• Nenhum resultado encontrado

Ressaltamos, apenas, que para instituição de contribuição residual é exigível a Lei Complementar, conforme alertado na nota do autor.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ressaltamos, apenas, que para instituição de contribuição residual é exigível a Lei Complementar, conforme alertado na nota do autor."

Copied!
14
0
0

Texto

(1)
(2)

Ressaltamos, apenas, que para instituição de contribuição residual é exigível a Lei Complementar, conforme alertado na nota do autor.

13. (Cespe – Analista do Seguro Social – INSS/2008) Em relação à seguridade social brasileira, sua

organização e seus princípios, julgue o seguinte item.

– O princípio da distributividade na prestação de benefícios e serviços tem sua expressão maior na área de saúde, dado o amplo alcance conferido pela intensa utilização do Sistema Único de Saúde.

|COMENTÁRIOS|.`

› Nota do autor: Considerando que a assistência social apenas irá amparar aos necessitados, nos termos do artigo 203, da Constituição, entende-se que é neste campo que o Princípio da Distributividade ganha a sua dimensão máxima, e não na saúde e na previdência social, pois redistribui as riquezas da nação apenas em favor dos miseráveis.

É que a saúde pública é gratuita para todos, podendo uma pessoa abastada se valer de atendimento pelo sistema único de saúde. Já a previdência social apenas protegerá os segurados e seus dependentes, não bastando ter necessidade de proteção social para fazer jus às prestações previdenciárias.

Questão errada. Em nosso entendimento, o princípio da distributividade é melhor aplicável à

previ-dência e à assistência social, embora seja também aplicável à saúde. O Poder Público vale-se da seguri-dade social para distribuir renda entre a população. Isto porque as contribuições são cobradas de acordo com a capacidade econômica dos contribuintes. Assim, uma vez nos cofres previdenciários, os recursos captados são distribuídos para quem precise de proteção.

Isso explica, então, o porquê de o segurado que recebe altos valores decorrentes de seu trabalho receber um benefício bem inferior quando necessita. Já o segurado que recebe pequenas ou médias remunerações mantém a sua faixa de ganho ao buscar a proteção previdenciária.

A Previdência Social é a grande distribuidora de renda entre as populações e regiões brasileiras. Basta mencionar que mais de 2/3 dos municípios brasileiros têm como maior fonte de renda da população o pagamento dos benefícios previdenciários pelo INSS, que supera até a receita do Fundo de Participação dos Municípios.

14. (Cespe – Analista do Seguro Social – INSS/2008) Em relação à seguridade social brasileira, sua

organização e seus princípios, julgue o seguinte item.

– As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada, que constitui um sistema único, organizado de acordo com as diretrizes de descentralização, atendimento integral e participação da comunidade.

|COMENTÁRIOS|.`

› Nota do autor: Apesar de o órgão que administra a saúde ter o nome “Sistema Único de Saúde”, as ações nesta área são descentralizadas. As bancas examinadoras dos concursos púbicos costumam ela-borar proposições mencionando que o SUS – Sistema Único de Saúde possui ações centralizadas. Outro ponto abordado em concursos é a priorização das ações de caráter preventivo da saúde. Questões tentam confundir o estudante, mencionando que será priorizado o atendimento aos enfermos em detri-mento das ações preventivas”.

Questão certa. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hie-rarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes (art. 198,

CF/1988):

I – descentralização, com direção única em cada esfera de governo;

II – atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais;

III – participação da comunidade.

15. (Cespe – Analista do Seguro Social – INSS/2008) Em relação à seguridade social brasileira, sua

(3)

– De acordo com o princípio da uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais, uma das condições para a aposentadoria por idade do trabalhador rural é a exigên-cia de que atinja 65 anos de idade, se homem, ou 60 anos de idade, se mulher.

|COMENTÁRIOS|.`

› Nota do autor: Qualquer diferenciação entre os benefícios e serviços dos trabalhadores urbanos e rurais deve possuir fundamento no corpo do texto constitucional, sob pena de declaração de inconstitu-cionalidade, por ferir o princípio da uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais.

Questão errada. A própria Constituição Federal traz algumas diferenças em relação aos benefícios e

serviços previdenciários das populações urbanas e rurais, sempre com o objetivo de adequar o benefício às características de cada atividade.

Assim, a Carta Magna prevê que os trabalhadores rurais podem aposentar-se por idade com redução de 5 anos (art. 195, § 7°, II, da CF/1988). Enquanto o trabalhador urbano se aposenta com 65 anos, se homem, e 60 anos, se mulher, os rurais aposentam-se com 60 anos, se homem, e 55 anos, se mulher. Por outro lado, os benefícios dos segurados especiais são limitados a um salário mínimo e independem de comprovação de contribuição.

16. (Cespe – Analista do Seguro Social – INSS/2008) Considere-se que técnicos da secretaria de

fazenda de determinado estado estejam preparando o orçamento para o próximo ano e peçam a José Carlos que elabore proposta para gastos em programas voltados para a promoção social. Considere ainda que José Carlos calcule que o estado deva aplicar R$ 500.000,00 em programas desse tipo, corresponden-tes à parcela, estipulada em lei, da receita tributária líquida, estimada em R$ 100 milhões. Nesse caso, a proposta de José Carlos é correta, pois os estados devem vincular 0,5% de sua receita tributária líquida a programas de apoio à inclusão e promoção social.

|COMENTÁRIOS|.`

› Nota do autor: Esta questão é completamente atípica, possuindo um grau de dificuldade bem maior que as demais questões deste concurso.

