• Nenhum resultado encontrado

O modelo unificado de processo. O Rational Unified Process, RUP.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O modelo unificado de processo. O Rational Unified Process, RUP."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Cursos: Sistemas de Informação

Disciplina: Administração – ADM – Prof. Jarbas

Avaliação: Prova B1, 5º/6º semestres Data: 27/09/2010

Nome: Gabarito RA:

Assinatura: Turma:

1) Segundo as afirmações a seguir, responda: (0,5) Tem sido um método utilizado por profissionais de processamento de dados e usuários para definição de requisitos de sistemas;

Tem sido um método utilizado por todos que desejam trabalhar em projetos, sejam da área de informática ou não, ou que queiram tomar decisões que afetem múltiplas áreas da organização;

Surgiu na IBM em 1977, e entrou no Brasil na década de 80, mas só começou a ser utilizado efetivamente, após alguns nomes de “peso” na análise de sistemas avalizarem tal metodologia.

Estamos definindo?

Resposta: O modelo unificado de processo. O Rational Unified Process, RUP.

2) Quais são os passos para implementar o RUP numa empresa de software? (0,5) Resposta: Avaliar a empresa de desenvolvimento; Planejar a implementação; Executar a implementação; Avaliar esforço da Implementação.

3) Uma visão do desenho completo, que ressalta as mais importantes características, identificadas pelas pessoas que tenham responsabilidade na construção do projeto, ou seja clientes, usuários e analistas. O que estamos definindo? (0,5) Resposta: Arquitetura do Sistema.

4) O que cada projeto de software tem, que deve coexistir de maneira equilibrada para a obtenção de êxito na implantação do produto? (0,5) Resposta: Uma forma (arquitetura) e uma funcionalidade.

5) Eles podem ser vistos como fragmentos da funcionalidade de um sistema. Por intermédio deles, representam-se os requisitos funcionais, porém, eles não só começam os processos de desenvolvimento, mas provêem uma linha condutiva, fazendo com que o processo avance através de uma série de fluxos de trabalho, chegando até a serem as fontes a partir das quais se constitui os testes. Estamos definindo? (0,5) Resposta: Casos de uso.

(2)

6) Existem diferentes maneiras de se implementar os processos do RUP bem como as ferramentas em um projeto. Quais são? Explique!

Resposta: A diferença básica consiste em se adotar todo o RUP e todas as ferramentas de suporte ou somente parte do RUP e das ferramentas, naquelas áreas do projeto que estejam descobertas ou com problemas. A abordagem escolhida depende do estado atual do projeto e das áreas envolvidas. Em linhas gerais, a escolha depende dos problemas que foram identificados e priorizados para o projeto e qual a capacidade de mudança que a equipe pode suportar.

7) Todo o conjunto que forma o RUP está baseado em uma série de princípios considerados fundamentais para o desenvolvimento de um software. Quais são eles? Cite pelo menos 03. Resposta: Desenvolvimento iterativo do software; Administração dos requisitos; Utilização de arquitetura baseada em componente; Modelagem visual do software; Qualidade do software e Gestão das alterações no software.

8) Facilita os ajustes táticos dos requisitos e de novas características. Provoca-se a identificação antecipada de riscos no projeto, quando ainda é possível interferir a tempo e eficientemente. As inconsistências entre os requisitos, projeto e implementação são detectadas antecipadamente. O que estamos definindo?

Resposta: Desenvolvimento iterativo do software.

9) São módulos, pacotes ou subsistemas que contemplam uma funcionalidade claramente delimitada. Trata-se de uma realização física de uma abstração existente no projeto. O que estamos definindo?

Resposta: Reutilização e adaptação de componentes.

10) As ferramentas facilitam a administração de modelos. Os modelos são criados para ajudar a equipe de desenvolvimento a visualizar, construir e documentar a estrutura e o comportamento da arquitetura de um sistema. Ao utilizar uma linguagem padrão, os diferentes membros da equipe no projeto podem comunicar suas decisões sem ambigüidades. Qual princípio do RUP está sendo citado?

Resposta: Modelagem Visual do Software.

11) Segundo o RUP, trata-se de uma unidade tangível de trabalho bem delimitado, que é realizado por um trabalhador dentro de uma rotina, implicando em uma responsabilidade bem definida, produzindo um resultado que possa ser avaliado a partir de entradas conhecidas. Estamos definindo?

Resposta: Atividade.

12) Segundo o RUP, refere-se à informação tangível que é utilizada, criada ou alterada pelos trabalhadores em suas atividades. Representa uma área de responsabilidade, a qual deve ser considerada no controle da configuração do modelo. Estamos definindo?

(3)

13) Segundo o RUP, envolve o planejamento de beta testes, atividades de empacotamento do software, distribuição, instalação e treinamento de usuários. Estamos definindo?

Resposta: Desenvolvimento (Fases: Construção e Transição).

14) Trata-se da sociabilização ou entendimento partilhado por todos quanto à estrutura, dinâmica e o modelo de gestão da organização do cliente, de maneira que tanto os usuários quanto a equipe de desenvolvimento possam ter a mesma visão organizacional, para qual é planejado um novo software. Estamos definindo?

Resposta: Modelagem de Negócios.

15) Analise as afirmativas a seguir:

I) A construção de um software deve considerar a avaliação contínua da qualidade, com relação à funcionalidade, confiabilidade e validação.

II) O RUP não prevê a administração dos requisitos de um sistema, pois são estáticos e não podem mudar durante a elaboração do projeto do sistema.

III) Gestão das alterações no software prevê a coordenação das atividades que originam os módulos e suas respectivas versões.

IV) Modelo é uma completa descrição de um sistema a partir de uma perspectiva particular, uma abstração.

Está(ão) correto(s) somente o(s) item(ns): A) I.

