• Nenhum resultado encontrado

Colégio Santa Dorotéia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Colégio Santa Dorotéia"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Colégio Santa Dorotéia - BH 1111 Caro(a) aluno(a),

Está sendo disponibilizado para você um caderno de revisão da 1ª Etapa de 2017. Nele constam indicações de estratégias de estudo e lista de conteúdos, que consideramos requisitos necessários, para dar continuidade à sua aprendizagem e desenvolvimento de habilidades e competências. Estamos certos de que você terá o seu desempenho melhorado após esse estudo. Atrelados a isso, recomendamos estudar diária e regularmente durante todo o ano letivo, e não somente no período de provas. Lembre-se de que esforço, método, responsabilidade e disciplina só lhe proporcionarão colher bons frutos no final do ano.

Relação do conteúdo da Avaliação 1. Globalização.

1.1. Processo histórico.

1.2. “Aldeia global” e suas contradições. 1.3. Comércio mundial.

1.4. O Brasil no processo de globalização. 1.5. Globalização e imigrações.

1.6. Neoliberalismo e keynesianismo. 1.7. Crise econômica do mundo atual. 1.8. Conceitos básicos de economia.

1.9. Organismos supranacionais e internacionais. 2. Industrialização. 2.1. Conceitos básicos. 2.2. As revoluções industriais. 2.3. A industrialização brasileira. 2.4. Fordismo e Toyotismo

2.5. Espacialização da Indústria no Brasil. 2.6. Industrialização e espaço geográfico.

Colégio Santa Dorotéia

Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 3º - Ensino Médio Professor: João Paulo

Aluno(a): _______________________________________________ No: _____ Turma: _____

Atividades para Estudos Autônomos

(2)

Colégio Santa Dorotéia - BH 2 2 2 2 QUESTÕES FECHADAS

QUESTÃO 1

(URCA)

Sobre a indústria brasileira e sua distribuição espacial, ASSINALE o que for correto.

a) O Nordeste brasileiro, sem tradição industrial, embora com grandes cidades como Fortaleza, Recife e Salvador, não participa das atividades industriais brasileiras, pois as indústrias instaladas nestas cidades capitais são de bens de capital.

b) A segunda maior área industrial brasileira é formada pelo Complexo do Carajás que inclui Manaus, Belém e São Luís, onde se encontra a maior concentração de indústrias de bens de consumo duráveis do Brasil.

c) Um processo de desconcentração industrial ocorreu no Brasil beneficiando a região Norte que, com a criação do Mercosul, abriu um amplo mercado nos países do Cone Sul, e graças à densa rede de comunicações e de transportes, teve várias empresas nacionais e estrangeiras atraídas para essa região.

d) O Centro-Oeste é uma região carente de indústrias, merece destacar a presença da agroindústria que está ligada ao setor petroquímico, devido a forte presença de poços de petróleo nesta região. e) A maior diversificação e maior concentração fabril do país ocorrem na capital paulista e arredores, o

que se constitui no chamado ABCD paulista, que concentra hoje o maior número de empregos no setor secundário brasileiro.

QUESTÃO 2

(Unitau)

Desindustrialização significa a redução da participação na geração de riquezas da indústria em relação a outros setores da economia. “A participação da indústria de transformação no Produto Interno Bruto (PIB) foi de 13,3% em 2012, retrocedendo ao nível que o setor tinha na economia em 1955, antes da implantação do Plano de Metas de Juscelino Kubitschek. Mantida as atuais condições de crescimento, essa participação deverá cair para 9,3%, em 2029”. (O Estado de São Paulo de 28/08/2013) Sobre

isso, NÃO podemos afirmar:

a) A desindustrialização é preocupante, pois os efeitos de encadeamento para frente e para trás são mais fortes na indústria do que nos setores agrícolas e de comércio.

b) A desindustrialização é preocupante, pois grande parte do processo de inovação tecnológica que ocorre na economia é difundida a partir do setor manufatureiro.

c) A desindustrialização pode provocar maior desequilíbrio na balança comercial brasileira, com o aumento das importações.

d) A desindustrialização é um fenômeno que tem impacto negativo sobre o potencial de crescimento de longo prazo, pois reduz a geração de retornos crescentes, diminui o ritmo de progresso técnico e aumenta a restrição externa ao crescimento.

e) A desindustrialização é um fenômeno exclusivo dos países em desenvolvimento, como o Brasil.

