• Nenhum resultado encontrado

Indicadores sociais, econômicos e ambientais de SAFs. - Portal Embrapa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Indicadores sociais, econômicos e ambientais de SAFs. - Portal Embrapa"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Indicadores sociais, econôm icos e ambientais de SAFs

Geraldo Stachetti Rodrigues

Ecologista, Dr. Pesquisador da Embrapa Meio

ambiente. E-mail: stacheti@cnpma.embrapa.br

1. I n tr o d u ç ã o

Uma característica do recente desenvolvimento rural no Brasil é a diversificação de atividades alternativas, implementadas paralelamente aos tradicionais usos agrícolas da terra, configurando o que tem sido denominado o “Novo Rural” (CAMPANHOLA & GRAZIANO DA SILVA, 2000). Importantes alterações socioe- conômicas e ambientais associadas a estas atividades do Novo Rural resultam tanto em melhorias quanto em ameaças ao desenvolvimento sustentável dos espaços rurais, impondo a necessidade de avaliação dos impactos associados.

Em geral, as avaliações de impacto não integram ao enfoque ambiental mudanças econômicas, sociais, culturais e de gestão que podem ocorrer nas comunidades envolvidas direta e indiretamente no empreendimento, tais como distribuição de renda, acesso à educação, acesso a serviços básicos, padrão de consumo, acesso a esporte e lazer, conservação do patrimônio histórico e artístico, qualidade do emprego, segurança e saúde ocupacional, entre outras. Contudo, são estas mudanças que efetivamente afetam o desenvolvimento local e a qualidade de vida na - comunidade, sendo que sua consideração nas AIAs permitiriam estabelecer a necessária conexão entre avaliação de impacto e sustentabilidade, no seu sentido amplo.

Na prática, a sustentabilidade pode ser avaliada por um conjunto de parâmetros ou indicadores ecológicos (referentes aos meios, biótico e abiótico dos ecossistemas), combinados com variáveis agronômicas, econômicas e sociais. Os indicadores têm as seguintes funções: sintetizar grandes quantidades de dados; mostrar a situação atual em relação ao objetivo almejado; demonstrar progresso em relação às metas estabelecidas e comunicar o estado atual aos usuários (cientistas, formuladores de políticas públicas e sociedade) de modo a orientar a tomada de

(2)

decisões para gestão ambiental das atividades avaliadas (MITCHELL et al., 1995). Este trabalho descreve um sistema integrado de indicadores de sustentabilidade (APOIA-NovoRural) aplicado à gestão ambiental de estabelecimentos dedicados ao desenvolvimento de Sistemas Agroflorestais (SAFs).

2. Material e m é t o d o s

O sistema APOIA - Novo Rural consiste de um conjunto de matrizes escalares (RODRIGUES, 1998) formuladas de maneira a permitir a avaliação de indicadores de desempenho ambiental de uma atividade rural no âmbito de um estabelecimento, considerando cinco dimensões: i) Ecologia da Paisagem, ii) Qualidade dos Compartimentos Ambientais (atmosfera, água e solo), iii) Valores Socioculturais, iv) Valores Econômicos e v) Gestão e Administração. O estabelecimento rural constitui-se na escala espacial de análise, e como corte temporal adota-se a situação anterior e posterior à implantação (ou a área com e sem influência) da atividade avaliada.

O sistema consta de 62 indicadores, compostos a partir de revisão de métodos de AIA descritos na literatura (NEHER, 1992: STOCKLE et al., 1994; BOCKSTALLER et al., 1997; McDONALD & SMITH, 1998; GIRARDIN et al., 1999; BOSSHARD, 2000; RODRIGUES et al., 2000; ROSSI & NOTA, 2000), discussões em grupos e “workshops”, além de consultas a especialistas. Os indicadores foram selecionados, compostos e organizados de forma a cobrir uma ampla gama de efeitos ambientais e aplicáveis, em sua totalidade, a quaisquer atividades rurais. O conjunto de dimensões e indicadores, com suas respectivas unidades de medida obtidas em campo e laboratório, bem como as principais características do sistema APOIA-NovoRural, estão descritos em RODRIGUES & CAMPANHOLA (2003).

A abordagem dos impactos ambientais com os indicadores do sistema APOIA-NovoRural faz-se via matrizes de ponderação construídas para cada indicador, em plataforma MS-Excel®. As matrizes são elaboradas de forma a ponderar automaticamente os dados referentes aos indicadores, e expressar graficamente o índice de impacto resultante, como exemplificado na Figura 1.

(3)

Figura 1. E xem plo de m atriz de ponderação para ind icad or de avaliação de im pacto am biental do sistem a A P O IA -N o voR ura l.

