• Nenhum resultado encontrado

Descartes : uma orientação bibliográfica

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Descartes : uma orientação bibliográfica"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

Descartes

reflexão sobre a modernidade

ACTAS DO COLOQUIO INTERNACIONAL (Porto, 111.20 de Norembm de 1996)

(2)

J.

F. MEIRIKHOS

Universidade do Porto

DESCARTES.

UMA ORIENTAÇÃO BIBLIOGRÁPICA

'

O pensamento de Descartes tem sido, em especial neste século, um incontomável campo de debate e controvérsia em tomo dos problemas filosó- ficos tradicionais e mesmo em tomo daqueles que, em tempos recentes, pare- cem emergir como novos. A fenomenologia busserliana, o existencialismo, as teorias do método e da ciência, as filosofias do conhecimento, da consciência e da inteligência artificial, servem como exemplos contemporâneos do recurso ao fecundo manancial filosófico legado por Descartes. Note-se até que Descartes, esse filósofo que c'esst Ia F r a n c e e, por extensão, exemplo sumá- rio dos temas e do modo continental de fazer filosofia, é, pelo menos desde há quatro décadas, objecto de crescente interesse no âmbito das filosofias anglo-saxónicas.

De um ângulo mais historicista, isto é, tomando a obra de Descartes no seu tempo mesmo, verifica-se com facilidade que as sucessivas interpretaçaes de que tem sido objecto vão a par com a renovação hermenêutica da histo- riografia da filosofia, nos anos mais recentes. No refluxo das grandiosas inter- pretações sistemáticas dos anos 50 e 60, têm sido as micro-leituras textuais a transformar a obra de Descartes numa oportunidade para o p e n s a r , uma vez abandonados os projectos de talhe hegelianizante orientados para a busca da ideal unidade de orientação que pretensamente lhe subjaz. Essas leituras poli- facéticas de Descartes articulam-se preferencialmente em tomo de problemas filosóficos, primeiro isolados na sua singularidade de vincos e detalhes, mas

'

Em paralelo com o Colóquio Descartes, rej7exão sobre a modernidade, foi organi- zada uma mostra do fundo bibliográfico cartesiano da Biblioteca Cenml da Faculdade de Lelras da Universidade do Porto. A informação que então coligi no pequeno catálogo está na origem desta bibliografia, muito ampliada e reorganizada. Agradeço a colaboração da Dr.' Isabel Pereira Leite e da Dr.' Isabel Ortigão, na disponibilização dos registos catalo-

gráficos do fundo cartesiano da Biblioteca da Faculdade. Agradeço também à Dr? Sofia Miguens os comentários a uma primeira versão deste contributo.

in: &,cirirr, req7cxW sobre n mdrritidndr. i l ç m do Coldqi~io iiiiir~~lcio~ioi (ibrm, 18-20 <I<. Noi<sihra, 1996). Maria Jose Cuilirtr-JmC frrnrirco Mcirinlior (cwid). Ediclo da fundaao Eng. Antõnio da A l r n e i d ~ Pano. 1998: pp. 485-504.

(3)

depois abordados a partir das tensões internas da escrita e do pensamento, da arqueologia das continuas transformações na sua formulação, da paradoxal dis- secação do ainda não dito, da genealogia dos conceitos, da historicidade da obra, das hesitações doutrinais e disciplinares, da tensão com o tempo prece- dente e com a sua posteridade, no quadro das divergentes tradições filosófi- cas que contribuiu para instaurar. Estão ai outros tantos elementos de uma her- menêutica cartesianista em gestação. A multiplicação de obras colectivas e de números monográficos de importantes revistas (cfr. infra II1.B) pode ser tomado como sintoma desta orientação de leituras multi-polares e não apenas como exemplo dos moldes actuais do trabalho académico.

As perspectivas de leitura sobre a figura filosófica de Descartes multi- plicaram-se e os juizos sobre a sua importância e a qualidade da sua iufluên- cia continuam a ser divergentes, embora a diatribe anti-cartesiana esteja hoje praticamente esgotada (excepto quando se pretende um título de impacto mediático). As múltiplas traduções das obras e a vertiginosa proliferação de estudos, de grande ou pequena dimensão, são um bom testemunho da actua- lidade (quase se poderá dizer da popularidade) do filósofo seiscentista. Come- çam agora a ser editadas as Actas dos inúmeros congressos e colóquios rea- lizados um pouco por todo o mundo durante 1996, na oportunidade do quarto centenário do nascimento de Descartes. Será preciso ainda algum tempo para se perceber o que esta massiva onda comemorativa trouxe de novo aos estu- dos cartesianos (para um primeiro balanço veja-se já o Bullerin cartésien de 1997, cfr. infra II.A.), mas contribuiu desde já para agravar a crónica desac- tualização de todas as orientações bibliográficas.

Pareceu útil oferecer no final deste volume de Actas uma reduzida biblio- grafia cartesiana, concebida como ponto da situação e instrumento de traba- lho, onde fossem dados elementos orientadores sobre as edições de referência, sobre os instrumentos de pesquisa disponiveis e sobre os mais significativos estudos interpretativos. Ao introduzir estes critérios de ordenação, pretende-se desde logo ilustar a genuína presença da discussão filosófica nos estudos car- tesianos e, também, contrariar aquela difusa e infundada sensação de caótica repetição que um sobrevoo desatento de uma miríade de publicações pode infundir.

Assim, este guia orientador, procura ser o mais completo possivel no que diz respeito às edições, completas ou usuais, das obra de Descartes bem como as mais recentes edições criticas que, até agora, apenas abrangem algumas das obras ditas menores ($ 1.A-B). Note-se que continua a faltar uma edição crí- tica, com rigor filológico, do corpzis cartesiano completo. Pelo seu interesse, algumas edições manuais com carácter divulgativo também justificam a sua inclusão numa bibliografia breve. Os instrumentos de pesquisas ($ 1.C e ILA-C), apesar de constituírem um gmpo estranhamente pouco diversificado

(4)

DESCARTES. UMA ORIENTAÇÃO BIBLIOGRAFICA 487

e pobre, se comparado com o que já é oferecido para os autores medievais, começam também a acompanhar as novas tecnologias, quer através das edi- ções electrónicas, quer através da disponibilização na Intemet de textos e de bibliografias. Para não alongar desmesuradamente esta orientação bibliográfica, não se incluem estudos publicados em revistas, nem se mencionam histórias da filosofia, dicionários de filosofia, ou enciclopédias, mas são referidos os números de revistas especialmente dedicados a Descartes.

