• Nenhum resultado encontrado

Repositório Institucional UFC: Ensino religioso não é catequese – o impacto da mudança de paradigma no processo de ensino, aprendizagem, avaliação e formação dos professores do ensino religioso no município de Fortaleza

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Repositório Institucional UFC: Ensino religioso não é catequese – o impacto da mudança de paradigma no processo de ensino, aprendizagem, avaliação e formação dos professores do ensino religioso no município de Fortaleza"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

“ENSINO RELIGIOSO NÃO É CATEQUESE” – O IMPACTO DA MUDANÇA

DE PARADIGMA NO PROCESSO DE ENSINO, APRENDIZAGEM,

AVALIAÇÃO E FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO

RELIGIOSO NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA

Miguel Becker

Instituto Teológico-Pastoral do Ceará – Doutorando em Avaliação Educacional pela UFC – profmiguelbecker@yahoo.com.br

Introdução

Nos últimos dez anos assistimos a uma mudança pro-funda na legislação e regulamentação do Ensino Religioso nas escolas públicas de todo país. O Ensino Religioso nas escolas públicas deixa de ter caráter confessional e recebe como obje-to de seu discurso o fenômeno religioso. Pela profundidade da mudança é justificado falar de um novo paradigma em relação ao Ensino Religioso.

Essa situação de mudança representa uma matéria ex-tremamente atraente que deve ser investigada sob múltiplos aspectos. Constata-se que proposta de acompanhar o impacto da mudança de paradigma no processo de ensino, aprendiza-gem, avaliação e formação dos professores de Ensino Religio-so, representa um tema que ainda não foi suficientemente esclarecido pelas ciências da educação. Queremos construir possibilidades de mudanças para que o Ensino Religioso de fato se torne um instrumento de construção de conhecimen-tos específicos e necessários para a vivência da cidadania, como demanda a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Motivação

(2)

como Leonardo Boff, Clodovis Boff e outros, desenvolvendo um trabalho pastoral em torno de questões como Direitos Huma-nos e da opção preferencial pelos pobres. Após a graduação em Teologia pelo Centro de Estudos Filosóficos e Teológicos dos Jesuítas em Frankfurt/ Alemanha, iniciei um estudo no pro-grama de pós-graduação em ciências da educação, da Univer-sidade de Frankfurt, para acompanhar um projeto de alfabetização de adultos na linha de Paulo Freire, no Conjunto Palmeira em Fortaleza-Ce através de uma pesquisa de campo. A realização do presente projeto de pesquisa vai aprofundar as principais questões em torno do Ensino Religioso, contribu-indo assim para uma fundamentação teórica e prática do Ensi-no Religioso e da formação dos profissionais envolvidos.

Problematização do Tema

A pesquisa visa oferecer uma abordagem sistemática das mudanças que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacio-nal (LDB; Lei No. 9.394/96) introduziu no Ensino Religioso e na formação dos docentes de Ensino Religioso. Na redação do Art. 33, alterado pela Lei 9.475/97, da autoria do Deputado Federal Pe. Roque Zimmermann, o Ensino Religioso nas escolas públi-cas deixa de ter caráter confessional.

“A lei agora concebe o ensino religioso como um processo que antecede e independe de qualquer opção por uma denominação religiosa específica. Portanto, a lei não apresente o ensino religioso como ecumênico, nem como inter-religioso, mas como algo que antecede a opção religiosa que se fará na família, na paróquia ou na comunidade religiosa”. (BRENDAN 2004: 41)

(3)

LDB, o Ensino Religioso na escola pública visa transmitir o co-nhecimento sobre o fenômeno religioso nas diversas tradi-ções religiosas.

“A/as religião/ões interessam a escola enquanto fa-tos da cultura e momenfa-tos significativos no decor-rer da vida dos povos. Como tais podem constituir objeto material de um saber escolar e entrar na for-ma definida de ufor-ma disciplina. Devem ser forfor-mal- formal-mente pensadas e organizadas para se tornarem saber escolar. As religiões são confissões de fé ou de crença, mas à escola interessam somente como ob-jeto de conhecimento e se inscrevem na finalidade própria da instituição escolar: aquilo que para mui-tas Igrejas é objeto de fé, para a escola é objeto de estudo. Isto supõe a distinção entre fé/crença e reli-gião, entre o ato subjetivo de crer e o fato objetivo que o expressa. [...] A instituição escolar deve reivin-dicar a título pleno a competência sobre essa matéria”.(COSTELLA, p. 105-106).

