• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE LINGUAGENS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DE LINGUAGEM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE LINGUAGENS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DE LINGUAGEM"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE LINGUAGENS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DE LINGUAGEM Áreas de Concentração:

Estudos Linguísticos e Estudos Literários CUIABÁ-MT

PROCESSO SELETIVO 2018 MESTRADO/DOUTORADO (Publicado em 21/08/2017)

A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem (recomendado pelo Conselho Técnico Científico – CTC/CAPES, de 10/12/2002, aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE/UFMT – Res. nº 014, de 17/02/2003), comunica a abertura de inscrições para o Processo Seletivo 2018.

I. INSCRIÇÕES

1. As inscrições deverão ser feitas presencialmente ou mediante procuração na Secretaria da Coordenação do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem, sala 42, 2º andar, Instituto de Linguagens, UFMT – Cuiabá/MT, no período de 09 de outubro a 20 de outubro de 2017, das 14h00 às 17h00 (horário de Mato Grosso), exceto nos finais de semana e feriados. As inscrições poderão ser efetuadas também pelo correio, via sedex, até a data de 17 de outubro de 2017, no seguinte endereço:

Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Linguagem

Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem - 2º piso, sala 42, Av. Fernando Corrêa da Costa, 2367 - Bairro: Boa Esperança CEP:

(2)

Atenção: O/A candidato/o que realizar a inscrição por correspondência deverá entrar em contato com a secretaria do Programa, pelo e-mail secretariameel@hotmail.com, ou pelos telefones (65)3615-8418, para confirmar se os documentos chegaram à secretaria.

2. DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA

Atenção: Na inscrição presencial, todas as cópias devem ser apresentadas com os originais para autenticação administrativa por um servidor público identificado e com número do SIAPE. Na inscrição por correspondência, todas as cópias devem ser apresentadas com autenticação de cartórios. A secretaria não oferecerá cópias dos documentos necessários para a inscrição. Não serão aceitos quaisquer documentos enviados fora dos prazos estabelecidos, via fax e/ou email.

2.1. Uma foto 3 x 4 recente.

2.2. Requerimento de inscrição (ANEXO 1 e disponível em http://www.ufmt.br/editais/pós-graduação).

2.3. Pré-projeto de pesquisa de mestrado a ser desenvolvido numa linha de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem. O Programa disponibiliza um roteiro anexo para mestrado (ANEXO 2) e em no site www.ufmt.br/ (clicar em editais/ pós-graduação).

2.3.1. Projeto de pesquisa de doutorado a ser desenvolvido de acordo com a linha de pesquisa e o projeto do professor orientador pretendido como primeira opção no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem.

Instruções para o projeto de pesquisa de doutorado: o projeto de pesquisa de doutorado deve conter de 15 a 20 páginas com espaço 1,5 entrelinhas, com as seguintes partes:

- Capa;

- Resumo (de 200 a 300 palavras); - Sumário

Introdução; - Justificativa;

- Objetivos (gerais e específicos);

- Metodologia (opcional para a Área de Estudos Literários); - Referencial teórico;

- Cronograma (para 8 semestres); - Referências (normas da ABNT).

2.4. Certificado de aprovação em Exame de Proficiência em língua estrangeira (inglês, francês, espanhol) para brasileiros/as e para estrangeiros/as oriundos/as de países em que o português seja língua oficial, e certificados de

(3)

Exame de Proficiência em língua portuguesa para estrangeiros/as oriundos/as de países em que línguas diferentes do português sejam as oficiais. Serão aceitos somente certificados expedidos no máximo há 2 anos, oriundos das seguintes instituições:

 fornecido pelo IL/ Departamento de Letras da UFMT.  fornecido por outra universidade pública brasileira.

 fornecido por: Cambridge, IELTS, TOEFL, DELE, CELF, DALF, TCF, TEF, todos em nível avançado.

Atenção: Candidatos/as ao doutorado devem apresentar certificado de aprovação em Exame de Proficiência numa língua estrangeira diferente daquela usada no mestrado. Excepcionalmente nesse ano, os/as candidatos/as ao mestrado e ao doutorado poderão entregar o certificado de proficiência até a matrícula. Caso o/a candidato/a seja aprovado/a no seletivo, mas não entregar o certificado de proficiência até a matrícula, será impedido/a de fazer a matrícula, sendo eliminado/a da classificação geral.

