• Nenhum resultado encontrado

Avaliação do desenvolvimento motor de escolares de 8 a 12 anos na rede municipal de ensino da cidade de Parnamirim/RN

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Avaliação do desenvolvimento motor de escolares de 8 a 12 anos na rede municipal de ensino da cidade de Parnamirim/RN"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – CCS DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – DEF

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE CLÍNICA E ESCOLAR/ TURMA 1

Francilmar Soares da Silva

AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE ESCOLARES DE 8 A 12 ANOS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA CIDADE DE PARNAMIRIM/RN

NATAL 2018

(2)

FRANCILMAR SOARES DA SILVA

AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE ESCOLARES DE 8 A 12 ANOS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA CIDADE DE PARNAMIRIM/RN

Projeto de Pesquisa apresentado a Universidade Federal do Rio Grande do Norte ao Departamento de Educação Física do Programa de Pós-Graduação em Educação Física – PPGEF para obtenção de Título de Especialista em Psicomotricidade Clínica e Escolar.

Orientador: Prof. Priscilla Pinto

NATAL 2018

(3)

SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 4 1.1 O PROBLEMA...5 1.2 JUSTIFICATIVA...5 2 OBJETIVO...6 2.1OBJETIVO GERAL...6 2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS...6 3 REVISÃO LITERÁRIA...7 3.1 DESENVOLVIMENTO MOTOR...7

3.1.2 A IMPORTANCIA DO DESENVOLVIMENTO MOTOR...7

3.1.3 DOMINIOS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO...7

3.1.4 POR QUE DEVEMOS ESTUDAR O DESENVOLVIMENTO MOTOR?...7 3.2 AVALIAÇÃO MOTORA...8 4 METODOLOGIA...10 4.1 CARACTERIZAÇÃO DA PESQUISA...10 4.2 POPULAÇÃO E AMOSTRA...10 4.2.1 POPULAÇÃO...10 4.2.2 AMOSTRA...10

4.2.3 CRITÉRIOS DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO...10

4.3 INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS...11

4.4 PROCEDIMENTO DE COLETA DE DADOS...11

4.5 DEFINIÇÃO DAS VARIAÇÕES...12

4.6 ANÁLISE DOS DADOS...12

5 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO...14

REFERÊNCIAS....………..………...15

(4)

1. INTRODUÇÃO

Nos últimos anos alguns estudiosos procuram entender qual o grau de relação do sistema cognitivo e o sistema locomotor, visando o entendimento de algumas necessidades especiais de aprendizagem que alguns indivíduos em idade escolar necessitam, a necessidade de nós professores em lidar com habilidades perceptivo motoras vem crescendo a cada dia, e é de fundamental importância que possamos entende-las para que o nosso trabalho seja de excelência, no que diz respeito ao desenvolvimento motor e cognitivo do indivíduo, sendo assim, esse trabalho, visa entender, como o desenvolvimento motor pode afetar o desenvolvimento cognitivo de indivíduos em idade escolar através de testes motores, para que assim, possamos intervir com mais segurança e propriedade, fazendo com que os alunos melhorem seu desempenho escolar em todos os aspectos.

Para Silveira et al. (2005) um dos principais problemas enfrentados por um professor Educação Física que estar à frente de turmas numerosas é o de lidar com as diferenças de um aluno para o outro. Essas diferenças não estão associadas apenas ao jeito de ser, mas compreende também aos padrões de capacidades inatas que os alunos possuem quando realizam as atividades propostas nas aulas. Dessa forma como os alunos são diferentes é exigido que o professor utilize de várias estratégias para tornar o ensino uma prática eficaz para todos.

