• Nenhum resultado encontrado

Download/Open

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Download/Open"

Copied!
23
0
0

Texto

(1)UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA ORTODONTIA. ESTUDO COMPARATIVO DA DETERMINAÇÃO DO TIPO FACIAL POR MEIO DE ANÁLISE FACIAL E CEFALOMÉTRICA EM INDIVÍDUOS COM OCLUSÃO NORMAL. DENISE POUBEL. SÃO BERNARDO DO CAMPO 2003.

(2) UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA ORTODONTIA. ESTUDO COMPARATIVO DA DETERMINAÇÃO DO TIPO FACIAL POR MEIO DE ANÁLISE FACIAL E CEFALOMÉTRICA EM INDIVÍDUOS COM OCLUSÃO NORMAL. DENISE POUBEL. Dissertação apresentada à Faculdade de Odontologia da Universidade Metodista de São Paulo, como parte dos requisitos para obtenção do Título de MESTRE pelo Programa de Pós-Graduação em ODONTOLOGIA. Área de Concentração: Ortodontia.. Orientadora: Profª Drª Liliana Ávila Maltagliati. São Bernardo do Campo 2003.

(3) DEDICATÓRIA. Ao meu Deus Que até aqui, e em toda minha vida, tem me ajudado. Que com seu braço forte tem me sustentado. Que com seu incomensurável amor tem cuidado de mim. Que com o seu poder tem me dado graça para vencer.. .. Aos meus pais Josué e Rhode Pela sabedoria e discernimento com que conduziram minha educação. Pelo exemplo indiscutível de caráter e integridade. Pelo amor que sempre esteve presente, de forma real e muito sincera.. I.

(4) Ao meu esposo Alexandre Pelo seu incondicional apoio, relegando, muitas vezes, o seu própri o querer. Pelo amor dispensado em todos os momentos. Pela alegria que compartilhamos a cada dia. Pelo pai maravilhoso que é.. Aos meus filhos Alexandre e César Pelo estímulo que são, cada vez que olho para eles. Pelo amor e carinho com que nutrem a minha vida. Pelo incentivo que me faz prosseguir.. Aos meus sogros Celina e José Hipólito Que sempre me chamaram de filha. Que abriram as portas de sua casa para nossa família. Pelo apoio em todos os nossos projetos de vida.. II.

(5) AGRADECIMENTO ESPECIAL. A minha Orientadora Professora Doutora Liliana Ávila Maltagliati Pela atenção e zelo pacientemente dispensados. Pelo convívio agradável e orientação muito precisas. Por me ajudar a superar barreiras e dificuldades. Mas principalmente, por sua inestimável amizade.. III.

(6) AGRADECIMENTO ESPECIAL. Ao nosso Coordenador Professor Doutor Marco Antônio Scanavini Que com segurança e determinação tem guiado a mim e a todos os colegas do departamento. Pelo amor de pai, de mestre e de amigo, que nos faz perceber o quanto ainda temos que aprender.. IV.

(7) AGRADECIMENTO ESPECIAL. Ao Professor Leopoldino Capelozza Filho Que com sua inesgotável disposição em ensinar, faz-nos refletir sobre a eterna aprendizagem que é a vida. Pelo tempo furtado de sua convivência familiar e dedicado aos seus discípulos. Pela paixão que nos transmite a Ortodontia, mostrando-nos que escolhemos o melhor caminho.. V.

(8) AGRADECIMENTOS. Ao Professor Doutor Savério Mandetta Por sua lealdade aos princípios do Ensino. Por sua simplicidade em nos ouvir. Por conduzir a Faculdade de Odontologia com total eq üidade.. À Universidade Metodista de São Paulo, na pessoa do nosso Reitor Professor Davi Ferreira Bastos e do Professor Clóvis Pinto de Castro, nosso Vice-Reitor Pela oportunidade que concede aos alunos que dela fazem parte, desenvolver um trabalho s ério e digno.. À Professora Doutora Silvana Bommarito Que com especial preocupação tem nos mostrado o que representa ser Mestre. Pela mão terna e amiga, sempre disposta a revelar o que há de melhor em nós.. VI.

