• Nenhum resultado encontrado

O Estudo de Caso como método de investigação na pesquisa qualitativa em Enfermagem

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O Estudo de Caso como método de investigação na pesquisa qualitativa em Enfermagem"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

444

O Estudo de Caso como método de investigação na pesquisa qualitativa em

Enfermagem

Maria josé Menezes Brito1, Lilian Cristina Rezende1, Natália Gherardi Almeida1, Danielle de Araújo Moreira1, Grazielly Soares Ávila1 e Cecília Maria Maria Lima Cardoso1

1Departamento de Enfermagem Aplicada, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. brito.mj@globo.com; lilianc.enf@gmail.com; natigherardi@hotmail.com; danimg12@yahoo.com.br; grazisavila@gmail.com;

cecilialimacardoso@yahoo.com.br

Resumo. A pesquisa qualitativa busca captar a subjetividade de sujeitos em contextos diversificados, com o intuito de dar visibilidade a fatos da realidade. Dentre as possíveis variações em pesquisa qualitativa, o estudo de caso se destaca como um delineamento metodológico que busca compreender a natureza de um fenômeno contemporâneo e social em seu mundo real, sobre o qual não se tem controle. O objetivo do presente ensaio foi descrever a utilização do estudo de caso como delineamento metodológico em pesquisas qualitativas na enfermagem. Trata-se de um estudo do tipo user experience sobre a utilização do estudo de caso em pesquisas qualitativas de mestrado e doutorado na área da enfermagem. O estudo de caso possibilita ao pesquisador organizar, coletar, apresentar e analisar os dados, preservando o carácter único do objeto em estudo. Ademais, permite a aproximação entre o contexto e o fenômeno estudado. Palavras-chave: Enfermagem; Pesquisa Qualitativa; Estudo de Caso.

The Case Study as a Research Method in Qualitative Nursing Research

Abstract. Qualitative research seeks to capture the subjectivity of subjects in diverse contexts, in order to give visibility to facts of reality. Among the possible variations in qualitative research, the case study stands out as a methodological design that seeks to understand the nature of a contemporary and social phenomenon in its real world, over which there is no control. The aim of the present study was to describe the use of the case study as a methodological delineation in qualitative nursing research. This is a user experience study about the use of the case study in qualitative master's and doctoral research in the nursing area. The case study enables the researcher to organize, collect, present and analyze the data, preserving the unique character of the object being studied. In addition, it allows the approximation between the

context and the phenomenon studied.

Keywords: Nursing; Qualitative Research; Case Reports.

1 Introdução

A pesquisa qualitativa trabalha com o mundo dos significados, das crenças, dos valores e das atitudes, elementos constitutivos do universo humano (Minayo, 2012). Destarte, busca captar a subjetividade de sujeitos em um contexto diversificado e integrativo, com vistas a dar visibilidade a fatos da realidade.

Este tipo de pesquisa permite traduzir questões complexas da vida humana, atribuindo significado às ações dos indivíduos e ao contexto em que se inserem e se relacionam (Chizzotti, 2010). A abordagem qualitativa possibilita visualizar o objeto de estudo, considerando seus condicionantes, sua especificidade e as relações que o permeiam, permitindo analisá-lo e interpretá-lo (Brito et al, 2016). Ademais, a referida abordagem pode ser considerada fascinante por permitir a realização de estudos aprofundados sobre uma ampla variedade de tópicos, incluindo temas atuais, de interesse pessoal ou relevância social, em termos simples e cotidianos, contribuindo para o reconhecimento da pluralidade cultural e da relevância em dar voz aos participantes (Yin, 2016).

(2)

445

Para a análise desse universo humano marcado por subjetividades, o Estudo de Caso (EC) proposto por Robert K. Yin apresenta-se como um delineamento metodológico que busca compreender a natureza de um fenômeno contemporâneo e social em seu contexto no mundo real, sobre o qual não se tem controle e que se anseia esclarecê-lo. O EC abrange pesquisas empíricas na área das Ciências Sociais em que o desejo do pesquisador se encontra nos fenômenos sociais complexos, sendo eles representados por um “caso” (Yin, 2015).