Segundo Rosa Neto et al. (2010) as principais razões que vem elevando o interesse para o estudo do desenvolvimento motor e cognitivo é a relação entre o que a criança tem capacidade de aprender (cognitivo) e os movimentos que ela seja capaz de realizar (motor). Ainda referenciando o autor, o desenvolvimento motor é um processo que ocorre diretamente relacionado a idade que o indivíduo possui, as suas relações biológicas e as condições do ambiente em que o mesmo está inserido. No período da infância ocorre o desenvolvimento das habilidades motoras, que ajudam a criança a ter o domínio de seu corpo em todas as atividades que venha a realizar como: saltar, correr, arremessar, chutar, equilibrar-se, escrever, pinçar entre outras. Na escola, a educação motora influenciará no aprimoramento do desenvolvimento das crianças que possuam algum tipo de dificuldade seja ela motora ou cognitiva. O que nos permite considerar que o acompanhamento das capacidades motoras e cognitivas dos alunos constitui-se em uma prática preventiva para todos os profissionais envolvidos na educação desses indivíduos.

Partindo desse pressuposto podemos afirmar que a avaliação motora deve ser uma rotina dentro do ambiente escolar para que, possa via a proporcionar um melhor acompanhamento e facilitando os diagnósticos mais aprofundados dos casos a serem descobertos.

(5)

1.1 O Problema

O déficit cognitivo está diretamente relacionado ao desenvolvimento motor?

1.2 Justificativa

Este estudo visa diagnosticar se o baixo rendimento escolar (desenvolvimento cognitivo), está diretamente relacionado ao desenvolvimento motor dos alunos, analisando os currículos escolares e realizando os testes necessários para que possamos contribuir para uma melhoria acadêmica dos envolvidos através dos resultados obtidos pelos testes, e ainda conscientizando aos pais e professores sobre as dificuldades do envolvido para que assim possamos ajuda-lo a ter uma melhora no seu desenvolvimento motor e cognitivo através de atividades especificas para cada caso encontrado.

(6)

2. OBJETIVOS

2.1. Objetivo Geral

 O estudo terá como principal objetivo avaliar o desenvolvimento motor e o nível do desenvolvimento cognitivo em escolares com dificuldade de aprendizagem, na rede municipal de ensino da cidade de Parnamirim/RN.

2.2 Objetivos Específicos

✓ Analisar se a dificuldade na aprendizagem está relacionada ao desenvolvimento motor dos indivíduos.

(7)

3. REVISÃO DE LITERATURA

3.1 Desenvolvimento motor

3.1.2 A importância do desenvolvimento motor.

O desenvolvimento humano é um processo pelo qual passamos o transcorrer da vida. Como um processo humano, o desenvolvimento motor é definido como as mudanças que ocorrem em nossa capacidade de nos movimentarmos (PAYNE; ISAACS, 2007).

Segundo Payne e Isaacs (2007), o desenvolvimento humano é uma área complexa e diversificada de estudos, na qual não podemos nos considerar completamente educados até compreendermos todos os aspectos das mudanças que ocorrem durante as várias fases de nossa vida. Faz-se necessário compreendermos as mudanças motoras que experimentamos comumente com a idade e suas inerentes mudanças intelectuais, sociais e emocionais.

Payne e Isaacs (2007), ainda afirmam que a compreensão do desenvolvimento motor humano é importante também para ajudar os indivíduos a aperfeiçoar ou aprimorar o seu desempenho nos movimentos, o que pode proporcionar muitos benefícios, entre eles estão: um alto conceito aprimorado que vai viabilizar o indivíduo tornar-se emocionalmente mais estável e satisfeito. Além disso, por existirem conexões entre todos os domínios do comportamento, o aprimoramento no domínio motor pode resultar indiretamente em aprimoramento no desenvolvimento intelectual e social. Portanto, podem ser planejadas atividades destinadas a ajudar no desenvolvimento do potencial motor.

Por essas razões, o conhecimento do desenvolvimento motor é importante para que possamos trabalhar tanto com alunos “normais” como também, poderá ser aplicado em populações especiais.

3.1.3 Domínios do desenvolvimento humano

No processo educacional definir os objetivos de aprendizagem é de fundamental importância para que possamos oportunizar mudanças na área do pensamento, das ações e da conduta, o resultado desse planejamento estará diretamente ligado aos recursos e estratégias disponíveis e principalmente na metodologia que será adotada.

