• Nenhum resultado encontrado

O que é e como utilizo a prateleira?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O que é e como utilizo a prateleira?"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

O que é e como utilizo a prateleira?

O que é e como utilizo a prateleira?

O estoque para prateleira foi criado com a finalidade de facilitar o controle de produtos do estabelecimento que faz o uso de prateleira. Um exemplo comum em postos, é o uso de prateleira para armazenar lubrificantes, onde é definindo a quantidade de produtos que devem ficar na prateleira, e caso seja vendido, é reposto a quantia que deve ser mantida no estoque da prateleira.

O estoque de prateleira não tem influência no estoque real do estabelecimento, pois o produto só sairá do estoque caso seja realizado a venda do mesmo.

Como

fazer

?

Para utilizar a prateleira no Postofácil, é necessário realizar alguns procedimentos.

Configurações

Clique aqui para visualizar: Procedimentos Módulo Retaguarda

Para os produtos que irão constar no estoque de prateleira, será necessário realizar a seguinte configuração: em Cadastro de produto (acesso em: Cadastros Produtos), na aba Local de , no campo , deve ser selecionando a cobertura responsável pelo produto na prateleira.

(2)

Os campos Ordem de exposição (ordem que o produto será exibido na tela do PDV), Quantidade de reposição (quantidade de produtos que devem estar na prateleira) e Quantidade (informação da quantidade do produto na prateleira), não são necessários para configurar o produto na prateleira, pois alguns foram descontinuados.

Durante a rotina do estabelecimento, ao realizar a venda de produto pertencente à prateleira, é necessário repor o produto vendido, e essa operação é chamada de Transferência de . A transferência de produtos pode ser realizada pela Retaguarda e pelo PDV.

Produtos

(3)

Para realizar a transferência para a prateleira (imagem acima), é necessário preencher os campos: Data movimento: Data da transferência do produto.

Turno: Turno da transferência do produto.

Cobertura/Prateleira: Cobertura a ser realizada a transferência.

Código: Código referente ao produto que irá transferir para a prateleira, pode ser informado o código ou realizar a busca pressionando a tecla F2. Descrição: Descrição do produto referente ao código selecionado.

D

Operação: efine se a operação será entrada (do Estoque Depósito para o Estoque Local – Prateleira) ou saída (do Estoque Local - Prateleira para o Estoque Depósito). Quantidade: Quantidade que será lançada na entrada ou saída.

Estoque Depósito: Mostra a quantidade do produto que há no estoque, subtraindo a quantidade contida na prateleira. Estoque Local: Mostra a quantidade do produto na prateleira

Estoque Geral: Mostra a quantidade do estoque real do produto (Estoque Depósito + Estoque Local).

Em sequência da imagem anterior, onde foi apenas selecionado o produto e assim exibido os valores atuais nos campos, na imagem abaixo, foi realizado uma transferência com operação de entrada de 2 produtos, subtraindo assim 2 produtos do Estoque Depósito e adicionando os dois produtos ao Estoque Local – Prateleira.

(4)

Para finalizar a operação de transferência, bastar gravar a operação. Caso deseje repor novamente um produto, ao acessar a tela de transferência e preencher os dados, será necessário alterar a quantidade que irá constar para o produto (pois neste caso, já foi realizado uma transferência anteriormente e assim haverá informação no campo quantidade), somando a quantidade que será reposta com a quantidade já apresentada (que foi realizada na última operação).

Na Retaguarda, há dois relatórios relacionados à prateleira: Estoque das Coberturas/Prateleiras e Transferência de Estoque de Coberturas e Prateleiras.

O relatório Estoque das Coberturas/Prateleiras é acessado em: Relatórios Estoque de Produtos Estoque das Coberturas/Prateleiras. Sua finalidade é apresentar o estoque atual do produto na prateleira.

(5)
(6)

Ao gerar o relatório é exibido a quantidade atual do produto na prateleira (Estoque Posto).

O outro relatório, Transferência de Estoque de Coberturas e Prateleiras é acessado em: Relatórios Estoque de Produtos Transferência de Estoque de Coberturas e Prateleiras Sua. finalidade é apresentar a transferência realizada de produto para a prateleira.