Em Portugal o pensamento de Descartes suscita continuado interesse, desde sempre, mas com um entusiasmo que tem variado ao longo do tempo. A construção de um panorama mais exacto desta presença poderá ser traçado a partir das traduções da sua obra, das quais se dá uma listagem tão exaus- tiva quanto possível (cf. secção 1.D). Também não abundam, por cá, os livros sobre o seu pensamento e, na bibliografia que se segue, quando existam tra- duçoes, vão sempre referidas a edição original. As poucas entradas elencadas evidenciam a pobreza da bibliografia cartesiana em português europeu (repe- tindo-se a ressalva de aqui não se incluirem estudos publicados em revistas ou em obras colectivas), que contrasta com a sua real influência. O panorama de tradução de obras é francamente restrito e repetitivo. Parece claro que as investigaçaes académicas partem do contacto directo com as obras e os estu- dos, negligenciando as traduções, mas também não contribuem de modo defi- nitivo para o acesso ao texto cartesiano em traduções de maior rigor filosó- fico. Do corptrs cartesiano apenas cinco titulos estão traduzidos em português europeu: As paixões da alnta, Disczirso do método, Meditações sobre a filo- sofia primeira, Princípios da Filosofia, Regras para a direcção do espírito, devendo notar-se que do Discurso do método podem encontrar-se nada menos que nove traduções diferentes, sete das quais realizadas nos últimos vinte anos (cf. secção 1.D). Mas, desses cinco titulos, dois estão incompletos, pois nunca foi traduzido qualquer dos Essais que acompanham o Disco~irs, nem nenhuma das Objecções e Respostas as Meditationes. Cinco traduções dos Principia abrangem apenas o livro l e apenas a sexta (curiosamente publicada após o "ano cartesiano") abrange a totalidade da obra. A insistência no Discurso do método (9 traduções) explica-se por este texto ser, até 1994, uma das obras de leitura obrigatória da disciplina, então obrigatória, de Filosofia no 1 1." ano de escolaridade. A inclusão da parte I dos Princípios de Filosofia, como obra de opção no programa de Filosofia do 12." ano (uma disciplina que também passou a ser de opção), generalizado a todo o pais em 1995, explica a actual proliferação de traduções desta obra.

(5)

488 J. F. MEIRINHOS

O melhor instrumento de actualização bibliográfica anual sobre Descar- tes, apesar da sua selectividade, é o «Bulletin cartésien)) (ver infra na secção II.A), o qual, para além de curtos ensaios de análise temático-bibliográfica, oferece listagens de títulos, alguns dos quais acompanhados de leituras críti- cas. O «Bulletin», tem também secções dedicadas ao cartesianismo.

Referências as traduções de obras e aos estudos sobre Descartes publi- cados em Portugal até 1987, revistas, artigos e teses de licenciatura incluídos. encontram-se em Maria L.S. GANHO e Mendo C. HENRIQUES, Bibliografiafilo- sofica porfziguesa (1932-1987) Ed. Verbo, Lisboa 1988. Sobre a influência de Descartes em Portugal nos séc. XVII-XVIII, ver Amândio Coxiro: «Cai.te- sianismo em Portugal)), in Logos. Enciclopédia Luso-Brasileira de Filosojia, vol. 1, col. 849-857, Ed. Verbo, Lisboa 1989.

Para comodidade de consulta as referências bibliográficas vão agrupadas por temas:

I. Obras

A. Edições integrais ou de referência B. Ediçóes parciais. Comentários C. Edições electrónicas D. Traduções portuguesas 11. Instrumentos de pesquisa A. Bibliografias B. Léxicos e Concordâncias C. Dicionários cartesianos 111. Estudos A. Biografias

B. Obras colectivas e Actas. Publicações periódicas C. Estudos criticos. Monografias.

D. Descartes depois de Descartes

A. Obras completas ou edições d e referência

-

Oeavres de Descartes, publiées par Charles ADAM & Paul TANNERY, Ed. du Cerf, Paris 1897-1909. Nova edição, aumentada, revista e actualizada sob a direcção de P. COSTABEL e a COI. de Bernard R o c ~ o r , co-publicada por CNRS

-

Librairie Philosophique J. Vrin, Paris 1964-1974: XI tomos,

(6)

DESCARTES. UMA ORIENTACÃO BIBLIOGRÁFICA 489 em 13 vol. (reimp. em 11 vol., em formato reduzido, pela Librairie Philosophique J. Vrin, Paris 1996). Inclui os seguintes volumes:

T. I: Correspondance. Avril 1622

-

Février 1638 (792 pp.). T. 11: Correspondance kfars 1638

-

Décembre 1639 (772 pp.). T. 111: Correspondance. Janvier 1640

-

Jzrin 1643 (896 pp.). T. IV: Correspondance. Jzrillet 1643 - Avril 1647 (832 pp.). T. V: Correspondance. Ma; 1647

-

Février 1650 (832 pp.). T. VI: Discours de Ia Méthode et Essais (760 pp.). T. VII: Meditationes de prima philosophia (648 pp.). T. VIII, I : Principia philosophioe (380 pp.).

T. VIII, 2: Epistola ad Voeti~im. Lettre apologétiqtre / Querela apologetica. Notae in programma (408 pp.).

T. IX,I: Méditations Metaphysiqzres (276 pp.). T. IX, 2: Principes de Ia Philosophie (432 pp.).

T. X: Physico-Mathematica. Cornpendizim mzcsicae. Regulae ad directionem ingeriii. Recherche de Ia vérité. Szipplément a Ia correspondance (708 pp.). T. X1: Le monde. La description dir corps humain. Les passions de I'âme. Anatomica. Varia (800 pp.).

-

Oezmres et lettres, textes présentés par André B ~ i w u x (Bibliothèque de Ia Pléiade, 4) Gallimard, Paris 1953. Está em preparação uma nova edição, em 3 vol., sob a direcção de Jean Marie Beyssade.

-

Oeuvres philosophiqzies, textes établis, présentés et annotés par Ferdinand ALQUIÉ, 3 vol. (Classiques Gamier) Éditions Gamier Frères, Paris 1963- -1973.

- Correspondance, publiée avec une introduction et des notes par Charles ADAM et Gérard MILLAUD, 8 vol., Felix Alcan (vol. 1-11)

-

Presses Universitaires de France (vol. 111-VIII), Paris, 1936-1963.

B. Edições parciais. Comentários René DESCARTES:

- Abrégé de mzisiqzre: Compendium musicae. Ed. et trad. par Frédéric de B u z o ~ (Épiméthée) Presses Universitaires de France, Paris 1987.

- Correspondance avec Arnaud et Mortrs. Texte latin, traduction et notes par Geneviève LEWIS, Libmirie Philosophique J. Vrin, Paris 1953.

-Discours de Ia méthode. Texte et commentaire par Étienne Gilson (Bibliothèque des Textes Philosophiques) Librairie Philosophique J. Vrin, Paris 1962 (3e. ed.).

- Exercices pour les élénients des solides. Essa; en complénzent dtEzrclide. Progymnasmata de solidorum elementis. Ed. critique avec introd., trad.,

(7)

notes et comm. par Pierre COSTABEL (Épiméthée) Presses Universitaires de Frace, Paris 1987.

- L'entretien avec Bzirtitan, strivi de Une éttrde szrr

RTP

ou le monogramme de Descartes. Éd. critique, trad. et annot. par J.-M. BEYSSADE (Épiméthée) Presses Universitaires de Frace, Paris 1981.

-

Les passions de I'âme. Inhoduction et notes par Geneviève RODIS-LEWIS, Librairie Philosophique J. Vrin, Paris 1966 (nouvelle édition revue).

- Les textes de «Meditationes», ed. [critique] par T. TOKORO, Chuo University Press, Tokio 1994.

- Lettres a Regizrs e1 remarqtres szrr I'explication de I'esprit hzrinain. Texte latin et notes par Geneviève Roois-LEWIS, Librairie Philosophique J. Vrin, Paris 1959.

- Lettres szrr Ia morale. Corréspondance avec Ia princesse Elisabeth, Chantit et Ia reine Christine. Texte revue et présenté par Jacques CHEVALIER, Hatier-Boivin, Paris 1955.