(9) Às Professoras Maria Helena Ferreira Vasconcelos e Cássia Teresinha Lopes de Alcântara Gil Pelos exemplos de vida e dedicação à Ortodontia. Pelo desvelo e bondade que nunca faltaram. Que revelaram valores importantes como organização e responsabilidade, a fim de que percebêssemos o real sentido da aprendizagem.. Aos melhores colegas que alguém poderia escolher, Adriano César Trevisi Zanelato, André César Trevisi Zanelato, André Luiz Urbano, Fábio Trevisan, José Alberto Martelli Filho, José Eduardo dos Santos, Márcio Serafim Pereira, Maria Kim iyo Okada, Mary Rose S. M. Zapata, Osvaldo Tatsuo Yamaguto, Regina Rossi Gonçalves, Rogério Schmidt Armando Pela convi vência das mais agradáveis, Pelas alegrias inauditas, Por tudo que passamos juntos, Porque vocês moram no meu coração. Já não vos chamo colegas, mas amigos. E ainda uma verdade: há amigos mais chegados que irmãos.. VII.

(10) Aos Professores Maria Sílvia Majolo, Nícia Takagaki Yamaguishi, Patrícia Porto. Loddi,. Sílvia. Augusta. Braga. Reis,. Fernanda. Cavicchioli. Goldenberg, André Luís Ribeiro de Miranda Pelos ensinamentos compartilhados no Estágio de Docência. Pelas experiências trocadas a cada aula. Pela ética e respeito desenvolvidos no aprendizado. Pelos laços de amizade que não se desatarão.. Aos Funcionários do Curso de Pós-Graduação em Ortodontia, Marilene Domingos Campos, Célia Maria dos Santos, Edilson Donizeti Gomes Que sempre demonstraram cordialidade e profissionalismo, dedicando-se ao máximo para fazer o melhor. Pelo companheirismo inigualável, incentivando-nos a perseverar.. Às melhores secretárias que já conheci, Ana Regina Trindade Paschoalin e Rosangela Aparecida Blanco Que com um sorriso permane nte no atender, relembram-nos que doar-se é um dom. Pela presteza, eficiência e carinho inefáveis, tornando a nossa jornada muito mais fácil. VIII.

(11) À Senhorita Ana Sílvia Feijó, minha secretária, e à C.D. Mariley de Lourdes M. Ribeiro, muito mais que colega de profissão Pelo desprendimento de si mesmas e pelo auxílio em tudo o que necessitei. Que com especial dedicação mostraram ser possível, anseios julgados intangíveis.. Aos colegas do Ministério da Saúde, Coordenação de Biblioteca e Editoração Pelas infi ndáveis referências acolhidas. Pela simpatia e competência que me impulsionaram na direção do conhecimento.. A Senhora Cecília Guedes Alcoforado Pela paciência e cuidado dispensados na revisão ortográfica e gramatical. Pela responsabilidade e profissionalismo vivenciados.. IX.

(12) Aos profissionais da área de Estatística Professor Doutor José Roberto Pereira Lauris, Professora Doutora Hellen Souza Coelho e Sr. Alexandre Chacon Pela desenvoltura no tratar os resultados. Pelo conforto frente à adversidade dos números.. Ao Sr. Clemilson Pereira Lima Que sempre prontamente atendeu nosso apelo Pelo auxílio e assessoria na área de Informática. A todos os pacientes triados e selecionados para a amostra Pelo exemplo que são para a Ciência Pelo que representam: a razão do nosso trabalho.. Aos colegas do Tribunal Superior Eleitoral Pelo incondicional apoio e incentivo.. X.

(13) Podemos escolher o que semeamos, mas temos que colher aquilo que plantamos.. XI.