O EC utiliza estratégias da investigação qualitativa para mapear, descrever e analisar o caso em seu contexto e as relações e as percepções sobre o fenômeno em questão, contribuindo para o conhecimento sobre características importantes de eventos vivenciados (Yin, 2015). Para tanto, o EC é uma forma de organizar, coletar, apresentar e analisar os dados empíricos, preservando o caráter único do objeto social em estudo.

O EC permite ao pesquisador focar em um "caso" e reter uma perspectiva holística do mundo real, preocupando-se com a apresentação rigorosa e justa dos dados empíricos (Yin, 2015). No EC, as fronteiras entre o "caso" e o contexto não são claramente evidentes. Portanto, torna-se importante delimitar os sujeitos, os cenários e ter claramente desenhado os limites específicos para o propósito do estudo (Yin, 2015).

Segundo Yin (2015) para que a pesquisa se configure como EC é fundamental que se atente para os seguintes componentes: as questões do EC, as proposições do EC e a lógica que une os dados às proposições. As questões do EC devem justificar o seu desenvolvimento e as proposições são arcabouços teóricos que, vinculados aos dados empíricos, devem compor a análise.

Yin (2015) categoriza os EC como explicativos, exploratórios ou descritivos. Com o foco na abordagem qualitativa, o tipo explicativo responde à subjetividade que se anseia aprofundar. O EC pode ainda ser único ou múltiplo, holístico ou integrado.

Para o rigor do EC utiliza-se uma variedade de fontes de dados (Baxter & Jack, 2008; Yin, 2015), de maneira que elas formem uma linha convergente de investigação que possibilite a triangulação dos dados, a qual reforça a validade do constructo (Yin, 2015).

Considerando o exposto, o objetivo desse estudo foi descrever a utilização do EC como delineamento metodológico em pesquisas qualitativas na enfermagem.

2 Metodologia

Trata-se de um estudo do tipo user experience sobre a utilização do EC como delineamento metodológico em pesquisas qualitativas na área da enfermagem.

Para desenvolver uma pesquisa de EC o processo deve seguir os passos de forma linear e interativa, conforme apresentado na fig.1.

Fig. 1. Processo de desenvolvimento da pesquisa de EC, baseado em Yin (2015).

Plano Design Prepa-ração Coleta Análise Comparti-lhamento

(3)

446

O primeiro passo do processo é o desenvimento do plano, o qual consiste na elaboração das questões de pesquisa. Em se tratando de pesquisas qualitativas, as questões devem ser "como" ou "por que". O foco do estudo deve ser um fenômeno (um "caso") contemporâneo, social, complexo e em seu contexto no mundo real, para o qual o pesquisador tem pouco ou nenhum controle sobre os eventos e a fronteira entre o contexto e o fenômeno não são clareamente evidentes (Yin, 2015). O pesquisador precisa primordialmente compreender o caminho metodológico que começa com uma revisão minuciosa de literatura e com proposições, atentando às questões e aos objetivos da pesquisa. As questões levam à explicações amplas e profundas de algum fenômeno social e complexo.

Neste momento, precisa-se definir e delimitar o caso, de modo que o desenho do projeto irá configurar realmente um EC, para assim, avaliar se a pesquisa está no caminho proposto pelo EC. Dentre as sugestões de como vincular pesquisa ao EC, cita-se: definir o tempo e espaço/lugar, o tempo e atividade, bem como a definição do contexto. Tais aspectos asseguram que o estudo está no caminho metodológico do EC (Baxter & Jack, 2008).