- Meditationes de prima philosophia. Méditations métaphysiqzies. Intro- duction et notes par Geneviève RODIS-LEWIS, Librairie Philosophique J. Vrin, Paris 1970.

-

Méditations métaphysiqzies. Objections et réponses sziivies de quatre Lettres. Cronologie, présentation e bibliographie para Jean-Marie BEYSSADE et Michèle BEYSSADE (GF, 328) Flammarion, Paris 1979.

- Méditations métaphysiques. Méditations de philosophie preritière. Présen- tation et haduction nouvelle de Michèle BEYSSADE, Le Livre de Poche, Paris 1990.

- Meditationes de prima Philosophia. Cfr. infra I1.B: MARION, Jean-Luc - MASSONIE, Jean-Philippe et al., Index des «Meditationes de prima Philosophia.

-

Régles zrtiles et claires polir Ia direction de I'esprit et Ia recherche de Ia vérité. Traduction selon le lexique cartésien et annotation conceptuelle par J.-L. MARION, avec des notes mathématiques par P. COSTABEL (Archives intemationales d'histoire des idées / Intemational Archives of the History of Ideas, 88) Martinus Nijhoff, The Hague 1977.

-

Regz~lae ad directionem ingenii. Texte critique établi par G. CRAPULLI avec Ia version hollandaise du XVIlième siècle (Archives intemationales d'his- toire des idées / Intemational Archives of the History of Ideas, 12) Martinus Nijhof, The Hague 1966.

C. Edicões electrónicas

- Meditationes, Renatzrs Des Cartes. [Texto das Meditationes, index não lematizado. Ficheiros electrónicos consultáveis em Hypercard, disquete

(8)

DESCARTES. UMA ORIENTAÇÃO BIBLIOGRÁFICA 49 I

MacOs. Acompanha o vol.: MARION, Jean-Luc

-

MASSONIE, Jean-Philippe - MONAT, Pierre

-

UCCIANI, Louis: lndex des «Meditationes de prima philosophia)) (ver infra 11.B)].

- GUEHO, Fabrice - NOVAL, Fabrice: Descartes, Vie, philosophie et oezivres, en CD-ROM. Une édition électroniqzie complète des oezlvres de Descartes [en français] avec une introdircfion vivante a sa vie et à sa philosophie. Un dictionnaire de 15000 citations. Joli Ciel, Paris 1996. Diffusion: La Procure, Paris [procure@mail.edi.fr].

-Descartes' Meditations. A Trilingual HTML Edition. Ed. by David B. MANLEY and Charles S. TAYLOR. Latin text, Duc de Luynes' french transl., John Veitch's english transl. [na Iriternet:] http:l/philos.wright.edu/ /DesCartes/Meditations.hhnl. [Tradução do duque de Luynes consultável com instrumento de pesquisa de "palavras" e "lista de frequências" em:] http://cedric.cnam.fr/ABU/BIB/go?medit3.

- Discozirs de lu méthode. Texte de I'éd. Victor Cousin, par Pierre Cubaud. [Com instrumento de pesquisa de "palavras" e "lista de frequências", na Internet:] http://cedric.cnam.fr/cgi-bin/ABU/go?methode3.

D. Traduções portuguesas

- Disczirso do método. As paixões da alma. Trad., pref. e notas de N. de Macedo (Clássicos Sá da Costa) Sá da Costa, Lisboa 1937 (1992: 17." ed.). - Disczirso do método. Pref., trad. e notas de P. Gomes, rev. de P. Bravio

(Antológica best-selleres. Série universal), S. ed., Lisboa 1964.

- Disctirso do método. Trad. F. Melro (Livros de bolso 149) Europa América, Mem Martins 1977.

- Discurso do método. Trad. M.S. Alves (Textos filosóficos, 1) Livraria Popular Francisco Franco, Lisboa 1984.

- Discurso do método. Trad. T. Guimarães, Porto Ed., Porto 1984 (1994, 8" impr. da 2." ed.)

- Disc~rrso do método. Introd. e notas de Étienne Gilson. Trad. de J. Gama (Textos filosóficos, 9) Edições 70, Lisboa 1986 (1991, 1992, 1993 reimp.). - Discurso do método. Trad. de A. Monteiro e L. Martins (Dupla hélice, 2)

Ed. Replicação, Lisboa 1990 (1993, 3." ed,).

- Discurso do método. Trad. P. Gomes (Filosofia e ensaios) Guimarães, ed., Lisboa 1991 (2.' ed., reimp. 1994).

- Disctirso do método. Apres. e comentário D. Huismau. Pref. G. Rodis- Lewis. Trad. C.A. de Brito, Ed. Ponto de Encontro, Lisboa 1993.

-Meditações metafísicas, trad. António Sérgio (col. Filósofos moralistas) Imprensa da Universidade, Coimbra 1930.

(9)

492 I. F. MEIRINHOS

Fraga (Col. Novalmedina, 6) Ed. Almedina, Coimbra 1976 (div. reimpr.). -Princípios da Filosofia [I]. Trad. A. Ferreira (Filosofia e ensaios)

Guimarães ed., Lisboa 1960 (1995: 5: ed.).

- Princípios da Filosofia [I]. Trad. I. Marcelino - T. Marcelino (Filosofia. Textos, 3) Porto editora, Porto 1995 (1996: I ? reimpr.).

-Princípios de Filosofia [I]. Trad. M. Leão (Novos programas, 12" ano. Texto integral) Lisboa Ed., Lisboa 1995 (1996: 2? ed.).

-Princípios de Filosofia [I], em apêndice ao volume: OLIVEIRA, Filomena - MONTEIRO, António: Inirodiição ao pensamento de Descartes (Iniciação filosófica) Sintra Ed., Sintra 1995.

-Princípios da Filosofia [I]. Trad., introd. e notas L.R. dos Santos (Textos de apoio, 62) Ed. Presença, Lisboa 1996.

-Princípios de Filosofia. Trad. J. Gama (Textos de Filosofia, 42) Ed. 70, Lisboa 1997.

-Regras para a direcção do espírito, trad. A. Reis (Clássicos de bolso, 10) Editorial Estampa, Lisboa 1971 (1987: 3" ed.).

-Regras para a direcção do espírito, trad. J. Gama (Textos filosóficos, 6) Edições 70, Lisboa 1985.

11. INSTRUMENTOS DE

PESQUISA

A. Bibliografias

Bulletin cariésien, par I>ÉQUIPE DESCARTES. in Archives de philosophie [Bulletin I, vol. 35 (1972) - Bulletin XXV, vol. 60 (1997)l.

CHAPPELL, Vere - DONEY, Willis: Twenly-five Years of Descartes Scoiarship 3960-198j. A Bibliography, Garland, New York 1987.

SEBBA, Gregor: Bibliographia cartesiana: a critical giride to lhe Descartes lite- rature 1800-1960 (Archives internationales d'histoire des idées I

Intemational Archives of the History of Ideas, 5) Martinus Nijhoff, The Hague 1964.

B. Léxicos e Concordâncias

CAHNE, Pierre-Alain: Index du Discoiirs de Ia Méthode de René Descartes, (Lessico intellettuale Europeo, 12 I Corpus Cartesianum, 2) Edizioni dell'Ateneo, Roma 1977.