2.5. Curriculum vitae (extraído da Plataforma Lattes) com comprovações da formação acadêmica, atuação profissional, produção bibliográfica (livro, capítulo de livro, artigo em periódicos, trabalhos completos em anais, resumos em anais) e produção técnica (apresentação de trabalhos e minicursos ministrados pelo/a candidato/a). Incluir apenas a produção dos últimos três anos (2015, 2016, 2017). Não incluir comprovação de eventos ou minicursos em que participou apenas como ouvinte.

2.6. Cópia do histórico escolar da graduação/mestrado, expedido por instituição de ensino superior, devidamente credenciada.

2.7. Para candidatos/as ao mestrado: cópia do diploma de graduação ou outra documentação que comprove estar o candidato em condições de colar grau antes do período previsto para efetivação de matrícula no Programa de Pós-graduação. Títulos de graduação obtidos no exterior deverão estar revalidados de acordo com a legislação vigente (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/1996). Para candidatos/as ao doutorado: cópia do diploma de mestrado, da ata ou certificado de que concluiu o curso emitida pela IES do Programa de Pós-Graduação. Títulos de mestrado obtidos no exterior deverão estar revalidados de acordo com a legislação vigente (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/1996).

(4)

2.8. Cópia de certidão de nascimento ou de casamento; RG; CPF ou declaração de regularidade emitida pelo site da Receita Federal; Título de Eleitor (com comprovante de votação na última eleição).

2.9. Comprovante de quitação com o serviço militar, no caso de candidato do sexo masculino;

2.10. Comprovação de pagamento da taxa de inscrição mediante apresentação de boleto pago, original (não cópia), impresso através do site da UNISELVA www.fundacaouniselva.org.br, da Taxa de Inscrição de R$ 183,70 (Cento e oitenta e três reais e setenta centavos) em favor da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da UFMT (Fundação UNISELVA).

Atenção: Nenhuma inscrição será realizada sem toda documentação exigida por este edital no ato da inscrição, exceção feita ao certificado de proficiência, que, nesse caso, deverá ser entregue impreterivelmente até a data da matrícula.

2.10.1. Poderão solicitar isenção de pagamento da taxa de inscrição, conforme a legislação vigente:

2.10.1.1. Os/As servidores/as, docentes e técnicos/as administrativos/as efetivos/as da Universidade Federal de Mato Grosso, desde que acrescentem à documentação exigida para a inscrição cópia de documento comprobatório de vínculo institucional.

2.10.1.2. De acordo com o Decreto n. 6.593, de 2 de outubro de 2008, fará jus à isenção total de pagamento da taxa de inscrição o/a candidato/a que, cumulativamente:

a) comprovar inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do Governo Federal, de que trata o Decreto n. 6.135, de 26 de junho de 2007, por meio de indicação do Número de Identificação Social (NIS) do/a candidato/a, constante na base do CadÚnico existente no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS);

(5)

b) for membro de “família de baixa renda”, nos termos do Decreto n. 6.135, de 26 de junho de 2007. O requerimento de isenção deverá ser apresentado por meio de processo protocolado junto ao Setor de Protocolo Central da UFMT, instruído com documentação comprobatória autenticada em cartório (ou apresentada juntamente com o documento original para autenticação administrativa) e entregue na Secretaria do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem, no período de 09 a 11 de outubro de 2017, das 14h00 às 17h 00 (horário de Mato Grosso), exceto feriados.

2.10.1.3. Os processos de isenção da taxa de inscrição serão analisados e terão parecer emitido pelo Colegiado do Curso até dia 13 de outubro de 2017. Os resultados serão divulgados no site da UFMT www.ufmt.br (clicar em editais/ pós-graduação), e no mural externo da Secretaria do Programa.

2.10.1.4. O/A candidato/a cuja solicitação de isenção do pagamento de taxa de inscrição for indeferida deverá fazer o pagamento da taxa conforme orientações presentes neste Edital.