A Figura 1 apresenta o exemplo de matriz de ponderação do indicador Segurança e saúde ocupacional, contendo células para

entrada de dados sobre o indicador, no caso, número de trabalhadores expostos, no exercício da atividade, a fatores de periculosidade e insalubridade. Adicionalmente, a matriz de ponderação inclui a expressão para o cálculo do índice de impacto (soma de expostos/número total de trabalhadores, no presente exemplo, índice de segurança ocupacional igual a 1,1) e uma tabela de correspondência entre índice de impacto e desempenho ambiental em valores de Utilidade (U-ISOcup=0,89), também expressa graficamente.

O índice de impacto do indicador é transformado por uma função de valor (no presente exemplo representado por uma Função Linear) que o relaciona com o desempenho ambiental da atividade em uma escala de Utilidade (BISSET, 1987) que varia de 0 a 1, a exemplo do que foi utilizado por DEE et al., (1973), CANTER & HILL (1979), ANDREOLI & TELLARINI (2000) e GIRARDIN et al., (2000). Os resultados da avaliação são apresentados em uma planilha de AIA da atividade rural, expressos graficamente para cada dimensão considerada, permitindo apontar quais indicadores merecem consideração de ajuste de manejo para adequação da gestão ambiental da atividade. Os resultados são então agregados pelo valor médio de Utilidade para o conjunto de indicadores em cada dimensão e expressos em um gráfico-síntese de impacto ambiental da

(4)

atividade, conformando um instrumento para a ecocertificação, segundo as condições da avaliação.

3. R e s u l t a d o s

As avaliações realizadas nos setores de horticultura, pesque- pagues e agroturismo, aplicando-se o Sistema APOIA-NovoRural (RODRIGUES et al., 2003), têm apontado que a Dimensão Ecologia da Paisagem representa a principal deficiência de gestão dos estabelecimentos, com os indicadores de Áreas de Preservação Permanente, Reserva Legal, Diversidade da Paisagem e Diversidade produtiva sendo aqueles que mais comprometem o desempenho ambiental dos estabelecimentos. Estes são exatamente os indicadores mais favorecidos com a implantação de SAFs, além de suas implicações nas Dimensões de Valores Econômicos e de Qualidade Ambiental.

Neste momento de formação de nichos especiais de mercado, que premiam a inserção diferenciada de produtores dedicados a modelos produtivos sustentáveis, como aqueles que integram Sistemas Agroflorestais, métodos que permitam avaliar, documentar e gerir adequadamente estes modelos diferenciados de produção, a exemplo do APOIA-NovoRural, são ferramentas importantes no processo evolutivo de formação de um mercado ético e solidário. Com a organização coletiva de comunidades locais sustentáveis, a gestão ambiental dos espaços rurais permite a denominação de origem sustentável da produção, estendendo ao alcance social do manejo ecológico agropecuário. 4. A g r a d e c i m e n t o s

O presente estudo recebeu suporte da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), junto ao Projeto Rurbano Fase III (Instituto de Economia da Unicamp); e do Programa de Apoio à Agricultura Familiar do Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Especial agradecimento é dedicado aos responsáveis pelos estabelecimentos que contribuíram para a validação do Sistema APOIA-NovoRural.

(5)

5. R e f e r ê n c i a s

A N D R E O L I, M.; T E L LA R IN I, V. Farm sustainability evaluation: m e th od o lo gy and practice. Agriculture, Ecosystem s and Environment,

v.77, p. 43-52, 2000.

BIS S E T, R. M ethods fo r environm ental im pact a ssessm ent: a selective su rve y w ith case studies. In: BISW AS, A. K.; G E P IN G , Q., Eds.

Environmental Impact Assessm ent for Developing Countries.

London: T ycoo ly International, p. 3-64, 1987.

B O C K S T A L LE R , C.; G IR A R D IN , P.; VAN DER W ER F, H. M .G. Use of a gro-eco log ical ind icato rs fo r the evaluation of farm ing system s.

European Journal of Agronomy, v. 7, p. 261-270, 1997.

B O S S H A R D , A. A m eth od o lo gy and te rm ino log y o f su sta in a b ility a sse ssm e n t and its p erspectives fo r rural planing. Agriculture, Ecosystem s and Environment, v. 77, p. 29-41, 2000.

C A M P A N H O L A , C.; G R A Z IA N O DA SILVA, J. O Novo Rural Brasileiro:

um a A n álise N acional. Jaguariúna (SP): E m brapa Meio A m b ie nte, 2000, 190p.

C A N T E R , L. W .; HILL, G. L. Handbook of Variables for Environmental Impact Assessm ent. Ann A rb o r (Ml): Ann A rb o r Science P u blish ers Inc. 203 p. 1979.

