• Nenhum resultado encontrado

TR_16-A Modelo ENEM TEXTO II

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TR_16-A Modelo ENEM TEXTO II"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

TR_16-A | Modelo ENEM

(Enem PPL 2017)

TEXTOS MOTIVADORES

TEXTO I

A beleza parece caminhar em uma linha tênue entre as escolhas do indivíduo e a imposição coletiva. Se, por um lado, cada um pode buscar a beleza da maneira que considerar melhor para si, por outro, cuidar da beleza torna-se um imperativo. Modelos funcionam como fonte de comparação social e a exposição às imagens idealizadas da mídia tem como efeito uma redução no nível de satisfação dos indivíduos com relação à própria imagem. Este processo de comparação social também influencia fortemente a autoestima do indivíduo. A percepção de uma discrepância acentuada entre o eu real e o eu ideal gera ansiedade e sentimento de insatisfação com relação ao seu autoconceito e, consequentemente, uma redução na sua autoestima. Na tentativa de atingir um ideal estético socialmente aceito, muitos se dedicam a uma luta incansável para esculpir o corpo perfeito e aproximar-se de um padrão de beleza.

FONTES, O. A.; BORELLI, F. C.; CASOTTI, L. M. Como ser homem e ser belo? Um estudo exploratório sobre a relação entre masculinidade e o consumo de beleza. Disponível em: http://seer.ufrgs.br. Acesso em: 22 jun. 2015 (adaptado).

TEXTO II

ROSSETTI, C. Disponível em:

www.carolrossetti.com.br. Acesso em: 21 jul. 2017.

TEXTO III

Os transtornos alimentares mais relevantes em nosso contexto sociocultural são a anorexia e a bulimia nervosas. A anorexia nervosa se caracteriza pelo pavor descabido e inexplicável que a pessoa tem de engordar, com grave distorção da sua imagem corporal. Para atingir esse padrão de “beleza” inatingível, o anoréxico se submete a regimes alimentares bastante rigorosos e agressivos. Já a bulimia nervosa se caracteriza pela ingestão compulsiva e exagerada de alimentos, geralmente muito calóricos, seguida por um enorme sentimento de culpa em função dos “excessos” cometidos. Não podemos perder de vista que a formação da autoimagem corporal de cada pessoa está fortemente influenciada pela maneira como a sociedade “impõe” o que é ter um corpo esteticamente apreciável.

SILVA, A. B. B. Bullying: mentes perigosas nas escolas.

Rio de Janeiro: Objetiva, 2010 (adaptado).

PROPOSTA DE REDAÇÃO

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Consequências da busca por padrões de beleza idealizados”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

(2)

TR_16-B | Modelo VUNESP

(Unicerrado 2021)

Texto 1

Em apenas 3 anos, de 2016 a 2019, aumentou em 13% a porcentagem da população brasileira afetada pela insegurança alimentar moderada — situação em que as pessoas são forçadas a reduzir a quantidade ou a qualidade dos alimentos — e pela insegurança alimentar aguda — quando a fome é uma realidade.

Os dados foram apresentados no relatório “O Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo — 2020”, lançado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) em parceria com outros órgãos internacionais, como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo o mais completo estudo global sobre o tema.

O grande destaque do relatório é um alerta não só sobre a quantidade de comida ingerida, mas também sobre a qualidade. Atualmente, uma dieta saudável, variada e com os nutrientes necessários é uma realidade inalcançável para 38% da população mundial, aproximadamente três bilhões de habitantes. A constatação é clara: as dietas saudáveis são inacessíveis para os mais pobres. Os órgãos internacionais apontam que os alimentos saudáveis são, em média, cinco vezes mais caros que os alimentos industrializados, os quais contêm excesso de açúcar e gorduras.

O documento ressalta ainda que as crianças são grandes afetadas pelo grave cenário de ausência de alimentação e de oferta de alimentos com má qualidade. Em 2019, 144 milhões de crianças abaixo de 5 anos foram atingidas pelo crescimento atrofiado, enquanto outras 38,3 milhões estavam com excesso de peso.

(Lu Sudré. “ONU: Insegurança alimentar no Brasil cresce em 3 anos e atinge 43,1 milhões em 2019”.

https://brasildefato.com.br, 13.07.2020. Adaptado.)

Texto 2

O prognóstico assusta quem se preocupa com uma alimentação saudável. Carnes, frutas e verduras devem se tornar mais caras do que salsichas, doces e outras guloseimas de 2026 em diante. A constatação é da pesquisa conduzida por um grupo de cientistas brasileiros que mediu e comparou a variação nos preços dos alimentos mais consumidos no país, no período entre 1995 e 2017, e projetou o valor dos itens até 2030, com base em informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Salsichas, salgadinhos, macarrões instantâneos e outras guloseimas são exemplos de alimentos ultraprocessados. Eles são obtidos a partir de fragmentos de outros alimentos, com aditivos químicos, e preparados por meio de complexas técnicas industriais. Evidências científicas associam o consumo de produtos ultraprocessados ao desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, como câncer, diabetes e obesidade, e de doenças cardiovasculares.