2.10.1.5. O/A candidato/a cuja solicitação de isenção do pagamento de taxa de inscrição for deferida deverá acrescentar o parecer do Colegiado à documentação exigida para efetivação da inscrição.

2.11. Os/As candidatos/as estrangeiros/as que desejarem participar do processo seletivo deverão apresentar Registro Nacional de Estrangeiros válido (RNE), visto vigente e passaporte. Títulos de graduação e pós-graduação obtidos no exterior deverão estar revalidados de acordo com a legislação vigente (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/1996);

3. Vagas: O Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem oferecerá até 25 vagaspara Mestrado e até 18 vagas para doutorado em 2018. Isso não implica um compromisso com o preenchimento da totalidade de vagas nem obrigatoriedade em concessão de bolsas.

(6)

4.1. Área: Estudos Linguísticos Linhas de pesquisa

4.1.1. Paradigmas de Ensino de Línguas. Esta linha nucleia pesquisas que investigam as recentes mudanças paradigmáticas no ensino-aprendizagem de língua materna e língua estrangeira. Atualmente, as pesquisas bifurcam-se em duas tendências: (1) crenças e conceitos sobre a língua no embate entre ortodoxia gramatical e o relativismo linguístico em espaços de educação formal e informal e (2) reorientação do ensino de línguas do eixo forma-uso-forma para o eixo uso-forma-uso, sob o signo das linguísticas do discurso, com ênfase nas práticas balizadas pela noção de gênero discursivo.

4.1.2. Práticas textuais e discursivas: múltiplas abordagens. O objetivo desta linha é fomentar projetos e congregar pesquisadores/as em torno do estudo de textos (manuscritos, impressos, eletrônicos e digitais) e de discursos, adotando perspectivas teórico-metodológicas da filologia, da crítica textual e da análise de discurso. Textos verbais e multimodais exemplares de discursos de vários campos, sobremaneira, do campo da política, da mídia, da gramática e da linguística e do ensino da língua têm se constituído em objeto de investigação.

4.1.3. História, descrição, análise e documentação de línguas faladas no Brasil. Esta linha nucleia pesquisas que, preferencialmente, tratam de material linguístico coletado em Mato Grosso focalizando: (1) o português brasileiro, do ponto de vista sócio-histórico e estrutural abrangendo estudos de variação e mudança linguística; (2) estudos filológicos abrangendo edição e estudos de manuscritos e impressos de variados períodos da língua portuguesa; (3) descrição e análise de línguas indígenas; (4) línguas em contato, do ponto de vista sócio-histórico e estrutural.

4.2. Área: Estudos Literários Linhas de pesquisa

4.2.1. Literatura, Sociedade e Identidades

Esta linha abrange as tendências críticas que discutem diferentes manifestações literárias em suas relações com seu contexto de produção. Investiga as intersecções entre literatura, organização social, história, política. Examina a construção de identidades em textos literários, enfocando aspectos de classe, gênero, cultura, etnia, raça.

4.2.2.Literatura, outras artes, memórias e fronteiras

Esta linha contempla o estudo da literatura e outras formas de produção artístico-cultural regional (principal foco), nacional e

(7)

internacional, considerando as possibilidades de entrecruzamento e as perspectivas teóricas adotadas em sua interpretação. Seu objetivo é identificar, observar, registrar em suportes perenes e analisar produções artísticas em seus valores estéticos e em suas relações sociais, históricas e de fronteiras culturais e epistemológicas.

5. Bibliografia para prova escrita (apenas para mestrado) 5.1. Área: Estudos Linguísticos

BAKHTIN (1952-1953/1979) Os gêneros do discurso. In: Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BAKHTIN, M. M. /VOLOCHINOV, V. N (1929) Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1990.

BARROS, S. M. de. Realismo crítico e emancipação humana: contribuições ontológicas e epistemológicas para os estudos críticos do discurso. 1a. ed. Campinas/SP: Pontes, 2015.

COX, M. I. P. & BARONAS, R. L. (orgs). Estudos do discurso de/em Mato Grosso. Cuiabá: EdUFMT, 2014.