Payne e Isaacs (2007), destacam que, Benjamin Bloom (1956) elaborou uma taxonomia (método de classificação ou de organização) destinada a categorizar os objetivos educacionais, criando assim três categorias de objetivos educacionais considerando-as como ”domínios”. Onde os três principais domínios seriam o cognitivo, o afetivo e o psicomotor.

3.1.4 Por que devemos estudar o desenvolvimento motor?

 O desenvolvimento humano é multifacetado. Além das mudanças do movimento humano, ocorrem mudanças intelectuais, sociais e emocionais. Como esses domínios do desenvolvimento humano estão em constante interação, nunca poderemos compreender-nos completamente até que tenhamos compreendido plenamente cada um desses domínios, incluindo o domínio motor. (PAYNE; ISAACS, 2007).

(8)

 O conhecimento da maneira como a maioria das pessoas se desenvolve em seu movimento nos permite diagnosticar os casos que são suficientemente anormais para justificar uma intervenção e correção (PAYNE; ISAACS, 2007).

 O conhecimento do desenvolvimento motor humano torna possível o estabelecimento de atividades aprimoradas que permitam o ensino/aprendizagem de qualidade, melhorando também, as habilidades motoras para as pessoas de todas as idades e de todos os níveis de habilidades (PAYNE; ISAACS, 2007).

3.2 Avaliação motora

Na atualidade existem vários profissionais de diversas áreas como exemplos podemos citar a educação física e a pedagogia que utilizam da motricidade ou da psicomotricidade em diferentes contextos ou diferentes faixas etárias. Dentro dessa realidade leva-nos a buscar critérios claros que justifiquem tal situação de heterogeneidade – tanto no âmbito motor como no âmbito cognitivo e principalmente nas decisões relativas à sua aplicação (ROSA NETO, 2007).

Segundo Rosa Neto et al. (2010), uma das principais razões que tem levado os estudiosos a pesquisas acerca do desenvolvimento motor, destacam-se os paralelos existentes entre o desenvolvimento motor e o desenvolvimento cognitivo. Existe uma linha tênue no que criança é capaz de aprender (cognitivo) com o que é capaz de realizar (motor). O desenvolvimento motor é um processo sequencial, relacionado à idade cronológica, trazido pela interação entre os requisitos das tarefas, a biologia do indivíduo e as condições ambientais, sendo inerente às mudanças sociais, intelectuais e emocionais. É na infância, que todo o processo se inicia, tanto o processo de escolarização, quanto o processo de incremento das habilidades motoras, como: saltar, correr, rastejar, chutar uma bola, arremessar um arco, equilibrar-se num pé só, escrever, entre outras.

Contudo, é interessante ressaltar que as conquistas das habilidades motoras estão diretamente ligadas ao desenvolvimento do corpo, localidade e a idade do indivíduo, e essas habilidades são responsáveis por construir os componentes básico tanto para a aprendizagem cognitiva quanto para a aprendizagem motora. Entende-se assim que ao adquirir um bom controle motor, o indivíduo também estará construindo um bom controle do desenvolvimento intelectual. Por este motivo, quando proporcionamos um grande leque de experiências motoras e psicossociais estaremos prevenindo que os indivíduos apresentem um baixo rendimento escolar e intelectual.

Rosa Neto et al. (2010) ainda afirma que no ambiente escolar, a realização da prática da educação motora regular tem influências diretas tanto no desenvolvimento de indivíduos

(9)

com déficits escolares, como também com indivíduos que apresentem problemas referentes a atenção, a escrita, ao cálculo e a socialização. O que nos leva a crer que o acompanhamento da aptidão motora de indivíduos em idade escolar apresenta-se como uma atitude preventiva para todos os profissionais envolvidos com a aprendizagem dos mesmos. Sendo assim, a avaliação motora deve ser adotada como medida de rotina nas escolas, possibilitando assim um melhor diagnóstico do indivíduo em idade escolar, com um conhecimento mais aprofundado de suas possibilidades e limitações reais.