Para Camila Passos, professora da Universidade Federal de Viçosa (UFV), “a expansão das grandes redes de supermercado e da indústria tem colaborado para o acesso das pessoas aos ultraprocessados. A ausência de políticas públicas sobre o tema também permite o acesso a tais itens sem qualquer tipo de regulação. São alimentos práticos e, no cotidiano, as pessoas evitam gastar tempo na cozinha”.

(Guilherme Zocchio. “Alimentação saudável será mais cara do que a não saudável a partir de 2026”.

https://uol.com.br, 29.01.2020. Adaptado.)

Texto 3

Brasileiros e brasileiras de 45 a 55 anos estão consumindo mais alimentos ultraprocessados durante a pandemia do novo coronavírus. O consumo desses produtos nessa faixa etária passou de 9%, em outubro de 2019, para 16%, em junho de 2020. É o que mostra um novo estudo do Datafolha, encomendado pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

O levantamento feito em 2020 abordou pessoas entre 18 e 55 anos, pertencentes a todas as classes econômicas e de todas as regiões do Brasil, e revelou que salgadinhos de pacote ou biscoitos salgados

(3)

foram os produtos campeões de consumo em comparação com a pesquisa realizada em 2019, subindo de 30% para 35% a proporção de pessoas que os consomem. O segundo lugar no ranking ficou para margarina, maionese, ketchup ou outros molhos industrializados, cujo consumo subiu de 50% para 54%

em 2020.

(Ludmilla Souza. “Consumo de alimentos ultraprocessados cresce na pandemia”.

https://agenciabrasil.ebc.com.br, 17.11.2020. Adaptado.)

Com base nos textos apresentados e em seus próprios conhecimentos, escreva um texto dissertativo- argumentativo, empregando a norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema:

Consumo de alimentos ultraprocessados:

entre o fácil acesso à comida e o risco à saúde

(4)

TR_16-C | Modelo FUVEST

(UERR 2021 – Tema I)

A física explica tudo?

No início do século passado, o surgimento da física quântica — ciência que estuda o movimento dos átomos e partículas subatômicas — causou uma revolução na nossa forma de entender a realidade. Até então, víamos o mundo apenas pelas lentes da física clássica. Com uma boa dose de certeza, conseguíamos avaliar as características dos objetos ao nosso redor e prever seus movimentos. Por exemplo: se você jogar um copo para o alto, sabe que ele vai cair, certo? Também pode calcular sua velocidade, trajetória e a força do seu impacto. Essas leis valem ainda hoje. Mas a física clássica não se aplica ao mundo quântico — no lugar do velho determinismo, é a incerteza que rege o microcosmo. Para começo de conversa, as partículas microscópicas se comportam de maneira imprevisível. Elas são encaradas como ondas de possibilidades. Ou seja, podem estar ali, aqui e acolá. E tem mais: um elétron pode influenciar outro elétron a distância. Esses princípios atiçaram a curiosidade de muita gente e inspiraram as mais variadas interpretações. O que se diz é que nós todos nos comportamos como verdadeiros elétrons — só que em tamanho aumentado, bem entendido. Veja a seguir as fontes da física usadas pelas teorias de autoajuda.

1. Podemos influenciar a realidade

O que diz a física quântica — O elétron não tem uma existência física. Ou seja, ele não é uma pessoa como eu e você. Ele não para quieto e é capaz de estar em vários lugares ao mesmo tempo. Quando um elétron é observado com um instrumento, ele para em um só ponto, ou seja, interferimos no seu rumo. “Mas não temos nenhum controle sobre o lugar em que a partícula vai parar. Se eu quiser que ela reaja a meu favor, não vou conseguir”, diz o físico Adilson José da Silva, professor do Instituto de Física da USP.

Como esta teoria é apropriada — Esta ideia vem sendo usada para justificar a crença de que a mente é capaz de alterar a realidade. O pensamento positivo, nesse caso, influenciaria tudo e mudaria o rumo dos acontecimentos. Do mesmo jeito que influenciamos a parada de um elétron. “A física quântica dá a você o controle sobre o seu futuro, permitindo que você altere a direção do seu destino”, diz Susan Anne Taylor, psicóloga que faz palestras na área motivacional, no livro A Ciência do Sucesso.