JESUS, D. M; CARBONIERI, D. (Orgs.). Práticas de multiletramentos e letramento crítico: outros sentidos para a sala de aula de línguas. 1. ed. Campinas: Pontes, 2016.

ZOLIN-VESZ, F(Org.). Linguagens e descolonialidades - arena de embates de sentidos. Campinas: Pontes, 2016.

5.2. Área: Estudos Literários

BARTHES, R. Aula. São Paulo: Cultrix, 2004.

BHABHA, H. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001 (Introdução e capítulos III, VI, VIII e IX).

BOSI, A. O ser e o tempo da poesia. 6ed. São Paulo: Cia das Letras, 2000 (capítulos 1, 3, 5 e posfácio).

CANDIDO, A. Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária. São Paulo: T.A. Queirós, 2000.

EAGLETON, T. Teoria da literatura: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 1997 (Introdução e capítulos I, III, IV e V).

(8)

LANDER, E. (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais – perspectivas latino-americanas. Colección Sur Sur, CLACSO, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina, setembro 2005 (apenas os artigos de Mignolo, Coronil e Quijano).

PAZ, O. Signos em rotação. São Paulo: Perspectiva, 1986.

SAID, E. Cultura e imperialismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2011 (Introdução e capítulos 1, 2 e 3).

6. Professores/as que oferecem vaga nesse processo seletivo para doutorado

Atenção: Um/a mesmo/a professor/a pode fazer parte de até duas linhas de pesquisa. Porém, o/a candidato/a deve escolher apenas uma linha de pesquisa. Exclusivamente dentro dessa linha, deve estabelecer a primeira opção e a segunda opção de orientador/a. O projeto deve ser elaborado de acordo com o projeto de pesquisa vinculado ao/à docente da primeira opção dentro da linha pretendida. Quando houver apenas um/a professor/a oferecendo vaga numa linha de pesquisa e apenas nesse caso, o/a candidato/a poderá indicar como segunda opção um/a professor/a de outra linha de pesquisa.

6.1. Área: Estudos Linguísticos

Linha de pesquisa: Paradigmas de Ensino de Línguas

Nome Linha de pesquisa Projeto(s) de pesquisa

Profa. Dra. Solange Maria de Barros Paradigmas de Ensino de Línguas Formação crítica do educador de línguas: pedagogia emancipatória para a inclusão social

Linha de pesquisa: Práticas Textuais e Discursivas: Múltiplas Abordagens

Nome Linha de pesquisa Projeto(s) de pesquisa

Profa. Dra. Solange Maria de Barros Práticas Textuais e Discursivas: Múltiplas Abordagens Práticas discursivas de violência: jovens e adolescentes em situação de risco

Prof. Dr. Roberto Leiser Baronas Práticas Textuais e Discursivas: Múltiplas Abordagens Slogans políticos e publicitários, fórmulas, enunciados de pequena extensão e estereótipos: problemas de particitação e/ou de hiperenunciação, de

(9)

sobreasseveração e/ou de aforização?

Prof. Dr. Fernando Zolin Vesz Práticas Textuais e Discursivas: Múltiplas Abordagens Enunciados des/reterritorializados: análise e implicações teórico-conceituais

Linha de pesquisa: História, descrição, análise e documentação de línguas faladas no Brasil

Nome Linha de pesquisa Projeto(s) de pesquisa

Prof. Dr. Manoel Mourivaldo Santiago Almeida História, descrição, análise e documentação de línguas faladas no Brasil Edição e estudo de textos literários e não literários em língua portuguesa

6.2. Área: Estudos Literários

Linha de pesquisa: Literatura e Outras Artes, Memórias e Fronteiras

Nome Linha de pesquisa Projeto(s) de pesquisa

Profa. Dra. Maria Elisa Rodrigues Moreira

Literatura e outras artes, memórias e fronteiras Poéticas da proximidade: literatura, arte, política Prof. Dr. Vinícius Carvalho Pereira

Literatura e outras artes, memórias e fronteiras

Linguagens em jogo e jogos de linguagem? literatura e outros saberes como regimes de significação

Linha de pesquisa: Literatura, Sociedade e Identidades

Nome Linha de pesquisa Projeto(s) de pesquisa

Prof. Dr. Renilson Rosa Ribeiro

Literatura, Sociedade e Identidades

A narrativa da nação nos discursos da história e da literatura Prof. Dr. Henrique de Oliveira Lee Literatura, Sociedade e Identidades O pacto autobiográfico da educação pelas margens: narrativas de vida e resistência

(10)

Atenção: Para um maior esclarecimento a respeito dos projetos de pesquisa, verificar em (https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/) e/ou nos currículos lattes dos/as docentes, que podem ser acessados em (http://lattes.cnpq.br/).