QUESTÃO 3

(FGV-RIO)

Leia o seguinte texto:

Embora muitos estudos tradicionais tenham afirmado que os mecanismos de mercado favorecem a concentração das atividades econômicas (ao menos nos estágios iniciais do processo de desenvolvimento de um país), e ainda que essa concepção esteja basicamente correta, a tese apriorística de que as reformas dos anos 1990 iriam bloquear ou mesmo reverter o processo de desconcentração por ampliarem o papel das “forças de mercado” nas decisões de localização de investimentos mostrou-se falha. Os dados mais atualizados revelam que o erro dos especialistas ao prever o “esgotamento” ou a “inflexão” do processo de desconcentração industrial brasileira se deveu principalmente à importância excessiva que conferiram a um pequeno número de fatores que intervêm na dinâmica espacial desse setor, sobretudo a crise de planejamento regional e as tendências de aglomeração associadas ao novo paradigma técnico e econômico em construção.

(3)

Colégio Santa Dorotéia - BH 3333 Entre as afirmações abaixo, ASSINALE aquela que é coerente com os argumentos apresentados no texto.

a) A concentração espacial das atividades industriais é resultado da crise do planejamento regional. b) No Brasil, a dinâmica espacial da indústria obedece apenas aos mecanismos de mercado.

c) Os dados mais atualizados revelam que o processo de desconcentração da atividade industrial brasileira ainda está em curso.

d) Na década de 1990, ocorreu o esgotamento do processo de desconcentração da atividade industrial brasileira.

e) As reformas econômicas realizadas na década de 1990 foram decisivas para reverter a tendência de concentração espacial das atividades industriais.

QUESTÃO 4

(IFMT)

Sobre a indústria brasileira, sua concentração e desconcentração espacial, a alternativa CORRETA é: a) A industrialização brasileira foi tardia, ao longo do século XIX, concentrando-se na região Sudeste

do Brasil, reproduzindo as desigualdades regionais sociais e econômicas.

b) No governo de Getúlio Vargas, no período do Estado Novo, a preocupação estatal foi com a indústria de base, com enfoque na produção de energia e setor de transportes; já no governo de Juscelino Kubitschek, o setor automobilístico teve a atenção maior.

c) A industrialização como substituição de importações, com capital estatal abundante e mão-de-obra barata, acontece no Brasil através da indústria de bens de consumo duráveis e com destaque para o setor têxtil e produção de alimentos.

d) A partir de 1950, como parte do planejamento estatal do governo federal, inicia-se a desconcentração industrial, acentuada depois de 1990, pela crescente abertura econômica e desenvolvimento técnico- científico.

e) Com a desconcentração industrial, o Sudeste brasileiro, principalmente São Paulo, passou por grandes mudanças espaciais e sociais, deixando de ser a área de maior concentração industrial, posto ocupado hoje pelo Nordeste brasileiro.

QUESTÃO 5

(UFRN)

A Terceira Revolução Industrial, que se iniciou desde a década de 1970, vem impulsionando alterações no que se refere à espacialização de áreas fabris. No atual ciclo de inovações, configuram-se novas regiões industriais que primam pela localização nas proximidades de

a) grandes aglomerações de força de trabalho. b) áreas com recursos naturais abundantes. c) amplos mercados consumidores.

d) universidades e institutos de pesquisa.

QUESTÃO 6

(UPE)

Analise o texto a seguir:

Há um modo de pensar a superação da crise a partir da teoria keynesiana, mediante o aumento dos gastos sociais, socializando os custos da reprodução social, numa linha oposta à neoliberal, de privatização de tais custos em termos de previdência, de educação. A socialização de tais custos me parece um bom caminho inicial. A outra peça da teoria keynesiana é o investimento em infraestrutura. Os chineses perderam 30 milhões de empregos entre 2008 e 2009, por conta do colapso das indústrias de exportação. Em 2009, eles tiveram uma perda líquida de só três milhões de empregos, o que significa dizer que eles criaram 27 milhões de empregos em cerca de nove meses. Isso foi resultado de uma opção pela construção de novos edifícios, novas cidades, novas estradas, represas, todo o desenvolvimento de infraestrutura, liberando uma vasta quantidade de dinheiro para os municípios, para que suportassem o desenvolvimento. Essa é uma clássica solução “sinokeynesiana” e me parece que uma coisa semelhante aconteceu no Brasil, por meio do Bolsa-Família e de programas de investimento estatal em infraestrutura.