Questão errada. De acordo com o art. 204, parágrafo único, da Constituição Federal, é facultado aos

Estados e ao Distrito Federal vincular a um programa de apoio à inclusão e promoção social até 0,5% de sua receita tributária líquida, vedada a aplicação desses recursos no pagamento de:

I. despesas com pessoal e encargos sociais; II. serviço da dívida;

III. qualquer outra despesa corrente não vinculada diretamente aos investimentos ou ações apoiados. Note-se que a questão menciona que os Estados devem vincular 0,5% de sua receita tributária líquida a programas de apoio à inclusão e promoção social, quando, em verdade, eles podem vincular até este limite.

17. (Cespe – Analista do Seguro Social – INSS/2008) A seguridade social tem como objetivo o caráter

democrático descentralizado da administração mediante gestão quadripartite, que envolve aposenta-dos, trabalhadores, empregadores e representantes do governo nos órgãos colegiados.

|COMENTÁRIOS|.`

Questão certa. A questão reporta-se ao texto do art. 194, parágrafo único, VII, da Constituição. De

acordo com este dispositivo, é objetivo da seguridade social o caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados.

18. (FUNRIO – Analista do Seguro Social – INSS/2013) Com relação aos objetivos da Previdência

Social, nos termos da Constituição, assinale a alternativa coerente. a) Redutibilidade do valor dos benefícios.

(4)

b) Não diversidade da base de financiamento.

c) Uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços somente às populações urbanas e rurais. d) Diversidade da base de financiamento.

e) Exclusão da população rural do regime geral de previdência social.

|COMENTÁRIOS|.`

› Nota do autor: Os princípios da seguridade social, também chamados de objetivos, estão previs-tos no art. 194, parágrafo único da Constituição Federal e são:

I – universalidade da cobertura e do atendimento;

II – uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais; III – seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços;

IV – irredutibilidade do valor dos benefícios; V – equidade na forma de participação no custeio; VI – diversidade da base de financiamento;

VII – caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados.

Alternativa correta: letra “d”. Esta alternativa copia o texto do art. 194, parágrafo único, VI, da

Cons-tituição Federal de 1988.

Alternativa “a”, errada. O texto contraria o princípio da irredutibilidade do valor dos benefícios,

previsto no inciso IV, do parágrafo único do art. 194, da CF/1988.

Alternativa “b”, errada. O texto contraria o princípio da diversidade da base de financiamento,

pre-visto no inciso VI, do parágrafo único do art. 194, da CF/1988.

Alternativa “c”, errada. A alternativa “c” está errada, pois inclui, indevidamente a palavra somente,

única diferença em relação ao texto do inciso II, do parágrafo único, do art. 194, da CF/1988.

Alternativa “e”, errada. Já vimos que existe o princípio da uniformidade e equivalência dos

benefí-cios e serviços às populações urbanas e rurais, assim, os trabalhadores rurais não são excluídos do Regime Geral de Previdência Social.

19. (FUNRIO – Analista do Seguro Social – INSS/2014) Com relação ao Regime da Previdência Social,

nos termos da Constituição Federal, é correto afirmar que

a) serão devidamente atualizados, na forma de portaria ministerial, todos os salários de contribuição considerados para o cálculo de benefício.

b) será disciplinada por Lei Complementar a cobertura do risco de acidente do trabalho, a ser atendida concorrentemente pelo regime geral de previdência social e pelo setor privado.

c) é vedada a filiação ao regime geral de previdência social, na qualidade de segurado facultativo, de pessoa participante de regime próprio de previdência.

d) é assegurada, para efeito de aposentadoria, a contagem recíproca do tempo de contribuição na administração pública e na atividade privada, rural e urbana, hipótese em que os diversos regimes de previdência social se compensarão financeiramente, segundo critérios estabelecidos em portaria ministerial.

e) não serão incorporados ao salário para efeito de contribuição previdenciária os ganhos habituais do empregado, a qualquer título.

|COMENTÁRIOS|.`

Alternativa correta: letra C. Pontifica o artigo 201, § 5º, da Constituição, que é vedada a filiação

ao regime geral de previdência social, na qualidade de segurado facultativo, de pessoa participante de regime próprio de previdência.

(5)

Alternativa “a”, errada. Todos os salários de contribuição considerados para o cálculo de benefício

serão devidamente atualizados, na forma da lei, a teor do artigo 201, § 3º, da Constituição.

Alternativa “b”, errada. Lei disciplinará a cobertura do risco de acidente do trabalho, a ser atendida

concorrentemente pelo regime geral de previdência social e pelo setor privado, a teor do artigo 201, § 10, da Constituição.

Alternativa “d”, errada. Para efeito de aposentadoria, é assegurada a contagem recíproca do tempo

de contribuição na administração pública e na atividade privada, rural e urbana, hipótese em que os diversos regimes de previdência social se compensarão financeiramente, segundo critérios estabelecidos em lei (artigo 201, § 9º, da Constituição).

Alternativa “e”, errada. Os ganhos habituais do empregado, a qualquer título, serão incorporados ao

salário para efeito de contribuição previdenciária e consequente repercussão em benefícios, nos casos e na forma da lei (artigo 201, § 11, da Constituição).

2. HISTÓRICO DA SEGURIDADE SOCIAL

20. (FCC – Técnico do Seguro Social – INSS/2012) O INSS, autarquia federal, resultou da fusão das

seguintes autarquias: a) INAMPS e SINPAS. b) IAPAS e INPS. c) FUNABEM e CEME. d) DATAPREV e LBA. e) IAPAS e INAMPS. |COMENTÁRIOS|.`

› Nota do autor: Esta mesma questão se repete em diversas outras provas de concurso público, mas, geralmente, consta ainda alternativa que afirma, equivocadamente, que o INSS nasceu da fusão do INPS com o INAMPS.