O tema “avaliação” tem sido objeto de várias investigações nas áreas voltadas à Educação, em geral. Na área de Educação Física, o foco de discussões se relaciona à necessidade de oferecer um cunho profissional, sistemático, não-empírico e estruturado à tomada de decisões sobre o ensino. (ROSA NETO et al., 2010)

(10)

4 METODOLOGIA

4.1 Caracterização da Pesquisa

Trata-se de um estudo descritivo, com delineamento do tipo transversal de desenvolvimento que observará, analisará e correlacionará fatos ou fenômenos (variáveis) sem manipulá-los (CERVO; BERVIAN, 2004), e o mesmo será submetido aos Comitê de Ética em Pesquisas em Seres Humanos da Universidade federal do Rio Grande do Norte.

4.2 População e Amostra 4.2.1 População

População será composta por 60 escolares na da rede municipal de ensino da cidade de Parnamirim/RN entre 8 e 12 anos de idade, que apresentem dificuldades de aprendizagem.

4.2.2 Amostra

A amostra será do tipo não probabilística intencional e composta pelo maior número possível de alunos entre as idades de 8 e 12 anos que estejam matriculados na rede municipal de ensino da cidade de Parnamirim/RN e que apresentem dificuldades de aprendizagens relatadas pelos professores de sala e comprovadas pelos boletins escolares dos envolvidos. 4.2.3 Critérios de Inclusão e Exclusão

Os critérios de inclusão e critérios de exclusão serão os seguintes:

 Inclusão - Alunos que tenham entre 08 e 12 anos durante o período dos testes, onde também será analisado o boletim escolar para comprovar o baixo rendimento na aprendizagem.

 Exclusão – Alunos que não estejam a baixo da média estipulada pela instituição de ensino a que pertence, aqueles que faltarem aos dias marcados para a realização dos testes e aqueles que não se encontrem com a autorização devidamente assinada pelos pais ou responsáveis.

(11)

4.3 Instrumento de Coleta de Dados

O instrumento a ser utilizado será: Escala Desenvolvimento Motor.

Escala de desenvolvimento motor compreende um conjunto de provas muito diversificadas e de dificuldade graduada, permitindo assim uma análise minuciosa de todos os campos do desenvolvimento, a escala permite avaliar o nível de desenvolvimento motor, considerando os erros e acertos, sempre levando em conta as normas estabelecidas pelo autor da escala. O indivíduo participante estará com sua roupa normal, sendo solicitado apenas que retire as peças que possam atrapalhar seus movimentos.

Os testes serão aplicados de acordo com a ordem a seguir:  Motricidade fina;

 Motricidade global;  Equilíbrio;

 Esquema corporal (imitação de postura e rapidez);  Organização espacial;

 Organização temporal (linguagem e estruturas temporais);  Lateralidade (mão e pés).

O tempo de duração dos testes deve ser o necessário para que se realize todas as etapas com tranquilidade, sem pular nenhuma etapa.

4.4 Procedimentos de Coleta de Dados

Para atender os objetivos do estudo, inicialmente será estabelecido um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (ANEXO I), que esclarecerá sobre o estudo ao qual as escolares estão sendo convidados a participar, na qual os alunos para estar de acordo em participar do estudo, as condições serão a devolução deste termo devidamente assinado pelos pais e/ou responsáveis.

Trata-se de um estudo descritivo, com delineamento do tipo transversal de desenvolvimento, que será submetido aos Comitê de Ética em Pesquisas em Seres Humanos da Universidade federal do Rio Grande do Norte.

Utilizaremos para triagem dos escolares a Ficha de Rendimento Escolar onde cada professor, deverá avaliar os alunos assinalando em quais quesitos o escolar teria maior dificuldade na aprendizagem, sendo estes: leitura, escrita, matemática e/ou problemas de conduta. Para cada item destes o professor poderá escolher entre duas opções: normal ou com dificuldade.