O segundo passo trata-se do design do estudo. Yin (2015) categoriza EC como explicativos, exploratórios ou descritivos. Com o foco na abordagem qualitativa, o mais utilizado é o estudo do tipo explicativo. As diferenças entre as categorias são tênues, todas buscam explanar sobre um fenômeno social e complexo. Porém, o método explicativo tem a capacidade de explicar e interpretar os dados empíricos, sendo arcabouço para generalizações analíticas baseadas nas proposições e nas situações do cotidiano. As questões de pesquisas utilizadas sinalizam o método definido. Estabelecendo o método, delimita-se qual o contexto do caso e o tipo do projeto que pode ser único ou múltiplo, holístico ou integrado.

O EC único refere-se a casos que apresentam um conjunto de circuntâncias que contribuem significativamente para a formação de conhecimento e a teoria, confirmando, desafiando ou ampliando a teoria. Desse modo, pode ser extremo ou peculiar, quando as descobertas podem criar

insights sobre processos cotidianos; comum, quando o objetivo é captar as particularidades de uma

situação; revelador, quando se tem a oportunidade de analisar um fenômeno previamente inacessível à investigação; e logitudinal, quando se estuda o mesmo caso em tempos diferentes. O EC único, exige, portanto, uma investigação cuidadosa de um caso em potencial (Yin, 2015). O EC múltiplo é indicado quando se tem mais de um caso único seguindo uma lógica de replicação, que pode ser literal ou teórica (Yin, 2015).

Estudos integrados envolvem unidades de análises selecionadas por meio de agrupamentos em que cada subunidade compõe todo o caso, a investigação não deve se concentrar nas subunidades e sim desconsiderar os aspectos holísticos do caso (YIN, 2015). Já nos estudos holísticos as subunidades não são identificadas, buscando-se o entendimento em sua totalidade (Yin, 2015). Vale ressaltar que a seleção do estudo deve estar relacionada a proposição teórica e ao objeto de estudo.

É nesse passo que são definidas as proposições teóricas que direcionam a atenção para algo que deve ser examinado dentro do escopo do estudo. O EC predispõe começar por uma teoria preliminar, que são as proposições, relacionadas ao objeto de estudo (Yin, 2015). As proposições, além de refletir um importante aspecto teórico, direcionam o estudo para evidências relevantes que o legitima como EC.

O terceiro passo trata-se da preparação para a coleta de dados do EC. Para Yin (2015) esse passo relaciona-se às habilidades e valores do pesquisador, ao treinamento, ao desenvolvimento de protocolo, à triagem dos possíveis casos com definição clara do caso e delimitação do contexto e a condução do estudo de caso-piloto.

No que concerne às habilidades e valores do pesquisador de EC, destacam-se a capacidade de formular boas questões, ser um bom “ouvinte”, permanecer adaptável às novas situações, ter clareza do assunto em estudo, além de ser imparcial e ético. Quanto ao treinamento, vale destacar as

(4)

447

questões éticas relacionadas às pesquisas que envolvem seres humanos, que irão exigir a obtenção da aprovação formal do plano de estudo por um conselho de revisão institucional. Entende-se que o treinamento é uma excelente oportunidade para reavaliar o plano, identificar fragilidades da equipe e uniformizar o conhecimento do grupo a respeito das normas para a coleta de dados (Yin, 2015). Outro ponto importante refere-se ao desenvolvimento de um protocolo que irá contemplar o instrumento de coleta, os procedimentos e as regras gerais para a aplicação do EC. Yin (2015) enfatiza que o protocolo favorece o aumento da confiabilidade da pesquisa e orienta o pesquisador no momento da coleta.

Ainda no contexto da preparação para a coleta de dados, destaca-se a triagem dos possíveis casos para a seleção final do caso, que será a peça central do estudo. Isso garante que o caso final seja identificado apropriadamente antes da coleta de dados (Yin, 2015).

Por fim, no que se refere à condução de estudo de caso-piloto, Yin (2015) entende ser esta, uma forma de refinar os planos de coleta de dados, tanto com relação ao conteúdo dos dados como aos procedimentos a serem seguidos. Assim, informações importantes sobre o campo ou a logística da investigação podem ser reveladas, favorecendo o desenvolvimento do plano formal de coleta de dados.