2. Todas as coisas estão conectadas

O que diz a física quântica — Em laboratório, os cientistas conseguem fazer com que os átomos interajam, comuniquem-se entre si. É possível fazer com que eles se comportem de forma interligada — ao mexer em um, outro também se mexe. Esse processo independe da distância entre as partículas, é como se o espaço não existisse. Se você mexer com um átomo em Santos, pode fazer com que outro em Saturno se movimente. Esse fenômeno é conhecido como “entrelaçamento de partículas”.

Como esta teoria é apropriada — Batizado por Albert Einstein, nos anos 30, de “ação fantasmagórica a distância”, esse princípio quântico de entrelaçamento de partículas já foi utilizado por diversas áreas.

Tentaram explicar, por exemplo, a telepatia, justificar consultas oraculares a distância e, é claro, reforçar a ideia de que o pensamento pode modificar a realidade. Também deu respaldo à crença na sincronicidade, ou seja, de que não há coincidências e que tudo no Universo está ligado.

3. Você pode curar sua vida

O que diz a física quântica — Os elétrons comportam-se como ondas e se propagam pelo espaço. Mas também são partículas, ou seja, objetos muito pequenos. Essa dupla característica, aparentemente contraditória, é chamada pela física de “dualidade onda-partícula”. Esses dois aspectos, em conjunto,

(5)

devem ser considerados na observação e no momento de estudo do comportamento e posicionamento dos elétrons. Não se pode levar em conta que um aspecto funciona sem o outro.

Como esta teoria é apropriada — A história da dualidade dos elétrons aconteceria em nossa vida diária.

Por isso, com relação à nossa saúde, é preciso unir sempre dois aspectos: mente e corpo, assim como os elétrons no caso da onda-partícula. Para alcançar a cura, é preciso superar esse dualismo. Os físicos Fritjof Capra e Amit Goswami levaram essa ideia além. Eles sugerem a união entre a física quântica e a filosofia oriental como caminho para compreender toda a existência.

Palavra de fé

Conheça algumas religiões que professam a fé no pensamento positivo e nos poderes da mente.

Cultura Racional

O movimento religioso brasileiro que, nos anos 70, teve Tim Maia como integrante mais famoso prega a leitura do livro Universo em Desencanto (com 1 006 volumes) para quem deseja se “imunizar” contra as energias negativas e colher benefícios nos planos físico e astral.

Cientologia

Criada nos anos 50 pelo escritor de ficção científica Ron Hubbard, a Igreja preferida de celebridades como Tom Cruise e John Travolta ensina os poderes da dianética, a “ciência da mente”. Comprando livros, cds e assistindo a palestras, o fiel aprende a potencializar o cérebro para alcançar a realização.

Ciência Cristã

O pecado está apenas na sua mente, dizem os fiéis dessa Igreja fundada no final do século 19, nos EUA, e que faz a própria interpretação da Bíblia. Para os adeptos, é possível curar todos os males com tratamentos à base unicamente de orações.

Seicho-No-Ie

Misto de filosofia e religião focada na cura. Fundada no Japão, nos anos 30, também ensina técnicas de meditação para quem busca sucesso profissional, quer descobrir novos talentos ou deseja solucionar problemas financeiros e amorosos.

(https://super.abril.com.br. Adaptado.)

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Pensamento positivo transforma vidas?”. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Instruções:

. A dissertação deve ser redigida de acordo com a norma-_-padrão da língua portuguesa.

. _ Escreva, no mínimo, 20 linhas, com letra legível e não ultrapasse o espaço de 30 linhas da folha de redação.

. Dê um título a sua redação.

Referências

Documentos relacionados

A engenharia civil convive com problemas tecnológicos e de gestão, motivo pelo qual projetos apresentam má qualidade. São elaborados rapidamente, sem planejamento,

Posto isto, a autora corrobora que a contemporaneidade está vivendo uma crise no que diz respeito à distinção entre opiniões e verdades amparadas em fatos, o que segue

Esses registros contábeis foram preparados considerando o custo histórico como base de valor e conforme as práticas  contábeis  adotadas  no  Brasil 

Em relação a túneis escavados, o túnel imerso apresenta as vantagens de não necessitar formato circular, pode ser colocado imediatamente sob o curso d´água, pode ser executado

Exp I: Titulação de 50 mL de ácido clorídrico 0,10 mol L ─1 com hidróxido de sódio 0,10 mol L ─1. Deixe claro no gráfico os valores aproximados do pH nos pontos

b) O polo Norte geográfico está exatamente sobre o polo norte magnético, e o Sul geográfico está na mesma posição que o sul magnético.. c) O polo norte magnético está próximo

Tópicos em Teorias da Aprendizagem para o Ensino de Física-

a) Se bem(ns) imóvel(eis) desocupado(s): Comprometo-me a tomar providencias cabíveis para a lavratura da escritura de pública de compra e venda ou Contrato Particular, conforme o