Jornal 1ª Categoria. Edição Mensal 1ªEdição Junho de Portanto, a expressão necessitados, contida no artigo 134 da Constituição

Texto

(1)

Jornal 1ª Categoria

Edição Mensal – 1ªEdição Junho de 2011

Resultados e estatísticas

Observando o sistema e-PAJ – Sistema Eletrônico para Consulta de Processos de Assistência Jurídica, é possível visualizar qual foi a produtividade da Defensoria Pública da União de 1ª Categoria no Distrito Federal. De 01/01/2011 até 20/05/2011 a Unidade havia instaurado 2.021 PAJs - Processos de Assistência Jurídica, correspondentes a 168,5

PAJs por ofício. Entretanto, em razão de

estarmos com alguns ofícios vagos, esta média sobe para 289 PAJs instaurados por ofício provido. A título de comparação, a Categoria Especial, que possui reconhecido volume de trabalho, contando com 38 Ofícios, teve, em média, no mesmo período considerado, 175 PAJs instaurados por Ofício.

Confira agora alguns resultados alcançados em Maio/2011:

Distribuição acumulada de processos:

653

Distribuição por ofício:

1º Ofício Regional Cível: 71

(10,87%)

7º Ofício Regional Cível: 63 (9,65%)

2º Ofício Regional Cível: 70 (10,72%)

1º Ofício Regional Criminal: 34 (5,20%)

3º Ofício Regional Cível: 60 (9,18%)

2º Ofício Regional Criminal: 33 (5,05%)

4º Ofício Regional Cível: 63 (9,65%)

3º Ofício Regional Criminal: 52 (7,96%)

5º Ofício Regional Cível: 74 (11,33%)

4º Ofício Regional Criminal: 39 (5,97%)

6º Ofício Regional Cível: 66 (10,11%)

5º Ofício Regional Criminal: 28

(4,29%)

A voz do Defensor

“Portanto, a expressão necessitados, contida no artigo 134 da Constituição Federal/88 não deve ser entendida apenas no conceito de economicamente necessitado, mas também, como juridicamente necessitado, como ocorre, por exemplo, no caso de grupos socialmente vulneráveis.”

SOARES JÚNIOR, Jair. O princípio da máxima efetividade dos direitos

fundamentais e a legitimidade da Defensoria Pública para propor ações coletivas. Jus Navigandi, Teresina, ano 16, n. 2869, 10 maio 2011.

<http://jus.uol.com.br/revista/texto/19072>

Espaço - Fala colega!

Servidores e estagiários da DPU/DF de 1ª Categoria, O jornal “1ª Categoria” quer contar com sua valiosa contribuição em suas publicações. Para tanto, reservamos um espaço no qual teremos a honra de publicar suas idéias, pensamentos e sugestões encaminhadas ao Setor de Recursos Humanos da Unidade. Aproveitem. Este espaço é de vocês!

(2)

Jornal 1ª Categoria

Edição Mensal – 1ªEdição Junho de 2011

Coluna “Faces”

Nosso primeiro entrevistado é Gilmar Bezerra Crispim, 54, servidor da Administração. Crispim, como é conhecido, está conosco desde fevereiro/2011, mas já trabalhava na DPGU desde dezembro/2008,

quando foi requisitado ao Ministério da Agricultura. Gilmar é formado em Ciências Contábeis e Gestão de Negócios Imobiliários, e auxilia, atualmente, na supervisão e controle da execução dos serviços realizados, aqui na Unidade, pelas empresas contratadas pela DPU.

Cidade de nascimento: Caucaia - CE Time de coração: Flamengo

Maior alegria: Ver a família feliz Gosto musical: Gospel

Banda preferida: Aline Barros O que mais odeia: Mentira

Do que mais gosta: Alimentar-se bem Filme preferido: Homens de Honra/2000 Livro que está lendo atualmente: Amar por fé

Deixe sua mensagem: ”Que nós consigamos o apogeu da paz”.

Campanha “Adote um Copo”

A

inda não tivemos dados que pudessem esclarecer se a campanha

“Adote um Copo” surtiu o efeito desejado pelos criadores. Na verdade, nem é este o objetivo. A campanha, criada em meados de março, tinha a intenção de introduzir um assunto de extrema importância e relevância, que a depender dos atos presentes, trará conseqüências futuras. Talvez não para mim, ou para você que está lendo este texto, mas para o seu filho, neto, bisneto e gerações futuras. Pode parecer pouco “adotar” um copo, mas imagine todo mundo fazendo isso diariamente, ou, quem sabe, não utilizando sacolas plásticas, ou ainda, simplesmente, não jogando lixo no chão, no mar ou nos rios. Talvez pudéssemos evitar uma tragédia, que parece anunciada, e salvar o planeta, que pode não deixar de existir, mas a humanidade, esta sim, está ameaçada!