(14) Sumário LISTA DE FIGURAS..........................................................................XIV LISTA DE TABELAS.........................................................................XVI LISTA DE QUADROS......................................................................XVIII LISTA DE ABREVIATURAS E SÍMBOLOS......................................XIX RESUMO.............................................................................................XX 1 INTRODUÇÃO.................................................................................. 1 2 REVISÃO DA LITERATURA............................................................ 5 3 PROPOSIÇÃO................................................................................ 56 4 MATERIAL E MÉTODO.................................................................. 58. 5 RESULTADO................................................................................... 93. 6 DISCUSSÃO.................................................................................. 117. 7 CONCLUSÃO.................................................................................134. XII.

(15) REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................136 SUMMARY.................................................................... ....................160 ANEXOS............................................................................................161. APÊNDICE........................................................................................168. XIII.

(16) Lista de Figuras FIGURA 4.1. Posicionamento do paciente para a obtenção das radiografias. FIGURA 4.2. Posicionamento do paciente com auxílio de um espelho, conforme preconizado por MOORREES; KEAN (1958). FIGURA 4.3. Posicionamento do paciente para a obtenção das fotografias. FIGURA 4.4. Obtenção da fotografia de perfil. FIGURA 4.5. Pontos cefalométricos para o Índice VERT (RICKETTS). FIGURA 4.6. Grandezas cefalométricas para o Índice VERT. FIGURA 4.7. Grandezas cefalométricas utilizadas para a obtenção do Quociente de JARABAK 108 : 1) S-Go - Altura Facial Posterior e 2) Na-Me Altura Facial Anterior. FIGURA 4.8. FIGURA 4.9. FIGURA 5.1. Representação gráfica etária. 66. ( )B. ( )M. 71 76. Proporção de 1:1 na Análise de LEGAN; BURSTONE 64 e medidas 1) G’-Sn e 2) Sn-Me’ Fotografia para a Análise Subjetiva. 64. 67. Grandezas cefalométricas utilizadas para a obtenção da proporção de JANSON; WOODSIDE; METAXAS 54 e: 1) Na-ENA’ - altura facial superior e 2 ) ENA’-Me - altura facial inferior. FIGURA 4.10. 63. ( )D. 80. 83. 87 90. da distribuição da amostra por faixa 95. FIGURA 5.2. Distribuição gráfica da amostra por sexo. FIGURA 5.3. Distribuição dos tipos faciais segundo a análise de RICKETTS (Índice VERT) (1982). 101. Distribuição dos tipos faciais segundo a análise de SIRIWAT; JARABAK (1985). 102. FIGURA 5.4. XIV. 96.

(17) FIGURA 5.5. Distribuição dos tipos faciais segundo a análise de JANSON; WOODSIDE; METAXAS (1994). FIGURA 5.6. Distribuição dos tipos faciais segundo a análise de LEGAN; BURSTONE (1980). 104. Distribuição dos tipos faciais segundo a Análise Subjetiva do Perfil Facial realizada por 3 profissionais (ortodontistas). 105. FIGURA 5.7. XV. 103.

(18) Lista de Tabelas. TABELA 5.1. Distribuição da freqüência de idades na amostra 95. TABELA 5.2. Distribuição da amostra por sexo. TABELA 5.3. Erro do método para os resultados obtidos nas mensurações da Análise de RICKETTS (Índice VERT). 97. Erro do método para os resultados obtidos nas mensurações da Análise de SIRIWAT; JARABAK (Índice de JARABAK). 98. Erro do método para os resultados obtidos nas mensurações da Análise de JANSON; WOODSIDE; METAXAS. 99. Erro do método para os resultados obtidos nas mensurações da Análise de LEGAN; BURSTONE. 100. Distribuição dos tipos faciais pela Análise de RICKETTS (Índice VERT) (1982). 101. TABELA 5.4 TABELA 5.5 TABELA 5.6. TABELA 5.7 TABELA 5.8. TABELA 5.9 TABELA 5.10. TABELA 5.11 TABELA 5.12. 96. Distribuição dos tipos faciais pela Análise de SIRIWAT; JARABAK (1985). 102. Distribuição dos tipos faciais pela Análise de JANSON; WOODSIDE; METAXAS (1994). 103. Distribuição dos tipos faciais pela Análise de LEGAN; BURSTONE (1980). 104. Distribuição dos (Profissionais). 105. Distribuição geral selecionadas. tipos. faciais. dos. tipos. XVI. pela faciais. Análise pelas. Subjetiva análises. 106.