O quarto passo refere-se propriamente à coleta de dados, que pode advir de documentos, registros em arquivos, entrevistas, observação direta, observação participante e artefatos físicos, o que exige o domínio de diferentes procedimentos de coleta de dados. Vale destacar, os princípios citados por Yin (2015) que favorecem a validade do constructo e sua confiabilidade, quais sejam: o uso de múltiplas fontes de evidência, a criação de um banco de dados do EC, a manutenção de um encadeamento de evidências e o cuidado no uso de dados de fontes eletrônicas.

Após esta etapa, passa-se para o quinto passo de uma pesquisa de EC que se refere a análise da evidência. Essa fase consiste no exame, categorização e tabulação dos dados, seguindo uma estratégia analítica que favoreça a relação dos dados empíricos às proposições (Yin, 2015). Para tanto, é importante ter em mente a proposição teórica que levou ao EC, tratar os dados a partir do zero, desenvolver descrições de caso e examinar explicações rivais (Yin, 2015). As questões centrais respondidas, vinculadas às proposições, formarão as bases para uma generalização analítica do estudo (Yin, 2015).

O sexto e último passo refere-se ao compartilhamento. Neste momento, o pesquisador apresenta relatórios preliminares que serão discutidos, com vistas a lapidar e solidificar o estudo. Ao final, apresenta-se um relatório com os resultados e as reflexões analíticas e constatações de encerramento. É importante ressaltar que para construir um EC exemplar, o pesquisador deve conseguir retornar o caminho percorrido. O pesquisador percebe a fase de composição de relatório como uma oportunidade de realizar uma contribuição significativa para o conhecimento ou para a prática e de compartilhar suas contribuições (Yin, 2015).

Mediante a exposição dos passos, o presente artigo apresentará a utilização de tal método em pesquisas de mestrado e doutorado em enfermagem, desenvolvidas no Núcleo de Pesquisa Administração em Enfermagem (NUPAE) da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Tais investigações foram realizadas em diferentes cenários, com objetos de estudo distintos, com o propósito de reunir informações detalhadas sobre fenômenos complexos da vida cotidiana.

3 Desenvolvimento

(5)

448

Tabela 1.Estudo de Caso como delineamento metodológico em pesquisas qualitativas na área da enfermagem

TIPO DE ESTUDO NÍVEL SITUAÇÃO

Estudo de caso 1 Estudo de caso único integrado Doutorado Finalizado Estudo de caso 2 Estudo de caso único integrado Doutorado Análise de dados Estudo de caso 3 Estudo de caso único holístico Mestrado Coleta de dados Estudo de caso 4 Estudo de caso único holístico Mestrado Coleta de dados

3.1 Estudo de caso 1: prazer e sofrimento de docentes e discentes na Pós-Graduação strito sensu em enfermagem

Trata-se de um estudo de caso único integrado, realizado no contexto da Pós-Graduação stricto

sensu em enfermagem do Brasil. Como subunidades de análise elegeram-se dois programas de

Pós-Graduação em enfermagem, ambos de instituições públicas, federais e com regimes de trabalho semelhantes. Em cada subunidade, buscou-se compreender a relação prazer-sofrimento no trabalho de docentes e discentes (Fig. 2). As linhas pontilhadas explicitam o limite tênue entre o contexto e o caso (Yin, 2015).

Fig.2. Matriz do Estudo de Caso Único Integrado da tese "Prazer e sofrimento de docentes e discentes na Pós-Graduação

stricto sensu em enfermagem" (Moreira, 2018).

O caso definido foi “prazer e sofrimento na Pós-Graduação stricto sensu em enfermagem”. Desta forma, delineou-se como questão de pesquisa: Como se configura a relação prazer-sofrimento no trabalho de docentes e discentes na Pós-Graduação stricto sensu em enfermagem?