GILSON, Étienne: Index scolastico-carfésien, Alcan, Paris 1913 (reeimpr. Librairie Philosophique J. Vrin, Paris 1979).

MARION, Jean-Luc - ARMOGATHE, J.-R. et all.: Index des Regulae ad Directionenr Ingenii (Lessico intellettuale europeo 10 / Corpus cartesia- num, 1) Ed. dell'Ateneo, Roma 1976.

(10)

MARION, Jean-Luc - MASSONIE, Jean-Philippe

-

MONAT, P i e l ~ e

-

UCCIANI, Louis: lndex des ((Meditationes de prima philosophia» de R. Descartes (Annales littéraires de 1'Universite de Franche-Comte, 600 1 Série Philex, 1) Université de Franche-Comté, Besançon 1996, difusão: Les Belles Lettres, Paris [Texto latino, index lematizado, concordâncias parciais. Inclui disquete: ver supra I.C. Edições electrónicas].

MESCHINI, Franco Aurelio: Indice dei ((Principia Philosopjiae» di René Descartes. Indici lemmatizzati, freqzrenze, distribzrzione dei lemmi (Lessico intellettuale europeo, 67 1 Corpus cartesianum, 5 ) Leo Olschki, Firenze 1997.

MURAKAMI, Katsuzo - SASAKI, Meguru - NISHIMURA, Tetsuichi: Concor- dance to Descartes' Meditationes de prima philosophia (Alpha-Omega, reihe B, 9) Georg Holms Verlag, Hildesheim 1994.

ROBINET, André et all.: ((Cogito 7j», René Descartes, Midifations métaphysi- qzres, texte déJnitif avec indexation automatisé, Lihrairie philosophique J. Vrin, Paris 1976.

TOKORO, T.: Les textes des («Meditationes)), Chuo Universiiy Press, Tokio 1994 (idem supra I.B.)

C. Dicionários cartesianos

COTTINGHAM, John: A Descartes Dictionay, Blackwell, Oxford 1993. Trad. bras.: Dicionário Descartes, trad. H. Martins (Dicionários de filósofos), Jorge Zahar Ed., Rio de Janeiro 1995.

MoRRIS, John M. (ed., trad.): Descartes Dictionary, Philosophical Library, New York 1971.

QUILLIEN, Philippe-Jean: Dictionnaire politique de René Descartes, Presses Universitaires de Lille. Lille 1994.

A. Biografias

ADAM, Charles: Descartes: ses anzitiés féniinines, Boivin, Paris 1937. BAILLET, Adrien: La vie de monsieur Des-Curtes, 2 vol., Garland, New York

1987 (reimp. da ed. Daniel Horthemels, 1691).

BAILLET, Adrien: Vie de monsieur Descartes, reed: La Table Ronde, Paris 1992.

DIMIER, Louis: La vie raisonable de Descartes, Librairie Plon, Paris 1926. GAUKROGER, Stephen: Descartes: An Intellectual Biography, Oxford University

(11)

494 J. F. MEIRINHOS

RODIS-LEWIS, Geneviève: Descartes, biographie, Calmann-Lévy, Paris 1995. Trad. port.: Descartes: a biografia, trad. (História e biografia, 3) Instituto Piaget, Lisboa 1996.

RAYMON, Jean-François de: La reine et le philosophe. Descartes et Christine de Szrède, Lettres Modemes, Paris 1993.

SACY, Samuel S. de: Descartes par lzri-même, Éditions du Seuil, Paris 1968. Trad. port.: Descartes, had. M.R. Boléo (Mestres do passado, 15) Publ. D. Quixote, Lisboa 1988.

VROOMAN, Jack Rochford: René Descartes: A Biography, G.P. Putnam's Sons, New York 1970.

6. O b r a s colectivas e Actas. Publicações periódicas

AMOGARTHE, Jean-Robert - BELGIOIOSO, Giulia (cura): Descartes metafisico. Interpretazioni de1 novecento, Istituto della Enciclopedia Italiana, Roma

1994.

ARIEW, Robert - GRENE, Marjorie (eds.): Descartes and His Contemporaries: Meditations, Objections, and Replies, University o f Chicago Press, Chicago 1995.

BEYSSADE, Jean-Marie - MARION, Jean-Luc (dir.), LEVY, Lia (col.): Descartes: objecter et répondre. Actes dir colloque ((Objecter et répondrex organisé par le Centre d'études cartésiennes à Ia Sorbonne et a L'Ecole normale supériezire du 3 au 6 octobre 1992, à I'occasion du 350e anniversaire de Ia seconde édition des Meditationes, Presses Universitaires de France, Paris 1994.

BIARD, Joel - RASHED, Roshi (eds.): Descartes e! le Moyen Âge. Actes dzr Colloque organisé à Ia Sorbonne dzr

I

au 7 juin 1976 (Études de phi- losophie médiévale, 75), Libmirie Philosophique .i.Vrin, Paris 1997. Descartes (Cahiers de Royaumont. Philosophie, 1) Les Editions du Minuit,

Paris 1957.

CHAPPELL, Vere (ed.): Essays on Early Modern Philosophers fronz Descartes and Hobes to Newton and Leibniz, 12 vol. Vol. 1: René Descartes; vol. 3: Cartesian Philosophers, Garland Publishnig, London.

COSSUTTA, Fréderic (dir.): Descartes et I'argumentation philosophique (L'interrogation philosophique) Presses Universitaires de France, Paris 1996.

COTTINGHAM, John (ed.): Reason, Will and Sensation. Studies Nz Descartes' Meditations, Clarendon Press, Oxford 1994.

- (ed.): The Cambridge Companion to Descartes (Cambridge Companions to Philosophy) Cambridge University Press, Cambridge 1995.

- (ed.): Descartes (Oxford Readings in Philosophy), Oxford University Press, Oxford (no prelo: 1998).

(12)

DESCARTES. UMA ORIENTACÃO BIBLIOGRÁFICA 495

DEPRE, O. - LoRIES, D. (org.): Lire Descar?es aa2ijord'hni. Actes (Bibliothèque philosophique de Louvain) Peeters, Leuven 1996.

Descartes et te cartésianisme hollandais. Éfudes ef doczrments. Éd. Françaises d'Amsterdam

-

Presses Universitaires de France, Amsterdam

-

Paris

1950.

DONEY, Willis (ed.): Descartes: A collection of Critica1 Essuys, Mcmillan, London 1970 (3.' ed.).

- (ed.): Eterna1 Trzrths and the Cartesian Circle. A Collection of Stzrdies, Garland, New York

-

London 1987.

Etzrdes szrr Descartes (Studia Philosophica

-

Academiae Scientiarum Hungaricae, 6) Akadémiai Kiado, Budapest 1964.

GERLACH, Martin - MEGES, Regina (hrg.): Descartes and das Problem der wissenschafrlichen Methode (Wissenschaftlichen Beitrag, 7), Martin Luther Universitat, Halle 1989.

GAUKROGER, Stephen (ed.): Descartes: Philosophy, Mathenzatics and Physics, Harvester, Sussex 1980.

GRIMALDT , Nicolas - MARION, Jean-Luc (dir.): Le discozirs ef sa méthode. Colloqzre pour le 350e anniversaire dzr Discours de Ia Méthode (Épiméthée. Essais philosophiques) Presses Universitaires de France, Paris 1997.

HALLYN, Femand (org.): Les Olympiques de Descartes. Etzrdes et textes (Romanica Gandensia, 25) Librairie Droz, Genève 1995.

