterou a classificação da Marcha de Marvila, que passou a ocupar o 4º lugar, com 219 pontos.

à marcha de Alcântara e o terceiro à do Bairro Alto.

Durante os ensaios no passado dia 6 de junho no Meo Arena, um dos momentos em que é feita uma avaliação das marchas, a Sociedade Musical 3 de Agosto (coletivi-dade responsável pela marcha marvilense) mostrou a um público, no qual estava bem representada a freguesia de Marvila, uma atuação à altura dos primeiros lugares. O segundo e último momento de avaliação deste desfile popular aconteceu na Avenida da Liberdade, em que são

(9)

www.jf-marvila.pt

09

Sociedade Musical 3 de Agosto desapontada com o resultado

À conversa com Marco Silva, presidente da coletividade

C

om um sentimento de frustração e tristeza por

ter ficado a sensação de que “as classificações não corresponderam ao que foi apresentado tanto no pavilhão como na avenida”, Marco Silva, presidente da Sociedade Musical 3 de Agosto, referiu ainda, que “a marcha correu como previsto e o grupo funcionou bem”, havendo mesmo quem tenha aborda-do a coletividade, afirmanaborda-do que “não viam uma marcha de Marvila assim há mais de 15 anos, sendo essa a nossa vitória e não a classificação dada pelo júri”.

Com uma nova direção e alguns marchantes novos, após um casting realizado no início do ano, 27 homens e 27 mulheres, além dos suplentes “provaram que um grupo unido e coeso é capaz de maravilhas como o que fize-mos”, disse Marco Silva, ressalvando ainda, o quão impor-tante foi “à saída do pavilhão” terem sido abordados “por outras marchas, nomeadamente adversárias diretas, como

é o caso de Alfama, dizendo-nos que tinham a sensação de que, este ano, o vencedor seria Alfama ou Marvila, porque o que tínhamos apresentado era, de facto, muito bom”. Apadrinhada e muito acarinhada por Lara Afonso e Manuel Melo, que fizeram questão de se envolver verda-deiramente com o grupo, participando em todos os ensaios e motivando os marchantes, a Marcha de Marvila vestiu-se em tons de rosa e vermelho, com os fatos desenhados por Nuno Lopes e confecionados por Carla Pereira.

Este ano, a inspiração para as marchas populares foi a

Peregrinação, em homenagem aos 400 anos da obra de

Fernão Mendes Pinto, aquando da sua viagem marítima ao Oriente, “para o ano, seja qual for o tema, vamos estar lá e fazer ainda melhor”, finalizou o presidente da Socie-dade Musical 3 de Agosto ainda num misto de admiração e tristeza com os resultados destas marchas populares.

cultura

(10)

educação

Agradecimento à “Mãe Terra” no Dia Mundial da Criança

Crianças de Marvila nas celebrações do Dia da Criança

O

brigada Mãe Terra” foi o tema escolhido pelo

pelouro da Educação da Junta de Freguesia de Marvila, no âmbito das comemorações do Ano Internacional da Agricultura Familiar, para celebrar o Dia Mundial da Criança.

Cerca de 1500 crianças de várias escolas e instituições da freguesia passaram pela Mata do Vale Fundão, no passado dia 30 de maio, participando em atividades como pinturas faciais, jogo de sombras, atelier de homenagem à natureza com plantação em caixas e feijão no algodão; jogo de pistas pedagógico com temas da alimentação saudável e cuidados a ter com o Sol, jogos

ambientais, atelier de artigos para decoração da árvore mãe, construção de espantalhos, equitação, jogos de ajuda ao próximo e exposição de equipamentos: Motas; Carros; entre outros.

Além de todos estes momentos proporcionados por diferentes instituições, houve ainda uma zona de insuflá-veis e outra de atuações onde, pela primeira vez houve um espetáculo de magia muito acarinhado por todos. No final do dia, com a sensação de missão cumprida, a Junta de Freguesia de Marvila reconheceu o esforço de todos os envolvidos e agradeceu às instituições que colaboraram na dinamização dos diferentes ateliers.

(11)

www.jf-marvila.pt

11

educação

Melhores alunos em fim de semana de atividades

Mais de Marvila em Constância

C

omo tem vindo a acontecer nos últimos anos,

o pelouro da Educação da Junta de Freguesia de Marvila voltou a premiar os melhores alunos das escolas da freguesia com um fim de semana cheio de diferentes e divertidas atividades, nos dias 7 e 8 de junho.

Em Constância, esperava-os a equipa da Ponto Aven-tura que já tinha um programa definido para os dois dias. Começando por uma atividade de Orientação Pedes-tre, os 40 jovens, acompanhados pelo vogal do pelouro da educação e por três técnicos da Junta de Freguesia de Marvila, seguiram para uma atividade de canoagem que consistiu numa descida do rio Tejo, de Tancos para a Barquinha, acabando o seu primeiro dia com os jogos

sem fronteiras no Barquinha Parque.

O segundo dia passou-se em Constância, onde os jovens puderam realizar diferentes atividades radicais, nomeada-mente provas de orientação, simulação de paraquedis-mo, escalada e pista militar.

(12)

desporto

Campeão de Kickboxing do Clube Oriental de Lisboa

Rudi Mendes, desportista de Marvila

P

raticante de Kickboxing desde os oito anos

de idade, Rudi Mendes é mais um atleta de sucesso do Clube Oriental de Lisboa (COL) que participou em inúmeros combates de diversas modalidades, tendo conquistado já vários títulos de campeão regional/nacional. Como atleta do COL, afirma que “é sempre importante representar o sítio onde cresci e o clube da minha zona e isso é uma mais-valia também para mim porque sinto o apoio de ambas as partes”. Rudi Mendes, que em 2012 se sagrou melhor atleta masculino pela Associação de Kickboxing de Lisboa, joga atualmente na categoria sénior, nas modalidades de Full--contact, Low-Kick, K1 e Thai-Boxing. Estas modalidades advêm da junção do Kickboxing, desporto de com-bate com objetivos defensivos e ofensivos de origem norte-americana, e da arte milenar tailandesa Muay Thai. Tendo o sonho de competir em países como a Tailândia ou a Holanda, este desportista concilia o curso de Direito e o Kickboxing e afirma que se estivesse num país em que fosse possível viver do kickboxing, sem dúvida que o escolheria porque, como disse, “é algo que gosto muito de fazer mas sei que em Portugal não é possível, por isso o melhor mesmo é conciliar as duas coisas.”

Rudi Mendes contou-nos que o facto de treinar kickbo-xing desde pequeno lhe conferiu um maior sentido de responsabilidade porque este é um desporto que implica

no percurso deste jovem, que acrescentou ainda: “a concentração necessária nos treinos ajudou-me a saber focar-me, a ouvir e a fazer o exercício corretamente e isso se calhar refletiu-se no meu percurso escolar.” Possuindo o grau I de treinador, Rudi já leciona, sob supervisão do mestre Julião, não só no COL mas também num outro clube na Portela, desde setembro de 2013. O kickboxing já fez história no Oriental, que gerou ou-tros campeões nesta modalidade. Frisando uma vez mais o papel do mestre Julião, o presidente do COL, José Fernando Nabais, afirmou que este “é uma pessoa excecional, que faz com que esta modalidade ande para a frente e tenha o sucesso que tem tido”, dizendo ain-da, por seu lado, que cabe à direção criar condições para que seja possível a prática do kickboxing no COL, cumprindo o clube a parte social que lhe compete, enquanto instituição de utilidade pública. O presidente salientou também que “como clube eclético que sempre fomos, é preciso oferecer as modalidades que advêm do movimento associativo, da vontade própria dos nossos associados e não só aquela que é a modalidade-rainha do clube, o futebol sénior.”

(13)

www.jf-marvila.pt

13

desporto

AMBA organiza aula aberta no Polidesportivo do Vale Fundão

Aula de Tai Chi aberta à população

II Torneio Vitinha

Futsal em Marvila

T

ai Chi, ou Tai Chi Chuan, como é conhecida a

modalidade, surgiu na China há alguns séculos como uma arte marcial. No entanto, hoje em dia, não é conhecida somente como tal. Tai Chi

Chuan é uma prática física e mental, que herdou milénios

de cultura e pesquisa empírica sobre movimento corpo-ral, saúde, circulação de energia e meditação.

Conhecendo os seus benefícios para a saúde de todas as pessoas, de qualquer idade, a AMBA – Associação de Moradores do Bairro das Amendoeiras promove, desde

há três anos, aulas de Tai Chi para cerca de 30 alunos (aos que já estão inscritos na ginástica da associação, estas aulas não têm qualquer custo, caso contrário pagam apenas 2€ por mês).