Os dados foram coletados entre maio de 2017 e abril de 2018, por meio de duas fontes de evidências: entrevistas, guiadas por roteiro semiestruturado e análise documental. Participaram do estudo 21 docentes e 23 discentes, perfazendo 44 participantes. Os dados foram submetidos à Análise de Conteúdo Temática, proposta por Bardin, com auxílio do software Atlas.ti 8.

A proposição teórica escolhida foi fundamentada na psicodinâmica de Dejours (2008) e revelou que a relação prazer-sofrimento na Pós-Graduação stricto sensu em enfermagem sofre interferências externas e internas aos programas e que as vivências de docentes e discentes são influenciadas pela organização do trabalho e pelas relações interpessoais. Dentre os fatores geradores de prazer entre docentes e discentes, menciona-se as disciplinas e a pesquisa, bem como a relações interpessoais entre docente-discente. Em relação aos fatores que acarretam sofrimento em docentes e discentes cita-se o produtivismo; a relação docente-discente; e o trabalho solitário.

(6)

449

No que concerne a opção metodológica adotada, destaca-se que o EC permitiu uma aproximação com o contexto e com o fenômeno estudado. Ademais, possibilitou compreender as relações, as vivências, os pensamentos e as emoções dos participantes. Durante todo o processo de estudo houve compartilhamento com a orientadora e os membros da equipe.

3.2 Estudo de Caso 2: prática profissonal de enfermeiros na Atenção Primária à Sáude em comunidades quilombolas1.

Trata-se de um EC único integrado, realizado no contexto da Estratégia Saúde da Família (ESF) que atende às comunidades quilombolas da região metropolitana de Belo Horizonte. Tais comunidades constituíram as unidades integradas de análise sendo que, em cada uma delas foram analisadas as condições contextuais em relação à prática profissional do enfermeiro (fig.3.). As linhas pontilhadas, delineadas entre o caso e o contexto, tem como objetivo explicitar o limite tênue entre ambos (Yin, 2015).

Fig.3. Matriz do Estudo de Caso Único Integrado e suas Unidades Múltiplas de Análise da tese "Prática profissional de

enfermeiros da equipe da Estratégia Saúde da Família em comunidades quilombolas" (Estudo de Rezende, L.C.). O caso definido foi a prática profissional do enfermeiro da ESF. Por meio do EC buscou-se detalhar o contexto das referidas práticas, reconhecendo-se sua complexidade e concretude. Para tanto levou-se em consideração a cultura, os valores ético-morais dos profissionais e da comunidade.

Para o desenvolvimento do estudo foram utilizadas como fontes de evidência entrevistas individuais com enfermeiros; entrevista coletiva com moradores das comunidades quilombolas; e observação durante as entrevistas e nas visitas realizadas nas unidades de saúde e comunidades. Tais visitas ocorreram para agendamento das entrevistas e para conhecer as comunidades e seu dia a dia. As informações decorrentes desta fonte de evidência compuseram as notas de observação.

As questões de pesquisa que subsidiaram a definição e o desenvolvimento do EC foram: Como se dá a prática profissional de enfermeiros da equipe da ESF em comunidades quilombolas? Como os valores ético-morais influenciam a prática profissional do enfermeiro em comunidades quilombolas? A proposição teórica assumida para alicerçar a análise dos dados foi a teoria sobre a ética feminista de Margaret Urban Walker (Walker, 1998). A relevância da definição da proposição teórica deve-se à sua articulação com os dados empíricos, a fim de subsidiar a análise e possíveis generalizações

1 Grupos étnico-raciais autodeclarados, formados por uma população afrodescendente que possui forte vínculo de parentesco com trajetória histórica própria, que guardam relação com um território específico, mantendo vivas tradições culturais e religiosas. Pesquisa de Caso Único Integrado (Unidades Múltiplas de Análise) Caso: Prática Profissional do Enfermeiro