HOOKER, Michael (edi.): Descartes. Critica1 and Interpretative Essuys, The John Hopkins University Press, Baltimore-London, 1978.

KEUTNER, Thomas (hrg.): Descartes, Peter Lang, Frankfut-a,-M. 1993. MAGNUS, Bemd

-

WILBUR, James B. (eds.): Cartesian Essuys: A Collection

of Critica1 Stzrdies, Martinus Nijhoff, The Hague 1969.

MECI-IOULAN, Henry (dir.): Problématique et récepfion du Discours de Ia méthode et des Essais. Colloque pour célébrer le 350ème anniversaire de Ia parzition du Discozrrs de Ia méthode et des Essais de René Descartes (Histoire des idées et des doctrines) Libaririe Philosophique J. Vrin, Paris 1988.

MOYAL, Georges J.D. (ed.): René Descartes: Critica1 Assessements, 4 vol., Routledge, London - New York 1991.

Roors-L~wis, Geneviève (ed.): Méthode e! Métaphysique chez Descartes. Études en français, Garland, New York

-

London 1987.

-

(ed.): La science chez Descartes. Études enfrançais, Garland, New York

-

London 1987.

RORTY, Amélie Oksenberg (ed.): Essuys an Descartes' Meditafions, University of Califomia Press, Berkeley 1986.

(13)

496 J. F. MEIRINHOS

SANTOS, Leonel Ribeiro dos - ALVES, M. S. - CARDOSO, Adelino (coord.): Descartes, Leibniz e a modernidade, Ed. Colibri, Lisboa 1997.

VERBEEK, Tbeo (dir.): Descartes et Regizrs. Azrtozrr de I'«Explication de I'esprit htrmain» (Studies in the History of Ideas in the Low Countries) Rodopi, Amsterdam

-

Atlanta 1993.

VIEILLARD-BARON, Jean-Louis (dir.): Le problèrne de l'âme et dzr dtralisrne. Azrtour de Descartes (Bibliothèque d'histoire de Ia philosophie. Nouvelle série) Librairie Philosophique J. Vrin, Paris 1991.

Voss, Stephen (ed.): Essays on the Philosophy and Science of René Descartes, Oxford University Press, Oxford 1993.

Números monogrificos de revistas

Archives de philosophie 35 (1972)

-

60 (1997): ÉQUIPE DESCARTES: Bzrlletin cartisien 1 (1972)

-

XXV (1997).

Archives de philosophie, 46 (1983) fasc. 4: Le jezrne Descartes.

Canadian Journal of Philosophy, 19 (1989), pp. 61-246: Descartes ' Medita- tions.

Discipline filosofiche, 2 ( 1 993) pp. 15-1 88: Cartesio. Giornale critico della filosofia, 15 (1 995) fasc. 3: Cartesio.

Les études philosophiqzres, 5 I (1 996) fasc. 1-2: De Descartes a Malebranche: Ia question de I'homme.

Magazine littéraire, 342 (1996): Descartes, les nozrvelles lectzrres. Philosophica, 8 (1996) pp. 5-1 10: Descartes e o círczrlo cartesiano.

Revue d'histoire des sciences rnédicales, 21 (1987) fasc. 4: Descartes et Ia médecine.

Revue internationale de philosophie, 146 (1983) fasc. 3: Descartes.

Revue internationale de philosophie, 196 (1996) fasc.1: Descartes (1596- 1996). New interpretations. Nozivelles interpréfations.

Revue de métaphysiqtre et de morale, 92 (1987) fasc. 1: Descartes en phéno- ménologie.

Revzre philosophiqzre de Ia France et de I'étranger, 178 (1988) fasc. 4: Descartes: Les passions de l'âme.

Revue philosophiqzle de Ia France et de I'étranger, 182 (1992) fasc. 4: Descartes et Ia tradition humaniste.

Revue philosophique de Louvain, 94 (1996) fasc. 2: Descartes. Le quatrième centenaire, 1596-1996.

Revue des sciences philosophiques et thélogiques, 75 (1991) fasc. 1: Le Dieu de Ia foi et le Dieu de Ia raison: Descartes e! Pascal.

(14)

DESCARTES. UMA ORIENTACAO BIBLIOGRÁFICA 497

C. Estudos críticos. Monografias

AAVV, Galileir, Descartes e o mecanicismo, trad. G.C. Franco (col. Panfletos 7) Gradiva, Lisboa 1987 [Selecção d e artigos d a Encyclopedia Universalis], inclui: ALQUIE, Ferdinand: «René Descartes (1596-1650)», pp. 17-49.

ALMEIDA, Lourenço Heitor Chaves de: Do coerência da moral cartesiana (Dissertação de Licenciatura em Ciências Histórico-Filosóficas, apresen- tada a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra) Ed. do aut., Coimbra 1961.

- La strzrctirre de l'oezrvre philosophique de Descartes et ses factezrrs de jliation stoicienne (Thèse pour le Doctorat de Troisième Cycle, présen- tée devant Ia Faculté des Lettres et Sciences Humaines de I'Université de Toulouse) Ed. do aut., Toulouse 1970.

-A objectividade prático-teorica da representação cartesiana da zinião da alma e do corpo: uma opção metodológica em história da filosoja (Dissertação de Doutoramento em Filosofia Moderna e Contemporânea apresentada a Faculdade de Letras da Universidade do Porto) Ed. do A,, Porto 1988.

ALQUIL?, Ferdinand: La décozmerte métaphysiqzre de I'homme chez Descartes Presses Universitaires de France, Paris 1950 (na coll. Epiméthée, desde

1991, 5r ed. em 1996).

-Science et métaphysique chez Descartes, Centre d e Documentation Universitaires, Paris 1955.

-Descartes, Hatier, Paris 1956 (nouv. ed.). Trad. port.: A jilosofia de Descartes, trad. M.R. Martins (col. Biblioteca de textos universitários, 43) Ed. Presença, Lisboa 1980.

- Le cartésianisme de Malebranche (Bibliothèque d'histoire de Ia philoso- phie) Librairie Pbilosophique J. Vrin, Pans 1974.

-ver também: AAVV, Gaiilea e Descartes ...

ALVES, Pedro Manuel dos Santos: A posição da dzivida no pensamento de Descartes (Dissertação apresentada a Universidade Clássica de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Filosofia) Lisboa 1988.

BAERTSCHI, Bernard: Les rapports de I'dme et dzr corps: Descartes, Dideror er Maine de Biran (Bibliotheque d'histoire de Ia philosophie) Librairie Philosophique J. Vrin, Paris 1992.

BADER, Franz: Die Urspriirzge der Transzendentalpliilosophie hei Descartes, 3 vol.; vol. 1: Genese und Sysrematik der Methodenreflexion, vol. 11,l: Descartes'erste Philosophie: Die Systematischk des methodischen Ziveifels, Bouvier, Bonn 1979-1983.

(15)

498 J. F. MEIRINHOS

BAKER, Gordon

-

MORRIS, Icatherine J.: Descartes' dzralism, Routledge, London 1995.

BECK, L. J.: The Method of Descartes, Clarendon Press, Oxford 1964.

-

The Methaphysics of Descartes: a Stzrdy of the Meditations, Clarendon Press, Oxford 1965.