(19) TABELA 5.13. TABELA 5.14. TABELA 5.15. TABELA 5.16. TABELA 5.17. TABELA 5.18. TABELA 5.19. TABELA 5.20. TABELA 5.21. TABELA 5.22. Número de concordâncias, porcentagem de concordância e estatística Kappa para a comparação entre RICKETTS (Índice VERT) e SIRIWAT; JARABAK Número de concordâncias, porcentagem de concordância e estatística Kappa para a comparação entre RICKETTS (Índice VERT) e JANSON; WOODSIDE; METAXAS Número de concordâncias, porcentagem de concordância e estatística Kappa para a comparação entre JANSON; WOODSIDE; METAXAS e SIRIWAT; JARABAK. 107. 108. 109. Número de concordâncias, porcentagem de concordância e estatística Kappa para a comparação entre LEGAN; BURSTONE e Análise Subjetiva. 110. Número de concordâncias, porcentagem de concordância e estatística Kappa para a comparação entre LEGAN; BURSTONE e SIRIWAT; JARABAK. 111. Número de concordâncias, porcentagem de concordância e estatística Kappa para a comparação entre SIRIWAT; JARABAK e Análise Subjetiva Número de concordâncias, porcentagem de concordância e estatística Kappa para a comparação entre Análise Subjetiva e RICKETTS (Índice VERT) Número de concordâncias, porcentagem de concordância e estatística Kappa para a comparação entre Análise Subjetiva e JANSON; WOODSIDE; METAXAS Número de concordâncias, porcentagem de concordância e estatística Kappa para a comparação entre JANSON; WOODSIDE; ME TAXAS e LEGAN; BURSTONE Número de concordâncias, porcentagem de concordância e estatística Kappa para a comparação entre LEGAN; BURSTONE e RICKETTS (Índice VERT). XVII. 112. 113. 114. 115. 116.

(20) Lista de Quadros. QUADRO 4.1. Normas e desvios-padrão para crianças leucodermas, aos 9 anos de idade, e índices médios de alterações como resultado do crescimento (RICKETTS, 1982). QUADRO 4.2. Exemplo do cálculo do Índice VERT. QUADRO 4.3. Classificação do tipo facial segundo RICKETTS. QUADRO 4.4. Quociente de proporcionalidade de SIRIWAT; JARABAK. QUADRO 4.5. Classificação do tipo facial segundo SIRIWAT; JARABAK. QUADRO 4.6. Proporção de JANSON; WOODSIDE; METAXAS. QUADRO 4.7. Classificação do tipo WOODSIDE; METAXAS. facial. 78. segundo. 78 81 81 84. JANSON;. QUADRO 4.8. Proporção preconizada por LEGAN; BURSTONE. QUADRO 4.9. Classificação do tipo facial para a análise de LEGAN; BURSTONE. QUADRO 4.10. Representação esquemática da estatística Kappa. QUADRO 6.1. Quadro sinóptico de comparação entre as análises estatísticas utilizadas. XVIII. 77. 84 88 88 92 122.