UNIDADES INTEGRADAS DE ANÁLISE

CONTEXTO: ESF da ESF Quilombo Luízes Quilombo Mangueiras Quilombo Marinhos Quilombo Mato do Tição Quilombo Pimentel Quilombo Manzo Ngunzo Kaiango Quilombo Sapé Quilombo Ribeirão Quilombo Açude Quilombo Arturos

(7)

450

analíticas. Considerando que a presente investigação se encontra em fase de análise dos dados presume-se, preliminarmente, que a prática do enfermeiro na ESF, principalmente por ser realizada coletivamente, buscando alcançar objetivos comuns, contribui para a produção de cidadania tanto no grupo de trabalhadores como na comunidade quilombola. Tal prática, alicerçada na competência moral, política e cultural (Walker, 1998), constitui importante espaço de construção pautada na reflexão sobre a realidade, a qual inclui as condições de vida e de saúde da comunidade, bem como as condições de trabalho dos profissionais.

O compartilhamento do presente EC tem se mostrado relevante e vem ocorrendo em reuniões com a orientadora e com membros do grupo de pesquisa.

Os dados empíricos desse estudo foram submetidos à análise temática de conteúdo proposta por Bardin organizadas em três etapas: 1) pré-análise; 2) exploração do material e; 3) inferência e interpretação (Bardin, 2011). Na terceira etapa foi realizada a vinculação dos dados com a proposição teórica a luz da literatura científica. Destaca-se que para a análise foi utilizado o software Atlas.ti, o qual otimizou o gerenciamento das informações, organizando os textos advindo da coleta de dados, favorecendo a indexação, a busca, a teorização e qualificação dos achados (Brito et al, 2016).

3.3 Estudo Caso 3: difusão do Prontuário Eletrônico do Cidadão em Equipes de Saúde da Família Trata-se de um EC único holístico, cujo contexto é a Estratégia Saúde da Família da região leste de Minas Gerais, cujo caso foi definido como a Difusão do Prontuário Eletrônico do Cidadão. A questão principal de pesquisa é "Como tem ocorrido a difusão do PEC da estratégia e-SUS Atenção Básica nas equipes de saúde da família?" A utilização do EC tem permitido conhecer em profundidade as nuances do fenômeno da difusão da inovação PEC e analisar sua natureza global.

A tênue delimitação entre o contexto do cenário do estudo e o caso encontra-se representada na Fig.4.

Fig.4. Matriz do Estudo de Caso Único Holístico da pesquisa de mestrado “Difusão do Prontuário Eletronico do Cidadão em

equipes de Saúde da Familia”, adaptada com base em Yin,2015

A coleta de dados está sendo realizada por meio de entrevistas, guiadas por roteiro semiestruturado, audiogravadas, com profissionais de saúde que utilizam o PEC em sua rotina de trabalho na ESF, bem como por meio de observação ativa (Minayo, 2012). Presume-se que as estratégias utilizadas para a coleta de dados permitirão captar aspectos relativos às vivências dos participantes em seu contexto de vida real.

Como proposição teórica, optou-se pela utilização da Teoria da Difusão da Inovação postulada por Rogers (2003), a qual considera que toda ideia, ação ou objeto que represente mudança é concebido como uma inovação. O processo de difusão da inovação compreende o momento em que o sujeito

(8)

451

adotante toma conhecimento da mudança e opta por sua adoção ou rejeição. Segundo o autor, alguns elementos e atributos são capazes de influenciar o processo de difusão, sendo eles: a inovação; os canais de comunicação; o sistema social e o tempo. Aliados a estes elementos está a percepção dos adotantes sobre alguns atributos da inovação que podem influenciar fortemente a difusão da mesma. São atributos percebidos: Vantagem relativa; Compatibilidade; Complexidade; Experimentação e Observabilidade.

A análise dos dados será feita por meio da Análise Temática de conteúdo proposta por Bardin (2009) utilizando-se o software MaxQDA para sistematização dos dados e extração dos temas e categorias. Nesta fase, os dados empíricos serão vinculados às proposições teóricas.