7. Divulgação das inscrições deferidas e indeferidas (A documentação será analisada pela secretaria do Programa e a não entrega de qualquer um dos documentos anteriormente citados implicará no indeferimento das inscrições). Data: 24 de outubro de 2017

Local: site da UFMT (www.ufmt.br/ editais/pós-graduação) ATENÇÃO: O resultado não será informado por telefone.

II. SELEÇÃO:

Atenção: As seleções para o mestrado e para o doutorado serão conduzidas por uma Comissão de Seleção, composta por docentes do Programa.

Mestrado

Serão considerados/as aprovados/as apenas os/as candidatos/as que obtiverem, no mínimo, nota 7,0 (sete) nas etapas 1 e 2.

Será obtida uma média entre as notas dessas duas etapas, somando-as e dividindo-as por dois. A pontuação obtida na etapa 3 tem caráter classificatório e será somada à média. (N1x10) + (N2x 10) + N3 = NF

2

Tendo sido preenchidas as vagas e ainda havendo candidatos/as classificados/as, eles/as poderão ser chamados/as em caso de desistência de candidatos/as aprovados/as.

Em caso de empate será selecionado/a o/a candidato/a de maior idade.

1. Etapa 1:

Prova escrita (valor: 10,0). A prova escrita, que avaliará também o desempenho linguístico do candidato, versará sobre conhecimentos específicos na área de concentração escolhida, com base na bibliografia sugerida. Tem caráter eliminatório.

Critérios para correção de provas:

a) Resposta pertinente ao tema da questão (ou seja, o candidato respondeu ao que foi perguntado).

(11)

b) O candidato desenvolveu bem sua resposta, apresentando conhecimento de médio a bom ou ótimo sobre o assunto abordado.

c) O candidato lançou mão de argumentos consistentes, através de diferentes estratégias argumentativas, por exemplo, fazendo alusões a teóricos e/ou teorias relativas ao tema da questão.

d) O candidato apresentou redação própria, com o mínimo de problemas relativos à norma padrão e à textualidade, como bom uso dos procedimentos coesivos e coerência no desenvolvimento das ideias expostas.

e) O candidato apresentou originalidade, trazendo contribuições teóricas e/ou aplicadas às questões respondidas.

f) O candidato demonstra certa independência intelectual e o mínimo de atitude de pesquisador iniciante.

g) Não será permitida a presença na sala de provas de pessoas estranhas ao processo seletivo.

Data: 30 de outubro de 2017

Horário: 13:00 às 17:00 (horário de Mato Grosso).

Local: Instituto de Linguagens, 2º piso, sala 35 e 36, UFMT- campus de Cuiabá-MT.

Atenção: o horário será rigorosamente mantido. Não será admitida a entrada de candidatos/as na sala após as 13h.

Resultado da prova escrita do mestrado

Serão considerados/as aprovados/as e aptos/as para realizar a etapa seguinte apenas os/as candidatos/as que obtiverem, no mínimo, 7,0 (sete) pontos, em uma escala de 0 a 10 pontos.

O resultado da prova escrita será divulgado no dia 10 de novembro de 2017, juntamente com o calendário das arguições, no site da UFMT www.ufmt.br (editais/pós-graduação).

Prazo para recurso ao resultado da prova escrita: deverá ser protocolado no dia 13 de novembro de 2017.

O resultado do recurso da prova escrita será divulgado no dia 14 de novembro de 2017.

Atenção: O resultado não será informado por telefone.