BELAVAL, Yvon: Leibniz critiqtre de Descartes (Tel, 28) Gallimard, Paris 1960. BEYSSADE, Jean-Marie: La philosophie première de Descartes: le ternps et Ia

cohérence de Ia métaphysiqzre, Flammarion, Paris 1979.

BEYSSADE, Michelle: Descartes, Presses Universitaires de France, Paris 1972. Trad. port.: Descortes, had. F. Figueira (Biblioteca básica de filosofia,

14) Edições 70, Lisboa 1983.

BITBOL-HESPERIES, Annie: Le principe de vie chez Descartes (Bibliothèque d'histoire de Ia philosophie) Librairie Philosophique J. Vrin, Paris 1990. BLANCHET, Léon: Les antécédents hisloriqaes dtr "Je pense, donc je szris"

(Collection historique des grands philosophes) Félix Alcan, Paris 1920. BLONOEL, Maurice: Dialogtres avec les philosophes: Descartes-Spinora-

Malebranche-Pascal-Saint Atrgustin, Aubier, Paris 1966.

BORDRON, Jean-François: Descartes. Recherches szlr ies con~rainles sémioti- ques de Ia pensée discursive (Formes sémiotiques) Presses Universitaires de France, Paris 1987.

BOUILLIER, Francisque: Histoire de Ia philosophie cartésienne, 2 vol., Delagrave, Paris 1868 (reed. facsimil.: Ed. Slatkine, 1970).

BROADIE, Frederick: An Approach to Descartes' sMeditafions», University of London

-

The Athlon Press, London 1970.

BRUNSCHVICG, Léon: Descartes et Pascal lectwes de Montaigne, Ed. La Baconnière, Paris 1945; reed.: (Agora les classiques) Pocket-Agora, Paris

1995.

B u z o ~ , Frédéric de

-

CARRAUD, Vincent: Descartes et les Principa 11. Corps e! mozrvement (Philosophies, 52) Presses Universitaires de France, Paris

1994.

CAHNE, Pierre-Alain: Un atrtre Descartes. Le philosophe et son langage (Bibliothèque d'histoire de Ia philosophie) Librairie Philosophique J. Vrin, Paris 1980.

CANZIANI, Guido: Filosofia e scienza nella morale di Descarles (Centro di studi de1 pensiero filosofico de1 cinquecento e de1 seicento in relazione ai problemi della scienza. Serie I. Studi, 16) La Nuova Italia Editrice, Firenze 1980.

CASSIRER, Ernest: Descartes, Corneille, Christine de Stréde, Librairie Philosophique J. Vrin, Paris 1942.

CATTON, Hiram: The Origin of Subjectiviiy: An Essay on Descartes, Yale University Press, New Haven 1973.

(16)

DESCARTES. UMA ORIENTACÃO BIBLIOGRÁFICA 499

CAVAILLE, Jean-Pierre: Descartes Ia fable du monde (Contextes) Librairie phi- losophieque J. Vrin

-

École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris 1991. Trad. port.: Descartes - A fábula do mundo, trad. M.S. Pereira (Pensamento e filosofia, 4) Instituto Piaget, Lisboa 1996. CHEVALIER, Jacques: Descartes, nouv. éd. revue et augrnenté, Plon, Paris 1957. CLARKE, Desmond M.: Descartes' Philosophy of Science (Studies in intellec- tua1 history), Manchester University Press, Manchester 1982. Trad. cast.: Lu filosofia de Ia ciencia de Descartes (Alianza Universidad. Filosofia, 457) Alianza Editorial, Madrid1986.

COMBES, Joseph: Le dessein de Ia sagesse cartésienne, Emmanuel Vitte, Lyon 1960.

COSTABEL, Pierre: Démarches de Descartes savant, Librairie philosophique J. Vrin, Paris 1982.

COTTINGHAM, John: Descartes, Blackwell, Oxford 1986. Trad. port.: A Filosofia de Descartes, trad. Maria R.S. Guedes (O saber da filosofia, 26) Ed. 70, Lisboa 1989.

DICKER, Georses: Descartes. An Analytical and Historical Introd~rction, Oxford university Press, Oxford 1994.

DUMONT, Pascal: Descartes e! I'esthétiqzrer I'art d'émerveiller (Philosophie d'aujoud'hui) Presses Universitaires de France, Paris 1997.

FAGGIOTTO, Pietro: I1 prolbema della metafisica nel pensiero moderno. Parte I

-

Bacone, Galilei, Carfesio, Hobbes, Spinoza, Locke, CEDAM, Padova

1969.

FRANKFURT, Harry G.: Demons, Dreaniers, and Madtnen: The Defense of Reason in Descartes's Meditations, The Bobbs Menyl Comp., Indiana- polis 1970. Trad. fmnc: Démons réveurs et fous: Ia défense de Ia rai- son dans les Méditations de Descartes, pres. et trad. de Sylvain M. LUQUET (Épiméthée) Presses Universitaires de France, Paris 1989. GABAUDE, Jean-Marc: Liberfé e! raison: Ia iiberfé cartésienne et sa r é h c t i o n

chez Spinoza e chez Leibniz, 3 vol., (Publications de I'Université de Toulouse

-

Le Mirail. Série A, Tome 14) Association des Publications de I'Université de Toulouse

-

Le Mirail, Toulouse 1972-1974.

GARBER, Daniel: Descartes' Metaphysical Physics, University of Chicago Press, Chicago 1992.

GILSON, Étienne: Études sur le rõle de lu pensée médiévale dans Ia formation du système cartésien (Études de philosophie médiévale, 13) Librairie Philosophique J. Vrin, Paris 1951 (reed.).

-Lu liberté chez Descartes et Ia théologie, Alcan, Paris 1913. Reed.: Librairie Philosophique J. Vrin, Paris 1982.

GOUHIER, Henn: Essais sur Descartes, Librairie Philosophique J. Vrin, Paris 1937 (1979: 3 1 ed.).

(17)

-Descartes: Essais szrr le nDiscotrrs de Ia Méthode)), lu métaphysiqzre et Ia morale (Essais d'art et de philosophie) Librairie Philosophique J. Vrin, Paris 1973 (3.' ed.)

-

La pensée religiezrse de Descartes (Études de philosophie médiévale, 5) Librairie Philosophique J. Vrin, Paris 1972 (2.' ed.). Titulo da 1.' ed.: Essais szir Descartes.

-

Les prentières pensées de Descartes: contribufion a l'histoire de l'anti- renaissance (Bibliothèque d'histoire de Ia philosophie) Librairie Philosophique J. Vrin, Paris 1958.

-

La pensée métaphysiqtie de Descartes (Bibliothèque d'histoire de Ia plii- losophie) Vrin, Paris 1962.

GRIMALDI, Nicolas: L'experiénce de Ia pensée duns Ia philosophie de Descartes (A Ia Recherche de Ia Vérité) Librairie Philosophique J. Vrin, Paris 1978.

-Sir éttrdes szrr Ia volonté et Ia liberté chet Descartes, Librairie Philosophique J. Vrin, Paris 1988.

-

Éttides cartésiénnes

-

Dieti, le temps, Ia liberté (Histoire de Ia philoso- phie) Librairie Philosophique J. Vrin, Paris 1996.

GROSHOLZ, E.: Cartesian Method and the Problem of Reduction, Oxford University Press, Oxford 1991.