Acredita-se que os resultados deste estudo de caso possam contribuir para a produção de conhecimentos que subsidiem estratégias de melhoria do processo de implantação e utilização do PEC, com efetividade na gestão do cuidado na ESF no cenário nacional.

3.4 Estudo de Caso 4: Modelo assistencial e ambiente de trabalho saudável no contexto hospitalar Trata-se de um EC único holístico, do tipo explicativo, em que o contexto é um hospital privado de grande porte em São Paulo, cujo caso é a interface entre o modelo assistencial do hospital e o ambiente de trabalho saudável.

O referido estudo baseia-se na proposição teórica exposta no documento da OMS (2010), intitulado: “Ambientes de trabalho saudáveis: um modelo para ação: para empregadores, trabalhadores, formuladores de política e profissionais”, que orienta o desenvolvimento de iniciativas voltadas para ambientes de trabalho saudáveis, que possam ser adaptadas em diversos países, ambientes e culturas.

Nessa perspectiva, objetiva-se compreender a influência do ambiente de trabalho no cotidiano de profissionais, considerando o modelo assistencial adotado no hospital.

O processo para desenvolvimento da pesquisa, proposto por Yin (2015) e exposto na metodologia, está representado na tabela 2, que evidencia o caráter linear e interativo de cada passo.

Tabela 2. Apresentação dos passos seguidos para a construção de uma dissertação intitulada: “Modelo assistencial e ambiente de trabalho saudável no contexto hospitalar”.

1º passo: PLANO 2º passo: DESIGN 3º passo: PREPARAÇÃO 4º passo: COLETA DE DADOS 5º passo: ANÁLISE 6º passo: COMPARTILHAMENTO Questões de pesquisa: - Como o ambiente de trabalho influencia o cotidiano de profissionais, considerando o modelo assistencial adotado em uma instituição de saúde? - Como os profissionais vivenciam o modelo assistencial e as ações de segurança, saúde e bem-estar? EC explicativo, único e holístico. Contexto: Hospital Privado no Município de São Paulo - Brasil Treinamento do pesquisador; realização de revisão de literatura; definição dos roteiros de entrevistas; submissão do projeto no comitê de ética em pesquisa; refinamento da escolha do caso e determinação das fronteiras entre o contexto e o caso. Fontes de evidências: Observação participante; grupo focal com equipe assistencial. - Análise Temática de Conteúdo proposta por Bardin

(2009). - Utilização do software ATLAS.ti 8.0 Proposição teórica definida no 2º passo

para ser vinculada aos dados empíricos: Modelo de ambiente de trabalho saudável da OMS (2010). - Elaboração de relatórios analíticos preliminares; discussão com orientador

e membros do núcleo de pesquisa.

(9)

452

Vislumbra-se, pois, que com a presente pesquisa, o ambiente de trabalho saudável seja incorporado no planejamento estratégico das empresas, utilizando-se do "filtro" de segurança, saúde e bem estar em todas as decisões, conforme recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) (2010). Tal abordagem poderá impactar nas políticas institucionais, nas práticas laborais, nas ações assistenciais e nas relações interprofissionais, contribuindo para melhorias nos ambientes de trabalho e refletindo na qualidade do cuidado prestado aos pacientes.

4 Conclusões

Buscou-se neste estudo apresentar o EC como um método de investigação na pesquisa qualitativa em enfermagem, explicitando o seu processo de desenvolvimento, com os respectivos passos. Os estudos apresentados neste artigo exemplificam algumas possibilidades de uso do Estudo de Caso em diferentes cenários e com objetos de estudos distintos, tendo em comum o propósito de compreender a natureza de fenômenos sociais e contemporâneos em seu contexto real.

Percebe-se que o Estudo de Caso é uma forma de organizar, coletar, apresentar e analisar os dados empíricos, preservando o caráter único do objeto social em estudo. Ademais, permite a aproximação entre o contexto e o fenômeno estudado.