2. Etapa 2:

Arguição do projeto de pesquisa (valor: 10,0). (Data: 16, 17 e 21 de novembro de 2017)

(12)

Nesta etapa, de caráter eliminatório, os/as candidatos/as serão arguidos a respeito do projeto de pesquisa de mestrado entregue na inscrição. Somente serão considerados/as aprovados/as os/as candidatos/as que obtiverem, no mínimo, nota 7,0 (sete). Nesta etapa estarão presentes os/as docentes do Programa e os candidatos. Será vedada a presença de pessoas estranhas ao processo seletivo.

 Local: Instituto de Linguagens, 2º piso, sala 35 e 36, UFMT - campus de Cuiabá-MT.

Critérios de avaliação para a arguição do projeto de mestrado:

 Conhecimento a respeito do objeto de pesquisa escolhido (valor: 5,0 pontos);

 Conhecimento do referencial teórico utilizado (valor: 5,0 pontos). 3. Etapa 3: Análise do currículo (22 de novembro de 2017)

Essa etapa, de caráter classificatório, será realizada pela comissão avaliadora composta pelos/as professores/as com vagas abertas nesse seletivo, sem a presença dos/as candidatos/as. Só serão analisados os currículos dos/as candidatos/as aprovados/as nas duas etapas anteriores para critérios de classificação. Consistirá na pontuação da produção intelectual bibliográfica e técnica, de acordo com os seguintes critérios: a) Livro (obra autoral completa) 2,0

b) Livro (coletânea) 2,0 c) Capítulo de livro 1,5

d) Artigo em periódico científico 1,5 e) Prefácio ou posfácio 1,0

f) Texto completo publicado em anais de evento científico 1,0 g) Tradução 1,0

h) Texto publicado em jornal ou revista 0,5 i) Resumo em anais de evento científico 0,5

j) Apresentação de trabalho em evento científico 0,5 l) Palestra 0,5

m) Mesa-redonda 0,5

DOUTORADO

Serão considerados/as aprovados/as apenas os/as candidatos/as que obtiverem, no mínimo, nota 7,0 (sete) nas etapas 1 e 2.

Será obtida uma média entre as notas dessas duas etapas, somando-as e dividindo-as por dois. A pontuação obtida na etapa 3 tem caráter classificatório e será somada à média. (N1x10) + (N2x 10) + N3 = NF

2

Tendo sido preenchidas as vagas e ainda havendo candidatos/as classificados/as, eles/as poderão ser chamados/as em caso de desistência de candidatos/as aprovados/as.

(13)

Em caso de empate será selecionado/a o/a candidato/a de maior idade.

1. Etapa 1: Análise do projeto de pesquisa.

Essa etapa, de caráter eliminatório, será realizada pela comissão avaliadora composta pelos professores/as com vagas abertas nesse seletivo, sem a presença dos/as candidatos/as. Somente serão considerados/as aprovados/as os/as candidatos/as que obtiverem, no mínimo, nota 7,0 (sete). Essa etapa será constituída de duas fases, assim especificadas:

Fase 1

A comissão avaliadora analisará os projetos de pesquisa de doutorado apresentados, avaliando sua adequação à linha de pesquisa pretendida e ao projeto de pesquisa do/a professor/a orientador/a pretendido/a em primeira opção. Se não for considerado adequado, o projeto será eliminado e não participará da fase seguinte. Caso o projeto se adéque à linha de pesquisa, mas não ao projeto de pesquisa do professor orientador de primeira opção, será avaliada, então, a disponibilidade dos/as professores/as orientadores/as pretendidos para a orientação do candidato.

Fase 2

Os projetos considerados adequados na fase anterior serão avaliados e pontuados quanto ao mérito (valor: 10,0 pontos). Critérios de avaliação: a) Precisão no delineamento do objeto de pesquisa (valor: 1,0 ponto). b) Clareza no estabelecimento dos objetivos do projeto de pesquisa (valor: 2,0 pontos).

c) Adequação do referencial teórico ao objeto de pesquisa e à abordagem proposta em relação à linha de pesquisa pretendida (valor: 2,0 pontos). d) Domínio do referencial teórico empregado (valor: 3,0 pontos).

e) Adequação à norma culta da língua portuguesa (valor: 2,0 pontos).