(4)

Colégio Santa Dorotéia - BH 4

4 4 4

O autor cita a teoria Keynesiana e sua linha oposta, o neoliberalismo. Sobre as diferenças entre essas duas posições teóricas, é CORRETO afirmar que o

a) Keynesianismo é um conjunto de ideias, que propõe a intervenção estatal na vida econômica, enquanto o neoliberalismo é um sistema econômico, que prega uma participação mínima do Estado na economia.

b) ideário do neoliberalismo tem como ponto forte o aumento da participação estatal nas políticas públicas, enquanto a ideologia Keynesiana fomenta a liberdade e a competitividade de mercados. c) neoliberalismo estimula os valores da solidariedade social conduzida pelo Estado máximo, enquanto

o Keynesianismo faz a defesa de um mercado forte em que a iniciativa privada deve intervir como promotora de privatizações.

d) ideário do Keynesianismo defende um mercado autorregulador no qual o indivíduo tem mais importância que o Estado, enquanto o neoliberalismo argumenta que quanto maior for a participação do Estado na economia mais a sociedade pode se desenvolver, buscando o bem-estar social. e) poder da publicidade na sociedade de consumo para satisfazer a população é um grande aliado da

política Keynesiana, enquanto as ideias neoliberais não são favoráveis a soluções de mercado, opondo-se ao corporativismo empresarial.

QUESTÃO 7

(UFAL)

No campo político, “o capitalismo transformado em sentido neoliberal minou as bases da democracia liberal representativa” e ocorre “ampla submissão da sociedade civil e do Estado à economia”, [...]. O processo de globalização é na essência um ataque às conquistas democráticas do século 19 e, sobretudo, do século 20. O objetivo exitoso da “grande contraofensiva neoliberal” era criar um sistema político-econômico livre de “interferências democráticas”.

Disponível em: <http://www.cartacapital.com.br.> Acesso em: 09 dez. 2013. (Adaptado)

O texto defende um argumento bastante presente nas críticas ao neoliberalismo. Ele se baseia no fato do neoliberalismo

a) aumentar o número de empresas que fornecem produtos e serviços aos governos. b) focar suas forças na ampliação da rede de relações comerciais entre países. c) se concentrar na oferta do bem-estar social sem o auxílio das instituições oficiais. d) buscar a não intervenção do Estado na economia e a privatização de estatais. e) deixar a escolha das regras econômicas por conta dos consumidores.

QUESTÃO 8

(UFSM)

“Moro em Portland, Oregon, onde a Nike tem a sua sede empresarial. [...] Precisando de tênis novos, comecei a procurar. [...] Pegava um tênis atrás do outro e lia 'Made in China', 'Made in Korea', 'Made in Indonesia', 'Made in Thailand'. Comecei a pedir tênis fabricados nos EUA aos balconistas. Os poucos que não ficaram confusos me disseram que não existem tênis fabricados nos EUA.”

Fonte: Americanos fabricam os seus tênis em toda parte. Jornal Folha de São Paulo, 2 out. 1994.

A partir do texto, considere as afirmativas:

I. A Globalização introduziu um novo ritmo à economia, isto é, um caráter mais regional tanto da

produção industrial quanto da comercialização e do consumo.

II. A Globalização estimulou as economias do Primeiro Mundo, levando-as a incrementar e expandir as

suas tradicionais áreas industriais, como são os casos de Manchester e Detroit.

III. A Globalização deslocou os centros de produção para as áreas do planeta que oferecem preços e condições de menor custo para as matérias-primas e mão de obra.

IV. A Globalização internacionalizou o capital e alterou os ritmos da indústria, do comércio, da

comunicação e dos transportes, criando uma crescente interdependência entre os países.

Está(ão) CORRETA(S)

a) apenas I e II.

b) apenas III e IV.

c) apenas III.

d) apenas IV.

(5)

Colégio Santa Dorotéia - BH 5555 QUESTÕES ABERTAS

QUESTÃO 1

(Unicamp / Adaptada)

Nos anos 1990, foi retomado o incentivo específico à indústria automotiva, tendo como foco a descentralização geográfica. Segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), em 2012 havia 53 fábricas em 9 Estados. Estas fábricas pertencem a 26 empresas que fabricam automóveis, veículos comerciais leves, caminhões e ônibus (9 produzem carros de passeio). Com 3,3 milhões de unidades produzidas, o Brasil é o sexto maior produtor do mundo.

(Adaptado de Fatia da indústria automobilística no PIB cresce 45,6% em 11 anos. Disponível em: <http://economia.estadao.com.br/noticias/economia-geral.> Acesso em: 05 maio 2013.)