B) II e IV. C) I, III e IV. D) I e II. E) II, III e IV. Resposta: C.

16) Analise as afirmativas a seguir:

I) O RUP apresenta a característica de ser configurável pela organização que vai empregá-lo, de maneira que é possível sua adequação para uma utilização efetiva.

II) Por meio de processos iterativos, permite uma compreensão crescente dos requisitos na medida em que o sistema vai ganhando corpo.

III) A iteração trata de um grupo de casos de uso que, juntos, ampliam a funcionalidade do produto desenvolvido até certo momento, ajudando também na identificação de riscos potenciais.

IV) Em cada iteração se identifica e se faz a especificação dos casos de uso mais relevantes, se desenvolve um projeto utilizando a arquitetura como guia, se implementa o projeto por intermédio de componentes, os quais, posteriormente, devem ser verificados quanto ao atendimento dos casos de uso.

Está(ão) correto(s) somente o(s) item(ns) A) I e II

B) II e III. C) I e III. D) I, II, III e IV. E) I, II e IV. Resposta: D.

(4)

17) Analise as afirmativas a seguir:

I) O RUP tem uma definição de atividades que contemplam desde o planejamento do projeto até os processos de testes.

II) Em função da reunião de todas essas características, o método parece adequado à construção de sistemas de maneira a atender os parâmetros de qualidade e produtividade.

III) O processo de desenvolvimento utilizando o RUP se dá mediante uma série de ciclos que constituem uma versão do produto.

IV) Cada ciclo é constituído de quatro frases: concepção, elaboração, construção e transição. Em cada uma dessas fases é que se realizam as iterações abrangendo uma série de fluxos de trabalho (atividades).

Está(ão) correto(s) somente o(s) item(ns) A) I e II

B) II e III. C) I e III. D) I, II, III e IV. E) I, II e IV. Resposta: D.

18) Preencha de acordo com as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:

( ) Concepção I) De forma iterativa, ocorre o desenvolvimento do produto até sua conclusão. ( ) Elaboração II) Nesta fase, o produto pronto é disponibilizado ao usuário (versão beta). No final da fase, decorrente de vários fatores que contribuem para a evolução do produto, um novo ciclo dentro da estrutura global pode ser iniciado (envolvendo todas as fases novamente).

( ) Construção III) Deve-se estabelecer o escopo e a viabilidade econômica do projeto.

( ) Transição IV) Nesta fase, busca-se identificar e eliminar os principais riscos, estabelecendo-se uma arquitetura estável a partir da qual o sistema a ser projetado poderá evoluir.

A) I, II, III e IV B) III, I, II e IV. C) III, IV, I e II. D) III, II, I e IV. E) I, II, IV e III. Resposta: C.

(5)

19) Analise as afirmativas a seguir:

I) Todas as fases do modelo são finalizadas com um milestones, no qual se verifica se os objetos traçados foram efetivamente alcançados.

II) Em cada uma dessas fases (concepção, elaboração, construção e transição) podem ser necessárias várias iterações.

III) Cada iteração é um ciclo dentro da fase que pode compreender até dez atividades (workflow).

Está(ão) correto(s) somente o(s) item(ns): A) I. B) II e III. C) I e III. D) I e II. E) III. Resposta: D.

20) Uma das técnicas de levantamento e elicitação de requisitos mais usada mundialmente é a JAD (Joint Application Development). Analise as afirmações que representam as vantagens de se utilizar esta técnica.

I) Realiza-se muitas reuniões sucessivas e individuais: A comunicação leva um maior tempo de resposta (feedback).

II) Há comprometimento dos participantes com o sucesso da reunião e do sistema. Maior envolvimento dos usuários, responsabilidade é compartilhada entre todos.

III) Estrutura da sessão JAD promove interação e cooperação entre participantes. Está(ão) correto(s) somente o(s) item(ns)

A) I. B) II. C) I, II e III. D) III. E) II e III. Resposta: E.

Boa Prova! Não é permitido consultas!

Referências:

Booch, Grady; Rumbaugh, James; Jacobson, Ivar. UML: Guia do Usuário. Rio de Janeiro: Elsevier, 2ª edição, 2005. (Esse foi o livro recomendado. Há outros na biblioteca. As notas de aula foram extraídas principalmente desta referência.)

Kroll, Per; Kruchten Philippe. The Rational Unified Process Made Easy: a Practitioner's Guide to the RUP. Boston: Pearson Education, 2003. (Algumas notas de aula foram extraídas desta referência.)

Referências

Documentos relacionados

Ao analisar as suas respostas, você terá uma ideia mais clara do porquê e quando você vai precisar do inglês. Vai até mesmo ter uma ideia do tipo de inglês que mais

PARÁGRAFO QUINTO: As infrações ao disposto nesta cláusula, e seus parágrafos, será punida com multa correspondente ao valor do salário do empregado, isto por

Em fevereiro de 2009 o hospital instituiu um Programa de Melhoria da Qualidade do Atendimento e Humanização no pronto socorro baseado na Política Nacional de Humanização

4.3. Não será admitida inscrição condicionada à complementação posterior de documentos. A falsidade nas declarações prestadas ou qualquer irregularidade nos documentos

A partir

Plano Típico de uma Iteração de Iniciação para Pequenos Projetos [Rational 2002] VIS PP RSKL PROB FEAS PROD ARCH CHGR SUS EVAL.. Arquitetura

percebeu, na época, foi que Three Mile Island se converteu numa história de sucesso: a estrutura de contenção de concreto fez exatamente o que fora projetada para fazer

Um átomo do elemento químico x , usado como corante para vidros, possui número de massa igual a 79 e número de nêutrons igual a 45... UTILIZE AS INFORMAÇÕES A SEGUIR PARA