Atenção: Os resultados da primeira etapa e os horários e locais da etapa seguinte (defesa do projeto de pesquisa) serão publicados até 10 de novembro de 2017 no site da UFMT (editais/pós-graduação) e no mural da Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem. O resultado não será divulgado por telefone.

2. Etapa 2:

Arguição do projeto de pesquisa (valor: 10,0). (Data: 16, 17 e 21 de novembro de 2017)

Nesta etapa, de caráter eliminatório, os/as candidatos/as serão arguidos a respeito do projeto de pesquisa de doutorado entregue na inscrição. Somente serão considerados/as aprovados/as os/as candidatos/as que obtiverem, no mínimo, nota 7,0 (sete). Nesta etapa estarão presentes os/as docentes do Programa e os candidatos. Será vedada a presença de pessoas estranhas ao processo seletivo.

 Local: Instituto de Linguagens, 2º piso, sala 35 e 36, UFMT - campus de Cuiabá-MT.

(14)

Critérios de avaliação para a arguição do projeto de doutorado:  Conhecimento a respeito do objeto de pesquisa escolhido (valor: 5,0 pontos);

 Conhecimento do referencial teórico utilizado (valor: 5,0 pontos); 3. Etapa 3: Análise do currículo (22 de novembro de 2017)

Essa etapa, de caráter classificatório, será realizada pela comissão avaliadora composta pelos/as professores/as com vagas abertas nesse seletivo, sem a presença dos/as candidatos/as. Só serão analisados os currículos dos/as candidatos/as aprovados/as nas duas etapas anteriores para critérios de classificação. Consistirá na pontuação da produção intelectual bibliográfica e técnica, de acordo com os seguintes critérios: a) Livro (obra autoral completa) 2,0

b) Livro (coletânea) 2,0 c) Capítulo de livro 1,5

d) Artigo em periódico científico 1,5 e) Prefácio ou posfácio 1,0

f) Texto completo publicado em anais de evento científico 1,0 g) Tradução 1,0

h) Texto publicado em jornal ou revista 0,5 i) Resumo em anais de evento científico 0,5

j) Apresentação de trabalho em evento científico 0,5 l) Palestra 0,5

m) Mesa-redonda 0,5

Divulgação dos resultados das etapas 2 e 3 (mestrado e doutorado) a) Data: 23 de novembro de 2017

b) Local: site da UFMT www.ufmt.br (editais/pós-graduação) e no mural do Programa - 2º piso, sala 42, UFMT- campus de Cuiabá-MT.

c) Prazo para recurso: 24 de novembro de 2017 d) Resultado de recurso: 27 de novembro de 2017

Divulgação dos resultados finais Data: 29 de novembro de 2017

Local: site da UFMT www.ufm.br (editais/pós-graduação) e no mural do Programa - 2º piso, sala 42, UFMT- campus de Cuiabá-MT.

Atenção: O resultado não será informado por telefone.

Caberá recurso em relação a todas as fases do processo de seleção no prazo de 24 horas a contar da data de publicação do resultado. A solicitação deverá ser dirigida à Coordenação do Programa de Pós-Graduação em

(15)

questão, por meio de processo instruído e protocolado junto ao Setor de Protocolo Central da UFMT. O pedido deverá ser justificado, e indicar com precisão o ponto sobre o qual versa a reclamação. O/A recorrente deverá expor os fundamentos do pedido de reexame de forma clara e objetiva, podendo juntar os documentos que julgar convenientes.

Será concedida vista acompanhada (Coordenador do Programa ou membro do Colegiado indicado para tanto) ao/à candidato/a que requerê-la para fundamentar o recurso. A publicação do resultado de todas as fases, assim como o resultado final do processo seletivo, será feita por meio de lista contendo a pontuação de todos/as os/as candidatos/as. Tendo sido preenchidas as vagas e ainda havendo candidatos/as classificados/as, eles/as poderão ser chamados/as em caso de desistência de candidatos/as aprovados/as. Em caso de empate será selecionado/a o/a candidato/a de maior idade.

III. MATRÍCULA

Os/As candidatos/as aprovados/as deverão fazer suas matrículas pessoalmente na secretaria no Programa.