Alternativa correta: letra “b”. No ano de 1977, foi instituído o SINPAS – Sistema Nacional de

Previ-dência e Assistência Social, responsável pela integração das áreas de assistência social, previPrevi-dência social, assistência médica e gestão das entidades ligadas ao Ministério da Previdência e Assistência Social. O SINPAS contava com os seguintes órgãos:

• INPS – Instituto Nacional de Previdência Social – autarquia responsável pela administração dos

bene-fícios;

• IAPAS – Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social – autarquia respon-sável pela arrecadação, fiscalização e cobrança de contribuições e demais recursos;

• INAMPS – Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social – autarquia responsável

pela saúde;

• LBA – Fundação Legião Brasileira de Assistência – fundação responsável pela assistência social; • FUNABEM – Fundação Nacional do Bem-Estar do Menor – fundação responsável pela promoção de

política social em relação ao menor;

• CEME – Central de Medicamentos – órgão ministerial que distribuía medicamentos;

• DATAPREV – Empresa de Processamento de Dados da Previdência Social – empresa pública que

gerencia os sistemas de informática previdenciários.

Em 1990, a Lei 8.029/90 criou o INSS – Instituto Nacional do Seguro Social, a partir da junção do

Insti-tuto Nacional de Previdência e Assistência Social – INPS com o IAPAS – InstiInsti-tuto de Administração Financeira da Previdência Social. Foi a junção do setor de arrecadação da Previdência Social (IAPAS)

com o setor de benefícios (INPS) que originou o INSS.

Alternativas “a”, “c”, “d” e “e”, erradas. Estas alternativas não refletem o que acabamos de explicar

(6)

21. (Cespe – Técnico do Seguro Social – INSS/2008) Em relação ao Instituto Nacional do Seguro Social,

a seu histórico e estrutura, julgue o item a seguir.

As gerências executivas são órgãos descentralizados da estrutura administrativa do INSS; entretanto a escolha e a nomeação dos gerentes executivos são feitas diretamente pelo ministro da Previdência Social sem necessidade de observação a critérios especiais de seleção.

|COMENTÁRIOS|.`

› Nota do autor: O atual Regimento Interno do INSS foi aprovado pelo Decreto 7.556/2011.

Questão errada. De acordo com o artigo 4º, § 1º, do Regimento Interno do INSS, “os

Gerentes-Exe-cutivos serão escolhidos dentre os servidores ocupantes de cargos efetivos, pertencentes ao quadro de pessoal do INSS, a partir de processo de seleção interna que observará o mérito profissional e as compe-tências requeridas para o exercício da gerência, mediante adesão espontânea dos servidores, observadas a forma, as condições e os requisitos definidos em portaria ministerial”.

22. (Cespe – Técnico do Seguro Social – INSS/2008) Em relação ao Instituto Nacional do Seguro Social,

a seu histórico e estrutura, julgue o item a seguir.

– A fusão da Secretaria da Receita Federal com a Secretaria da Receita Previdenciária centralizou em apenas um órgão a arrecadação da maioria dos tributos federais. Contudo, a fiscalização e a arrecada-ção das contribuições sociais destinadas aos chamados terceiros – SESC, SENAC, SESI, SENAI e outros – permanecem a cargo do INSS.

|COMENTÁRIOS|.`

Questão errada. Não apenas a arrecadação das contribuições para a seguridade social passou a ser

competência da Secretaria da Receita Federal do Brasil, sendo extensível às contribuições devidas a ter-ceiros, nos moldes do artigo 3º, da Lei 11.457/2007.

23. (Cespe – Técnico do Seguro Social – INSS/2008) Em relação ao Instituto Nacional do Seguro Social,

a seu histórico e estrutura, julgue o item a seguir.

– O Instituto Nacional do Seguro Social, autarquia federal atualmente vinculada ao Ministério da Previ-dência Social, surgiu, em 1990, como resultado da fusão do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS) e o Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (IAPAS).

|COMENTÁRIOS|.`

› Nota do autor: Com o advento da Lei 11.457/2007, a principal função administrativa do INSS se reduziu a gerir o plano de benefícios e serviços do RGPS, pois a Autarquia Federal não mais detém a Dívida Ativa das contribuições previdenciárias, que atualmente é da União, através da Secretaria de Receita Federal do Brasil.

Questão errada. O INSS – Instituto Nacional do Seguro Social3 é uma autarquia federal criada pela Lei 8.029/90, fruto da fusão do IAPAS – Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social com o INPS – Instituto Nacional de Previdência Social, a quem compete a administração do plano de benefícios e serviços do Regime Geral de Previdência Social.

3 De acordo com o artigo 1º do regimento do INSS, aprovado pelo Decreto 6.934/2009, “o Instituto Nacional do Seguro Social-INSS, autarquia federal, com sede em Brasília – Distrito Federal, vinculada ao Ministério da Previ-dência Social, instituída com fundamento no disposto no art. 17 da Lei no 8.029, de 12 de abril de 1990, tem por finalidade promover o reconhecimento, pela Previdência Social, de direito ao recebimento de benefícios por ela administrados, assegurando agilidade, comodidade aos seus usuários e ampliação do controle social”. Além desta função, caberá ao INSS, ainda, nos termos do artigo 5º, da Lei 11.457/2007: “I – emitir certidão relativa a tempo de contribuição; II – gerir o Fundo do Regime Geral de Previdência Social; III – calcular o montante das contribuições referidas no art. 2º desta Lei e emitir o correspondente documento de arrecadação, com vistas no atendimento conclusivo para concessão ou revisão de benefício requerido”.

(7)

24. (FUNRIO – Analista do Seguro Social – INSS/2014) Qual foi a primeira norma legal a instituir a

previdência social no Brasil? a) A Constituição de 1824. b) A Constituição de 1946. c) A Lei Áurea.

d) A Lei Orgânica da Previdência Social de 1960.

e) O Decreto Legislativo n° 4.682, de 24 de janeiro de 1923, conhecido como Lei Eloy Chaves.

|COMENTÁRIOS|.`

› Nota do autor: A Lei Eloy Chaves determinou a criação de uma Caixa de Aposentadoria e Pensões em cada uma das empresas ferroviárias, visando tutelar os seus empregados, assim considerados não só os que prestavam os seus serviços mediante ordenado mensal, como também os operários diaristas, de qualquer natureza, que executavam serviço de caráter permanente, desde que tivessem mais de seis meses de serviços contínuos em uma mesma empresa.

Alternativa correta: letra E. No Brasil, prevalece doutrinariamente que a previdência social nasceu

com o advento da Lei Eloy Chaves, em 1923 (Decreto-lei 4.682), que determinou a criação das caixas de aposentadorias e pensões para os ferroviários, mantidas pelas empresas, pois naquela época os ferroviários eram bastante numerosos e formavam uma categoria profissional muito forte. Nesse sentido, o dia da Previdência Social no Brasil é comemorado oficialmente no dia 24 de janeiro, justamente porque nessa data começou a vigorar a Lei Eloy Chaves.

Alternativas “a”, “b”, “c” e “d” erradas via de consequência. Vale registrar que a Lei 3.807/1960 (Lei

Orgânica da Previdência Social – LOPS) unificou a legislação de previdência urbana dos antigos Institutos de Previdência por categoria profissional.

3. SEGURADOS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL E SEUS TOMADORES DE SERVIÇO

25. (Cesgranrio – Técnico Previdenciário – INSS/2005) Antônio Walas, devido a sua notória

experiên-cia no merca do financeiro, recebeu proposta para ser diretor-empregado de um grande banco de inves-timentos, com direito a participação direta nos resultados da empresa. Caso Antô nio aceite a proposta, sua inscrição no Regime Geral de Previdência Social será:

a) obrigatória, como empregado.

b) obrigatória, como contribuinte individual. c) obrigatória, como segurado especial.

d) facultativa, por ter deixado de ser segurado obrigatório.

e) facultativa, como associado eleito para cargo de dire ção remunerada.

|COMENTÁRIOS|.`

Alternativa correta: letra “a”. Esta questão foi muito fácil, pois o seu próprio enunciado já a responde.

É que afirma que Antônio Walas recebeu proposta para ser diretor empregado. Assim, como segurado empregado terá as características da relação de emprego previstas no art. 12, I, a, da Lei 8.212/91.

Alternativa “b”, errada. O próprio enunciado já afirmou que ele seria contratado com diretor

empre-gado.

Alternativa “c”, errada. O segurado especial é o produtor rural ou assemelhado, que exerce atividade

em regime de economia familiar, nos termos do art. 12, VII, da Lei 8.212/91.

Alternativas “d” e “e”, erradas. Se ele exercer atividade remunerada, jamais poderá ser enquadrado

como segurado facultativo, nos termos do art. 14, da Lei 8.212/91.

26. (Cesgranrio – Técnico Previdenciário – INSS/2005) Carlos Afonso foi contratado pela esposa de

um fazendeiro para ser seu motorista. Sua função é transportá-la da pro priedade rural onde mora para os locais que ela desejar, cumprindo jornada diária de 6 (seis) horas de trabalho, com uma folga semanal.

(8)

A inscrição de Carlos no Regime Geral de Previdência So cial será obrigatória, na qualidade de: a) empregado. b) empregado doméstico. c) trabalhador avulso. d) contribuinte individual. e) segurado especial. |COMENTÁRIOS|.`

› Nota do autor: Além dos tradicionais empregados domésticos, que todos nós conhecemos, como o caseiro e a cozinheira, existem outros que, apesar de não trabalharem dentro da casa do patrão, são assim considerados: o motorista particular, o marinheiro de barco de família e, até mesmo, em tese, o piloto de jatinho ou de helicóptero particular.

Alternativa correta: letra “b”. De acordo com o disposto no art. 12, II, da Lei 8.212/91, empregado

doméstico é o trabalhador que presta serviços de natureza contínua, mediante remuneração, à pessoa,

à família ou à entidade familiar, no âmbito residencial desta, em atividade sem fins lucrativos. Na

situação relatada, o contrato de Carlos Afonso possui as características do emprego doméstico.

Ressaltamos que desde a publicação da Lei Complementar 150, de 01/06/2015, que regulamentou a EC 72/2013, conhecida como PEC das domésticas, para que a continuidade seja caracterizada e o tra-balhador seja considerado empregado doméstico, é necessário que trabalhe por mais de dois dias na

semana para uma mesma casa ou família (art. 1°). Caso preste serviço por até dois dias por semana,

será considerado diarista, enquadrado na categoria dos contribuintes individuais.

Alternativas “a”, “c”, “d” e “e”, erradas. Estas alternativas não apresentam o correto enquadramento

de Carlos Afonso.

27. (FCC – Técnico do Seguro Social – INSS/2012) João exerce individualmente atividade de pescador

artesanal e possui embarcação com 5 toneladas de arqueação bruta, com parceiro eventual, que o auxilia. Nessa si tuação, João é

a) segurado facultativo. b) segurado especial. c) contribuinte individual. d) trabalhador avulso.

e) não segurado da Previdência Social.

|COMENTÁRIOS|.`

› Nota do autor: Diversas questões de concurso incluem o garimpeiro, equivocadamente, na cate-goria dos segurados especiais. Em verdade, o garimpeiro é contribuinte individual.

Alternativa correta: letra “b”. O Regulamento da Previdência Social, aprovado pelo Decreto

3.048/99 (art. 9°, § 14), definia o pescador artesanal, até a publicação do Decreto 8.424, de 31/03/2015, como aquele que, individualmente ou em regime de economia familiar, faz da pesca sua profissão habi-tual ou meio principal de vida, desde que:

I - não utilize embarcação;  

II  -  utilize embarcação de até seis toneladas de arqueação bruta, ainda que com auxílio de parceiro;

III - na condição, exclusivamente, de parceiro outorgado, utilize embarcação de até dez tone-ladas de arqueação bruta.

Ocorre que o citado Decreto 8.424, de 31/03/2015 alterou a definição do pescador artesanal (art. 9°, § 14, do Decreto 3.048/99), passando a defini-lo como aquele que, individualmente ou em regime de economia familiar, faz da pesca sua profissão habitual ou meio principal de vida, desde que:

(9)

II - utilize embarcação de pequeno porte, nos termos da Lei nº 11.959, de 29 de junho de 2009. 

De acordo com o artigo 8°, I, a, da citada Lei 11.959/2009, pesca comercial artesanal é a “praticada diretamente por pescador profissional, de forma autônoma ou em regime de economia familiar, com meios de produção próprios ou mediante contrato de parceria, desembarcado, podendo utilizar embar-cações de pequeno porte”.

O artigo 10, §1°, I, desta mesma Lei classifica as embarcações que operam na pesca comercial em: I – de pequeno porte: quando possui arqueação bruta - AB igual ou menor que 20;

II – de médio porte: quando possui arqueação bruta - AB maior que 20 e menor que 100; III – de grande porte: quando possui arqueação bruta - AB igual ou maior que 100.

Desta forma, o pescador artesanal pode, atualmente, utilizar embarcação que possuir arqueação bruta de até 20, sendo este segurado especial.

A redação anterior ao Decreto 8.424, de 31/03/2015 considerava pescador artesanal o trabalhador que não utilizava embarcação ou utilizava uma de até 6 toneladas de arqueação bruta, ainda que com auxílio de parceiro ou na condição, exclusivamente, de parceiro outorgado, utilizava embarcação de até 10 toneladas de arqueação bruta.

Com a mudança, então, para ser considerado segurado especial, o pescador pode utilizar uma embar-cação de até 20 toneladas de arqueação bruta. Acima deste tamanho, o pescador será enquadrado na categoria dos contribuintes individuais, conforme art. 9°, §15, XI, da nova redação do Decreto 3.048⁄99.

Como João utilizou uma embarcação que está dentro dos limites exigidos para que ele seja conside-rado seguconside-rado especial, seja pela legislação antigo ou pela atualizada, a alternativa B está correta.

Alternativas “a”, “c”, “d” e “e”, erradas. Estas alternativas não refletem a correta categoria do

segu-rado descrito. .

28. (FCC – Técnico do Seguro Social – INSS/2012) Márcio é administrador, não-empregado na

socie-dade por cotas de responsabilisocie-dade limitada XYZ, e recebe remuneração mensal pelos serviços presta-dos. Nessa situação, Márcio

a) não é segurado obrigatório da previdência social. b) é segurado facultativo da previdência social. c) é segurado especial da previdência social. d) é contribuinte individual da previdência social. e) é segurado eventual da previdência social.

|COMENTÁRIOS|.`

Alternativa correta: letra “d”. O texto legal que dá suporte à resposta é o art. 9°, V, h, do

Regula-mento da Previdência Social, aprovado pelo Decreto 3.408/99, que elenca como contribuinte individual “o sócio gerente e o sócio cotista que recebam remuneração decorrente de seu trabalho e o

administra-dor não empregado na sociedade por cotas de responsabilidade limitada, urbana ou rural”. Alternativas “a” e “b”, erradas. A questão indica que Márcio exerce atividade remunerada, e somente

isso já afasta as alternativas A e B, pois todos que trabalham são segurados obrigatórios da previdência social.

Alternativa “c”, errada. A alternativa C pode ser eliminada, se conhecermos a característica básica

dos segurados especiais: ele é um produtor rural que exerce a sua atividade individualmente ou em regime de economia familiar para a própria subsistência (art. 12, VII, da Lei 8,212/91).

Alternativa “e”, errada. A alternativa E também pode ser facilmente eliminada, uma vez que não

existe a categoria dos segurados eventuais. Lembramos que as cinco categorias de segurados obriga-tórios existentes são: empregados, domésticos, avulsos, contribuintes individuais e segurados espe-ciais.

29. (Cesgranrio – Analista Previdenciário – INSS/2005) É segurado facultativo do Regime Geral da

(10)

 DICAS

1. TEMAS CONSTITUCIONAIS

Ź PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS:

Solidariedade – o sistema é solidário, e isso permite que alguns contribuam mais para que as

pes-soas que necessitem possam se beneficiar.

Universalidade na cobertura e no atendimento – a seguridade social deve estar disponível para

todos, sem nenhuma parcela excluída e deve cobrir todos os riscos sociais.

Uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais – a

Cons-tituição de 1988 igualou os direitos das populações urbanas e rurais.

Seletividade e distributividade na prestação de benefícios e serviços – os benefícios e serviços

devem ser prestados nos casos de real necessidade (seletividade). A distributividade objetiva distribuir a renda entre as regiões e populações.

Irredutibilidade no valor dos benefícios – o valor do benefício deve ser preservado. Embora este

benefício não garanta a preservação do valor real do benefício previdenciário, há dispositivo na Consti-tuição que o faz (art. 201, § 4°).