(3)

Jornal 1ª Categoria

Edição Mensal – 1ªEdição Junho de 2011

DPU/DF 1ª Categoria passará a fazer parte das estatísticas de qualidade de atendimento de assistidos.

ma notícia importante e que servirá para que tenhamos a oportunidade de verificar como está o atendimento aos assistidos que ingressam na Unidade é a implantação do sistema de avaliação de atendimento. A partir de junho, todo assistido que solicitar atendimento na 1ª Categoria terá a possibilidade de informar, via formulário de atendimento, o que achou da prestação de

serviço a ele oferecida. De posse dos dados, será possível mensurar, mensalmente, a qualidade e a produtividade do atendimento na Unidade. Esses mesmos dados serão encaminhados, posteriormente, para a DPGU, para que sejam publicados e inseridos no link estatística do sitio oficial da Defensoria. O Setor de Atendimento é a vitrine da DPU e esta iniciativa visa fornecer elementos para o constante aprimoramento e o devido desenvolvimento aos nossos valorosos colaboradores que trabalham no setor.

Aniversariantes do Mês

05/06/2011

Maria de Fátima Rodrigues da Silva Maia - Gabinete Dr. Danilo

07/06/2011

Gilmar José Bezerra Crispim – Administração

10/06/2011

Alisson Cantanhêde de Araújo – Gab. Dra. Geovana

12/06/2011

Francisco Barbosa de Morais - Cartório

Muitas felicidades, paz, saúde e grandes realizações. São os votos da equipe do Jornal 1ª

Categoria!

(4)

Jornal 1ª Categoria

Edição Mensal – 1ªEdição Junho de 2011

Humor

Da Série aprendendo com Humor: Homem EPAJ em:

É aqui que eu consigo um advogado, de graça?

E agora? Que é que eu faço? Esse cara

parece que tem muito dinheiro!

Esse parece ser mais um trabalho para o HOMEM EPAJ! UFA! Mais um trabalho para o HOMEM EPAJ. O defensor dos necessitados! O Senhor não sabia que, segundo o

Art. 134 da CF/88, a Defensoria Pública da União tem a missão de garantir o acesso à justiça das pessoas

CARENTES, que comprovem insuficiência de recursos?

DPU

PU

DPU

(5)

Jornal 1ª Categoria

Edição Mensal – 1ªEdição Junho de 2011

Saúde

o portal do Ministério da Saúde existe um link interessante chamado “Entenda a Dengue”. Neste espaço é possível navegar por várias janelas, nas quais o usuário poderá conhecer mais sobre o assunto, bem como visualizar mitos e erros mais comuns sobre a doença.

Fonte: Internet-http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/flash/cartilha_dengue.html

N

(6)

Jornal 1ª Categoria

Edição Mensal – 1ªEdição Junho de 2011

Mensagem do Defensor-Chefe

ueridos colegas e colaboradores, este é um momento de mudanças, que, quase sempre, carregam algum grau de dificuldade. Todos nós vivenciamos um tipo de cultura organizacional, que, normalmente, muda quando se mudam as peças, mas o objetivo é sempre crescer. Com isto, peço a colaboração de todos nesta hora e, principalmente, paciência, pois são processos novos de uma nova etapa que trará, com certeza, mais organização, controle, integração e um melhor ambiente na Unidade. Conto com todos, Jair.

Editorial

O objetivo de qualquer jornal é levar informações aos leitores. Este não poderia ser diferente. No entanto, queremos também q ue vocês conheçam quem são as pessoas que trabalham na Unidade. O que elas fazem, do que elas gostam, ou seja, buscar uma aproximação até então inexistente. Nós passamos muito tempo de nossas vidas no trabalho. Porque não transformar estes momentos em algo prazeroso. Temos, a partir de agora, uma ferramenta importante para expressarmos nossas opiniões, trocarmos informações, além de reproduzirmos idéias e pensamentos que podem alterar o rumo das coisas. Porque não?

Responsáveis:

Leonardo Silva Curto – Administrador – Setor de Recursos Humanos - DPU/DF de 1ª Categoria no Distrito Federal

Fernanda Magalhães Silva – Técnica em Assuntos Educacionais – Setor de Recursos Humanos – DPU/DF de 1ª Categoria no Distrito Federal

Supervisão:

Dr. Jair Soares Júnior – Defensor Público-Chefe Substituto (no Exercício da Chefia)

Agradecimentos pela Colaboração na edição: Gilmar Bezerra Crispim

Imagem

Referências

temas relacionados :