A partir dos anos 1990, a distribuição geográfica da indústria automotiva no Brasil desencadeou uma forte tensão nas relações entre Estado, mercado, sociedade e território, que ficou conhecida como “guerra fiscal” ou “guerra dos lugares”. EXPLIQUE o que é a guerra fiscal ou dos lugares.

QUESTÃO 2

(Unicamp / Adaptada)

Cinco primeiros destinos das exportações de mercadorias brasileiras em 2011

Fonte: Base de dados estatísticos da Organização Mundial do Comércio, 2012.

Considerando os Blocos Econômicos, a União Europeia (27 países em 2011) permanece como relevante importador de mercadorias brasileiras. Considerando os países individualmente, a China vem se destacando, desde 2009, como o principal destino das exportações brasileiras: em 2005 era o terceiro importador brasileiro, atrás da Alemanha (1º) e dos EUA (2º). Outro destaque importante das relações comerciais do Brasil é a Argentina: nos últimos dez anos, o valor das exportações para esse país saltou de US$ 5 bilhões para US$ 23 bilhões.

a) INDIQUE os 3 principais produtos que o Brasil exporta para a China.

(6)

Colégio Santa Dorotéia - BH 6

6 6 6

QUESTÃO 3

(UFTM / Adaptada)

OBSERVE a notícia a seguir para responder à questão:

A Brasil Foods é resultado de uma associação entre Sadia e Perdigão. A proporção de capital investido é de 68% dos acionistas da Perdigão e 32% da Sadia, detalhou Secches.

“Como na maioria das grandes empresas deste tipo, o controle de capital da empresa é difuso. As decisões não serão tomadas individualmente, mas por um conjunto de acionistas da Perdigão e da Sadia”, disse o executivo. Ele e Furlan serão copresidentes da nova companhia por dois anos.

a) A associação entre a Sadia e a Perdigão realizou-se seguindo uma tendência característica da economia globalizada. IDENTIFIQUE-A.

b) EXPLIQUE como esse tipo de associação se torna cada vez mais necessária para as empresas a medida que o processo de globalização se intensifica.

QUESTÃO 4

(UFSCar/Adaptada)

O estado de São Paulo detinha 57% do valor da produção industrial do Brasil em 1970. Em 2005, essa percentagem tinha caído para cerca de 49%. Isso é o que se chama desconcentração industrial.

a) APRESENTE um fator próprio de São Paulo, que explique essa desconcentração.

b) EXPLIQUE a importância do estado para a atração de empresas para regiões de menor dinamismo econômico.

QUESTÃO 5

A charge a seguir, do grande cartunista Laerte, faz referência a uma negociação entre representantes do governo brasileiro e do FMI na década de 1980.

a) APRESENTE a principal função do FMI.

b) Tendo em vista as exigências do FMI para conceder empréstimos, INTERPRETE a charge acima.

c) EXPLIQUE o papel do FMI na atual crise econômica da Europa.

d) APRESENTE as principais críticas feitas a política econômica adotada pelo FMI.

QUESTÃO 6

Sobre o processo da industrialização mundial, RESPONDA às questões a seguir:

a) CITE e EXPLIQUE, de forma bem detalhada, uma estratégia usada por governos de países subdesenvolvidos para atrair empresas multinacionais para seus territórios.

b) APRESENTE as principais diferenças ente Fordismo e Toyotismo.

(7)

Colégio Santa Dorotéia - BH 7777

QUESTÃO 7

(Fuvest / Adaptada)

Os centros de inovação tecnológica são exemplos de transformações espaciais originados da chamada Terceira Revolução Industrial.

Com base no mapa e em seus conhecimentos, APONTE duas características da Terceira Revolução Industrial que favoreceram o aparecimento dos centros de inovação tecnológica. EXPLIQUE.

QUESTÃO 8

DEFINA os seguintes conceitos relacionados à economia e ao processo de globalização. a) Balança comercial. b) Déficit comercial. c) Protecionismo. d) Abertura comercial. e) Livre comércio. f) Mundialização do capital. g) Taxa Selic/juros básicos. h) Custo Brasil.

i) Manipulação cambial. j) Câmbio flutuante. k) Acordos bilaterais. l) “Guerra dos lugares”.

QUESTÃO 9

O texto a seguir foi produzido por Antonio Kandir, ex-ministro do Planejamento de um presidente do Brasil no século XX.