Equidade na forma de participação do custeio – impõe que as contribuições sejam instituídas,

tomando como base a capacidade econômica de cada contribuinte, empresas e trabalhadores.

Diversidade na base de financiamento – a base de financiamento deve ser a mais abrangente

pos-sível para não pôr em risco a gestão do sistema.

Caráter democrático e descentralizado da administração – é a chamada gestão quadripartite do

sistema, com participação de representantes do governo, das empresas, dos trabalhadores e dos apo-sentados. O órgão responsável por estabelecer diretrizes gerais, acompanhar e avaliar o sistema é o CNPS – Conselho Nacional de Previdência Social, que conta com 15 membros, sendo 6 representantes do governo, 3 das empresas, 3 dos trabalhadores e 3 dos aposentados. Os membros são nomeados pelo presidente e têm mandato de 2 anos, podendo ser reconduzidos uma única vez. Os representantes dos trabalhadores gozam de estabilidade desde a nomeação até um ano após o término do mandato.

Confusão entre princípios. O princípio da seletividade e distributividade na prestação dos benefícios

e serviços não se confunde com o da universalidade na cobertura e no atendimento. As provas de con-cursos públicos costumam misturar estes conceitos para confundir o candidato, utilizando textos como os que seguem:

“Seletividade na cobertura e no atendimento” ou “universalidade na prestação dos benefícios e serviços”.

Devemos, então, entender a lógica dos princípios: a cobertura é universal, entretanto, para fazer jus a um benefício ou serviço, o segurado deve enquadrar-se nas situações seletivas definidas pelo legislador.

Outras questões fazem uma mistura dos nomes dos princípios em todas as alternativas, exigindo do estudante bastante atenção para identificar qual das proposições manteve o nome correto.

Atenção! Questões de concursos públicos frequentemente misturam a tríplice forma de custeio

com a gestão quadripartite da seguridade, formulando proposições como as que seguem:

a) A Constituição estabelece o caráter democrático e descentralizado da administração, mediante

ges-tão tripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores e do Governo nos órgãos

colegiados. (ERRADO)

b) A seguridade social é financiada por toda a sociedade de forma quadripartite, mediante recursos provenientes do Governo, das empresas, dos trabalhadores e dos aposentados. (ERRADO)

(11)

2. HISTÓRICO DA SEGURIDADE SOCIAL 2.1. HISTÓRICO DA SEGURIDADE SOCIAL

Para facilitar o aprendizado, disponibilizamos o seguinte quadro resumo: evolução histórica da Segu-ridade Social no Brasil:

HISTÓRICO BRASILEIRO

ANO FATO OCORRIDO

1553 Santa Casa de Santos prestava serviços assistenciais.

1835 Montepio Geral, primeira entidade de previdência privada

1891 Constituição estabeleceu aposentadoria por invalidez para os servidores públicos.

1919 Seguro obrigatório de acidentes de trabalho

1923 Lei Eloy Chave, criando as CAP’s das empresas ferroviárias. Marco da previdência brasileira.

Década de 20 Ampliação das CAP’s para várias outras empresas.

Década de 30 Fusão das CAP’s por empresas em IAP’s por categorias profissionais.

1934 Constituição estabelece a tríplice forma de custeio.

1942 Criação da Legião Brasileira da Assistência Social – LBA

1946 Constituição utiliza a expressão “previdência social”, garantindo a proteção aos eventos de doença, invalidez,

velhice e morte.

1949 Regulamento Geral das CAP’s remanescentes.

1960 Criação do Ministério do Trabalho e da Previdência Social e aprovação da LOPS – Lei Orgânica da Previdência

Social.

1967 Criação do INPS com a unificação dos IAP’s

1971 FUNRURAL, estendendo os direitos previdenciários aos rurais.

1972 Direitos previdenciários dos empregados domésticos.

1977 Instituição do SINPAS, integrando as áreas de saúde, assistência social e previdência social.

1988 Constituição utilizou, pela primeira vez, a expressão seguridade social abrangendo as áreas de saúde, assistência

social e previdência social.

1990 Criação do INSS, a partir da fusão do INPS com o IAPAS

2004 Criação da Secretaria da Receita Previdenciária – SRP órgão responsável pela arrecadação, cobrança e fiscalização

das contribuições previdenciárias, vinculado ao Ministério da Previdência Social.

2005 Criação da Secretaria da Receita Federal do Brasil – SRFB vinculado ao Ministério da Fazenda, resultado da fusão

da SRP com a Secretaria da Receita Federal.

19/11/2005 A MP 258/05 perdeu a eficácia, já que não foi apreciada pelo Congresso Nacional no prazo constitucionalmente

estabelecido, voltando a existir a SRP e a SRF.

Lei 11.457/07 Em 16/03/07 foi criada a Secretaria da Receita Federal do Brasil, a partir da junção da Secretaria da Receita Federal

com a Secretaria da Receita Previdenciária, originando o cargo de Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil.

Criação no INSS. A criação do INSS deu-se com a fusão do INPS com o IAPAS. Lembrem-se de que

o INPS era a autarquia responsável pela administração dos benefícios previdenciários, enquanto o IAPAS era o órgão voltado para o custeio da previdência social, contendo a estrutura de arrecadação, fiscaliza-ção e cobrança.

Questões de concursos públicos frequentemente contêm proposições, sugerindo que o INSS surgiu da fusão do INPS com o INAMPS, já que estas duas autarquias são as mais lembradas pela população. Note-se que o papel do INAMPS era o de prestação de assistência médica que, atualmente, é de compe-tência do SUS – Sistema Único de Saúde.