GUENANCIA, Pierre: Descartes et l'ordre politiqzre: critiqtre cartésienne des fondements de Ia politiqzre (Philosophie d'aujour'hui) Presses

Universitaires de France, Paris 1983. -Descartes, Bordas, Paris 1986.

-Descartes. Bien condtrire sa raison (Découvertes) Gallimard, Paris 1996. GUEROULT, Martial: Descartes selon I'ordre des raisons, vol. 1: L'ame et Dieu,

vol. 2: L'ame e! son corps, Aubier, Paris 1953.

HAMELIN, Octave: Le système de Descartes, publié par L. Robin, Alcan, Paris 1911 (2? ed. 1921).

JASPERS, Karl: Descartes et Ia philosophie, trad., Alcan, Paris 1938.

JULLIEN, Vincent: Descartes. La géométrie de 1637 (Philosophies, 76) Presses Universitaires de France, Paris 1996.

KAMBOUCHNER, Denis: L 'homme des passions. Commentaires sur Descartes, t. 1: Analytique, t. 2: Canoniqtre (Bibliothèque du Collège intemational de philosophie) Albin Michel, Paris 1995.

KAMIYA, Mikio: La théorie cartésienne du tentps, ~ibrairie-Éditions France Tosho, Tokyo 1982.

KOBAYASHI, Michio: La philosophie naturelle de Descartes, préface de Jules Vuillemin, Librairie Philosophique J. Vrin, Paris 1993. Trad. port.: A filosofia natzrral de Descartes, had. Ma.J.B. Reis (Pensamento e filoso-

(18)

DESCARTES. UMA ORIENTAÇÃO BIBLIOGRÁF~CA 501

KOYRE, Alexandre: Entretiens szir Descartes, Gallimard Paris 1963. Trad. Port.: Considerações sobre Descartes, tra. H . Godinho (Biblioteca Universal Presença, 5) Ed. Presença, Lisboa 1980.

LABERTHONEIIÈRE, Lncien: Études szlr Descartes (Euvres de Laberthonnière publiées par les soins de Louis Canet) Librairie Philosophique J. Vrin, Paris 3935.

-

Étzrdes de philosophie cartésienne e! premiers écrits philosophiqzres, 2 vol. (Euvres de Laberthonnière publiees par les soins de Louis Canet) Librairie Philosophique S. Vrin, Paris 1937.

LACHIEZE-REY, Pierre: Les origines cartésiennes di Diezr de Spinoza, Librairie Philosophique J. Vrin, Paris 1950.

LAPORTE, Jean: Le rationalisme de Descartes, Presses Universitaires de France, Paris 1945 (nouv. éd. revue: 1950; reimp. na Coll. Epiméthée, 1989). LEFEVRE, Roger: La vocation de Descartes, Presses Universitaires de France,

Paris 1956.

-

L'hzrmanisme de Descartes, Presses Universitaires de France, Paris 1957.

-

Le criticisme de Descartes, Presses Universitaires de France, Paris 1958.

-

La métaphysiqzre de Descartes, Presses Universitaires de France, Paris 1959.

-

La pensée existentielle de Descartes (Pour connaitre) Bordas, Paris 1965. LEROY, Maxime: Descartes social, Librairie Philosophique S. Vrin, Paris 193 I . LEWIS, Geneviève: ver: RODIS-LEWIS, Geneviève.

LOT, Germaine: Descartes (Savants du monde entier, 30) Seghers, Paris 1966. MALO, Armando: Certezza e volonta. Saggio sull'etica cartesiana (Studi di

filosofia) Armando Editore, Roma 1994.

MARION, Jean-Luc: Szrr I'ontologie grise de Descartes. Science cartésienne e1 savoir aristolelicien dans les Regulae (Bibliotheque d'histoire de Ia phi- losophie) Librairie Philosophique S. Vrin, Paris 1975. Trad. port.: Sobre a ontologia cinzenta de Descartes, Ciência cartesiana e saber aristoté- lica nas Regzrlae, trad. (Pensamento e Filosofia, 8) Instituto Piaget, Lisboa 1997.

-

Szrr Ia théologie blanche de Descartes. Analogie, création des vérités éternelles et fondement, Presses Universitaires de France, Paris 1981 (reed. QuadrigeIPUF, Paris 1991).

-Szrr le prisn~e métaphysiqzre de Descartes: constitution et limites de I'onto-théo-logie dans Ia pensée cartésienne (Épiméthée) Presses Universitaires de France, Paris 1986.

-

Questions cartésiennees, t. 1: Méthode et métaphysique, t. 11: Szrr I'ego et szrr Dieu (Philosophie d'aujourd'hui) Presses Universitaires de France, Paris 1991, 1996.

(19)

502 1. F. MEIRINHOS

MORGAN, ~ a n c e G.: Fozmdations of Cartesian Ethics; Humanities Press, New Jersey 1994.

NAMER, Emile: Le beatt roman de Ia physiqire cartésienne et Ia science exacte de Galilée (Bibliothèque d'histoire de Ia philosophie) Librairie Philoso- pbique J. Vrin, Paris 1979.

NESENSOHN, Johann: Descartes geist (rnens) irnd die mystische seele, Shaker, Aachen 1993.

OLIVEIRA, Filomena - MONTEIRO, António: IntrodzrçCo ao pensamento de Descartes (Iniciação filosófica) Sintra Ed., Sintra 1995 [inclui em apên- dice a parte I dos Princípios de Filosofia de Descartes].

POLO, Leonardo: Evidencia y realidad en Descartes (Colección Filosofia, 1) Rialp, Madrid 1963.

PERINI, Roberío: La metafisica cartesiona dell'injinito, Morano, Napoli 1993. PHILONENKO, Alexis: Relire Descartes, Le Génie de Ia pensée française,

Jacques Grancher, Paris 1994. Trad. port.: Reler Descartes. O Génesis do pensamento francês, trad. F. Oliveira (Pensamento e filosofia, 2) Instituto Piaget, Lisboa 1996.

POVSSARD, Alain: Méditations rnétaphysiques de Descartes, Presses Universi- taires de France, Paris 1996.

RIDEAU, Émile: Descartes, Pascal, Bergson, Boivin et Cie, Paris 1937. ROBINET, André: AZIX soi~rces de I'esprit carlésien

-

L'axe La Ramée-

Descartes. De Ia «Dialectiqtre» de 1555 ata «Regtrlae» (De Petrarque à

Descartes, 60) Librairie Philosophique J. Vrin, Paris 1996.

ROD, Wolfgang: Descartes' erste Philosophie, Bouvier Verlag, Bonn 1971. RODANO, Paola: L'irrequieta certeza. Saggio str Cartesio, Bibliopolis, Napoli

1995.

RODIS-LEWIS, Geneviève [LEWIS, Geneviève]: L 'individualité selon Descartes, Librairie Philosophique J. Vrin, Paris 1950.

-

[LEWIS, Geneviève]: Le problème de I'inconscient et le cartésianisme, Presses Universitaires de France, Paris 1950.

-Lu morale de Descartes (Le philosophe) Presses Universitaires de France, Paris 1957.

-

L'euvre de Descartes, 2 vol. (A Ia recherche de Ia vérité) Librairie Philosophique J. Vrin, Paris 1971.