(21) Lista de Abreviaturas e Símbolos. m - metro (unidade fundamental de medida de comprimento no Sistema Internacional) cm - centímetro (0,01metro) mm - milímetro (0,001 metro) d.p. - desvio padrão ASA - unidade que gradua a capacidade do filme fotográfico de captar a luz e dependente da dimensão das partículas de haleto de prata da emulsão. n.s. - não significante p - nível descritivo de significância estatística N - número de indivíduos Kv - kilovoltagem mA - unidade de intensidade elétrica que equivale a um milésimo do ampère VERT – Índice de Crescimento Vertical de RICKETTS. XIX.

(22) POUBEL, DENISE. Estudo comparativo da determinação do tipo facial por meio de análise facial e cefalométrica em indivíd uos com oclusão normal. 180 p. Dissertação de Mestrado em Odontologia, área de concentração Ortodontia, da Universidade Metodista de São Paulo, 2003.. Resumo. Este estudo teve como objetivo avaliar a concordância para determinação dos tipos faciais (braqui, meso e dolico) entre três análises cefalométricas: RICKETTS (Índice VERT), SIRIWAT; JARABAK (Quociente de JARABAK) e JANSON ; WOODSIDE; METAXAS, e duas análises do perfil: LEGAN; BURSTONE e ANÁLISE SUBJETIVA. A amostra compôs-se de 60 indivíduos, sendo 24 do sexo masculino e 36 do sexo feminino. Todos brasileiros, leucodermas e portadores de oclusão normal natural, apresentando um mínimo de quatro das seis chaves de oclusão de ANDREWS. Como critério de exclusão, procedeu-se também à avaliação funcional e dinâmica da oclusão. A utilização da posição natural da cabeça (P.N.C.) e da vertical verdadeira (V.V.) no momento da obtenção das telerradiografias e fotografias laterais compuseram a metodologia do trabalho, como requisito indispensável para efeito de comparação. Após o tratamento estatístico (Kappa), os resultados apontaram, dentre as análises cefalométricas, para uma fraca concordância entre as análises de RICKETTS (Índice VERT) e SIRIWAT; JARABAK (Quociente de JARABAK). Entre as análises do perfil não houve concordância; e quando avaliamos as análises cefalométricas com as do perfil, verificamos que houve concordância entre as análises de JANSON; WOODSIDE; METAXAS e LEGAN; BURSTONE, e entre as análises de RICKETTS e SUBJETIVA DO PERFIL.. XX.

(23) “U M BO M TRAB ALHO CIENTÍFICO NA O É U M A SSUNTO D E V ID A OU MO RTE ; É MUIT O MA IS SÉR IO DO Q UE ISTO ”.. DAY, 1 99 8. XXI.

(24)

Referências

Documentos relacionados

O controlador digital de válvula DVC6200 está diretamente alimentado pelo circuito que fornece uma posição para a válvula de controle conforme o sinal de entrada da

Este estudo teve como objetivo geral descrever os aspectos ultrassonográficos normais das estruturas do bulbo ocular do bugio ruivo ( Alouatta fusca ), bem como relatar a biometria

 Harmonia, união. É possível concluir, portanto, que Fayol enaltecia a administração e, com isso, focou seus estudos majoritariamente na manutenção da

It was observed that in pesticides exposed group (both glyphoshate and carbendazim) there was not any significant change in the blood glucose level throughout the gestation period

Os eventos de AMTs que não sofreram agregação temporal, que representam 69% das ocorrências, são resultantes de faltas que foram eliminadas na primeira atuação da proteção

Grupo IV — Camundongos inoculados com amostra parasi- tária isolada da paciente L.S., 29 anos, natural de Nazaré- Bahia, sem queixas clínicas, com reação de Machado Guerreiro

Para além destas conclusões, se ainda considerarmos a pergunta colocada no final do primeiro ciclo: Mas haverá de facto uma aprendizagem efectiva?, e as daí resultantes

Como referido no ponto IV.2, as prestações suplementares são um elemento do Capital Próprio da sociedade, contabilizadas na conta dos outros instrumentos de capital próprio, pelo