“Como qualquer grande empresa que deseja aproveitar oportunidades e melhorar sua posição nos mercados em que atua, a Vale precisa de novos aportes de capital de seus acionistas. Ocorre que a União, acionista majoritária, não tem mais como fazer esses aportes. Não é mais prioridade do governo federal aplicar recursos escassos em atividades empresariais, visto que o capital privado dispõe de melhores condições financeiras e gerenciais para exercê-las”.

a) IDENTIFIQUE o contexto histórico em que o texto foi produzido. b) APONTE a tendência econômica do autor do texto.

(8)

Colégio Santa Dorotéia - BH 8 8 8 8

QUESTÃO 10

O comércio exterior brasileiro possui características multidirecionais; as exportações e importações do país envolvem inúmeros parceiros comerciais em várias regiões do mundo. Entretanto, o Brasil tem participação modesta nos fluxos comerciais globais, não figurando entre os países de maior volume mundial nas exportações. Com base nessas informações, FAÇA o que se pede.

a) IDENTIFIQUE dois importantes fatores estruturais que interferem, diretamente, na capacidade industrial e comercial de um país.

b) CITE e EXPLIQUE uma causa que justifique a modesta participação do Brasil no comércio mundial.

QUESTÃO 11

O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, subiu a taxa básica de juros (Selic) em 0,5 ponto percentual, de 12,25% para 12,75% ao ano. Os juros são os maiores em seis anos, desde janeiro de 2009 (quando estavam também em 12,75%). A decisão do Copom foi unânime entre seus integrantes.

Disponível em: <http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2015/03/04/juros-selic-banco-central.htm>

A adoção dessa medida pelo BC traz uma série de consequências para a economia rela brasileira. a) EXPLIQUE como ela tende a interferir na inflação.

b) EXPLIQUE como ela agrada ao mercado financeiro, sobretudo, aos grandes especuladores.

c) APONTE dois efeitos nefastos dessa medida para aqueles que ocupam a base da pirâmide social.

QUESTÃO 12

A agência internacional de classificação de risco S&P (Standard & Poor's) reduziu nesta segunda-feira (24) a nota de avaliação do Brasil de "BBB" para "BBB-". A S&P também rebaixou as notas das estatais Petrobras, Eletrobras e Samarco de "BBB" para "BBB-". Apesar da queda, a nota do país continua no chamado grau do investimento – ou seja, de mercado considerado seguro para se investir. Mas está no menor nível dentro desse patamar, segundo os critérios de análise da agência.

a) Caso um dia o Brasil venha a perder a classificação de grau de investimento, APONTE uma consequência imediata para o comportamento do Real.

b) Tendo em vista as atuais lógicas econômicas e políticas do mundo globalizado, COMENTE de forma coerente a frase: A esfera política tem perdido espaço para as lógicas do mercado financeiro global.

QUESTÃO 13

Em relação ao processo de industrialização do Brasil, RESPONDA às questões a seguir: a) EXPLIQUE o processo de industrialização denominado substituição das importações. b) CARACTERIZE a política industrial do governo de JK.

c) EXPLIQUE as causas e as consequências da crise econômica da década de 1980. d) APRESENTE as principais características e consequências do modelo neoliberal.

e) EXPLIQUE os processos que levaram à concentração industrial no Sudeste e as causas que têm contribuindo para o atual processo de desconcentração industrial.

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Os principais passos para o planejamento do processo estão baseados no fatiamento dos modelos 3D (geração das camadas), no posicionamento da peça na mesa de trabalho e

Se for respirado, levar a pessoa para o ar fresco. Se não respirar, dar respiração artificial. Consultar um médico. Em caso de contato com a pele.. Lavar com sabão e muita

O local de armazenamento deve conter bacia de contenção para reter o produto, em caso de vazamento.. Mantenha os recipientes bem fechados e

O gênero Oesophagostomum foi o principal contribuidor para o au- mento do número de ovos de nematódeos eliminados nas fezes no período de lactação.. Termos para indexação:

Os cinco pacientes tratados apenas por cervicotomia foram submetidos a: ressutura em um caso, que evoluiu com nova fistulização; reanastomose em um caso, que evo- luiu bem e plastia

A partir de agosto de 2006, a equipe de AVC passou a contar também com os re- sidentes do serviço de neurologia, que começaram o treinamento no início de 2006

Este artigo de revisão bibliográfica objetivou discutir o percurso histórico da loucura e do crime para entender como se deu o processo de constituição da unidade de saúde