(7)
(8)

Clique aqui visualizar: Procedimentos Módulo PDV

(9)
(10)

Quando pressionado o botão acima, ou realizado o comando pelo atalho, será aberta uma tela com os produtos da prateleira, possibilitando realizar a transferência direto pelo caixa. A transferência pelo PDV não exibe a quantidade de produtos existente no estoque em geral, apenas permite que seja realizado a transferência de produtos.

Para repor algum produto vendido, basta digitar a quantidade desejada no campo Transferido na linha do produto a ser inserido, especificar o tipo de transferência (entrada ou saída) e assim atualizará o estoque da prateleira.

(11)

Na imagem abaixo, foi realizado a operação de saída (do Estoque Local - Prateleira para Estoque Depósito).

O campo Inicial informa a quantidade de unidades que o produto iniciou no turno (que é a quantidade que encerrou no turno anterior), no campo Transferido é informado a quantidade de unidades realizada na transferência, o campo Tipo Transf. indica o tipo de transferência: entrada ou saída, o campo Vendido apresenta a quantidade vendida do produto no turno e o campo Final indica a quantidade atual do produto na prateleira (caso a operação seja entrada, a conta será Inicial + Transferido – Vendido, caso a operação seja saída, a conta será Inicial – Trans ferido – Vendido).

No PDV, há o relatório de estoque que é acessado pelo botão Relat. Estoque ou pelo atalho Alt + F7. Observações:

(12)

Quando pressionado o botão acima, é exibido uma tela para selecionar o tipo de produto nível 1 e 2, e em seguida é apresentado para que seja escolhido o tipo de relatório a ser apresentado:

ou .

Posição de Estoque Planilha de Contagem

No relatório Posição de Estoque é apresentado a posição atual do estoque e a movimentação dos produtos.

(13)

Ambos relatórios podem ser visualizados na tela como impressos.

Clique aqui para visualizar: Procedimentos do Saldo Remanescente

A função do Saldo Remanescente na prateleira é utilizada em casos onde a venda diária da prateleira não bate com o estoque da mesma, desta maneira o valor da diferença é impresso como uma venda ou é incorporado a uma ficha.

Caixa - PDV

Com a configuração realizada, a emissão do saldo pode ser feita pelo botão Saldo Rem. Estoque (atalho CTRL + F7) ou durante o fechamento de caixa. A tela para conferência do estoque do saldo remanescente é a mesma quando pressionado o botão Saldo Rem. Estoque ou após finalizar o fechamento de caixa.

(14)

O valor final de cada item deve ser inserido no campo Contagem e caso haja diferença entre este valor e o valor inicial, será possível emitir cupons deste saldo ou pré contas. Observações:

(15)
(16)
(17)

Quando a ficha é gerada, o valor do saldo não interfere no fechamento de caixa, tanto que este documento pode ser baixado posteriormente.

Caixa – PDA

Para utilização do saldo remanescente no PDA, é necessário cadastrar a ficha que será reservada para o saldo remanescente. O cadastro da ficha é realizado no menu principal do PDV em C adastros Grupo de Fichas (Comandas Eletrônicas).

(18)

Após realizar o cadastro da ficha, quando houver diferença no saldo remanescente, ao invés de imprimir o saldo, é possível como descrito anteriormente, armazenar o saldo em uma ficha que poderá posteriormente ser baixada.

Quando é utilizado o PDA, as opções da prateleira são as mesmas do PDV, com a diferença de que não é possível imprimir o saldo remanescente no PDA. Caso seja gerado saldo remanescente na utilização do PDA, o saldo será alocado em uma ficha, para depois ser dado baixa como cupom fiscal pelo PDV.

Observações:

(19)

Referências

Documentos relacionados

Como já destacado anteriormente, o campus Viamão (campus da última fase de expansão da instituição), possui o mesmo número de grupos de pesquisa que alguns dos campi

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Preliminarmente, alega inépcia da inicial, vez que o requerente deixou de apresentar os requisitos essenciais da ação popular (ilegalidade e dano ao patrimônio público). No

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Apothéloz (2003) também aponta concepção semelhante ao afirmar que a anáfora associativa é constituída, em geral, por sintagmas nominais definidos dotados de certa

O anúncio está divido em: 3 camadas para a aplicação da textura, iluminação e aplicação das cores de fundo (sendo o azul #166bac em opacidade de 85% para