Período: 05 a 26 de fevereiro de 2018, somente nos dias úteis.  Horário: das 14h00 às 17h00

 Local: Sala 42, 2º piso, Secretaria da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem – UFMT, campus de Cuiabá-MT.

As cópias dos documentos dos/as candidatos/as selecionados/as entregues no ato da inscrição serão utilizadas para a efetivação da matrícula.

(16)

IV. CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO

Data Etapa

09 a 20 de outubro de 2017 Inscrições presenciais 09 a 17 de outubro de 2017 Inscrições por sedex

09 a 11 de outubro de 2017 Pedidos de isenção de taxa de inscrição

13 de outubro de 2017 Resultado dos pedidos de isenção de taxa de inscrição

24 de outubro de 2017 Inscrições deferidas e indeferidas 30 de outubro de 2017 Etapa 1- Prova escrita para o

mestrado

10 de novembro de 2017 Resultado da Etapa 1- Prova escrita 13 de novembro de 2017 Prazo para recurso ao resultado da

Etapa 1

14 de novembro de 2017 Resultado dos pedidos de recurso

16, 17 e 21 de novembro de 2017 Etapa 2 – Arguição Mestrado e

Doutorado

22 de novembro de 2017 Etapa 3 - Análise do currículo

23 de novembro de 2017 Resultado das Etapas 2 e 3

24 de novembro de 2017 Prazo para recurso ao resultado das Etapas 2 e 3

27 de novembro de 2017 Resultado de recurso ao resultado das Etapas 2 e 3

29 de novembro de 2017 Resultado final

05 a 26 de fevereiro de 2018 Matrículas dos/as candidatos/as aprovados/as

V. DISPOSIÇÕES GERAIS

a) O Programa não garante bolsas de estudos para os/as candidatos/as aprovados/as. Existem critérios em relação à distribuição de cotas que por ventura vierem a existir. Esses critérios serão apresentados pela Coordenação do Programa em reunião específica com os/as alunos/as ingressantes.

b) Não serão aceitos quaisquer documentos enviados via FAX.

c) Não haverá, em hipótese alguma, remanejamento de matrícula de uma área para outra.

d) Os/As candidatos/as não selecionados/as poderão retirar seus documentos na secretaria do Programa até 19 de dezembro de 2017, após o que os documentos serão incinerados.

(17)

e) O Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem é também disciplinado pela Resolução CONSEPE nº 05, de 28 de janeiro de 2008, pelo regimento específico e por decisões emanadas do Colegiado do Programa. f) Os casos omissos serão resolvidos pelo Colegiado de Curso do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem.

Este Edital foi aprovado pelo Colegiado de Curso do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem em 03 de julho de 2017.

Cuiabá, em 21 de agosto de 2017.

Prof. Dra. Divanize Carbonieri

Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem IL/UFMT

Referências

Documentos relacionados

Neste contexto, somente será possível obter desempenho e preci- são se utilizarmos todos os recursos disponíveis em nosso hardware, pois o processamento matemático exige

Acompanhei a Dr.ª Lina nas suas atividades diárias, bem como outros médicos dos serviços de Ginecologia e Obstetrícia, nas valências de enfermaria, consulta externa e serviço de

One of the main strengths in this library is that the system designer has a great flexibility to specify the controller architecture that best fits the design goals, ranging from

Fratura exposta (FE) é aquela em que há comunicação entre o foco de fratura e o ambiente externo, geralmente através de uma lesão na pele.. Apesar dos avanços atuais no tratamento

A análise avançada é definida, no contexto da AS4100 (1990), como uma análise inelástica de segunda ordem muito precisa em que são incluídos os aspectos importantes (curvatura

(c) Cross-sectional view of a disposable recessed electrode of the same general structure shown in Figure 5.9(c). The recess in this electrode is formed from an open foam

O presente estudo foi realizado com o objetivo de descrever o perfil das mulheres que tiveram parto na maternidade do Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago em

Janaína Oliveira, que esteve presente em Ouagadougou nas últimas três edições do FESPACO (2011, 2013, 2015) e participou de todos os fóruns de debate promovidos