Para assinalar a prática desta modalidade, a AMBA organizou, no passado dia 6 de junho, uma aula aberta à população com um professor convidado, no Polides-portivo do Vale Fundão, contando com a presença de várias pessoas, que quiseram desfrutar desta experiência no exterior.

N

o passado dia sete de junho, o Pavilhão da

Escola Secundária D. Dinis recebeu o II Torneio Vitinha, que integrou as equipas do Oriental Recreativo Clube, Sporting Clube de Portugal-Veteranos, Futebol Clube Recreativo do Rossão e Sport Lisboa e Olivais.

Este torneio, que teve a sua primeira edição no ano passado, deve o seu nome a Vitinha, antigo jogador do

Benfica, Sporting e Seleção Nacional que iniciou a sua carreira no Oriental Recreativo Clube.

(14)

institucional

6ª Edição

Curso de Técnicas de Procura de Emprego

T

erminou no passado dia 5 de junho a 6ª edição

do Curso de Técnicas de Procura de Emprego (TPE’s), dinamizado em parceria pela Junta de Freguesia de Marvila e o Centro de Promoção Social da PRODAC/SCML.

Tendo como principal objetivo o reforço de competências

Esta ação decorreu entre 21 de maio e 5 de junho e contou com 6 sessões no total, tendo sido nove os formandos que finalizaram o curso.

Todos aqueles que durante e após o curso precisem de algum apoio na redação de currículos e cartas de apresentação ou que necessitem de enviar e

N

o dia 19 de junho pelas 21h00 horas, o Salão

de Festas do Vale Fundão recebeu mais uma Assembleia de Freguesia de Marvila.

De entre os temas abordados nesta reunião, é de referir a questão de problemas das escolas da Freguesia, decorrentes da atual política educativa. Neste sentido, surge uma necessidade de reflexão acerca do papel da Escola Pública, propondo-se um debate entre toda a comunidade implicada no panorama educativo – Escola, Pais, Freguesia e Câmara, com o objetivo de refletir sobre as opções e caminhos mais adequados para a Educação em Marvila. Como tal, a bancada do PCP/ CDU na Assembleia de Freguesia propuseram a realização de um Encontro de Educação em Marvila. Esta proposta foi aprovada por unanimidade.

No âmbito do desporto, foi feita pela bancada do PS uma proposta de saudação ao Clube Oriental de Lisboa (na pessoa do seu Presidente, Senhor Fernando José Nabais), na sequência dos resultados atingidos ao longo da época de 2013/2014. O clube de Marvila sagrou-se vencedor da Zona Sul do Campeonato Nacional de Seniores, alcan-çou o direito de disputar o campeonato profissional da 2ª Liga na próxima época desportiva e disputou o título de campeão Nacional de Seniores com o vencedor da zona Norte, o Freamunde. Incluiu-se também uma outra saudação, aceite por todas as bancadas, ao Oriental Recreativo Clube, que disputou o Campeonato Distrital de Futsal da 1ª Divisão da AFL, classificando-se em 3º lugar e ganhando o direito de subir para a divisão de Honra na respetiva associação.

Assembleia de freguesia

(15)

www.jf-marvila.pt

15

instituições

Marchas populares seniores

Encontro de gerações em Marvila

N

o dia 17 de junho, o Polidesportivo Fernando

Amado foi palco de um desfile de marchas populares seniores, numa tarde animada que fez jus à época festiva dos santos populares. Com a participação de diversas instituições da freguesia, este foi um evento intergeracional que contou com a presença não só de idosos mas também de crianças e jovens, perfazendo um total de 75 participantes. A tarde terminou de forma alegre com um típico bailarico. Das instituições envolvidas, participaram nesta iniciativa

o Lar Evangélico, o Centro Social e Paroquial de São Maximiliano Kolbe e o Centro Social de Santa Beatriz. Para além destas, participaram também a Santa Casa da Misericórdia das Flores, o Centro Social do Bairro da Flamenga e o Centro de Desenvolvimento Comunitário do Bairro dos Lóios, pertencentes à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

(16)

MANDATO 2013-2017

Belarmino Silva

Presidente

Atendimento ao público 2.ª feira das 15h30 às 17h30 (Por marcação prévia) Coordenação dos Pelouros,

Administração e Funcionamento, Relações Institucionais, Comunicação Institucional, Urbanismo e Património Vítor Morais Vogal Desporto, Juventude e Cultura Atendimento ao público 4.ª feira das 17h30 às 19h30 (Por marcação prévia)