(12)

2.3 SEGURADOS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL E SEUS TOMADORES DE SERVIÇO

Os segurados do Regime Geral da Previdência Social são sintetizados nos quadros abaixo, com o escopo de permitir sua memorização.

Segurados do RGPS – maiores de 16 anos, salvo o menor aprendiz

Obrigatórios – exercem atividade remunerada lícita Facultativo – não exerce atividade remunerada

` Empregado ` Empregado Doméstico ` Contribuinte individual ` Trabalhador avulso ` Segurado especial

Tabela Resumo dos Segurados

Empregado

` Celetista ` Aprendiz

` Trabalhador temporário

` Expatriado transferido de empresa brasileira para o exterior ` Titular de cargo efetivo, sem RPPS

` Titular de cargo eletivo ` Empregado público

` Servidor contratado pelo Regime Especial de Direito Administrativo – REDA ` Escrevente ou auxiliar de cartório

` Quem presta serviço para o Brasil em organismos oficiais internacionais do qual o Brasil é membro efetivo

Empregado doméstico

` Atividade sem finalidade lucrativa

` Serviços prestados para pessoa física ou família ` Serviços de natureza contínua

Contribuinte individual

` Produtor Rural Pessoa Física ` Garimpeiro

` Ministro de confissão religiosa

` Quem presta serviço para organismos oficiais internacionais do qual o Brasil é membro efetivo ` Empresários e sócios

` Trabalhador filiado a cooperativas ` Autônomos

` Médico residente ` Árbitros e bandeirinhas

` Condutor autônomo de veículo rodoviário ` Titular de cartório

` Microempreendedor individual – MEI

Trabalhador avulso

` Aquele que, sindicalizado ou não, presta serviços de natureza urbana ou rural, sem vínculo empregatício, a diversas empresas, com a intermediação obrigatória do sindicato da categoria ou, quando se tratar de atividade portuária, do órgão gestor de mão-de-obra (OGMO), assim considerados.

(13)

Segurado especial

` Considera-se segurado espe-cial: a pessoa física residente

no imóvel rural ou em aglo-merado urbano ou rural próximo a ele que,

indivi-dualmente ou em regime de economia familiar, ainda que com o auxílio eventual de ter-ceiros a título de mútua cola-boração, na condição de:

` produtor, seja proprietário, usufrutuário, possuidor, assentado, parceiro ou meeiro outorgados, comodatário ou arrendatário rurais, que explore atividade: (1) agropecuária em área de até 4 (quatro) módulos fiscais; ou (2) de seringueiro ou extrativista vegetal que exerça suas atividades nos termos do inciso XII do caput do art. 2º da Lei no 9.985, de 18 de julho de 2000, e faça dessas atividades o principal meio de vida; ` pescador artesanal ou a este assemelhado, que faça da pesca profissão

habitual ou principal meio de vida; e

` cônjuge ou companheiro, bem como filho maior de 16 anos de idade ou a este equiparado, do segurado de que tratam as alíneas a e b deste inciso, que, comprovadamente, trabalhem com o grupo familiar respectivo.”

Facultativo Quem não exerce qualquer atividade remunerada lícita, que o vincule à previdência social como segurado

obrigatório.

Idade mínima para filiação. Seja na condição de segurado obrigatório ou como facultativo, a idade

mínima para filiação ao Regime Geral de Previdência Social é de 16 anos, exceto no caso do aprendiz que pode se filiar a partir dos 14 anos de idade.

Vejamos a redação do art. 11, do Regulamento da Previdência Social, aprovado pelo Decreto 3.048/99:

“É segurado facultativo o maior de dezesseis anos de idade que se filiar ao Regime Geral de Previdência Social, mediante contribuição, na forma do art. 199, desde que não esteja exercendo atividade remunerada que o enquadre como segurado obrigatório da previdência social.”

Curioso observar que o art. 14, da Lei 8.212/91, e o art. 13, da Lei 8.213/91, ainda afirmam, de forma

desatualizada, que a idade para filiação como segurado facultativo é de 14 anos. É que a EC 20/98 alterou a idade mínima permitida para o trabalho de 14 para 16 anos e como consequência, a data

mínima para filiação ao RGPS acompanhou a mudança.

Empregados domésticos. No tocante aos empregados domésticos, cumpre destacar que, embora a lei permita a contratação a partir dos 16 anos de idade, o Decreto 6.481/08 proibiu a contratação de

empregados domésticos menores de 18 anos. Também nesse sentido, a Emenda 72/2013.

Lembrem-se, empregado doméstico é o trabalhador que presta serviço de natureza contínua, mediante remuneração, à pessoa, à família ou à entidade familiar, no âmbito residencial desta e em atividade sem fins lucrativos.

Além dos tradicionais empregados domésticos, como a cozinheira e o caseiro, existem outros que, apesar de não trabalharem dentro da casa do patrão, são assim considerados: o motorista particular, o marinheiro de barco de família e, até mesmo, em tese, o piloto de jatinho ou helicóptero particular.

Observe que o doméstico deve trabalhar para o patrão em atividades sem fins lucrativos. Assim, a cozinheira que ajuda a patroa na preparação de docinhos para festas de aniversários infantis, o caseiro da fazenda que ordenha as vacas com finalidade de vender o leite à vizinhança para pagar os custos de manutenção da fazenda, bem como o motorista particular que passa a exercer serviços de entrega de notas fiscais e cobrança de cheques para o escritório de seu patrão, todos eles serão considerados

empregados, e não domésticos. A mudança de classificação é muito importante, pois cada classe de

segurado contribui de maneira diferenciada para a Previdência e possui critérios distintos para a obten-ção de benefícios.