-Descartes et Ie rationalisme (Que sais-je?) Presses Universitaires de France, Paris 1996 (reed.). Trad. port.: Descartes e o Racionalismo, irad. J. O. Baptista (Substância. Série Filosofia) Rés Editora, Porto 1979. -Descartes, textes et débats (Le Livre de Poche 5003. Textes et Débats,

7) Librairie Génèrale Française, Paris 1984.

-

L'anthropologie cartésienne (Epiméthée) Presses Universitaires de France, Paris 1990.

(20)

DESCARTES. UMA ORIENTAÇÀO BIBLIOGRAFICA 503

-

Le développement de Ia pensée de Descartes (Bibliothèque d'histoire de Ia philosophie), Librairie Philosophique J. Vrin, Paris 1997.

RUSSIER, Jeanne: Sagesse cartésienne et religion: essai szrr Ia connaissance de I'in~rnortalité de I'ârtze selon Descartes, Presses Universitaires de France, Paris 1958.

SÁ, Artur Moreira de: Os precursores de Descartes, Ed. Couto Martins, Lisboa 1944.

SANTOS, Délio Nobre dos: Descartes e a ((Speciosa Generalis)), Ed. do Autor, Lisboa 1940.

SCHNEIDER, Martin: Das mechanisfische Denken in der Kontroverse. Descar- tes' Beitrag zum Geist-Machine-Problem, Franz Steiner Verl., Stuttgart

1993.

SPINOZA, Baruch: Cozrrt traité. Traité de lu réforme de I'entendement. Princi- pes de Ia philosophie de Descartes. Pe17sées métaphysiqzres, trad. et notes

par Charles APPUHN (GF, 34) GF-Flammarion, Paris 1964.

TEIXEIRA, José Gustavo Nunes: Disczrrso do método, René Descartes (Apon- tamentos Europa-América, 81) Ed. Europa-América, Mem Martins 1993. TOURNADRE, Géraud, L'orientation de Ia science cartésienne (Bibliotheque d'histoire de Ia philosophie) Librairie Philosophique J. Vrin, Paris 1982. TURRO, Salvio: Descartes: Dei herrnetismo a la nueva ciencia, prólogo de Emilio Lledó (Autores, textos y temas de filosofia, 1) Anthropos, Bar- celona 1992.

VERNES, J. R.: Critiqtre de lu raison aléatoire, ozr Descartes contre Kant, Préface de Paul Ricoeur, Aubier-Montaigne, Paris 1982.

VUILLEMIN, Jules: Mathérnatiqtres e! métaphysiqtre chez Descartes, Presses Universitaires de France, Paris 1960 (reed. 1987).

WAHL, Jean: Dzr rOle de I'idée d'instant duns Ia philosophie de Descartes, Alcan, Paris 1920; reed.: Librairie Philosophique J. Vrin, Paris 1953 (reed.: 1994).

WEBER, J. P.: La constitution dtl texte des "Replae", Société de l'édition de I'enseignement supérier, Paris 1964.

WILLIAMS, Bernard: Descartes: The Project o f Pure Inqzriry, Penguin, Harmondsworth 1978.

WOOLHOUSE, Roger: Descartes, Spinoza, Leibniz. The Concept o/ Sribstance in Seventeenth Centziry Metaphysics, Routledge, London 1993.

ZILLI, José Benigno: Inboducción a la psicoiogia de 10s conimbricenses y szi inj7ujo en e1 sistema Curtesiano, Ver, Xalapa (Mexico) 1960.

(21)

5 0 4 J. F. MEIRINHOS

C. Descartes depois de Descartes

BONNOT, Gérard: 11s ont tzré Descartes: Einstein, Frezlú, Pmlov (Grand for- mat Médiations) Éditions Denoel, Paris 1969.

CHOMSKY, Noam: Carresian Linguistics: A Chapter in the History o f Rationalist Thozrght, Harper and Row, New York 1966.

DAMASIO, António R.: Descartes' Error: Emotion, Reason, and the Hzrman Brain, G. P. Putnam's Sons, New York 1994. Trad. port.: O erro de Descartes: emoção, razão e cerébro humano, trad. D. Vicente e G. Segurado (Forum d a ciência, 29) Publicações Europa-América, Mem Martins 1995.

DAVIS, P.J. - HERSH, R.: O sonho de Descartes. O mundo segundo a Matemática, trad. do ing. por F. Nunes e F. Bensabat, Difusão Cultural, Lisboa 1997.

DENEYS-TUNNEY, Anne: Écritzrres dtr corps: de Descartes à Laclos (Écriture) Presses Universitaires de France, Paris 1992.

GLUCKSMANN, André: Descartes c'est Ia France, Flammarion, Paris 1987. GOUHIER, Henri: Les grandes aventres de Ia pensée philosophique en France

depuis Descartes, Publications Universitaires de Louvain, Louvain 1966. HAUSMAN, David: DescartesS Legacy: Mind & Meaning in Early Modern Philosophy (Toronto Studies in Philosophy) University of Toronto Press, Toronto 1997.

LENNON, Thomas M.: The Battle of the Gods and Giants: The Legocies of Descartes and Gassendi, 1655-1715 (Studies in Intellectual History and the History of Philosophy) Princeton University Press, Princeton 1993. MORAIS, Manuel: Cartesianismo em Portugal: António Cordeiro, Livraria

Cruz, Brapa 1966. .

-

Mouu, P.: Le développement de Ia physique cartésienne (1646-1712), Paris 1934.

PESSIS-PASTERNAK, Guitta: Fazrt-i1 briiler Descartes? (Dz1 chaos à I'intelligence artificielle. Quand Ies scientifiqzres s 'interrogent) Ed. La découverte, Paris 1991. Trad. port.: Será preciso queimar Descartes? (Do caos à

inteligência artificial: quando os cientistas se interrogam), trad. M . Alberto (Ciência Relógio #Água) Relógio #Água, Lisboa 1995. RODRIGUES, Manuel Augusto: História da cultura moderna: do cartesianismo

à revoltrçãofrancesa, Ed. do A., Coimbra 1977.

SCRIBANO, Emmanuela: L'esistenza di Dia. Storia dela prova ontologica da Descartes a Kant, Laterza, Bari 1994.

TIMMERMANS, Benoit: La résolution des problémes de Descartes à Kant: I'analyse à l'âge de lu revolution scientfique (L'interrogation philoso- phique) Presses Universitaires de France, Paris 1995.

Referências

Documentos relacionados

compreender os fenômenos, os seres humanos finalmente evoluíram para a busca de respostas através de caminhos que pudessem ser comprovados. Desta forma, nasceu a ciência metódica,

lhe o raciocínio, fazê-lo perceber as várias facetas de um problema, é ensiná-lo a con- siderar as coisas de outros pontos de vista, a levar em conta os argumentos alheios. A

The Bee Framework project is essentially a data collection framework used to collect the data generated by equipments which intends to help improving the equipment integration

[r]

Logo, esta estação 042 com a aplicação desta pré-seleção possui melhora na faixa de frequência da banda A, como vemos na figura 7.... As melhorias também são esperadas na faixa

Gravísimos son los daños que a nuestra sociedad han venido infiriendo sus conspiraciones; gravísimas las pruebas contundentes e incontrovertibles que hemos

Este trabalho visa a criação de um protótipo de uma aplicação que permita cruzar e representar dados de distintas fontes no universo da UA de uma forma

que diferencia duas modalidades de controle interno em cèntrica (para tratar do controle exercido pelos òrgâos superiores da Administração sobre sua própria