Hermínio Corrêa

Vogal

Projeto Intervir,

Educação e Conselho Educativo Atendimento ao público 2.ª feira das 15h30 às 17h30 (Por marcação prévia)

António Alves

Vogal

Substituição do Presidente, Gestão Orçamental e Financeira, Economia e Sociedade - Conselho Marvilense

Isabel Fraga

Secretário

CPCJ,

Ação Social, Habitação e Saúde Atendimento ao público 6.ª feira das 14h30 às 16h30 (Por marcação prévia)

antonio.alves@jf-marvila.pt isabel.fraga@jf-marvila.pt vitor.simoes@jf-marvila.pt

Vítor Simões Tesoureiro Espaço Público, Segurança e Mobilidade Atendimento ao público 5.ª feira das 16h00 às 18h00 (Por marcação prévia)

vitor.morais@jf-marvila.pt herminio.correa@jf-marvila.pt

Miguel Ferreira

Vogal

Espaços Verdes, Ambiente, Higiene Urbana

Atendimento ao público 4.ª feira das 16h00 às 18h00 (Por marcação prévia)

miguel.ferreira@jf-marvila.pt

Facebook: www.facebook.com/conselhomarvilense Website: www.jf-marvila.pt

SERVIÇOS PÚBLICOS

EPAL (Assistência Domiciliária) - Tel: 800 201 101 EPAL (Roturas) - Tel: 800 201 600

EDP (Fugas de gás) - Tel: 218 685 309 Intoxicações - Tel: 217 950 143 Linha Vida - Tel: 1414 (gratuita) SOS Voz Amiga - Tel: 213 544 545 B.S. Bombeiros - Tel: 213 422 222

Loja do Cidadão de Marvila - Tel: 707 241 107

ATENDIMENTO SOCIAL

Serviço de Ação Social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Praça José Queiroz, 1, Piso 3

Edifício Entreposto - Tel: 218 554 100

ATENDIMENTOS

Horário de funcionamento da Junta: Das 9h30 às 17h30 de segunda a sexta-feira Horário de funcionamento da Tesouraria: Das 9h30 às 17h de segunda a sexta-feira Horário de licenciamento de canídeos: Das 11h às 17h

Psicoterapia Infantil Drª. Joana Gonçalves

Av. João Paulo II, Lote 526 - 1º A 1950-159 Lisboa

Terças e quintas, das 16h00 às 19h00 (Marcações pelo Tel.: 218 310 350) Apoio Psico-Social

Dr.ª Elisabete Ribeiro

Av. João Paulo II, Lote 526 - 1º A 1950-159 Lisboa

Terças, das 10h00 às 13h00 (Marcações pelo Tel.: 218 310 350) Apoio Jurídico

Av. João Paulo II, Lote 526 – 1º A 1950-159 Lisboa

Sextas, às 18h00

(Marcações pelo Tel.: 218 310 350)

in

formaç

ões úteis

o nosso

Referências

Documentos relacionados

A Junta de Freguesia de Marvila em parecia com a Câmara Municipal de Lisboa tem vindo a participar ativamente na organização e implementação deste projeto desportivo

Desde cedo a sua direção soube o quão importante era estar inserida na comunidade local e, por isso, fez vários trabalhos para a freguesia, mui- tos através da sua política

Este espaço passou a fazer parte do antigo edifício do Palácio das Fontes que foi aproveitado e restaurado pela CML, vindo a enriquecer e contribuir para o desenvolvi- mento

Grupo de Teatro Contra Senso (GTCS): Foi um trabalho árduo e de parceria com várias instituições de Marvila como o Centro Social de São Maximiliano Kolbe e os Centros da

Para o vogal do pelouro de Cultura da Junta de Freguesia de Marvila, Joaquim Cerqueira Brito, este é “um evento organizado por uma associação marvilense que em muito dignifica

Esta iniciativa da Junta de Freguesia de Marvila trata-se de um campo de férias não residencial, que abrange crianças e jovens entre os seis e os quinze anos de idade e tem

Na reunião, que teve lugar no Salão de Festas do Vale Fundão, em Marvila, esteve presente o vogal do pelouro do Desporto, Juventude e Cultura da Junta da Freguesia de Marvila,

A s crianças são o futuro da nossa sociedade e uma prioridade para a Junta de Freguesia de Marvila que continua a obter resultados muito positivos com o desenvolvimento do