Salienta-se a importância do uso de múltiplas fontes de evidências, de maneira que formem uma linha convergente de investigação, garantindo a validade do Estudo de Caso. Além disso, é fundamental que sejam levantados os pontos fortes e as limitações da pesquisa, conduzindo-a de forma rigorosa e registrando-se todos os passos desenvolvidos, para que haja confiabilidade no Estudo de Caso.

Agradecimentos: CNPq, FAPEMIG, CAPES

Referências

Bardin, L. ( 2009) Análise de Conteúdo. 4th ed. Lisboa. 279 p.

Baxter, P & Jack, S. (2008) Qualitative Case Study Methodology: Study Design and Implementation for Novice Researchers. The Qualitative Report, 13(4), 544-559. Disponível em: http://www.nova.edu/ssss/QR/QR13-4/baxter.pdf

Brito MJM, Caram CS, Montenegro LC, Rezende LC, Rennó HMS & Ramos FRS. Potentialities of Atlas.ti for Data Analysis in Qualitative Research in Nursing. In: Costa AP, Reis LPR, Sousa FN, Moreira A, Lamas D (editors) Computer Supported Qualitative Research. Studies in Systems, Decision and Control, v. 71. Switzerland: Springer. 2016. 75-84p.

Chizzotti, A. (2010) Pesquisa em ciências humanas e sociais. 11th ed. São Paulo: Cortez.

Cortina, A. Cidadãos do mundo: para uma teoria da cidadania. Trad. De Silvana Cobucci Leite. São Paulo: Loyola, 2005.

(10)

453

Dejours, C. Da psicodinâmica à psicopatologia do trabalho. Tradução de Franck Soudant - 2ed. / Selma Lancman e Laerte Idal Sznelwar (orgs) - Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; Brasília: Paralelo 15, 2008a, 396p.

Minayo, M. C. S. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 17, n. 3, p. 621-626, 2012.

Moreira, D.A. Prazer e sofrimento de docentes e discentes na Pós- Graduação stricto sensu em enfermagem [manuscrito]. / Danielle de Araújo Moreira. Belo Horizonte: 2018. 125f.

Organização Mundial da Saúde (OMS). Ambientes de trabalho saudáveis: um modelo para ação: para empregadores, trabalhadores, formuladores de política e profissionais /OMS; tradução do Serviço Social da Indústria. – Brasília: SESI/DN, 2010, p.26. Disponível em:< http://www.who.int/occupational_health/ambientes_de_trabalho.pdf

Rogers, E. M.(2003) Diffusion of innovation. 3rd ed. New York: The Free Press.576 p.

Yin, R.K. (2015) Estudo de caso. Planejamento e métodos. Tradução de Daniel Grassi. 5ed. Porto Alegre (RS): Bookman. 290 p.

Yin, R.K. (2016) Pesquisa Qualitativa do início ao fim [recurso eletrônico]; tradução: Daniel Bueno; revisão técnica: Dirceu da Silva.- Porto Alegre: Penso.

Referências

Documentos relacionados

ITIL, biblioteca de infraestrutura de tecnologia da informação, é um framework que surgiu na década de mil novecentos e oitenta pela necessidade do governo

Com base nos resultados da pesquisa referente à questão sobre a internacionalização de processos de negócios habilitados pela TI com o apoio do BPM para a geração de ganhos para

“O aumento da eficiência e o plano de produção fizeram com que a disponibilidade das células de fabricação aumentasse, diminuindo o impacto de problemas quando do

Para Dewey (1959), o processo de educar não consiste apenas na reprodução de conhecimentos, mas em uma constante reconstrução da experiência, de forma a dar ao aluno

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que

Figura A53 - Produção e consumo de resinas termoplásticas 2000 - 2009 Fonte: Perfil da Indústria de Transformação de Material Plástico - Edição de 2009.. A Figura A54 exibe

Refletir sobre a gestão do conhecimento na área da Saúde Pública em tempos de Big Data, que norteiam seus desafios e perspetivas no século XXI para a sustentabilidade dos sistemas