DEE, N.; BAKER, J.; D R O BN Y, N.; DUKE, K.; W H IT M A N , I.; F A H R IN G E R , D. An e nvironm ental evaluation system fo r w a te r resource planning. Water Resources Research, vol. 9, n.3, p.523-535, 1973. G IR A R D IN , P.; B O C K S T A LLE R , C.; VAN DER W E R F, H. Indicators: to ols to evalua te the environm ental im pacts o f farm ing syste m s. Journal of Sustainable Agriculture, v. 13, n. 4, p. 5-21, 1999.

G IR A R D IN , P.; B O C K S T A LLE R , C.; VAN DER W E R F, H. A s s e s s m e n t of potential im pacts o f agricultural practices on the e n viro n m e nt: the A G R O *E C O m ethod. Environmental Impact Assessm ent Review, v. 20, p. 227-239, 2000.

MCDONALD, G. T.; SMITH, C. S. A ssessing the sustainability of agriculture a the planning stage. Journal o f E nviro nm e nta l M anagem ent, v. 52, p. 15-37, 1998.

M IT C H E LL, G.; M AY, A.; M C D O N A LD , A. PIC A BU E: a m e th od o lo gica l fra m e w o rk fo r the d e ve lo pm e nt of indicators o f su stain ab le d e ve lo pm e nt.

(6)

International Journal of Sustainable Development and World Ecology, v. 2, p. 104-123, 1995.

N EH ER , D. Ecological su stainability in agricultural system s: definition and m easurem ent. Journal of Sustainable Agriculture, v.2, n.3, p.51-61, 1992.

R O D R IG U E S , G.S. Avaliação de impactos ambientais em projetos de pesquisas: Fundamentos, princípios e introdução à metodologia.

Jaguariúna, SP: E M B R A P A -C N P M A , p. 66, 1998.

R O D R IG U E S , G. S.; BU S C H IN ELLI, C. C. de A.; IRIAS, L. J. M.; LIG O , M. A. V. Avaliação de Impactos Ambientais em Projetos de Pesquisa II: A va lia çã o da F orm ulação de Projetos - V e rsão I. Jaguariúna (SP): E m brapa M eio A m biente, Boletim de Pesquisa 10. 28 p, 2000.

R O D R IG U E S , G. S.; C AM P A N H O LA , C. Sistem a integrado de avaliação de im p acto am biental aplicado a atividades do N ovo R ural. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v. 38, n. 4, p. 445-451, 2003.

R O D R IG U E S , G. S.; C A M P A N H O LA , C.; V A LA R IN I, P. J.; Q U E IR O Z, J. F. de; F R IG H E T T O , R. T. S.; RAM OS FILHO , L. O.; R O D R IG U ES , I. A.; B R O M B A L, J. C.; TO LED O , L. G. de. Avaliação de impacto ambiental de atividades em estabelecimentos familiares do novo rural.

Ja gu ariún a: Em brapa M eio Am biente, 2003. 44 p. (E m brapa M eio A m b ie nte. B oletim de Pesquisa e D esenvolvim ento, 17).

R O SS I, R.; N O TA, D. N ature and landscape production potentials o f o rg an ic typ es o f agriculture: a check o f evaluation criteria and param eters in tw o T uscan farm -landscapes. Agriculture, Ecosystem s and Environment, v. 77, p. 53-64, 2000.

S T O C K LE , C. O.; PA PE N D IC K, R. I.; SA XTO N , K. E.; C A M P B E LL, G. S.; V A N EV ER T, F .K. A fram ew ork fo r evaluating the su stain ab ility o f agricultural production system s. American Journal of Alternative Agriculture, v. 9, n.1-2, p. 45-51, 1994.

Referências

Documentos relacionados

Secondly, if quality cuts are applied to the data, the available range in depth depends on the selection efficiency and therefore the corresponding effective field of view will

Os professores não se vêem como intelectuais orgânicos (Gramsci) mas muito mais como mediadores de saberes específicos tendo como importantes na sua atuação o oferecimento

Os servidores públicos devem agir conforme os princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade e da eficiência, constantes da

A parte elétrica do quadrotor contém os seguintes componentes: quatro motores elétricos do tipo brushless; uma bateria do tipo Lipo 2 (fonte de tensão em corrente contínua para

De facto, Carlyle, com as suas teorias sobre o culto do herói e as referências aos poderes do homem, "the mights of man", em detrimento dos seus direitos, "the rights

Access Points and Nodes have one single network adapter so the operation of the Network Layer processor is quite straight- forward, Bridges have two network adapters and the

Contraditório, pelo fato de considerarem tais sintagmas com função de objeto indireto e acrescentarem como adendo informativo que uma das características do

equipamentos para MIS sejam alocados em uma sala de cirurgia onde e quando forem necessários, o M-LIFTING garante que os altos padrões sobre as exigências de higiene e