O garimpeiro. Provas de concursos públicos frequentemente têm tentado confundir os candidatos

inserindo o garimpeiro na definição de segurado especial. Sabe-se, no entanto, que esse trabalhador pertence à categoria dos contribuintes individuais, mesmo que não conte com o auxílio de emprega-dos. Embora não seja segurado especial, beneficia-se da redução de cinco anos da idade exigida para a concessão da aposentadoria por idade.

(14)

Pescador artesanal. O Decreto 8.424, de 31/03/2015 alterou a definição do pescador artesanal (art. 9°, § 14, do Decreto 3.048/99), passando a defini-lo como aquele que, individualmente ou em regime de economia familiar, faz da pesca sua profissão habitual ou meio principal de vida, desde que:

I - não utilize embarcação;  ou

II - utilize embarcação de pequeno porte, nos termos da Lei nº 11.959, de 29 de junho de 2009. 

De acordo com o artigo 8°, I, a, da citada Lei 11.959/2009, pesca comercial artesanal é a “praticada diretamente por pescador profissional, de forma autônoma ou em regime de economia familiar, com meios de produção próprios ou mediante contrato de parceria, desembarcado, podendo utilizar embar-cações de pequeno porte”.

O artigo 10, §1°, I, desta mesma Lei classifica as embarcações que operam na pesca comercial em: I – de pequeno porte: quando possui arqueação bruta - AB igual ou menor que 20;

II – de médio porte: quando possui arqueação bruta - AB maior que 20 e menor que 100; III – de grande porte: quando possui arqueação bruta - AB igual ou maior que 100.

Desta forma, o pescador artesanal pode, atualmente, utilizar embarcação que possuir arqueação bruta de até 20, sendo este segurado especial.

A redação anterior ao Decreto 8.424, de 31⁄03⁄2015 considerava pescador artesanal o trabalhador que não utilizava embarcação ou utilizava uma de até 6 toneladas de arqueação bruta, ainda que com auxílio de parceiro ou na condição, exclusivamente, de parceiro outorgado, utilizava embarcação de até 10 toneladas de arqueação bruta.

Com a mudança, então, para ser considerado segurado especial, o pescador pode utilizar uma embar-cação de até 20 toneladas de arqueação bruta. Acima deste tamanho, o pescador será enquadrado na categoria dos contribuintes individuais, conforme art. 9°, §15, XI, da nova redação do Decreto 3.048⁄99.

Segurado recolhido à prisão. Em relação à situação do segurado recolhido à prisão, é importante

salientar que o Decreto 7.054, de 28/12/09 alterou a sua classificação previdenciária. Antes da edição do citado Diploma, o preso que prestasse serviço remunerado era enquadrado como contribuinte individual e, atualmente, ele é enquadrado como segurado facultativo.

Fugitivo, perda da qualidade de segurado. O fugitivo que exerce atividade remunerada durante o perí-odo de fuga, contribuindo para o sistema, não perde a qualidade de segurado. Pode, ainda, efetuar contribuições como segurado facultativo, evitando, assim, a perda da qualidade de segurado.

Empregador doméstico. ATENÇÃO! O empregador doméstico não é segurado obrigatório do

RGPS. Participa do sistema apenas como contribuinte por contratar serviço de trabalhador filiado ao

sistema. Pode, no entanto, ser filiado ao Regime Geral em função da sua atividade profissional, ou, no caso de não a exercer, na qualidade de facultativo, desde que assim deseje.

2.4 SALÁRIO-DE-CONTRIBUIÇÃO

As contribuições dos trabalhadores e dos tomadores de serviços para o Regime Geral da Previdência Social incidem sobre uma base denominada salário-de-contribuição. Salário-de-contribuição é:

I. para empregado e trabalhador avulso – a remuneração recebida em uma ou mais empresas, assim

entendida a totalidade dos rendimentos pagos, devidos ou creditados a qualquer título, durante o mês, destinados a retribuir o trabalho, qualquer que seja a sua forma, inclusive as gorjetas, os ganhos habituais sob a forma de utilidade e os adiantamentos decorrentes de reajustes salariais, quer pelos serviços efetivamente prestados, quer pelo tempo à disposição do empregador ou tomador de ser-viços, nos termos da lei ou do contrato, ou, ainda, de convenção ou acordo coletivo de trabalho ou sentença normativa;

II. para o empregado doméstico – a remuneração registrada na CTPS – Carteira de Trabalho e

Previ-dência Social;

III. para o contribuinte individual – a remuneração auferida em uma ou mais empresas ou pelo

Referências

Documentos relacionados

Foram encontrados os seguintes resultados em relação ao total de espécies amostrada nas três praças em questão: Praça Marcos Aurélio (65%), Praça Sete de Setembro (35%) e 100%

O hotel de insetos contribui para o aumento da diversidade de insetos, permitindo-nos observar mais atentamente abelhas solitárias, joaninhas, borboletas, entre outras espécies..

Neste capítulo, serão apresentados os resultados obtidos pela análise de ângulo de contato, verificando se houve variação da hidrofilicidade do material após o

Metodologia ­ a superação de análises auto­explicativas

Porém, foi encontrado aumento na concentração de óxido nítrico no fluido uterino de éguas resistentes 24h após a inseminação artificial - momento em que houve

Incentivador do meu trabalho, disponibilizou sua casa de campo em Berry para que eu experimentasse a pintura em grandes formatos, visto que em Paris eu habitava em um

Quanto à desadaptação interna, analisando somente o fator adaptação oclusal, para a liga virgem não houve diferença entre os tipos de término, porém, para a liga

Com o advendo da Lei nº 8.029,de 12-4-1990, e do Decreto nº 99.350, de 27-6-1990, foi criado o INSS (Instituto Nacional de Seguro Social), autarquia federal vinculada ao então