(12)

Este protocolo terá como principal objetivo a inclusão ou a exclusão do escolar através dos indicadores positivos ou negativos de dificuldades na aprendizagem.

4.5 Definição das Variáveis

As variáveis independentes referentes à identificação serão as seguintes: Idade, classificada na faixa etária de 08 a 12 anos e por seguinte sendo agrupados de 08 a 10 anos e 11 a 12 anos.

 A variável independente referente à atividade física será: A participação em clubes ou escolinhas esportivas.

E como variável dependente as respostas encontradas nos testes físicos.

4.6 Análise dos Dados

Para avaliar o desenvolvimento motor dos escolares será utilizada a Escala de Desenvolvimento Motor – EDM mediante as 7 baterias de testes para motricidade fina (QM1) e global (QM2), equilíbrio (QM3), esquema corporal (QM4), organização espacial (QIM5) e temporal (QM6), bem como a lateralidade. Este instrumento determina a idade motora IMG (obtida através dos pontos alcançados nos testes) e o quociente motor geral (QMG). Exceto os testes de lateralidade, as outras baterias consistirão em 10 tarefas motoras que serão distribuídas entre 8 e 12 anos, organizadas progressivamente em grau de complexidade, onde atribuiremos para cada tarefa, em caso de êxito, um valor correspondente à idade motora (IM), expressa em meses. Ao final será atribuída ao escolar uma IM, em cada uma das áreas já referidas, sendo, após, calculada a idade motora geral e o quociente motor geral do escolar.

Os quocientes motores serão classificados pelo valor x desenvolvimento motor, sendo respectivamente: I) 130 ou mais: Muito superior; II) 120 – 129: Superior; III) 110 – 119: Normal alto; IV) 90 – 109: Normal médio; V) 80 – 89: Normal baixo; VI)70 – 79: Inferior; e VII) 69 ou menos: Muito inferior. A avaliação da aptidão física foi realizada através dos testes do PROESP-BR19. Nessa bateria de testes e medidas os escolares são classificados em relação à aptidão física relacionada à saúde e aptidão física relacionada ao desempenho motor. Para efeito desse estudo, os testes utilizados para a aptidão física relacionada à saúde serão “Sentar e alcançar” (flexibilidade) e “Vai e vem” (resistência aeróbia). Já para a aptidão física relacionada ao desempenho motor, serão utilizados o teste de “Salto em distância horizontal” (força de membros inferiores) e o “Quadrado” (agilidade). Na aptidão física relacionada a saúde os escolares foram avaliados considerando-se três categorias relacionadas ao que, no

(13)

PROESP, chama-se Zona Saudável de Aptidão Física (ZSApF): Abaixo da zona saudável de aptidão física; na zona saudável de aptidão física e acima da zona saudável de aptidão física. Em relação a aptidão física relacionada ao desempenho motor, o PROESP–BR19 considera 5 categorias, baseadas em análise normativa (percentis): Muito Fraco (menor que percentil 20 da população brasileira); Fraco (entre percentil 20 e 40); Razoável (entre percentil 40 e 60); Bom (entre percentil 60 e 80); Muito Bom (maior que percentil 80).

Após as análises do rendimento escolar, os escolares selecionados serão avaliados individualmente na própria escola, no horário da aula ou em um horário previamente acertado com os envolvidos.

Os dados obtidos serão registrados em fichas individuais e serão tratados por meio de estatística descritiva, com o cálculo dos valores médios, desvios padrão, mínimo e máximo no programa estatístico SPSS 15.0. As relações entre variáveis do estudo foram analisadas por intermédio do Teste de correlação de Pearson ( p<0.05). Em seguida, os dados obtidos serão classificados de acordo com os protocolos dos instrumentos de pesquisa.

(14)

5. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO Atividade 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Escolha do tema e problema de pesquisa Leitura bibliográfica Levantamento de hipóteses e escolha de instrumentos 1ª versão de redação da pesquisa e apresentação Coleta de dados no campo 2ª versão de redação da pesquisa Revisão e versão final da redação Apresentação

(15)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia cientifica. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2004. CONNOLLY, K. Desenvolvimento motor: passado, presente e futuro. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, v. 15, n. 6, p.6-10, mar. 2000.

PAYNE, V. Gregory; ISAACS, Larry D.. DESENVOLVIMENTO MOTOR HUMANO: UMA ABORDAGEM VITALÍCIA. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 2007. 470 p.

ROSA NETO, Francisco. MANUAL DE AVALIAÇÃO MOTORA. Porto Alegre: Artmed, 2007.

ROSA NETO, Francisco et al. A Importância da avaliação motora em escolares: análise da confiabilidade da Escala de Desenvolvimento Motor. Rev Bras Cineantropom Desempenho Hum, Florianópolis, Sc. Brasil., v. 6, n. 12, p.422-427, jun. 2010.

SILVEIRA, Carolina Rodrigues Alves et al. Avaliação motora de pré-escolares: relações entre idade motora e idade cronológica. Http://www.efdeportes.com/ Revista Digital, Buenos Aires, v. 83, n. 10, p.5-6, abr. 2005. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd83/avalia.htm>. Acesso em: 09 jul. 2018.

(16)
(17)

ANEXO I – TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO - PPG

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – CCS DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – DEF

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE CLÍNICA E ESCOLAR/ TURMA 1

PESQUISA: “AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE ESCOLARES DE 8 A 12 ANOS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA CIDADE DE PARNAMIRIM/RN.”

INVESTIGADOR: Acd. FRANCILMAR SOARES DA SILVA – matricula nº Prof.

Termo de consentimento Livre e Esclarecido

Você está sendo convidado (a) a participar de um estudo que tem como objetivo identificar e avaliar o do desenvolvimento motor de escolares de 8 a 12 anos na rede municipal de ensino da cidade de Parnamirim/RN. A pesquisa fornecerá dados para um projeto de conclusão de curso de Especialização em Psicomotricidade Clínica e Escolar. É de grande valia a sua contribuição neste estudo, mas sua participação é voluntária, ou seja, você está livre para participar ou não, bem como a retirar-se da pesquisa a qualquer momento se assim desejar.

Caso aceite participar do estudo, será submetido a um protocolo de avaliação. Não haverá comprometimento do estado de saúde dos alunos, porém no caso de ocorrer algum problema, a equipe de investigadores do estudo arcará com a responsabilidade

Os registros de sua participação serão mantidos confidenciais, sendo guardados e somente analisados pelos investigadores. E a publicação resultante deste estudo (oral e escrita), apresentados em congressos e/ou publicados, preservará a identificação dos sujeitos, não sendo revelada em hipótese alguma.

(18)

Li e reli as informações acima. Perguntei e discuti os detalhes do estudo com uma pessoa da equipe. Concordo em participar desse estudo baseado nas informações fornecidas. Natal, ___ de ___________ de 2018. _______________________________ Assinatura do atleta _______________________________ Assinatura do responsável _______________________________ Assinatura do investigador 1 _______________________________ Assinatura do investigador 2

Referências

Documentos relacionados

A Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora para a educação infantil se fundamenta na ideia contida nas Diretrizes Educacionais para a Rede

A rede atende a praticamente toda a demanda existente no que se refere às crianças de 4 e 5 anos, sendo o grande desafio oferecer atendimento às crianças de 0 a 3

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que

[r]

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Fonte: elaborado pelo autor. Como se pode ver no Quadro 7, acima, as fragilidades observadas após a coleta e a análise de dados da pesquisa nos levaram a elaborar

Assim, almeja-se que as ações propostas para a reformulação do sistema sejam implementadas na SEDUC/AM e que esse processo seja algo construtivo não apenas para os