Há, portanto, a clara distinção epistemológica entre a catequese confessional, como construção da fé de uma religião ou confissão eclesial, e o Ensino Religioso, que visa construir o co-nhecimento sobre as expressões fenomenológicas das religiões.

“[...] o objeto específico do Ensino Religioso é o fe-nômeno ou fato religioso, como se expressam em seus símbolos, crenças, instituições, personagens-fundadores, textos sagrados, códigos morais, cosmovisões acerca do mundo, da vida, da morte, do futuro”. (COSTELLA, p. 103)

(4)

agentes educacionais (docentes, diretores, coordenadores e alu-nos) e muito menos ainda por boa parte da sociedade.

É fato que grande parte dos professores de Ensino Reli-gioso carece de uma formação adequada ao novo paradigma. Faltam cursos de licenciatura correspondentes e isto revela o caráter desafiador da exigência de uma alteração profunda na formação dos profissionais do Ensino Religioso. A discussão em torno do novo perfil do docente de Ensino religioso leva a pen-sar sobre as reestruturações profundas na formação dos do-centes e nas políticas públicas relacionadas ao tema do Ensino Religioso. O perfil descrito dificilmente será alcançado por pes-soas que não tenham acesso a uma formação superior de Ensi-no Religioso reformulada. Todo esse processo demanda tempo para reorganizar a formação desses profissionais, bem como a articulação de políticas públicas e de programas de formação específica. Para realizar esta pesquisa pioneira no Ceará é ne-cessário um resgate no que diz respeito à evolução e compre-ensão da identidade do Ensino Religioso, com o objetivo de apontar a linhas de ação para a formação e capacitação conti-nuadas dos docentes de Ensino Religioso.

Objetivos

A partir dessa problematização do tema foram identifi-cados os seguintes objetivos da pesquisa iniciada:

Objetivo Geral

Avaliar o impacto da mudança de paradigma no En-sino Religioso no município de Fortaleza.

Objetivos Específicos

(5)

Descrever a mudança de paradigma no processo de ensino-aprendizagem do Ensino Religioso nas esco-las públicas municipais de Fortaleza e na formação dos docentes de Ensino Religioso.

Situar o Ensino Religioso como direito fundamental do cidadão para uma educação integral.

Analisar a atual formação dos docentes de Ensino Re-ligioso no Ceará.

Sugerir linhas de ação para a formação e capacitação continuadas dos docentes de Ensino Religioso das escolas públicas do Ceará.

Procedimentos Metodológicos de Investigação

O caminho para se chegar a conclusões cientificamente sustentáveis segue uma linha de investigação diacrônica (retros-pectiva, situativa-contextual e prospectiva) e ao mesmo tempo marcado pelo tripé metodológico de (a) obtenção de dados, (b) análise critica desses dados e da (c) proposta de linhas de ação. Na primeira parte, é elaborada uma reconstrução históri-ca moderna do Ensino Religioso e da formação dos seus docen-tes, desde a promulgação da LDB em 1996 mediante visitas a escolas, repartições públicas, arquivos públicos e particulares, e instituições de ensino superior cujo trabalho se relaciona com o Ensino Religioso. Queremos assim reconstruir uma visão geral da história do Ensino Religioso no município de Fortaleza.

A segunda parte é composta por dois blocos. O primeiro apresenta a situação atual do Ensino Religioso nas escolas pú-blicas municipais de Fortaleza e da formação dos docentes de Ensino Religioso no Ceará através de uma pesquisa de campo com visitas in loco em escolas públicas municipais de Fortaleza.

(6)

Religi-oso em Fortaleza e representa o coração temático e prático do trabalho. Elaboramos questionários específicos para cada públi-co-alvo da pesquisa (alunos, professores, representantes da ad-ministração escolar) aplicados através de entrevistas numa amostragem que permita conclusões estatisticamente estáveis. Os questionários e entrevistas são realizados em escolas públi-cas municipais de Fortaleza, para obter um quadro representati-vo da situação atual do Ensino Religioso em Fortaleza.

Neste primeiro bloco da segunda parte do nosso trabalho se estabelece também uma abordagem crítica da situação atual e da legislação sobre o Ensino Religioso e a formação dos docentes de Ensino Religioso. Também neste aspecto realizamos a pesqui-sa de campo através de entrevistas e questionários em institui-ções de ensino superior da capital que oferecem cursos de formação para docentes do Ensino Religioso além de entrevistar os envolvidos na discussão legal (representantes do Conselho Es-tadual de Educação, do Conselho de Orientação do Ensino Religi-oso no Ceará, das Igrejas e denominações religiosas).

(7)

pesquisa através de entrevistas com os principais autores que participam da discussão atual no Brasil.

O terceiro momento de pesquisa se propõe a apontar as necessárias mudanças na formação dos docentes de Ensino Reli-gioso e no currículo da disciplina para que o Ensino ReliReli-gioso de fato seja implantado e estruturado conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais. Da mesma forma queremos apontar para a necessidade de mudanças na própria legislação sobre o tema. Um dos resultados pretendidos é poder sugerir linhas de ação para a formação e capacitação continuadas dos docentes de Ensi-no Religioso das escolas públicas do Ceará. Esta terceira parte é realizada mediante uma análise crítica dos dados obtidos pelas pesquisas de campo. A análise critica deve levar à formulação de teses conclusivas representando a síntese final do trabalho.

Referências Bibliográficas

AGUIAR, Ubiratan; MARTINS, Ricardo. LDB: memória e comen-tários. Fortaleza: Livro Técnico, 2ª. Ed. 2003.

ANDRADE, Paulo Fernando Carneiro de. A crise da

modernidade e as possibilidades de uma nova militância cristã. Em: SUSIN, Luiz Carlos (Org.). Terra prometida – movimento social, engajamento cristão e teologia, Petrópolis: Vozes, 2001, p. 213 –224.

BRENDAN, Coleman Mac Donald. Avaliação do ensino religi-oso nas escolas públicas deensino fundamental no Cea-rá. Em: ANDRIOLA, W. B. ; MCDONALD, Brendan Coleman. Avaliação Educacional. Navegar é preciso. 1. ed. Fortaleza: Edi-tora da Universidade Federal do Ceará, 2004., p.44 – 45.

______. Esboços em Avaliação Educacional. Fortaleza, Edições UFC, 2003.

(8)

CONSELHO DE EDUCAÇÃO DO CEARÁ – CÂMARA DE ENSINO SUPERIOR. Resolução No. 404/2005.

CORTEN, André. Os pobres e o Espírito Santo: o pentecosta-lismo no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1996.

COSTELLA, Domenico. O fundamento epistemológico do En-sino religioso. Em: JUNQUEIRA, Sérgio; WAGNER, Raul (Orgs.). Ensino Religioso no Brasil. Curitiba: Champagnat, 2004., p. 97-107.

DELORS, Jacques (org.). Educação – Um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Brasília, MEC, 1999.

FREITAS, Maria Carmelita de (Org.). Teologia e sociedade: re-levância e funções. São Paulo: Paulinas, 2006

JUNQUEIRA, Sérgio; WAGNER, Raul (Orgs.). Ensino Religioso no Brasil. Curitiba: Champagnat, 2004.

______. O processo de escolarização do Ensino Religioso no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2002.

______. Revista Diálogo, agosto de 1998.

LIBÂNIO, João Batista. Teologia no limiar do século XXI: rele-vância e função da Soter. Em: Freitas, Maria Carmelita de (Org.). Teologia e Sociedade – Relevância e Funções. São Paulo: Paulinas, 2006, p. 9 – 34.

______. O sagrado na pós-modernidade. Em: CALIMAN, Cleto (org.) A sedução do sagrado. O fenômeno religioso na virada do milênio. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 1999, p. 61-78.

Referências

Documentos relacionados

Embora a normatividade que regulamenta as ações afirmativas das instituições de ensino superior e técnico de nível médio não sejam impositivas para os Colégios de

Conforme vimos na seção anterior, o PNAIC está estruturado “em quatro eixos de sustentação: formação continuada presencial; material didático; avaliações; gestão, mobilização

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, de 2007, e a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída em 2009 foram a base

O “tempo necessário” para as atividades complementares foi definido no tópico “Objetivos e Metas”, no qual apresentou duas metas referentes ao eixo da jornada de

É importante destacar também que, a formação que se propõem deve ir além da capacitação dos professores para o uso dos LIs (ainda que essa etapa.. seja necessária),

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento